Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Produtos e Marcas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pele Uno By Evans 14 G1 Clear Utt14g1 Caixa Tom
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Pele Uno By Evans 14 G1 Clear Utt14g1 Caixa Tom

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
diegobeew Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 08/08/06
Status: Desconectado
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diegobeew Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pele Uno By Evans 14 G1 Clear Utt14g1 Caixa Tom
    Postado: 21/09/20 as 21:01
Galera, gostaria da ajuda de vocês pra saber se essa pele do link abaixo é boa como batedeira pra caixa.
Aqui na cidade ela está por R$ 55,00

Pele Uno By Evans 14 G1 Clear Utt14g1 Caixa Tom

Editado por diegobeew - 21/09/20 as 21:02
diegobeew
Links Patrocinados

DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/07/06
Pontos: 472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/09/20 as 10:13
bom dia meu caro!

A pele em questão é clear, transparente, pode ser usada pra caixa, mas ela é filme simples, nao vai ter um som pesado. Tem um timbre bom em um tom menor, porem vai ficar com muitos harmonicos na caixa, eu nao aconselharia. Na questão de durabilidade a RMV Duo Coated (indicaria a porosa) é superior, e em sonoridade é bem melhor, vale muito mais a pena.

Na minha opinião, se vc quer um som com harmonicos, iria de pele single porosa e nao a clear.

Abraço

Editado por DeEpLiKe - 22/09/20 as 10:41
diegobeew Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 08/08/06
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diegobeew Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/09/20 as 11:48
Valeu! Vou ver uma porosa!
diegobeew
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/09/20 as 16:19
aproveita a promo, jovem

Pele Remo Ambassador Porosa

Pele filme simples, porosa

abraço

Editado por DeEpLiKe - 24/09/20 as 16:19
RenanTrz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 28/09/20
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenanTrz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/09/20 as 15:06
Boa tarde, povo.

Aproveitando o tópico...
Sou um guitarrista que se arriscava na batera, parou, e recentemente comprei uma batera novamente há pouco tempo. É da marca Dolphin, peguei usada por um preço bem convidativo. Veio com peles originais, bem ruins. A pele de resposta da caixa está rasgada, e já to pesquisando pra trocar a batedeira também.

Eu pensei em pegar uma pele de resposta luen, que vai sair menos de 50 mangos, e pra batedeira eu fiquei em dúvida. Uma Remo CS porosa, aquela com o círculo no meio, tá $160. Uma Encore equivalente, sai a metade, $80, e uma nacional Luen Dudu Porosa (coated), vai o kit resposta mais batedeira por $100.

Se tratando de peles, é o tipo de coisa que economias acabam não compensando e devo pegar a melhor resposta e batedeira? Devo pagar barato na de resposta e caro na batedeira? Ou o contrário, caro na de resposta e barato na batedeira?

Levem em consideração que no momento eu estou falido e procuro gastar pouco, e que eu tenho a mão meio pesada... e falando em mão pesada:
Eu usei um par de baquetas Vic Firth 7a e durou bem. Usei as baquetas "Nova" e não lembro como foi. Esses dias quebrei outra baqueta e comprei as Groovin Pro Hickory, 7a também. Paguei 30 conto dois pares, e achei que por ser a mesma madeira da VF (hickory), iria durar bem. Foi pro saco em um final de semana! Algum conselho?
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/09/20 as 15:56
Boa tarde meu caro

Se vc tiver condição de colocar as Remo Encore na bateria toda, vai ser uma opção boa com um custo menor. Outras opções que vão ser interessantes tanto no custo quanto na durabilidade são: kit de peles RMV, porosa na caixa (duo coated pra som mais grave ou single ply para médio), duo coated "hidráulica" nos toms e deep performer no surdo. E o kit de peles Williams que tb tem uma boa relação.

Caso vc queira algo bem mais barato, porem com uma durabilidade intermediaria vc pode ir tranquilo no kit de peles Luen Dudu Portes ou o kit da Guess.

Originalmente postado por RenanTrz RenanTrz escreveu:

Eu pensei em pegar uma pele de resposta luen, que vai sair menos de 50 mangos, e pra batedeira eu fiquei em dúvida. Uma Remo CS porosa, aquela com o círculo no meio, tá $160. Uma Encore equivalente, sai a metade, $80, e uma nacional Luen Dudu Porosa (coated), vai o kit resposta mais batedeira por $100.

Nao pague 160 reais na Remo, vá na Encore que vai te satisfazer. A RMV tambem tem preços bons, durabilidade e qualidade, pode ir sem medo.

Se tratando de peles, é o tipo de coisa que economias acabam não compensando e devo pegar a melhor resposta e batedeira? Devo pagar barato na de resposta e caro na batedeira? Ou o contrário, caro na de resposta e barato na batedeira?

A batedeira deve ser melhor que a resposta, pois ela que recebe o estresse maior com a batida. A pele de resposta vc pode pegar uma simples de no máximo 30 a 35 reais, de qualquer marca, antes de colocar(não aperte muito), verifique se a esteira não esta "ferindo" a pele, pq essa é uma das maiores razões de rompimento do filme.

Eu usei um par de baquetas Vic Firth 7a e durou bem. Usei as baquetas "Nova" e não lembro como foi. Esses dias quebrei outra baqueta e comprei as Groovin Pro Hickory, 7a também. Paguei 30 conto dois pares, e achei que por ser a mesma madeira da VF (hickory), iria durar bem. Foi pro saco em um final de semana! Algum conselho?

Se vc tem uma mão pesada, não use baquetas 7A, pq elas vão quebrar por musica. Use 5A ou 5B. Vá se adaptando aos poucos, compre 1 par 5A e veja se ela se ajusta ao seu estilo de tocar, senão vá de 5B. Lembre-se também que não é necessario tocar forte pra se obter pegada, intensidade e volume. Sobre a Marca, tente comprar as LA SPECIAL ou GOODWOOD que são as segundas linhas da Promark e Vater, respectivamente. Sempre compro delas e duram mto, estão em torno de 35 a 40 reais cada par. Essas baquetas "mais caras" vc pode comprar e tocar em shows e apresentações, nos ensaios, treinos vc compra as mais baratas tipo as X-PRO, Liverpool que são otimas e vc encontra de 12 a 18 reais o par.

Espero ter contribuido

Grande abraço

Editado por DeEpLiKe - 28/09/20 as 16:45
RenanTrz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenanTrz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/09/20 as 17:33
Agradeço a atenção.

Sobre a pele de resposta, o que eu vi por aí sobre a afinação da caixa é que na pele de resposta, deve-se deixá-la bem apertada, "table tight" como dizem os gringos, e a partir disso tu consegue diferentes afinações com a pele batedeira em diferentes tensões. Agora você me trouxe uma nova informação contrária, dizendo para não apertar muito e fiquei na dúvida. Como a minha pele já está rasgada, eu não consegui afinar a caixa ainda, estou tocando ela com um timbre terrível, deixei ela bem abafada que é pra controlar bastante e ter pouco som. Mas de qualquer maneira, a de resposta provavelmente será Luen mesmo, sai 30 conto com frete.

Sobre a pele batedeira, deu pra sacar bem. Acho que vou de Encore mesmo. Ainda não me decidi se vai ser porosa, hidráulica, com ou sem o círculo central, mas isso é assunto para outro momento, e acho que não há muito como me ajudar a escolher, visto que já li suficiente a respeito, só não tenho certeza do que quero mesmo.

Sobre a baqueta, eu me acostumei com a 7a mas pelo jeito vou ter que migrar mesmo, não vai ter jeito. Já não é a primeira vez que escuto isso que vc disse. Vou terminar de "esmerilhar" essas 7a que eu tenho aqui e os próximos serão 5a.

Sobre a esteira ferir a pele, não entendi direito, mas de qualquer forma acho que essa esteira que está aqui já deu o que tinha que dar, ela parece um bocado enferrujada... Acho que vou trocar logo junto com a pele de resposta!

Editado por RenanTrz - 28/09/20 as 17:48
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/09/20 as 18:46

Sobre a pele de resposta, o que eu vi por aí sobre a afinação da caixa é que na pele de resposta, deve-se deixá-la bem apertada, "table tight" como dizem os gringos, e a partir disso tu consegue diferentes afinações com a pele batedeira em diferentes tensões. Agora você me trouxe uma nova informação contrária, dizendo para não apertar muito e fiquei na dúvida.

Em qualquer tambor, quanto mais vc aperta a pele de resposta, mais agudo e com menos sustain fica o som. Partindo desse principio que vc comentou, a caixa vai soar muito seca e estalada. A minha sugestão é tensionar só o necessário, nem pouco, nem muito, para que a esteira tenha destaque e o som da sua caixa tenha corpo. Faça um teste, aperte a pele de resposta de forma mediana e depois toque. Ouça o som e aperte um pouco mais (sem mexer na batedeira), veja o resultado e, se te agradar, continue até chegar no som que vc busca. Não existe uma receita para afinação, cabe a quem faça, o bom senso de tensionar ou não as peles até se conseguir o resultado preterido.

Sobre a esteira ferir a pele, não entendi direito, mas de qualquer forma acho que essa esteira que está aqui já deu o que tinha que dar, ela parece um bocado enferrujada... Acho que vou trocar logo junto com a pele de resposta!

Pra sair o som característico de caixa, a esteira encosta na pele de resposta. Caso ela tenha alguma área áspera ou irregular, vai ferir a pele, danificando-a. Basta vc checar na pele antiga ou na própria esteira, se existe esse potencial de feri-la mas, como vc disse que ela está enferrujada, é melhor trocar. A Gibraltar tem esteiras de boa qualidade e em conta, já que vc quer economizar, dê uma olhada tambem nas Spanking, Luen, Liverpool que são mais baratas. As tops do mercado seriam as PureSound, Pearl e Fat Cat, mas no Brasil, custam quase o preço de uma caixa.

Valeu, abraço

Editado por DeEpLiKe - 29/09/20 as 09:58
RenanTrz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenanTrz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/09/20 as 12:51
Ok, agora tudo ficou bem mais claro! Obrigado pela ajuda, colega.

Como eu disse antes, eu tô falido no momento, então por enquanto vou só trocar a pele de resposta e a esteira. Acabei de ver aqui, a pele de resposta Luen mais a esteira de 24 fios da mesma marca vai sair menos de $60 já com frete.

Talvez no mês que vem eu troque a batedeira por uma Encore, E provavelmente ano que vem eu vejo de trocar as peles dos outros tambores. Por incrível que pareça, o surdo e o bumbo soam bem mesmo com peles ruins e minha péssima habilidade de afinação. Os tons e a caixa é que dão um timbre simplesmente intragável, daí tô começando pela caixa que usa o tempo todo né. O tom eu simplesmente abafei bastante pra ficar menos evidente seu timbre de m*#$&. Claro que a minha inabilidade de afinação tem a ver também, mas eu acho que simplesmente não vai ficar bom com peles ruins.

Já aproveitando que tenho sua atenção... Vou perguntar dos pratos também.
A batera veio com chimbal original de latão, crash idem, e 3 splashes Orion. Eu não entendi direito o setup, vendi os 3 splashes e com a mesma grana peguei um chimbal e Ride Orion solo pro de um amigo. O crash permanece aquele de latão, e o som é horrível. Levando em consideração que o ambiente é bem pequeno (5x5m) mas tratado, e que eu não tenho problemas com fazer barulho, o que me indica?

Antigamente quando eu tocava, eu tinha um Power crash Orion rage bass 16", o som me agradava, mas o problema é que vc tinha que sentar a mão com tudo pro som abrir, daí como eu também tocava em ambiente fechado e pequeno, acabava sobrando volume. Peguei um medium crash 17 da krest, não lembro a linha, e era bem mais usável. Toquei na batera de um amigo que tinha um thin crash Orion, não lembro a série, e ele abria o som com facilidade.

Com base nesses poucos dados que tenho, pensei em pegar um thin crash, e por ser algo mais sensível, evitaria os usados. Pesquisei "thin crash" no ML e as primeiras opções são:
- octagon 16 série F $260
- krest 15" série fusion $380
- orion 18" rev10 pro $330; pelo mesmo preço tem de 16"

Acha que sigo o caminho correto por um thin crash? Alguma sugestão? O que acha desses acima?
RenanTrz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenanTrz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/09/20 as 13:00
Ah, esqueci de comentar a respeito da mão pesada.

Cara, eu entendo que nem sempre é necessário dar aquela patada pra sair um som forte, mas o negócio é que minha preferência é mais pro lado rock e metal, e sempre que vejo um batera ao vivo que me impressiona, salvo exceções, o cara tá sentando o dedo sem dó.
Quando eu pego pra tocar, é quase que instintivo, eu quero meter a mão nessa p* ! Eu entendo também que outra coisa que separa os homens dos meninos na bateria é saber explorar bem a dinâmica do instrumento, e isso vai fazer o instrumento soar mais musical ao invés de simplesmente porrada e barulho, mas ainda estou longe de chegar lá, vamos um passo de cada vez. Deixa o menino aqui brincar de estragar peles e quebrar baquetas kkkkk aproveitando que as peles que estão aqui não são de qualidade, vou meter a mão mesmo!
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/09/20 as 16:32

Acabei de ver aqui, a pele de resposta Luen mais a esteira de 24 fios da mesma marca vai sair menos de $60 já com frete.
Tente comprar na loja de instrumentos da sua cidade, acho que sairia mais em conta. No inicio do ano, comprei uma resposta Luen 13" por 20 reais e uma esteira custa de 25 a 30 reais. Caso queira uma caixa com mais sensibilidade, compre uma esteira com 30 fios.

Talvez no mês que vem eu troque a batedeira por uma Encore, E provavelmente ano que vem eu vejo de trocar as peles dos outros tambores. Por incrível que pareça, o surdo e o bumbo soam bem mesmo com peles ruins e minha péssima habilidade de afinação. Os tons e a caixa é que dão um timbre simplesmente intragável, daí tô começando pela caixa que usa o tempo todo né.
Sim, a caixa e o bumbo tem prioridade na bateria pq são os tambores mais requisitados. Ao meu ver, a caixa é a identidade do baterista, não só pelas peles, madeira, ferragens, mas pela forma que é tocada. A mesma caixa pode soar muito diferente se tocadas por 2 bateristas com pegadas distintas. Então a atenção a ela é primordial pra criar a sua identidade. Quanto a afinação, pode pedir umas dicas a alguém próximo, isso é coisa simples e com o tempo vc aprimora, não se preocupe. Tente não abafar mto o som do tom. Tensione a resposta e a batedeira de forma mediana, va apertando aos poucos (só a batedeira) e observando se surte efeito positivo. Pra reduzir os harmonicos e sobras vc pode usar fita em forma de sanfona ou um muff gel desses mais baratos. O bumbo, nao tem segredo, folgue toda a batedeira e aperte o minimo possivel os parafusos, o suficiente para nao soltar. A resposta pode apertar um pouco mais. Dentro, pode colocar uma espuma, travesseiro ou almofada grande pra dar mais peso, não tem erro.

Levando em consideração que o ambiente é bem pequeno (5x5m) mas tratado, e que eu não tenho problemas com fazer barulho, o que me indica?
Vc se refere ao crash ou a sua sala?

Antigamente quando eu tocava, eu tinha um Power crash Orion rage bass 16", o som me agradava, mas o problema é que vc tinha que sentar a mão com tudo pro som abrir, daí como eu também tocava em ambiente fechado e pequeno, acabava sobrando volume. Peguei um medium crash 17 da krest, não lembro a linha, e era bem mais usável. Toquei na batera de um amigo que tinha um thin crash Orion, não lembro a série, e ele abria o som com facilidade.
Pratos mais finos abrem mais fácil (sem levar a liga em consideração), porem eles nao aguentam tanta pancada quanto os medium. Se sua mão é pesada usaria os medium. O crash rage bass que vc tocava era power, que são pratos grossos, precisam de pancada pra abrir e tem decay longo. Particularmente gosto dos power rides, pq são mais controlados e não abrem muito. Os crashs, prefiro os medium e quanto maior, melhor, 18", 19" e 20". Vc ja tem o ride orion solo pro, pode crashear nele tb, o problema é que abre demais e é muito brilhante, em locais pequenos, vc vai ter que segurar a mão.

Com base nesses poucos dados que tenho, pensei em pegar um thin crash, e por ser algo mais sensível, evitaria os usados. Pesquisei "thin crash" no ML e as primeiras opções são:
- octagon 16 série F $260
- krest 15" série fusion $380
- orion 18" rev10 pro $330; pelo mesmo preço tem de 16"

Acha que sigo o caminho correto por um thin crash? Alguma sugestão? O que acha desses acima?
Se vc nao tem problema com volume onde toca, pegaria o Orion 18" rev10 ou x10 medium (liga b10), se vc dispor dessa quantia. Em segundo lugar poderia ser o krest fusion ou o octagon F, tambem medium e tamanho 18". Prato 16 pra rock/metal não tem timbre pra levadas pesadas, alem de balançar muito. Fica a seu criterio.

Abraço
RenanTrz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RenanTrz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/09/20 as 18:28
Originalmente postado por DeEpLiKe DeEpLiKe escreveu:

Tente comprar na loja de instrumentos da sua cidade, acho que sairia mais em conta. No inicio do ano, comprei uma resposta Luen 13" por 20 reais e uma esteira custa de 25 a 30 reais. Caso queira uma caixa com mais sensibilidade, compre uma esteira com 30 fios.

Não vejo motivos pra procurar na loja, o preço que eu vi tá dentro do que vc citou... entre 20 e 30 reais a pele, entre 20 e 30 reais a esteira, deu $60 os dois com frete...

Sim, a caixa e o bumbo tem prioridade na bateria pq são os tambores mais requisitados. Ao meu ver, a caixa é a identidade do baterista, não só pelas peles, madeira, ferragens, mas pela forma que é tocada. A mesma caixa pode soar muito diferente se tocadas por 2 bateristas com pegadas distintas. Então a atenção a ela é primordial pra criar a sua identidade. Quanto a afinação, pode pedir umas dicas a alguém próximo, isso é coisa simples e com o tempo vc aprimora, não se preocupe. Tente não abafar mto o som do tom. Tensione a resposta e a batedeira de forma mediana, va apertando aos poucos (só a batedeira) e observando se surte efeito positivo. Pra reduzir os harmonicos e sobras vc pode usar fita em forma de sanfona ou um muff gel desses mais baratos. O bumbo, nao tem segredo, folgue toda a batedeira e aperte o minimo possivel os parafusos, o suficiente para nao soltar. A resposta pode apertar um pouco mais. Dentro, pode colocar uma espuma, travesseiro ou almofada grande pra dar mais peso, não tem erro.

O bumbo eu fiz desse jeito aí, e depois descobri que tenho um travesseiro com o tamanho ideal: ele só rela nas duas peles sem pressionar. Ficou ótimo.
O tom eu já tentei afinar de tudo quanto é jeito, sempre acabo com um resultado péssimo e acho que as peles é que devem ser muito ruins mesmo... geralmente acabo optando por abafar bastante por causa da má afinação, meio que pra mascarar isso, mas tamo aí sempre tentando afinar de novo. E falhando rsrs

Vc se refere ao crash ou a sua sala?

Estamos falando de pratos. Falei da sala pra vc levar isso em consideração na hora de indicar um prato, por isso eu disse no início da frase: "levando em consideração que a sala [...]"

Pratos mais finos abrem mais fácil (sem levar a liga em consideração), porem eles nao aguentam tanta pancada quanto os medium. Se sua mão é pesada usaria os medium. O crash rage bass que vc tocava era power, que são pratos grossos, precisam de pancada pra abrir e tem decay longo. Particularmente gosto dos power rides, pq são mais controlados e não abrem muito. Os crashs, prefiro os medium e quanto maior, melhor, 18", 19" e 20". Vc ja tem o ride orion solo pro, pode crashear nele tb, o problema é que abre demais e é muito brilhante, em locais pequenos, vc vai ter que segurar a mão.

Por perceber que os finos abrem mais fácil é que eu pensei inicialmente em preferir esses, porque daí posso tentar tocar mais leve, o que seria bom nessa sala pequena; no futuro pretendo ter uma sala maior como já tive antes, mas ainda vai demorar um bom bocado.
A sala é tratada e não tenho problema em fazer barulho, mas seria bom pelo menos tentar controlar o ruído aqui dentro, né?

Realmente, eu crasheio bastante no meu ride, mas como você disse, ele abre pra caramba... não dá pra competir com o crash de lata aqui não! 

Se vc nao tem problema com volume onde toca, pegaria o Orion 18" rev10 ou x10 medium (liga b10), se vc dispor dessa quantia. Em segundo lugar poderia ser o krest fusion ou o octagon F, tambem medium e tamanho 18". Prato 16 pra rock/metal não tem timbre pra levadas pesadas, alem de balançar muito. Fica a seu criterio.

Abraço[/QUOTE]

Estou convencido a pegar um crash maior que 16", mas ainda estou em dúvida entre pegar um medium, um "normal" ou um thin. Acho que vou acabar tendo que visitar uma loja quando a hora de comprar estiver mais próxima.

Muito obrigado pelas respostas! Fica aqui o convite pra participar do tópico onde estamos falando do worship, ainda que não seja a sua praia, é sempre bom trocar ideia com o pessoal.

Um abraço.

DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/09/20 as 23:22
Iae jovem, blz ?

Esse cara ta vendendo umas peles Pearl by Remo bem em conta, tem uma de caixa praticamente zero, entra em contato com ele, pode ser bom pra vc

Peles Pearl

Abraço
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.