Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Afinação e microfonacão
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Onde por tratamento acústico
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Onde por tratamento acústico

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Kreca Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 10/02/17
Status: Desconectado
Pontos: 52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kreca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Onde por tratamento acústico
    Postado: 14/11/17 as 13:17
Boa tarde rapaziada.

Tenho um quarto da "bagunça" la em casa e é onde eu toco bateria, atualmente ele esta dando uma esvaziada e pretendo dar um tapa no som com espumas acústicas, a questão é que é um quarto de tamanho considerável então não tenho grana para por espuma em todo ele, e a pergunta é:

Em qual local priorizo a instalação das placas, na frente da bateria, atras, dos lados, em cima.....?

Caso alguém já tenha feito esses testes e quiser compartilha-lo....

Valeu!!
Links Patrocinados

rpresser Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 07/11/13
Pontos: 305
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rpresser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/11/17 as 14:55
Kreca, beleza?

Tem um monte de exemplos de cobertura parcial de estúdios na internet.

Eu pesquisei um montão e resolvi colocar nos lados e atrás da bateria (na frente tenho o armário onde guardo as tralhas e deixo ele com as portas abertas quando vou estudar. a minha sala tem aprox. 3x3m. Nos cantos atrás da bateria coloquei os bass traps de espuma triangular, quatro peças de 60cm de altura cada.

Comprei um rolo de 1,90x5,5 da Herval e a quantidade foi exata pra minha necessidade. O som ficou muito bom.

Faço uns testes com meu celular moto g4 plus gravando vídeos e audio (baixei um app)e fica realmente bem bom o som. Não fica profissional. mas fica bem bom. Ouve-se perfeitamente todos os tambores, sem nenhuma embolação do som.
UP THE IRONS!
Viva Bonham!
Curta, ou xingue, no youtube: Banda Bob Jones e Laranja Mecânica banda (Novo hamburgo)
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/07/06
Pontos: 400
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19/11/17 as 21:25
Falae cara, blz ?

Nao sou profissional em acustica, vou só passar umas dicas que peguei durante os anos, tenho estudio e sei o que funciona e o que nao funciona. Vc pode usar um principio simples pra tratar sua sala mas, primeiro vc tem que saber o tamanho e de quanto material vai precisar. Mas é o seguinte, cada parede revestida a outra vc deixa "nua", ex: se o chao é carpete ou ceramica (melhor um carpete), o teto vc reveste com espuma acustica, se a parede atras da bateria é "nua", a da frente vc reveste com espuma. Obedecendo essa "regra", vc terá 3 paredes revestidas e 3 "nuas". Isso é o minimo que vc pode fazer, tratar as primeiras reflexoes, de modo que elas percam energia, sejam "filtradas" e nao formem ondas cíclicas, melhorando mto o som do ambiente. Pra ir melhorando a coisa, vc pode fazer difusores de baixo custo com paineis de madeira e paletes pra colocar nessas paredes "nuas", a ideia é mudar a direçao da frequencia gerada pelo instrumento pra ela nao se tornar cíclica e/ou estacionaria (formando microfonias, ressonancias indesejadas e perdendo definição sonora). Abaixo, alguns exemplos de difusores baratos de fácil construção:

Outra coisa que vc pode fazer, como o rpresser já comentou, é colocar bass traps nos cantos da sala. Os bass traps ficam nos cantos, pq as frequencias graves se acumulam nas extremidades, por isso esse nome que grosseiramente significa armadilha de grave. As frequencias vão ser absorvidas por ele, deixando o som mto mais limpo, definido, sem aquela sensação que tudo esta embolado lá dentro.

Então cara, a principio vc pode fazer isso. Tem mtas dicas, videos demonstrando como construir paineis acusticos, difusores e bass traps. Dessa forma, alem do som, vc pode ir melhorando a estetica do ambiente deixando-o com cara de estudio profissional e soando como um. Só mais 2 coisas, primeiro, nada disso serve como isolamento, o pessoal faz mta confusão e a outra é que, se houver umidade no seu quarto, resolva antes de instalar qualquer painel ou espuma, pq isso vai se tornar uma dor de cabeça posteriormente e pode danificar seus equipamentos.

Abraço, qualquer coisa estamos por aqui.

Editado por DeEpLiKe - 19/11/17 as 21:29
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 horas 46 minutos atrás as 12:14
Originalmente postado por rpresser rpresser escreveu:

Nos cantos atrás da bateria coloquei os bass traps de espuma triangular, quatro peças de 60cm de altura cada.

Desculpa me intrometer, nao sei se vc sabe ou se atentou pra isso, mas os bass traps tem eficiencia mto reduzida se não preencherem todo o vão do canto, de baixo até em cima da sala. O ideal é que ele fique do chão até encostar no teto, bem encaixado e selado no lugar onde é aplicado. Outro detalhe é que a lã mineral deve ser de alta densidade, acima de 60kgs/m3.

Kreca Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 10/02/17
Pontos: 52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kreca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 horas 49 minutos atrás as 13:11
Fala rapaziada...

Muito obrigado pelas dicas!!

Vou começar colocando as espumas nas paredes, porém tenho uma dúvida. Não vou ter grana para cobrir uma parede toda, minha dúvida é, mais vale eu colocar 4m² de espuma formando uma coisa só, ou espalhar os mesmos 4m de espuma na mesma parede mas intercalando espaços com e sem espuma?

Quanto os bass traps, se eu colocar a bagulhada do quarto nos cantos iriam funcionar como as bass traps ou não?

Valeu!!!
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 horas 54 minutos atrás as 17:06
Originalmente postado por Kreca Kreca escreveu:

Não vou ter grana para cobrir uma parede toda, minha dúvida é, mais vale eu colocar 4m² de espuma formando uma coisa só, ou espalhar os mesmos 4m de espuma na mesma parede mas intercalando espaços com e sem espuma?

é mais interessante vc intercalar e nos espaços vazios, tente colocar alguma coisa pra difundir o som, algo com formas irregulares.

Originalmente postado por Kreca Kreca escreveu:

Quanto os bass traps, se eu colocar a bagulhada do quarto nos cantos iriam funcionar como as bass traps ou não?

Melhor deixar vazio, pq nao vai surtir efeito. Se vc enrolar uma espuma ortopedica, talvez tenha alguma utilidade, porem fica caro preencher todo vão assim.
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.092 segundos.