Imprimir Página | Fechar Janela

Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos!

Impresso de: Batera.com.br
Categoria: Fóruns Públicos
Nome do Fórum: Aulas e Estudos
Descrição Fórum: Assuntos sobre aulas e estudos de bateria
URL: http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=55492
Data da Impressão: 21/09/19 as 20:29

Tópico: Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos!
Postado Por: guiamericano
Assunto: Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos!
Data de Publicação: 09/02/10 as 08:15
então galera, eu vi a necessidade de um tópico que falasse bem sobre esse assunto...
procurei aqui no fórum e não achei, e como acho que a teoria musical faz uma BOA parte do conceito da bateria, aqui vai...
a gnt tava discutindo isso num tópico, mas como o tópico era meio antigo, e tava meio sem acesso, achei interessante criar um aqui pra galera ir aprendendo... vou pegar as principais idéias e vou acrescentando algumas coisas;

o que são figuras rítmicas? semínima, mínima e etc?
bom, toda nota tem que ter uma intensidade concordam? por exemplo, uma nota tem que durar um certo tempo, pra uma outra ser tocada. e pra essas durações foram criadas figuram rítmicas que vão determinar o tempo que essas notas vão durar!
existem 7 figuras rítmicas com diferentes tempos de duração!
a figura rítmica que durava mais tempo era a breve, que foi futuramentes extinta por ser de tempo muito extenso...
e então se tem as figuras:
- semibreve
- mínima
- semínima
- colcheia
- semicolcheia
- fusa
- semifusa
essas figuras vão ter um tempo de duração em relação a semibreve, que é a figura que tem o maior tempo de duração

o que são aqueles númerozinhos do lado de fora do compasso? 5/4, 6/8, 4/4?
então, esses númerozinhos x/y que a gnt nunca entende nada, tem uma explicação!
num compasso x/y por exemplo.
x: vai determinar o número de tempos que vai se ter no compasso, por exemplo, num compasso 4/4 vc vai ter 4 tempos!
y: vai determinar a figura rítmica que vai "comandar" os tempos que são tocados; por exemplo, num compasso 4/4 quem vai comandar vai ser a semínima, que equivale a 1/4 da semibreve, que é a maior nota de duração! porque vai tudo sendo dividido!
(é a maneira mais fácil e interativa que eu descobri até hoje para se entender essa história)
por exemplo:
em relação a semibreve, as figuras vão valer:

a mínima 1/2 (da semibreve)
a semínima 1/4 (da semibreve);
a colcheia 1/8(da semibreve);
a semicolcheia 1/16(da semibreve);
a fusa 1/32(da semibreve); 
e a semifusa 1/64(da semibreve).

então esse é o macete! e decidi trazer isso aqui pra vcs;
o número de cima vai ser o número de tempos, e o de baixo a figura que vai comandar os tempos!
por exemplo, se fosse um compasso (popular) 4/4, que figura comandaria?
a semínima! só olhar aqui em cima! ela não vale 1/4 da semibreve? então, vc vê o 4, já lembra de 1/4, e 1/4 é semínima!
se fosse um compasso 5/8, qual comandaria?
a colcheia! olha lá em cima, ela não vale 1/8 do valor da semibreve? então, aí vc já lembra! que é 1/8, e 1/8 é a colcheia!
as vezes isso pode ser relativo, por exemplo, em compassos compostos, o x/8 não vai ser EXCLUSIVAMENTE a colcheia que vai comandar, por exemplo:
num compasso 6/8, quem vai comandar o tempo vai ser uma semínima pontuada, ou seja... quando uma nota é pontuada, é ela mais metade de seu valor, por exemplo aqui em baixo, é uma semínima pontuada que vai comandar o tempo, vai ser ela mais metade do valor dela que é uma colcheia:
pode se afirmar também (não é errado) que a colcheia vai comandar os 6 tempos também!
mas como 3 colcheias são uma semínima pontuada, então dá no mesmo Thumbs Up

pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo:

2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

logo o compasso que duas semínimas pontuadas completam o tempo vai ser de 6/8.
pra passar um "composto pro simples" e conferir se o compasso é composto, basta realizar o contrário (tempos dividido por 3 e unidade dividida por 2. Se der certo, é composto. Se não, é simples).

se levarmos em conta as notas que o compõem podemos dividi-los em simples e compostos. Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser bináriosternáriosquaternários.

* Os Compassos simples são aqueles em que cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração de 1/4 (uma  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%ADnima - ) cada.

* Os Compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Colcheia - ) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias(2 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_%28m%C3%BAsica%29 - ). acho que essa é a principal diferença! mas pra saber "matematicamente" essa diferença, nós fazemos a conta já explicada lá em cima!

agora, os compassos, binários, terciários, e quaternários:

Compasso binário

Célula rítmica formada por dois tempos. O pulso é forte - fraco, ou seja, o primeiro tempo do compasso é forte e o segundo é fraco. Um ritmo binário pode ser simples ou composto. Exemplos de binários simples são os compassos 2/8, 2/4, 2/2. Alguns exemplos de binário composto são 6/4 6/8, 6/16, desde que haja divisão binária;

Compasso ternário

Métrica formada por três tempos. Também o ternário pode ser simples (por exemplo 3/4, 3/2) ou composto (como 9/8, 9/16, sempre em divisão ternária);

Compasso quaternário

Compõe-se de quatro tempos. Pode ser formada pela aglomeração de dois binários, simples ou compostos. A aglomeração pode ser notada quando o primeiro tempo é acentuado, segundo e quarto são fracos e o terceiro tem intensidade intermediária.

São alguns exemplos de compasso quaternário simples 4/2, 4/4, 4/8, 4/16. De quaternários compostos, podemos citar 12/4, 12/8, 12/16.

bom, é isso aí galera! quis criar o tópico pra ajudar a galera que tem um pouco de dificuldade nesse assunto, e se tiverem dúvidas, podem perguntar, que se não for eu, a galera do fórum vai ajudar também!

aqui vai um quadro com as figura rítmicas pra entenderem melhor Wink
com as pausas! (que é o valor negativo, ou seja quando a nota não for tocada)

contribuições:
- denismiranda: que discutiu (pacificamente) comigo no outro tópico, e me fez acrescentar aqui a idéias dos compassos compostos e simples(inclusive, algumas idéias de compasso composto e simples aqui são dele);
- nandrummer: que me lembrou da mínima que eu tinha esquecido de citar no outro tópico, e provavelmente ia esquecer de citar aqui também LOL

Abração bateras! e se algum modera ou adm achar o tópico útil, e quiser fixar, sintam-se a vontade Wink
se eu tiver esquecido de citar algo, e alguém acrescentar aqui, podem falar que eu edito aqui rapidinho!

Abs.

-------------

Respostas:
Postado Por: Ronailton
Data de Publicação: 09/02/10 as 14:06
muito bacana esse seu estudo
manero gostei pude aprender muito valeu!!

Postado Por: denismiranda
Data de Publicação: 09/02/10 as 19:36
Yeah! Tá ali a figurinha que eu fiz! HAHA
Mas com os devidos créditos!
Eu sou meio prego, mas tento ajudar na medida do possível!

Abraço!

-------------
DENIS MIRANDA
CANSADO

Data de Publicação: 09/02/10 as 21:36
Originalmente postado por Ronailton Ronailton escreveu:

muito bacana esse seu estudo
manero gostei pude aprender muito valeu!!
opa cara, que bom que gostou!
valeu!
abração! boas batucadas

-------------

Data de Publicação: 09/02/10 as 21:37
Originalmente postado por denismiranda denismiranda escreveu:

Yeah! Tá ali a figurinha que eu fiz! HAHA
Mas com os devidos créditos!
Eu sou meio prego, mas tento ajudar na medida do possível!

Abraço!
aahahaha, exaaato!
não é prego não cara, dá pra aturar LOL
to zuando

Abs.

-------------

Postado Por: Joey Bida
Data de Publicação: 09/02/10 as 22:08
Cara, eu sei ler uma partitura, mas não sei essa parada de compasso 4/4 por exemplo...
Tem uma coisa que eu queria saber uma coisa... Tipo... No primeiro 4 é o número de tempos que tem no compasso, e no segundo 4 é o número de notas que eu vou bater por tempo ?
Eu tenho uma revista que explica tudo certinho, menos essa parte... Isso foi o que eu entendi, to perguntando aqui pra ter certeza.

MUITO BOM O TÓPICO, PARABÉNS PELA INICIATIVA !

-------------
http://img843.imageshack.us/i/ogaaafddhkacluxaercsb31.jpg/">

@JoeyBida - Follow me...

Postado Por: Nando Rondelli
Data de Publicação: 09/02/10 as 22:16
Então Joey, é assim:
O denominador (nº de baixo), determina em quantas partes vc deve dividir a semibreve (figura de maior duração), para obter a unidade de tempo.
Então um compasso "x"/4, terá como unidade de tempo a semínima, que vale 1/4 de uma semibreve.
Compasso "x"/2, terá como unidade de tempo a mínima que vale metade de uma semibreve... e por aí vai
O nº de cima indica justamente quantos tempos terá o compasso.
Então um compasso 4/4 terá 4 semínimas, um compasso 5/4 terá semínimas, um 7/8 terá 7 colcheias, um 19/16 terá 19 semicolcheias... assim por diante.

A fórmula de compasso não indica o "nº de notas que eu irei bater por tempo", ela indica qual a unidade de tempo e a duração do compasso (baseado nessa unidade)
Wink

-------------
Curtindo cada batida imperfeita

http://devaneionu.blogspot.com - Blog: O Devaneio Nú

Postado Por: Joey Bida
Data de Publicação: 09/02/10 as 22:18
Originalmente postado por Nandrummer Nandrummer escreveu:

Então Joey, é assim:
O denominador (nº de baixo), determina em quantas partes vc deve dividir a semibreve (figura de maior duração), para obter a unidade de tempo.
Então um compasso "x"/4, terá como unidade de tempo a semínima, que vale 1/4 de uma semibreve.
Compasso "x"/2, terá como unidade de tempo a mínima que vale metade de uma semibreve... e por aí vai
O nº de cima indica justamente quantos tempos terá o compasso.
Então um compasso 4/4 terá 4 semínimas, um compasso 5/4 terá semínimas, um 7/8 terá 7 colcheias, um 19/16 terá 19 semicolcheias... assim por diante.

A fórmula de compasso não indica o "nº de notas que eu irei bater por tempo", ela indica qual a unidade de tempo e a duração do compasso (baseado nessa unidade)
Wink

Puta merda, valew, cara ! Agora entendi certinho !

Brigadão mesmo !

-------------
http://img843.imageshack.us/i/ogaaafddhkacluxaercsb31.jpg/">

@JoeyBida - Follow me...

Data de Publicação: 09/02/10 as 22:22
Originalmente postado por Joey Bida Joey Bida escreveu:

Cara, eu sei ler uma partitura, mas não sei essa parada de compasso 4/4 por exemplo...
Tem uma coisa que eu queria saber uma coisa... Tipo... No primeiro 4 é o número de tempos que tem no compasso, e no segundo 4 é o número de notas que eu vou bater por tempo ?
Eu tenho uma revista que explica tudo certinho, menos essa parte... Isso foi o que eu entendi, to perguntando aqui pra ter certeza.

MUITO BOM O TÓPICO, PARABÉNS PELA INICIATIVA !
opa cara! primeiramente valeu Thumbs Up
então esse negócio de bater 4 vezes quando o número for quatro, bater oito vezes quando for 8, é muuuuuito relativo, e muitos professores de escolas particulares tão explicando isso, mas é errado!
e bom... eu tava escrevendo aqui, mas como eu recebi o email, e o nandrummer já respondeu, então tá ok Thumbs Up e é isso mesmo, o número não vai ser o número de vezes que vc vai tocar por tempo, e sim a figura rítmica que tá comandando a duração de cada tempo, como os exemplos que o nandrummer deu aí!
abração joey, valeu aí!

-------------

Data de Publicação: 09/02/10 as 22:27
Originalmente postado por guiamericano guiamericano escreveu:

bater 4 vezes quando o número for quatro, bater oito vezes quando for 8, é muuuuuito relativo, e muitos professores de escolas particulares tão explicando isso, mas é errado!

Nossa, como assim, aonde estão explicando isso? Dizer quantas notas se deve tocar, baseado na fórmula de compasso?? Isso não existe, a fórmula de compasso nada mais é do que uma orientação para a leitura da partitura... então tudo que eu escrever em 4/4, tenho que tocar 4 notas?? Ouch
Se for desse jeito que eu entendi... caso alguém aqui ouça isso do professor, abra a porta e corra imediatamente sem olhar para trás...LOL

-------------

Data de Publicação: 09/02/10 as 22:35

bater 4 vezes quando o número for quatro, bater oito vezes quando for 8, é muuuuuito relativo, e muitos professores de escolas particulares tão explicando isso, mas é errado!

Nossa, como assim, aonde estão explicando isso? Dizer quantas notas se deve tocar, baseado na fórmula de compasso?? Isso não existe, a fórmula de compasso nada mais é do que uma orientação para a leitura da partitura... então tudo que eu escrever em 4/4, tenho que tocar 4 notas?? Ouch
Se for desse jeito que eu entendi... caso alguém aqui ouça isso do professor, abra a porta e corra imediatamente sem olhar para trás...LOL
cara, EXATAMENTE! na verdade, eles meio que dizem tipo, se for tipo, semínima, vou tocar uma nota, se for colcheia, duas, semicolcheia 4...
eu discuti isso com meu professor de batera! que os professores de escola particular, tão ensinando isso! e quando eu vi, o meu professor da minha escola, tava falando isso!! e aí eu comecei a discutir com ele, e ele viu que tava errado Wink ÔÔÔ SENSAÇÃO BOA!!
sacou? fiquei indignado também!
LOL

-------------

Postado Por: William_Kambau
Data de Publicação: 13/02/10 as 17:26
Boa iniciativa cara!

... só acho q o título do tópico poderia ser menos especifico para ser mais acessado pelos os q não sabem ler partituras... e acho q faltou lá no começo, explicar o que é o compasso em si, a nota e o tempo. Talvez a tabela com figura/pausa/nome/unidade devesse ficar mais proxima daquela parte que fala das relações com a semibreve. (Oq vcs acham?)

Outra coisa q sinto falta quando procuro material para entender partituras é q nunca falam das possíveis formas "abreviadas" de se apresentar os compassos com as figuras... ai vc ve um troço diferente de como vc aprendeu e fica mais dificil de entender (uma vez eu vi umas coisas no site da vickfirth q nao entendi anda...to procurando aqui, mas ainda não achei novamente).

Postado Por: Bocao
Data de Publicação: 13/02/10 as 18:21
Valeu meu irmão! Dificilmente encontramos a explicação certinha como foi feita. Muitos bateras tem dificuldade em explicar. Esse tópico tirou minhas dúvidas. Vou copiar para o meu caderno de música. Parabéns e obrigado!

-------------
Abraço Grande. Afonso Bocão

Postado Por: Daniel Ortiz
Data de Publicação: 14/02/10 as 00:08
Grande Gui!!!!!!!
Pode crer meu velho, eu nunca vi uma explicação tão simples e objetiva com relação ao compassos e subdivisões.

Pra ficar melhor, só faltou um vídeo demonstrando com um metronomo a duração de cada figura, pra galera mais nova entender melhor.

Ficou muito bom. Parabéns e valeu pela contribuição.

Abração

-------------
Humildade é a palavra que nos faz ir mais longe!

Data de Publicação: 14/02/10 as 05:37
Originalmente postado por William_Kambau William_Kambau escreveu:

Boa iniciativa cara!

... só acho q o título do tópico poderia ser menos especifico para ser mais acessado pelos os q não sabem ler partituras... e acho q faltou lá no começo, explicar o que é o compasso em si, a nota e o tempo. Talvez a tabela com figura/pausa/nome/unidade devesse ficar mais proxima daquela parte que fala das relações com a semibreve. (Oq vcs acham?)

Outra coisa q sinto falta quando procuro material para entender partituras é q nunca falam das possíveis formas "abreviadas" de se apresentar os compassos com as figuras... ai vc ve um troço diferente de como vc aprendeu e fica mais dificil de entender (uma vez eu vi umas coisas no site da vickfirth q nao entendi anda...to procurando aqui, mas ainda não achei novamente).
fala cara!
então, é que isso já é um pouquinho mais avançado sacou? então, não teria muita lógica botar o que é nota, compasso, porque pro cara entender tudo isso que tá falando lá em cima, é tipo "pré-requisito" saber essas coisinhas básicas, sacou? mas sei lá, se a galera quiser eu boto isso lá em cima Wink
e que título vc sugere? porque eu tentei pensar e não achei um melhor...
mas valeu aí cara!

abração!

-------------

Data de Publicação: 14/02/10 as 05:38
Originalmente postado por Bocao Bocao escreveu:

Valeu meu irmão! Dificilmente encontramos a explicação certinha como foi feita. Muitos bateras tem dificuldade em explicar. Esse tópico tirou minhas dúvidas. Vou copiar para o meu caderno de música. Parabéns e obrigado!
opa cara! brigadão velho! Thumbs Up
fico feliz que tenha te ajudado! qualquer coisa tamo aí!
abração!! valeu mesmo!

-------------

Data de Publicação: 14/02/10 as 05:40
Originalmente postado por Daniel Ortiz Daniel Ortiz escreveu:

Grande Gui!!!!!!!
Pode crer meu velho, eu nunca vi uma explicação tão simples e objetiva com relação ao compassos e subdivisões.

Pra ficar melhor, só faltou um vídeo demonstrando com um metronomo a duração de cada figura, pra galera mais nova entender melhor.

Ficou muito bom. Parabéns e valeu pela contribuição.

Abração
ooopa parcero!! valeu cara Thumbs Up
que bom que vc curtiu cara! que bom mesmo!
vou ver se consigo providenciar esse vídeo aí!
brigadão aí velho!

abração!!

-------------

Postado Por: Bal
Data de Publicação: 14/02/10 as 17:39
Parabéns Guiamaricano, tópico excelente. Bem claro na sua explicação. O Nandrumer deu uma boa colaboração também.

Agora galera, me tirem uma dúvida: alguns de vocês comentaram sobre professores que dizem ser necessário x quantidade de notas em x compasso. Mas, não é necessário que, por exemplo, no hi-hat, ou no bumbo, a soma das figuras postas devam corresponder o compasso que está sendo utilizado?

Certo...isso não quer dizer tocar a mesma quantidade de notas, mas as figuras utilizadas devem ser somadas de modo a corresponder ao compasso utilizado, certo ou errado?

Abraço galera, e novamente parabéns pelo tópico.
BAL

-------------
Mais um nordestino: Conceição do Coité, Bahia.

Postado Por: William_Kambau
Data de Publicação: 14/02/10 as 19:17

Boa iniciativa cara!

fala cara!
então, é que isso já é um pouquinho mais avançado sacou? então, não teria muita lógica botar o que é nota, compasso, porque pro cara entender tudo isso que tá falando lá em cima, é tipo "pré-requisito" saber essas coisinhas básicas, sacou? mas sei lá, se a galera quiser eu boto isso lá em cima Wink
mas valeu aí cara!

abração!

hehehee...boa pergunta cara...hehehe...to rachando a kbça pra pensar em algo aqui, mas tá dificil... o q acha de "O básico sobre partituras e leitura rítimica"...hehehe.. se eu pensar em algo melhor eu posto depois....

esse tópico ta bom pra fixar, o q acham?

Data de Publicação: 15/02/10 as 05:17
Originalmente postado por Bal_Drummest Bal_Drummest escreveu:

Parabéns Guiamaricano, tópico excelente. Bem claro na sua explicação. O Nandrumer deu uma boa colaboração também.

Agora galera, me tirem uma dúvida: alguns de vocês comentaram sobre professores que dizem ser necessário x quantidade de notas em x compasso. Mas, não é necessário que, por exemplo, no hi-hat, ou no bumbo, a soma das figuras postas devam corresponder o compasso que está sendo utilizado?

Certo...isso não quer dizer tocar a mesma quantidade de notas, mas as figuras utilizadas devem ser somadas de modo a corresponder ao compasso utilizado, certo ou errado?

Abraço galera, e novamente parabéns pelo tópico.
BAL
primeiramente valeu pelos elogios Bal_Drummest! brigadão mesmo;
então cara, não sei se entendi bem sua pergunta...
mas olha, no compasso, as notas deveram durar um certo tempo, que a figura que comanda o tempo vai "permitir" sacou? tipo, quando vc soma, o valor das notas, ela tem que dar, por exemplo, as 5 colcheias do que o compasso 5/8 ", oferece" sacou? não pode nem sobrar, e nem passar esse limite! Wink
é isso mesmo que vc perguntou?
qualquer coisa grita aê! LOL
abração!

-------------

Data de Publicação: 15/02/10 as 05:19

Boa iniciativa cara!

fala cara!
mas valeu aí cara!

abração!

hehehee...boa pergunta cara...hehehe...to rachando a kbça pra pensar em algo aqui, mas tá dificil... o q acha de "O básico sobre partituras e leitura rítimica"...hehehe.. se eu pensar em algo melhor eu posto depois....

esse tópico ta bom pra fixar, o q acham?
hummm, pode ser!
vou tentar pensar também num nome! e se a gnt não achar um melhor, a gnt bota esse aí!
e pô eu pilho de fixar também Thumbs Up
o problema, é algum modera aparecer aqui por estas bandas LOL

-------------

Data de Publicação: 19/02/10 as 20:16
Também acho que é um tópico super interessante e deveria ser fixo. Porém não sei se seria possível. Vamos continuar a conversar e tirar as dúvidas pois é difícil encontrar algum lugar em que possamos ver diversas opiniões sobre o assunto. Boa iniciativa. Valeu.

-------------

Postado Por: Larry Mullen
Data de Publicação: 20/02/10 as 02:52
pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo:

2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

logo o compasso que duas semínimas completam o tempo vai ser de 6/8.

Peraí, 2/4 é igual a 6/8??

-------------
U2 theknutz.com

Data de Publicação: 20/02/10 as 02:57
Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

NÃÃÃO!
Pera lá!
Pra calcular o composto, fazemos isso. Ok, calculamos o composto.
Mas o Gui esqueceu de falar que a figura do composto é a semínima Pontuada!
Aí pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, tem essa conta louca aí, sacou?
Logo, no 2/4 são 2 semínimas, enquanto no 6/8 são duas semínimas pontuadas (1 semínima e meia, digamos).

Abraço!

-------------
DENIS MIRANDA
CANSADO

Data de Publicação: 20/02/10 as 03:01

2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

NÃÃÃO!
Pera lá!
Aí pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, tem essa conta louca aí, sacou?
Logo, no 2/4 são 2 semínimas, enquanto no 6/8 são duas semínimas pontuadas (1 semínima e meia, digamos).

Abraço!

Ah sim! Eu já ia pular da janela, meu mundo caiu! Me assustei quando li isso.

-------------
U2 theknutz.com

Data de Publicação: 20/02/10 as 03:07

2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

NÃÃÃO!
Pera lá!

Abraço!

Caramba, nota-se que você é uma pessoa com muita auto-estima!
HAHAHAHAHAHAHAHAHA

-------------
DENIS MIRANDA
CANSADO

Data de Publicação: 20/02/10 as 03:13

2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

NÃÃÃO!
Pera lá!

Abraço!

Caramba, nota-se que você é uma pessoa com muita auto-estima!
HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Uehaueuauahh!! Claro que é zuação po! Mas assustou mesmo!

-------------
U2 theknutz.com

Data de Publicação: 20/02/10 as 07:46
EDITADO Thumbs Up realmente, esqueci de botar lá!

LARRY DESESPERADO? LOL calma larry! eahoiehoaiheoiaei
RACHEI AQUI!

Abs.

-------------

Data de Publicação: 20/02/10 as 07:48

Também acho que é um tópico super interessante e deveria ser fixo. Porém não sei se seria possível. Vamos continuar a conversar e tirar as dúvidas pois é difícil encontrar algum lugar em que possamos ver diversas opiniões sobre o assunto. Boa iniciativa. Valeu.
pô valeu cara!

eu acho que se a gnt der uma pilhadinha, eles fixam Thumbs Up
mas aí a galera tem que mostrar um interesse e tal, eu acho..
eu também acho que devia ser fixo, não falo isso por ser um tópico meu, e sim por ser útil aqui na área de aulas e estudos, pra galera que quiser tirar dúvidas sobre esse assunto!
é isso aê!

Abs. 

-------------

Postado Por: Edybatera
Data de Publicação: 22/02/10 as 13:40
Boooa iniciativa, realmente estava faltando algo parecido no site... Alô moderadores, rsrs

Data de Publicação: 23/02/10 as 08:18
Originalmente postado por Edybatera Edybatera escreveu:

Boooa iniciativa, realmente estava faltando algo parecido no site... Alô moderadores, rsrs
opa cara Big smile
valeu aê! brigadão!
vamo vê se os moderas fixam aí! tomara que fizem pra galera vir tirar dúvida aqui e tal!

abração!

-------------

Postado Por: ViniFeliciano
Data de Publicação: 24/02/10 as 02:24
Fixado! Wink

-------------
Ex-Moderador: Nov. 2009/Fev. 2012

Data de Publicação: 24/02/10 as 02:30
aêêê!
valeu vini Thumbs Up
agora a galera vai poder tirar as dúvidas por aqui!

-------------

Postado Por: Edybatera
Data de Publicação: 25/02/10 as 13:25
Muito bom, obrigado por atender nosso pedido, e que tal agora a gente ver uns videozinhos na prática como é heim??

Data de Publicação: 25/02/10 as 23:34
Uma coisa que eu ainda não entendi(dentre várias rsrsrs): Qual a importância em definirmos os compassos em simples e compostos e quando está indicado fazer a conversão entre eles como foi mostrado anteriormente?

Afonso Bocão

-------------

Data de Publicação: 25/02/10 as 23:38
Originalmente postado por Edybatera Edybatera escreveu:

Muito bom, obrigado por atender nosso pedido, e que tal agora a gente ver uns videozinhos na prática como é heim??
pois é cara, eu tô voltando pro Brasil hoje!
vou ver se me arranjo com esses vídeos lá! por enquanto, vou ver se acho alguns no youtube mesmo, que já faciita pra galera!
é iso aê, valeu pela sugestão edybatera!
ABRAÇÃO!

-------------

Data de Publicação: 25/02/10 as 23:59

Uma coisa que eu ainda não entendi(dentre várias rsrsrs): Qual a importância em definirmos os compassos em simples e compostos e quando está indicado fazer a conversão entre eles como foi mostrado anteriormente?

Afonso Bocão
fala bocão, beleza cara?
então, não sei se entendi tão bem sua pergunta, mas vou tentar explicar...

é importante a gnt definir os compassos em simples e compostos pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, pra quando a gnt for escrever, e estudar algumas pausas, se ocorrerem no compasso, sabemos qual pausa usar, qual tempo fica cada nota e etc...
e quanto mais profundo sabermos sobre teoria musical, melhor músicos seremos!
nós podemos organizar os compassos de duas formas...
se levarmos em conta as notas que o compõem podemos dividi-los em simples e compostos. Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser bináriosternáriosquaternários ou complexos. mas isso é um pouco mais pra frente!
 os compassos simples são aqueles em que cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração de 1/4 (uma  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%ADnima - ) cada.
 os compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Colcheia - ) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias(2 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_%28m%C3%BAsica%29 - ). acho que essa é a principal diferença! mas pra saber "matematicamente" essa diferença, nós fazemos a conta já explicada lá em cima!
ou seja, além de mais um recurso que vc tem, vc pode se "organizar" musicalmente, também! e poder sempre diferenciar os compassos simples dos compostos!
não existe uma importância propriamente dita, entende? a importância está em saber a estrutura deles, e saber diferenciá-los... não vou conseguir explicar a importância tão bem, não vou conseguir me expressar, mas talvez alguém por aqui consiga fazer vc entender isso melhor!

ah! está indicado vc fazer a conversão, quando vc estiver em dúvida se o compasso é simples ou composto Thumbs Up

Abs.

ps.: se eu tiver esquecido de citar alguma coisa, ou tiver me expressado mal em alguma parte, podem corrigir pelos posts mesmo!

-------------

Data de Publicação: 26/02/10 as 00:24
aí galera!
dei umas editadas, e acrescentei, compassos binários, terciários e quaternários, pra poder o mudar o título pra:
"Figuras rítmicas e o básico sobre compassos", gostaram desse título? ou preferiam o outro?
acrescentei mais umas coisinhas também Thumbs Up
dêem uma olhada lá!

@bocao
dá mais uma lida agora cara! que acho que vc vai conseguir entender melhor sobre a importância dos compassos simples e compostos Wink

Abs.

-------------

Data de Publicação: 26/02/10 as 00:59

Afonso Bocão
 os compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Colcheia - ) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias (4 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_%28m%C3%BAsica%29 - ). 

É isso aí mesmo!
Só acredito que o  gui se equivocou  ali onde eu destaquei em vermelho: Ali deveria estar escrito "DUAS semínimas pontuadas", porque:
1 semínima pontuada = 1 semínima + ½ semínima (ou 1 colcheia), logo 3 colcheias, sacou?
Abraço!

-------------
DENIS MIRANDA
CANSADO

Data de Publicação: 26/02/10 as 01:12
Valeu pela explicação! Só conseguimos entender mesmo com muita conversa. Uma das coisas que pega prá mim é definir os compassos de uma música apenas ouvindo (eu sei que estou no início). Dá a impressão que todas as músicas são 4/4. O que eu quis perguntar anteriormente sobre a importância em definir os compassos foi em relação à definição no ato de compor ( a particularidade de cada compasso em relação ao andamento da música - se tem relação com a quantidade de notas naquele trecho, daí vc muda a fórmula durante a música. Não sei se me fiz entender. Valeu!

-------------

Data de Publicação: 26/02/10 as 01:19
Acho que vc tem razão Denis. 1 semínima pontuada = 3 colcheias. Logo, 6 colcheias = 2 semínimas pontuadas. Valeu!

-------------

Data de Publicação: 26/02/10 as 01:28

Valeu pela explicação! Só conseguimos entender mesmo com muita conversa. Uma das coisas que pega prá mim é definir os compassos de uma música apenas ouvindo (eu sei que estou no início). Dá a impressão que todas as músicas são 4/4. O que eu quis perguntar anteriormente sobre a importância em definir os compassos foi em relação à definição no ato de compor ( a particularidade de cada compasso em relação ao andamento da música - se tem relação com a quantidade de notas naquele trecho, daí vc muda a fórmula durante a música. Não sei se me fiz entender. Valeu!
ah que  bom que vc entendeu então cara!
qualquer dúvida, manda pra gente! e a impressão no começo é que tudo é 4/4 mesmo! fica tranquilo, ams com o tempo vc vai pegando malícia no negócio! só questão de tempo Thumbs Up

Afonso Bocão
 os compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Colcheia - ) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias (4 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_%28m%C3%BAsica%29 - ). 

É isso aí mesmo!
Só acredito que o  gui se equivocou  ali onde eu destaquei em vermelho: Ali deveria estar escrito"DUAS semínimas pontuadas", porque:
1 semínima pontuada = 1 semínima + ½ semínima (ou 1 colcheia), logo 3 colcheias, sacou?
Abraço!

CARAAACA! valeu denis Wink
já editei lá!

Abs.

-------------

Data de Publicação: 26/02/10 as 01:36
Então Bocao, o mais fácil é manter a música sempre na mesma fórmula de compasso, e ir alterando só as figuras mesmo. MAAAAS isso só dá pra fazer com a percurssão, onde, por exemplo, uma colcheia tem o mesmo som de uma semicolcheia e uma pausa de semicolcheia, entendeu? Já na guitarra, por exemplo, o som é diferente, e dá uma alteração bem significativa.

Fica por aqui e vamos trocando idéias!
Abraço!

-------------
DENIS MIRANDA
CANSADO

Postado Por: Denis Negrini
Data de Publicação: 26/02/10 as 14:32
legal o tópico, importante agora depois dessas informações é aprender a solfejar as figuras afim de interpretar sua duração nos compassos .... tendo em vista num compasso 2/4 por exemplo, voce pode solfejar seminima / colcheia / semicolcheia, ou seja voce pode escrever ela de varias formas (desmembra a figura), logo dá-se inicio a leitura musical ....

parabens pelas informações !

Postado Por: dupará
Data de Publicação: 27/02/10 as 00:20
Cara gostei muito do tópico, tá me ajudando pá caramba ñ sacava muito bem isso vlw mesmo...só tá faltando um prof pra fikr safoo.

-------------
Eðs♂и Ma®tïиs¹

Data de Publicação: 27/02/10 as 17:18
Fala galera! Gostaria de compartilhar com vcs alguma coisa que li e gostei. Muitas delas já discutidas aqui, porém achei legal repetí-las.

NOTAÇÃO MUSICAL

Notação musical é o nome genérico de qualquer http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_escrita - sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma http://pt.wikipedia.org/wiki/Pe%C3%A7a_musical - peça musical , permitindo a um http://pt.wikipedia.org/wiki/Interpreta%C3%A7%C3%A3o_musical - intérprete que a execute da maneira desejada pelo http://pt.wikipedia.org/wiki/Compositor - compositor ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Arranjador - arranjador . O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental que utiliza http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbologia_da_nota%C3%A7%C3%A3o_musical - símbolos grafados sobre uma http://pt.wikipedia.org/wiki/Pauta_%28m%C3%BAsica%29 - pauta de 5 linhas, também chamada de pentagrama. Diversos outros sistemas de notação existem e muitos deles também são usados na http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica - música moderna.

O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota - nota , que representa um único som e suas características básicas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o - duração e http://pt.wikipedia.org/wiki/Altura_%28m%C3%BAsica%29 - altura . Os sistemas de notação também permitem representar diversas outras características, tais como variações de http://pt.wikipedia.org/wiki/Intensidade - intensidade , http://pt.wikipedia.org/wiki/Express%C3%A3o_%28m%C3%BAsica%29 - expressão ou técnicas de execução instrumental.

Linhas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Music-staff.png - - - - - - - -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pauta_%28m%C3%BAsica%29 - Pauta ou Pentagrama
São cinco linhas e quatro espaços. A pauta musical serve para escrever as partituras(feitas com notas, pausas, claves, etc.)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Music-ledger.png -

Linhas e espaços suplementares
São linhas que existem acima ou abaixo da pauta porque nem sempre as 5 linhas e 4 espaços são suficientes para receberem todas as notas da música e representam sons agudos (quando acima da pauta) e sons graves (quando abaixo da pauta).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Music-bar.png -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Compasso_%28m%C3%BAsica%29 - Linhas de compasso
Usada para separar dois compassos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Music-doublebar.png -

Linha de compasso dupla
Usada para separar duas seções da música.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Music-dottedbar.png -

Linha de compasso tracejada
Subdivide compassos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Music-endbar.png -

Barra final
Marca o fim de uma composição.

Figuras e pausas

Valores de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o - duração de http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota - notas e http://pt.wikipedia.org/wiki/Pausa - Pausas não são definidas absolutamente, mas são proporcionais à duração das demais notas e pausas. Para efeito de definição a duração de uma http://pt.wikipedia.org/wiki/Semibreve - semibreve será tomada como uma "duração de referência" (R).

As figuras musicais nos permitem especificar a duração do som. Na tabela abaixo podemos ver as figuras musicais, seus nomes e seus valores relativos:

Nota

Nome

Valor

Breve

O dobro da Semibreve

Semibreve

A metade da Breve
ou o dobro da Mínima

Mínima

A metade da Semibreve
ou o dobro da Semínima

Semínima

A metade da Mínima
ou o dobro da Colcheia

Colcheia

A metade da Semínima
ou o dobro da Semicolcheia

Semicolcheia

A metade da Colcheia
ou o dobro da Fusa

Fusa

A metade da Semicolcheia
ou o dobro da Semifusa

Semifusa

A metade da Fusa

Conforme podemos observar, cada figura dura o dobro do tempo da figura seguinte e metade do tempo da anterior. Por exemplo, neste pequeno fragmento musical podemos ouvir dois padrões rítmicos diferentes. O som mais agudo (um som de piano) é formado por 4 Semínimas e o som mais grave (um som de percussão) por 2 Mínimas. Como a duração de cada semínima é a metade de uma mínima, ouvimos duas semínimas para cada mínima.

Mas antes de podermos ler corretamente, temos que conhecer o conceito de http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_11.htm - compasso .

Nota: Quando escrevemos colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas, costuma-se agrupar o colchete de todas as figuras que fazem parte de um tempo, para facilitar a leitura. Exemplos:

=

=

Partes da Figura Musical

Compassos

Freqüentemente podemos identificar padrões rítmicos nas músicas que ouvimos. Geralmente somos capazes de agrupar estes ritmos em grupos de 2, 3 ou 4 tempos ou pulsações.

Por exemplo, quando ouvimos uma valsa, sentimos um padrão rítmico de 3 tempos. Durante todo o decorrer da música podemos sentir que os padrões rítmicos estão baseados neste 1,2,3.

Existem compassos de 2, 3 e 4 tempos. Embora não seja muito comum, também podemos encontrar compassos de 5 e de 7 tempos. Para indicar o compasso, usamos duas coisas: a http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_12.htm - Fórmula de Compasso e as http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_13.htm - Barras de Compasso .

Fórmula de Compasso

A fórmula de compasso é indicada no início da música por dois números.

Representação das durações

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo_%28m%C3%BAsica%29 - Tempo e http://pt.wikipedia.org/wiki/Compasso_%28m%C3%BAsica%29 - compasso - regulam quantas unidades de tempo devem existir em cada compasso. Os compassos são delimitados na partitura por linhas verticais e determinam a estrutura http://pt.wikipedia.org/wiki/Ritmo - rítmica da música. O compasso escolhido está diretamente associado ao estilo da música. Uma http://pt.wikipedia.org/wiki/Valsa - valsa por exemplo tem o compasso 3/4 e um http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll - rock tipicamente usa o compasso 4/4.

Em uma fórmula de compasso, o denominador indica em quantas partes uma http://pt.wikipedia.org/wiki/Semibreve - semibreve deve ser dividida para obtermos uma unidade de tempo (na notação atual a semibreve é a maior duração possível e por isso todas as durações são tomadas em referência a ela). O numerador define quantas unidades de tempo o compasso contém. No exemplo abaixo estamos perante um tempo de "quatro por quatro", ou seja, a unidade de tempo tem duração de 1/4 da semibreve e o compasso tem 4 unidades de tempo. Neste caso, uma semibreve iria ocupar todo o compa

O número superior mostra a quantidade de tempos no compasso, sendo três no caso acima.

O número inferior indica a http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_10.htm - figura musical que valerá um (unidade de tempo). Na tabela abaixo você poderá ver a relação entre números e figuras musicais.

Número

Figura

1

2

4

8

16

32

Portanto, a fórmula de compasso indica que o compasso tem 3 tempos e que cada tempo é ocupado pela Semínima. Note que o número quatro indica a Semínima, porque ela vale 1/4 da Semibreve, que é utilizada como base.

Freqüentemente usamos os símbolos e para indicar os compassos 4/4 ( ) e 2/2 ( ).

Fonte: http://www.teoria.com/ - Music Theory Web , © de José Rodríguez Alvira
Traduzido e publicado com autorização do autor

Barras de Compasso

Para facilitar a leitura, separamos os compassos com linhas verticais que recebem o nome de Barras de Compasso.

Neste exemplo, temos compassos de dois tempos, em que cada tempo é ocupado por uma Semínima.

Ponto de Aumento

Adicionando um ponto ao lado de uma http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_10.htm - figura musical , aumentamos seu valor em metade do seu valor atual:

SEM ponto

COM ponto

Figura

Equivalente à

Figura

Equivalente à

Unidade de Tempo e de Compasso

Damos o nome de Unidade de Tempo à http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_10.htm - figura musical que ocupa um tempo inteiro e de Unidade de Compasso à figura musical que ocupa um http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_11.htm - compasso inteiro. No exemplo abaixo podem ser vistos alguns exemplo de compassos mais comuns.

Fórmula de
Compasso

Tempo

Compasso

2
4

3
4

4
4

2
2

3
2

4
2

2
8

3
8

Pausas

Cada http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_10.htm - figura musical tem símbolo correspondente que se usa para representar um silêncio da mesma duração. Esses símbolos são chamados Pausas.

Nome

Figura

Pausa

Semibreve

Mínima

Semínima

Colcheia

Semicolcheia

Fusa

Semifusa

Compassos Simples e Compostos

Os http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_11.htm - compassos que vimos até agora são chamados de Compassos Simples. Nos compassos simples, cada unidade de tempo é subdividida em duas metades (por exemplo, uma semínima é dividida em duas colcheias).

Porém, nos Compassos Compostos, a unidade de tempo é dividida em três.

Alguns pontos importantes que devemos considerar com relação a estes compassos são:

1. Reconhecemos os compassos compostos porque o número superior da http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_12.htm - fórmula de compasso é 6, 9 ou 12.
  2. Obtemos quantidade de tempos por compasso dividindo número superior da fórmula de compasso por 3. Por exemplo, em um compasso 6/8 o compasso tem 2 tempos (6 dividido por 3).
  3. Precisamos acrescentar um http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_online/teoria_leitura/leitura_14.htm - ponto de aumento às figuras que ocupam a unidade de tempo.
  4. O número inferior da fórmula de compasso indica a figura que ocupa um terço do tempo. Por exemplo, em um compasso 6/8 a colcheia ocupa um terço do tempo, uma vez que a unidade de tempo é ocupada por três colcheias ou uma semínima pontuada.

A tabela abaixo resume estes pontos:

Compasso

Pulsação

Unidade de Tempo

Unidade de Compasso

6
8

Binária

9
8

Ternária

12
8

Quaternária

6
4

Binária

9
4

Ternária

12
4

Quaternária

Espero ter contribuído. Valeu!

-------------

Data de Publicação: 27/02/10 as 17:27
Pô galera não sei o que aconteceu mas as figuras não saíram. Eu tenho esse arquivo salvo no word com tudo certinho. Quem souber como resolver , me dê um toque. Já tentei copiar e colar mas não consegui. Caso contrário mando por e-mail para quem se interessar. Valeu!

-------------

Postado Por: Paulinho Sorriso
Data de Publicação: 20/05/10 as 20:02
....

-------------

Postado Por: Barsa
Data de Publicação: 12/07/10 as 20:18
deveriam fixar esse tópico!
estudei tudo isso quando fazia teclado, mas nunca fez mtu sentido pra mim...
agora eu entendi tudo certinhu!
vlw ae pessoal!

-------------
Suingue, Sabedoria e Sinceridade!!!

Data de Publicação: 12/07/10 as 21:54

Concordo Plenamente Barsa!!!

Às vzs a gente fica tão ligado em outros aspectos de nossas baterias que esqucemos da relação dela com os outro instrumentos...

Bocao tbm tá de parabéns!!!

A parte teórica é tão importante quanto a prática, treinar para se adquirir técnica e adquirir velocidade é muito bacana, mas , estudar a ponto de aplica-los de forma mais criativa e coerente é imensamente melhor!!!!

Forte abraço a todos!!!!!!!

-------------

Data de Publicação: 13/07/10 as 09:18
pô! fico feliz em saber que esse tópico anda ajudando muito a galera, e tirando as dúvidas em geral!
e como o paulinho citou aqui em cima, é muito importante saber a parte teórica para poder aplicá-la a prática!
e não hesitem em perguntar!
abraço!

-------------

Data de Publicação: 16/07/10 as 01:13
Fala Galera! Que bom que o tópico está vivo! Gostaria de levantar uma dúvida (entre outras que irão aparecer): Por que no samba e na bossa nova os compassos são 2/4 e não 4/4? (quando contamos o 4/4 encaixa também). Valeu!

-------------

Data de Publicação: 16/07/10 as 02:58
Então, o 2/4 no samba é por causa dos tempos fortes. Imagine a marcação dos surdos, por exemplo. É um tempo forte e um tempo fraco
Dá pra escrever samba em 4/4 com certeza, mas pensando nos tempos fortes, se escreve em 2/4.
Pega por exemplo, uma levada de  funk rock  e acompanha com a mão, ou até com o corpo todo mesmo, qualquer coisa que faça você não só contar os tempos, mas sentir o groove mesmo. Repare como é natural acentuar o "1" a cada 4 tempos

Agora um samba, faça a mesma coisa, e repare como você vai acabar acentuando 1 a cada 2 tempos, ou seja 2/4.

-------------

Data de Publicação: 16/07/10 as 02:59

Então, o 2/4 no samba é por causa dos tempos fortes. Imagine a marcação dos surdos, por exemplo. É um tempo forte e um tempo fraco
Dá pra escrever samba em 4/4 com certeza, mas pensando nos tempos fortes, se escreve em 2/4.
Pega por exemplo, uma levada de  funk rock  e acompanha com a mão, ou até com o corpo todo mesmo, qualquer coisa que faça você não só contar os tempos, mas sentir o groove . Repare como é natural acentuar o "1" a cada 4 tempos

Agora um samba, faça a mesma coisa, e repare como você vai acabar acentuando 1 a cada 2 tempos, ou seja 2/4.

-------------

Data de Publicação: 16/07/10 as 05:11
exataaaamente isso que o nando falou Thumbs Up
isso funciona também nos compassos 6/8; 3/8; 8/4 e 4/4 também! o negócio é vc identificar o tempo forte, e sentir a música, e o beat! mas não é errado pra alguém falar que um compasso de samba é 4/4 Wink sacou? a questão é identificar o tempo mais forte mesmo!

abração!

-------------

Data de Publicação: 16/07/10 as 19:28
Vale sempre lembrar que musica é linguagem, envolve mais do que a penas dizer se é essa ou aquela formula de compasso, pra entender melhor é muito importante tbm ter um pouco de conecimento sobre a história, evolução do ritmo, pois estes conceitos é que ajudam a definir a forma de interpretação e por consequencia a formula de compasso, e é por essa razão q a maioria dos ritmos brasileiros são escritos em 2/4 e tem com célula fundamental a semicolcheia...
Pode conferir!!!!

Abraço a todos!!

-------------

Data de Publicação: 18/07/10 as 00:39
Entendi a explicação legal. Na prática dá prá pegar. A minha dúvida é na hora de escrever. Quando estou fazendo exercício com o bumbo, meu professor sempre me orienta a tentar manter o mesmo som, sem acentuar. Em relação ao tempo forte (na partitura exatamente) do samba, para quem não conhece o ritmo direito, a colocação do acento nesses tempos se faria necessária? 

-------------

Data de Publicação: 18/07/10 as 02:08

Entendi a explicação legal. Na prática dá prá pegar. A minha dúvida é na hora de escrever. Quando estou fazendo exercício com o bumbo, meu professor sempre me orienta a tentar manter o mesmo som, sem acentuar. Em relação ao tempo forte (na partitura exatamente) do samba, para quem não conhece o ritmo direito, a colocação do acento nesses tempos se faria necessária? 
então!
seu professor está certíssimo! é sempre legal, fazer as notas na mesma intensidade e dinâmica! digamos que seria "errado acentuar" (apesar de não existir certo e errado nesse aspecto espero que entenda o que quis dizer), porém, quando eu estava no começo, eu procurava acentuar algumas notas pra pegar o exercício mais rápido, e pra descobrir o tempo, mas depois disso procurava não acentuar mais, e manter sempre a mesma dinâmica/som sacou?

respondendo sua pergunta diretamente, a colocação de acentos, pra vc determinar um compasso 8/4 ou 4/4 e os outros citados aqui, se fazem necessária, uma vez que seja para descobrir a métrica correta! mas sempre, SEEEMPRE procure manter as mesmas dinâmicas com as mãos e pés, um exercício legal, é vc fechar os olhos, e tentar fazer como se tudo fosse realizado por uma só mão [ou pé] como se parecesse um exercício "homogêneo" sabe?

hehe, acho que viajei um pouco, mas espero que tenha entendido!

abração!

-------------

Data de Publicação: 18/07/10 as 05:54
Com certeza Guiamericano. Também com o tempo nós vamos acostumando a saber aonde é a cabeça do tempo mesmo sem acentuação pois vamos pegando a "manha" No Rock fica um pouco mais fácil (de uma maneira geral), Se vcs souberem algumas músicas em que fuja do padrão 4/4 e que considerem interessante para exercitarmos a nossa compreensão dos ritmos e compassos, seria bem legal. Muito Obrigado.

-------------

Data de Publicação: 18/07/10 as 07:09
exatamente!
isso vem com o tempo, cada vez vai ficando mais natural, vc consegue determinar os compasso pelo "feeling"!
existem várias músicas com compassos mais diferentes! separei alguns aqui!

essa do all time low é 5/4 no começo, depois fica 6/8, e tem até 4/4 é só identificar! (apesar de ser um pouco emo, eles tem um compasso 5/4 ahahha) mas o mais legal mesmo, é o riff inicial, que é 5/4 Wink

dá uma checada!

esse vídeo do marco minnemann ele brinca muito com os compassos, e ele vai falando a métrica, é BEEEEMMM legal!

tem compasso 9/8 , por 16 é lindo lindo [o vídeo]! ahahaha

poxa, eu tinha um monte, mas não tô conseguindo lembrar...
mas quando for pegando mais aqui, eu boto!

Abs.

-------------

Postado Por: carlosedu
Data de Publicação: 29/07/10 as 06:32
concordo ,pois este é o cara dos tempos loucos kkkkkkkkkkkkkkkkhehehehe.

-------------
carlosEdu

Postado Por: Luis Pérez
Data de Publicação: 30/07/10 as 15:33

exatamente!
isso vem com o tempo, cada vez vai ficando mais natural, vc consegue determinar os compasso pelo "feeling"!
existem várias músicas com compassos mais diferentes! separei alguns aqui!

essa do all time low é 5/4 no começo, depois fica 6/8, e tem até 4/4 é só identificar! (apesar de ser um pouco emo, eles tem um compasso 5/4 ahahha) mas o mais legal mesmo, é o riff inicial, que é 5/4 Wink

dá uma checada!

esse vídeo do marco minnemann ele brinca muito com os compassos, e ele vai falando a métrica, é BEEEEMMM legal!

tem compasso 9/8 , por 16 é lindo lindo [o vídeo]! ahahaha

poxa, eu tinha um monte, mas não tô conseguindo lembrar...
mas quando for pegando mais aqui, eu boto!

Abs.
Esse video do Marco Minneman não conhecia....didático e divertido...rs

-------------
Aulas de Bateria c/ Luis Pérez
São Paulo - Zona Sul - Site: http://www.luisperez.com.br - www.luisperez.com.br

Postado Por: Dalisson
Data de Publicação: 16/08/10 as 19:49
valeu cara eu peguei uma apostila mto boa q ensinava essas paradas todas
mais ainda tive duvidas e com sua explicação saquei 
keria saber uma coisa

tipo o sinal de % sei que quer dizer repetir

mais repete que parte do groove a ultima parte antes do sinal ? penultima primeira
isso que eu queria saber
vlw pela atenção!!

Data de Publicação: 21/10/10 as 04:48
noooossa, velho! foi mal a demora!
vi agora que tinham postado aqui, e não vi o email com esse tópico notoficado!
então cara, não vou te responder com muita certeza, mas tenho quase absoluta dela, que é antes do sinal Thumbs Up
eu lembro de fazer algum exercício assim!

Abs. e qualquer coisa pode falar, que a gnt responde rapidinho!

-------------

Postado Por: Gui Loures
Data de Publicação: 02/11/10 as 21:37
Bom pessoal a minha contribuição vai ser exemplificar alguns compassos diferentes.
Vou começar com a música do Deep Purple - Perfect Stranger.
Essa música é bem conhecida pela metrica que ela possui.
4/4 - 5/4 - 4/4 - 5/4 - 4/4 - 5/4 - 4/4 -4/4-5/4
Pra galera que tem dificuldade, eu vou colocar o link abaixo.
O trecho que eu falei começa em: 2:25
http://www.youtube.com/watch?v=gZ_kez7WVUU&ob=av2e - http://www.youtube.com/watch?v=gZ_kez7WVUU&ob=av2e

O segundo exemplo que eu vou contribuir é uma música do Foo Fighter chamada Times like these.
Essa é uma música que possui frases em 7/8
http://www.youtube.com/watch?v=RhPts2p938g&ob=av3e - http://www.youtube.com/watch?v=RhPts2p938g&ob=av3e

O terceiro exemplo a ser dado da música Stairway to heaven do Led Zeppelin 
o trecho em questão é o seguinte
3/4 - 4/4 - 5/4 - 5/4 - 4/4 - 3/4 
na música esse trecho é em 5:38
http://www.youtube.com/watch?v=w9TGj2jrJk8 - http://www.youtube.com/watch?v=w9TGj2jrJk8

Bom é isso, separei alguns que eu achei mais interessantes, se alguem lembrar dos mais conhecidos postem ai!
Valeu!!!

Guilherme Zarranz

-------------
Guilherme Zarranz

Postado Por: WagnerNeves
Data de Publicação: 02/11/10 as 23:55
Achava que seria difícil entender partituras de bateria. Com a ajuda dessa galera está muito simples. A teoria musical para bateristas também é muito importante, principalmente na construção de grooves. Desde já agradeço a iniciativa!

-------------
A música é o barulho que pensa. (Victor Hugo)

Postado Por: Brunovalverde
Data de Publicação: 02/04/11 as 17:43
Parabéns está bem legal.
Explicação bem prática.

Abraço

-------------
Bruno Valverde
www.brunovalverde.com
www.myspace.com

Postado Por: Giuliano Kolling
Data de Publicação: 02/04/11 as 18:03
Parabéns pela iniciativa brother e por colaborar aí no fórum!
Explicou legal!Um abraço e fica com Deus!

-------------
Eu vou insistir em Te acompanhar,haja o que houver, acredite quem quiser,

mesmo tropeçando eu tô aprendendo,tô descobrindo

que pra tudo existe um tempo!

Data de Publicação: 13/05/11 as 03:13
Precisamos de mais áudios para facilitar a interpretação dos compassos. Seria bom postar instrumentais de alguns bateras conceituados. Excelente tópico! Indispensável para qualquer baterista. Se eu achar algum, posto aqui, deixando minha contribuição. Valeu pela iniciativa!  

-------------

Data de Publicação: 17/05/11 as 03:45
Minha contribuição:
Dave Weckl - Magic Island (compasso em 7/8)

-------------

Postado Por: Lucas Cantuária
Data de Publicação: 24/05/11 as 19:07
Seria bom adicionar as QUIÁLTERAS(tercina, duína, sextina, quintina, etc)  nesse tópico. MUUUUUUUUUUITA gente tem duvida quanto a isso...

Eu sinceramente tenho grandes dúvidas sobre o que são DUÍNAS apesar de eu nunca ter visto em uma partitura.

-------------
Porque parar na décima tentativa se a décima primeira pode te dar o resultado?

Postado Por: erikamartinz
Data de Publicação: 14/06/11 as 13:43
o conteúdo do fórum vale mais q mil apostilas... :)

-------------

Postado Por: Nilo Henrique
Data de Publicação: 09/08/11 as 07:00
Eu tbm aprendi partitura quando tive aulas de teclado e isso me ajudou bastante, quando aprendi bateria facilitou muita coisa, só sentia dificuldades pra executar quintinas. É incrível como assimilamos facilmente a tercina mas a quintina demora um pouco em se tratando das quiálteras ímpares.
Mas eu encontrei um meio próprio de executar quintinas num tempo 4/4: contava cinco seminimas bem lento, na primeira seminima desse conjunto de 5 contava mentalmente como o 1° tempo do compasso e assim sucessivamente até finalizar o 4° tempo, então essa minha contagem deixava o compasso beeeem longo rsrsrs.
Acreditem foi mais fácil para eu entender assim. Eu e minha cabeça kkk, vai entender!?!?
O tópico tá bem explicado, só está precisando ser mais frequentado pela galera do forum.

Abração bateras e bom tempo aí pra vcs. :-)

-------------
http://imageshack.us/photo/my-images/849/assinaturaforump.jpg/" rel="nofollow">

<a href="http://imageshack.us" re

Postado Por: Virgil Donati
Data de Publicação: 05/10/11 as 07:37
Originalmente postado por Lucas Cantuária Lucas Cantuária escreveu:

Seria bom adicionar as QUIÁLTERAS(tercina, duína, sextina, quintina, etc)  nesse tópico. MUUUUUUUUUUITA gente tem duvida quanto a isso...

Eu sinceramente tenho grandes dúvidas sobre o que são DUÍNAS apesar de eu nunca ter visto em uma partitura.

Bom, eu aprendi que duína é uma quiáltera de compasso composto. Por exemplo, uma duína em um compasso 6/8 seria duas colcheias tocadas com duração de uma semínima pontuada (ou 3 colcheias).

E ao autor, parabéns pelo tópico. Com certeza ajudou/ajudará muita gente.

Postado Por: FelipeAlmeida
Data de Publicação: 09/10/11 as 14:32
QUIÁLTERA, apesar de parecer redundante, é tudo o que seria "impossível" escrever pela teoria, mas que na prática é possível tocar. Ou seja, tudo 'que altera' o tempo, torna-se uma quiáltera.

Num compasso quaternário, por exemplo, podemos tocar três notas por tempo, porém se fossemos tentar escrever com as figuras existentes, não daria certo, matematicamente falando. Para isso, temos as quiálteras.

Da mesma forma, se estamos tocando um 6/8, 12/8, ou qualquer compasso composto (vamos tirar por base o Blues), também é possível tocar uma colcheia como se fosse num compasso simples, dessa forma, criam-se as quiálteras de colcheia, ou "duínas", como citado acima.

Sim, é bem mais difícil encontrar delas, mas existem, assim como as quiálteras de semicolcheia.

Um livro interessantíssimo que explica e trabalha todo tipo de compasso e figuras é o MÉTODO PARA CAIXA CLARA do percussionista brasileiro NEY ROSAURO. Não tenho ele digitalizado, mas quem puder comprar, é uma ótima aquisição!

-------------
Felipe Almeida

http://mosaicodasartes.eadbox.com" rel="nofollow - mosaicodasartes.eadbox.com

Postado Por: GNOMO
Data de Publicação: 26/10/11 as 22:14
Muito bom! gostei pra caramba dessa explicação, PARABÉNS! você conseguiu explicar muito melhor do que muitos professores de bateria!

Postado Por: BaterinhaChurch
Data de Publicação: 12/12/11 as 16:52
Quialtra ( em uma explicação bem diferente segundo um professor meu) é quando você está em casa e faz comida para você e sua esposa, e de repente o vizinho vem para uma visita...

Espaço para 2 pessoas e você ganha um entrometido de brinde kkkk

-------------
Soldado de Cristo

Postado Por: Eloyundersound
Data de Publicação: 26/12/11 as 18:06
KKKKKKK LEGAL!!!

-------------
Existem três tipos de pessoas: as que não sabem contar e as que sabem.

Postado Por: deaguiar
Data de Publicação: 15/03/12 as 09:50
Parabéns, pelo tópico. Bem didático e simples!

Indo na vibe dos compassos complexos, encontrei esse vídeo do Mike Portnoy, ex-batera do Dream Theater, mostrando a contagem de um dos trechos de Dance of Eternity, uma das músicas da banda. Compassos bizarros:

Postado Por: deaguiar
Data de Publicação: 15/03/12 as 09:53
Pra quem não conhece, a música é essa:

Postado Por: phzin
Data de Publicação: 01/07/12 as 03:22
Há algum tempo atrás, fiz um tópico aqui só sobre quiálteras, procurei aqui e achei! quem tiver uma dúvida, pode perguntar por lá! 

http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=49365&title=sobre-as-quilteras" rel="nofollow - http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=49365&title=sobre-as-quilteras

-------------
https://www.facebook.com/barcellosph" rel="nofollow -

Postado Por: t1000
Data de Publicação: 08/11/12 as 14:11
Eu misturo a budega toda : Contagem de compassos , tipos de figuras ritmicas e Compassos , nem sei por onde começar a consertar isso ... :)

Postado Por: Matheus Santana
Data de Publicação: 08/11/12 as 17:30

Originalmente postado por t1000 t1000 escreveu:

Eu misturo a budega toda : Contagem de compassos , tipos de figuras ritmicas e Compassos , nem sei por onde começar a consertar isso ... :)

Num tem essa de consertar... Ou você aprendeu ou não.

Oque você tem que fazer é ler tudo de novo com calma e pondo em pratica.

Postado Por: Blackstorm
Data de Publicação: 09/11/12 as 19:22
Olá
Gostaria de saber onde encontro ensino de partitura bateria com alguns arquivos MIDIs.
Estou tentando aprender sozinho, sei q seria mto mais fácil com a ajuda de um professor mas nao tenho condições no momento, então tento aprender a ler as figuras mas tenho mtas vezes dificuldades por falta de um arquivo de áudio para confirmar se o q eu interpretei na leitura esta realmente certo e tirar duvidas com relação a prática da partitura. Na seção "estudos" do site achei poucas lições com arquivo em áudio para ouvir os exercícios e exemplos.
Desculpem, não sei se esse seria o tópico certo mas se puderem me ajudar agradeço mto.

Vlw

Postado Por: decoteixeira
Data de Publicação: 10/08/13 as 22:16
Olá amigo.

Respondendo sua pergunta, a questão de identificarmos compassos simples e compostos se resolve unicamente na subdivisão rítmica de cada um deles.

Se formos analisar o compasso 2/4, teremos um compasso de dois tempos onde a semínima é a unidade de tempo. Ou seja, se nos utilizarmos só de colcheias para preenchermos este compasso, o preencheremos com quatro colcheias, duas a cada tempo.

Já no compasso composto, devemos levar em conta que a figura que irá mandar no tempo é a semínima pontuada! Ou seja, seu valor equivale a três colcheias! Portanto, para preenchermos um compasso 6/8, necessitaremos de dois grupos de três colcheias!

Um exemplo na prática é ouvir o nosso querido samba, que na sua grande maioria é tocado em 2/4, e o Blues, que em sua grande maioria também, é tocado em 6/8 ou 12/8!

Espero ter contribuído!
Abs!

-------------
André Teixeira
Músico Profissional e Professor
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com

Data de Publicação: 10/08/13 as 22:18
Amigos,

Criei um tópico relacionado somente a estudo de teorias musicais! Me coloco a disposição de todos para esclarecermos dúvidas juntos!

Abraços!

-------------
André Teixeira
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com

Data de Publicação: 10/08/13 as 22:19
Originalmente postado por Blackstorm Blackstorm escreveu:

Olá
Gostaria de saber onde encontro ensino de partitura bateria com alguns arquivos MIDIs.
Estou tentando aprender sozinho, sei q seria mto mais fácil com a ajuda de um professor mas nao tenho condições no momento, então tento aprender a ler as figuras mas tenho mtas vezes dificuldades por falta de um arquivo de áudio para confirmar se o q eu interpretei na leitura esta realmente certo e tirar duvidas com relação a prática da partitura. Na seção "estudos" do site achei poucas lições com arquivo em áudio para ouvir os exercícios e exemplos.
Desculpem, não sei se esse seria o tópico certo mas se puderem me ajudar agradeço mto.

Vlw

Olá meu amigo,

Se você já domina a leitura em outras claves, não há grande diferença para bateria, a não ser que, na leitura da clave de percussão, não estaremos tratando de alturas definidas, e sim de "partes" da batera a serem tocadas!

Me envie um email solicitando exatamente o que você quer, e encaminho uma resposta com todas as informações necessárias ao seu estudo!

Grande Abraço!

-------------
André Teixeira
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com

Data de Publicação: 10/08/13 as 22:23
Originalmente postado por BaterinhaChurch BaterinhaChurch escreveu:

Quialtra ( em uma explicação bem diferente segundo um professor meu) é quando você está em casa e faz comida para você e sua esposa, e de repente o vizinho vem para uma visita...

Espaço para 2 pessoas e você ganha um entrometido de brinde kkkk

Curti a definição! hahahahaha

Quiálteras nada mais são do que agrupamentos de notas cuja duração não pertence a divisão natural do compasso!

Se pegarmos por exemplo um compasso 4/4, podemos encaixar uma semínima a cada tempo, duas colcheias, quatro semicolcheias, e assim vai.

E se eu quiser encaixar três colcheias? Ferrou-se? NÃO!!! 
É ai que entram as quiálteras!

Só não podemos esquecer de indicar isso na partitura! Agrupamos as três, cinco, sete (sei lá) colcheias ou outras figuras e indicamos abrindo um colchete deitado da primeira a última e escrevendo o número total de notas dentro desse agrupamento!

-------------
André Teixeira
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com

Data de Publicação: 10/08/13 as 22:27
Originalmente postado por t1000 t1000 escreveu:

Tem como consertar sim!

Começa primeiro revendo o conceito de tempo e compasso! Fixa bem isso na sua cabeça! O conceito de fórmula de compasso é essencial pra esse estudo seguir adiante.

Quanto a duração de figuras rítmicas, você tem que pensar em uma progressão geométrica. Colocando por exemplo a semínima valendo um tempo:

Semínima = 1 ; Colcheia = 1/2 ; Semicolcheia = 1/4 ; Mínima = 2 (E assim por diante..)

Pra praticar legal sua leitura rítmica, sugiro que você estude o Pozzoli. Faça com calma e devagar, procurando entender com clareza cada figura e sua respectiva duração!

Espero ter ajudado em algo!
Abs!

-------------
André Teixeira
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com

Postado Por: viniciusnunez
Data de Publicação: 12/11/13 as 06:38
Muito bom!

-------------
Vinicius Núñez. Prof. de Bateria na Z/L de São Paulo e pelo Skype (viniciusnunez).

Postado Por: Eng. aeronáutico
Data de Publicação: 07/02/15 as 21:50
Olá...estou com uma dúvida, talvez elementar demais...mas vamos lá....em músicas 4/4, e que tenha, por exemplo 16 compassos em uma parte dela, como saber que estou no compasso 16??? Vou contando até 16 os compassos? Porque normalmente contamos 4 compassos, e voltamos a contar 1 até o quarto compasso. Tem algum macete que não conheço???
Agradeço a ajuda!!!
Abs.

Postado Por: Eng. aeronáutico
Data de Publicação: 07/02/15 as 21:51
Olá...estou com uma dúvida, talvez elementar demais...mas vamos lá....em músicas 4/4, e que tenha, por exemplo 16 compassos em uma parte dela, como saber que estou no compasso 16??? Vou contando até 16 os compassos? Porque normalmente contamos 4 compassos, e voltamos a contar 1 até o quarto compasso. Tem algum macete que não conheço???
Agradeço a ajuda!!!
Abs.

Postado Por: Eric Spagnuolo
Data de Publicação: 09/02/15 as 14:42
Em um compasso 4/4 contamos 4 tempos de semínima para formar um compasso, então pelo que eu entendi a gente conta até 4 o tempo, para formar um compasso

Acredito que não tenha um macete secreto, é questão de saber qual tempo que está mesmo, talvez lendo a partitura fique bem mais fácil, ou com um metrônomo contar nas acentuações, aí é só contar até 16 haha

Na minha cabeça música é conta, não adianta, sempre vai ter que contar

-------------
Ezekiel diz:
Resultado: fui obrigado a usar o matched durante o ensaio todo.

Campanhas: #EzekielVemProMatched - #Matched4life - #Matched>Traditional

Imprimir Página | Fechar Janela