Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Baterias Eletrônicas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Problema? Yamaha DTX 400k
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Problema? Yamaha DTX 400k

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rodrigoanker Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/09/14
Status: Desconectado
Pontos: 4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigoanker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Problema? Yamaha DTX 400k
    Postado: 06/10/17 as 23:44
Boa noite galera.
Tenho uma DTX 400k, é a minha segunda. A primeira usei por 3 anos sem nenhum problema.
Porém nessa minha segunda bateria, de vez em quando, estou tocando no chimbal ou prato de ataque ou condução e ouço um dos tons tocarem sozinhos. Parece uma interferência. Não é sempre, mas é algo q a minha outra primeira que tinha não acontecia.
Não sei se deu pra entender, mas as vezes, sozinho, um dos tons "sai" o som sem tocar nele, isso quando estou levando a musica nos pratos e na caixa, sem repicar.

Alguém sabe o motivo disso? Pode ser problema nos cabos? Nos pads? Abrir os pads e limpar resolveria?
Vi no manual que tem uma opção dessa. Que dependendo da sensibilidade pode ocorrer "crosstalk" mas não entendi muito bem. Tentei diminuir e aumentar pra ver se melhorava, mas continua.
Ao encostar nos conectores P10 que vai nos pads, percebo q também sai som, parecem muito sensíveis, mas não sei se tem a ver.

Alguém pode me ajudar?

Editado por rodrigoanker - 07/10/17 as 00:41
Links Patrocinados

kruguer_pmd Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/02/07
Pontos: 285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kruguer_pmd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/10/17 as 01:56
Originalmente postado por rodrigoanker rodrigoanker escreveu:

Boa noite galera.

Vi no manual que tem uma opção dessa. Que dependendo da sensibilidade pode ocorrer "crosstalk" mas não entendi muito bem. Tentei diminuir e aumentar pra ver se melhorava, mas continua.

Alguém pode me ajudar?

Boa noite, rodrigoanker!
Cara, tenta ajustar os parâmetros de crosstalk do tom que "dispara" sozinho. Vai alterando o valor dele (não lembro agora, mas acho que é aumentando) nas configurações do pad do tom em questão. O que pode estar acontecendo é que, com a vibração na hora de tocar, o pad do tom capta essa vibração e "dispara" o som. Tente ajustar a sensibilidade desse pad também. Diminua um pouco a sensibilidade dele e aumente o xtalk. Se não resolver, deve haver outro parâmetro que ajude a solucionar esse problema.

Posso estar enganado, mas creio que seja só ajuste mesmo.

Tenta aí e depois dá um feedback!

Abraço!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigoanker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/10/17 as 15:02
Originalmente postado por kruguer_pmd kruguer_pmd escreveu:

Originalmente postado por rodrigoanker rodrigoanker escreveu:

Boa noite galera.

Alguém pode me ajudar?

Boa noite, rodrigoanker!
Cara, tenta ajustar os parâmetros de crosstalk do tom que "dispara" sozinho. Vai alterando o valor dele (não lembro agora, mas acho que é aumentando) nas configurações do pad do tom em questão. O que pode estar acontecendo é que, com a vibração na hora de tocar, o pad do tom capta essa vibração e "dispara" o som. Tente ajustar a sensibilidade desse pad também. Diminua um pouco a sensibilidade dele e aumente o xtalk. Se não resolver, deve haver outro parâmetro que ajude a solucionar esse problema.

Posso estar enganado, mas creio que seja só ajuste mesmo.

Tenta aí e depois dá um feedback!

Abraço!

Boa tarde amigo, obrigado pela resposta.
Sim, eu acho que seja algo do tipo. Estranho que não mexi em nada para acontecer isso, aliás, já até restaurei as configurações de fábrica, mas continua. (Na minha primeira batera eletrônica - mesmo modelo - isso nunca aconteceu)

De toda forma, vamos tentar resolver isso, espero realmente q seja alguma configuração ajustável.

Vou ler o manual, eu lembro que tinha alguma configuração dessa, já li sobre, mas não tinha entendido como funcionava.
Eu precisaria ajustar os parâmetros do tom que dispara sozinho (aparentemente o tom 2, pois é o som q parece quando eu bato nele sozinho) ou a configuração seria nos outros pads que fazem esse tom 2 disparar? Creio que seja os ajustes do próprio tom 2, certo?

Em tempo, pesquisando, vi esse video: https://www.youtube.com/watch?v=afsWiitdyzY , mas meu inglês não é bom, e nao entendi muito bem. Além de que a bateria é uma Roland, diferente da minha Yamaha. Você conseguiria me explicar o que, tecnicamente, o video diz e se pode me auxiliar?

Obrigado
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kruguer_pmd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/10/17 as 18:03
Boa tarde, Rodrigo!
As alterações dos parâmetros será no pad referente ao tom que está "disparando" sem querer.
Pode ser desde configuração no módulo (software) como configuração de hardware (montagem do seu kit). Às vezes, há um ponto em que o rack vibra mais e pode ser por isso que ele dispara. Tenta alterar no módulo primeiro.

Agora não posso ver o vídeo, mas assim que chegar em casa, dou uma olhada. Meu inglês também não é lá essas coisas, mas a gente tenta.
Tive esse problema com um par no meu kit também. É, embora tenha outro para do mesmo modelo, as configurações terminaram sendo diferentes.

Abraço!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigoanker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/10/17 as 10:46

Boa tarde, Rodrigo!
As alterações dos parâmetros será no pad referente ao tom que está "disparando" sem querer.
Pode ser desde configuração no módulo (software) como configuração de hardware (montagem do seu kit). Às vezes, há um ponto em que o rack vibra mais e pode ser por isso que ele dispara. Tenta alterar no módulo primeiro.

Agora não posso ver o vídeo, mas assim que chegar em casa, dou uma olhada. Meu inglês também não é lá essas coisas, mas a gente tenta.
Tive esse problema com um par no meu kit também. É, embora tenha outro para do mesmo modelo, as configurações terminaram sendo diferentes.

Abraço!

Acho que consegui resolver isso.
O "problema" aparentemente é de software e não de hardware, pelo fato de que o tom disparava até quando encostava com os dedos, bem de leve, em uma determinada região dos pratos, logo não era a vibração do rack e nem algo do tipo.
Aumentei o crosstalk, mas, além de não resolver (ainda ouvia o tom disparando quando encostava com o dedo) o próprio manual dizia que isso poderia fazer esse pad não sair som quando tocasse ele com outros pads juntos, e de fato acontecia. Um repique ficava estranho o tom cortar o som.
Diminui também o ganho, mas não resolvia, só deixava os sons dos tons baixos, mas ainda ouvi o tom disparando com dava uns toques com o dedo de leve.
Voltei tudo para configuração original e mexi no "nível mínimo", fica no tópico seguinte ao "gain/ganho". Basicamente ele faz o tom só disparar após tocar acima de uma determinada força. Porém os tons estavam com o nível mínimo em 1, ou seja, só de encostar nos tons já saia o tom. Fui aumentando até um nível que não ouvisse mais o tom disparar ao encostar nos pratos, e claro, percebendo como ficava os tons, porque se aumentasse muito o tom só dispararia se batesse forte. Deixei no número 8, e zerou o disparo sozinho.
Nesse número 8 ficou perfeito, os tons continuam sensíveis, mas não dispara mais sozinho.

Fica a dica pra quem tiver algum problema.

Obrigado ao amigo que ajudou.
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kruguer_pmd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/10/17 as 13:22
Rodrigoanker, que notícia boa! Esse ganho no seu módulo seria o equivalente ao "sensibilidade" no Roland, ou no seu módulo também tem o ajuste de sensibilidade?
Valeu pelo feedback! Poderá ajudar a outro usuário que tenha dúvida similar!
Boas batucadas!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigoanker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/10/17 as 15:53

Rodrigoanker, que notícia boa! Esse ganho no seu módulo seria o equivalente ao "sensibilidade" no Roland, ou no seu módulo também tem o ajuste de sensibilidade?
Valeu pelo feedback! Poderá ajudar a outro usuário que tenha dúvida similar!
Boas batucadas!

Creio que seja isso mesmo.
Na minha Yamaha tem essas 3 opções: 
5.2 Vazamento/Crosstalk,
5.5 Gain/Ganho,
5.6 Nível mínimo,

Só deu certo quando testei esse "nível mínimo", os tons estavam com nível mínimo 1, ou seja, o toque mais sutil no pad, já se ouvia. Então acho que tinha alguma interferência no pad de prato com os tons, não sei como e porque, mas foi só eu aumentar o nível mínimo dos pads de tom pra 8 que parou. Comecei aumentando para 40~50, mas aí pro som do tom sair tinha que bater acima dessa medida de força. Diminui pra 5, praticamente zerou, mas ainda ouvia o tom disparando bem fraquinho quando batia os dedos numa determinada região dos pratos. Coloquei no 8 e ja era, toco com os dedos e com as baquetas em todas as áreas dos pratos e não ouço mais nada.

Ainda não entendi o motivo. Hardware (vibração) não era pois como disse, só de encostar com os dedos já ouvia o tom disparar. Parece algo de software, interferência dos cabos, sei lá. Módulo talvez. Mas ainda bem que deu certo.

Obrigado pela atenção.
Um abraço!

Editado por rodrigoanker - 10/10/17 as 15:54
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.074 segundos.