Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Baterias Eletrônicas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Gravação Midi com a Bateria Roland TD-15
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Gravação Midi com a Bateria Roland TD-15

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Angel Oliveira Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/08/20
Status: Desconectado
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angel Oliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Gravação Midi com a Bateria Roland TD-15
    Postado: 01/08/20 as 21:20
Boa noite,
Possuo uma Roland TD-15 e atualmente estou gravando alguns videoclipes com ela.
Utilizo a DAW Audacity e conecto minha bateria ao PC diretamente com um cabo USB (sem a necessidade de interface), realizando a gravação das trilhas em um som stereo com boa qualidade.
Contudo, após a gravação, é necessário realizar alguns ajustes no som da bateria para que a mixagem com os demais instrumentos e voz alcancem a qualidade desejada (um bumbo mais grave, um hi-hat mais agudo, um ton mais encorpado, etc.). Só que como a gravação é em stereo sem distinguir canais para cada peça da bateria, o ajuste de uma peça influencia diretamente nas outras. Por exemplo, para deixar o ton com mais corpo, acaba encorpando também o bumbo e saturando o conjunto.
Minha bateria dispõe também uma saída MIDI e ouvi falar que utilizando esse recurso para gravar eu conseguiria ter cada peça em um canal diferente, possibilitando, após a gravação, individualizar os ajustes para cada peça da bateria.
Mas não entendo absolutamente nada disso. Preciso de um auxílio passo a passo de como fazer isso (Softwares, Hardwares, Conexões, etc.). Tenho várias dúvidas, dentre elas: precisarei de uma interface ou somente um cabo MIDI-USB resolveria? Será necessário algum software específico ou somente o Audacity é o suficiente? O que mais de suporte de hardware e software eu precisaria?
Links Patrocinados

georger Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 05/03/19
Pontos: 61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/08/20 as 22:45
Originalmente postado por Angel Oliveira Angel Oliveira escreveu:

Boa noite,
Possuo uma Roland TD-15 e atualmente estou gravando alguns videoclipes com ela.
Utilizo a DAW Audacity e conecto minha bateria ao PC diretamente com um cabo USB (sem a necessidade de interface), realizando a gravação das trilhas em um som stereo com boa qualidade.
Contudo, após a gravação, é necessário realizar alguns ajustes no som da bateria para que a mixagem com os demais instrumentos e voz alcancem a qualidade desejada (um bumbo mais grave, um hi-hat mais agudo, um ton mais encorpado, etc.). Só que como a gravação é em stereo sem distinguir canais para cada peça da bateria, o ajuste de uma peça influencia diretamente nas outras. Por exemplo, para deixar o ton com mais corpo, acaba encorpando também o bumbo e saturando o conjunto.
Minha bateria dispõe também uma saída MIDI e ouvi falar que utilizando esse recurso para gravar eu conseguiria ter cada peça em um canal diferente, possibilitando, após a gravação, individualizar os ajustes para cada peça da bateria.
Mas não entendo absolutamente nada disso. Preciso de um auxílio passo a passo de como fazer isso (Softwares, Hardwares, Conexões, etc.). Tenho várias dúvidas, dentre elas: precisarei de uma interface ou somente um cabo MIDI-USB resolveria? Será necessário algum software específico ou somente o Audacity é o suficiente? O que mais de suporte de hardware e software eu precisaria?
Boa noite,
Audacity não é uma DAW, é um editor de áudio. Exemplos de DAWs: SoundBridge, Reaper, Cakewalk...

Sim, você pode fazer o que propõe com MIDI e uma DAW. Artigos gerais sobre o assunto aqui e um específico para baterias eletrônicas aqui.

Você precisará enviar comandos MIDI do módulo para o computador. Vai precisar só de um cabo USB desses de impressora porque segundo o manual do TD-15 ele envia comandos MIDI pela USB.

Você precisará de uma DAW porque o Audacity não grava comandos MIDI. Há DAWs gratuitos e comerciais, que variam muito em recursos e requisitos de sistema. Você terá que escolher um de acordo com suas necessidades.

Editado por georger - Ontem as 08:38
Angel Oliveira Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/08/20
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angel Oliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/08/20 as 23:44
Obrigado George,
Vou ler as informações que vc indicou, procurar compreendê-las e tentar operacionalizá-las.
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.