Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Maracatu com quatro linhas diferentes. me ajudem
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Maracatu com quatro linhas diferentes. me ajudem

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fandolang Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 27/10/15
Status: Desconectado
Pontos: 97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fandolang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Maracatu com quatro linhas diferentes. me ajudem
    Postado: 01/03/17 as 15:57
Ola galera... To estudando os ritmos brasileiros e tava dando uma olhada na celula básica do maracatu. E ta sendo impossível de executar. Estou executando oo hihat com pe no tempo "e", a caixa aquele ostinato " tra ta ta tra ta ta tra ta ta" o bumbo aquela marcação constante tipica e a mao direita executa a linha do agogô. Só que são quatro linhas diferentes para cada membro... E possível fazer um maracatu assim? Estou tendo uma dificuldade absurda, alguem me ajuda com uma partitura??? Vlw!!!
Links Patrocinados

Guibt Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 11/01/11
Pontos: 237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Guibt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/03/17 as 10:37

Salve man, sussa?

Compartilho contigo a transcrição do Livro do Sergio Gomes - Novos Caminhos Bateria Brasileira. Espero que te ajude.

Como não tenho Gongue no meu set toco no condução alternando cúpula e corpo.
É zica mesmo tocar esse groove, o meu ainda não tá 100%...

Abraços

fandolang Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fandolang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/03/17 as 11:15
Po valeu cara muito obrigado. Eu tava também dando uma olhada em uns videos e achei um do Cássio cunha. Tem o tradicional que ainda não consigo tocar e ainda tem um em que o lado direito faz um sete e o esquerdo faz um quatro, eh muito difícil pois a melodia desencontra e se encontra depois...tenho que trabalhar a minha mente de forma diferente. Porque geralmente eu vejo na partitura onde encaixa cada nota e acentuação e vou executando devagar e vou aumentando o andamento aos poucos...ai a melodia começa a entrar na mente. Mas este maracatu ta difícil viu! To estudando por partes e ainda assim não é fácil. Mas esta partitura vai me ajudar muito. vlw. Depois veja o sete de un lado e o quatro de outro e me diga. E o sr cunha faz numa facilidade terrível eoutra, o chimbal tem uma variação , nam o mangini conseguiria fazer um negocio desses. Kkkkk

Editado por fandolang - 03/03/17 as 11:17
Guibt Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guibt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/03/17 as 11:24
Que doidera!!!! Esse eu nunca vi, ja deu nó no cérebro de imaginar!!

Mas o lance de estudar vc está certo, tem que pensar em linhas independentes ao invés de simultaneas.
Uma dica que dou é grave no celular uma linha, exemplo: Gongue.
Escute a linha e execute uma outra, por exemplo a caixa.
Depois de fazer trocentas vezes, junto com o áudio tenta tocar as duas juntas.
Depois que tiver firmeza, grava a linha dos pés e execute as duas juntas.
Depois de 1325 vezes (rsrsrrs) junte as três. 
Eu fiz isso e me ajudou muito.

Valeu pela indicação, depois vou ver o video que me falou.

fandolang Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fandolang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/03/17 as 11:27
Rapaz VC pegou metade do meu cérebro foi??eu ontem tava fazendo isso!!!rsrsrsrs que onda viu.. Mas não executei estas vezes todas deve ser por isso que não peguei ainda
Guibt Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guibt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/03/17 as 11:34
kkkkkkkk

pois é... acontece direto isso!!!
Acho que as ideias ficam vagando por ai, e somos os receptores. Tive esses insigths tempo atrás, e me ajuda muito.
jazzbrazuca Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 06/09/04
Pontos: 1437
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jazzbrazuca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/03/17 as 12:15
Amigo tudo bem ??? 
Seguinte, nem tudo que ta na partitura é exatamente como esta escrito, principalmente se tratando de ritimos brasileiros... 
A melhor coisa que vc faz é escutar, porque o ritmo precisa entrar dentro de vc, maracatu é um Reinado é uma cultura, se vc interiorizar isso vc vai entender aonde cada peça vai, automaticamente seu cerebro vai entender o som e vc vai assimilar mais fácil !!! 
Procure pelos CD's da Nação Estrela Brilhante que toca esse Baque Virado que é mais comum , que vc ta estudando... Tente ir pelo som, sem o Chimbal só fazendo Bumbo e caixa , repare no BuzzRool que ele é meio arrastado, não exatamente do jeito que seria a mecanica apresentada na part... Se tiver com dificuldade, cante e o Ritimo... Enfim.., 
Assim que vc interiorizar, sentir a dança o ritmo vai ficar fácil de vc tocar... 
Se tiver dificuldade com independência ai o estudo é outro... 
Tem coisas bem loucas com Maracatu que da pra fazer... 
Usar linha de Gongue no Pé esquerdo , agogo na direita , caixa na mão esquerda e alfaia no pé... Mas pra isso vc tem que identificar os sons, pra fica rmais facil !
Aulas Particulares para Iniciantes e Intermediarios Araraquara e Região - drmaca@live.com
fandolang Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fandolang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/03/17 as 13:27
Poxa valeu cara por isso, foi bem didático. Eu sempre procuro ouvir o som antes de reproduzir, ate mesmo porque minha teoria é uma m*%#@...,talvez o problema seja independência também... Mas como posso melhorar?? Algum exercício pratico pra este ritmo?? Eu dei uma evoluída e to conseguindo fazer o básica o com as duas maos na caixa, mas ainda não consigo fazer a linha do gonguê.
jazzbrazuca Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 06/09/04
Pontos: 1437
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jazzbrazuca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/03/17 as 10:46
Cara sempre que tenho alguma linha difícil pra fazer eu faço o seguinte, vou usar o exemplo da linha de gongue ou agogo...
Pensando que vc quer fazer a linha de gongue na mão direita faça o seguinte:
Primeiro, use figuras simples em outros membros e faça a linha que esta desejando tocar no membro correspondente a ela exemplo 
Coloque o semínimas no pé esquerdo, mão esquerda e bumbo ... E faça a linha do gongue na mão direita(Ou aonde for querer colocar)
Ai vá prosseguindo, colocando colcheias ao invés da semiminas , tercinas e etc... 
Depois vc alterne as figuras entre os membros... 
Se tiver com dificuldade, va membro a membro fazendo isso... Mas sempre pensando no ritmo !!!
Se não entender posso escrever o exercicio... 
Aulas Particulares para Iniciantes e Intermediarios Araraquara e Região - drmaca@live.com
fandolang Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fandolang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/03/17 as 14:56
Blz vou tentar isto...e comento a progressão.
fandolang Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fandolang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/17 as 19:30
Maracatu de baque virado executado...gostaria muito de mostrar num video aqui mas meu home ainda não ta pronto. Caramba suei muito, hoje eu tava dando uma canja na batera do meu colega ai eu joguei o groove o cara ficou viajando. Kkkk
Sabe, Nois baterias ficamos estudando parecendo que vai tocar numa banda de trash ai quando agente para pra estudar estas coisinhas, e percebe que aa nossa cultura tem muito a oferecer.
Quando eu vendi meu pedal duplo, meus colegas quase me crucificaram. Hoje eu sei o quanto tocar com pedal simples me abriu os olhos para um outro lado da música.
Vlw a vcs que me ajudaram , agora vou ver se pego aquele 7 e 4....

Editado por fandolang - 24/03/17 as 19:32
hugo_stos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/07/05
Pontos: 2868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugo_stos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/17 as 18:30
Brother, não to com o livro aqui onde moro no momento, mas aproveito esse tópico pra divulgar o livro "Bateria Brasileira" do Christiano Rocha, sem dúvidas uma referência incrível para quem estuda ritmos brasileiros.

fandolang Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fandolang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/04/17 as 22:43
Valeu pela contribuição, to me acabando nos ritimos brasileiros, me aprofundando mesmo, to começando pelos ritmos nordestinos.
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.109 segundos.