Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Percussão e Harmonia!
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Percussão e Harmonia!

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucasferdinandi01 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 05/06/13
Status: Desconectado
Pontos: 4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasferdinandi01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Percussão e Harmonia!
    Postado: 03/01/18 as 21:43
Olá amigos! Tenho alguma experiência com bateria (3 anos) e tocando sempre com os mesmos amigos. Chegamos então a ideia de composição, e por mais que hajam os preconceitos sobre bateristas, todos sabemos que no que diz respeito a relação com a música no todo não devemos nada!
Porém, sinto que na composição, me falta a "linguagem" para comunicar uma ideia de harmonia para os meus outros amigos e mais e mais isso vem se tornado uma preocupação para mim. Gostaria de saber se algum amigo aqui do fórum tem algum envolvimento com algum tipo de estudo sobre teoria e harmonia mas pela perspectiva de quem toca bateria, gostaria de saber se existem materiais ou qualquer coisa do gênero! Obrigado a todos!
Tchubirabirom . . .
Links Patrocinados

Marcos Abreu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/08/15
Pontos: 115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/01/18 as 17:59
Cara, certa vez li algo sobre linhas melódicas na bateria.
Uma coisa que procuro fazer é prestar atenção em frases melódicas dos outros instrumentos, verificando se as notas sobem ou descem e produzir nos tambores dos graves pros agudos e vice versa. Outra idéia é identificar os harmônicos dos pratos e, quando eu tiver que fazer algum preenchimento, seguir a subida ou descida da melodia.
Agora, independente de usar como baterista, é sempre válido estudar harmonia e teoria musical como um todo.
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/07/11
Pontos: 2292
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/01/18 as 21:15
O "princípio" é mais ou menos o que o Marcos Abreu disse. A menos que vc tenha a disposição e paciência pra ter um kit ao estilo Terry Bozzio vai ser meio que impossível reproduzir uma harmonia junto com outros instrumentos, agr a questão da bateria "falar" de maneira harmônica e melódica (essa principalmente) é uma coisa que eu tenho como super importante se vc quiser desenvolver um lado mais profissional. Se tiver a ideia de montar um acorde (na batera complica pq o acorde é formado a partir de tríades) o ideal é afinar a bateria em intervalos de um determinado acorde. Por exemplo, vc tem um kit "comum" (dois tons e um surdo) e vai afiná-lo pensando num acorde qualquer, vou usar Fá maior como exemplo. Assim vc afinaria a bateria usando a tríade de Fá maior (fá-lá-dó), a ordem não importa (surdo, tom, tom ou tom, tom, surdo). Assim vc consegue por exemplo fazer uma frase (ou parte dela) de determinada música que tenha essas notas, se a intenção for casar as mesmas notas.
No meu caso eu afino a minha batera em Dó maior com 7ª maior (dó-mi-sol-si), porém eu afino começando pelo 16' e a sétima no 10'. Dá pra criar frases melódicas bem legais quando vc estuda assim, e vários bateras usam dessa filosofia. Neil Peart usa assim mas o tom 10' ele jogava uma oitava acima, Akira Jimbo se não me engano faz assim tbm com a mesma oitava acima no 10'.
O lance dos harmônicos dos pratos tbm é super interessante, apesar de eu ter comigo que esse som é pra um lance bem específico já que não tem mt volume.
Instagram: @ezequielalves12 segue lá ;)

https://www.youtube.com/user/Ezekielbatera
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/01/18 as 23:53
Pra complementar... a música "Sing sing sing (with a swing)", de Benny Goodman, é um clássico do Jazz, sendo uma das atuações mais memoráveis de Gene Krupa. Se você não conhece a música, segue uma das gravações mais bacanas.
https://youtube.com/watch?v=62ZSQUyU00s
Preste bem atenção no tema principal. E agora veja o que fez Jaff Hamilton... ele faz menção ao tema usando apenas os tambores. A melodia começa mais precisamente em 43s.
https://youtube.com/watch?v=_Kmjy_DWu5c

Editado por Marcos Abreu - 05/01/18 as 23:54
lucasferdinandi01 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 05/06/13
Pontos: 4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasferdinandi01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/01/18 as 22:19
Marcos e Ezequiel, esse post cumpriu grande parte do seu propósito, primeiramente por entender que outros bateristas tem preocupações parecidas com as minhas. Sinto que o ideal é fazer o que tento praticar a algum tempo já (alinhar o uso de cada componente da bateria a uma expressão harmônica que acontece a minha volta). Ainda não entrei na especificidade da afinação em si, como o Ezekiel mencionou logo alí o exemplo do Neil Peart. Ainda repousa na minha cabeça que da sim para participar de uma grande composição, como baterista, sem uma educação teórica de músico clássico, porém, essa educação só tem a acrescentar, obviamente, desde já vou me posicionar em busca de materiais que me possam instruir sobre a teoria e consequentemente, harmonia. Obrigado aos srs!
Tchubirabirom . . .
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/01/18 as 22:44
Olha, não precisa de uma formação clássica. Mas é fundamental conhecer o mínimo de teoria e harmonia.
No Jazz é muito comum haver mais essa interação entre bateria e harmonia. Em algumas coisas meio progressivas tb. Repare bem como muitas frases do Dream Theater soam. Neil Peart tb apresenta alguns elementos melódicos em suas frases... resumindo, a criação de uma frase na bateria não deve ser baseada apenas no tempo (ritmo) da melodia, mas também nos intervalos melódicos. Mesmo que a percussão não apresente as mesmas notas musicais que os instrumentos melódicos.
Outra questão importante no estudo que você está buscando é saber propor arranjos junto com os demais músicos. Dominar aspectos da harmonia será de grande valia, principalmente se você tb souber tocar um instrumento desses.
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/07/11
Pontos: 2292
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/01/18 as 13:13
Ia mencionar isso tbm, teoria musical não está ligada somente à formação clássica. Minha base por exemplo está longe de ser clássica, teoria fui estudar msm eu já tinha 14, 15 anos. Bateria comecei aos 8 com meu tio me dando uma base tbm, o resto fui na cara e coragem.
Agr vale lembrar que esse lance de afinação funciona quando vc tá na sua batera usando as peles que vc tá acostumado. Em palco quase nunca isso funciona, já que a gente não sabe o que vai encontrar de batera e as peles em 99,9% das vezes é aquela Evans Hidraulic horrorosa. Mas vale o conhecimento.
Instagram: @ezequielalves12 segue lá ;)

https://www.youtube.com/user/Ezekielbatera
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.062 segundos.