Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Variedades (Off-Topic)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Alguém aqui é engenheiro mecânico?
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Alguém aqui é engenheiro mecânico?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
William_Kambau Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 30/08/05
Status: Desconectado
Pontos: 3707
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Alguém aqui é engenheiro mecânico?
    Postado: 09/11/17 as 15:36
Temos algum colega engenheiro mecânico aqui no fórum?

As vezes eu venho aqui no fórum e encontro bons comentários sobre assuntos variados...hehe
Estou pensando em fazer o curso... será que talvez tenha alguém que poderia me dar uma ideia de como é esse mercado e profissão atualmente...
Links Patrocinados

Kreca Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 10/02/17
Pontos: 69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kreca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/11/17 as 13:12
Fala brother.

Eu sou quase, me formo ano que vem.

O curso é foda mas vala a pena, mas tenha certeza de que é isso que você quer. kkkkkkkk

Quanto ao mercado de trabalho ja foi melhor, como tudo, quando comecei eu podia até escolher o nome do meu chefe se quisesse, hoje em dia o cara já tem que aceitar oq vier. Mas pelo oq percebo a tendência é melhorar, já melhorou bastante esse ano na verdade.

Daonde você é?
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/11/17 as 23:29
Opa! Fala, brother!
Sou de Curitiba.

To pensando em fazer uma segunda faculdade, vestibular, enem... Laporatoda. Mudar de rumo e ramo. Fiz design gráfico e trabalho na área, até gosto, mas ja faz alguns anos que to achando meio bosta. Na real sem perspectiva.

Seria talvez o meu maior desafio na vida (a mudança, o vestiba, me formar, ingressar no mercado já meio véio), mas pode valer muito a pena.

Acho engenharia, em geral, muito legal, principalmente a mecânica. Percebo que tem muito a ver com design tbm. Ja fiz algumas coisas q envolviam design de produto, tb trabalho com softwares 3d, mas nao os CADs. O trabalho de criar coisas físicas, além das gráficas me despertou essa "pira". Vejo q a galera gosta bastante da parte automobilística, mas confesso que curto
qq tipo de máquina. Sou meio fascinado por essas maquinas pesadas, industriais...agrícolas... Hahah... Mas qq produto ou sistema que resolva problemas eu gosto... Até as peças de bateria mesmo..hehee..

A princípio, iria tentar a UFPR, mais uma vez. A principio, teria q ser noturno. Formei-me lá. Acho difícil, mas talvez consiga pegar alguma "equivalência" em disciplina (s).

Meio que fuji das exatas, mas as vezes me arrependo. Nunca fui um super-aluno, mais pra mediano, mas matemática e física nunca me assustaram, mas só estudava o suficiente pra passar. Na escola a gente estuda sem saber pra que vai usar e perde o interesse.

Percebi q a crise afetou bem os setores q mais contratam engenheiros. Muita gente se formou e nao conseguiu trabalho, alguns até desistiram da profissão. Porém, também acredito na melhoria da situação.

Falam muito de outras especializações, como automação, produção... Q tem mais mercado.. Q o curso é mais facil. Mas sei lá.. Ainda to investigando a profissão e a sua rotina, se me adaptaria e se minha bagagem seria útil. Sabe onde posso me infirmar mais? Site, lugares..

O curso é treta mesmo ou da pra aguentar? Da pra trabalhar e estudar? Aqui tem na UTFPR tbm, imagino q seja muito bom, mas são turnos integrais.

Da facul pro mercado, já deu pra sacar alguma diferença? Ou nenhuma surpresa?

Editado por William_Kambau - 16/11/17 as 23:44
Elton Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 27/11/09
Pontos: 733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Elton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/11/17 as 13:48
Originalmente postado por William_Kambau William_Kambau escreveu:

Opa! Fala, brother!
Sou de Curitiba.

To pensando em fazer uma segunda faculdade, vestibular, enem... Laporatoda. Mudar de rumo e ramo. Fiz design gráfico e trabalho na área, até gosto, mas ja faz alguns anos que to achando meio bosta. Na real sem perspectiva.

Seria talvez o meu maior desafio na vida (a mudança, o vestiba, me formar, ingressar no mercado já meio véio), mas pode valer muito a pena.

Acho engenharia, em geral, muito legal, principalmente a mecânica. Percebo que tem muito a ver com design tbm. Ja fiz algumas coisas q envolviam design de produto, tb trabalho com softwares 3d, mas nao os CADs. O trabalho de criar coisas físicas, além das gráficas me despertou essa "pira". Vejo q a galera gosta bastante da parte automobilística, mas confesso que curto
qq tipo de máquina. Sou meio fascinado por essas maquinas pesadas, industriais...agrícolas... Hahah... Mas qq produto ou sistema que resolva problemas eu gosto... Até as peças de bateria mesmo..hehee..

A princípio, iria tentar a UFPR, mais uma vez. A principio, teria q ser noturno. Formei-me lá. Acho difícil, mas talvez consiga pegar alguma "equivalência" em disciplina (s).

Meio que fuji das exatas, mas as vezes me arrependo. Nunca fui um super-aluno, mais pra mediano, mas matemática e física nunca me assustaram, mas só estudava o suficiente pra passar. Na escola a gente estuda sem saber pra que vai usar e perde o interesse.

Percebi q a crise afetou bem os setores q mais contratam engenheiros. Muita gente se formou e nao conseguiu trabalho, alguns até desistiram da profissão. Porém, também acredito na melhoria da situação.

Falam muito de outras especializações, como automação, produção... Q tem mais mercado.. Q o curso é mais facil. Mas sei lá.. Ainda to investigando a profissão e a sua rotina, se me adaptaria e se minha bagagem seria útil. Sabe onde posso me infirmar mais? Site, lugares..

O curso é treta mesmo ou da pra aguentar? Da pra trabalhar e estudar? Aqui tem na UTFPR tbm, imagino q seja muito bom, mas são turnos integrais.

Da facul pro mercado, já deu pra sacar alguma diferença? Ou nenhuma surpresa?

Fala Willian,

Eu sou Eng. Mecânico, formado no final de 2015 em universidade privada, mas trabalho como Eng. de campo (como se fosse produção), na área de tubulação, mecânica (a disciplina aqui nessa obra envolve montagem de equipamentos estáticos e rotativos como bombas, tanques, vasos, etc) e estruturas metálicas. Comecei tem só 1 mês como trainee e tenho gostado muito dessa área. Sempre trabalhei no planejamento de tubulação industrial, então essa noção tem me ajudado.

Acredito que a engenharia mecânica seja uma das mais versáteis e com um campo amplo, porque você pode fazer uma infinidade de coisas dentro de variados ramos.

Com relação a trabalhar e estudar, desde o 2º eu sempre trabalhei e estudei, até formar. É puxado, mas possível. Pra quem gosta de matemática pesada, até o 4º período foi bem tranquilo.. Quando começaram a entrar disciplinas mais complicadas, como mecânica dos fluidos e termodinâmica, começou a dar aquela peneirada na quantidade de alunos. 

Para alunos recém formados é bem complicado arrumar emprego direto para a área, mas a vantagem de trabalhar e estudar (se já for em ambiente de contato com engenheiros e locais onde você quer seguir carreira) ajuda muito! Pois a empresa vai pegando confiança em você, e a chance de você receber uma oportunidade aumenta consideravelmente, caso apresente um bom trabalho. 

E como você tem experiência nessa área de design você poderia entrar em alguma empresa de projetos industriais, com modelagem em 3D e tal, ou mesmo numa empresa como a que eu trabalho (montagem eletromecânica), em que temos um projetista que faz vários tipos de desenhos, como para andaimes, içamentos, entre outros.

E sempre lembrando que o inglês é essencial demais, caso não fale, é praticamente obrigatório.

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/11/17 as 14:52
Valeu Kreca e Elton!

Editado por William_Kambau - 27/11/17 as 14:53
hugo_stos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/07/05
Pontos: 2893
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugo_stos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/11/17 as 12:51
Não sou engenheiro, mas tenho amigos engenheiros mecânicos desempregados há bastante tempo. Reclamam que é um mercado muito instável: por exemplo, quando deu o boom do petróleo, choveram vagas, mas durou pouco. Agora, com a crise política e a lava-jato, enxugaram-se as vagas. Me parece que a engenharia no Brasil passa pelo pior momento de sua história.

Kreca Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 10/02/17
Pontos: 69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kreca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/11/17 as 13:09
Fala brother.

Se você vai conseguir estudar e trabalhar ao mesmo tempo depende muito da sua vontade e capacidade de assimilar o conteúdo. Mas sim é possível, porem você não terá mais vida, fique ciente. kkkkkkkkk

Eu comecei a trabalhar mesmo na reta final da faculdade e me arrependo cara, a experiencia conta muito, não tanto para conseguir emprego, mas sim para você ter um bom desempenho quando conseguir um, estou me formando semestre que vem e só comecei a estagiar na área mesmo no meio desse ano e tem sido difícil, possuo um bom conhecimento técnico (na minha opinião) mas não consigo construir minhas ideias por não ter o conhecimento prático, então se puder, entre nesse mercado o quanto antes.

E como o hugo_stos mencionou, acredito que realmente estamos passando pelo pior cenário na engenharia, pelo menos nos últimos 3 anos.
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/11/17 as 19:49
Pois é, tenho consciência dessa dinâmica do mercado de trabalho. Estudar e já estar trabalhando na área é imprescindível (começar a empreender também pode ser recomendável). Também aprender idiomas e fazer um bom networking desde a faculdade.

E realmente, essa oscilação no mercado me chama atenção.

Nas minhas sondagens, também estou me deparando com esses relatos de desemprego. Alguns engenheiros estão sendo aproveitados em outras áreas e outros desistiram. Também tem aqueles que vazaram pra outros países. Vejo que os mais otimistas são os que empreenderam.

Tenho a impressão que os investimentos que envolvem engenharia dependem muito da saúde econômica do país, do seu crescimento e seus ciclos. Baseado no que leio a respeito, acredito que os investimentos mal alocados e estimulados pelas políticas governamentais nos últimos anos criaram distorções no mercado. No boom dos créditos dos "BNDEs e FIES da vida", estava até faltando engenheiro. No médio prazo, ficou tudo mais caro, muitos investimentos não deram o retorno esperado, mas alguns setores foram mantidos estáveis artificialmente pelas ações do governo (a demanda de engenheiros era artificial). Depois, perdeu-se o controle, retraiu a economia ainda mais e agora sobram engenheiros, infelizmente.

Eu tenho uma certa identificação com a Engenharia Mecânica, mas pretendo tomar certas decisões com bastante cautela. No meu caso, tenho muitos fatores para considerar. Mas acredito que as coisas tendem sempre a melhorar e a vejo que a área pode oferecer possibilidades.

Editado por William_Kambau - 28/11/17 as 20:30
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.117 segundos.