Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Baterias Eletrônicas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Banda usando Bateria Eletrônica
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Banda usando Bateria Eletrônica

Responder Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/02/10
Status: Desconectado
Pontos: 1738
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 07:32
Pra que uma eletrônica simulando uma acústica? Não é melhor uma acústica de vez?

Nem sempre...

O caso mais comum é da pessoa que mora em apartamento e quer tocar bateria sem incomodar.

Mas imagina o cara que tem um som, um timbre, um padrão determinado de sonoridade pra conseguir no palco (lotado e cheio de vias de áudio) com uma bateria acústica. 
Essa bateria precisa ser microfonada, passar por processadores de som como equalizador, compressor, gate, reverb...imagina quanto já não foi de grana em cada microfone, cabos, racks de efeitos, vias na mesa...e tb de trabalho pra chegar no resultado de som que uma bateria eletrônica manda pronto.
Isso sem falar no vazamento zero nos outros microfones do palco...

Não tô defendendo que é melhor eletrônica que acústica...essa disputa não existe na minha cabeça.

Só acho que em alguns casos, justifica uma eletrônica simulando uma acústica. Pela praticidade, e em alguns casos como única opção mesmo. 

Há anos que se usa eletrônica no programa do Faustão. Anos!

As eletrônicas vem conquistando mais espaço para elevar o nível...para ter mais gente estudando por mais tempo, para os músicos pirarem nas possibilidades de sons, para os bateras terem um canivete suiço para usar com o computador....

Acho que ainda existe preconceito, mas é só ter contato para deixar de pensar para trás...

Esse preconceito vem do desconhecimento...de ignorar a eletrônica....uma ignorância por falta de contato e consequentemente falta de conhecimento do assunto, não por pura e simples burrice, por favor...
De certa forma faz valer a frase: "todo preconceito é gerado pela ignorância".

Não adianta falar que já toquei e não gostei, já tive e vendi...apesar de ser uma possibilidade, acho difícil o batera que explora as possibilidades que uma bateria eletrônica pode dar, voltar atrás e ficar só no mundo das acústicas...não no mundo de hoje...não com as possibilidades de estudo e trabalho que se abrem...

Mas apesar de todas as possibilidades sonoras, as eletrônicas sempre serão meios mais frios de externar a musicalidade que uma bateria acústica. Esse contato com o lado primal humano que só a bateria acústica consegue ter...ainda bem...

Continuo gostando das duas...e se pintar uma bateria holográfica vou nela sem preconceitos.

Editado por alja - 27/06/12 as 14:47
Links Patrocinados

deaguiar Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 10/03/12
Pontos: 53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar deaguiar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 08:53
De volta à questão dos endorsees, a zildjian está fabricando essas coisinhas:

Que eu saiba, é a primeira fabricante de pratos que desenvolve um produto voltado pra eletrônicas. Esse tipo de produto acabaria com o problema que o Reis havia citado lá em cima. Um batera poderia ser endorsee da Roland, Remo e Zildjian, por exemplo e tocar unicamente com a eletrônica. Ainda acho que o principal entrave é a questão do preço, além do preconceito, como o Pardal falou.

Editado por deaguiar - 27/06/12 as 09:00
Doug_Chad Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 29/09/11
Pontos: 757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Doug_Chad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 15:15
Para mim seria ótimo ter uma eletrônica para praticar pois moro em apartamento, mas não abriria mão do meu set acústico....
Acho que a razão desse "preconceito" seria a grana que uma eletrônica top custa no mercado....
Bateria Top com 7 mil reais já se compra uma...
Bateria Eletrônica top por menos de 18 mil não se encontra.....
Pelo menos essa é minha humilde opinião...
reis Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 26/06/04
Pontos: 10376
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 15:46
Originalmente postado por deaguiar deaguiar escreveu:

De volta à questão dos endorsees, a zildjian está fabricando essas coisinhas:

Que eu saiba, é a primeira fabricante de pratos que desenvolve um produto voltado pra eletrônicas. Esse tipo de produto acabaria com o problema que o Reis havia citado lá em cima. Um batera poderia ser endorsee da Roland, Remo e Zildjian, por exemplo e tocar unicamente com a eletrônica. Ainda acho que o principal entrave é a questão do preço, além do preconceito, como o Pardal falou.

perfeito amigo...bem lembrado..havia esquecido do pratos eletronicos da zildjian...aí sim,não ha desculpas de um batera com estes tres endorsee usar uma bateria eletronica...mas peço para quem é endorsee jamais foi problema..problema é para nós mortais..R$4.000,oo num jogo de pratos é mais caro do que os K custom pack...abraços..valeu...
YAMAHA Stage Custom
8",10",12"14",20",cx 14"
ZILDJIAN
K Custom Dark hat's 13
k Custom splash 10"
K splash 12"
K Thin Crash 15"
K Medium Thin Crash 16"
K Custom Dry Ride 20"
Wuhan china 18"
weslley,c Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 16/06/12
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar weslley,c Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 18:47
Perguntaram ali, se tinha algum batera endorse de bateria eletrônica... bem temos o o Johnny Rabb que é um grande batera. E de fato uma eletrônica é muito mais cara que uma acustica, a um tempo pesquisei sobre aquela Roland HD3 se não me engano, não me passa um conforto, e ainda estou na pesquisa de uma bateria eletronica pra estudar.
=D
mtfuji Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 17/01/10
Pontos: 1754
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mtfuji Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 19:36
Rendeu mesmo.

Acho que as opiniões do Alja e do Pardal representam bem a minha.
Não há concorrência, e o papo de "endorsee" é furadíssimo. Tenho a impressão de que proporcionalmente devem haver mais patrocinados/usuário de eletrônica do que patrocinados/usuário de acústica (segundo estatísticas oficiais do boteco aqui perto de casa).

E tb não acho que seja anormal falarem mal de eletrônica. É perfeitamente aceitável haver estranhamento de algo que nunca foi usado (quem nunca torceu o nariz quando alguém diz que mora em local longe e desconhecido e tenta explicar o caminho?).

Falando especificamente da minha experiência com eletrônicas:
Faz uns anos que comecei com uma SPD-S, complementando a acústica. Tinha toda a batera acústica a minha disposição + samples eletrônicos + click + a opção de disparar as programações (muito mais fácil que no antigo mac com reason que usávamos).
O começo é chato mesmo, por uns dias eu fiquei igualmente frustrado e empolgado com o novo brinquedo. Quando se aprende a usar, um leque de novas possibilidades se abre. Eu descobri um mundo novo e ainda continuo descobrindo.

Depois veio a minha eletrônica "de verdade" (ou quase). Uma DTXplorer (bem basicona). É tão bom quanto eu imaginava poder estudar em casa e brincar com meu filho nela. Agora penso em dar um pequeno up com pads melhores, montar um case para poder levar ela para aquelas "roubadas" e também montar um kit híbrido mais eficiente juntamente com a SPD-S e a acústica.

O meu mundo de bateria hoje não existe mais sem a eletrônica. Assim como não existe sem a acústica.

Agora... imagina o que diabos o batera do ramones iria fazer com uma bateria eletrônica?????? hehehehe brincadeira... só pra descontrair.

youtube.com/marcelofuji
reis Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 20:24
Originalmente postado por mtfuji mtfuji escreveu:

Rendeu mesmo.

Acho que as opiniões do Alja e do Pardal representam bem a minha.
Não há concorrência, e o papo de "endorsee" é furadíssimo. Tenho a impressão de que proporcionalmente devem haver mais patrocinados/usuário de eletrônica do que patrocinados/usuário de acústica (segundo estatísticas oficiais do boteco aqui perto de casa).

EXECELENTE RENDER O PAPO...MAS SE O PAPO DE ENDORSEE É FURADÍSSIMO,PORQUE OS BATERAS NÃO AS USAM EM SHOWS?? E OLHA QUE A LISTA É GRANDE COMO: DUDA NEVES,DUDU PORTES,ALBINO INFANTOZZI,SÉRGIO MELO,CLAUDIO INFANTE,LUFE,RICARDO CONFESSORI,CHOCOLATE,IGOR WILLCOX,XANDE TAMIETI,IVAN BUSIC E OUTROS NOMES DA BATERA NACIONAL....A QUESTÃO É PORQUE NÃO USAM EM SHOWS?? AÍ NÃO DESCARTEI UM DOS PORQUES... ESTES ACIMA SÃO ENDORSEE STAFF DRUM E DRUM7....ENTÃO NÃO ACHO FURADA NA MINHA OPINIÃO..SE  FOSSE PORQUE NÃO OS  VEMOS QUANDO SE APRESENTAM COM UMA ELETRONICA??? AÍ SIM, CONCORDARIA NESTE PONTO CONTIGO...POIS SÓ OS VEJO COM ACÚSTICAS NOS PALCOS...BOM,NÃO DISSE QUE ERA POR ISSO GENERALIZANDO,E SIM UM DOS PORQUES NÃO ESTAREM NOS PALCOS  COM UMA ELETRONICA...QUE EXCELENTE TÓPICO...RESPEITANDO AS OPINIOES DOS AMIGOS...UM TÓPICO QUE VAI RENDER MUITO....MAS SÓ UM DOS CITADOS ACIMA  PARA NOS DIZER O PORQUE ELES NÃO USAM EM SHOWS.....ABRAÇOS...
YAMAHA Stage Custom
8",10",12"14",20",cx 14"
ZILDJIAN
K Custom Dark hat's 13
k Custom splash 10"
K splash 12"
K Thin Crash 15"
K Medium Thin Crash 16"
K Custom Dry Ride 20"
Wuhan china 18"
lioi Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/12/11
Pontos: 578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lioi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 20:50
Eu curto as duas. Na verdade, cada uma tem suas vantagens e suas desvantagens. Eu tive uma TD-9, da Roland e gostei muito do que ela me proporcionou, mas em dezembro do ano passado vendi pra pegar uma Odery Fluence. Pra mim, o melhor dos mundos seria eu ter as duas, mas eu não tava em condições financeiras pra isso. Acabei optando pela acústica pois na grande maioria dos lugares em que eu toco já tem os tambores de uma acústica. E aí eu tinha que levar toda a eletrônica, deixar as duas montadas no palco... Cheguei a cogitar só comprar pratos, caixa e ferragens pra usar somente nessas situações, mas já dava metade do valor de uma acústica de boa qualidade. Aí acabei vendendo a TD-9 e investindo todo o valor numa acústica. Não me arrependo, mas mais pra frente, quando eu puder, compro outra eletrônica pra manter as duas...
mtfuji Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 17/01/10
Pontos: 1754
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mtfuji Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 21:06
Reis, acho que o motivo de não usarem em shows, cada um tem o seu. Se algumd eles realmente gostaria de usar e não usa por conta de patrocínio... acho que é a minoria da minoria... Mas não tenho como afirmar isso.

youtube.com/marcelofuji
reis Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 21:09
isto é amigo mtfuji...cada um tem o seu motivo...não  quero aqui polemizar...pois até em trio elétrico as baterias eletronicas sumiram...
YAMAHA Stage Custom
8",10",12"14",20",cx 14"
ZILDJIAN
K Custom Dark hat's 13
k Custom splash 10"
K splash 12"
K Thin Crash 15"
K Medium Thin Crash 16"
K Custom Dry Ride 20"
Wuhan china 18"
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts
Melhor Tópico 2009/Batera + Bonita 2010

Cadastrado em: 26/08/04
Pontos: 5666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alayr Jr. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 21:51

Gostei do assunto. Lí todas as respostas, quero falar de algumas. E minha opinião básica é a seguinte, todo mundo tem razão... Não existe 1 motivo exclusivo mas a soma de todos...

Foi citado os endorsers, acho que é um motivo sim, mas não é o primordial. As fábricas tem que ter endorser para comprovar que seu instrumento é bom, mas em vários casos os profissionais pegam as baterias eletrônicas e tocam em casa. Outra citação é o preço, realmente vc colocar uma TD-30 prá tocar num boteco numa biboca que a voltagem é mais ou menos 110 e costuma cair com frequência não dá... O visual também pega, eu fui num casamento que o cara tocou com uma HD-1, enquanto eu estava ouvindo e não assistindo, saquei que era eletrônica, mas estava tudo bem, som honesto. Quando eu ví o palco fiquei bem decepcionado. E eu tenho uma e adoro a HD-1, ah mais uma Yamaha fodona ia ficar mais bonito, sim, mas visualize-a num palco do Rock'n Rio. Também ia ficar estranho. O lance do visual e da preguiça dos "engenheiros de som" também é um fator. Essa coisa de economizar microfone no 2º bumbo, triggar a bateria inteira é uma baita preguiça de equalizar o som de verdade. O que leva a gente para o que o Pardal respondeu, o preconceito. Eu que sou baterista e tenho uma HD-1 achei feio, imagina quem torce o nariz para as baterias eletrônicas desde os tempos do RPM ? O Will Calhoun do Living Colour deu uma entrevista na MD concordando com o que o dw³ disse, que o pessoal procura na eletrônica um bom som acústico, e isso não é legal. Ele usa uns módulos eletrônicos muito loucos para samplers e para sons esquisitos, o conceito é outro.

reis Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/06/12 as 23:27
É ISTO AÍ AMIGO ALAYR Jr.... DE TUDO UM POUQUINHO....TODOS OS PORQUES CORRETÍSSIMOS...QUEM SABE UM DIA ISTO MUDA...MAS DEPENDERÁ MUITO DO PRODUTOR.O HOMEM QUE É O DONO DO PALCO...E NÓS BATERAS TAMBÉM...ELAS SEREM A ESTRELA DO PALCO DOS GRANDES  EVENTOS....AS NOSSAS MAGRELAS PLUGADAS...POR ENQUANTO SÓ EM BARZINHOS...
YAMAHA Stage Custom
8",10",12"14",20",cx 14"
ZILDJIAN
K Custom Dark hat's 13
k Custom splash 10"
K splash 12"
K Thin Crash 15"
K Medium Thin Crash 16"
K Custom Dry Ride 20"
Wuhan china 18"
Pardal Ver Drop Down
Administradores
Administradores

Cadastrado em: 13/10/03
Pontos: 9042
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pardal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/06/12 as 00:37

Bom, vou aproveitar o gancho e falar mais um pouco do que vi e vivi sobre acusticas e eletronicas.

Alayr citou: "...imagina quem torce o nariz para as baterias eletrônicas desde os tempos do RPM ?..."

eu ERA um desses.

Não gostava pq não me agradava o som do instrumento, mesmo que eu achasse a musica legal. Hoje se eu for tocar um som assim, vou usar os sons eletronicos pq eu gostando ou não, é o que dava identidade às musicas.

A eletrônica entrou na minha vida mais por necessidade do que por vontade, mas rapidamente entendi o que esse instrumento poderia agregar e assim fui conquistado. Quando tive a oportunidade e espaço pra montar uma acústica eu o fiz sem pestanejar. No inicio estranhei o tamanho, peso, posicionamento e dificuldades que uma acustica tem, mas acabei resolvendo meus problemas, sejam acusticos ou eletronicos e fica mais legal quando as outras pessoas começam a perceber a diferença.

O lado negativo?? o custo é alto, o trabalho é dobrado e as vezes é facil ser perder por excesso de opções.

Quem quiser compartilhar um pouco, acho que pode ser interessante para o tópico.
www.facebook.com/Pardal.ID
Ao adicionar, envie uma mensagem se identificando.
reis Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/06/12 as 01:18
QUANTO A ISTO NÃO TIVE PROBLEMAS..DE 1990 A 1992 USEI 2 PAD's ELETRONICOS EM MINHA ANTIGA PIGUIM/TAMA.DEVIDO MÚSICAS ANOS 80...ENTÃO ,DEPOIS DE 20 ANOS VOLTEI A TER 2 PAD's EM MINHA BATERA..ÀS VEZES TOCO  MPB/POP ROCK E RPM TEM QUE TER AS ELETRONICAS..SÓ QUE HOJE PAD's MELHORES E UM MODULO EXCELENTE..COMPARAÇÃO COM AS ELETRONICAS  QUE USEI DÉCADA DE 90....meu DEUS! eram duros os pad's que doiam os pulsos...QUEM É DAS ANTIGAS SABE...TENHO ALGUMAS FOTOS DESTA ÉPOCA...KKKK
ESTE TÓPICO ESTÁ MOVIMENTANDO MUITO AQUI NAS ELETRONICAS..QUE BOM! FICO FELIZ!E APRENDENDO MAIS  AINDA...ABRAÇOS...
YAMAHA Stage Custom
8",10",12"14",20",cx 14"
ZILDJIAN
K Custom Dark hat's 13
k Custom splash 10"
K splash 12"
K Thin Crash 15"
K Medium Thin Crash 16"
K Custom Dry Ride 20"
Wuhan china 18"
hugo_stos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/07/05
Pontos: 2868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugo_stos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/06/12 as 13:52
Quando comentam que uma eletrônica fica mais cara que uma acústica, discordo.

E só botar no lápis: batera acústica top + hardware top + set de pratos top + captação/microfonação + equalização/mixagem.

Fica muito mais caro que um kit TD30!
edsonbrjr Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 18/01/12
Pontos: 358
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonbrjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/06/12 as 18:37
Quando comentam que uma eletrônica fica mais cara que uma acústica, discordo.
E só botar no lápis: batera acústica top + hardware top + set de pratos top + captação/microfonação + equalização/mixagem.
Fica muito mais caro que um kit TD30!

CONCORDO!
Clap
Bragança
reis Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/06/12 as 00:25
AÍ VAI DEPENDER  DA BATERA TOP...QUANTIDADE DE TAMBORES,PRATOS...EU COM UMA PEARL MASTER  CUSTOM, PRATOS, ESTANTES,MICROFONES,CABOS E CASES FICARIA MAIS EM CONTA DO QUE UMA TD30..MAS SE FOSSE UMA DW..AÍ CONCORDARIA .O PREÇO DA DW PRATICAMENTE CHEGARIA A UMA TD-30....
****SÓ QUE UMA  BATERIA ACÚSTICA DURA UMA VIDA TODA...E A ELETRONICA??????? EIS A QUESTÃO....INVESTIR HOJE R$30 MIL NUMA BATERA TEM  QUE PENSAR MUITO...ABRAÇOS...
YAMAHA Stage Custom
8",10",12"14",20",cx 14"
ZILDJIAN
K Custom Dark hat's 13
k Custom splash 10"
K splash 12"
K Thin Crash 15"
K Medium Thin Crash 16"
K Custom Dry Ride 20"
Wuhan china 18"
rcezarberto Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 03/01/13
Pontos: 1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcezarberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/03/13 as 04:08
Pessoal, seguinte!!

Tenho uma Roland TD-9 (estou upando meu módulo para a 15) e tbém tenho uma DW Collector's. Gosto muito das duas!!!! 
Nunca devemos esquecer que uma bateria eletronica é uma "simulação" de uma bateria acustica ou seja, é algo que se tenta imitar...
Tenho uma banda e toco horas com uma, horas com outra... segue minha percepção de pontos forte e fracos da duas:
Roland TD-9
Pontos fortes: ocupa pouquissimo espaço no palco e é ideal para palcos pequenos; controle de volume e equalização, o som dela fica igual ao de CD e nao agride os ouvidos do publico, ocupa pouco espaço no carro, facil de carregar, rapido de montar e se vc tocar num palco maior com sonorização vc nao perde tempo passando o som, basta plugar e tocar (somente ajustar os volumes de cada peça).
O publico e os outros musicos adoram quando uso a eletronica... É muito prática.
Pontos fracos: o feeling é diferente em todos os pads, nao tem a mesma beleza que um acustica (sendo que já vi muita bateria acustica que nao trazem beleza nenhum ao palco hehe), se a galera da banda aumentar o volume de seus instrumentos (aumentar o volume do cubo de guitarra, etc) voce sentirá falta da acustica pois nao conseguirá acompanhar o volume descendo o braço, a nao ser que vc tenha uma caixa realmente boa.
DW Collector's
Pontos fortes: linda, maravilhosa, status, sonoridade absurdamente musical, delicia de tocar, deixa o palco lindo, etc etc etc
Pontos fracos: enorme, ocupa muito espaço no palco (no carro tbem), demora mais tempo para montar, demora mais tempo para passar o som, muitos bags para carregar e descarregar, equipamento pesado (tambores e ferragens), se for tocar com a banda num lugar que nao possa fazer muito barulho ela atrapalha.

Bom pessoal, essa é a experiencia que eu tenho com as duas, agora é vcs refletirem sobre os pontos fortes e fracos de cada uma e decidirem... no meu cado preciso das duas pois ambas ocupam finalidades diferentes e ora toco com uma, ora toco com outra...

Espero ter colaborado para este fórum!

jazzbrazuca Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 06/09/04
Pontos: 1437
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jazzbrazuca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/03/13 as 05:10
Antigamente quando surgiram as Baterias Eletronicas e os Samplers Akai muita gente começou a usar elas nos palcos por ai, principalmente pela praticidade / falta de equipamentos para Microfonar Baterias Acústicas . Consoles de Mixagem / Microfones / Sistema de P.A com qualidade para ter um bom som de Batera não tinham em qualquer esquina como hoje ai o que aconteceu é que teve um grande BOOM das Eletrônicas nos Anos 80 / 90 até mesmo nos Studios . Baterias Eletrônicas eram usadas em Substituição a Acusticas e não como complemento ou escolha de som só que constantemente essas bateras davam Problemas (Se eu não me engano o Serginho Herval do Roupa Nova conta uma história numa entrevista a Modern Drummer em que ele relata esses problemas e diz que Ficou "a pé" em um Show acho que no Uruguai) ai muitos bateras criaram receio de colocar essas bateras na estrada. 
Claro que hoje ta muito melhor tanto no quesito Durabilidade / Som / Visual (Vi um show uma vez que o rack da batera eletronica era todo fluorecente e mudava de acordo com a Iluminação ! Muito massa) , só que é muito mais fácil termos peças de reposição pra acústicas do que pra Eletrônicas . Pensem bem se estoura uma pele a gente põe uma Fita, faz uma gambiarra ... Agora se temos um problema eletrônico no Módulo o que fazer ??? Hoje temos inúmeros recursos que possibilitam levar sempre uma acústica,  então a eletrônica ficou mais inviável por ter a resolução de problemas mais difícil do que a acústica ! Quem ta na estrada sabe como as Locadoras de Som / Bandas gostam de uma gambiarra ! kkk ! 
Aulas Particulares para Iniciantes e Intermediarios Araraquara e Região - drmaca@live.com
alja Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/02/10
Pontos: 1738
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/03/13 as 05:29
Parabéns rcezar

Primeiro post e contribuindo muito pra todo mundo. Parabéns.
Edit: Relendo esse tópico, vi que vc falou que uma eletrônica é uma simulação de uma bateria acústica...hum...discordo um pouco...
Nem sempre o uso de uma eletrônica é querer parecer uma acústica...vc pode até usar assim por praticidade. Mas se pensar em sonoridade, é até desperdício do potencial de uma eletrônica só usá-la pra simular uma acústica.
Mas entendo esse uso por praticidade...e como entendo! Nessa concordo 100%! Tb estou usando um minikit SPD-30 assim...e às vezes me cobro por usar pouco o potencial dele...acho que falei em desperdício pensando no meu caso...rsrs

Alguém aqui falou tb que nos anos 80 se usavam mais os timbres eletrônicos mesmo, tipo Simmons...é, mas nessa época era isso o que tinha...mil dólares por cada "puiwwwww"...nem sonhavam em ter tecnologia para simular perfeitamente o som de uma acústica...
A novidade sonora era o "puiwwwww", então vamos usar...
Sobre bateras eletrônicas...talvez nós estamos nesse tempo de transição onde nada é muito definido...os sons puramente eletrônicos estão datados no passado e os sons acústicos ainda não convencem a maioria...

Bom...concordo e discordo...ainda bem né, senão seria chatice essa vida...não fica bravo comigo bacana...rsrs

E parabéns tb pelo belo equipo.

Acho bem o que vc falou tb...acústica é fogo...é o real, é o primal, talvez o motivo de todo mundo querer tocar batera...o contato com ela, a dinâmica, talvez até as imperfeições são o que dão o grande barato de ser baterista.

A eletrônica é outro mundo...hoje a gente vive num mundo que convivemos com ela...mesmo quem toca só com acústica e acha que no seu meio, o acústico fundamentalista radical extremista de direita, não terá esse contato, essa concorrência...tá se enganando...terá sim...e se o cara for esperto nem pensa nela como concorrência...pensa como influência que pode usar...

A sonoridade do acústico radical nunca terá concorrência, mas o que quem ouve e produz terá...muita gente que toca esse tipo de som começa a ouvir coisas diferentes e traz algo novo...e novos limites foram estabelecidos...subiu a regra...aumentou a nota de corte...

Tem que se atualizar sempre...

Não dá pra achar que uma é a certa e a outra é a errada. Sempre é esse vai e vem que faz a vida girar...essa contradição. Se o cara remar contra a maré pode ficar mais forte...mas tem que saber o limite porque a água te leva embora.

Isso pra quem tem interesse né...cada um sabe do que gosta...tem gente que não gosta e pronto. tudo bem...respeito. Tem como achar que um cara que só gosta de tocar bateria acústica na vida está errado?...claro que não!

Mas hoje até um cara que só toca acústica, pelo tamanho do público que se pode alcançar, precisa entender sobre microfonar a bateria e pôr num P.A., ter uma noção de monitores...tudo pra fazer chegar o som de sua batera para quem está ouvindo...aí ele escolhe melhor cada microfone, cada coisa disso tudo...

Mas bateria eletrônica é outra coisa mesmo. Uma ferramenta muito importante hoje em dia...não só pela praticidade que vc comentou...como tb pra pessoas que a usam pela sonoridade...

Tem sons que vc nunca na vida vai tirar com a acústica...é outro instrumento.

Tem músicas que não ficam legais com som de bateria acústica...precisam daquele processamento, daquela energia, daquela estranheza até...

Acho que não tem comparação de nada...tem que abrir a mente e usar esta ferramenta que está aí...

Pianistas viram os teclados chegarem...violonistas viram as guitarras...todo mundo viu o MIDI aí completando 30 anos cada vez mais forte...

A gente tem que olhar pro resultado sonoro...pra onde quer chegar, com que ferramenta não importa.

Toda música eletrônica e de DJs sempre sofreram preconceito....mas eles são resultado do que foi produzido antes...só que transgrediram a sonoridade anterior...tinham ferramentas para isso...

Como em qualquer outro ofício estamos falando dos bons nesse meio...os bons DJs, os bons de música eletrônica...por exemplo, acho que o disco Endtroducing do DJ Shadow é tão legal pra um baterista como o Mercy Mercy Mercy do Buddy Rich, pronto falei...

Esse pessoal, ouvindo sons acústicos e manipulando sem nenhum tipo de conceito pré-definido ou dificuldade técnica, são capazes de fazer o som chegar onde nenhum humano achou ser possível antes...

Muita gente fica falando mal de alguns DJs, como se fossem os caras que temos que competir...não acho...bom, não sei pq tô falando nisso mas vou continuar...rsrs..

Tenho certeza que caras como o Jojo Mayer, o Johnny Rabb e um monte de caras que fazem aqueles grooves de drum'n'bass legais pacas ouviram muito o trabalho de DJs pra chegar a produzir aquilo tocando...

Tocar bateria é legal pacas, mas acho que como bateristas tb precisamos pensar em quem está ouvindo...e às vezes um DJ pensa melhor isso que um cara que só quer tocar batera na loucura 1000grau uhu!

Mas voltando ao assunto bateras eletrônicas...tocar numa acústica é um tesão sem igual.

Ou seja...sei lá de novo...

Editado por alja - 08/06/13 as 13:18
Flavio Phols Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 23/01/11
Pontos: 308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flavio Phols Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31/03/13 as 16:02
Alguém já falou num post acima, mas eu vou contar um episódio que confirma.

Um amigo tinha uma eletrônica (muito boa no meu ponto de vista) mas se queixava que não conseguia um bom som de caixa. Após sugerir que ele verificasse melhor os ajustes e receber a resposta de que ele já tinha feito isso à exaustão, sugeri então que ele colocasse uma caixa acústica, e trigasse o som. Ele fez isso e disse que ficou bom. Mas quando eu fui ver e ouvir o resultado, o som era o mesmo que ele já tava tirando com a caixa da eletrônica, só que ele falava que era outra coisa.
Então pensei: acho que é muito mais o barato do baterista, batendo a baqueta em uma caixa de verdade, do que o próprio som.  
Eu pertenço ao clube dos bateristas que durante muito tempo, nem olhava para uma eletrônica, mas depois de um jejum de 17 anos sem tocar, quando voltei há alguns anos, vi que a coisa tinha mudado bastante (e olha que na época de meu retorno nem tinha visto uma dessa TD 20 ou 30  da vida).
Hoje gosto bastante das eletrônicas (minha filha as prefere), e como já disseram acima, não tenho mais, uma preferência. Sim, o fenômeno quase místico de sentir a vibração de um tambor não tem substituto, mas para a música a ser gravada ou ouvida pela audiência, tenho minhas dúvidas se faz tanta diferença assim. 
Acho que a única diferença significativa é a vibração.
Hoje, amo as duas. Se fosse profissional, provavelmente não me incomodaria em usar qual fosse.
Abraços.
"A música preenche os espaços entre as almas. Afasta e aproxima, conforme o caso"
LucasYeahNegoMariano Ver Drop Down
Seniors
Seniors
"Nega Maria"

Cadastrado em: 05/03/10
Pontos: 2549
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasYeahNegoMariano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/04/13 as 14:18
Respondendo uma das questões propostas no tópico ...

Em grande escala eu noto a bateria eletrônica como um acessório na acústica ... o próprio Neil Peart, na parte acústica do seu kit tem alguns pads eletrônicos pra enriquecer as melodias; João Barone usou por mto tempo um set eletrônico no seu lado esquerdo (não sei se usa mais); Roger Taylor do Queen tb utilizava um; o batera do Linkin Park sempre usou pads semelhante ao q Neil faz ...

O baterista da banda de apoio do programa AMERICAN IDOL só toca com eletrônica ... é um negão q toca mmmmmmmmmmmto. Tentei achar o nome do rapá aqui mas num achei.
andersonbr Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/01/12
Pontos: 61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/04/13 as 14:22
Originalmente postado por YeahNego YeahNego escreveu:

Em grande escala eu noto a bateria eletrônica como um acessório na acústica ... o próprio Neil Peart, na parte acústica do seu kit tem alguns pads eletrônicos pra enriquecer as melodias; João Barone usou por mto tempo um set eletrônico no seu lado esquerdo (não sei se usa mais); Roger Taylor do Queen tb utilizava um; o batera do Linkin Park sempre usou pads semelhante ao q Neil faz ...

O baterista da banda de apoio do programa AMERICAN IDOL só toca com eletrônica ... é um negão q toca mmmmmmmmmmmto. Tentei achar o nome do rapá aqui mas num achei.

Toca muito mesmo. Está usando uma TD-30.

REX HARDY JR

:)
Batera: Roland TD9-KX + CY8 + PD85
Meu kit: http://forum.batera.com.br/forum_posts.asp?TID=70582
Superior Drummer 2.3 + Expansion Packs
LucasYeahNegoMariano Ver Drop Down
Seniors
Seniors
"Nega Maria"

Cadastrado em: 05/03/10
Pontos: 2549
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasYeahNegoMariano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/04/13 as 14:45
Originalmente postado por andersonbr andersonbr escreveu:

Originalmente postado por YeahNego YeahNego escreveu:

Toca muito mesmo. Está usando uma TD-30.

REX HARDY JR

:)

Eu tenho as músicas: Beggin (essa com dois bateras na apresentação), Home, Stand By Me, da temporada passada com o Phillip Phillips (são versões de estúdio e não da apresentação) ... não tenho certeza (info concreta) mas de ouvido eu tenho o palpite q foram gravadas com a batera eletrônica e pelo próprio Rex; além do cara tocar extremamente bem o som tá mto bonito.
chris182 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 28/06/17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chris182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/06/17 as 23:36
Só ressuscitando o tópico, eu sou bem iniciante nesse mundo, eu tenho uma Alesis DM7X e faço aulas em uma acústica, meu não tem como comparar mesmo, quando ligo a eletrônica no PC em um plugin VST o som fica idêntico mais a pegada não tem nada haver, claro que minha batera é bem simples, tem as tops que até simulam o rebote e tal mais acho que nunca vai ser igual, eu até mesmo fiz a loucura de comprar uma caixa e chimbal pra tocar junto com a eletrônica, ficou bem mais legal, agora estou pensando em comprar um prato e um crash pra integrar na gambiarra rsrs, mais não toco sempre assim pq moro com meus país e é tenso ficar enchendo o saco deles com barulho, fora os vizinhos kkkkk, mais da pra brincar, o bom da eletrônica é isso, você coloca os fones de ouvido e esquece do mundo, mais até o barulho de bater no pads incomodam um pouco as vezes. 
chris182 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 28/06/17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chris182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28/06/17 as 23:46
Ha e esses caras aqui me parecem estarem usando uma eletrônica e não é o primeiro vídeo deles que vejo usando eletrônica https://www.youtube.com/watch?v=c8L_hLS21cw

Editado por chris182 - 28/06/17 as 23:48
Bolacha Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 01/12/04
Pontos: 4825
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bolacha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/06/17 as 01:19
Originalmente postado por chris182 chris182 escreveu:

Ha e esses caras aqui me parecem estarem usando uma eletrônica e não é o primeiro vídeo deles que vejo usando eletrônica https://www.youtube.com/watch?v=c8L_hLS21cw

Tears For Fears é uma banda antiga já, ícone do Pop 80, época em que se usava muita bateria eletrônica para gravação e ao vivo. E no vídeo ele usa eletrônica (se não estou enganado, uma Roland TD-20), mas com pratos de verdade (sabian).
sebonamunheca Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 09/01/17
Pontos: 21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sebonamunheca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/06/17 as 10:49
Sobre o rebote, acredito que cai na questão do investimento. Pra se ter uma eletrônica de qualidade no Brasil é preciso investir uma boa grana. Nenhum modelo de entrada, mais basicão, vai te oferecer uma pegada similar a uma acústica.

Cabe a pessoa decidir se vale a pena fazer esse investimento.
Akirarc Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 31/01/14
Pontos: 39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Akirarc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/17 as 16:29
Bacana esses pratos! Não sabia.
Tenho uma Alesis Dm10 e estou satisfeito com os pads, mas é sofrível a qualidade dos pratos. Pra mim falta muito para chegar na vibe de um prato de acústica.

Alguém aí já testou esses pratos num módulo Alesis? Roda de boa?

Responder Responder Página  <12
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.095 segundos.