Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Variedades (Off-Topic)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sons sampleados
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Sons sampleados

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
t1000 Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/02/09
Status: Desconectado
Pontos: 3553
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar t1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sons sampleados
    Postado: 02/02/12 as 19:26
Salve bateras !
Procurei algo sobre este tema e não encontrei motivo pelo qual estou abrindo esse tópico .
Existem algumas musicas que iniciam/terminam com um som meio que "programado" . Esse som chamado de Sampleado é bem bacana e acho muito legal o baterista ter a percepção de incrementar estes sons na música que faz , lógico : sem fugir do estilo . Bandas como linkin Park usam bastante . Existe algum programa ou site onde baixo esses "samplers" , é possível Criá-los ? Como funciona isso ? Vlew pelas dicas .
Links Patrocinados

Maykel Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 13/06/08
Pontos: 4203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maykel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/02/12 as 19:42
Ableton na veia! Procure saber sobre este software ;)
Diego Bueno Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/02/09
Pontos: 8263
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/02/12 as 20:42
Qualquer musica pode ter samplers extraidos dela, e qualquer editor de audio que possibilite "cortar e colar" audio pode ser utilizado pra extrair esses samplers.

Em resumo, trabalhar com samplers é como fazer "mosaico" com papel, mas com audio: vc terá que ter a manha de saber "cortar" os pedaços que quer, e depois ir "colando" conforme a necessidade para começar a dar "forma" ao que vc está querendo.

Só pra citar como exemplo, abaixo vão 3 musicas que eu mixei utilizando samplers e a propria musica em si. Repare que as viradas de bateria da primeira musica aparecem tbm na terceira musica.

O audio da primeira é tosco, mas sampleei o baixo e as baterias para formar a "linha", e as guitarras fui gravando "trechos" (samplers) dentro do Beat, e depois fui "juntando" esses trechos.

A segunda mixei Benny Benassi e Bob Sinclair. Aqui usei algumas viradas montadas a partir de samplers (as viradas não eram "prontas" como na primeira musica, fui cortando e escrevendo cada "batida" dentro do compasso, conforme eu queria que ficasse.

A terceira mixei Samin e Ida Corr. Aqui é possivel identificar as batidas sampleadas, principalmente as viradas de bateria, que utilizei as mesmas da primeira musica.

Enfim: com uma ideia na cabeça, tendo a manha de cortar os trechos que quer, e um pouco de criatividade pra ir "colando" esses trechos e dar forma a ideia que tivemos, é possivel fazer muita coisa. E como eu disse: com qualquer editor de audio e qualquer musica é possivel fazer isso.

PS: Importante tbm entender de notas musicais (caso queira deixar 2 musicas no mesmo tom para oder fazer a transposição de uma para outra, por exemplo), e tbm trabalhar o beat da musica, de modo que ao escrever os samplers eles se encaixem dentro do Beat (utilizar a divisão ritmica é  melhor coisa que se pode ter como parametro na hora de cortar/colar os sampler exatamente dentro do tempo.

Editado por Diego_Costa - 02/02/12 as 20:55
t1000 Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar t1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/02/12 as 14:40
Rebentou hein diego !
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/02/12 as 15:39
Rebentei nada não LOL

Essas musics foram só uma "brincadeira", imaginei como elas ficariam numa "remixagem", joguei pra dentro do programa, e fui formatando as musicas até deixar como eu havia imaginado (quase como quando pensamos em uma virada de bateria e se ela se encaixaria em uma determinada musica).

A maioria dos sampler que usei são prontos, adquiri um CD há muito tempo atrás, onde vinham varios editores de audio gratuitos, e uma biblioteca "pequena" de samplers. Então à partir daeh comecei a trabalhar em cima de algumas musicas, extraindo trechos, por exemplo, 1 compasso completo em 4x4.

Aeh esse compasso, depois de cortado, fica um trecho de poucos segundos que, quando "reescritos" um após o outro eles se emendam formando uma linha completa de bateria. Aeh dá pra brincar a vontade, encaixar viradas e etc. 

Se os cortes/colagens ficarem legais, quem escutar a musica depois nem vai sacar que foi editado, as "emendas" dos sampler ficam organicas, fica aquele som "picado" tipico de audio cortado mal encaixado, até pq os samplers são extraidos de sons reais.

Ah, e os sampler não precisam ser necessariamente de instrumentos, tem muito efeito que dá pra utilizar, por exemplo, gritos, frases, além de sons diversos como ronco de motor, som de avião decolando e etc. 

E alem disso, em cima desses sons podem ser aplicados inumeros efeitos, por exemplo, em sampler de voz, dá pra se alterar o Pitch (nota) alcançando uma oitava acima (ou abaixo), colocar distorção de guitarra na voz, entre outros efeitos como Phaser, Flanger, Delay, Reverb... Inclusive Dá pra fazer muita coisa "psicodélica", criatividade é quem manda rsrsrsr.

Um exemplo de musica que dá pra extrair um sampler de bateria legal, é Not Gonna Get Us (TATU). E na musica 1999-2000 (do Gorillaz), aquele som de bateria pode ser conseguido aplicando distorção de guitarra no audio dela. Por isso é legal fuçar bastante nos editores de audio e plugins VST's, sabendo o que cada efeito proporciona vc tanto pode formatar seus samplers "originais", bem como aplicar efeitos e deixá-lo com uma cara totalmente diferente.

Dependendo como for, no fim de semana vou pegar uma musica qualquer e editar, incluir alguns samplers, efeitos e etc. Aeh mostro pra vcs a musica "original" e a musica "editada". Se der certo, pego até alguns desses samplers pra mostrar como é o "original" e como ele pode ficar depois de editado com efeitos e etc...
LuanMatos Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 26/08/10
Pontos: 411
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuanMatos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/02/12 as 17:40
Massa...
Mas uma dúvida, suponhamos por exemplo que na minha banda tem 1 guitarrista, e que as músicas que tocamos "pedem" além da base da guitarra, vários solos durante o decorrer delas.

Aí nós podemos gravar essa "base" e coloca-lá pra rodar na hora de tocar a música.
Me corrijam se eu estiver errado, mas essa "base" também se chama Sampler né?!
Ou tem outro nome?

Vendo KIT de pratos Octagon Sig F (Com Crash de 18") - http://goo.gl/iEw2r
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/02/12 as 18:12
Até onde sei, são chamados de sampler sim.

O que deve ser verificado é que, pra que isso funcione, a musica sendo tocada e o sampler a ser disparado devem estar no mesmo andamento. 

Já vi bandas onde tinham todos os instrumentos, menos "metais" (trompete, sax e etc), e quando a musica "pedia" eles disparavam os sampler desses instrumentos, sendo que TODOS da banda estavam com fone, ouvindo a musica e o metronomo, caso contrario, se a musica acelera ou fica mais lenta os sampler entrariam "na hora errada" ou fora do tempo.

LuanMatos Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuanMatos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/02/12 as 18:20
Valeu!
Então meu conceito sobre sampler, estava certo.

Também já vi banda entrando errado no sampler e depois os backings do sampler "cantando" na hora errada!

Editado por LuanMatos - 03/02/12 as 18:27

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/02/12 as 18:25
Originalmente postado por LuanMatos LuanMatos escreveu:

É, também já vi banda entrando errado no sampler e depois os backings do sampler "cantando" na hora errada!

Por isso prefiro ao vivo 100%, mesmo que isso custe a "falta" de um instrumento ou vocal LOL

LuanMatos Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuanMatos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/02/12 as 18:47
Originalmente postado por Diego_Costa Diego_Costa escreveu:

Originalmente postado por LuanMatos LuanMatos escreveu:

É, também já vi banda entrando errado no sampler e depois os backings do sampler "cantando" na hora errada!

Por isso prefiro ao vivo 100%, mesmo que isso custe a "falta" de um instrumento ou vocal LOL

Nas bandas que "roadeio" eles usam bastante, na minha nunca usamos.
Acho mais legal usar quando, por exemplo, antes de começar uma música, tenha alguma introdução narrada, ou como você falou, a música tenha algumas psicodelias no meio, ou ainda quando necessite muito de um instrumento!

Estamos pensando em colocar a guitarra base usando o sampler, pq tem hora que a música pedem a base e o solo tocando juntas!

t1000 Ver Drop Down
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar t1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/12 as 03:09
Partindo do zero , Quais os materiais preciso para Criar o meu sampler ???
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/02/12 as 03:36
1 Musica

1 Editor de audio
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.078 segundos.