Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Luthieria, Manutenção e Limpeza
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Prato que perdeu a "força" e outro que rachou...
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Prato que perdeu a "força" e outro que rachou...

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eddieq Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes


Cadastrado em: 13/10/20
Localização: sao paulo
Status: Desconectado
Pontos: 3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eddieq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Prato que perdeu a "força" e outro que rachou...
    Postado: 13/10/20 as 19:27
fala pessoal, td bem?

eu tenho um kit Sabian XS20 há quase 8 anos. porém nunca toquei muito, pq a batera fica na cidade da minha mae e nem toda vez que eu ia pra lá eu tocava. além disso, morei no exterior por longos períodos, então houve pelo menos duas vezes de 1 ano cada em que eu nao toquei nenhuma vez.

na época comprei essa linha pq dentre os pratos B20 das marcas top, esses eram os mais barato (o que nem de longe significa que eram baratos). mas logo percebi que por serem do tipo Medium Thin, não eram muito legais pro estilo que toco (rock/metal). com isso, reconheço que desço um pouco o braço, mas tb nao me considero aqueles cavalos que arrebentam tudo.

de qualquer forma, sempre fui mto cuidadoso com eles. em todos esses anos, toda vez que eu terminava de tocar, guardava os pratos nos cases. inclusive, como é um kit grande (9 pratos), mtas vezes me dava preguiça de montar e desmontar, e por causa disso eu acabava nao tocando qdo vinha visitar minha mae haha...

faz uns 3 ou 4 meses que eu voltei a morar com minha mae e pela primeira vez eu montei tudo e deixei lá, sem guardar os pratos de novo. assim, deu vontade de tocar, eu só sento na batera e mando ver.

acontece que de 1 ou 2 meses pra cá (no maximo) - e essa é a 1a dúvida - eu comecei a reparar que o crash de 16'' (que dos 3 crashes do kit é o que eu mais uso) perdeu "força". ele ta soando muito fraco, sem "punch", e até o splash de 10'' ta parecendo ter um volume mais alto! e o estranho é que eu já examinei ele bem e nao há nenhuma rachadura. entao o que pode ter acontecido?

nao bastasse isso, hoje eu tava tocando e reparei algo estranho no visual do crash de 18". fui olhar com calma e vi uma rachadura pequena na ponta. aí examinei ele com atenção e encontrei outras duas! sim, o crash de 18'' (que curiosamente ainda parece estar com o som normal) tem 3 rachaduras na borda, em distintos pontos...

mtos anos atras eu tinha rachado um crash Paiste 502 e mandei cortar num lugar em SP, que nao lembro mais qual era. eles só tiraram a parte rachada (sem diminuir o diametro do prato). aguentou por um tempo mas depois começou a rachar de novo onde cortaram, e aí nao teve mais jeito. virou decoraçao.

o que vcs recomendariam em relaçao a esse Sabian rachado? vale a pena cortar? só onde estao as rachaduras (sao pequenas, tem 1 ou no maximo 2cm cada uma), ou diminuir o diametro do prato mesmo? e podem indicar ONDE fazer isso?

eu nao vejo mta explicação pra isso ter acontecido, que nao seja o fato do set ter ficado exposto ao ar nesses ultimos meses. mas isso tem fundamento? no caso, a batera fica numa sala da casa na qual nao bate sol direto, mas como ela tem uma porta de tela, a umidade e a temperatura do exterior acabam passando.

mto obrigado desde ja!! abraços
Voltar ao Topo
Links Patrocinados


Voltar ao Topo
RenanTrz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes
Avatar

Cadastrado em: 28/09/20
Localização: Jundiaí - SP
Status: Desconectado
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenanTrz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/10/20 as 11:47
e até o splash de 10'' ta parecendo ter um volume mais alto! e o estranho é que eu já examinei ele bem e nao há nenhuma rachadura. entao o que pode ter acontecido?

o crash de 18'' (que curiosamente ainda parece estar com o som normal) tem 3 rachaduras na borda, em distintos pontos...

aguentou por um tempo mas depois começou a rachar de novo onde cortaram, e aí nao teve mais jeito. virou decoraçao.

o que vcs recomendariam em relaçao a esse Sabian rachado? vale a pena cortar? só onde estao as rachaduras (sao pequenas, tem 1 ou no maximo 2cm cada uma), ou diminuir o diametro do prato mesmo? 


Bom, de início quero deixar claro que não sou especialista nem em metais (siderurgica), e nem em bateria, então o que estou para escrever abaixo é um exercício de lógica com um punhado de suposições que podem estar certas ou não.

Pensa num carro que fica no sol. Geralmente, com o tempo as borrachas ficam mais ressecadas e quebradiças, e o mesmo acontece com vários tipos de plásticos. O próprio óleo do carro, independente de vc usar o carro ou não, perde suas características de viscosidade, só com o passar do tempo.

O que eu tô querendo dizer é que toda a matéria está sujeita a degradação. Eu acredito que pratos também podem ficar ruins simplesmente porque ficaram velhos. Há coisas que se degradam mais rapidamente quando não são utilizadas, talvez este seja o caso dos pratos. Vale lembrar também que diferentes ligas metálicas podem ter durabilidade diferente também. Por exemplo, tu põe cordas novas numa guitarra e deixa ela encostada por anos. Quando tu pega pra tocar, as cordas estão um lixo, mesmo que não tenham sido utilizadas. A questão de variação de temperatura e umidade com certeza afetam a vida útil.

Há pratos que podem parecer bons à vista, mas dentro dele há partes que estão fragilizadas e é só questão de um curto tempo até que surja ali uma nova fissura. Como não tem como saber, tira fora só a parte trincada, e se ele abrir de novo, tira a volta toda. Se mesmo assim ele abrir mais uma vez, pode ser que deixe de compensar o trabalho de ficar cortando.
Voltar ao Topo
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados
Avatar

Cadastrado em: 25/07/06
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/10/20 as 20:16
Iae jovem, td bem ?

Como o RenanTrz comentou, com o passar do tempo o prato pode soar diferente, nao necessariamente perder o som, mas perder timbragem. O que eu faria é levar esses pratos a um luthier, o 16" pra remartelar ou reusinar, trazendo o timbre de volta e o 18", reduzir o diametro pra 17" ou 16" (a depender do tamanho das rachaduras), pois, só assim ele vai parar de rachar e vc nao vai perder o prato em curto/medio prazo. Pra esses serviços recomendo fortemente o Domene cymbals (em Avaré-SP). Muito profissional, faz customização e reparo alem de ser fabricante. Tem outros em SP que fazem serviços do tipo como o Xuxa da Pio Parts e o Bimbo da Revolution drums. Vc pode ligar e conversar com eles. Isso é uma coisa simples e, o quanto antes vc fizer, (no prato rachado) melhor vai ser pro seu bolso.

Abraço e boa sorte

Editado por DeEpLiKe - 14/10/20 as 20:17
Voltar ao Topo
eddieq Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes


Cadastrado em: 13/10/20
Localização: sao paulo
Status: Desconectado
Pontos: 3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eddieq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/10/20 as 23:15
Obrigado Renantrz e Deeplike! Vc tem o contato desse Xuxa da Pio Parts e do Bimbo da Revolution Drums? Sabe onde eles tão localizados? Valeu!
Voltar ao Topo
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados
Avatar

Cadastrado em: 25/07/06
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/10/20 as 18:30
Originalmente postado por eddieq eddieq escreveu:

Obrigado <span style=": rgb251, 251, 253;">Renantrz e Deeplike! Vc tem o contato desse </span><span style=": rgb251, 251, 253;">Xuxa da Pio Parts e do Bimbo da Revolution Drums? Sabe onde eles tão localizados? Valeu!</span>


boa tarde meu nobre

Revolution Drums (Bimbo) -> (011) 2451-7046

Pio Parts (Marcos Xuxa) -> (11) 99219-6720 - instagram: @pioparts

Abraço
Voltar ao Topo
eddieq Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes


Cadastrado em: 13/10/20
Localização: sao paulo
Status: Desconectado
Pontos: 3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eddieq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/10/20 as 17:54
Valeu!!
Voltar ao Topo
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down



Esta página foi carregada em 0.063 segundos.