Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Produtos e Marcas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Opiniões sobre Surdo 18"
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Opiniões sobre Surdo 18"

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fernando.Soares Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/08/13
Status: Desconectado
Pontos: 2264
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Opiniões sobre Surdo 18"
    Postado: 13/11/17 as 07:06
Fala pessoal, tudo bem?

Seguindo a novela da batera custom, a próxima peça que irei encomendar é o surdo.

Gosto de batera grande, de som grave e cheio, então estou pensando entre surdo 18" ou 16". Terá que ser um ou outro, pois não tenho planos de tocar com dois surdos ainda.

O problema é que nunca toquei em um surdo 18". Não sei como ele se comporta nas mais variadas situações. Ensaios, gravações, shows etc...

Queria saber de quem tem ou ja tocou em surdo 18" quais são ou quais foram as impressões.

É tranquilo ter apenas um surdo de 18" no kit?

Agradeço todos os pitacos!

Abraço!
Links Patrocinados

Bolacha Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 01/12/04
Pontos: 5047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bolacha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 08:42
Você pode se inspirar nos kits, por exemplo, do Mike Bordin (Faith No More - tons 14 e 15, surdo 18 e bumbo 24) e Dave Grohl (na época do Nirvana - tom 14, surdo 18 e bumbo 24), já que você tem o bumbo 24x16 (é essa medida né?).

Surdo de 18 não vai ser versátil, mas creio que o seu som já está bem idealizado na sua cabeça e no da sua banda/projetos. Se você prioriza mais o som bem grave e cheio do que qualquer outra coisa, creio que seja esse o seu surdo.

Já toquei em surdo de 18x16 de uma acrílica (réplica de Lud Bonham) e 18x15 de uma Collectors, ambos em estúdio. É realmente um som bem grave e cheio, dá uma preenchida generosa no ambiente, massa sonora bem gorda, eu gostei bastante, para uma proposta rock e congêneres é bem bacana, para outros estilos penso que soaria mais experimental do que característico. Show infelizmente nunca fiz com surdo dessa medida.

Editado por Bolacha - 13/11/17 as 08:43
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/02/10
Pontos: 1811
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 12:19
Qual o tamanho do bumbo e do tom que irão acompanhar este surdo?
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 13:27
Valeu as dicas Bolacha!

Bumbo ja é um 24x16". O tom será de 13", só não decidi se a profundidade do tom sera 9" ou 10".

Surdo estou indeciso entre 16x15" ou 18x16".

Me ilumine com sua sabedoria mestre Alja!
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/02/10
Pontos: 1811
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 16:31
Kkkkkkk

Sabedoria? Mestre?
Faço burrada e erro o tempo todo e toda hora mudo de opinião!
Tá ruim demais de confiar...Rsrs

Mas vamos lá...
Se pensar no todo da bagaça, se fosse colocar um tom acima do que tem, 13, com um surdo de 18 estaria 5 polegadas acima no diâmetro e precisaria de um tom de 8 para usar acima.
Com um surdo de 16, estaria 3 polegadas acima do 13 e precisaria de um tom de 10 para compor essa escada de 3 polegadas.
Vc acha legal qual escala 8/13/18 ou a 10/13/16? Acho que tá por aí a questão.
Na Odery que tem aqui o intervalo é bb24/12/15/18. Tem o de 10 antes pra ter um agudo a mais ou usar com o surdo 15 e bumbo 20 mas o intervalo, nada usual, está no 12/15/18.

Velho...sério, faço tanta burrada...

Minha opinião é só uma opinião, nada mais que isso. Nem eu confio sempre nela. Rsrsrs

Abração
Marcos Abreu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/08/15
Pontos: 119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 21:55
Achei bem diferente esse seu critério, alja. Penso diferente, pois se o kit tende ao grave, com 13 e 18, então fica estranho colocar um tom super agudo como um de 8. Ele pode querer um de 12 pra ser o agudo do set.
Agora, para isso, mais que medida, o que conta é a afinação.
Quanto à pergunta, respondo com outra: o quão versátil quer seu kit?
Dion Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 21/09/03
Pontos: 6040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/11/17 as 23:15
Tenho uma Pearl Mater Custom com tons/surdos nas medidas 8, 10, 12, 13, 16 e 18.
Ao meu ver o surdo de 16 já atende muito bem. O surdo de 18 é legal, mas ele tem alguns pontos negativos.
O som é muito grave, sobra bastante e tal. A não ser que o seu som seja muito específico, você não vai ter muita utilidade no dia a dia para esse tambor. Outro ponto é que ele é grande (mais chapinho pra posicionar na batera e em palcos) e pesa. O meu tem aros die cast e aqueles pézinhos reforçados, o que deixa o tambor pesando 1 tonelada. rs

Não sou fã de surdos de 14, pois acho que "falta" um pouco pro rock n roll, mas o de 16 é perfeito. Se você colocar uma pele estilo emperor ou pinstripe, você vai tirar um puta som de surdo. 
O surdo de 18 é para casos de você querer um grave mais extremo.

Outro ponto importantíssimo, que o Alja já citou, é você conseguir equilibrar a escala de tambores no seu kit. Não adianta ter um surdo lá no extremo grave e depois ficar descompensado no restante dos tambores. Ao meu ver, compensa você pegar um surdo de 16, com cascos finos (pra ele cantar gordão) e ai você coloca uma pele mais espessa. Problema resolvido.
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/11/17 as 20:30
Valeu pessoal!

Eu tenho vários receios por nunca ter tocado em um surdo 18", e quando encomendei o bumbo foi a mesma coisa, mas quando o bumbo chegou acabaram-se todos os receios, era bem o que eu queria.

Mas no caso do surdo é diferente mesmo. Acho que 18" vai limitar bastante. Toquei a vida toda em surdo 16" e realmente nunca faltou nada, combinação perfeita de ataque e grave.

Ainda bem que existe esse fórum pra nos salvar dessas "burradas"!! kkkkkk

Dion, sobre o Diecast, ajuda muito no controle dos harmônicos? Minha afinação é grave, e não consigo deixar o surdo sem o moongel pra dar uma controlada. Com aros Diecast é possível chegar num tom mais grave mantendo a ressonância viva mas controlada, sem muflers?

Segue o off topic aí, agora sobre Aros! hehehehehe

Abraço e obrigado a todos!!
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/07/11
Pontos: 2293
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/11/17 as 14:00
Fernando.Soares, sobre o tom de 13, pq não 13x11? se a ideia é um som gordo tambores profundos são ideais pra isso (os tambores da minha são meio rasos, tem hora q sinto um pouco de falta de som). Surdo 18 já toquei em um, peso e grave maravilhoso, mas tem esse problema de transporte e versatilidade, acredito que o 16 atenderia mt bem.
Aro die-cast ajuda bastante no controle de harmônicos, pra caixa é perfeito por ser um aro mais espesso mas em tons seca até demais. No surdo talvez fique legal, infelizmente ainda não toquei numa batera com die-cast nos surdos.
Instagram: @ezequielalves12 segue lá ;)

https://www.youtube.com/user/Ezekielbatera
Dion Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/11/17 as 21:01
Originalmente postado por Fernando.Soares Fernando.Soares escreveu:

Dion, sobre o Diecast, ajuda muito no controle dos harmônicos? Minha afinação é grave, e não consigo deixar o surdo sem o moongel pra dar uma controlada. Com aros Diecast é possível chegar num tom mais grave mantendo a ressonância viva mas controlada, sem muflers?

Segue o off topic aí, agora sobre Aros! hehehehehe

Abraço e obrigado a todos!!

Fernando, vou te falar que você nem precisa de aro die cast para ter um som controlado e com um corpo legal.
É só olhar as DW Collectors, elas não vêm com aros die cast e mesmo assim tem uma centena de bateristas que não colocam nenhum tipo de abafamento nas peles. E o som é fantástico.

No meu caso eu tenho 2 Pearl Master aqui, uma com die cast e outra com aros 2,3 mm.
Em nenhuma das duas eu uso abafadores. São daquele modelo MRX, com cascos mais espessos.

A Pearl com aros 2.3 eu uso pele Remo Emperor e o som fica legal. Dá pra usar porosa também, sem stress. Já a Pearl com die cast, você pode usar qualquer pele do mundo, o aro já segura bastante. rs
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/11/17 as 19:15
Então Ezekiweckel, ja tive tom 13x11" e cara... é chato de afinar.

E o segredo mesmo é a pele de resposta, que precisa ficar no limite da "soltura" pra soar vivo e definido. Aí toda vez que o tom perdia o "tom", tu girava os parafusos de ataque e só piorava, começava todo martírio. Tinha ensaios que eu simplesmente tirava ele do set e colocava o de 12". (atualmente toco com um tom só)

Mas depois de uns 3 anos tocando em um kit com tom 12", to sentindo maior falta daquele gravão ressonante e explosivo que o 12" jamais conseguiu ser hehehehe

Pensei em ir no 13x09" por ter vistos vários bateras usando essa medida e com um som FODA, porém, não quero que seja um "fast" tom, tipo aqueles hyperdrive da TAMA (um horror), então 13x10" ta ganhando o páreo por enquanto.

Bom saber que Diecast mais tira do que acrescenta. Quando encomendei a caixa mandei vir com 2,3mm porque não queria uma caixa seca, ja que as medidas são bem conservadoras, 14x6,5". Caixa assim é sempre fácil de afinar, e usando a pele certa pro teu som, melhor ainda! Mas também é bom ver o quanto baixou o custo de cada tambor com aros 2,3mm! LOL

Uma coisa é certa, com a Odery não tem erro!

Abraços!

Editado por Fernando.Soares - 16/11/17 as 19:19
márcio_OsGA Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 09/12/05
Pontos: 2371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio_OsGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/11/17 as 19:38
Pensa em 13x8. Na pinguim que estou montando gostei, fácil de afinar. 13,9 tbm é tranquilo.
Die cast.
1 é bonito.
2. Passa uma sensação de punch.
3. Aumenta a sensação de volume.
Casco fino de maple com diecast é um tiro certo, agora já a araucária é preciso ver se não ficaria controlado de mais.
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/11/17 as 09:56
Pois é!

Araucária tem harmônicos bem vivos, mas super fácil de controlar. A caixa e o bumbo são muito fáceis de afinar. Acredito que com o tom e surdo será o mesmo.

Diecast dá um visual animal pra batera. Mas custa os olhos da cara kkkkkk

Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio_OsGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19/11/17 as 09:59
Os da odery sim. Tem a saída de comprar diecast de alumínio da fischer
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/11/17 as 22:02

Então Ezekiweckel, ja tive tom 13x11" e cara... é chato de afinar.

E o segredo mesmo é a pele de resposta, que precisa ficar no limite da "soltura" pra soar vivo e definido. Aí toda vez que o tom perdia o "tom", tu girava os parafusos de ataque e só piorava, começava todo martírio. Tinha ensaios que eu simplesmente tirava ele do set e colocava o de 12". (atualmente toco com um tom só)

Mas depois de uns 3 anos tocando em um kit com tom 12", to sentindo maior falta daquele gravão ressonante e explosivo que o 12" jamais conseguiu ser hehehehe

Pensei em ir no 13x09" por ter vistos vários bateras usando essa medida e com um som FODA, porém, não quero que seja um "fast" tom, tipo aqueles hyperdrive da TAMA (um horror), então 13x10" ta ganhando o páreo por enquanto.

Bom saber que Diecast mais tira do que acrescenta. Quando encomendei a caixa mandei vir com 2,3mm porque não queria uma caixa seca, ja que as medidas são bem conservadoras, 14x6,5". Caixa assim é sempre fácil de afinar, e usando a pele certa pro teu som, melhor ainda! Mas também é bom ver o quanto baixou o custo de cada tambor com aros 2,3mm! LOL

Uma coisa é certa, com a Odery não tem erro!

Abraços!

Se a minha batera fosse 10x6 e 12x7 eu teria comprado outra, detesto essa linha tbm. Os tons da minha eu já acho curtos às vezes (10x7 e 12x8), sempre gostei de 10x10, 12x10, panelão msm LOLLOL

Cara, queria ter essa facilidade pra afinar minha Yamaha Confused. Tem dias que ela tá mais parecendo com tom do que com caixa de tanto harmônico. Acredito que a Ambassador seja a culpada, tô querendo por uma CS nela pra deixar médio/grave. Aguda a Mapex já cumpre o papel.

Dion Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/11/17 as 20:22
Originalmente postado por Ezekiel Ezekiel escreveu:

Cara, queria ter essa facilidade pra afinar minha Yamaha Confused. Tem dias que ela tá mais parecendo com tom do que com caixa de tanto harmônico. Acredito que a Ambassador seja a culpada, tô querendo por uma CS nela pra deixar médio/grave. Aguda a Mapex já cumpre o papel.

Ezekiel, não sei qual sua experiência no instrumento, mas não custa reforçar.
Nunca espere que o seu kit ao vivo vá soar como o kit gravado no CD.
Ao vivo tem mais harmônico mesmo, o som do prato china é feio, o stack soa que nem lata velha...rs
No estúdio tem mix, master, compressor, blá blá blá e o som sai PERFECT. 
Mas ao vivo tem aquele som "orgânico" mesmo. 
Som de harmônico, de tambor, de pele, de baqueta batendo, enfim.
Não fique incomodado se a sua caixa estiver com alguns harmônicos a mais, é isso que faz ela ter "corpo" e soar viva. 
Caso contrário tem aquele som "pra dentro": poft.
Abs!

Editado por Dion - 21/11/17 as 20:23
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/11/17 as 17:19
Originalmente postado por Dion Dion escreveu:

Ezekiel, não sei qual sua experiência no instrumento, mas não custa reforçar.
Nunca espere que o seu kit ao vivo vá soar como o kit gravado no CD.
Ao vivo tem mais harmônico mesmo, o som do prato china é feio, o stack soa que nem lata velha...rs
No estúdio tem mix, master, compressor, blá blá blá e o som sai PERFECT. 
Mas ao vivo tem aquele som "orgânico" mesmo. 
Som de harmônico, de tambor, de pele, de baqueta batendo, enfim.
Não fique incomodado se a sua caixa estiver com alguns harmônicos a mais, é isso que faz ela ter "corpo" e soar viva. 
Caso contrário tem aquele som "pra dentro": poft.
Abs!

Sim, eu sei q no ao vivo a coisa é bem diferente. Com essa minha Yamaha inclusive gravei dois sons bem distintos (super grave e médio/agudo). O problema é q ultimamente ela tá sobrando até demais, já consegui deixar ela um pouquinho mais seca (no ponto eu diria). Continuo achando q tem a ver com a pele (ela veio com uma G14, o antigo dono é até membro daqui) e as bordas dela são de 30 graus (pensa num som encorpado LOL LOL).
Ultimamente eu tô tentando trazer esse som mais orgânico pras gravações (tipo aquelas antigas do Aerosmith, Bon Jovi, a música "Every beat of my heart" do Rod Stewart). Acho o resultado final bem mais bacana de ouvir do q aquela batera toda processada. Inclusive, "xô" fazer aquele merchan, quem puder me siga lá no instagram. De vez em quando tô postando alguns vídeos das situações q venho passando.

RafaelSlomski Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 26/07/11
Pontos: 121
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelSlomski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/11/17 as 11:19
Fala Fernando.. blz?

Bom, primeiro agradecer a suas dicas.. vc me ajudou muito a decidir comprar uma odery custom com bumbo de 24... ela chegou a poucos dias e vou t dizer: bumbo d 24x15 da odery é fantastico como vc disse... me impressionou o volume e timbre... 

Vamo la, vou ver c posso t ajudar agora..
Sobre o Tom de 13.. o meu veio 13x12 e to achando dificil afinar e falta um pouco de volume.. Eu afinei o kit todo através de uma tecnica onde vc usa notas como base em q a pele de resposta esta na tercina da batedeira.. peguei a nota base baseado nas notas em q o Jhon Bonhan usava, no bumbo e surdo ficou perfeito, no tom nao funcionou.. Quando tento afinações mais altas ele responde bem, em afinação mais baixa o som fica um pouco mais morto, entao por isso.. acho q se eu fosse pedir um tom hoje seria 13x10... claro, q esse morto pode ser por causa da espessura do tom, q é de 5,5mm.. talvez se eu tivesse feito ele com 8mm e sem o anel de reforço, ganharia um pouco mais de volume.. sei la!

Agora, o surdo de 16x15 é fantastico, tanto em afinaçoes altas quanto em afinaçoes baixas.. tem muito volume e um timbre grave fantastico... Entao, aconselho vc fazer um de 16 e nao de 18.. pq como disse, mesmo afinando mais baixo, ele tem volume, e se precisar d algo mais definido, é subir a afinarção q vc vai ter.. no de 18 acho q vc vai ficar mais capado. 

vou deixar a especificação completa da batera aqui em baixo, pra vc ter uma base..

Bumbo  24  x  15 
Madeira: 50% Teca - 50% Araucaria / Espessura: 8,5 / sem base p/ tons / Pé: Novo pés custom & eye / Canoas: vintage single (latão) /  especial / Pele: Evans / Acab. Completo: cromado (01) / 
1
 Tom  13  x  12 
Madeira: 50% Teca - 50% Araucaria / Espessura: 5,5 /Sistema: sem furo e sem base / Aros: Power Hoop 2,3mm / Canoas: vintage single (latão) /  especial / Pele: Evans / Acab. Completo: cromado (01) / 
ANEL REFORÇO1
 Tom  16  x  15 
Madeira: 50% Teca - 50% Araucaria / Espessura: 8,5 /Sistema: com pés / Aros: Power Hoop 2,3mm / Canoas: vintage single (latão) /  especial / Pele: Evans / Acab. Completo: cromado (01) / 
Odery Custom: 24x15 13x12 16x15
Caixa: Mapex Saturn 14x5
Peles: Evans Hydraulic
Maquina Hihat: Mapex Janus
Pedestais Mapex e Gibraltar
Banco Odery
Pedal Bumbo: LR (lazarento de ruim)
Pratos: Orion
Marcos Abreu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/08/15
Pontos: 119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/11/17 as 11:26
Originalmente postado por RafaelSlomski RafaelSlomski escreveu:

Fala Fernando.. blz?

Bom, primeiro agradecer a suas dicas.. vc me ajudou muito a decidir comprar uma odery custom com bumbo de 24... ela chegou a poucos dias e vou t dizer: bumbo d 24x15 da odery é fantastico como vc disse... me impressionou o volume e timbre... 

Sobre o Tom de 13.. o meu veio 13x12 e to achando dificil afinar e falta um pouco de volume.. Eu afinei o kit todo através de uma tecnica onde vc usa notas como base em q a pele de resposta esta na tercina da batedeira.. peguei a nota base baseado nas notas em q o Jhon Bonhan usava, no bumbo e surdo ficou perfeito, no tom nao funcionou.. Quando tento afinações mais altas ele responde bem, em afinação mais baixa o som fica um pouco mais morto, entao por isso.. acho q se eu fosse pedir um tom hoje seria 13x10... claro, q esse morto pode ser por causa da espessura do tom, q é de 5,5mm.. talvez se eu tivesse feito ele com 8mm e sem o anel de reforço, ganharia um pouco mais de volume.. sei la!

Agora, o surdo de 16x15 é fantastico, tanto em afinaçoes altas quanto em afinaçoes baixas.. tem muito volume e um timbre grave fantastico... Entao, aconselho vc fazer um de 16 e nao de 18.. pq como disse, mesmo afinando mais baixo, ele tem volume, e se precisar d algo mais definido, é subir a afinarção q vc vai ter.. no de 18 acho q vc vai ficar mais capado. 

vou deixar a especificação completa da batera aqui em baixo, pra vc ter uma base..

Bumbo  24  x  15 
Madeira: 50% Teca - 50% Araucaria / Espessura: 8,5 / sem base p/ tons / Pé: Novo pés custom & eye / Canoas: vintage single (latão) /  especial / Pele: Evans / Acab. Completo: cromado (01) / 
1
 Tom  13  x  12 
Madeira: 50% Teca - 50% Araucaria / Espessura: 5,5 /Sistema: sem furo e sem base / Aros: Power Hoop 2,3mm / Canoas: vintage single (latão) /  especial / Pele: Evans / Acab. Completo: cromado (01) / 
ANEL REFORÇO1
 Tom  16  x  15 
Madeira: 50% Teca - 50% Araucaria / Espessura: 8,5 /Sistema: com pés / Aros: Power Hoop 2,3mm / Canoas: vintage single (latão) /  especial / Pele: Evans / Acab. Completo: cromado (01) / 

Rafael, parabéns!!!
Sobre o tom, verifique com a Odery o que pode ser feito... de repente, é melhor mandar de volta para alguns ajustes (seja diminuir a profundidade ou retirar os anéis) do que ficar insatisfeito com o que foi projetado!
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio_OsGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/11/17 as 21:07
13x12 é um tanto exótico. Foi tiro no escuro
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio_OsGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/11/17 as 21:14
Agora sobre surdo de 18. Mano vcs com esse papo de "vai de 16 que dá pra ter o grave mudando a pele." Kkkk
Quem quer um surdo de 18 quer a estética, quer o grave, quer a porrada.
O cara não tá pensando em versatilidade nem nada. BV rsrs
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/11/17 as 21:29
Dae Rafa, bumbo 24' da Odery é ANIMAL né? kkkkkkkkk

Da vontade de sentar o pé a noite toda!!

Parabéns pelo brinquedo novo, quando virão as fotos?

Cara, ja tive tom de 13x11" e era horrível de afinar e manter afinado. Qualquer micro variação na tensão das peles, principalmente a de resposta, ja cagava todo o som.

A batera não era boa também, uma Mapex de entrada, honesta mas simples.

Hoje tenho tocado num tom de 12x9" RMV Concept. Bem bom! Mas falta aquele grave....

Não sei como se faz pra cortar um tambor. Tem a questão das bordas e tudo mais...

Mas recentemente precisei da Odery pra dar uma reformada na minha caixa que sofreu com minha falta de cuidados, acabei deixando exposta alguns dias em uma umidade desgraçada num estúdio de garagem. Depois que resolvi a umidade, errei em não dar uma geral na caixa, e a ferrugem e o mofo acabaram atacando o casco, parafusos internos etc.

Mandei a caixa pra eles, orçamento da reforma acertado, em 3 semanas me devolveram uma caixa "NOVA" e com o acabamento refeito. A caixa voltou mais linda do que foi. E agora está zero bala. Um trabalho simplesmente impecável.

Conversa com eles sobre tuas impressões sonoras com esse tom, dificuldades de achar o som que tu quer e tudo mais. Com certeza eles vão te ajudar a resolver isso da melhor forma possível. Se tiver que modificar o tambor, aplicando mais folhas ou cortando, acredito que não será nada complicado pra eles.

Abraço!

Editado por Fernando.Soares - 27/11/17 as 21:30
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelSlomski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/11/17 as 00:17
Originalmente postado por márcio_OsGA márcio_OsGA escreveu:

Agora sobre surdo de 18. Mano vcs com esse papo de "vai de 16 que dá pra ter o grave mudando a pele." Kkkk

vc nao acha q se ele realmente nao estivesse preocupado com versatilidade ele teria aberto esse post, ou teria escrito no post inicial "O problema é que nunca toquei em um surdo 18". Não sei como ele se comporta nas mais variadas situações"?????

Editado por RafaelSlomski - 28/11/17 as 00:25
Banco Odery
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelSlomski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/11/17 as 00:35

Dae Rafa, bumbo 24' da Odery é ANIMAL né? kkkkkkkkk

Da vontade de sentar o pé a noite toda!!

Parabéns pelo brinquedo novo, quando virão as fotos?

Cara, ja tive tom de 13x11" e era horrível de afinar e manter afinado. Qualquer micro variação na tensão das peles, principalmente a de resposta, ja cagava todo o som.

A batera não era boa também, uma Mapex de entrada, honesta mas simples.

Hoje tenho tocado num tom de 12x9" RMV Concept. Bem bom! Mas falta aquele grave....

Não sei como se faz pra cortar um tambor. Tem a questão das bordas e tudo mais...

Mas recentemente precisei da Odery pra dar uma reformada na minha caixa que sofreu com minha falta de cuidados, acabei deixando exposta alguns dias em uma umidade desgraçada num estúdio de garagem. Depois que resolvi a umidade, errei em não dar uma geral na caixa, e a ferrugem e o mofo acabaram atacando o casco, parafusos internos etc.

Mandei a caixa pra eles, orçamento da reforma acertado, em 3 semanas me devolveram uma caixa "NOVA" e com o acabamento refeito. A caixa voltou mais linda do que foi. E agora está zero bala. Um trabalho simplesmente impecável.

Conversa com eles sobre tuas impressões sonoras com esse tom, dificuldades de achar o som que tu quer e tudo mais. Com certeza eles vão te ajudar a resolver isso da melhor forma possível. Se tiver que modificar o tambor, aplicando mais folhas ou cortando, acredito que não será nada complicado pra eles.

Abraço!

Cara, o bumbo de 24 é fantastico...kkkk

Acho q passei a impressao errada.. o tom nao é tao ruim quando dei a entender.. pelo amor, muito pelo contrario... ele tem um timbre fantastico.. eu so nao consegui chegar numa afinação q combine com o resto do kit, muito pq nao tive muito tempo pra fazer isso.. eu tentei uma afinação padrao baseado no esquema q ja citei, e nao funcionou, tentei com a batedeira mais apertada e funcionou legal, ficou bem focado e com bom volume, mas nao é o som q quero.. ainda tenho q tentar outras afinações.... Manda-lo pra Odery acho q seria ultimo caso e provavelmente nao sera necessario.. Tenho q fazer alguns outros testes tambem, caso a afinação nao chegue como quero, um deles é trocar a pele, pq o kit todo veio com pele EVANS Hydraulic... como disse antes, no bumbo e no surdo ficou fantastico, caso eu nao consiga um pouco mais d volume EM UMA afinação q me agrade, vou trocar a pele.

Editado por RafaelSlomski - 28/11/17 as 00:38
Banco Odery
Bolacha Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 01/12/04
Pontos: 5047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bolacha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/11/17 as 08:27
Originalmente postado por márcio_OsGA márcio_OsGA escreveu:

Ninguém disse para o Fernando comprar um de 16, todo mundo comparou os surdos de 16 e 18 e deu suas opiniões. Ir em um ou outro é decisão do próprio Fernando. Aliás, ele abriu o tópico justamente por estar indeciso entre surdo de 16 ou de 18. Do contrário, ele já estaria na Odery encomendando um.
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/11/17 as 11:41

Fala Fernando.. blz?

Só uma correção. O correto é a "terça" da fundamental. Dave Weckl tbm usa essa ideia e o som dele é um dos mais fantásticos q já vi até hj (se bem q se tratando de Weckl sou suspeitíssimo pra falar LOL), porém ele usa a terça menor. Exemplo: se o tom 10 estiver afinado em si maior na batedeira, na resposta teremos um ré bequadro (na escala de si o ré é sustenido). Eu só vejo um revés nessa ideia: se tiver numa correria de agenda onde não se tem mt tempo pra afinar a batera (chegou, montou, tocou) isso pode tomar um tempo valioso. Eu vou de modo "convencional" mesmo (a nota da batedeira é a mesma da resposta), porém aprendi um "macete" com um produtor amigo meu que pode salvar o batera na correria: vc simplesmente pressiona a pele no centro do tambor e vai apertando os parafusos até sumirem as rugas. Quanto mais vc pressiona, mais agudo o som fica. Precisei trocar as peles da batera da igreja onde toco faltando meia hora pra começar o culto e esse macete me fez ganhar no mínimo 20 minutos.
Fernando.Soares, já se decidiu sobre o surdo? tô doido pra ver essa batera lá no Mostre seu kit Thumbs Up

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelSlomski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/11/17 as 12:56

Fala Fernando.. blz?

Só uma correção. O correto é a "terça" da fundamental. Dave Weckl tbm usa essa ideia e o som dele é um dos mais fantásticos q já vi até hj (se bem q se tratando de Weckl sou suspeitíssimo pra falar LOL), porém ele usa a terça menor. Exemplo: se o tom 10 estiver afinado em si maior na batedeira, na resposta teremos um ré bequadro (na escala de si o ré é sustenido). Eu só vejo um revés nessa ideia: se tiver numa correria de agenda onde não se tem mt tempo pra afinar a batera (chegou, montou, tocou) isso pode tomar um tempo valioso. Eu vou de modo "convencional" mesmo (a nota da batedeira é a mesma da resposta), porém aprendi um "macete" com um produtor amigo meu que pode salvar o batera na correria: vc simplesmente pressiona a pele no centro do tambor e vai apertando os parafusos até sumirem as rugas. Quanto mais vc pressiona, mais agudo o som fica. Precisei trocar as peles da batera da igreja onde toco faltando meia hora pra começar o culto e esse macete me fez ganhar no mínimo 20 minutos.
Fernando.Soares, já se decidiu sobre o surdo? tô doido pra ver essa batera lá no Mostre seu kit Thumbs Up

Valeu pela correção... é na terça e nao tercina... 

Pelo q vi, a maioria dos bateras usam a resposta mais frouxa q a batedeira, com exceção da caixa, Bonhan usava ao contrario, a resposta 3 tons acima, inclusive ele nao usava praticamente nada pra abafar, nem no bumbo (so um pedacinho de pano cruzando o bumbo)... mas acredito q essa tecnica nao funcione em todas as baterias..kkkkk... mas hoje vou me dedicar  a afinar o tom e vamos ver o q consigo..

Essa d eliminar as rugas apertando o centro eu ja tinha visto.. é bem pratico mesmo e se vc apertar so ate as rugas desaparecerem, vc vai conseguir o som mais grave possivel do tambor.. vou tentar no meu d 13 e ver o q acontece.. 

edit: segui o video a seguir onde o cara ensina colocando a resposta na terça-menor da batedeira .. achei a afinação correta do meu tom de 13.. ficou show.. ate o surdo q ja tava bom ficou melhor...
https://www.youtube.com/watch?v=qzxcwxpXnUI

Mas vamos voltar ao assunto do post... e ae fernando, decidiu?

Editado por RafaelSlomski - 28/11/17 as 18:51
Banco Odery
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/11/17 as 06:57
Então! Com os relatos e dicas da galera, desencanei de duas coisas:

Aro Diecast e surdo 18" kkkkkkkk

Vou ficar no 16" que sempre me atendeu muito bem.

Sobre afinações. Eu sou totalmente da ideia que o som que eu gosto é o som ideal. Afino a batera totalmente as "cegas" mesmo, se cheguei no som que me agrada, é ali que eu fico. O que eu sempre faço é deixar a resposta levemente mais tensionada que a batedeira. Ajuda a dar mais punch e definição pro som.  E o sustain fica perfeito.

Ezekiel, sobre o kit, melhor não ter pressa, a caminhada é longa! kkkkk

Estou pegando tambor por tambor, e bem parcelado pra não arrebentar o orçamento heheheheh

Mas se quiser acompanhar o processo, tem esse topico aqui ó:

http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=73904&title=minha-rmv-odery-custom

Abraço!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaelSlomski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/11/17 as 13:01

Então! Com os relatos e dicas da galera, desencanei de duas coisas:

Aro Diecast e surdo 18" kkkkkkkk

Vou ficar no 16" que sempre me atendeu muito bem.

Sobre afinações. Eu sou totalmente da ideia que o som que eu gosto é o som ideal. Afino a batera totalmente as "cegas" mesmo, se cheguei no som que me agrada, é ali que eu fico. O que eu sempre faço é deixar a resposta levemente mais tensionada que a batedeira. Ajuda a dar mais punch e definição pro som.  E o sustain fica perfeito.

Ezekiel, sobre o kit, melhor não ter pressa, a caminhada é longa! kkkkk

Estou pegando tambor por tambor, e bem parcelado pra não arrebentar o orçamento heheheheh

Mas se quiser acompanhar o processo, tem esse topico aqui ó:

http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=73904&title=minha-rmv-odery-custom

Abraço!

Isso ae... acho q die cast é interessante so na caixa.... e um surdo d 18 vai ser bom mais pra frente pra completar o kit...
Sobre afinação... pra mim ficou mais facil ter uma base do q ir afinando ate ficar bom.. pq eu nunca sabia se tava o bom o bastante... essa coisa de casar a afinação com o timbre natural do tambor, porra, foda, nao tenho ouvido pra isso nao! kkkkk
Banco Odery
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/11/17 as 17:17
A vantagem do surdo 18 (pra mim seria) é q dá pra usar como bumbo caso necessário. Die-Cast tbm só vejo com bons olhos na caixa, nos outros tambores já reparei q os power hoop 2,3 mm prendem além do "limite".
Cara, essa visão de timbre natural do tambor eu vi no vídeo da fábrica da DW. Ainda não tive disposição para isso, mas qualquer dia vou meter o loco nas ideias e desmontar minha batera toda pra manutenção (lubrificar as canoas, encerar os cascos, o básico). O dia q fizer isso vou dar logo um murro no casco pra tentar sentir qual nota vai sair daquilo LOL LOL

Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio_OsGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/11/17 as 18:17
Reléx galera só quis causar rssrrs
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.137 segundos.