Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Variedades (Off-Topic)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quem toca violão? Dúvida sobre instrumento!
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Quem toca violão? Dúvida sobre instrumento!

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 11/10/03
Status: Desconectado
Pontos: 4779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quem toca violão? Dúvida sobre instrumento!
    Postado: 09/11/14 as 05:31
Fala pessoal, tudo tranquilo?

Eu estou cogitando a possibilidade de adquirir um violão para iniciar uma brincadeira.

O detalhe é a respeito do braço, gosto do som de instrumentos com corda de aço mas todos os violões que encontro são de braço fino. Eu sou um cavalo (em todos os sentidos), para ter ideia da criança, calço 48.

Tenho três violões atualmente, um com cordas de nylon, um folk e outro semelhante ao clássico mas com cordas de aço.

Vocês teriam alguma sugestão de modelo que desconheço, além de procurar um luthier? Precisaria de um violão com braço de largura em torno de 47mm e folk, jumbo, mini jumbo.... Não tenho recursos para solicitar a construção de um luthier, apenas para um instrumento intermediário.

Abraços!

Editado por Link - 09/11/14 as 05:34
Links Patrocinados

Matheus Santana Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/03/10
Pontos: 3315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Santana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 05:48
Não tem pra onde fugir, infelizmente. Violão com corda de aço sempre vai ter o braço mais fino.

Violão com corda de aço com braço um pouco mais largo são os Jumbos ou Mini Jumbo.

Jumbo com preço intermediário eu te indico o Tagima Jumbo Maple. É o melhor violão dessa categoria até uns R$ 1.000,00 reais.

Se for Folk e mais barato um pouco, dá uma olhada nos Hofma HMD 277 ou Tagima Série Canada.

Pra facilitar, quanto quer investir, amigão?

Abração!

Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 06:14
Originalmente postado por Matheus Santana Matheus Santana escreveu:

Não tem pra onde fugir, infelizmente. Violão com corda de aço sempre vai ter o braço mais fino.

Violão com corda de aço com braço um pouco mais largo são os Jumbos ou Mini Jumbo.

Jumbo com preço intermediário eu te indico o Tagima Jumbo Maple. É o melhor violão dessa categoria até uns R$ 1.000,00 reais.

Se for Folk e mais barato um pouco, dá uma olhada nos Hofma HMD 277 ou Tagima Série Canada.

Abração!

É o seguinte, dos violões em cordas tenho hoje um eagle folk 882 e um rozini inezita barroso. Eu ganhei esse folk de um primo faz uns dez anos e adquiri esse rozini faz uns dois. Eu nunca havia testado esse rozini, comprei no escuro e detestei. Eu acabei escolhendo esse pelas madeiras em tese de bom nível, tampo sólido, fundo e laterais em jacarandá... O que realmente fez decidir foi o braço com 47 mm, esse é o braço que me parece ideal. Testei desde encordoamentos 0.09 até 0.14 e o que ficou menos desagradável aos meus ouvidos foi o 0.12. Usei desde giannini, martin, matin fx e nada....

Pretendo chegar até nesse valor de 900-1000 porque gostaria de trocar a pestana e o rastilho para osso, caso não viessem assim de fábrica.

Obrigado pela resposta!

Editado por Link - 09/11/14 as 06:15
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Santana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 06:26
Originalmente postado por Link Link escreveu:

Abração!

É o seguinte, dos violões em cordas tenho hoje um eagle folk 882 e um rozini inezita barroso. Eu ganhei esse folk de um primo faz uns dez anos e adquiri esse rozini faz uns dois. Eu nunca havia testado esse rozini, comprei no escuro e detestei. Eu acabei escolhendo esse pelas madeiras em tese de bom nível, tampo sólido, fundo e laterais em jacarandá... O que realmente fez decidir foi o braço com 47 mm, esse é o braço que me parece ideal. Testei desde encordoamentos 0.09 até 0.14 e o que ficou menos desagradável aos meus ouvidos foi o 0.12. Usei desde giannini, martin, matin fx e nada....

Pretendo chegar até nesse valor de 900-1000 porque gostaria de trocar a pestana e o rastilho para osso, caso não viessem assim de fábrica.

Obrigado pela resposta!

Pois é, está quase que padronizado essa questão da largura do braço. Não se vê mais violões com corda de aço e braços largos, afinal, hoje em dia todo mundo utiliza a corda de aço pra solar e talz...

Imagino, que você esteja procurando um elétrico logo, certo?

Pesquise esses modelos aqui: Yamaha FX 310A, Hofma HMP 350 (acompanha case), Tagima Jumbo Maple, Takamine GF 15 (mini-jumbo)  e Fender DG60 (Sistema Elétrico Fishman - super top).

Alguns desses passam uns R$ 100,00 ou R$ 150,00 reais do seu orçamento, mas vale a pena segurar e investir um pouco mais.

Os meus preferidos são o Takamine GF15 o Fender DG60 e o FX310A da Yamaha. Todos muito bons!

Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 06:46
Eu não estou procurando elétrico a princípio porque é algo caseiro.

E outra questão, problema na verdade, é o fato de eu ser canhoto, iria levar em um luthier para regular e trocar a pestana e o rastilho. Nessa eu preferiria que fosse somente acústico e sem cutway... Aí restringe muito mais...

Diante disso eu penso em talvez vender meu rozini e tentar encontrar um luthier que construa um folk com braço de 46 mm por exemplo ou talvez adaptar um folk 12 cordas para 6.

De qualquer forma agradeço muito pela força!
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Santana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 08:15

Eu não estou procurando elétrico a princípio porque é algo caseiro.

E outra questão, problema na verdade, é o fato de eu ser canhoto, iria levar em um luthier para regular e trocar a pestana e o rastilho. Nessa eu preferiria que fosse somente acústico e sem cutway... Aí restringe muito mais...

Diante disso eu penso em talvez vender meu rozini e tentar encontrar um luthier que construa um folk com braço de 46 mm por exemplo ou talvez adaptar um folk 12 cordas para 6.

De qualquer forma agradeço muito pela força!

A grande maioria dos fabricantes de violões hoje já fazem elétrico pela pequena diferença de preço.

Já que não quer elétrico e pretende fazer modificações, dá uma olhada Yamaha F310. É exatamente a mesma coisa do FX310A, só que acústico. Tá em torno de R$ 700,00 pilas e é fantástico!

Boa sorte no trampo. Abraços!

Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 08:28
Tudo o que escutei da yamaha me pareceu ser uma boa pedida, desde os violões c40 de nylon para quem está começando até outros mais profissionais.

Esse yamaha seria uma boa compra, acontece que meu eagle é feito com o mesmo tampo, apenas tem a lateral e o fundo em mogno em vez de meranti. Além disso, a medida do final do braço é tão estreita quanto o meu. Seria uma compra para eu continuar com os meus problemas.

Acho que vou ter que comprar um violão folk de 12 cordas e adaptar para 6, correndo o risco de ter algum problema no futuro pela diminuição da tensão....
Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 15:46
Eu criei um tópico no violão.org ontem e detalhei tudo certinho. Hoje meu tópico foi trancado por um moderador porque o fórum é apenas sobre violão clássico, desde então não encontrei um fórum sério sobre violões em geral.

Mais um motivo para gostar daqui, todo mundo é bem vindo, seja ele interessado em bateria de acrílico, eletrônica e tal... Ahahahah!
Schramm Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 13/07/14
Pontos: 12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Schramm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 18:11
Vai de Hofma HMP 350, esse ja vem com tampo solido e tem um som legal. Outro que eu conheço e o Crafter tem um som bacana. Agora se vc vai usar em casa pq nao pega um com cordas de Nylon , geralmente o braço deles são mais largo. Comigo o problema foi justamente o contrario tenho a mão pequena e não consigo montar as notas, pestana então nem pensar. Meu violão ta parado juntando poeira. Felizmente com as baquetas isso não é problema. O meu é um Hofma HM 239 Mini jumbo.
Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 21:24
Originalmente postado por Schramm Schramm escreveu:

Vai de Hofma HMP 350, esse ja vem com tampo solido e tem um som legal. Outro que eu conheço e o Crafter tem um som bacana. Agora se vc vai usar em casa pq nao pega um com cordas de Nylon , geralmente o braço deles são mais largo. Comigo o problema foi justamente o contrario tenho a mão pequena e não consigo montar as notas, pestana então nem pensar. Meu violão ta parado juntando poeira. Felizmente com as baquetas isso não é problema. O meu é um Hofma HM 239 Mini jumbo.

Concordo, acontece que eu já tenha um de nylon di giorgio, um folk eagle e um rozini inezita barroso. Esse rozini tem ótimas madeiras, cordas em aço e seria da linha profissional da rozini, acontece que eu gosto mesmo é do som do Folk. O grande detalhe é que o braço do instrumento precisa ser mais largo, seria algo mais do que os 43mm do eagle e menos que os 50mm do meu di giorgio em nylon. Aí entraria o rozini que não gosto do som, o braço dele tem 47mm, o violão, soa bem apenas para sertanejo antigo, o que realmente é a proposta dele. Eu é que escolhi mal para o meu interesse, não que o violão seja ruim.

Entendeu o problema? Somado a isso tem o fato de eu ser canhoto.

O luthier mais em conta que encontrei construiria um por volta de 1200, com tampo em pinho abeto, pinos (pestana e rastilho) em osso. Aí eu teria que comprar as cordas e as tarraxas por minha conta. A questão é que o luthier é do Amazonas, Manaus, só adquiri pestanas e rastilhos em osso dele, nunca toquei em um violão que ele construiu.

Editado por Link - 09/11/14 as 21:26
Schramm Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 13/07/14
Pontos: 12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Schramm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 22:41
Se o Rozini tem o braço da largura que vc curte , leva em um luthier e pede pra ele colocar esse braço no seu Eagle folk. Ou vende esse Rozini , pelo que sei o pessoal do sertanejo caipira curte esse modelo. Agora Inezita Barroso pra tocar rock e que nao ia ser né.. huashus kkkkk. Desculpa irmão....

Editado por Schramm - 09/11/14 as 22:50
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Santana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/14 as 22:55

Tudo o que escutei da yamaha me pareceu ser uma boa pedida, desde os violões c40 de nylon para quem está começando até outros mais profissionais.

Esse yamaha seria uma boa compra, acontece que meu eagle é feito com o mesmo tampo, apenas tem a lateral e o fundo em mogno em vez de meranti. Além disso, a medida do final do braço é tão estreita quanto o meu. Seria uma compra para eu continuar com os meus problemas.

Acho que vou ter que comprar um violão folk de 12 cordas e adaptar para 6, correndo o risco de ter algum problema no futuro pela diminuição da tensão....

Cara, esse lance de madeira de violão é igual madeira de batera. A construção é mais importante do que a madeira. 

Enfim, vai pelo som.

Se oque mais te incomoda a largura do braço, não tem pra onde fugir, tem que fazer no luthier.
Esse braço mais fino, tá padrão hoje em dia.
Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/11/14 as 05:30
Originalmente postado por Schramm Schramm escreveu:

Se o Rozini tem o braço da largura que vc curte , leva em um luthier e pede pra ele colocar esse braço no seu Eagle folk. Ou vende esse Rozini , pelo que sei o pessoal do sertanejo caipira curte esse modelo. Agora Inezita Barroso pra tocar rock e que nao ia ser né.. huashus kkkkk. Desculpa irmão....

Eu adquiri esse modelo pelo fato de possuir tampo em pinho maciço e laterais e fundo em jacarandá, além de ser em cordas de aço e ter o braço com 47-48 milímetros. Entendeu? Não foi por ser propriamente inspirado na Inezita, embora ela mereça todo o respeito.

Os instrumentos disponíveis no mercado me levaram a escolher esse violão, não pude viajar duzentos quilômetros para testar, por isso aceitei correr o risco de adquirir um instrumento com especificações que me atenderiam por um valor que ficou na casa dos seiscentos reais.

Acabei de encontrar um instrumento que seria interessante para mim, acontece que deixou de ser fabricado porque aparentemente foi uma série comemorativa. Seria um rozini folk 315, tampo em pinho maciço também, com captação inclusive mas o mais importante seria ter o braço de 46 mm, confortável para mim.

De qualquer forma nunca mais compro nada de cordas no escuro, é pior do que bateria.
Link Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Link Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/11/14 as 05:34

Cara, esse lance de madeira de violão é igual madeira de batera. A construção é mais importante do que a madeira. 

Enfim, vai pelo som.

Se oque mais te incomoda a largura do braço, não tem pra onde fugir, tem que fazer no luthier.
Esse braço mais fino, tá padrão hoje em dia.

Pois é, as especificações do instrumento me convenceram, além do braço não ser fino como os disponíveis no mercado. Por não ter como testar, por residir no mínimo a uns 200 quilômetros da loja, optei por arriscar.

Sobre o lance do luthier continua complicado, o do Amazonas não tem mesmo como testar, ahaha, aqui em São Paulo acabei de receber o orçamento de 2950,00.

Vou continuar a cogitar a possibilidade de transformar um de 12 cordas em 6 cordas....
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.