Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Afinação e microfonacão
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Home Studio: chegou a minha vez!
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Home Studio: chegou a minha vez!

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
wilario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 24/10/04
Status: Desconectado
Pontos: 2094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Home Studio: chegou a minha vez!
    Postado: 21/10/15 as 11:16
Vou ficando mais velho e mais "enjoado". Me meti a fazer um home studio...

Eu arrumei um porão 3,5 X 3,5 que tem pouco vazamento de som por se tratar de parede antiga com tijolinho baiano (rígido, não oco). Uma das paredes está isolada com terra maciça, outra tem a lavanderia, outra é o quintal e a outra é a garagem. E esta fica paralela à casa de uma vizinha idosa (obviamente minha maior preocupação). 
A ideia inicial é um local p/ treino/aula, acompanhar playalongs no home theater e outras coisas sem gravação. Numa futura segunda etapa, aí viriam as gravações amadoras/caseiras tipo youtube. Tenho alguma coisa p/ começar: 

- Umas sobras de lã de rocha (51 mm espessura). Provavelmente será suficiente p/ isolar a janela e a porta.
- Uns pneus velhos p/ montar o tablado.
- Uma sobra de carpete de borracha pastilhado (tipo moeda, igual ao do metrô). 
- Também amealhei uns pedaços de EVA que vão completar o que faltar do piso pastilhado e os vãos da porta.

Algumas dúvidas:

- Preciso revestir completamente todas as paredes?
- Se não, qual a porcentagem pode ficar sem revestimento?
- Qual o material mais barato p/ isso?

Pesquisando o fórum vi as diferenças entre tratamento X isolamento e pelo que entendi, meu foco seria isolar o ambiente mas não gostaria de "matar" o som da bateria. Além di$$o há o a$pecto principal: $$$LOL
Links Patrocinados

DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/07/06
Pontos: 413
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/11/15 as 14:06
Iae fera blz ?

1- Quanto ao isolamento, seria interessante vc eliminar a janela e na porta, colocar borracha nos 4 batentes (Aduelas), principalmente na fresta de baixo da porta... Mas, se sua porta for convencional, dessas de quarto (madeiras aglomeradas), pouco vai adiantar pq elas nao são boas para isolar. Seria interessante vc comprar uma porta maciça ou fabricar uma porta isolante e colocar inversa a porta que já existe, ou seja, uma abrindo pra fora, outra pra dentro. O ideal mesmo seria vc fazer o sistema box in a box, mas como seu orçamento é apertado, axo inviável.

Projetos de portas isolantes:

Porta isolante caseira

2- Quanto a acustica do lugar vc pode amenizar a reverberação e diminuir medios e agudos com a espuma caixa de ovo, que nao custa muito, a quantidade de paredes que vc vai revestir vai depender da sua tolerancia e ouvido.
Eu recomendaria vc revestir o teto (cuidado com a parte eletrica, a espuma é altamente combustivel) para barrar as primeiras reflexoes de pratos que geram frequencias altas e mto volume, e tambem 2 paredes, a de frete pra batera e a mais proxima dela. Dessa forma, parte do chão e 2 das paredes estariam refletindo o som e as demais superficies, absorvendo. Se o som ainda ficar mto estridente, vc reveste mais uma parede e assim sucessivamente. Cuidado pra não matar mto o som, abafando demais as frequencias medias e altas, assim vc teria um ciclo de grave dentro da sala (por suas medidas 3,5x3,5m e pelo nao tratamento dessa frequencia especifica) e pela ausencia de brilho no som.
Vc pode intercalar o revestimento tb como nos exemplos:

Se a sua sala for quadrada e de medidas iguais vai ser mais complicado tirar um som sequinho de dentro, mas vc pode construir difusores como os exemplos abaixo, alguns modelos são faceis de fazer e dão significativa melhora na qualidade sonora.

3- Fique atento a umidade, esse é um grande inimigo, como vc disse, é um porão no subsolo onde há aterramento, tende a ser um local bastante umido. Isso pode mofar sua bateria toda, acelerar processo de oxidação de ferragens e estragar equipamentos eletronicos, sem contar os malecifios a saude, fungos e o velho mal cheiro.

4- Ar condicionado. nao sei como é o clima da sua cidade, mas pra um minimo de conforto vc deve colocar um ar split ou o que "couber" no seu bolso.

Então, axo que com isso já da pra ter um cantinho pra estudar sossegado e fazer aquele barulho pra desestressar sem incomodar muito, eu disse muito, os outros.

Abração cara e boa sorte com eu projeto, qualquer coisa estamos por aqui.
wilario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 24/10/04
Pontos: 2094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilario Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25/11/15 as 19:02
Originalmente postado por DeEpLiKe DeEpLiKe escreveu:

Iae fera blz ?

1- Quanto ao isolamento, seria interessante vc eliminar a janela e na porta, colocar borracha nos 4 batentes (Aduelas), principalmente na fresta de baixo da porta...  Seria interessante vc comprar uma porta maciça ou fabricar uma porta isolante...

Porta isolante caseira

2- Quanto a acustica ... Eu recomendaria vc revestir o teto... Cuidado pra não matar mto o som, abafando demais as frequencias medias e altas, assim vc teria um ciclo de grave dentro da sala (por suas medidas 3,5x3,5m e pelo nao tratamento dessa frequencia especifica) e pela ausencia de brilho no som.

Se a sua sala for quadrada e de medidas iguais vai ser mais complicado tirar um som sequinho de dentro, mas vc pode construir difusores...

3- Fique atento a umidade...

4- Ar condicionado. nao sei como é o clima da sua cidade...

Peço desculpas por não responder antes, mas esta empreitada de home studio tomou todo meu tempo mais ou menos livre. Detalhe: não sou músico profissional e ainda tenho que dividir o tempo com esposa, filho, escritório...

1- Isolei a porta e a janela construindo estruturas com chapas de compensado 5 mm pregadas em armações de sarrafos 5 cm e recheadas com lã de rocha PSL-32 de 51 mm. Fiz batentes de 10 cm e revesti com EVA 10 mm para vedar entrada/saída de ar. Embaixo da bateria montei um tablado com uma placa de compensado 15 mm 2,2 X 1,6 m sobre pneus.

2- Construí 02 painéis 1,2 X 1,2  e 01 painel 1,8 X 1,2 m com a mesma lã de rocha. Coloquei 02 nas laterais da sala e o maior atrás da bateria. Fiz o primeiro teste no último domingo: tenho uma Yamaha Stage Custom 2001 e os médios dos tons 08, 10 e 12 estão vivos e as caixas de madeira e aço tem harmônicos em boa medida. Os surdos 14 e 16 e o bumbo 20 estão com peles novas Pinstripes e eu ainda estou procurando a melhor afinação sem moongel.
Pedi a algumas pessoas que ouvissem de fora e o isolamento já é satisfatório embora eu tenho ouvido motos na rua. Vou colocar algum revestimento EVA e borracha no piso que é coberto por cerâmica antiga e testar a acústica à medida que for colocando objetos na sala.

3- A umidade é um fator que sempre levei em conta tanto é que quase todos os dias eu abro portas e janela.

4- Moro em São Paulo/SP e nem quem mora por aqui sabe sobre o clima.LOL

Agradeço pela atenção e dentro em breve estarei postando as fotos.
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/07/06
Pontos: 413
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26/11/15 as 17:42
Iae Rapz!!

o massa que vc ja fez boa parte das coisas, agora é so ir ajustando o que faltou. Vc pode pedir pra alguem tocar a bateria com uma pegada boa, fechar a porta e ouvir onde estao os pontos fracos do isolamento, só assim vc pode melhorar. Vc compactou um pouco a lã quando a colocou no recheio da porta e no isolamento da janela ? Vc pode comprar um compensado de 10mm pra colocar no lugar do de 5mm se nao estiver satisfatorio. Já que foi feito o tablado pra bateria, na minha opiniao o piso de borracha é dispensável, mas se vc quiser colocar, ele nao pode ter o mesmo tamanho da sala, coloque pelo menos a 1cm das paredes, pra ele ter como dilatar e transferir menos o ruido mecanico pras paredes. Vc falou que os tons estao vivos, se quiser pode forrar o teto como eu disse, diminuirá o brilho. Lembre-se que para tratamento o minimo de espessura da lã de rocha é 5cm com densidade 30kg/m³ para frequencias altas e médias e 60kg/m³ para os graves (basstraps ou absorvedor de banda larga). Seria legal tb vc fazer os difusores, o som na sua sala iria melhorar bastante tambem.

Valeu cara, boa sorte com seu projeto!!

Abraço
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.