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Opiniões sobre Surdo 18"

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Fernando.Soares Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Opiniões sobre Surdo 18"
    Postado: 13/11/17 as 07:06
Fala pessoal, tudo bem?

Seguindo a novela da batera custom, a próxima peça que irei encomendar é o surdo.

Gosto de batera grande, de som grave e cheio, então estou pensando entre surdo 18" ou 16". Terá que ser um ou outro, pois não tenho planos de tocar com dois surdos ainda.

O problema é que nunca toquei em um surdo 18". Não sei como ele se comporta nas mais variadas situações. Ensaios, gravações, shows etc...

Queria saber de quem tem ou ja tocou em surdo 18" quais são ou quais foram as impressões.

É tranquilo ter apenas um surdo de 18" no kit?

Agradeço todos os pitacos!

Abraço!
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Bolacha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bolacha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 08:42
Você pode se inspirar nos kits, por exemplo, do Mike Bordin (Faith No More - tons 14 e 15, surdo 18 e bumbo 24) e Dave Grohl (na época do Nirvana - tom 14, surdo 18 e bumbo 24), já que você tem o bumbo 24x16 (é essa medida né?).

Surdo de 18 não vai ser versátil, mas creio que o seu som já está bem idealizado na sua cabeça e no da sua banda/projetos. Se você prioriza mais o som bem grave e cheio do que qualquer outra coisa, creio que seja esse o seu surdo.

Já toquei em surdo de 18x16 de uma acrílica (réplica de Lud Bonham) e 18x15 de uma Collectors, ambos em estúdio. É realmente um som bem grave e cheio, dá uma preenchida generosa no ambiente, massa sonora bem gorda, eu gostei bastante, para uma proposta rock e congêneres é bem bacana, para outros estilos penso que soaria mais experimental do que característico. Show infelizmente nunca fiz com surdo dessa medida.


Editado por Bolacha - 13/11/17 as 08:43
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alja Ver Drop Down
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Qual o tamanho do bumbo e do tom que irão acompanhar este surdo?
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Fernando.Soares Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 13:27
Valeu as dicas Bolacha!

Bumbo ja é um 24x16". O tom será de 13", só não decidi se a profundidade do tom sera 9" ou 10".

Surdo estou indeciso entre 16x15" ou 18x16".

Me ilumine com sua sabedoria mestre Alja!
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alja Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 16:31
Kkkkkkk

Sabedoria? Mestre?
Faço burrada e erro o tempo todo e toda hora mudo de opinião!
Tá ruim demais de confiar...Rsrs

Mas vamos lá...
Se pensar no todo da bagaça, se fosse colocar um tom acima do que tem, 13, com um surdo de 18 estaria 5 polegadas acima no diâmetro e precisaria de um tom de 8 para usar acima.
Com um surdo de 16, estaria 3 polegadas acima do 13 e precisaria de um tom de 10 para compor essa escada de 3 polegadas.
Vc acha legal qual escala 8/13/18 ou a 10/13/16? Acho que tá por aí a questão.
Na Odery que tem aqui o intervalo é bb24/12/15/18. Tem o de 10 antes pra ter um agudo a mais ou usar com o surdo 15 e bumbo 20 mas o intervalo, nada usual, está no 12/15/18.

Velho...sério, faço tanta burrada...

Minha opinião é só uma opinião, nada mais que isso. Nem eu confio sempre nela. Rsrsrs

Abração
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Marcos Abreu Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 21:55
Achei bem diferente esse seu critério, alja. Penso diferente, pois se o kit tende ao grave, com 13 e 18, então fica estranho colocar um tom super agudo como um de 8. Ele pode querer um de 12 pra ser o agudo do set.
Agora, para isso, mais que medida, o que conta é a afinação.
Quanto à pergunta, respondo com outra: o quão versátil quer seu kit?
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Dion Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 23:15
Tenho uma Pearl Mater Custom com tons/surdos nas medidas 8, 10, 12, 13, 16 e 18.
Ao meu ver o surdo de 16 já atende muito bem. O surdo de 18 é legal, mas ele tem alguns pontos negativos.
O som é muito grave, sobra bastante e tal. A não ser que o seu som seja muito específico, você não vai ter muita utilidade no dia a dia para esse tambor. Outro ponto é que ele é grande (mais chapinho pra posicionar na batera e em palcos) e pesa. O meu tem aros die cast e aqueles pézinhos reforçados, o que deixa o tambor pesando 1 tonelada. rs

Não sou fã de surdos de 14, pois acho que "falta" um pouco pro rock n roll, mas o de 16 é perfeito. Se você colocar uma pele estilo emperor ou pinstripe, você vai tirar um puta som de surdo. 
O surdo de 18 é para casos de você querer um grave mais extremo.

Outro ponto importantíssimo, que o Alja já citou, é você conseguir equilibrar a escala de tambores no seu kit. Não adianta ter um surdo lá no extremo grave e depois ficar descompensado no restante dos tambores. Ao meu ver, compensa você pegar um surdo de 16, com cascos finos (pra ele cantar gordão) e ai você coloca uma pele mais espessa. Problema resolvido.
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Fernando.Soares Ver Drop Down
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Valeu pessoal!

Eu tenho vários receios por nunca ter tocado em um surdo 18", e quando encomendei o bumbo foi a mesma coisa, mas quando o bumbo chegou acabaram-se todos os receios, era bem o que eu queria.

Mas no caso do surdo é diferente mesmo. Acho que 18" vai limitar bastante. Toquei a vida toda em surdo 16" e realmente nunca faltou nada, combinação perfeita de ataque e grave.

Ainda bem que existe esse fórum pra nos salvar dessas "burradas"!! kkkkkk

Dion, sobre o Diecast, ajuda muito no controle dos harmônicos? Minha afinação é grave, e não consigo deixar o surdo sem o moongel pra dar uma controlada. Com aros Diecast é possível chegar num tom mais grave mantendo a ressonância viva mas controlada, sem muflers?

Segue o off topic aí, agora sobre Aros! hehehehehe

Abraço e obrigado a todos!!
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Ezekiel Ver Drop Down
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Fernando.Soares, sobre o tom de 13, pq não 13x11? se a ideia é um som gordo tambores profundos são ideais pra isso (os tambores da minha são meio rasos, tem hora q sinto um pouco de falta de som). Surdo 18 já toquei em um, peso e grave maravilhoso, mas tem esse problema de transporte e versatilidade, acredito que o 16 atenderia mt bem.
Aro die-cast ajuda bastante no controle de harmônicos, pra caixa é perfeito por ser um aro mais espesso mas em tons seca até demais. No surdo talvez fique legal, infelizmente ainda não toquei numa batera com die-cast nos surdos.
"Muitos bateristas ficam tão fascinados com velocidade que acabam se esquecendo de fazer música." Joe Morello
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Dion Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fernando.Soares Fernando.Soares escreveu:



Dion, sobre o Diecast, ajuda muito no controle dos harmônicos? Minha afinação é grave, e não consigo deixar o surdo sem o moongel pra dar uma controlada. Com aros Diecast é possível chegar num tom mais grave mantendo a ressonância viva mas controlada, sem muflers?

Segue o off topic aí, agora sobre Aros! hehehehehe

Abraço e obrigado a todos!!

Fernando, vou te falar que você nem precisa de aro die cast para ter um som controlado e com um corpo legal.
É só olhar as DW Collectors, elas não vêm com aros die cast e mesmo assim tem uma centena de bateristas que não colocam nenhum tipo de abafamento nas peles. E o som é fantástico.

No meu caso eu tenho 2 Pearl Master aqui, uma com die cast e outra com aros 2,3 mm.
Em nenhuma das duas eu uso abafadores. São daquele modelo MRX, com cascos mais espessos.

A Pearl com aros 2.3 eu uso pele Remo Emperor e o som fica legal. Dá pra usar porosa também, sem stress. Já a Pearl com die cast, você pode usar qualquer pele do mundo, o aro já segura bastante. rs
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Fernando.Soares Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/11/17 as 19:15
Então Ezekiweckel, ja tive tom 13x11" e cara... é chato de afinar.

E o segredo mesmo é a pele de resposta, que precisa ficar no limite da "soltura" pra soar vivo e definido. Aí toda vez que o tom perdia o "tom", tu girava os parafusos de ataque e só piorava, começava todo martírio. Tinha ensaios que eu simplesmente tirava ele do set e colocava o de 12". (atualmente toco com um tom só)

Mas depois de uns 3 anos tocando em um kit com tom 12", to sentindo maior falta daquele gravão ressonante e explosivo que o 12" jamais conseguiu ser hehehehe

Pensei em ir no 13x09" por ter vistos vários bateras usando essa medida e com um som FODA, porém, não quero que seja um "fast" tom, tipo aqueles hyperdrive da TAMA (um horror), então 13x10" ta ganhando o páreo por enquanto.

Bom saber que Diecast mais tira do que acrescenta. Quando encomendei a caixa mandei vir com 2,3mm porque não queria uma caixa seca, ja que as medidas são bem conservadoras, 14x6,5". Caixa assim é sempre fácil de afinar, e usando a pele certa pro teu som, melhor ainda! Mas também é bom ver o quanto baixou o custo de cada tambor com aros 2,3mm! LOL

Uma coisa é certa, com a Odery não tem erro!

Abraços!


Editado por Fernando.Soares - 16/11/17 as 19:19
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Pensa em 13x8. Na pinguim que estou montando gostei, fácil de afinar. 13,9 tbm é tranquilo.
Die cast.
1 é bonito.
2. Passa uma sensação de punch.
3. Aumenta a sensação de volume.
Casco fino de maple com diecast é um tiro certo, agora já a araucária é preciso ver se não ficaria controlado de mais.
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Fernando.Soares Ver Drop Down
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Pois é!

Araucária tem harmônicos bem vivos, mas super fácil de controlar. A caixa e o bumbo são muito fáceis de afinar. Acredito que com o tom e surdo será o mesmo.

Diecast dá um visual animal pra batera. Mas custa os olhos da cara kkkkkk


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Os da odery sim. Tem a saída de comprar diecast de alumínio da fischer
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Originalmente postado por Fernando.Soares Fernando.Soares escreveu:

Então Ezekiweckel, ja tive tom 13x11" e cara... é chato de afinar.

E o segredo mesmo é a pele de resposta, que precisa ficar no limite da "soltura" pra soar vivo e definido. Aí toda vez que o tom perdia o "tom", tu girava os parafusos de ataque e só piorava, começava todo martírio. Tinha ensaios que eu simplesmente tirava ele do set e colocava o de 12". (atualmente toco com um tom só)

Mas depois de uns 3 anos tocando em um kit com tom 12", to sentindo maior falta daquele gravão ressonante e explosivo que o 12" jamais conseguiu ser hehehehe

Pensei em ir no 13x09" por ter vistos vários bateras usando essa medida e com um som FODA, porém, não quero que seja um "fast" tom, tipo aqueles hyperdrive da TAMA (um horror), então 13x10" ta ganhando o páreo por enquanto.

Bom saber que Diecast mais tira do que acrescenta. Quando encomendei a caixa mandei vir com 2,3mm porque não queria uma caixa seca, ja que as medidas são bem conservadoras, 14x6,5". Caixa assim é sempre fácil de afinar, e usando a pele certa pro teu som, melhor ainda! Mas também é bom ver o quanto baixou o custo de cada tambor com aros 2,3mm! LOL

Uma coisa é certa, com a Odery não tem erro!

Abraços!

Se a minha batera fosse 10x6 e 12x7 eu teria comprado outra, detesto essa linha tbm. Os tons da minha eu já acho curtos às vezes (10x7 e 12x8), sempre gostei de 10x10, 12x10, panelão msm LOLLOL

Cara, queria ter essa facilidade pra afinar minha Yamaha Confused. Tem dias que ela tá mais parecendo com tom do que com caixa de tanto harmônico. Acredito que a Ambassador seja a culpada, tô querendo por uma CS nela pra deixar médio/grave. Aguda a Mapex já cumpre o papel.
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