Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Luthieria, Manutenção e Limpeza
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Reforma da minha Adah Talent 2008
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Reforma da minha Adah Talent 2008

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marcos Abreu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/08/15
Status: Desconectado
Pontos: 147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Reforma da minha Adah Talent 2008
    Postado: 07/04/19 as 13:04
Pessoal, venho aqui postar a reforma da minha bateria. Ela é uma Adah Talent, em Marfim, que acredito ser de 2008. É composta de um bumbo de 20x18, tons de 8x7, 10x9 e 12x10, surdo de 14x12 e caixa de 14x5. Comprei ela usada em 2010 e estava em bom estado de conservação, como pode ser visto nas fotos abaixo. Ela era pintada de vermelho/vinho e encerada. Haviam algumas marcas no acabamento, como no tom da segunda foto, mas nada que me incomodasse.

Infelizmente, por estar casado, com filho, fazendo doutorado e minha esposa fazendo graduação, precisei parar por um tempo e acabei deixando ela encostada e sem proteção. O único lugar em que pude guardá-la foi em um cômodo muito úmido na casa do meu sogro. Por alguns dias, inclusive, acabou pegando sol. 
Voltei a tocar por volta de 2015 e ela já não estava bonita como antes, como se podem ver nas próximas fotos.

Notem que ela foi ficando alaranjada e que as ferragens já estavam com bastantes pontos de oxidação. Fui levando assim, pois tenho um sonho de ter uma Odery Custom e achava que, um dia, iria me desfazer dessa Adah. Só que a grana está curta e ainda não tenho condições de chegar onde quero. Além disso, a Odery que penso ter não iria para qualquer lugar. Eu precisaria de outra batera para a estrada. 
Mesmo com as peles originais (GESS) e velhas, sempre curti o som dessa Adah. Resolvi, portanto, estudar um pouco sobre ela, sua madeira, cascos, construção e percebi que estava com uma pérola. O marfim possui alta densidade (próxima a do Maple para fins de comparação. PS: NÃO EXISTE ESSA DE MAPLE BRASILEIRO. Maple é maple e marfim é marfim. Apenas comparação de sua dureza para se ter noção do potencial sonoro). Como os cascos são de 5mm (exceto o bumbo, que é de 8mm), ela possui uma excelente ressonância. Os cascos foram muito bem colados e nunca apresentaram qualquer problema quanto à sua montagem. Logo, resolvi que ela seria minha segunda batera (apensar de ainda ser primeira hehehe).
Conhecendo o que tinha em mãos, resolvi dar um trato nela. E somente no fim do ano passado, tive condições de começar os trabalhos. Então, vamos ao que interessa: procedimentos!!!

Primeiro, desmontei tudo! Retirei cada parafuso, porca, arruela, bucha, mola e fiz a inspeção de suas condições. Deu para aproveitar praticamente tudo, uma vez que a oxidação não foi tão grande e o dinheiro não permitiria comprar muitas peças novas.

Coloquei tudo nesses copos plásticos e os enchi com uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio, deixando agir por um dia. Em seguida, lavei com água, sabão neutro e bucha de cozinha mesmo. Arrebentei os dedos e perdi uma porca cano abaixo kkkk Não deu para recuperar! Feito isso, sequei tudo com secador de cabelos para retirar toda a umidade. Aí, passei WD40 e ensaquei tudo para continuar os trabalhos mais tarde.

Feito isso, fui cuidar dos aros. Fiz um procedimento semelhante, mas ao invés de deixar de molho na solução, passei bombril com vinagre, lixando todas as partes com cuidado. Depois lavei com água e sabão, sequei com secador, passei Brasso para uma polida mais leve e taquei WD40.

Estado original

polido com Brasso

Trato com WD40

Claro que, em alguns pontos, a oxidação não foi completamente retirada, ficando pequenas marcas. Mas foi o que deu pra fazer. Pra ficar melhor, ou eu cromo de novo ou eu compro outro. 
Todas as ferragens ficaram encostadas enquanto os cascos foram tratados.

Para pensar no acabamento que ficaria, pesquisei bastante sobre procedimentos e tipos de acabamento. Os veios do marfim são lindos e por isso pensei em algo mais natural, sem pintura ou revestimento. Então lixei tudo, deixando a cor natural exposta. Daqui em diante, tive a ajuda profissional de um luthier de violão da minha cidade (Joel Dias - Viçosa, MG). Não seria possível enviar a um de bateria e, por se tratar de acabamento, esse camarada atenderia muito bem, afinal seus violões e violas são obras de arte!!!

Notem, na foto acima, que, em alguns pontos, não foi possível retirar a tinta. Se lixasse mais, corria o risco de danificar a última folha do casco, que já é muito fino. No início, fiquei receoso, mas aceitei. No acabamento final, isso deu um charme e tanto.

Olhando alguns modelos na internet, me inspirei em uma bateria do Leandro Scio, batera de Juiz de Fora que toca com o Dudu Lima (baixista) e já fez alguns trabalhos com o Milton Nascimento, Stanley Jordan, etc., além de um modelo do luthier Dino D'Lima, da SouthWood Drums. Então, resolvi pintar uma faixa marrom de 2cm no meio do tambor, antes de envernizá-lo. Aproveitei e pedi para acertar as bordas em 45graus e lixar o interior.

Essa é com apenas uma mão de verniz, sem lixar ainda, para testar a tonalidade do marrom.

Ainda inspirado na SouthWood, encomendei esse aro para a caixa

Enquanto o Joel finalizava esse acabamento, parti para o polimento das ferragens. Cada parafuso, canoa, caneca, garra, aro e demais acessórios foram polidos em uma politriz, utilizando cera específica para isso.

Como sou católico, resolvi mandar fazer uma pele personalizada para o bumbo na Vinil Drums com a medalha de São Bento. Verificamos a tonalidade de acordo com o acabamento da bateria.

Uma paixão e o amor da minha vida!!

Depois, comprei peles Aquarian (Super Kick 1 pro bumbo, Response 2 coated para os tons, Performance 2 coated para o surdo e Hi Frequency coated para a caixa), automático Pear Chad Smith e esteira PureSound Super 30, além de bags, Patch pro bumbo, mais parafusos de afinação e outros pequenos acessórios.

Sem mais delongas, minha bateria ficou assim:

Nessas fotos, faltam os tons de 8 e de 12.

E assim, finalizo o post. Foram cerca de 6 meses trabalhando nela. Devagar, pois tinha que usar as poucas horas livres para isso. Tive uma bateria emprestada para tocar nesse meio tempo. A ansiedade estava grande. Graças a alguns parceiros (Joel Dias, Izabela Dias da Days Music Story de BH, Jean da Vinil Drums, Dino D'Lima da SouthWood e principalmente, meu amigo e vizinho Marco Aurélio, sem o qual nada disso seria feito), tenho agora uma bela bateria, com um puta som e um acabamento primoroso!!!

Vídeo com celular!

Editado por Marcos Abreu - 07/04/19 as 14:22
Links Patrocinados

Fernando.Soares Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/08/13
Pontos: 2289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/04/19 as 18:18
Meu senhor.

Ressuscitou a bateria!!

Que baita trabalho mano, serio, ficou sensacional!! Parabéns!!

Que harmônico mais lindo dessa caixa!! Todo kit ta com uma sonzera foda!!

Abraço!

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/04/19 as 12:07
Originalmente postado por Fernando.Soares Fernando.Soares escreveu:

Meu senhor.

Ressuscitou a bateria!!

Que baita trabalho mano, serio, ficou sensacional!! Parabéns!!

Que harmônico mais lindo dessa caixa!! Todo kit ta com uma sonzera foda!!

Abraço!

Valeu, mano... Realmente, o resultado final me surpreendeu! 
E esse som da caixa ficou sensacional! Eu curto afinação média com alguns harmônicos agudos e ficou exatamente assim! Trampo que valeu a pena cada segundo e cada centavo investidos.
fantasminha Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 07/02/19
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fantasminha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/19 as 18:02
Parabéns, ficou lindona! E com um sonzão. Espero um dia também poder dar vida nova a um kit que tenho encostado aqui. 

Tenho uma pergunta: para o acabamento, você usou apenas verniz? Estou com um projeto de transformar um tom em caixa e bateu essa dúvida. Tinha desconsiderado o verniz porque escurece a madeira, mas, vendo o seu kit, percebo que o resultado ficou bastante natural. Antes estava entre goma laca, óleo de linhaça e seladora. Você (ou o luthier que te ajudou) sabe alguma coisa sobre esses outros tipos de acabamento? 

Mais uma vez, parabéns pela empreitada e sucesso com esse tesouro! 

Edit: como já tinha abordado essa dúvida em outro tópico, copio abaixo o endereço do post original. 

Editado por fantasminha - 09/04/19 as 18:10
Bolacha Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 01/12/04
Pontos: 5060
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bolacha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/19 as 21:41
Marcos, que trabalho espetacular você fez nessa bateria!
E que bom que você deu uma nova vida à ela, a Adah dessa época era bem bacana.

Em vez de ter uma Odery Custom, agora tem a sua própria Adah Custom, e o principal: customizada por você mesmo.

Parabéns pelo trabalho e pelo detalhamento do tópico, muito bom de ler e de apreciar.

Abraços.

Ps: belíssimos pratos Domene!
Douglas Trigo Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/09/07
Pontos: 6929
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Douglas Trigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/04/19 as 21:44
Parabéns amigo! Extremo bom gosto em todos os níveis de detalhe.

Abraços!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/19 as 00:33
Originalmente postado por fantasminha fantasminha escreveu:

Parabéns, ficou lindona! E com um sonzão. Espero um dia também poder dar vida nova a um kit que tenho encostado aqui. 

Tenho uma pergunta: para o acabamento, você usou apenas verniz? Estou com um projeto de transformar um tom em caixa e bateu essa dúvida. Tinha desconsiderado o verniz porque escurece a madeira, mas, vendo o seu kit, percebo que o resultado ficou bastante natural. Antes estava entre goma laca, óleo de linhaça e seladora. Você (ou o luthier que te ajudou) sabe alguma coisa sobre esses outros tipos de acabamento? 

Edit: como já tinha abordado essa dúvida em outro tópico, copio abaixo o endereço do post original. 

Fantasminha, eu respondi seu tópico lá. Realmente, não cheguei a pesquisar muito sobre outros materiais pq queria chegar nesse nível aqui. Como conheço esse luthier há anos e seus violões são obras de arte, sabia que ele conseguiria chegar próximo com o mesmo processo dele. Fechei os olhos e confiei. Só pedi a pintura no meio.

Valeu... O trabalho foi grande e o resultado, muito gratificante.
Abraço.
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/19 as 00:42
Originalmente postado por Bolacha Bolacha escreveu:

Marcos, que trabalho espetacular você fez nessa bateria!
E que bom que você deu uma nova vida à ela, a Adah dessa época era bem bacana.

Em vez de ter uma Odery Custom, agora tem a sua própria Adah Custom, e o principal: customizada por você mesmo.

Parabéns pelo trabalho e pelo detalhamento do tópico, muito bom de ler e de apreciar.

Abraços.

Ps: belíssimos pratos Domene!

Pô, Bolacha, valeu demais! Como disse no tópico, sempre curti muito o som dela, mesmo com peles de terceira linha e velhas. Quando aprendi sobre o Marfim, saquei que essa era pra ficar comigo mesmo. É o que preciso em questão de sonoridade. E com essas Aquarian, não tive erro.
Quis detalhar esse tópico para ajudar a galera que se interessar pelo assunto. Me lembrei daquela outra Adah, que era do Gereba, que o Tomassini reformou. Aquele tópico me inspirou a fazer isso aqui e, assim, espero inspirar outros.

Sobre os Domene, meu Deus... Estou devendo um review aqui. Tudo Custom TB. Ainda terei minha Odery, e tô felizão com essa Adah "autocustom" hehehe
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/19 as 00:42
Originalmente postado por Douglas Trigo Douglas Trigo escreveu:

Parabéns amigo! Extremo bom gosto em todos os níveis de detalhe.

Abraços!

Valeuuuuuuu, Trigo!
fantasminha Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 07/02/19
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fantasminha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/19 as 14:19
Originalmente postado por Marcos Abreu Marcos Abreu escreveu:

Fantasminha, eu respondi seu tópico lá. Realmente, não cheguei a pesquisar muito sobre outros materiais pq queria chegar nesse nível aqui. Como conheço esse luthier há anos e seus violões são obras de arte, sabia que ele conseguiria chegar próximo com o mesmo processo dele. Fechei os olhos e confiei. Só pedi a pintura no meio.

Abraço.

Nessas horas é bom poder contar com um profissional! Matou a pau acabamento e pintura. Também, tendo o trabalho da SouthWood como inspiração, difícil algo sair errado. ;)
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/19 as 21:39

....Me lembrei daquela outra Adah, que era do Gereba, que o Tomassini reformou. Aquele tópico me inspirou a fazer isso aqui e, assim, espero inspirar outros.

Sobre os Domene, meu Deus... Estou devendo um review aqui. Tudo Custom TB. Ainda terei minha Odery, e tô felizão com essa Adah "autocustom" hehehe

Nossa o Tomassini fez um puta milagre naquela Adah. Quando vi o cara repassando a batera naquele estado eu nunca imaginava que aquilo poderia virar um instrumento musical de novo. E virou O INSTRUMENTO musical.

Mas teu trampo ta no mesmo nivel, em qualidade e resultado.

Em Marcos, foi tu que encomendou um Crash la com o Chico e apelidou de Clodovil Crash??

Tinha um membro aqui no forum que fez um kit inteiro com o Chico e não lembro se era você mesmo hehehehehehe

Clodovil Crash, pqp, o nome mais estiloso que ja vi num trampo custom kkkkkkkkkk

Cara, serio, deixa a Odery pra lá. A não ser que esteja folgado de grana.

E não é por achar que não vale a pena, muito pelo contrário, eu sigo firme na saga da Odery Custom e acho que mais uns 2 ou 3 anos finalizo meu kit, isso que são só 4 tambores kkkkkkkk

Mas é que o som dessa Adah ta bão demais mano, nunca vai deixar falta, e é isso que importa.

Mais um vez parabéns pelo trampo, por tudo, ficou foda demais!

Abraço!

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/04/19 as 12:26

Abraço.

Nessas horas é bom poder contar com um profissional! Matou a pau acabamento e pintura. Também, tendo o trabalho da SouthWood como inspiração, difícil algo sair errado. ;)

O Dino tem feito caixas maravilhosas!!!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/04/19 as 12:39

....Me lembrei daquela outra Adah, que era do Gereba, que o Tomassini reformou. Aquele tópico me inspirou a fazer isso aqui e, assim, espero inspirar outros.

Nossa o Tomassini fez um puta milagre naquela Adah. Quando vi o cara repassando a batera naquele estado eu nunca imaginava que aquilo poderia virar um instrumento musical de novo. E virou O INSTRUMENTO musical.

Mas teu trampo ta no mesmo nivel, em qualidade e resultado.

Em Marcos, foi tu que encomendou um Crash la com o Chico e apelidou de Clodovil Crash??

Tinha um membro aqui no forum que fez um kit inteiro com o Chico e não lembro se era você mesmo hehehehehehe

Clodovil Crash, pqp, o nome mais estiloso que ja vi num trampo custom kkkkkkkkkk

Cara, serio, deixa a Odery pra lá. A não ser que esteja folgado de grana.

E não é por achar que não vale a pena, muito pelo contrário, eu sigo firme na saga da Odery Custom e acho que mais uns 2 ou 3 anos finalizo meu kit, isso que são só 4 tambores kkkkkkkk

Mas é que o som dessa Adah ta bão demais mano, nunca vai deixar falta, e é isso que importa.

Mais um vez parabéns pelo trampo, por tudo, ficou foda demais!

Abraço!

Aquele trabalho do Tamassini foi inspiração total. Se ele fez aquilo com aquela bateria, eu tb poderia fazer na minha, que estava num estado muito melhor!

Sobre o Clodovil, era do Ademir (Jazzbrazuca). Conhece a Domene através desse mesmo tópico. Daí, parti para estudar sobre timbres, shape, acabamentos de pratos, para fazer os meus. Tô felizão. Preciso montar um review aqui!

Sobre a Odery custom, é sonho desde quando comecei a tocar, lá pelos idos de 1998. Sempre quis e, apesar de conhecer muito sobre a bateria (cascos, madeiras, peles, aros, etc.) e ver o quanto as grandes marcas oferecem, vejo a Odery Custom num mesmo patamar e é brasileira! Sonho é sonho!
Tenho planos de tê-la até 2022. Mas sem pressa! Como eu disse nó tópico, essa Adah será a segunda bateria, lindona desse jeito. Ainda não defini se levo a Odery mais pro Jazz e deixo a Adah pra geral ou se deixo a Adah para geral/Jazz e faço a Odery mais pauleira! O que importa é que serão para fins diferentes!
Mas até, tô num tesão com essa Adah... kkkk
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/04/19 as 23:32
Acho que essa Adah canta bem um jazz. Harmonicos bem claros, sustain na medida.

Ja uma Odery "pauleira" da pra brincar com uns tambores maiores, madeira, bordas diferentes, mais ou menos profundidade dependendo do gosto. Aí tu faz uma batera pauleira de verdade, que canta bem e não perde volume numa afinação mais grave.

Com as custom, o céu é o limite!! kkkkkkkkk 

Abraço!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/04/19 as 00:24

Acho que essa Adah canta bem um jazz. Harmonicos bem claros, sustain na medida.

Ja uma Odery "pauleira" da pra brincar com uns tambores maiores, madeira, bordas diferentes, mais ou menos profundidade dependendo do gosto. Aí tu faz uma batera pauleira de verdade, que canta bem e não perde volume numa afinação mais grave.

Com as custom, o céu é o limite!! kkkkkkkkk 

Abraço!

Exatamente. Esses cascos da Adah são finos, com excelente ressonância!
rodolfo_alien Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 12/12/15
Pontos: 301
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodolfo_alien Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/04/19 as 16:13
Q trabalho hein! ficou lindíssima sua batera! Parabéns
Eu pedi ao Rei: Lembre-se de mim! E Ele me deu a vida eterna!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/04/19 as 00:18
Originalmente postado por rodolfo_alien rodolfo_alien escreveu:

Q trabalho hein! ficou lindíssima sua batera! Parabéns

Valeu demais! Tô babando até agora!
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.141 segundos.