Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Baterias Eletrônicas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como ligar hi-hat no DM5? URGENTE!
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Como ligar hi-hat no DM5? URGENTE!

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MaTuSqUeLa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 12/08/04
Status: Desconectado
Pontos: 2479
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaTuSqUeLa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como ligar hi-hat no DM5? URGENTE!
    Postado: 29/08/17 as 22:49
Boa noitee, blzz?

Volto ao fórum hj depois de muito tempo para tentar resolver uma dúvida que está me consumindo aqui.

Fiz uma busca aqui no fórum e em diversos outros lugares mas não encontrei nada que me solucionasse o problema.

Tenho um Alesis DM5 e comprei um pad e um pedal Staff eletrônicos.
Seguindo o mais lógico, eu deveria ligar o pedal na entrada Footswitch, o pad no Hi Hat e boa... deveria funcionar normal.

Mas não funciona... com o pedal conectado o chimbal fica com som de aberto, e com ele desconectado fica com som de fechado. Mas o pedal não tem efeito algum. Tentei todo o tipo de configuração, mas quando aperto o pedal ele não dispara nem o "Note Chase" no módulo, então estou na dúvida se está funcionando.

O cara da loja que me vendeu fica insistindo que eu preciso de um cabo com duas entradas fêmeas e uma macho, mas que eu preciso levar meu módulo em uma autorizada porque para soldar eles precisam testar os conectores um por um e sei lá o que mais... e agora não sei se preciso mesmo fazer isso ou se ele está tentando me enrolar. E se for isso mesmo, prefiro devolver o pedal, pois não tem autorizadas aqui perto e nem estou afim de ter todo esse trabalho. E aee, como faz??

Ajuda por favor!

Abraços, valeu!

Editado por MaTuSqUeLa - 12/09/17 as 09:50
Lembre-se: Seu enfoque faz a sua realidade. Não pense, sinta.
Links Patrocinados

kruguer_pmd Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/02/07
Pontos: 282
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kruguer_pmd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/08/17 as 00:50
Pelo o que li (rápido), dá um trabalhinho configurar e acostumar com a "dinâmica" dos "controles", mas dá pra fazer.

Não sei se você já leu o manual, mas segue parte dele que fala sobre o HH e Pedal.

Se você está usando um trigger de chimbal, tenha certeza de que está conectado na entrada [1], como já é nomeado para nota Bb1, que sempre é o som de chimbal aberto (menos em Drum Set 18; veja abaixo). Conectando um pedal, você pode ter no trigger de chimbal uma nota diferente quando o pedal é pressionado (F#1, por exemplo, que é o som de chimbal fechado). Para mais informação sobre controle do Pedal, veja na página 22.

P. 22:
O Jack [PEDAL] do painel traseiro aceita uma unidade de pedal com interruptor de contato seco momentâneo. Você pode usar um interruptor com contato normalmente aberto ou normalmente fechado. Conecte o pedal ao Jack antes ligar o DM5, pois ao ligar, será automaticamente reconhecida a polaridade do pedal e o DM5 ajustará adequadamente.
Se seu pedal parece responder de forma contrária (as notas tocam quando o pedal é solto), desligue o DM5, tenha certeza de que o plugue está completamente inserido no
jack e então retorne a ligar o DM5. Tenha certeza de que o pedal não está pressionado enquanto o DM5 está sendo ligado.
O pedal possui duas funções, podendo ser usado uma ou outra:
 Avançando o DM5 para o próximo DRUM SET; ou,
 Trocar o trigger do Hi-chimbal entre três tarefas de nota diferentes.

O modo de pedal é selecionado na página 3 dos parâmetros Ext Trig. Quando fixado em Adv, (avanço), o pedal age como um "programa de avanço", Exemplo: Se o DRUM
SET selecionado é o 10 e o pedal é pressionado, será avançado para o DRUM SET 11. Quando fixado o modo Hat (chimbal). Ao golpear o trigger de chimbal, se o pedal não
estiver pressionado vai tocar uma nota (chimbal solto-held), se o pedal estiver pressionado vai tocar outra nota (ajustável no trigger 1), porém uma terceira nota
(chimbal fechando-Closed) poderá ser tocada ao pressionar o pedal sem golpear o chimbal.

As tarefas de nota: pedal Closed e pedal Held são selecionadas nas páginas 4 e 5 dos parâmetros de triggers externos.
Para ajustar o modo do pedal (Footswitch):
1-Pressione o botão [EXT TRIG] repetidamente até que a PÁGINA 3 dos parâmetros de triggers externos seja selecionada.
A luz do botão [EXT TRIG] acenderá; no canto inferior esquerdo do display aparecerá a PÁGINA com um quadrado ao redor do número 3. Há somente um parâmetro nesta
página: Pedal Mode. O valor abaixo disto estará piscando.
2-Use o knob [VALUE] para fixar o modo de pedal em Adv (avanço) ou Hat (chimbal). O display exibirá a colocação atual.

Para mais informações sobre como usar o pedal para controlar a nota do trigger de
chimbal, veja no capítulo 6.

Cap.6
Esta é uma característica para bateristas de hardcore. É um pouco complicado, mas com o DM5 é possível adquirir um som de chimbal verdadeiramente realístico mesmo
com baterias eletrônicas.

Um chimbal acústico produz três tipos principais de som:
 Chimbal aberto. Quando o pedal está solto de forma que o prato superior (top) e o inferior (boton) não se toquem. Golpeando o prato superior (top) irá tocar até que seja golpeado novamente, ou até que o pedal comece a ser pressionado.
 Fechando o chimbal. Este é o som gerado enquanto o pedal é pressionado; este som não é iniciado batendo no chimbal com uma baqueta, mas sim pelo golpe do prato
superior (top) no prato inferior (boton).
 Chimbal fechado. Uma vez que os pratos estão fechados (pedal pressionado), golpeando então o prato superior (top) com a baqueta produz o som de chimbal
fechado.

Para reproduzir estes efeitos individualmente:

1-Golpeando em um pad de chimbal (na parte superior) na entrada de Trigger 1 e um pedal (para "abrir" e "fechar" o chimbal) na entrada [FOOTSWITCH]. O parâmetro
FOOTSWITCH MODE deve ser selecionado para Hat (modo pedal).

2-Se já não está nomeado, nomeie um som de chimbal aberto à nota ativada pelo Trigger da entrada 1.

3-Pressione o botão [EXT TRIG] até que no display mostre o parâmetro Footswitch Close. Esta é a nota que será tocada quando o pedal for pressionado. Se já não foi
nomeado, nomeie um som de chimbal a esta nota. Isto dará ao chimbal um som final realístico, ao invés de um interruptor abrupto, um som de chimbal fechando.
Note que você necessariamente não tem que usar som de chimbal quando usa este modo. Se você desejar, poderá usar qualquer som disponível no DM5.

4-Pressione o botão [EXT TRIG] até que o display mostre o parâmetro Footswitch Held. Esta é a nota que será tocada quando o pedal estiver pressionado e for golpeado
o pad de chimbal (entrada 1). Se já não foi nomeado, nomeie um som de chimbal fechado a esta nota.

5-Usando a função Group (veja na página 31), nomeie todos os sons de chimbal para o grupo 1 de forma que você não possa ter dois chimbals diferentes tocando ao mesmo
tempo. (podem ser nomeados sons de chimbal para o grupo 2 se você já estiver usando grupo 1.)

Se você golpeia o pad de chimbal enquanto o pedal está solto, você ouvirá o som de chimbal aberto. Pressionando o pedal ativa o som de chimbal fechando (na mesma
velocidade do golpe dado recentemente no chimbal aberto); é bem próximo de um chimbal real, você não tem que golpear para ouvir o som de chimbal "fechando",
simplesmente pressionando o pedal ativa o som.

Golpeando o pad enquanto o pedal é pressionado, tocará o som de chimbal fechado.

Não sei se ajudei, mas ...
MaTuSqUeLa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaTuSqUeLa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/08/17 as 17:01
Boa tarde!
Valeu pela resposta!

Eu passei mais de 1 hora tentando fazer essas configurações que o manual sugere, mas não da certo pq ele não detecta o toque do pedal. Ele está setado para Hat, mas eu não consigo definir um som pq ele não detecta pelo "Note chase". Quando eu bato no pad ele pula pro som do chimbal aberto, mas quando aperto o pedal ele não faz nada... nenhuma ação.

Quando eu deixo o pedal plugado o som fica de chimbal aberto, e quando desconecto o pedal ele fica como chimbal fechado... mas o pedal não tem efeito algum... ele nem fecha o chimbal nem faz som de apertar o chimbal com o pé. Não faz som nenhum e nem dispara o "note chase", por isso não consigo nem ter certeza se o pedal está funcionando ou está quebrado.
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kruguer_pmd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/08/17 as 01:04
Originalmente postado por MaTuSqUeLa MaTuSqUeLa escreveu:

Boa tarde!
Valeu pela resposta!

Eu passei mais de 1 hora tentando fazer essas configurações que o manual sugere, mas não da certo pq ele não detecta o toque do pedal. Ele está setado para Hat, mas eu não consigo definir um som pq ele não detecta pelo "Note chase". Quando eu bato no pad ele pula pro som do chimbal aberto, mas quando aperto o pedal ele não faz nada... nenhuma ação.

Quando eu deixo o pedal plugado o som fica de chimbal aberto, e quando desconecto o pedal ele fica como chimbal fechado... mas o pedal não tem efeito algum... ele nem fecha o chimbal nem faz som de apertar o chimbal com o pé. Não faz som nenhum e nem dispara o "note chase", por isso não consigo nem ter certeza se o pedal está funcionando ou está quebrado.

É... eu não tenho experiência com ele, então, o que pude responder foi citando o manual, mas como você já gastou um tempo tentando e não conseguiu, das duas, uma: ou algo não está funcionando como deveria (pedal ou módulo) ou "deixamos" passar algo nas instruções.

Se achar algo, postarei aqui.

Abraço!
MaTuSqUeLa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaTuSqUeLa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/09/17 as 19:02
Apenas reforçando o pedido de ajuda e postando um vídeo na qual eu explico o problema.

Estou precisando urgentemente desse pedal funcionando para poder dar aulas e recuperar o investimento.

Obrigado

https://youtu.be/QTJMwwcJG2U

Editado por MaTuSqUeLa - 04/09/17 as 19:05
MaTuSqUeLa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaTuSqUeLa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/09/17 as 09:50
Mais uma vez venho reforçar um pedido desesperado por ajuda!

O prejuízo só aumenta a cada dia... preciso com muita urgência disso funcionado para dar aula e recuperar o investimento... ou vou ter que vender tudo e desistir.

Não é possivel que não tenha uma única pessoa por aqui que não tenha se deparado com esse problema!

Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kruguer_pmd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/09/17 as 12:14
Cara, desculpa ser um pouco grosso, mas se ninguém respondeu não é por falta de vontade, mas de conhecimento. Eu mesmo nunca me deparei com situação semelhante, mas estou pesquisando para te ajudar. Então, vamos com calma!

Olhando o manual, na p. 26, tem:

Conexão do pedal [FOOTSWITCH]
O Jack [PEDAL] do painel traseiro aceita uma unidade de pedal com interruptor de contato seco momentâneo. Você pode usar um interruptor com contato normalmente
aberto ou normalmente fechado.
Conecte o pedal ao Jack antes ligar o DM5, pois ao ligar, será automaticamente reconhecida a polaridade do pedal e o DM5 ajustará
adequadamente.
Se seu pedal parece responder de forma contrária (as notas tocam quando o pedal é solto), desligue o DM5, tenha certeza de que o plugue está completamente inserido no
jack e então retorne a ligar o DM5.

Tenha certeza de que o pedal não está pressionado enquanto o DM5 está sendo ligado.

O pedal possui duas funções, podendo ser usado uma ou outra:
 Avançando o DM5 para o próximo DRUM SET; ou,
 Trocar o trigger do Hi-chimbal entre três tarefas de nota diferentes.
O modo de pedal é selecionado na página 3 dos parâmetros Ext Trig. Quando fixado em Adv, (avanço), o pedal age como um "programa de avanço", Exemplo: Se o DRUM
SET selecionado é o 10 e o pedal é pressionado, será avançado para o DRUM SET 11. Quando fixado o modo Hat (chimbal). Ao golpear o trigger de chimbal, se o pedal não
estiver pressionado vai tocar uma nota (chimbal solto-held), se o pedal estiver pressionado vai tocar outra nota (ajustável no trigger 1), porém uma terceira nota
(chimbal fechando-Closed) poderá ser tocada ao pressionar o pedal sem golpear o chimbal. As tarefas de nota: pedal Closed e pedal Held são selecionadas nas páginas
4 e 5 dos parâmetros de triggers externos.

Para ajustar o modo do pedal (Footswitch):
1-Pressione o botão [EXT TRIG] repetidamente até que a PÁGINA 3 dos parâmetros de triggers externos seja selecionada.
A luz do botão [EXT TRIG] acenderá; no canto inferior esquerdo do display aparecerá a PÁGINA com um quadrado ao redor do número 3. Há somente um parâmetro nesta página: Pedal Mode. O valor abaixo disto estará piscando.
2-Use o knob [VALUE] para fixar o modo de pedal em Adv (avanço) ou Hat (chimbal).O display exibirá a colocação atual.
Para mais informações sobre como usar o pedal para controlar a nota do trigger de chimbal, veja no capítulo 6.

Então, pelo o que percebi, salvo engano, você tem que configurar o pedal usando o botão [EXT TRIG]. Se não der certo, pode ser problema de compatibilidade entre pedal e módulo, mas aí, não encontrei nada sobre.
MaTuSqUeLa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaTuSqUeLa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/09/17 as 15:25
Infelizmente já cansei de repetir todos os passos que o manual coloca, mais nada faz esse pedal funcionar corretamente.

Estou tentando ter calma, mas como disse, comprei esse pedal para dar aula em casa pois estou com dificuldade financeira, e agora alem disso ainda estou acumulando o prejuízo enorme dessa compra sem chance de recuperar o investimento.

Vejo o fórum sempre ativo, com novas respostas em muitos posts, então me sinto bastante triste por não ter recebido atenção nessa postagem.

Mas muito obrigado mesmo por tentar me ajudar.
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kruguer_pmd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/09/17 as 19:06
Você o comprou em loja física? Se sim, pede ajuda ao pessoal, lá! Se eles falaram que funcionava, deveriam garantir.
Agora, assim, o footswitch que conhece serve para alternar dois "caminhos", neste caso, sons.
" Ao golpear o trigger de chimbal, se o pedal não estiver pressionado vai tocar uma nota (chimbal solto-held), se o pedal estiver pressionado vai tocar outra nota (ajustável no trigger 1), porém uma terceira nota (chimbal fechando-Closed) poderá ser tocada ao pressionar o pedal sem golpear o chimbal. As tarefas de nota: pedal Closed e pedal Held são selecionadas nas páginas
4 e 5 dos parâmetros de triggers externos."
Sw você já tentou de tudo do manual, só posso pensar em: cabo defeituoso, incompatibilidade ou algo extremamente idiota a ponto de não o "enxergarmos".
MaTuSqUeLa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaTuSqUeLa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/09/17 as 13:27
Bom depois de 3 semanas de MUITA dor de cabeça o vendedor falou que conseguiu fazer o cabo que eu preciso...mas to achando que ainda não vai funcionar.

Ele fez um cabo com duas pontas mono, pra ligar no pad e pedal, mais uma ponta estéreo pra ligar no módulo... mas e o módulo não tem entrada estéreo, então provavelmente ainda terei mais dor de cabeça.
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kruguer_pmd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/09/17 as 14:17
Rapaz, dificilmente um cabo estéreo "splittado" em 2 monos vá resolver. Eu acho! No caso de cabo splitter para módulo roland, é utilizado um resistor entre tip e ring, mas não sei como é o funcionamento na alesis.
Além disso, o fato dele montar um cabo Y para ligar no módulo, dá a entender que a saída Trigger 1 do módulo (Hi Hat) funcionaria para conectar prato e pedal. O problema é que no próprio manual tem a informação que se conectar um pedal na entrada footswitch ele deverá funcionar como pedal do chimbal, bastando, para isso, configurá-lo no módulo.
Continuo achando, se não for configuração, pode ser problema de incompatibilidade ou de funcionamento no pedal ou na entrada do módulo.
O bom seria conseguir um outro pedal para testar junto ao módulo.
Mas se o vendedor disse que com esse cabo novo deve funcionar é porque ele também não sabe. Outra coisa a se considerar é que se ao vender foi informado que tudo estava funcionando corretamente, qual a necessidade desse cabo?
MaTuSqUeLa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaTuSqUeLa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/09/17 as 18:43
A nem sei mais o que pensar... são três semanas fritando a cabeça e acumulando prejuízo.

Vou tentar o cabo e se não der certo devolvo o pedal e recupero ao menos um pouco da grana... agora o resto vai ficar parado aqui até eu conseguir achar um pedal compatível com o módulo e o bolso.
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.108 segundos.