Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Afinação e microfonacão
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Usando o Line In
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Usando o Line In

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alan Mello Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 28/03/06
Status: Desconectado
Pontos: 206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alan Mello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Usando o Line In
    Postado: 01/09/15 as 02:11
Boa noite amigos!

Tenho uma mesa M-Audio Fast Track 8R, de 8 canais. Porém, estou pensando em trocá-la pois sinto falta de mais canais para gravar bateria.

No entanto, a maioria das mesas com interface (ou só interfaces) de 16 canais que encontro, só tem 8 canais pré-amplificados, e os outros canais são entrada line (p10).

Existe a possibilidade de gravarmos um tambor usando a entrada line, ajustando o volume no daw depois da gravação? A perda na qualidade seria muito grande para esse fim, se compararmos com o uso de um canal pré-amplificado?

Obrigado pela ajuda! 

Editado por Alan Mello - 01/09/15 as 02:12
Links Patrocinados

Larry Mullen Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 05/01/04
Pontos: 7537
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Larry Mullen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/09/15 as 10:32
Eu já fiz isso e não recomendo. Pelo menos não para tracks que fiquem alto na mix, como bumbo e caixa, pois aumentar muito o volume gera ruído. O que eu fiz foi colocar os surdos nas entradas line in, assim o ruído não atrapalhou a mix. E não ligue nenhum microfone condensador nelas, pois elas não tem o phantom power, logo esses microfones não funcionam nessas entradas.
U2 theknutz.com
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/02/10
Pontos: 1815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/09/15 as 10:58
Não. Usar o microfone na entrada line in sem preamplificar não funciona. Mesmo que vc conseguisse aumentar o sinal depois no DAW, o nível de ruído seria tão alto quanto o som "captado?".

Nem gaste seu tempo tentando...

Vc pode usar preamplificadores externos e aí sim usar mais canais para gravar com microfones.

Lembro que usava uma interface da M-Audio, a Delta 1010LT, que tem duas entradas preamplificadas e 8 line in. Usava com um rack da SM Pro Audio, o PR8E.

Este rack tem 8 preamps. Oito entradas para microfones com saídas TRS em linha.
Funcionava bem...deve estar parado aqui em algum canto...rsrs

O bom de usar preamps externos é que existem preamps com características sonoras distintas. Há valvulados, os transparentes, os que dão coloração, etc...alguns preamps possuem equalizador e compressor (channel strips)...

Respondendo sua questão: Entrada Line para usar com microfone, precisa sim de preamplificador.

Boa empreitada sonora bacana!
Alan Mello Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alan Mello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/09/15 as 14:33
Boa tarde, amigos!

Obrigado pela ajuda.

Pensei como solução então comprar uma interface Tascam 1800, e continuar usando os pré-amps da minha fast track 8 canais, para as entradas line da Tascam 1800.

Vcs que tem mais experiência no assunto acham que seria uma boa solução?

Obrigado mais uma vez!
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/09/15 as 16:31
Funcionaria...mas acho que vc está sacrificando qualidade por quantidade.

Melhor seria pegar uma interface com maior qualidade de conversores ad/da com menor número de canais e quem sabe futuramente dar um upgrade de canais de entrada...

Se a interface tiver entrada digital adat, por exemplo, vc poderia acrescentar sempre um rack de preamps digitais como o focusrite octopre, presonus d8, motu 8pre, entre outros...mais 8 canais com um único cabo digital...

Não sei como funciona o roteamento interno da fast track 8r, se tem monitoração direta, se o canal de entrada é no canal correspondente de saída...se vc conseguir mandar a entrada na saída que deseja, sem latência, acho que funciona...

É uma opção usar sua placa, mas procure o máximo de qualidade de conversores que puder...

Tem gente aqui no fórum que consegue um bom resultado com essa tascam...mas tem muito a ver com o talento do rapaz em tirar som...leite de pedra...

R$0,02

Alan Mello Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alan Mello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/09/15 as 16:52
Originalmente postado por alja alja escreveu:

Funcionaria...mas acho que vc está sacrificando qualidade por quantidade.

Melhor seria pegar uma interface com maior qualidade de conversores ad/da com menor número de canais e quem sabe futuramente dar um upgrade de canais de entrada...

Se a interface tiver entrada digital adat, por exemplo, vc poderia acrescentar sempre um rack de preamps digitais como o focusrite octopre, presonus d8, motu 8pre, entre outros...mais 8 canais com um único cabo digital...

Não sei como funciona o roteamento interno da fast track 8r, se tem monitoração direta, se o canal de entrada é no canal correspondente de saída...se vc conseguir mandar a entrada na saída que deseja, sem latência, acho que funciona...

É uma opção usar sua placa, mas procure o máximo de qualidade de conversores que puder...

Tem gente aqui no fórum que consegue um bom resultado com essa tascam...mas tem muito a ver com o talento do rapaz em tirar som...leite de pedra...

R$0,02

Entendi, alja. Obrigado pela explicação.

Esse pré da phonic com essa interface da behringer corresponderiam à sua sugestão?

http://www.kabum.com.br/produto/52403/phonic-pre-amplificador-de-microfone-ada-8-firefly-com-conversores-ad-da-/?tag=pr%E9%20amplificador

https://www.walmart.com.br/ada-8000-interface-ultragain-pro-8-digital-ada8000-behringer/2882241/pr

Se não, quais interfaces você me recomendaria na faixa de preço de até R$3000,00?

Sabendo isso eu ja consigo pesquisar melhor.

Obrigado!

Editado por Alan Mello - 01/09/15 as 17:48
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/09/15 as 18:11
Esse pré da phonic e esse aparelho da behringer são praticamente a mesma coisa...nenhum deles é uma interface, os dois são rack de 8 preamps com conversão ad/da...

Ligou o cabo toslink numa interface que tenha essa entrada adat, vc adiciona até 8 canais...

Estou com uma interface legal aqui parada...se tiver interesse, manda uma mp...melhor que estas outras opções e até dentro deste orçamento...
Não gosto de maletear aqui mas vejo gente gastando em coisa pior e eu com ela parada aqui...moderadores me perdoem ou só avisar que tiro esse texto...

Destes dois, talvez ficaria com o phonic que está mais barato e são praticamente a mesma coisa...

Vc quer gravar o quê? Pq se não for gravar orquestra ou uma banda grande ao mesmo tempo não há necessidade de tantos canais...

Melhor ter poucos com qualidade do que muitos (que com o tempo vc veria que nem precisa tanto) com qualidade inferior...

Pesquisa bacana, não gasta antes de se informar bem...

Noise!
Alan Mello Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alan Mello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/09/15 as 18:22

Esse pré da phonic e esse aparelho da behringer são praticamente a mesma coisa...nenhum deles é uma interface, os dois são rack de 8 preamps com conversão ad/da...

Ligou o cabo toslink numa interface que tenha essa entrada adat, vc adiciona até 8 canais...

Estou com uma interface legal aqui parada...se tiver interesse, manda uma mp...melhor que estas outras opções e até dentro deste orçamento...
Não gosto de maletear aqui mas vejo gente gastando em coisa pior e eu com ela parada aqui...moderadores me perdoem ou só avisar que tiro esse texto...

Destes dois, talvez ficaria com o phonic que está mais barato e são praticamente a mesma coisa...

Vc quer gravar o quê? Pq se não for gravar orquestra ou uma banda grande ao mesmo tempo não há necessidade de tantos canais...

Melhor ter poucos com qualidade do que muitos (que com o tempo vc veria que nem precisa tanto) com qualidade inferior...

Pesquisa bacana, não gasta antes de se informar bem...

Noise!

Quero gravar bateria usando mais de 8 canais.
Quais interfaces teriam essa entrada adat?

Valeu!
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/09/15 as 20:53
Imagina isso...
Uma bateria inteira, dois bumbos, três caixas, 5 tons, 3 surdos, 3 hihats, 3 rides, 6 crashes, 6 pratos de efeito...

Vc pode ter conversores inferiores e gravar peça por peça...
Ou vc pode ter conversores bacanas e gravar só com 3 microfones...

No primeiro vc tem o gasto nos microfones tb comprometendo a qualidade, pq vc terá obrigatoriamente que comprar vários.

No segundo vc gastaria muito em pouco equipamento, no final das contas seria um melhor negócio a longo prazo...coisa de qualidade dura mais e se mostra muito mais útil no tempo de uso...

O problema que vejo na primeira opção é a falta de qualidade final...
O problema da segunda é vc ter que gastar um tempo e disposição para saber bem o que quer e tirar a melhor qualidade com o que é absolutamente necessário...

Pesquisa velho...sei lá que interface, rsrs...

Tô te levando pro cais do porto, onde vc vai pescar é contigo!

Mas qualquer dúvida, eu e uma galera bacana tá por aqui pra te ajudar.

Noise!
Alan Mello Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alan Mello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/09/15 as 13:25

Imagina isso...
Uma bateria inteira, dois bumbos, três caixas, 5 tons, 3 surdos, 3 hihats, 3 rides, 6 crashes, 6 pratos de efeito...

Vc pode ter conversores inferiores e gravar peça por peça...
Ou vc pode ter conversores bacanas e gravar só com 3 microfones...

No primeiro vc tem o gasto nos microfones tb comprometendo a qualidade, pq vc terá obrigatoriamente que comprar vários.

No segundo vc gastaria muito em pouco equipamento, no final das contas seria um melhor negócio a longo prazo...coisa de qualidade dura mais e se mostra muito mais útil no tempo de uso...

O problema que vejo na primeira opção é a falta de qualidade final...
O problema da segunda é vc ter que gastar um tempo e disposição para saber bem o que quer e tirar a melhor qualidade com o que é absolutamente necessário...

Pesquisa velho...sei lá que interface, rsrs...

Tô te levando pro cais do porto, onde vc vai pescar é contigo!

Mas qualquer dúvida, eu e uma galera bacana tá por aqui pra te ajudar.

Noise!

Sim, concordo com vc, vou comprar algo condizente com o nível de qualidade que espero para minhas gravações.

Somente pesquisar pelo google não é suficiente pra quem não tem domínio do assunto, tem muita informação errada por aí, achei lugar dizendo que o pré-amp ADA8000 da Behringer é interface, mas não é, como vc mesmo disse...

Mas, enfim, minha dúvida agora é mais específica, quero conhecer os principais modelos de interface com entrada e saída adat pra entender qual seria melhor pra mim, pois não conheço nenhuma. Mas vc já ajudou bastante, obrigado!

Alguém conhece alguma interface na faixa de até R$3.000,00 com entrada e saída adat, para me ajudar com dicas de modelos específicos?

Obrigado amigos!

Editado por Alan Mello - 02/09/15 as 13:29
Moderadores
Moderadores

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Larry Mullen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/09/15 as 19:07
Essa Focusrite que tinha postado aqui tem adat in e out:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691058022-focusrite-scarlett-18i20-audio-interface-_JM
U2 theknutz.com
Alan Mello Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alan Mello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/09/15 as 16:01
Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691058022-focusrite-scarlett-18i20-audio-interface-_JM

Eu andei pesquisando e fiquei em duvida entre essa e a audiobox 18 x 18 da presonus.

Pelos videos q vi achei gravacoes de boa qualidade com as duas, mas pra ter certeza so testando pessoalmente mesmo...

Como encontrei mais referencias positivas da focusrite, acabei comprando ela mesmo.

Abs!
Moderadores
Moderadores

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Larry Mullen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/09/15 as 11:03
Originalmente postado por Alan Mello Alan Mello escreveu:

Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Eu andei pesquisando e fiquei em duvida entre essa e a audiobox 18 x 18 da presonus.

Pelos videos q vi achei gravacoes de boa qualidade com as duas, mas pra ter certeza so testando pessoalmente mesmo...

Como encontrei mais referencias positivas da focusrite, acabei comprando ela mesmo.

Abs!

Boa compra! Eu acho as duas bem parecidas,você estaria bem com qualquer uma. 
U2 theknutz.com
leoprieto Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 27/11/12
Pontos: 414
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoprieto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/09/15 as 13:01
Vai na dica da galera man, grava com Focusrite + ADAT. Sem dúvidas é o que vc está buscando.
Ainda deixo mais uma dica pra quando for mixar a batera: Se possuir um compressor valvulado, faça um summing, comprimindo os canais e separando bandas, vai dar um resultado incrível na sonoridade da batera.

Abs!
---------------
Leo Prieto
FACEBOOK
YOUTUBE
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.