Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Luthieria, Manutenção e Limpeza
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Reforma de uma RMV Road 2004
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Reforma de uma RMV Road 2004

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tomassini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 28/04/04
Status: Desconectado
Pontos: 697
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomassini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Reforma de uma RMV Road 2004
    Postado: 13/01/14 as 04:38
Amigos,

Esse post é pra mostrar a reforma da minha RMV Road de 2004, mas antes eu preciso contar uma historinha.

Quatro anos depois de eu descobrir que levava jeito pra tocar bateria (depois de tentar, teclado, guitarra, gaita, o escambau), período em que eu estraguei muitos baldes e almofadas praticando do jeito que podia em casa, em 2004 eu finalmente comprei minha primeira bateria. Como minha família nunca teve muita grana, esse foi o presente que eu ganhei por ter passado no vestibular. Na verdade o pessoal ficou meio triste por não poder comprar um carro pra mim, mas o que eu queria mesmo era a batera, então pra mim tava ótimo. De quebra ainda quebrei o cofrinho e comprei um set de Orion Solo Pro Master que hoje me dão um arrepio na alma quando eu escuto alguém usando, de tão trash, mas na época eu achava o máximo.

Pois bem. Nessa época eu já frequentava o Fórum, e acabei fechando com o Goedert (o Bateraclube era um bebê ainda) a compra da minha Road ("clássica", com tons 8", 10" e 12", surdo, 14", caixa 14"x5,5" e bumbo 22"x18"), que eu ainda tive que esperar quase dois meses pra chegar. Foi um tiro no escuro, porque a Road tinha sido recém lançada e muita gente metia o pau nela aqui, com aquele papo de que as ferragens eram de plástico, a qualidade do acabamento não era boa, os aros pretos eram feios etc. etc. etc. Eu nunca tinha visto uma de perto, então fiquei com um puta medo de me arrepender da compra. Não foi o que aconteceu. De cara, quando ela chegou, mesmo com a minha falta de experiência, já deu pra notar a boa qualidade, a robustez das ferragens e o charme dela com aqueles aros pretos. Não achei fotos dela daquela época, mas ela é idêntica à do Visitation_One, colega aqui do fórum (espero que ele não se importe):

Aqui há de se fazer uma observação. A qualidade das Road caiu muito nesse tempo. Naquela época ela era o melhor custo/benefício do mercado, disparada. Hoje parece que desceu alguns degraus na escada, criaram outros modelos intermediários, enfim. Posso garantir, passados esses 10 anos de experiência, que naquela época ela era uma PUTA batera.

Os anos foram passando, eu fui envelhecendo, começando a trabalhar, ganhando responsabilidade, até o dia em que eu resolvi sair da casa da minha mãe e ir morar sozinho. Daí em diante eu só morei em apartamento, o que me fez ser obrigado a aposentar a minha companheira. Comprei um semicase bacana da Solid Sound e coloquei a batera desmontada lá dentro, na tentativa de conservá-la pra quando eu tivesse a oportunidade de montá-la de novo.

Aí no meio do ano passado, uns três ou quatro anos depois de eu ter guardado a batera eu fui ver como ela estava. Tudo lá, no lugar, bonitinho, mas com os parafusos todos oxidados, de um jeito que praticamente inviabilizava montá-la novamente. A culpa não era do case, já que a oxidação deve ter se iniciado durante os seis anos que ela ficou montada no meu quarto, sem nenhum cuidado especial. Dêem uma olhada no estrago:

Foi aí que eu tomei vergonha na cara e resolvi reformá-la, inclusive trocando o acabamento, pra deixá-la com cara de nova, pronta pra mais dez anos.

O primeiro passo foi retirar o acabamento, o que foi bem simples, porque ele era colado apenas em um ponto:

Depois lixei tudo, progressivamente com lixas 180, 220 e 400, pra ficar bem lisinho, pronto pra receber o acabamento:

Feito isso prossegui para o acabamento. Buscando algo simples, mas bonito, resolvi pintar a madeira com um negócio chamado Stain, na cor Imbuia. Stain é tipo um verniz colorido que entra na madeira e fecha os poros, protegendo e dando acabamento. Foram necessárias algumas demão de tinta, com lixamento (lixa 400) entre elas. Aqui durante as demãos:

E aqui um close do resultado final, já devidamente encerado:

Já as canoas e canecas me deram muito trabalho, porque eu desmontei, limpei com escova, lavei e sequei UMA POR UMA (são 78 canoas e 6 canecas!!). Exemplo do processo:

Também comprei novos parafusos, porcas, arruelas, buchas, enfim, troquei TUDO:

Aí, FINALMENTE, depois de desmontar, lixar, pintar, limpar, aparafusar, e remontar a batera INTEIRA, deu gosto de ver o resultado:

(Obs: Nas fotos falta o aro inferior do tom de 8", que eu esqueci na casa da minha mãe, rs)

O destaque vai para a caixa, que foi o que me deu o maior trabalho e foi onde eu gastei mais dinheiro. Troquei os aros (power hoop), a esteira (Pearl), as peles (Remos) e, principalmente, o automático (Pearl), que me fez ter que fazer nova furação e tapar os furos antigos com massa para madeira. Valeu a pena, porque a bichinha é demais (na época era feita em Bapeva, hoje acho que não mais). Agora, com o up, está melhor ainda! Saquem só:

Enfim, moçada. Queria dividir com vocês esse processo, que durou alguns meses e me deu muito trabalho, mas que foi feito com carinho e dedicação, porque essa batera merecia. Depois de tudo que ela me proporcionou durante os anos que esteve comigo diariamente, eu tenho obrigação de deixá-la bem cuidada. 

É isso aí. Qualquer dúvida sobre a reforma, podem perguntar!

Abraço!

Editado por Tomassini - 13/01/14 as 04:46
"But, Mr. Armstrong, what is this Jazz thing, anyway?"

"Man, if you have to ask what It is, you'll never Know..."
Links Patrocinados

wcampos Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 26/12/13
Pontos: 15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wcampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/01/14 as 04:59
Ficou Linda, Parabéns Maninho, e acho que só as concepts são feitas em Bapeva Smile
Oi =)
perib Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 25/06/13
Pontos: 73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar perib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/01/14 as 05:01
Cara, está simplesmente... nova de novo!
Parabéns pelo trabalho! Que dure mais dez anos, assim como vc mesmo disse, ou mais!
E a cor dela ficou muito fera e combinou bem com a cor dos aros. Tá linda!

Sucesso! Abraço!
Tomassini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomassini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/01/14 as 05:31
Originalmente postado por wcampos wcampos escreveu:

Ficou Linda, Parabéns Maninho, e acho que só as concepts são feitas em Bapeva Smile

Falou bem, amigo, "só as Concepts são feitas em Bapeva". Hoje em dia, como falei, a qualidade das Road caiu muito, mas naquela época elas vinham com a caixa em uma madeira diferente do resto do kit, e a minha eu tenho quase que 100% de certeza que é Bapeva, pelo menos o Goedert me vendeu assim, rs. Abraço!

rdforner Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 05/11/13
Pontos: 192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdforner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/01/14 as 13:21
Parabéns pelo trabalho ....

E que trabalho ...

Ficou show !!!
Drum is life !!!
Fernando.Soares Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/08/13
Pontos: 2201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando.Soares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/01/14 as 13:26
Parabens  cara, trabalho de primeira!!!

A Batera ta impecavel, da pra vender como nova e ainda cobrar mais caro pelo acabamento unico hehehehe

Quero ver como vai ficar aquela Adah!! Com todo esse capricho que tu tens, aquela batera vai ficar felomenau tambem!! hehehehehe

Abraços e mais uma vez, parabens!!
Visitation_One Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 06/09/05
Pontos: 997
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Visitation_One Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/01/14 as 14:17
Cara, ficou perfeito! Nem parece a mesma bateria! Esse acabamento me lembra o de uma Road que está em uma igreja da minha cidade, mas acho q o acabamento da sua ficou ainda superior..

wcampos Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 26/12/13
Pontos: 15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wcampos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/01/14 as 15:28
Originalmente postado por Tomassini Tomassini escreveu:

Originalmente postado por wcampos wcampos escreveu:

Falou bem, amigo, "só as Concepts são feitas em Bapeva". Hoje em dia, como falei, a qualidade das Road caiu muito, mas naquela época elas vinham com a caixa em uma madeira diferente do resto do kit, e a minha eu tenho quase que 100% de certeza que é Bapeva, pelo menos o Goedert me vendeu assim, rs. Abraço!

Realmente, a alguns anos atrás eu tive uma Road Up, o custo x benefício dela era tão bom e tinham tantas coisas legais que já vinha, com o acabamento Sparkle, e as estantes da RMV que eram muito robustas, surdo suspenso, uma pena que hoje eles não fazem mais baterias com essa qualidade, se não compraria uma RMV numa boa pra jogar na estrada, e volto a dizer, ficou linda esse acabamento, a caixa acredito que deve ter ficado com um som lindo, sempre tiveram né =)

Oi =)
Tomassini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomassini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/01/14 as 17:41
Galera, obrigado pelas mensagens! Realmente, ficou nova. Eu queria colocar pra vender, mas ainda não tive coragem. Mas, se alguém tiver uma proposta pelo Shell Pack, me mande PM.

Fernandão, aquela Adah já está sendo reformada. A primeira coisa que fiz foi a caixa, que ficou DO CACETE. Fiz um acabamento "blue marble" à mão que ficou muto legal. Quando ela estiver toda pronta eu crio um tópico.

Abraço!

flaviolopes77 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 30/11/12
Pontos: 41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviolopes77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/01/14 as 23:14
Parabéns amigo, um serviço mesmo de se tirar o chapéu.

Acabamento muito bonito, gostei muito da caixa, elevou muito a beleza dela e principalmente a qualidade dela!

Valeu!
DeEpLiKe Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/07/06
Pontos: 394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DeEpLiKe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/01/14 as 17:08
Ta de parabens meu jovem! Serviço mto bem feito.

Gosto de ver esse tipo de coisa pq eh o que eu sempre faço quando pego algo usado ou mesmo pra fazer durar as coisas que tenho e tanto me custou!

Dar valor ao que eh seu, eh via de regra pra mim.

Parabens!!
Pipe Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 05/04/06
Pontos: 1652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/01/14 as 19:54
Cara, como você fez pra tirar as marcas da cola do revestimento?
Não sou dono da Bagpipe!!

Antônio Prado-RS
Tomassini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomassini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/01/14 as 23:45
Originalmente postado por Pipe Pipe escreveu:

Cara, como você fez pra tirar as marcas da cola do revestimento?

Cara, respondi a pergunta lá no seu tópico. Abraço!

ValterNunes Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 24/01/14
Pontos: 6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ValterNunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/01/14 as 10:44
CA-RA-CA!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho!! A bateria ficou lindíssima. Tenho uma Road igual a sua! Acho que é 2005, que está parada aqui em casa. Me passou pela cabeça fazer o mesmo que você. Você se importaria em dizer quanto gastou ao total?

Ah, e esse revestimento é lindo demais! Onde eu posso arrumar um desse?

Valeu!!

Parabéns novamente pelo belo trabalho.
Tomassini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomassini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/01/14 as 17:32
Originalmente postado por ValterNunes ValterNunes escreveu:

CA-RA-CA!

Primeiramente, parabéns pelo trabalho!! A bateria ficou lindíssima. Tenho uma Road igual a sua! Acho que é 2005, que está parada aqui em casa. Me passou pela cabeça fazer o mesmo que você. Você se importaria em dizer quanto gastou ao total?

Ah, e esse revestimento é lindo demais! Onde eu posso arrumar um desse?

Valeu!!

Parabéns novamente pelo belo trabalho.

Opa! No total eu gastei uns R$550, incluindo o material da pintura, lixas etc. Mas tem que considerar também que na caixa eu troquei o automático, os aros e a esteira, e só aí foram R$350. E precisei trocar as buchas, arruelas, parafusos de fixação... Se você for só pintar vai gastar uns $50/$60.

Usei um Stain Impregnante na cor Imbuia. Comprei na Leroy Merlin (http://www.leroymerlin.com.br/stain-fosco-acetinado-polisten-0-9l-imbuia_86689232)

rnldsz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 18/11/13
Pontos: 55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rnldsz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/14 as 04:21
Caaraca, linda de mais, eu tenho uma road 2012, e tipo , eu nao cuidei mt bem no começo dela, ela e preta com o acabamento preto fosco, acho que e encerado, e tipo do afim de fazer isso, quero uma bateria laqueada , vc me recomenda fazer isso tbm ? To com uma graninha disponivel, pra tocar todas as canoas q eu sempre me dei mal com elas e com as canecas do surdo, to mt afim de fazer isso , e o meu casco e o ressonant shell de 3,6 mm . Abraço amigo 'luthier'
Olá
Tomassini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomassini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/14 as 04:39
Originalmente postado por rnldsz rnldsz escreveu:

Caaraca, linda de mais, eu tenho uma road 2012, e tipo , eu nao cuidei mt bem no começo dela, ela e preta com o acabamento preto fosco, acho que e encerado, e tipo do afim de fazer isso, quero uma bateria laqueada , vc me recomenda fazer isso tbm ? To com uma graninha disponivel, pra tocar todas as canoas q eu sempre me dei mal com elas e com as canecas do surdo, to mt afim de fazer isso , e o meu casco e o ressonant shell de 3,6 mm . Abraço amigo 'luthier'

Fala, cara! Respondendo suas perguntas (fora de ordem): 

- Só recomendo trocar as canoas se elas estiverem ruins. Canoa é um negócio muito caro, então só compre novas se tiver necessidade. Acredite, se suas canoas forem só ruins, mas não estiverem quebradas, você já vai ganhar muito colocando peles tops. Em um tambor de 6 afinações você vai gastar de R$70 a R$120 só de canoas novas, o que dá pra comprar boas peles facilmente.

- Não entendi direito o que é o seu acabamento. Se for um revestimento (uma folhada colocada sobre o casco) é só você tirá-lo que a madeira estará embaixo, pronta pra receber o acabamento que for. Se ela já estiver trabalhada na madeira original, vai te dar mais trabalho pra tirar a pintura de cima e depois colocar outra. Nesse caso eu não mexeria.

- O que eu fiz não tem absolutamente nado de laqueado. O laqueado consiste em diversas camadas de uma tinta especial ("automotiva") que só dá pra fazer direito com pistola, cabine pra pintura etc. Se você estiver disposto a gastar uma grana, tem empresas que fazem essa pintura, mas saiba que sai caro. Ou encontre algum amigo com o equipamento necessário, mas o risco de fazer cagada é grande.

- Um casco de 3,6 mm é bem fino. Tome cuidado pra não danificá-lo quando for mexer.

Abraço e boa sorte.

rnldsz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rnldsz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/14 as 05:04
Cara to tirando o revestimento dela agora , e tipo e uma folha sobrea outras , so to com medo por causa do casco mt fino, mas tipo se eu cuidar bem agr nao danificar nada do casco ta de boa ne ? To fazendo no meu ton de 12"
Olá
Tomassini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomassini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/14 as 05:07

Cara to tirando o revestimento dela agora , e tipo e uma folha sobrea outras , so to com medo por causa do casco mt fino, mas tipo se eu cuidar bem agr nao danificar nada do casco ta de boa ne ? To fazendo no meu ton de 12"

Cara, seu casco já é muito fino. EU não tiraria o revestimento. Pelo menos ele tem aro de reforço? Abs.

rnldsz Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rnldsz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/14 as 05:23
Poise cara, ja vi q deu merda, eu tirri uns 5 cm do acabamento e vi que fica fragil o casco, entao vou partir pra outra coisa, acho q so vou lixar o revestimento e dai pintar apartir dele, e tipo um marrom escuro, ou vou usar papel contact, meu amigo colocou na bateri dele e ficou massa, ou entao tm alguma dica ? Obrigaro por responder cara . Abs
Olá
Tomassini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomassini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/14 as 05:43

Poise cara, ja vi q deu merda, eu tirri uns 5 cm do acabamento e vi que fica fragil o casco, entao vou partir pra outra coisa, acho q so vou lixar o revestimento e dai pintar apartir dele, e tipo um marrom escuro, ou vou usar papel contact, meu amigo colocou na bateri dele e ficou massa, ou entao tm alguma dica ? Obrigaro por responder cara . Abs

Dica? Tenho: não pinte por cima do revestimento. Vai ficar uma merda. A solução do contact me parece melhor. Abraço.

cesarmg Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 30/06/15
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cesarmg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/06/17 as 16:13
Muito Bom!!
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.109 segundos.