Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - rotina de estudo
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

rotina de estudo

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabiodrummer Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 04/01/10
Status: Desconectado
Pontos: 62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiodrummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: rotina de estudo
    Postado: 23/03/12 as 21:27
Fala galera , blz!
Já tinha um topico antigo sobre esse tema, mas foi fechado e eu não pude responder nele. Então criei esse pra pedir socorro pra galera mais experiente ai. É o seguinte, sofro do mesmo problema de um monte de gente aqui, que é a falta de tempo. Comecei tocar batera agora depois de velho rsrsrs (to com 35 e to tocando a menos de 2 anos) Além da falta de tempo eu confesso que sou um pouco desorganizado com estudos. Então as vezes sento na bateria sem saber o que fazer e perco um tempão e nao evoluo em nada. Agora quero levar mais a serio e montei um cronograma.
Por favor me ajudem com opnioes!!!! Não sei se devo usar algum metodo ou algo assim. Mas como não tem professor na cidade, tenho que "dar um jeito"rs .Não pretendo ficar "engessado" nisso, mas preciso de uma base pra me organizar. Valeu galera!
SEGUNDA:
    Manhã: 
o     Oração
o    Rudimentos (60min)
       Single Stroke Roll
       Double Stroke Roll
       Paradiddle (Single, Double e Triple)
      Flam (Single, Accent e Paradiddle)
    Tarde:
o    Oração
o    4 Way Coordination  - Marvin Dahlgren (60min)
TERÇA:
    Manhã
o    Oração
o    Rudimentos (60min)
     Single Stroke Roll
     Double Stroke Roll
     Five Stroke Roll
     Six Stroke Roll
     Seven Stroke Roll
     Multiple Bounce Roll
     Drag
    Tarde
o    Oração
o    Exercícios para os pés (10min)
o    Tirar música
QUARTA:
    Manhã
o    Oração
o    Rudimentos (60min)
        Single Stroke Roll (Four e Seven)
        Double Stroke Roll (Mãos e pés)
        Flam (Single, Pataflafla)
       Single Ratamacue
    Tarde
o    Oração
o    Rudimentos com os pés (Double Stroke Roll e Paradiddles) (30min)
o    Ver vídeos
QUINTA:
    Manhã
o    Oração
o    Rudimentos (60min)
        Single Stroke Roll
        Double Stroke Roll
        Five Stroke Roll
       Six Stroke Roll
       Seven Stroke Roll
       Multiple Bounce Roll
       Drag
    Tarde
o    Oração
o    4 Way Coordination (20min)
o    Grooves (40min) *não sei oque usar aqui
SEXTA:
    Manhã
o    Oração
o    Rudimentos (60min)
         Single Stroke Roll (Four e Seven)
         Double Stroke Roll (Mãos e pés)
         Flam (Single, Pataflafla)
         Single Ratamacue
    Tarde
o    Oração
o        Rudimentos com os pés (Double Stroke Roll e Paradiddles) (20min)
o    Leitura ritimica *não sei oque usar aqui
o    Tirar musica

Links Patrocinados

Matheus Santana Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/03/10
Pontos: 3315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Santana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/03/12 as 22:24

Pooouuuuutzzz! Vai virar o Thomas Lang, né?

Eu estudaria 1 hora de pedal e 1 de mãos só. 

trdrummer Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 20/02/12
Pontos: 65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trdrummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/03/12 as 22:29
Com relação ao que estudar, basicamente é simples; tenha como base:  40 Rudimentos e Stick control.
E a respeito da rotina, se vc tem o costume de estudar 5x na semana, parabens; se não tem, comece com 3x e vai aumentando; pois as vezes acaba se tornando muito cansativo,e ha o risco de desanimar e ficar "pulando" os dias de estudo, levando isso em conta é melhor comecar devagarThumbs Up. Vlw e boms estudos...
Bruno S.G. Ver Drop Down
Experts
Experts
Guru dos Pedais

Cadastrado em: 04/06/09
Pontos: 6923
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno S.G. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/03/12 as 23:52
Putz... me espanta a disposição de algumas pessoas.
Eu praticamente não estudo, isso pra não dizer que nunca estudo. rsrs...
Pra eu não 'enferrujar', quando tenho paciência, vou e toco umas músicas. E mesmo assim são 2 ou 3 vezes por semana e por 1 ou no máximo 1:30h por treino. Isso quando tenho saco mesmo.

Eu queria poder treinar todos os dias por 1:30h ou 2h. Metade de treino e estudos e a outra praticando músicas. Tempo e equipamento eu até tenho, mas cadê a porra da disposição?

Tenho uma invejinha de quem consegue. rsrs...
- @brunoskull
Ñ RESPONDO DÚVIDAS POR MP!!!
My Kits
netinhogroove Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 25/06/09
Pontos: 1658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar netinhogroove Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 00:21
Pow... Concordo com o Bruno... Espanta mesmo essa disposição!

Eu pratico todos os dias, mas, uns 45 min... no maximo 1 hora(30 min. de manhã e 30 de tarde).

Ja que você tem tempo e a bendita Disposição, mete a cara nos estudos Mano!

Abraço
www.samuelmariano.com.br

Paz e Música

facebook.com/netinho.drums
tiagolazzarin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 14/04/10
Pontos: 495
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolazzarin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 02:20
Olha, achei meio estranho este estudo. (Não estou dizendo a "oração", que isso eu não entendi mesmo rsrs).

Queria saber se alguém te recomendou estudar assim, ou se foi você mesmo que escolheu isto.

Se for para dividir o tempo pense no seguinte:

- estudar técnica (mãos, pés, rudimentos variados).
- coordenação motora (onde entra o "4 way cordination").
- estilos musicais, grooves (estudar diversas conduções de samba, jazz, latin, rock, funk, etc.).
- tempo (qualquer um dos exercícios anteriores com ênfase na pulsação).
- tocar livremente (acompanhar músicas, tocar para se divertir, solar).
- ouvir música.
- estudar teoria (daí entra a leitura)

Se você quiser estudar muitas coisas de uma vez só, não vai aprender nada, é o tal do "overtraining". Você precisa estudar um assunto de cada vez, com concentração. Quando a concentração acabar, é hora de dar um tempinho, uma pausa.

Não importa muito o tempo que você estuda, mas a qualidade daquilo que você estuda. 10 min bem estudados valem mais do que 1 h girando lâmpada.

Também, se você estudar toda a semana o mesmo conteúdo, você não vai pra frente. Ao invés de pensar assim "toda terça vou estudar rulo de 5 e de 7", pense "toda terça feira vou estudar rudimentos, e quando eu tiver feito bem os rulos de 5 e 7, vou tentar os de 9 e 10". Não se trata de um exercício específico, mas de um assunto, de um tópico - aquilo que eu coloquei acima, técnica, coordenação, etc.

Então, num dia estude um ou dois tópicos no máximo, no outro, se sentir necessidade, continue nele. Na outra semana, estude outros tópicos diferentes da semana anterior. Tão importante quanto planejar seus estudos, é você registrar seus estudos, anotar tudo o que você aprendeu ou ainda tem dificuldade. Anote seus progressos! Não escolha mil métodos, pegue apenas alguns poucos e se dedique a eles para fazê-los bem.

Resumindo:
Seg: estudar de manhã o tópico "x", e à tarde o tópico "z"
ter: estudar 3h´, divididas entre o tópico "z" e o "y".

... e assim por diante.

Editado por tiagolazzarin - 24/03/12 as 02:38
Kerouac Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/06/08
Pontos: 1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kerouac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 02:25
Mudando o foco do tópico um pouquinho só (não vai atrapalhar, eu juro Embarrassed).

Poderiam me passar algum link sobre "4 way cordination"?

Valeu.
tiagolazzarin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 14/04/10
Pontos: 495
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagolazzarin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 02:34
eu achei este aqui http://metodosdebateria.blogspot.com.br/2008/02/marvin-dahlgreen-4-way-coordination.html,

mas com o SOPA acho difícil que você consiga alguma coisa. Além disso, eu nunca estudei o 4 way. Existem muitas outras maneiras de estudar coordenação motora. A que eu acabei de estudar hoje é o método do Cristiano Rocha, das páginas 17 a 20 de seu livro 'Bateria Brasileira", que para o meu caso particular é muito mais produtivo.

Editado por tiagolazzarin - 24/03/12 as 02:38
Kerouac Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/06/08
Pontos: 1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kerouac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 02:44
Originalmente postado por tiagolazzarin tiagolazzarin escreveu:

eu achei este aqui http://metodosdebateria.blogspot.com.br/2008/02/marvin-dahlgreen-4-way-coordination.html,

mas com o SOPA acho difícil que você consiga alguma coisa. Além disso, eu nunca estudei o 4 way. Existem muitas outras maneiras de estudar coordenação motora. A que eu acabei de estudar hoje é o método do Cristiano Rocha, das páginas 17 a 20 de seu livro 'Bateria Brasileira", que para o meu caso particular é muito mais produtivo.

Opa, obrigado, Tiago! Pelo menos os links pra download desse método que tu passou ainda estão em pé.
Ariomester Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/06/04
Pontos: 1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ariomester Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 05:38
Após conhecer os rudimentos uma sugestão interessante é partir para estudos de caixa clara ou de "stickings" (digitações), visto que estes vão acabar por integrar os rudimentos  num contexto musical, além de oferecer uma ajuda enorme na execução de dinâmicas e mudanças de compasso.

Eu gosto bastante do livro "Stickngs Patterns", do Gary Chaffee, que é um clássico no gênero. É fácil de achar em pdf (apenas o capítulo 3) e se quiser comprar via amazon é bem barato (uns 15 dólares). Existem vários outros livros abordando este tema, mas este eu tenho estudado bastante e é realmente sensacional.

Também acho bacana estudar coordenação motora a partir de estudos baseados em gêneros musicais, como os livros do John Riley (voltados para o jazz), do Stanton Moore (voltados para o funk, ou para o second line), do David Garibaldi (voltados para o funk) e assim por diante. Existem inúmeros bons métodos abrangendo praticamente todos os estilos musicais e muitos destes são excelentes. Estuda-se bastante coordenação motora nestes livros, mas dentro de um contexto musical, o que é muito importante. Às vezes estudando a coordenação e os rudimentos dissociados de um contexto musical pode dificultar a sua utilização ao executar uma música.
Ariomester Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/06/04
Pontos: 1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ariomester Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 05:42
Também uma outra coisa: um bom dvd para aprender técnicas de mãos é o "Secret Weapons of Modern Drummer", do Jojo Mayer. Ele demonstra muito didaticamente e até em câmera lenta todas as principais técnicas de mãos e braços para bateria, isso ajuda demais. Existem outros bons dvds de técnica, mas este também já é um clássico, a bem dizer. Não é difícil de achar nos torrent, mas se quiser comprar é fácil de achar em lojas online como a amazon ou em sites como ebay e mercado livre.

É a minha opinião.

Bons estudos!!

Depois posta um video tocando pra gente prestigiar seu trabalho!

Valeu!
Slipknot3 Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 12/10/11
Pontos: 657
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Slipknot3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 06:10
Cara, eu não estudo com pad todo dia.
até nos ultimos tempos dei uma relaxada. mas todo dia dou uma passada nas músicas que tenho no meu ipod, toco umas 4,5, as vezes até umas 10. com os abafadores. e depois ou fico viajando  ou preparando meu solo pros shows.. as vezes até rola melhorar a resistência no duplo.
mas é isso que o thiago falou, pega por tópicos.

os tôpicos que eu tenho enfase são: Stick control e Pedal duplo.
no verão inteiro eu fiquei estudando técnica de mão e single stroke. parei em 240bpm em semicolcheia. então acho que por agora assim não vou mais precisar estudar tanta velocidade nas mãos.

quando sinto que to sendo vadio e não estudando, pego o livrinho do stick control e fico ali fazendo até enjoar. é assim, os melhores momentos pra ti estudar é quando tu ta brabo ou quando tu ta afim.
quando tu ta brabo, tu começa e fica de boas. se esquece do mundo e tals.
e quando tu ta afim é melhor ainda.

Estude 10minutos ou mil horas, o importante é dar umas baquetadinhas todo o dia!
reis Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 26/06/04
Pontos: 10376
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/03/12 as 15:43
ESTUDEI MUITO POUCO..FALTAVA TEMPO E A BATERA  COM A   BANDA... TRABALHO...EU APENAS TIRAVA AS MUSICAS PARA SEREM  EXECUTADAS NOS BAILES...DEI MAIOR VALOR A SÓ ISSO...MAS COM OTEMPO SENTI A FALTA DE ESTUDAR PELO MENOS UMA HORA POR DIA...DIGO TAMBEM QUE NUCA TIVE UM PROFESSOR,MAS  POSSUO VÁRIOS MÉTODOS EM DVD...
AMIGO O QUE VOCE LISTOU ACIMA SERIA UM SONHO PRA MIM,DESENVOLVERIA MELHOR NO INSTRUMENTO EM POUCO TEMPO....
HOJE ESTUDO ALGUNS EXERCÍCIOS LISTADO PELO AMIGO,MAS CONTINUO NA PREOCUPAÇÃO DE ENSAIAR AS MUSICAS COM A BANDA E O PESSOAL DO BARZINHO,QUANDO PINTA  UM FREE LANCE....ABRAÇOS....ESTUDE QUANDO VOCE ESTIVER AFIM,QUE NÃO  SEJA UMA COISA OBRIGATÓRIA....FAÇA UMA HORA DE PRAZER POR DIA....ABRAÇOS.....

Editado por reis - 24/03/12 as 15:45
YAMAHA Stage Custom
8",10",12"14",20",cx 14"
ZILDJIAN
K Custom Dark hat's 13
k Custom splash 10"
K splash 12"
K Thin Crash 15"
K Medium Thin Crash 16"
K Custom Dry Ride 20"
Wuhan china 18"
Fabiodrummer Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 04/01/10
Pontos: 62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiodrummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26/03/12 as 00:10
Galera. Não tenho nem como agradecer!!!! Não dá nem pra agradecer a um só rsrsrs a opnião de vocês ta me ajudando demais. Esse lance de estudar por tópicos realmente muda um pouco meu modo de pensar. Eu coloquei essa rotina pelas seguintes razões. Primeiro eu to ficando de saco cheio de tocar tocar e não sentir evolução (pode ser que esteja sendo um pouco duro comigo mesmo kk) aí decidi tomar uma atitude. Quanto ao tempo, eu optei por estudar pela manhã porque eu posso acordar mais cedo todo dia, mas não posso acordar a casa e os vizinhos, entao tenho que estudar na borracha. Esse horário ta garantido! Agora estudar a tarde ja depende de outras coisas, então pode ser que não dê pra seguir a risca todo dia.
Mas eu to começando agora, entao não tenho muita noção de métodos ainda, por isso toda sugestão ai ta me ajudando.
tiagolazzarin, a oração vai um pouco além do estudo da bateria rsrsrs eu dei com Ctrl C no arquivo que vou imprimir pra colocar no "estudio" kkkkk
fbodrumer Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 29/05/12
Pontos: 2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbodrumer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/12/12 as 20:05
Fala galera, sei que o tópico já é meio velhinho, (03/12)mas apesar de todas as dicas muito boas da galera, ainda fiquei com dúvidas. Eu por exemplo consigo dedicar 1 a 2 horas por dia para estudo, no momento não tenho usado tudo isso, porque não tenho material de estudo, sou iniciante, e gostaria de material específico para esse nível, tipo, como estudar o stick control, alguma dica? Já dividir ele todo pela bateria, ou me centrar na caixa? Como fazer estudos específicos de bumbo? Exercícios de fills, etc... se pudessem dar uma sugestão de "biblioteca" para beginners quais serão os títulos indicados.
Valeu.
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.