Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Afinação e microfonacão
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Medidas de uma sala para ensaio e gravação
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Medidas de uma sala para ensaio e gravação

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ananias Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 17/03/11
Status: Desconectado
Pontos: 162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ananias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Medidas de uma sala para ensaio e gravação
    Postado: 31/05/13 as 21:34

Preciso do conselho de vcs. Tem uma area de 5m2 para levantar um home studio. Quais as medidas ideais para ser acusticamente viavel, isto é, altura, comprimento e largura? Ajuda gente...compartilhem suas experincias, pois não queria jogar dinheiro no lixo e valorizar bem o som, principalmente da bateria. Obrigado.

Pearl Vision Maple VML
Tons de 8, 10 e 12;Surdo de 14 e Surdo de 16; Bumbo de 20; Caixa de 14.
Links Patrocinados

lioi Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/12/11
Pontos: 578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lioi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/05/13 as 21:44
Cara, 5 m2 é muito pouco. Se as medidas forem 2 x 2,5, por exemplo, dá praticamente o tamanho de um tapete pra batera. Fora que ainda tem que ter espaço pra porta abrir. Minha sala de ensaio tem 3 x 3 (9m2) e tá no limite pra eu ensaiar com a minha banda. Batera + baixo + 2 guitarras (o baixista que canta). Menor que isso acho muito complicado...
Ananias Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ananias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/05/13 as 22:01
Falei merda....quis dizer 25m2....foi mal.
Pearl Vision Maple VML
lioi Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lioi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/05/13 as 22:05
Pow, aí dá pra fazer com o pé nas costas. Rsrsrs. Dá pra deixar uma área pra técnica, uma sala/cabine pra gravação de voz, uma pra batera (com espaço pra permitir ensaio). Dá pra criar à vontade... O limite é o seu bolso. Huahuha.
Ananias Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ananias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/05/13 as 22:16
E as medidas alt/larg/comp para ambas as salas?
Pearl Vision Maple VML
lioi Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lioi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/06/13 as 00:01
Pra sala da batera, eu sugiro uns 16 m2 (4 x 4 ou 3 x 5,30 mais ou menos). Pra técnica, acho que uns 6 m2 (3 x 2). O que restar, avalia se vale a pena colocar um banheirinho ou uma cabine pra gravação de voz.
Quanto ao pé-direito (altura), pode ser a altura normal de uma edificação (1,60 a 1,80), que dá pra fazer um rebaixo de gesso (ajuda no isolamento do som). Deve-se avaliar, ainda, se o isolamento do som é essencial ou não, pois pra isolar o ideal é fazer box in box e isso consome área.
Tenho andado sem tempo, mas assim que der faço um tópico do meu homestudio. É bem simples, mas funciona bem. Tô com ele desde janeiro desse ano.
Abraço.
Michael_Nsc Ver Drop Down
Experts
Experts
Produtor Musical

Cadastrado em: 15/04/07
Pontos: 4580
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Michael_Nsc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/06/13 as 00:46
Cara, me diz uma coisa... Vc vai querer gravar bandas pra ganhar grana?

Se a resposta for "não", esquece a sala técnica! Faz tudo de estúdio!

O segredo é ter o teto alto (pé direito alto). Outra coisa: não faça um cubo na sua sala. Tente paredes sem paralelismo.

Qualquer coisa pode mandar aqui que eu te dou um help!

Abraços!
edsonbrjr Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 18/01/12
Pontos: 358
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonbrjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/06/13 as 03:40
Profissa ou amador? Vai gravar pra ganhar grana ou vai construir apenas pra colocar a batera e ensaiar, e juntar a galera da banda?
Bragança
Ananias Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ananias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/06/13 as 15:47
Originalmente postado por lioi lioi escreveu:

Pra sala da batera, eu sugiro uns 16 m2 (4 x 4 ou 3 x 5,30 mais ou menos). Pra técnica, acho que uns 6 m2 (3 x 2). O que restar, avalia se vale a pena colocar um banheirinho ou uma cabine pra gravação de voz.
Quanto ao pé-direito (altura), pode ser a altura normal de uma edificação (1,60 a 1,80), que dá pra fazer um rebaixo de gesso (ajuda no isolamento do som). Deve-se avaliar, ainda, se o isolamento do som é essencial ou não, pois pra isolar o ideal é fazer box in box e isso consome área.
Tenho andado sem tempo, mas assim que der faço um tópico do meu homestudio. É bem simples, mas funciona bem. Tô com ele desde janeiro desse ano.
Abraço.

Não entendi o que quis dizer com pé direito, e quanto a altura de 1,60 a 1,80 não fica muito baixo não, pois tem gente da minha banda que tem 1,90!!!? Vc não quis dizer 2,60 a 2,80 não? O que quer dizer pé direito em relação a altura, quer dizer que o lado que fica meu pé direito tem que ser mais alto que o do pé esquerdo? Quanto ao isolamento, vai ser por fora e tem área pra isso. Este é no estudio que estou querendo fazer em casa.

O meu colega, guitarrista da banda,  tah com um quarto para se fazer um estúdio de ensaio tb. As medidas já estão definidas e são: largura(2,73), comprimento (3,75) e altura inclinada (2,60 para 3,51). Qual o potencial acustico? Onde posicionar a bateria? Onde colocar as espumas? O teto ficará liso e no chão vai ser todo no tapete. O que podemos fazer com a parede usando as espumas? Ajuda aí gente, por favor.
Pearl Vision Maple VML
lioi Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lioi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/06/13 as 17:52
Pé-direito é um termo usado pra definir a altura de uma edificação. Eu digitei errado, é entre 2,60 e 2,80 m o pé-direito padrão. Rsrsrs. A altura padrão de uma porta é de 2,10m, nem tem como fazer um cômodo tão baixo. Falha minha. Rsrsrs.
edsonbrjr Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 18/01/12
Pontos: 358
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonbrjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/06/13 as 18:30
 Isso é muito mais complexo do que parece. Por isso havia perguntado antes se era pra gravações profissionais ou apenas para ensaios e algumas gravações caseiras. Pelo jeito parece que é a segunda opção. Se for a segunda opção basta vocês criarem uma acústica na sala sem reverberação e a brincadeira já está valendo. Forrar com espuma acústica já resolve esse problema. O local de colocar a bateria deve ser testado, montar de um jeito testa, monta em outro canto e testa, e assim por diante até conseguir o som esperado. Neste caso estou falando apenas de tratamento acústico em uma sala de ensaios. Se for pra gravar, além do tratamento acústico tem o isolamento acústico. Se for gravar profissionalmente você vai gastar mais ou menos o mesmo valor que você tem em equipamento ou mais, e se faz necessário contratar alguém pra ir no local e projetar. Eu montei o meu home estúdio em 16m2, com área técnica e área de gravação, projeto meu mesmo. Pra quebrar a reverberação usei caixa de ovos, deixando uma parede sem revestimento e teto; no chão coloquei muitos tapetes carpetados, e o resultado ficou muito bom.
Bragança
Ananias Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ananias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/06/13 as 13:27

Originalmente postado por edsonbrjr edsonbrjr escreveu:

Isso é muito mais complexo do que parece. Por isso havia perguntado antes se era pra gravações profissionais ou apenas para ensaios e algumas gravações caseiras. Pelo jeito parece que é a segunda opção. Se for a segunda opção basta vocês criarem uma acústica na sala sem reverberação e a brincadeira já está valendo. Forrar com espuma acústica já resolve esse problema. O local de colocar a bateria deve ser testado, montar de um jeito testa, monta em outro canto e testa, e assim por diante até conseguir o som esperado. Neste caso estou falando apenas de tratamento acústico em uma sala de ensaios. Se for pra gravar, além do tratamento acústico tem o isolamento acústico. Se for gravar profissionalmente você vai gastar mais ou menos o mesmo valor que você tem em equipamento ou mais, e se faz necessário contratar alguém pra ir no local e projetar. Eu montei o meu home estúdio em 16m2, com área técnica e área de gravação, projeto meu mesmo. Pra quebrar a reverberação usei caixa de ovos, deixando uma parede sem revestimento e teto; no chão coloquei muitos tapetes carpetados, e o resultado ficou muito bom.

Bom. Mas existe alguma dica de onde colar as espumas. Ja li alguma coisa do tipo que uma parede seria mas reflexiva e outra mais absorsiva. Para a sala do guitarrista da banda e naquelas medidas como deixar melhor possivel na opiniao de vcs? Ja na minha casa quero fazer algo mais profissional e neste caso vou juntar mais grana. Neste sabado vamos colar as espumas e testar a posiçao da bateria. Ajuda aí. Obg.

Pearl Vision Maple VML
Ananias Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ananias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/06/13 as 13:29
Meu receio de colocar espuma em tudo seria matar geral o som e me sentir numa bolha.
Pearl Vision Maple VML
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.125 segundos.