Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Variedades (Off-Topic)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aquario ou tratamento acustico?
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Aquario ou tratamento acustico?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Demetrio Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 24/08/20
Status: Desconectado
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Demetrio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aquario ou tratamento acustico?
    Postado: 24/08/20 as 18:44
Ola Pessoal , 

Estou construindo uma sala de ensaio, não me preocupa o isolamento pois será subterranea, mas na experiencia de vcs qual a melhor opção para evitar a reverberação, um aquario daqueles semi-abertos, ou um tratamento acustico?

abs
Fabio
FabioAD
Links Patrocinados

DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/07/06
Pontos: 471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/08/20 as 21:43
Originalmente postado por Fabio Demetrio Fabio Demetrio escreveu:

Ola Pessoal , 

Estou construindo uma sala de ensaio, não me preocupa o isolamento pois será subterranea, mas na experiencia de vcs qual a melhor opção para evitar a reverberação, um aquario daqueles semi-abertos, ou um tratamento acustico?

abs
Fabio

boa noite meu caro

O "aquário" semi aberto só tem 1 função: evitar vazamentos pros mics próximos a bateria e vice-versa. Geralmente usados em palco e igrejas, não vai ter serventia na sua sala. Se a reverberação que vc se refere, é o "eco" dentro da sala, sim, o tratamento acústico é o ideal pro seu projeto. Ele reduz o tempo de resposta das frequências, evitando as ondas cíclicas que produzem as reverberações e também diminui a saturação. Para cada espectro de frequência, existe uma densidade especifica no material a ser usado. Os mais comuns são as espumas e as lãs minerais, de rocha ou de vidro (existe a de pet tb que são atoxicas). Os materiais de alta densidade, tratam os graves (acima de 60kg/m³) e as de media densidade (30kg/m³) os médios e agudos. O que se espera de um bom tratamento, é o equilíbrio acustico dentro da sala, fazendo-a soar o mais natural possível, como o som ambiente. Algumas pessoas enchem de espuma o comodo, "matando" o som, ficando abafado e sem brilho e, a depender do material usado, também acontece com os médios e os graves. Como vc mencionou que a sala será subterrânea, verifique se não há umidade, pq isso, a médio prazo, vai estragar todos os seus equipamentos e prejudicar a respiração de quem estiver dentro.

Espero ter contribuído.

Abraço

Editado por DeEpLiKe - 24/08/20 as 21:48
Fabio Demetrio Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 24/08/20
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Demetrio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/08/20 as 23:28
Excelente, muito obrigado pela resposta. Estou no meio da construção da sala, vou garantir que a impermeabilização seja bem feita, não quer problema nenhum de umidade. A sala é pequena, 20m2 no formato de octogono (invenção do arquiteto)...ja me tive orçamento de até R$ 2.5mil só para fazerem o projeto acustico...honestamente acho q com esse valor consigo comprar os materiais e eu mesmo instalo. O que acham ?
FabioAD
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/07/06
Pontos: 471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/08/20 as 23:59

A sala é pequena, 20m2 no formato de octogono (invenção do arquiteto)

quanto mais irregular for o formato da sala, melhor pro som dentro dela.

ja me tive orçamento de até R$ 2.5mil só para fazerem o projeto acustico...honestamente acho q com esse valor consigo comprar os materiais e eu mesmo instalo. O que acham ?

Se vc tiver ideia do que vai fazer, pode até ser, mas o projeto acustico nao é como uma receita de bolo. Tem varios aspectos a serem analisados, o ideal é ter absorção (paineis e placas acusticas) e difusão (paredes irregulares ou paineis difusores) equlibrados. Se for só pelo projeto, esse valor é justo.
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.109 segundos.