Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Estilos Musicais e Ritmos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedal/bumbo Duplo em outros estilos.
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Pedal/bumbo Duplo em outros estilos.

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marcos Abreu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/08/15
Status: Desconectado
Pontos: 162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedal/bumbo Duplo em outros estilos.
    Postado: 28/01/16 as 23:23
Pessoal, vocês conhecem bateras ou músicas que usam dois bumbos ou pedais em outros estilos que não seja rock e suas variantes.
Algo como Luie Bellson fez no jazz. Mas nessa época, no contexto geral da bateria, não se tinha mais novidades nas levadas a não ser a própria utilização de dois bumbos.
Não me refiro também a utilização do pé esquerdo simplesmente para substituir um pivot ou outra técnica para o single.
Valeu.
Links Patrocinados

Fernando.Soares Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/08/13
Pontos: 2270
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/01/16 as 14:45
Esse dias eu vi uma aula no Drumeo de um batera muito fera ensinando sobre independência e andamentos percursivos. Independente do estilo ele considera fundamental o domínio do pe esquerdo seja pro bumbo, hi hat ou outros instrumentos, para poder atingir uma maior naturalidade em andamentos mais complexos. Segue o video:

https://youtu.be/SS02g-ysbec

Espero ter ajudado.

Abraço

Editado por Fernando.Soares - 29/01/16 as 14:45
fezes Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 26/12/04
Pontos: 2005
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fezes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/01/16 as 11:05
Acredito que em uma transição de ritmos brasileiros, da percussão para a bateria, o pedal duplo cairia muito bem.
Cito como exemplo, o maracatu. A alfaia (ou o surdo) tem papel fundamental neste ritmo e, geralmente, são tocados com duas baquetas. Então, na tentativa de transportar este ritmo para a bateria, ficaríamos com as mãos livres para fazer a caixa e o gonguê (ou o agogô).
As frases no pedal, sairiam de frases lineares (no sentido de DEDEDEDEDEDEDEDE) e iriam para frases recheadas de pausas (D----EDE-EDE-ED-). O que, na minha opinião, quebra a relação que temos entre Peso (música pesada) e pedal duplo.
"Como pode a propaganda ser a alma do negócio, se esse negócio que engana não tem alma"
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/01/16 as 11:09
Sim, faz sentido.
Mas penso que daria pra fazer tranquilamente num pedal simples.
De qualquer forma, é uma boa aplicação sim.
filipemaliska Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 08/01/11
Pontos: 64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipemaliska Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/01/16 as 18:48
tudo bem Marcos!
Então, no último disco do Entrevero Instrumental chamado Estratossoma rola. O som do grupo é música instrumental brasileira com bastante influência de avant-garde jazz. 
Eu usei o pedal simples no bumbo normal e um pedal duplo em um bombo leguero (instrumento de percussão tradicional do sul) adaptado para o pé. 
Então foi legal levar umas ideias que rolam no bombo leguero na mão para o pé, como vocÊ pode ouvir no início das faixas Pescolado e Lacromância. 
Além disso, eu acabei usando também o pedal esquerdo do pedal suplo pra tocar o leguero simples também, pois assim eu poderia ficar na mesma posição do bumbo normal. 
Também rolou usar p[é esquerdo no bumbo normal e direito no leguero. Enfim, várias configurações,heheh. Mas maior parte do disco o pé esquerdo é usado mais no chimbal mesmo. 

Se ficar interessado pode baixar de graça aqui: 
www.entreveroinstrumental.com

tem no youtube o disco tbm

nesse teaser, em 3' 33" dá pra ver usando o eqsuema:
https://www.youtube.com/watch?v=v8chPOAsg9I

abraço!

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/02/16 as 00:42
Originalmente postado por filipemaliska filipemaliska escreveu:

tudo bem Marcos!
Então, no último disco do Entrevero Instrumental chamado Estratossoma rola. O som do grupo é música instrumental brasileira com bastante influência de avant-garde jazz. 
Eu usei o pedal simples no bumbo normal e um pedal duplo em um bombo leguero (instrumento de percussão tradicional do sul) adaptado para o pé. 
Então foi legal levar umas ideias que rolam no bombo leguero na mão para o pé, como vocÊ pode ouvir no início das faixas Pescolado e Lacromância. 
<span style="line-height: 1.4;">Além disso, eu acabei usando também o pedal esquerdo do pedal suplo pra tocar o leguero simples também, pois assim eu poderia ficar na mesma posição do bumbo normal. </span>
<span style="line-height: 1.4;">Também rolou usar p[é esquerdo no bumbo normal e direito no leguero. Enfim, várias configurações,heheh. Mas maior parte do disco o pé esquerdo é usado mais no chimbal mesmo. </span>
<span style="line-height: 1.4;">
</span>
<span style="line-height: 1.4;">Se ficar interessado pode baixar de graça aqui: </span>
<span style="line-height: 1.4;">www.entreveroinstrumental.com</span>
</span>
<span style="line-height: 1.4;">tem no youtube o disco tbm</span>
</span>
<span style="line-height: 1.4;">nesse teaser, em 3' 33" dá pra ver usando o eqsuema:</span>
[COLOR=#222222" face="arial, sans-serif]<span style="font-size: 12.8px; line-height: normal;]https://www.youtube.com/watch?v=v8chPOAsg9I</span>[/COLOR]
[COLOR=#222222" face="arial, sans-serif]<span style="font-size: 12.8px; line-height: normal;]
</span>[/COLOR]
[COLOR=#222222" face="arial, sans-serif]<span style="font-size: 12.8px; line-height: normal;]abraço!</span>[/COLOR]
<span style="color: rgb34, 34, 34; font-family: arial, sans-serif; font-size: 12.8px; line-height: normal; : rgb255, 255, 255;">
</span>

Bicho, vc que é o maluco que toca naquilo lá? Cara curto complexidades, mas aquilo é insano kkkkk nem sempre consegui acompanhar.
Parabéns pelo trabalho.
E muito obrigado pela dica. Procuro algo exatamente fora do rock e do pop. Tô planejando uma odery custom com 10 e 14 e bumbo 18. Quero uma afinação média alta e quero explorar o bumbo para dar os graves em frases e grooves. Mas não quero encher de semicolcheias. Vou trabalhar nisso e preciso de referências para perceber como posso criar.
Muito obrigado. Vou ouvir com carinho.
Yuri_Barros Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 29/09/15
Pontos: 63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yuri_Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/02/16 as 07:22
Se não me engano............eu lembro que há uns bons anos atrás...................o Albino Infantozzi..........deu umas aulas de Bumbo Duplo..................e ele tocava um AXÉ....................e ficou bem legal usando os dois bumbos..............

Ainda não achei esse vídeo.............mas estou procurando................

Editado por Yuri_Barros - 01/02/16 as 07:22
what do timbale's sound like
they sound like a ping with alot of ring...thats the sound they bring...tune em tight to make them sing
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yuri_Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/02/16 as 07:24
Isso aqui também é interessante..........

they sound like a ping with alot of ring...thats the sound they bring...tune em tight to make them sing
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/02/16 as 08:54
Sim, uma bela aplicação....

Uma coisa que acho que vai ser interessante é a aplicação da dinâmica nos toques de bumbo, como acentuações, notas fantasmas, além de alguns rudimentos, como flan, drags... 

Vou começar a estudar isso... quem sabe daqui a dois anos eu não poste um vídeo mostrando o que desenvolvi? kkkk
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yuri_Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/02/16 as 17:39
Eu não sei como se chama técnicamente............eu chamo de "HARLEY DAVIDSON"...........

KKKKKKK...............porque parece o barulho da moto.............

Em 6:34 s..................não é tão fácil de fazer.............

No mais é um vídeo sobre SHUFFLE com 2 Bumbos............

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/02/16 as 17:45
Excelente nome!!!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yuri_Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/02/16 as 17:48
Voltando ao SAMBA................eu estava pensando se dá para montar um kit com 3 BUmbos e aplicar algns conceitos de Surdo de Escola de Samba.............???

Extraí um texto WIKI.........

Na bateria de uma escola de samba há três tipos de surdo. O maior é chamado primeiro surdo ou surdo de marcação. Com cerca de 75 cm de diâmetro, é o maior e mais grave instrumento da bateria e fornece a referência de tempo (pulso) para todos os ritmistas. O surdo de marcação bate o segundo tempo do ritmo binário típico do samba. Também é usado para fornecer a pulsação inicial no início da apresentação. (em uma marcação 1-2, 1-2, ele marcaria o tempo 2)

O segundo surdo, um pouco menor (cerca de 50 a 60 cm de diâmetro) e menos grave que o primeiro é chamado desegundo ou surdo de resposta. Ele bate o tempo 1 do ritmo binário.

O menor dos surdos de samba, chamado de terceirocortador ou "surdinho" tem diâmetro de cerca de 40 cm e toca um ritmo mais complicado e sincopado, preenchendo (cortando) os tempos marcados pelos outros dois surdos. A combinação dos três surdos fornece a célula rítmica de base para toda a escola de samba.

Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Abreu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/02/16 as 17:56
Legal isso...
Mas como meu Kit é compacto, não me vejo fazendo essa aplicação.
Deve enriquecer bem o samba, bem como sua técnica ao aplicar isso!
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yuri_Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/02/16 as 18:00
TRIPLE BASS DRUM KIT....................

Nesse caso dos 3 surdos do Samba estaria entrando no campo dos kits com 3 bumbos.............talvez.....???

filipemaliska Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 08/01/11
Pontos: 64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filipemaliska Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/02/16 as 23:46
Massa cara!!
eu sempre curti essa ideia, acho que o pedal duplo foi muito mal explorado, acabou indo pra uma onda nada a ver pra caralho. 
Dá uma procurada numas paradas do Oscar Bolão tbm, usando em samba bem massa, usando pedal duplo pra abafar, como é feito no surdo.
abraco
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yuri_Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/16 as 14:15
entendi...........

Ele toca a nota com o pé direito e abafa a pele com o esquerdo...........

Isso é legal hein.........

vou pesquisar mais sobre o trabalho dele e ver se acho algum vídeo...........
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yuri_Barros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/02/16 as 03:35
TAVA VENDO ESSE VÍDEO AGORA DE MADRUGA DE CARNAVAL...........E ME LEMBREI DESSE TÓPICO......

Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.