Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rotina de estudos
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Rotina de estudos

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Daarfarias Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 13/12/13
Status: Desconectado
Pontos: 59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daarfarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rotina de estudos
    Postado: 04/01/14 as 21:41
Olá a todos, eu sou novo no "mundo bateristico" por isso vim aqui para pedir ajuda no que se refere a rotina de estudos. Primeiramente penso eu dividir o estudo em duas partes: 

a) Estudo de rudimentos no pad: Este já realizo há algum tempo e até achei interessante a divisão proposta pelo membro "Moraleida" no topico http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=71096&title=plano-de-estudos. Para tal estudo disponho de 6 ou 7 dias por semana.

b) Estudo no instrumento: Neste ponto que propriamente preciso de ajuda, pois não tenho uma ideia muito clara de como realiza-lo de modo organizado. Para tal estudo disponho de 3 ou 4 dias semanais. Assim, gostaria de sugestões de divisão e/ou métodos para um estudo de melhor aproveitamento.

Pois bem, desejo sugestões de estudos de técnica e de ritmos. É importante salientar que os gêneros musicais que me agradam é o pop/rock brasileiro, rock (Rush, Led, The Police, The Who, etc), MPB (Chico Buarque, Toquinho, João Bosco etc), Bossa Nova. Como gosto muito de Chico Buarque e Toquinho, gostaria sobretudo de um método que me permitiria estudar tal estilo.

Qualquer contribuição será bem vinda. Desde já agradeço. Abraço

P.S: Leio partitura e não tenho problema com "rigor de um método",ehehe Pelo contrario, prefiro algo bem organizado e definido para melhor guiar o estudo.
Links Patrocinados

Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/07/11
Pontos: 2302
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/01/14 as 23:38
Eu diria em primeira causa pra vc procurar um bom professor MAS, se vc não dispõe de tempo e dinheiro pra isso, vc pode treinar da seguinte forma:
30 minutos estudando aplicação dos rudimentos na batera;
30 minutos estudando independência coordenada (os livros do Jim Chapin e do Gray Chester são peritos nesse assunto);
30 minutos estudando ritmos. Como no seu caso vc quer ritmos brazucas primeiro, procure o método "Bateria e Baixo na Música Brasileira", "Bateria Brasileira" do Christiano Rocha e "Novos Caminhos na Bateria Brasileira" do Sergio Gomes. Os três são mt bons nisso.
30 minutos pra tocar livremente ou tirar uma música dos artistas q vc admira.
EDIT: Faça esse esquema todos os dias em q vc pegar na batera.

Eu usava esse tipo de estudo a um tempo atrás e funcionou mt bem. Hj já faço diferente, fico cerca de uma hora ou duas estudando o livro Stick Control do George Lawrence Stone e depois fico mais umas 2 ou 3 horas na batera estudando fills e tocando algumas músicas do Dave Weckl e do Dennis Chambers. Vamos ver até quando esse esquema vai render LOLLOL

Editado por Ezekiel - 04/01/14 as 23:38
Instagram: @ezequielalves12 segue lá ;)

https://www.youtube.com/user/Ezekielbatera
Daarfarias Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 13/12/13
Pontos: 59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daarfarias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/01/14 as 17:43
Olá Ezekial, Gracias pela ajuda.
Encontrei os livros na net, e durante estes dias dei uma olhada neles. Irei comprar o The New Breed do Gary Chester. Ademais, achei ótimas as tuas indicações sobre os ritmos brasileiros, como sou iniciante sei que tenho bastante estrada pela frente,heheheh

Tche, o Dave Weckl é um animal mesmo, é um dos meus bateristas preferidos, tenho vários videos baixados do youtube. Bons estudos e gracias.

Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/01/14 as 17:59
Originalmente postado por Daarfarias Daarfarias escreveu:

Olá Ezekial, Gracias pela ajuda.
Encontrei os livros na net, e durante estes dias dei uma olhada neles. Irei comprar o The New Breed do Gary Chester. Ademais, achei ótimas as tuas indicações sobre os ritmos brasileiros, como sou iniciante sei que tenho bastante estrada pela frente,heheheh

Tche, o Dave Weckl é um animal mesmo, é um dos meus bateristas preferidos, tenho vários videos baixados do youtube. Bons estudos e gracias.

Mano vc não conseguiu encontrar o The New Breed? Qualquer coisa eu posto na net e te passo o link por MP. De qualquer forma todos são excelentes livros, penso q 99% dos professores de batera deveriam tê-los, são bem completos no assunto q abordam.

Eu acompanho Dave Weckl desde q eu comecei a tocar batera. Meu tio me deu uma cópia da Back To Basics (na época ainda era fita K7) e a partir daí td material q eu conseguia guardava a 7 chaves. Hj nem sei por onde essa fita anda (era legendada, olha o vacilo Cry) mas eu tenho outra cópia em dvd dessa vídeo aula, porém não é legendada.

Mas enfim, boa sorte aí pq já adianto q fácil não é. Vai ter dia q vai ser um saco estudar batera mas depois o esforço é recompensado Big smileBig smile

jorgemiguel Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 23/04/13
Pontos: 270
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jorgemiguel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/01/14 as 20:02
Aproveitando o tópico, eu queria saber quais rudimentos estudar. Se alguem souber de uma lista boa e mais completa pra me passar agradeço bastante, to precisando de mais.
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/01/14 as 20:08
Originalmente postado por jorgemiguel jorgemiguel escreveu:

Aproveitando o tópico, eu queria saber quais rudimentos estudar. Se alguem souber de uma lista boa e mais completa pra me passar agradeço bastante, to precisando de mais.

Mano estude principalmente os básicos (single strokes, double stroke, flams, drags) e mais os 40 oficiais q tem no site da Vic Firth.
E se quiser algo a mais procure o livro Stick Control do George Lawrence Stone.

RDrummer Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/12/05
Pontos: 3250
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDrummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/01/14 as 20:28
Originalmente postado por Ezekiel Ezekiel escreveu:

Mano estude principalmente os básicos (single strokes, double stroke, flams, drags) e mais os 40 oficiais q tem no site da Vic Firth.
Vale a pena deixar em negrito, um bom estudo e bons avanços.
Por falar nisso, tava estudando flam...que coisa mais chatinha!!!!!!!!!!
Sou Nordestino com orgulho! São Luís - MA.
Ezekiel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ezekiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/01/14 as 20:32
Originalmente postado por RDrummer RDrummer escreveu:

Bem lembrado, é bom deixar destacado msm.

Flam é uma coisa chata msm mas namoral, depois q eu vi Vinnie Colaiuta usando e abusando de flams com uma maestria e tranquilidade achei q era melhor estudar mais ainda os flams LOLLOLLOLLOL

RDrummer Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/12/05
Pontos: 3250
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDrummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/01/14 as 20:52

Originalmente postado por RDrummer RDrummer escreveu:

Bem lembrado, é bom deixar destacado msm.

Flam é uma coisa chata msm mas namoral, depois q eu vi Vinnie Colaiuta usando e abusando de flams com uma maestria e tranquilidade achei q era melhor estudar mais ainda os flams LOLLOLLOLLOL
Rsrsrs.
Nossa...tem que ser devagarzinho...
Eu comecei a estudá-los, mas parei!
Tô tentando desenvolver ao máximo meu single.
Acredito que tudo seja com muita paciência...
Por ex: ontem mesmo eu afinei as minhas duas caixas e ambas ficaram com bastante harmônico.
Haja paciência pra mudar tudo...
Sou Nordestino com orgulho! São Luís - MA.
andersonbr Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/01/12
Pontos: 61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/01/14 as 22:32
Flam é complicadíssimo mesmo (eu acho!).

Pra mim o flam começando com a mão direita é mais fácil...
O estranho é que sou canhoto...não consigo entender o motivo de ser mais fácil!!
Batera: Roland TD9-KX + CY8 + PD85
Meu kit: http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=70582
Superior Drummer 2.3 + Expansion Packs
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.