Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Baterias Eletrônicas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Módulos Alesis Trigger IO x Roland TD-4.
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Módulos Alesis Trigger IO x Roland TD-4.

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Augusto Nitalski Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 08/12/17
Status: Desconectado
Pontos: 15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Augusto Nitalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Módulos Alesis Trigger IO x Roland TD-4.
    Postado: 08/12/17 as 18:25
Boa tarde!
Gostaria de saber se posso conectar um módulo Alesis Trigger IO no meu módulo Roland TD-4. Se sim, como é feita a conexão dos dois módulos? Dá pra usar os timbres do TD-4 nos pads ligados ao Alesis ou teria que usar os timbres do Alesis nesses pads? O Alesis Trigger IO passa pelo TD-4 até chegar no ampli ou são necessários dois cabos para ligá-los no ampli? E quais são os pads ideais para eu usar como prato e como terceiro tom para o módulo Alesis Trigger IO?
Agradeço a ajuda!
Links Patrocinados

GUIMBC Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/09/14
Pontos: 834
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUIMBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/12/17 as 10:52
Olá amigão.
Infelizmente o módulo Roland TD4 não possui midi in (somente midi out), então você não irá conseguir ligar seu Alesis I/O via midi no TD4 para poder expandir seu kit... e se eu não me engano o Alesis Trigger I/O também não possui midi in, somente out.... neste caso não tem possibilidade de expansão também...

Sugiro vender seu TD4 e comprar um TD9, acredito que terá que investir uns 600~700 para este upgrade, mas pode ter certeza que valerá a pena! O TD9 é muito mais completo e possui midi-in e midi-out, assim você poderá utilizar o TD9 como módulo principal, conectar o Midi out do I/O no midi in do TD9 e expandir a quantidade de pads (saindo o som onboard do TD9). Os tons e surdo do TD9 são estereos, então você conseguirá utilizar cabo em Y para aumentar ais mais o número de pads.

Sei que é meio confuso entender, mas caso faça o upgrade conte comigo para te auxiliar nas conexões.

Valeu, grande abraço!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Augusto Nitalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/12/17 as 09:05
Bom dia, GUIMBC!
Entendi quase tudo, cara. Já tava meio ligado que o ideal seria trocar de módulo, mesmo. Imagino que a qualidade dos timbres de bateria e percussão do TD-9 seja melhor, é isso mesmo? Porque os sons dos tons e surdo, principalmente, que saem do TD-4 no meu ampli Roland PM-10 não são lá tão bons.
Só uma dúvida: se eu ligar um Alesis Trigger IO no Td-9, eu vou precisar de cabo em Y (splitter, certo?)?
Muito obrigado pela ajuda!
Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 11/10/03
Pontos: 4778
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/12/17 as 11:30
As dicas dadas são excelentes, talvez com a falta de grana poderia procurar um td6 preto (versão menos antiga que a roxa), é meio difícil de achar mas custa menos que o td9.

O cabo splitter acho que é só para usar dois pads monos em um espaço do módulo que é stereo. Não sei se seria um split para ligar, seria um cabo sem divisão, para ligar em "cascata", seria isso?
GUIMBC Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUIMBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/12/17 as 09:00
Bom dia, Augusto. Blz?

Não, você irá ligar um cabo midi saindo do midi out do seu Alesis I/O no midi in do TD9 (ou qualquer outro módulo que tenha o midi in - isso é fundamental). Depois disso, dentro das configurações midi de cada módulo, você terá que atrelar a mesma nota midi no I/O e no TD9 para quando tocar um pad no I/O ele enviar um sinal midi para o TD9 acionando o som correspondente do TD9. Sei que é meio confuso de entender neste momento, mas caso faça a compra eu posso te ajudar posteriormente...

O cabo Y (splitter) é utilizado para dividir um sinal estéreo em dois mono, ou seja, como exemplo no TD9 o tom tem dois sons, o som de pele e o som de aro. No aro você pode colocar qualquer som, seja de próprio aro ou som de cowbell, china, splash... mas as vezes fica meio estranho tocar o som de prato no aro do tom, então com um cabo adptador em Y você consegue ligar um pad de prato separadamente, assim seu tom terá somente o som de pele (mono) e separadamente você terá um prato adicional (mono).

Em relação ao som do TD4 e TD9 eu não diria que a qualidade do som seja superior, mas o TD9 tem muito mais sons/samples de cada tambor possibilitando assim maior customização e consequentemente maior facilidade de sons que te agradariam. Na realidade os sons Roland são bem sintéticos, para ter um som bacana do próprio módulo somente com um TD25 ou TD30 e mesmo assim não são sons tão realísticos, infelizmente. Para ter sons realísticos de fato somente com VSTs (Superior Drummer 3, Addicitive Drums 2 etc) ou com módulos tops (e caros) que somente vendem no exterior > seria o aD5 da ATV (custa USD1.100) ou o Mimic Pro da Pearl (custa USD2.200).

Caso tenha curiosidade, eu comprei o aD5 e fiz uma demo com os sons do módulo neste vídeo:

Obrigado, me mantenho à disposição, grande abraço!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Augusto Nitalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/12/17 as 09:28
Entendi, GUIMBC!
Bom ficar sabendo desses detalhes. Obrigado também, Link!
Mais uma dúvida: com um módulo TD-9 eu conseguiria som de pele e de aro nos pads PD(4KP) que vem na bateria TD-4KP ou esses pads não reconhecem essa "divisão"?
GUIMBC Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUIMBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/12/17 as 09:41
Acredito com seus pads de tons e surdo seja mono, ou seja, eles não tem o sensor de aro, portanto somente irão funcionar mono.
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Augusto Nitalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/12/17 as 11:10
Certo, parece que é isso mesmo, afinal os pads não tem essa distinção de pele e aro. O certo seria vender a bateria inteira e comprar outra. Valeu! Abraço!
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.