Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Estilos Musicais e Ritmos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Compassos irracionais
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Compassos irracionais

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
filipemaliska Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 08/01/11
Status: Desconectado
Pontos: 64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipemaliska Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compassos irracionais
    Postado: 30/01/16 as 19:52

E aí colegas de batera! 

Compartilho aqui uma peculiaridade rítmica do novo disco do Entrevero Instrumental que saiu final de 2015. 

Praticamente no disco todo foi usada uma concepção de groove partindo de feels em 5 ou 7, e não apenas subdivididos em 2 e 3 (compasso simples e composto). Quando esses grooves acabavam tendo alguma quebra de compasso, tiveram que ser usados compassos irracionais (com denominador ímpar) , que é muito raro até na música contemporânea. Esse recurso acabou colaborando na elaboração de poliritmias dentro do mesmo pulso, modulações micrométricas, mutações de ritmos tradicionais do sul e de grooves exclusivos pra cada música. 

Segue aqui um vídeo:

O disco, com participação de Takuya Nakamura (Jojo Mayer Nerve), pode ser baixado gratuitamente pelo site

www.entreveroinstrumental.com 

ou no link:

https://drive.google.com/folderview?id=0B2CBxkkw38tEQUNaLUdxbDRMNGM&usp=sharing

Recomendado pra quem curte avant-garde jazz. 

Editado por filipemaliska - 30/01/16 as 21:48
Links Patrocinados

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipemaliska Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/01/16 as 21:49
ALGUÉM PODE ME AJUDAR! NÃO CONSIGO INCORPORAR UM VÍDEO
hugo_stos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/07/05
Pontos: 2875
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugo_stos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/01/16 as 09:45

hugo_stos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugo_stos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/01/16 as 09:59
É muito...muito...hmmm...não consigo achar definição rsrs. Fecho os olhos e percebo influência de Hermeto, porém com uma loucura elevada ao quadrado (digo "loucura", porque minha cabeça limitada não tem vivência nenhuma com essa história de compassos irracionais!). E claramente os músicos são ultra talentosos, né...
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipemaliska Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/01/16 as 10:26
Valeu por anexar o vídeo Hugo!!

Editado por filipemaliska - 31/01/16 as 10:27
calebecampos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/01/13
Pontos: 755
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar calebecampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/01/16 as 23:08
Confused

Aquela coisa q vc ouve e n sabe oq achar. Qual a finalidade de fazer uma musica nesse estilo? 
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipemaliska Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/02/16 as 01:35
Questão de gosto, estilo e valor artístico é uma coisa muito particular de cada pessoa, apesar de existirem infinitos materiais que discutem arte, que discutem o que é belo. 
A proposta de músicas com tendências vanguardistas é justamente buscar expandir os limites existentes, experimentar, criar algo realmente novo. Pra mim o que não faz sentido é a reprodução das mesmas fórmulas, já temos infinitas músicas pra ouvir com harmonias funcionais e ritmos comuns.
E na real, se você der uma espiada em partituras de compositores como Brian Ferneyhough, você vai acabar achando essa música do Entrevero até careta,aheah. 
Então tudo é relativo, a percepção muda totalmente dependendo do quanto você espera que uma música te surpreenda, do quanto você foi exposto à todo tipo de música e do quanto você busca. Quando eu era criança o Brian Adams me surpreendia, outro dia metallica, outro dia o Dream Theater, outro dia Hermeto Pascoal, outro John Zorn. 
Então é uma questão de realmente curtir ser surpreendido, é como uma mágica, se você saca o segredo não perde a graça?     
Eu particularmente penso assim, e acho totalmente importante pra música continuar evoluindo, mas isso, repetindo, sou eu. 
As pessoas tem todo direito de fazer música como continuam fazendo hoje na grande maioria dos casos, usando progressões harmônicas do século XVI e dizendo que é uma música nova. Eu prefiro encarar a dura realidade de saber que estamos em 2016 e que no século XX o pau comeu bonito na música contemporânea erudita e que, pra fazermos algo novo mesmo, buraco é muito mais embaixo. 
AMdrumcustom Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/03/16
Pontos: 15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AMdrumcustom Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/03/16 as 16:11
parabéns cara gostei muito do seu fusion, mistura de compasso misto composto e simples, bastante mudança métrica bem legal!

AM baterias customizadas, feitas a mão
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipemaliska Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/03/16 as 16:14
Valeu!!
Se tiver interesse te mais vídeos no ar, só buscar no youtube por estratossoma
abracao
MatheusFrancez Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 24/05/08
Pontos: 1851
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusFrancez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/03/16 as 14:18
Demais! sem palavras.

edit: ainda tô escutando isso, desde que o disco foi lançado, e sempre soa novo. Hahahahahaha

Editado por MatheusFrancez - 23/03/16 as 14:19
Ricardo Conzatti Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 15/09/09
Pontos: 610
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Conzatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/03/16 as 14:31
Meu ouvido não está preparado para ouvir esse som, pra mim não soa bem, parece barulho. De qualquer forma é como você falou, é muito particular e depende de cada um.

A arte está nos olhos de quem ve (ou de quem faz haha) parabéns pela ideia de "ser diferente".

hugo_stos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugo_stos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/03/16 as 15:50
Originalmente postado por MatheusFrancez MatheusFrancez escreveu:

...
edit: ainda tô escutando isso, desde que o disco foi lançado, e sempre soa novo. Hahahahahaha

Bem isso...

Pra mim é difícil digerir, não desce redondo, mas de pouco em pouco vai...rs. Como o colega acima disse, meu ouvido ainda não tá preparado pra isso. Mas a cada vez que você ouve, nota-se uma coisa nova. A sanfona tem umas melodias lindas, meodeos, pra mim é o ponto alto

Editado por hugo_stos - 23/03/16 as 15:53
GUIMBC Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/09/14
Pontos: 848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUIMBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/03/16 as 16:05
Fala Filipe!

Achei bem bacana e interessante o projeto. Através da experimentação que evoluímos! Não é algo que eu escutaria no dia dia, mas percebe-se que todos os músicos são bem profissa e tocam muito.

Mas me tira uma dúvida, vocês gravaram isso "ao vivo" (todos tocando ao mesmo tempo no estúdio - com excelente captação instrumental individual - diga-se de passagem) onde meio que improvisaram e cada músico deu sua apimentada naquele momento ou vocês conseguem reproduzir isso sempre igualmente/parecido como se fosse uma música pronta com arranjos já predefinidos e transcritos?

Vlw, grande abraço e sucesso pra vcs!
MatheusFrancez Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 24/05/08
Pontos: 1851
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusFrancez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/04/16 as 20:47
Oi GUI! Acho que posso responder essa: É tudo composto, escrito, e tocado assim ao vivo! Mas isso não quer dizer que tenha que ser sempre igual, como um jazz, que deixa espaços para a improvisação e etc. :)
diogomuniche Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/09/08
Pontos: 1163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomuniche Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/04/16 as 11:43
Estou bem confuso, realmente dificil compreender, meu ouvido tb não é treinado como o dos amigos acima e olha que eu curto umas coisas quebradas. kkkk É preciso muito talento pra fazer isso ai. Bem interessante.
fezes Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 26/12/04
Pontos: 2005
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fezes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/04/16 as 16:10
Estou com a maioria. Meus ouvidos e minha mente não estão prontas para este tipo de som.
Apesar de gostar muito dos compassos 7/8, 5/8, etc. O que me intriga não é a métrica, mas a falta de uma pulsação.

Além disso, há uma quantidade muito grande de informações: acordes dissonantes, métrica diferente, falta de pulsação. Isso causa a confusão. Acredito que esta seja a intensão do projeto, mas para mim é estranho.
Sinto falta, neste caso, dos três conceitos básicos: ritmo, harmonia e melodia.
"Como pode a propaganda ser a alma do negócio, se esse negócio que engana não tem alma"
leoprieto Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 27/11/12
Pontos: 414
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoprieto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/04/16 as 16:43
Quebra de estética!
É esse o conceito dessa experiência artística e musical, como o @felipemaliska bem citou é uma peculiaridade rítmica que não herda os elementos característicos de campo harmônico e etc que todos sentiram falta.
É estranho e essa é a intenção, pois para o ouvido humano isso soa estranho. Confesso que só comecei a apreciar isso quando precisei quebrar uns paradigmas de funções harmônicas e, são nesses experimentos que se descobre/empresta essas quebras que podem ser aplicadas também na música popular.

Parabéns pelo trabalho, por gerar essas percepções e compartilhar conosco!

Abraços

Editado por leoprieto - 28/04/16 as 16:44
---------------
Leo Prieto
FACEBOOK
YOUTUBE
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.