Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Luthieria, Manutenção e Limpeza
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda acabamento madeira
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Ajuda acabamento madeira

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fantasminha Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 07/02/19
Status: Desconectado
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fantasminha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda acabamento madeira
    Postado: 31/03/19 as 15:01
Salve! Quero restaurar um tom antigo que tenho aqui. Meu plano é remover o revestimento, lixar e depois fazer o acabamento na cor natural da madeira, sem dar muito brilho mas deixando o casco com uma aparência aveludada. Minha dúvida é: que tipo de acabamento aplicar? Procuro algo natural e incolor. Por enquanto estou entre óleo de linhaça, goma laca e seladora. Tanto a linhaça quanto a laca são naturais, o que é uma vantagem, mas tendem a amarelar a madeira, um contra. Por isso, pergunto: há algum motivo para não usar a seladora? Ela afeta o som do instrumento de alguma maneira indesejável? Amarela com o tempo? Se souberem de outro tipo de acabamento que pode me servir, por favor, escrevam aqui!

Obrigado!
Links Patrocinados

Marcos Abreu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/08/15
Pontos: 147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/19 as 00:27
Então, qual é a madeira só tambor? Na minha Adah, em marfim, daquele tópico, o verniz PU deixou com um aspecto natural, mas deu brilho. Li certa vez sobre o óleo de linhaça. https://www.clubedobaterista.com.br/colunistas/reforma-da-bateria
Talvez te ajude.
Quanto às outras dúvidas, eu não sei te responder.

Editado por Marcos Abreu - 10/04/19 as 00:30
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fantasminha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/19 as 14:14
Opa!

Não posso te dar certeza, mas acredito que a madeira seja lyptus. Também é Adah, só que da linha Classic Wood.

Ótima leitura!Acompanhei a reforma dessa batera do Eduardo Neto no YouTube (aliás, se ainda não assistiu esses vídeos, me parece que o processo dele não foi tão diferente assim do seu). Num primeiro momento o óleo de linhaça deu uma cor bastante natural aos tambores, mas depois o próprio Eduardo disse que amarelou a madeira... É uma ciência complicada, essa dos acabamentos. Acho que vou fazer como você e confiar essa parte a um luthier. De qualquer forma, muito obrigado!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/04/19 as 08:17
Originalmente postado por fantasminha fantasminha escreveu:

Opa!

Não posso te dar certeza, mas acredito que a madeira seja lyptus. Também é Adah, só que da linha Classic Wood.

Ótima leitura!Acompanhei a reforma dessa batera do Eduardo Neto no YouTube (aliás, se ainda não assistiu esses vídeos, me parece que o processo dele não foi tão diferente assim do seu). Num primeiro momento o óleo de linhaça deu uma cor bastante natural aos tambores, mas depois o próprio Eduardo disse que amarelou a madeira... É uma ciência complicada, essa dos acabamentos. Acho que vou fazer como você e confiar essa parte a um luthier. De qualquer forma, muito obrigado!

No meu caso, fui no de violão por não ter de bateria aqui. Ia ficar inviável mandar para outra cidade. Mas foi melhor do que fazer eu mesmo.
Só vai fazer no tom?
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fantasminha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/04/19 as 02:02
Entendi! Vou ver o que encontro na minha cidade, nunca se sabe. 

Para começar, só o tom. Quero experimentar transformá-lo numa caixa compacta, de apenas uma pele, usando um automático interno. Já vi modelos assim da DW e da Toca. 

Mas, se tomar gosto pela coisa, já tenho outro projeto em mente: transformar uma batera aposentada em um kit "café", usando o surdo de 16"x16" como bumbo. Como todos os três tambores são em basswood, de som mais grave, sobrou pro jazz. Com a afinação e as peles certas, pode ficar interessante. 

Se um dia eu botar na prática essa ideia, com certeza vou querer dicas suas!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/04/19 as 16:51
Manda ver!!! É gratificante demais!!!
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.