Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Afinação e microfonacão
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual o próximo passo para ter uma melhor gravação?
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Qual o próximo passo para ter uma melhor gravação?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
victorasantos10 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 12/04/12
Status: Desconectado
Pontos: 134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorasantos10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual o próximo passo para ter uma melhor gravação?
    Postado: 12/02/16 as 12:46
Boa tarde galera!!

Tenho uma dúvida: Montei um home studio há um tempo, e estou querendo investir mais para ficar um trabalho mais profissional no quesito áudio, pois ainda o sinto bem amador, mas simplesmente não sei pra onde correr. Não sei se preciso apenas fazer um upgrade no que já tenho, ou se o ponto crucial para isso seriam mais equipamentos, um ambiente melhor (o quarto onde eu toco não tem tratamento acústico), ou até mesmo somente um conhecimento mais aprofundado na edição. Vou descrever brevemente o que tenho/uso:

- 1 kit de microfones Arcano Gray Series
- Cubase 7.
- Alguns plugins da Waves que utilizo nas edições.

Tenho um vídeo que fiz recentemente: https://www.youtube.com/watch?v=yx6x9LA_Kw0 (não consegui incorporar o vídeo aqui, tá dando erro)

Sinto que é possível melhorar a qualidade mas não sei para onde devo correr para isso.

Todas as sugestões são bem vindas! Abraços!

Editado por victorasantos10 - 12/02/16 as 12:49
Vivendo e aprendendo..

http://www.facebook.com/victorasantos10
Links Patrocinados

calebecampos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/01/13
Pontos: 736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calebecampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/02/16 as 16:57
Cara, eu n manjo nda de gravação, mas sei q os mics interferem (e mto) ... se vc n tem uma boa captação, logo n tem uma boa mixação/ masterização, logo da mer*a. 

Eu acho tu deveria investir nos mcs ... tipo aquele sm57 basico pra caixa.
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorasantos10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/02/16 as 13:14
Boa Calebe! Desculpe a demora pra responder, mas vou me planejar pra isso... Esses Shures são bem famosos mesmo... Obrigado pela ajuda amigo, um abraço!
Vivendo e aprendendo..

leoprieto Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 27/11/12
Pontos: 413
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoprieto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/02/16 as 15:29
Fala Victor, blz man?

Primeiro de tudo, vc toca muito man!!! Parabéns!

Agora vamos aos pontos, acho que seu problema está realmente na acústica, gravar bateria com uma qualidade profissional realmente é um detalhe importante. Depois estuda sobre a captação e mics!

Man, lhe indico uns vídeos do Lisciel no YouTube, ele tem umas sacadas bem foda pra HomeStudio, pra captação de batera e etc. Indico também os livros "guia mixagem por fabio henriques" Vol. 1 e 2.

Com certeza vai clarear sua mente sobre o assunto. Mas lhe indico de primeira pra melhorar a acústica da sua sala pra captar melhor a batera ;)

Um Abraço, espero ter ajudado.

---------------
Leo Prieto
FACEBOOK
YOUTUBE
WMarinho Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 27/02/09
Pontos: 458
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WMarinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/02/16 as 16:43
Originalmente postado por leoprieto leoprieto escreveu:

Man, lhe indico uns vídeos do Lisciel no YouTube, ele tem umas sacadas bem foda pra HomeStudio,

Eu daria como encerrado depois de mencionar o nome do Lisciel hahahaha
O cara é um gênio na arte de gravação!
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/02/10
Pontos: 1731
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/02/16 as 18:14
Concordo com o Leo.

A melhor e mais barata coisa que vc pode fazer para dar um upgrade é tratar da acústica da sua sala.

Não há microfone, interface, guru da gravação ou qualquer mágica que consiga tirar um bom som de uma sala com problemas acústicos.

Independente de tudo, assista mesmo os vídeos do Lisciel...São instrutivos, divertidos, muito legais.

Boa sorte na empreitada bacana!

Edit: Vi teu vídeo. Legal demais vc tocando...show!

Velho, com certeza é sua sala...tudo vivo, nada nas paredes e piso frio.
Te aconselho a colocar um tapete grande e montar uns painéis acusticos.
Bass traps, corner bass traps, difusores...dá uma pesquisada na net.

Noise!

Editado por alja - 22/02/16 as 18:26
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorasantos10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/02/16 as 19:16
Originalmente postado por leoprieto leoprieto escreveu:

Fala Victor, blz man?

Primeiro de tudo, vc toca muito man!!! Parabéns!

Agora vamos aos pontos, acho que seu problema está realmente na acústica, gravar bateria com uma qualidade profissional realmente é um detalhe importante. Depois estuda sobre a captação e mics!

Man, lhe indico uns vídeos do Lisciel no YouTube, ele tem umas sacadas bem foda pra HomeStudio, pra captação de batera e etc. Indico também os livros "guia mixagem por fabio henriques" Vol. 1 e 2.

Com certeza vai clarear sua mente sobre o assunto. Mas lhe indico de primeira pra melhorar a acústica da sua sala pra captar melhor a batera ;)

Um Abraço, espero ter ajudado.

@leoprieto Mano, muito obrigado pelo comentário e também pelo elogio! Fico mt feliz que tenha curtido!!!

Agora fiquei curioso sobre esse Lisciel uehaeuha geral falando bem dele... Os livros também serão de excelente valia! Realmente, o quarto fica no 2º andar (o que acredito prejudicar um pouco mais), não tem nenhum tratamento, e agora migrei ele para um outro quarto onde o eco é maior ainda... de fato é algo que está bem cru mesmo....

Valeu meu querido! Abração!
Vivendo e aprendendo..

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar victorasantos10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/02/16 as 19:24
Originalmente postado por alja alja escreveu:

Concordo com o Leo.

A melhor e mais barata coisa que vc pode fazer para dar um upgrade é tratar da acústica da sua sala.

Não há microfone, interface, guru da gravação ou qualquer mágica que consiga tirar um bom som de uma sala com problemas acústicos.

Independente de tudo, assista mesmo os vídeos do Lisciel...São instrutivos, divertidos, muito legais.

Boa sorte na empreitada bacana!

Edit: Vi teu vídeo. Legal demais vc tocando...show!

Velho, com certeza é sua sala...tudo vivo, nada nas paredes e piso frio.
Te aconselho a colocar um tapete grande e montar uns painéis acusticos.
Bass traps, corner bass traps, difusores...dá uma pesquisada na net.

Noise!

Amigão, muito obrigado pela dica!!! e também por ter curtido meu som, sempre fico feliz com comentários assim hehe

Vou pesquisar a respeito e vou dar uma olhada no Lisciel, próximo passo! kkkk

O que eu queria mesmo era isolar a garagem e fazer um studio. Um amigo meu daqui da região do Embu - SP que toca metal, fez essa parada de isolar um quarto e deixar o esquema PROFISSA (suspeito até que ele esteja aqui no fórum, hehe).

Mas quando soube que todo o projeto acústico (apenas acústico) saiu por uns 22k, quase caí pra trás... Meu objetivo é poder chegar em casa, descer o braço no kit até umas 3, 4h sem incomodar ngm rsrs
Vivendo e aprendendo..

calebecampos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/01/13
Pontos: 736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calebecampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/02/16 as 22:39
Esse lance do tratamento acústico é importantissississimo ... mics bons captam tudo, até oq vc n qria. 

Tipo "tampe" as quinas das paredes do quarto, tente tampar qqr vidro (quem ja tocou em aquário de blindex sabe como os agudos ficam insuportáveis se n tiver nenhum tratamento), coloque a bateria em cima de um palco (principalmente seu bumbo vai virar uma coisa de louco). Essas paradas q eu falei foi com base no estúdio do meu ex fessor, e eu curtia o resultado ... 

O Lisciel é f*da. O Roberto Torao passa uns trem massa tbm, apesar da vibe dele ser mais pedais de guita.  

Obs: aqui no fórum eu acho q mta gente ja deu umas idéias massa de como da uma tratada no som. 
GUIMBC Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/09/14
Pontos: 658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUIMBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/02/16 as 11:58
Fala meu brother,

Primeiramente parabens pelas habilidades "bateristicas"!!!! hahahaha Top demais mm, especialmente a execução dos gospel chops! TOP e sem sair do tempo - o que é o mais importante!

Referente ao isolamento e tratamento (que é o que vc precisa pra melhorar o som) indico vc fazer uns painéis acusticos e utilizar espuma "casca de ovo". Segue um link dum passo-a-passo que coloquei aqui no forum onde vc vera soluções baratas e praticas de como isolar e TRATAR o som... Funcionou PRA MIM e pra minha sala...

Sinceramente não achei sua captação tão ruim assim não, lógico que não tá na qualidade de produção TOP pra lançamento de cd, mas pra videos igual vc fez achei bem bacana! Curti o som da sua batera!!!!
Mas é isso ai, vai tratando o ambiente e vendo videos da como mixar, com o tempo vai melhorando. Eu mm já "apanhei" mto pra aprender a mixar e até hoje faço algo bem porco kkkkkkk, mas já melhorei mto vendo videos do Lisciel, lendo inumeros artigos e livros de mix....

Vlw, boa sorte!
GUILHERME PEREIRA
BOAS BAQUETADAS!!!
RAFAEL TARDELLE Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 11/05/16
Pontos: 10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RAFAEL TARDELLE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/05/16 as 13:11
Fim do ano tô pretendendo gastar uma graninha e comprar Uma odery Custom, mics, interface, pratos e outros equipos e montar um home simples mesmo!

Vai fundo aí no projeto de melhorias mano, vc consegue!
"O homem traça seu caminho, mas, o senhor lhe dirije os passos" Pv 16.9
eusoucarlos Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 28/09/15
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eusoucarlos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/01/17 as 10:41
Galera, dá uma conferida aí nos resultados que tenho obtido.

Uso uma M Audio ultra 8r, microfones leson (bumbo, toms e overs), shure sm 57 na caixa e arcano nos surdos. Mixagem feita no reaper (tenho pro tools mas me acostumei com o reaper), usando principalmente plugins da Fabfilter e Waves.

http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=74043&PID=1254609&#1254609
eusoucarlos Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 28/09/15
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eusoucarlos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/01/17 as 16:54
Alguém me dá uma ajuda aí.

Aquela opção que o Behringer B1 tem de high pass filter e -10db devem ser usadas se ele for colocado como overhead na batera?
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/07/06
Pontos: 388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/01/17 as 17:41
Originalmente postado por eusoucarlos eusoucarlos escreveu:

Alguém me dá uma ajuda aí.
<div id="HOTWordsTxt" name="HOTWordsTxt">
Aquela opção que o Behringer B1 tem de high pass filter e -10db devem ser usadas se ele for colocado como overhead na batera?

Iae meu camarada, td bem?

Então, o high pass filter é o filtro passa alta, ou seja, como o proprio nome ja diz, filtra as frequencias medias altas e altas, que são capturadas, principalmente, vinda dos pratos. Vc pode utilizar quando for gravar, mas não é obrigatorio, pois na DAW vc tb pode aplicar o filtro atraves de um plugin ou mesmo manualmente, no EQ, cortar as frequencias. Se vc tiver 1 só over, seria interessante deixar o filtro pra ser aplicado depois pq vc pode dobrar o canal do over e em uma pista, usar as frequencias medias e baixas pra dar corpo a bateria. O -10DB imagino que possa ser usado pra controlar os picos capturados na hora da gravaçao sem alterar o ganho de volume na interface, já que os pratos são mto sensiveis e podem clipar facilmente considerandoo posicionamento do mic ou um ganho mto alto.

Espero ter ajudado, abraço!
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.