Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Metrônomo - Como você o usa?
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Metrônomo - Como você o usa?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Magoo Ver Drop Down
Administradores
Administradores

Cadastrado em: 20/09/03
Status: Desconectado
Pontos: 376
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Magoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Metrônomo - Como você o usa?
    Postado: 02/09/14 as 15:05
Olá pessoal,

Sabendo da importância da utilização do metrônomo, das dificuldades que muitas pessoas têm em acompanhá-lo e das inúmeras possibilidades de sua aplicação, abrimos este tópico para discutirmos esta formidável ferramenta.

Por favor, sintam-se à vontade em perguntar, dar dicas e falar sobre suas ideias e experiências!

Editado por Magoo - 02/09/14 as 15:06
Links Patrocinados

Bal Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/05/07
Pontos: 2815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/09/14 as 04:14
Dica: utilizar o metrônomo marcando em colcheia, por exemplo, ainda que a fórmula do compasso tenha a figura predominante em semínima. Isso colabora muito nas subdivisões; é uma ferramenta muito utilizada por Jojo Mayer e Benny Greb.
Mais um nordestino: Conceição do Coité, Bahia.
Magoo Ver Drop Down
Administradores
Administradores

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Magoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/09/14 as 04:46
Com certeza, Bal! Utilizar o metrônomo em colcheias proporciona uma precisão mais apurada, principalmente em andamentos lentos. A meu ver, também exerce certa "influência" no groove ou fraseado. Muito legal isso!

Editado por Magoo - 16/09/14 as 04:47
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/07/11
Pontos: 2202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/09/14 as 21:10
Foram poucas as vezes em q usei o metrônomo, mas quando usava gostava de deixar marcando em colcheias e ia tocando usando tercinas ou sextinas, isso quando não "fugia" propositalmente do click pra treinar os atrasos e adiantamentos (tipo o Chambers). Com meus alunos eu uso pra td, principalmente para eles entenderem melhor a subdivisão.
"Muitos bateristas ficam tão fascinados com velocidade que acabam se esquecendo de fazer música." Joe Morello
miguelmedvet Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 14/09/12
Pontos: 8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miguelmedvet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/09/14 as 02:49
Toco há um bom tempo mas ultimamente tenho tido uma certa dificuldade. Uso normalmente em seminima para ditar o andamento da música e da banda, mas se ocorrer um mínimo atraso ou aceleração minha e ou da banda o metronomo já não fica sincronizado e tenho que ignora-lo para não me atrapalhar. Não sei se consigui me fazer entender, mas resumindo se não seguir o metronomo com perfeição tenho que ignora-lo pois acaba atrapalhando mais do que ajudando. Onde estou errando? E
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/09/14 as 02:55
Olhando pelo lado do metrônomo, se o andamento for lento é melhor usar o click em colcheias para não perder o andamento. Mas se for com vc msm aumente o volume LOL LOL LOL LOL
Brincadeiras à parte, acho q se for o segundo caso aí só com treino. Lembro q ouvi do Sidão Pires uma vez q ele usava o metrônomo o dia inteiro. Ia correr, o metrônomo tava no ouvido, ia ler, tá lá o click no ouvido, ia estudar e o click tava no ouvido, enfim, o click ficava na orelha do sujeito o dia inteiro. Pode ser q isso te ajude tbm.
"Muitos bateristas ficam tão fascinados com velocidade que acabam se esquecendo de fazer música." Joe Morello
Bal Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/09/14 as 03:23
Acredito que uma grande dica, essa mais de efeito psicológico, é pensar o metrônomo não como um som fora da música, mas dentro dela. Que quero dizer: quando o guitarrista toca, por exemplo, imprimimos uma pulsação para acompanhá-lo.

Com o metrônomo deve ser o mesmo; devemos pensá-lo como um elemento integrante da música. Assim, ao invés de tocar "correndo" atrás do metrônomo, como muitos fazem, devemos tocar junto.

Isso pode parecer apenas bolodoro - conversa fiada -, mas, muitas vezes, o desentendimento com o metrônomo ocorre justamente por faltar a interiorização dessa percepção de que falo. Passei muito tempo nessa situação, quando um belo dia entendi que eu toco junto com o metrônomo, não correndo atrás dele.
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/09/14 as 03:39
Isso teria a ver com acompanhar a linha do baixo tbm Bal? pq quando não tem o click eu vou pela linha do baixo pq o cubo fica sempre perto do batera. Pra falar a verdade, ultimamente eu tenho treinado tanto com o metrônomo q às vezes nem ouço o click mais de tão em cima q eu tô conseguindo tocar LOL LOL LOL LOL
Bal Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/09/14 as 03:51
Originalmente postado por Ezekiel Ezekiel escreveu:

Isso teria a ver com acompanhar a linha do baixo tbm Bal? pq quando não tem o click eu vou pela linha do baixo pq o cubo fica sempre perto do batera. Pra falar a verdade, ultimamente eu tenho treinado tanto com o metrônomo q às vezes nem ouço o click mais de tão em cima q eu tô conseguindo<span style="line-height: 16.7999992370605px;"> tocar </span>LOL<span style="line-height: 16.7999992370605px;"> </span>LOL<span style="line-height: 16.7999992370605px;"> </span>LOL<span style="line-height: 16.7999992370605px;"> </span>LOL

Também está relacionado com o baixo, sem sombra de dúvida. A guitarra foi só um exemplo.

Acredito que muitos músicos não compreendem bem a ideia do metrônomo: não é apenas manter a música em padrão linear de tempo - o que já é uma grande função -, mas, acima de tudo, é criar uma pulsação.

Tocar em cima do click, como você vem fazendo, é um sinal disso: de que a pulsação foi interiorizada e você está tocando com o metrônomo, não atrás dele.

Se uma pessoa começa a estalar os dedos ao nosso lado, de uma maneira constante, em um espaço de tempo equânime, tendemos a colocar alguma música no meio desses estalos. Buscamos a pulsação e criamos sobre isso. O metrônomo é esse mesmo estalo, porém, com o intervalo de tempo próximo do invariável.
Magoo Ver Drop Down
Administradores
Administradores

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Magoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/09/14 as 05:11
Perfeito, Bal!!! Esse conceito de ter o metrônomo como um "integrante da banda" é muito legal. Como você disse, desta maneira não brigamos com ele e sim tocamos junto com ele.

Miguelmedvet, uma coisa que ocorre bastante, é dos outros músicos pensarem que somente o baterista é responsável pelo andamento. Todos devem ter este tipo e "relacionamento musical" com a pulsação (metrônomo), como foi falado acima.

Outra coisa que é importante salientar é que, quando a banda opta por usar click nas suas apresentações, a atenção dela em relação ao baterista deve ser "redobrada". Quando tocamos sem o metrônomo, (obviamente) o baterista está livre para correr ou atrasar de acordo com a banda. Mas, com o click, é a banda que precisar "se voltar" para ele.

Converse com pessoal da sua banda, Miguelmedvet... para que eles "prestem mais atenção" em você.

Comigo aconteceu algo assim. Fui contratado para uma apresentação de samba. Na introdução do show, tinha uma trilha programada com teclado e efeitos... o cara do surdo saiu disparado como um trem... minha única opção foi desligar a trilha, já nos primeiros compassos... o correto seria ele ter prestado atenção em mim (que estava com o click)... ainda mais com um instrumento como o surdo, que tem uma função importantíssima na pulsação...

Bem, é isso aí... vou gravar um vídeo falando de algumas ideias de utilização do metrônomo... algo simples... nenhuma fórmula mágica... mas algo que ilustre e ajude quem não tem "intimidade" com esta ferramenta maravilhosa.

Abraço, galera!

Editado por Magoo - 17/09/14 as 05:14
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/09/14 as 15:56
Originalmente postado por Magoo Magoo escreveu:

Perfeito, Bal!!! Esse conceito de ter o metrônomo como um "integrante da banda" é muito legal. Como você disse, desta maneira não brigamos com ele e sim tocamos junto com ele.

Miguelmedvet, uma coisa que ocorre bastante, é dos outros músicos pensarem que somente o baterista é responsável pelo andamento. Todos devem ter este tipo e "relacionamento musical" com a pulsação (metrônomo), como foi falado acima.

Outra coisa que é importante salientar é que, quando a banda opta por usar click nas suas apresentações, a atenção dela em relação ao baterista deve ser "redobrada". Quando tocamos sem o metrônomo, (obviamente) o baterista está livre para correr ou atrasar de acordo com a banda. Mas, com o click, é a banda que precisar "se voltar" para ele.

Converse com pessoal da sua banda, Miguelmedvet... para que eles "prestem mais atenção" em você.

Comigo aconteceu algo assim. Fui contratado para uma apresentação de samba. Na introdução do show, tinha uma trilha programada com teclado e efeitos... o cara do surdo saiu disparado como um trem... minha única opção foi desligar a trilha, já nos primeiros compassos... o correto seria ele ter prestado atenção em mim (que estava com o click)... ainda mais com um instrumento como o surdo, que tem uma função importantíssima na pulsação...

Bem, é isso aí... vou gravar um vídeo falando de algumas ideias de utilização do metrônomo... algo simples... nenhuma fórmula mágica... mas algo que ilustre e ajude quem não tem "intimidade" com esta ferramenta maravilhosa.

Abraço, galera!

Só fico pensando como seria se fosse cmg. Acho q eu ia sair da batera e enfiar o surdo na cabeça desse doente LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL LOL
Cmg aconteceu algo parecido mas não foi com batera, foi na fanfarra q eu toco (ainda LOL). Eu toco o instrumento de mais destaque (e até mais importância acredito eu), e uma menina q tocava prato começou a correr no meio da música. Conclusão: fiz a galera inteira atrasar só de sacanagem pra ela perceber a cagada, como era só um ensaio não deu rolo nenhum depois LOL LOL
Magoo Ver Drop Down
Administradores
Administradores

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Magoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/09/14 as 18:14
Ezekiel, eu não podia fazer isso porque era contratado da banda, mas deu vontade mesmo!! hehe
Matheus Arantes Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 06/09/14
Pontos: 23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Arantes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/09/14 as 05:55
"devemos pensá-lo como um elemento integrante da música. Assim, ao invés de tocar "correndo" atrás do metrônomo, como muitos fazem, devemos tocar junto."       

ClapClapClapClapClapClap

É isso aí Bal! Desde quando entendi isso MUITA coisa melhorou no meu relacionamento com o Metronomo!
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 17/03/10
Pontos: 503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/09/14 as 23:07
O maior aproveitamento que tive com o metrônomo para mim foi de me gravar constantemente enquanto eu o escutava nos fones, mas sem registrá-lo na gravação. Tocava as mesmas levadas e viradas, mas com 3 interpretações diferentes. 1. tentando tocar um pouco à frente do click. 2. tentando tocar um pouco atrás do click. 3 tentando tocar cravado (bem em cima) do click.

Isto me ajudou muito depois nos meus trabalhos em estúdio. Pois se alguém falava que queria a música mais relaxada eu usava a interpretação 2 acima. Se alguém falava que a gravação precisava de mais energia eu utilizava a interpretação 1. É importante dominar estes aspectos para não nos viciarmos em apenas uma forma de tocar tudo.
Magoo Ver Drop Down
Administradores
Administradores

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Magoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/09/14 as 00:25
Perfeito, Chris!
RDrummer Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/12/05
Pontos: 3250
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDrummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/09/14 as 02:32
Nunca deixe ele fora da rotina musical! Tem um vídeo do Cuca Teixeira muito bom, onde ele fala das subdivisões, e com o exercício de usar o metrônomo, entende-se muito bem o que ele tá dizendo.
Sou Nordestino com orgulho! São Luís - MA.
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/09/14 as 03:11
Originalmente postado por chrisoyens chrisoyens escreveu:

O maior aproveitamento que tive com o metrônomo para mim foi de me gravar constantemente enquanto eu o escutava nos fones, mas sem registrá-lo na gravação. Tocava as mesmas levadas e viradas, mas com 3 interpretações diferentes. 1. tentando tocar um pouco à frente do click. 2. tentando tocar um pouco atrás do click. 3 tentando tocar cravado (bem em cima) do click.

Isto me ajudou muito depois nos meus trabalhos em estúdio. Pois se alguém falava que queria a música mais relaxada eu usava a interpretação 2 acima. Se alguém falava que a gravação precisava de mais energia eu utilizava a interpretação 1. É importante dominar estes aspectos para não nos viciarmos em apenas uma forma de tocar tudo.

Como sempre o Chris nos ensinando algo valioso, tá aí um estudo q eu nunca tinha visto antes. Vc fazia isso com qualquer levada ou era só em levadas básicas Chris? pq tem músicas q eu pelo menos toco q ela já "foge" do click normalmente. Isso funcionaria para músicas mais bem marcadas ou vale tbm para aqueles funk's de dar nó no cérebro?
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 17/03/10
Pontos: 503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/09/14 as 21:46
Originalmente postado por Ezekiel Ezekiel escreveu:

Vc fazia isso com qualquer levada ou era só em levadas básicas Chris? pq tem músicas q eu pelo menos toco q ela já "foge" do click normalmente. Isso funcionaria para músicas mais bem marcadas ou vale tbm para aqueles funk's de dar nó no cérebro?

Sim com levadas simples, pois com coisas complicadas a gente fica mesmo variando demais o andamento e como reagimos em relação ao click. Este estudo é para levadas básicas e viradas bem funcionais. Tocar cravado com bateristas é também uma maneira de trabalhar isto (além de claro, entender melhor os estilos respectivos de cada um). Um exemplo: tocar junto com Steve Gadd (suas gravações mais comerciais tipo Steely Dan, etc...) e Jeff Porcaro para entender como tocar pra trás e Stewart Copeland com The Police como exemplo de como tocar mais pra frente. Agui no Brasil posso citar o Paulo Braga e Carlos Bala como ótimos exemplos de tocar bem relaxados em relação aos grooves e o João Barone como alguém que toca bem agulhado com o click. Todos bateristas incríveis, cada um com sua interpretação de tempo e sentimento.
t1000 Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/02/09
Pontos: 3553
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar t1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/09/14 as 19:44
Falar em Metrônomo me dá calafrios . Dominá-lo é um desafio a parte !
ApAZiN Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 27/11/05
Pontos: 124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ApAZiN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/01/15 as 18:43
Eu tenho uma dúvida para usa-lo ao vivo com banda;

Toda a banda tem que estar ouvindo o metronomo? ou só o baterista?

Tem casos em que a música inicia pelo Guitarrista ou pelo baixista groovando; Seria o caso de o baterista ter que ficar marcando o tempo do inicio ao fim da música sem parar?

E o que fazer quando a música tem que mudar de andamento?

Exemplo: Começa em 190 bpm e frases com 210 bpm
Matheus Arantes Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 06/09/14
Pontos: 23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Arantes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/01/15 as 19:28
Originalmente postado por ApAZiN ApAZiN escreveu:

Toda a banda tem que estar ouvindo o metronomo? ou só o baterista?

Cara TODA BANDA inclusive o CANTOR/VOCALISTAS... Afinal o metronomo é de utilidade geral... Nao é só o batera q ta sujeito a adiantar ou atrasar o andamento da musica!
Eu atualmente toco pra um cantor sertanejo aki no Espirito Santo, e no ano passado o violonista que tocava com agente era muito bom... Maaaaaaaaaaas se soltar ele sozinho ele vai parar nos EUA... LOL  Ele é um puta musico mas nao sei oq acontece com ele... Se ele empolga... Sei la... Sei q ele corria pra c... kkkkkkk
Só pra constar, sempre q da eu converso com o Caio Calie (Batera do Eduardo Costa) e eu tbm perguntei isso a ele, e ele me respondeu que la no Eduardo Costa TODOS tem o click no ouvido, todos, todos, todos! 
Grande abç pro Caio Caliel, por que além de um EXCELENTE MUSICO, é um exemplo de humildade! Clap

Editado por Matheus Arantes - 29/01/15 as 19:31
t1000 Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/02/09
Pontos: 3553
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar t1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/01/15 as 22:47
Originalmente postado por Bal Bal escreveu:

Acredito que uma grande dica, essa mais de efeito psicológico, é pensar o metrônomo não como um som fora da música, mas dentro dela. Que quero dizer: quando o guitarrista toca, por exemplo, imprimimos uma pulsação para acompanhá-lo.

Com o metrônomo deve ser o mesmo; devemos pensá-lo como um elemento integrante da música. Assim, ao invés de tocar "correndo" atrás do metrônomo, como muitos fazem, devemos tocar junto.

Isso pode parecer apenas bolodoro - conversa fiada -, mas, muitas vezes, o desentendimento com o metrônomo ocorre justamente por faltar a interiorização dessa percepção de que falo. Passei muito tempo nessa situação, quando um belo dia entendi que eu toco junto com o metrônomo, não correndo atrás dele.

Esse sabe muito !
Bal Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/01/15 as 01:41
Originalmente postado por t1000 t1000 escreveu:

Originalmente postado por Bal Bal escreveu:

Esse sabe muito !

Pois é, experiência própria, grande David. Depois que interiorizei essa lógica, as coisas ficaram melhores.
viniciusnunez Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 26/12/10
Pontos: 97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusnunez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/04/15 as 06:38
Tem um metrônomo muito bom para Android que vem com uma opção que vai, aleatoriamente, deixando ele mudo por alguns instantes. É muito legal treinar com ele. Aliás, o aplicativo chama Time Guru. Abraços.
Vinicius Núñez. Prof. de Bateria na Z/L de São Paulo e pelo Skype (viniciusnunez).
viniciusnunez Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 26/12/10
Pontos: 97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusnunez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/04/15 as 06:46
Um treino legal é você colocar ele num andamento devagar e utilizar o clique só para marcar o primeiro tempo do compasso. Depois você pode mudar a fórmula de compasso, sem mudar o clique, e ele vai deslocando. É um jeito, muito divertido aliás, de se concentrar no andamento, além de outras coisas. Abraços.
Vinicius Núñez. Prof. de Bateria na Z/L de São Paulo e pelo Skype (viniciusnunez).
aboth Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 26/05/11
Pontos: 733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aboth Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/04/15 as 15:42
Na verdade nunca usei metrônomo principalmente em show ao vivo, mas também a minha banda toca em alguns bares mas amadoramente, quem sabe quando a gente gravar músicas próprias provavelmente todos terão que usar o clic.
erickson05 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 20/08/14
Pontos: 22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar erickson05 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/04/15 as 23:54
Estou quebrando a cabeça tentando introduzir o metrônomo na minha banda, mas é difícil, os caras não estudam com ele, e o meu treino com o metrônomo não serve de nada com a banda. Mesmo assim não deixo de treinar e tirar músicas com ele. Para quem esta começando agora e ainda não tenha tido contato com o metrônomo, te digo para estudar com ele já, o quanto antes. Aliás, como nossos amigos sitaram acima, todo músico deve tocar com metrônomo. Temos ótimos professores aqui no forum, e tenho certeza que além dessas dicas que já foram dadas neste tópico a galera aqui tem a maior boa vontade de responder qualquer tipo de duvida ou curiosidade. 
rmbarion Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 04/06/15
Pontos: 10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmbarion Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/07/15 as 03:36
Fiquei muitos anos sem usar metronomo. com a minha banda tocavamos em boa sintonia eu e o guita. Mas na hora de gravar um album com a a banda usei metronomo e foi bem complicada a gravação, haha. Agora uso metronomo direto.
o fato de só o batera usar metronomo realmente não é uma boa. Ao invés do batera gravar escutando a guitarra e o metronomo juntos, seria melhor se o guitarrista gravasse só com o metronomo e depois a gravação da bateria escutando só a guita. até pq o volume do metronomo na hora de gravar é muito alto.
e só uma obs sobre a questão do andamento. não é necessário mudar a velocidade do metronomo no meio da musica, o que vai acontecer é vc  colocar mais notas dentro do compasso. muda o compasso mas não o metronomo. 

Editado por rmbarion - 07/07/15 as 03:40
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.063 segundos.