Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Baterias Eletrônicas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Projeto de bateria híbrida
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Projeto de bateria híbrida

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
SamirMamude Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 14/01/08
Status: Desconectado
Pontos: 40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SamirMamude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Projeto de bateria híbrida
    Postado: 05/07/17 as 21:26
Pessoal tudo bom? 

Estou com um projeto em mente e preciso da ajuda dos mais experientes.

Tenho uma bateria eletrônica TD-4 e um módulo Alesis DM5 que comprei usado faz um tempo, porém está parado.

Meu projeto é unificar ambos os módulos e montar na minha bateria acústica com peles mudas + triggers..

A minha dúvida é o que preciso comprar para unificar os módulos, uma mesa de som, inferface midi, me ajudem por favor!

Editado por SamirMamude - 05/07/17 as 23:17
Roland TD4-k2
Mapex Mars Pro
Pearl Demon Driver
Superior Drummer
Reaper
Nikon D5300
Notebook Avell FullRange G1740

*** YOUTUBE ***
http://www.youtube.com/user/mamude/videos
Links Patrocinados

alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/02/10
Pontos: 1738
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/07/17 as 22:26
Oba Samir
Vc poderia solucionar das duas maneiras na verdade. Depende como pretende usar, do hardware disponível e poder de seu notebook.
O mais fácil é usar uma mesa e ligar os dois, td4 e Alesis D4 em canais diferentes e fazer sua mix nos fones. Pode ter outras entradas para usar outras coisas para tocar junto como MP3 players, celular, tablet, o que for.
Outra maneira, mais cara e complicada era usar as duas ligadas ao Notebook por algum tipo de interface midi, que suporte duas entradas simultâneas e disparem um som por software tipo VST.
Vc teria mais Söns disponíveis mas tudo dependeria de quanto seu computador e essa suposta interface Midi iria aguentar. Tb acho que sem uma interface de áudio seria difícil ter uma solução satisfatória se for usar muito VSTs e plugins.
Vai no mais básico e barato primeiro até ter certeza de suas necessidades. Uma mesinha barata no mercado livre não faz mal pra ninguém que quer entrar no mundo da música.
Boa sorte nessa empreitada.
Noise bacana!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SamirMamude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/07/17 as 23:06
Obrigado pelas dicas.

Apenas complementando que já estou bastante familiarizado com o lance de ligar no PC, inclusive tenho um cabo midi-usb com 2 pontas, porem 1 é IN e outra OUT que uso para fazer minhas gravações utilizando Superior Drummer etc...

Esses dias comprei um cabo Midi e hoje fiz o seguinte teste.

Módulo TD4 -> Entrada IN do Alesis DM5 -> MIDI Out -> Midi -USB -> PC.
Como esperado só consegui pegar o sinal do Alesis, porém o módulo reconhece o som do Roland, mas o Cabo MIDI USB não consegue enviar ambos o sinais e o objetivo principal é sempre via VST, descarto 100% o som original do módulo até pq ambos não me agradam.

Foi ai que pensei numa interface MIDI USB com 2 entradas, caso seja o correto, mas to vendo que vou precisar desembolsar uma grana...

Editado por SamirMamude - 05/07/17 as 23:17
Roland TD4-k2
Mapex Mars Pro
Pearl Demon Driver
Superior Drummer
Reaper
Nikon D5300

*** YOUTUBE ***
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/02/10
Pontos: 1738
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/07/17 as 01:33
Será que vc não consegue usar neste esquema MIDI (TD4 midi out> Alessi D4 midi in> Alexis D4 midi out> cabo MiIDI/USB), só que mudando as notas MIDI de tudo para reconhecer os dois módulos ao mesmo tempo.
Geralmente Midi de bateria usa o canal 10, e pode ter notas da TD4 e do Alesis D4 ocupando o mesmo número de nota MIDI.
Talvez se vc usar números de nota MIDI diferentes vc consiga que os dois módulos funcionem ao mesmo tempo.
Só divagando aqui...
Noise!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SamirMamude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/07/17 as 09:30
Dei uma lida no manual do DM5 e acho que descobri a solução, no canal de cada peça precisa habilitar o modo THR no módulo que ai o sinal chega até o VST, vou testar isso e confirmo, valeu!
Roland TD4-k2
Mapex Mars Pro
Pearl Demon Driver
Superior Drummer
Reaper
Nikon D5300

*** YOUTUBE ***
GUIMBC Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/09/14
Pontos: 727
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUIMBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/07/17 as 10:18
Fala, meu camarada.

Seu esquema de ligação está correto (TD4 midi out > DM5 midi in > DM5 midi out Interface USB > in USB no PC). Mas é fundamental o que o Alja comentou, as notas MIDI de cada zona/pad do seu TD4 tem que estar diferente de cada nota midi de cada zona/pad do seu DM5, pois se por exemplo a nota do som de pele da caixa no DM5 estiver como #25 e no TD4 também #25 seu VST somente irá interpretar a nota do DM5 que é o "módulo principal" (e o TD4 o "escravo" nesse sistema de ligação que fez). 
Outra coisa importante é mapear as notas midi NO VST, por exemplo: as vezes o crash do TD4 está configurado como nota midi #78, mas NO VST você não inseriu nenhum som para a nota midi #78.

Pode ser meio confuso, mas com calma você consegue.... eu mesmo já fiz isso com módulo TD9 (principal) e módulo Medeli (escravo) há muitos anos atrás para poder expandir meu kit.

Vlw, boa sorte, abraços!
GUILHERME PEREIRA
BOAS BAQUETADAS!!!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SamirMamude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/07/17 as 21:28
Boa noite,

Testei novamente e consegui!! Estava faltando mesmo habilitar no DM5 o sinal do TD4 no modo THRU e pimba!! Reconheceu todas as peças do TD4 e tudo chegando no Superior Drummer, agora é comprar peles mudas e talvez providenciar triggers caseiros.

Muito obrigado pela ajuda!

Editado por SamirMamude - 06/07/17 as 21:28
Roland TD4-k2
Mapex Mars Pro
Pearl Demon Driver
Superior Drummer
Reaper
Nikon D5300

*** YOUTUBE ***
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.063 segundos.