Imprimir Página | Fechar Janela

Tocar com a Mão esquerda

Impresso de: Batera.com.br
Categoria: Fóruns Públicos
Nome do Fórum: Aulas e Estudos
Descrição Fórum: Assuntos sobre aulas e estudos de bateria
URL: http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=72512
Data da Impressão: 20/11/17 as 15:04

Tópico: Tocar com a Mão esquerda
Postado Por: Frank99
Assunto: Tocar com a Mão esquerda
Data de Publicação: 27/11/14 as 18:20
Fala ae Galera!!!

Vendo uns vídeos no YouTube e pesquisando, percebi que o Mike Mangine é ambidestro e sua bateria é simétrica. Então pensei, será que se eu a partir de hoje só tocar o chimbal com a mão esquerda terá um bom resultado?

Obs: Sou destro, e ainda iniciando os estudos

Respostas:
Postado Por: bru_oldoni
Data de Publicação: 27/11/14 as 18:37
Treino, Estudo, Estudo e Treino, somente.

Postado Por: bru_oldoni
Data de Publicação: 27/11/14 as 18:39
Se preocupe em aprender a tocar bateria. Neste momento, vc vai ter que aprender como se deve executar os movimentos de mãos e pés. 
Mais além, quando vc já dominar a técnica de pegada, pisada, aí sim vc vai jogar isso pra mão esquerda, ou seja, vai inverter. Vc vai ver como é fácil.

Durante seus treinos de rudimentos, vc vai exercitar MUITO a mão esquerda... então relaxe hahaha

Postado Por: chrisoyens
Data de Publicação: 28/11/14 as 17:07
Não faz a menor diferença, apenas claro existe a vantagem de vc não precisar cruzar as mãos, mas isto é um detalhe. De qualquer forma, se vc quiser pesquisar mais bateras que tocam desta forma vejo  os vídeos de Billy Cobham e Simon Phillips.

Postado Por: perib
Data de Publicação: 28/11/14 as 18:07
Vi uma entrevista com o Mangini que ele diz não ser ambidestro. Ele começou a tocar com as mãos cruzadas e decidiu inovar o jeito dele tocar com muito, muito treino.

Simon Philips também tocava cruzado quando iniciou na batera e, por influência do Billy Cobham, quis experimentar tocar com as mãos abertas para ter mais flexibilidade no kit.

Ou seja: basta treinar bastante que você chega lá Thumbs Up

Postado Por: Frank99
Data de Publicação: 28/11/14 as 21:58
Vou tentar inovar tbm, acho bacana tocar sem ter que cruzar os braços e vou começar a treinar isso agora

Postado Por: Bal
Data de Publicação: 29/11/14 as 01:44
Já que está no início e você tem interesse, começar treinando dessa forma (open handed) é legal. Não há segredo; a receita o pessoal passou: treino e muito estudo. Verás que é muito bom tocar assim.

-------------
Mais um nordestino: Conceição do Coité, Bahia.

Postado Por: rmbarion
Data de Publicação: 14/03/17 as 11:39
quase não apareço por aqui.... mas só constar, sou baterista open handed, (canhota no chimbal) e agora estou me tornando destro. ambidestria é foda! FUI

Postado Por: fandolang
Data de Publicação: 14/03/17 as 15:27
Já toquei com a pegada aberta facilita algumas coisas principalmente o fraseado nos tons e surdo enquanto conduz...a verdade é que eu parei de progredir e ficava mudando a pegada a altura do banco a altura da caixa invertendo os tambores e no final de contas eu estava sempre fazendo as mesmas coisas. Inverter a pegada nao vai te transformar em um mangini da vida agora sabe uma forma pra tocar melhor que ele?../estudo e disciplina muita disciplina. Eu comecei a progredir novamente quando voltei a estudar de verdade.

Postado Por: calebecampos
Data de Publicação: 15/03/17 as 13:28
Tragam um troféu pá de outro. Melhor, tragam dois troféus!

Postado Por: alefer drums
Data de Publicação: 15/03/17 as 17:42
Calebe, o assunto é interessante, por que não tenta fazer um comentário construtivo? :P

Eu tenho estudado praticamente só a mão esquerda desde junho do ano passado, aprendendo a trabalhar bem com os dedos, isso porque quero fazer blast beats, e conduzir com a mão esquerda faz parte disso.

Eu parto do principio que cada membro deve ser estudado separado, para conseguir ter o controle necessário. Depois quando se estuda os membros juntos, tudo fica muito mais fácil e divertido.

Eu uso muita semicolcheia alternada entre as mãos, e a mão esquerda sempre tinha uma "deficiência", algumas notas saiam bem fracas, e agora que minha mão esquerda evoluiu essas viradas ficam muito mais bonitas.

Com certeza vale a pena estudar os membros mais fracos do corpo, o resultado é o melhor possível.

-------------
http://www.aleferreinert.com.br" rel="nofollow -

Data de Publicação: 15/03/17 as 18:01
Quando eu não tenho o que comentar simplesmente não comento mas tem gente que gosta de registrar algo que vai dar treta.

Postado Por: Fernando.Soares
Data de Publicação: 15/03/17 as 20:34
Então.

Em um exercício básico de rudimentos, inverter o inicio do compasso e os acentos já ajudam a obter uma melhora no toque com a mão "fraca"?

Ou seria melhor procurar exercícios específicos para aprimorar os membros mais fracos?

Abraço!

-------------
Conheçam a banda Common Fire https://soundcloud.com/commonfire

Postado Por: Bolacha
Data de Publicação: 15/03/17 as 23:26
Originalmente postado por Fernando.Soares Fernando.Soares escreveu:

Então.

Em um exercício básico de rudimentos, inverter o inicio do compasso e os acentos já ajudam a obter uma melhora no toque com a mão "fraca"?

Ou seria melhor procurar exercícios específicos para aprimorar os membros mais fracos?

Abraço!

Tem muito exercício específico (não todos, claro) que é justamente isso de inverter o início do compasso e acentos.

Só de iniciar uma virada básica em semicolcheia já me dá um nó na cabeça, acredito que tornar fluente os rudimentos iniciando com a esquerda já dá um controle muito bom e consequentemente uma facilidade a mais para groovar com a mão esquerda no hat ou ride.

Dom Famularo tem um livro chamado "Weaker Side" que tem uma didática bem legal.

-------------

Data de Publicação: 16/03/17 as 09:05
Para fortalecer a mao esquerda eu uso um exercício bem simples, eu faço uma serie de semicolcheias com a mao esquerda acompanhado do metronomo, primeiro com a mesma dinâmica e depois acentua-se a primeira nota, depois faço um Rulo de oito começando com a mao esquerda e depois acentuando a primeira nota, tem melhorado muito minha dinâmica, e sempre que estudo um rudimento, executo começando com a direita e depois duas vezes com a esquerda. É simples mas tem funcionado para min.

Postado Por: alefer drums
Data de Publicação: 16/03/17 as 13:09
Originalmente postado por fandolang fandolang escreveu:

Para fortalecer a mao esquerda eu uso um exercício bem simples, eu faço uma serie de semicolcheias com a mao esquerda acompanhado do metronomo, primeiro com a mesma dinâmica e depois acentua-se a primeira nota, depois faço um Rulo de oito começando com a mao esquerda e depois acentuando a primeira nota, tem melhorado muito minha dinâmica, e sempre que estudo um rudimento, executo começando com a direita e depois duas vezes com a esquerda. É simples mas tem funcionado para min.

Pois é eu, faço parecido, mas estudo resistência junto.
O que tenho feito ultimamente é começar em uma velocidade confortável, fazendo colcheia e usando a técnica de pinça e mola, mas trabalhando a mola somente com o mindinho, sem tentar mexer os outros dedos,  isso durante 10 minutos. Depois repito no mesmo andamento fazendo só com o anelar. Depois aumento 5 ou 10bpms e faço usando todos os dedos. Se eu não estiver conseguindo ficar os 10 minutos com facilidade, repito a mesma velocidade até se tornar mais natural, ai então eu vou aumentando o andamento.

-------------
http://www.aleferreinert.com.br" rel="nofollow -

Imprimir Página | Fechar Janela