Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Produtos e Marcas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Kit (bastante) compacto
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Kit (bastante) compacto

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fantasminha Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 07/02/19
Status: Desconectado
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fantasminha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Kit (bastante) compacto
    Postado: 07/02/19 as 03:36
Alô, galera!

Novato aqui, entrei no fórum justamente para criar este tópico. É que ultimamente tenho me interessado por bateras compactas e fiquei com vontade de saber se alguém compartilha essa pira. Bolei o seguinte kit: cajón como bumbo, caixa de 10", pandeiro de 12", chimbal de 10", splash de 8" e condução de 14" ou 16". Ainda estou no meio do caminho de adquirir essas peças.

Ah, curto tocar samba e bossa, por isso o volume mais baixo não é problema. Uso sempre vassourinhas ou aquelas Blasticks de plástico. 

Para quebrar o gelo, já faço algumas perguntas:

1) Se alguém tiver uma recomendação de caixa de 10", se apresente! Por aqui encontrei uma Mapex e uma Yamaha. Gostei mais da Yamaha. Também sei de modelos da Pearl e da Odery, mas esses não me interessaram tanto. Minha menina dos olhos é a Toca Jingle Snare, mas essa, só na gringa.

2) O ponto mais polêmico é a condução. Inicialmente pensei em ter somente um chimbal e um splash e conduzir no splash. Procurei por splashes com rebites e experimentei com uma correntinha, mas aí o problema é que eles acabam encurtando demais o som. Como gosto muito daquele "tsss" dos pratos de jazz, desisti da ideia. Agora procuro uma condução menorzinha. Já vi gente usando o prato de baixo do chimbal como condução, mas dos que testei nenhum me agradou. A Ziltannan fabricava uma condução de 16", restam algumas usadas online. Finalmente tive a ideia de usar um ataque fino de 14" ou 16". Alguém aqui já tocou o Orion Mainstream Percussion Crash 14"? Sabem dizer se daria uma boa condução?

Mas estou mesmo interessado em saber se alguém mais curte essa onda! Por favor, compartilhem suas ideias. Todas são bem-vindas.

Abaixo o link para um site dedicado ao assunto:

compactdrums.com

...e um vídeo com algumas sugestões criativas de uso para o cajón:

youtu.be/i8fnCFURAb8

Um abraço!
Links Patrocinados

Trigueiro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 03/09/17
Pontos: 7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Trigueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/02/19 as 01:44
Fala, mestre!

Para fazer às honrarias da casa, seja bem-vindo!

Sou adepto a essa ideia do compacto também. Sou católico e costumo tocar apenas na igreja e em reunião de amigos, levo a sério mas nunca fiz de forma profissional.

Na igreja, cê deve saber que a variação de acústica é uma loucura. Tem dias que a gente toca numa capela, tem dias que num salão e as vezes ao ar livre. Algumas vezes tenho liberdade pra soltar o braço e outras não, então busquei algo que me fosse versátil e me desse muitas possibilidades.

Cheguei num set que, para mim, é o ideal:
Cajon Pithy modelo turbo pra tirar os sons graves com um pedal invertido. Troquei o batedor por uma bola de tênis, funciona super bem, me dá kick, não agride o tampo do cajon e ainda é bonitinho. Uma caixa de 14'x3,5' de alumínio da Mapex, pele remo original (ainda não fiz substituição). Um hihat octagon de 13', que é mais agudinho. 
Numa estante, uso um medium crash orion de 16' ou um ride de 20' também octagon. Dada a limitação de volume em algumas oportunidades citadas anteriormente, nesse formato uso mais para conduzir. Sempre tenho nessa mesma estante um carrilhão de 24 barras e, às vezes, um splash de 10'. Basicamente, é isso, sempre utilizando baquetas de pescoço mais longo pra explorar mais o aro da caixa.
Esse set uso mais em missas ou coisas mais leves (o que não impede músicas mais animadas, a caixa e, especialmente, o crash me permite isso. Geralmente, temos um teclado e baixo e/ou violão).

fantasminha Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 07/02/19
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fantasminha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/02/19 as 10:14
Valeu, Trigueiro!

Massa o seu kit, é bem próximo do que eu tenho em mente, mesmo. Posso perguntar qual é o modelo do splash e como é mais ou menos o som dele? 

Também gostaria de saber se cê tem alguma dica de prato de ataque bom para conduzir. Imagino que cê tenha procurado um pouco até chegar nesse Orion de 16", né?     

Brigadão!
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.