Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como estudar sozinho?
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Como estudar sozinho?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
noez Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 22/09/10
Status: Desconectado
Pontos: 16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar noez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como estudar sozinho?
    Postado: 27/05/11 as 17:09
Olá,
Desculpem se está meio longo, mas acho que contando um pouco mais sobre minhas expectativas facilita para vcs me ajudarem. Wink

Toco guitarra faz uns bons anos (uns 20...rsrs), mas sou inciante na batera.
Estou fazendo aulas tem cerca de 6 meses, mas precisarei parar por questões de logística (grana, tempo, locomoção, etc) e pretendo estudar por conta própria. Sei de todas as vantagens de ter um professor e não descarto utilizá-lo novamente daqui alguns meses, mas no momento quero seguir sozinho.

Tenho boa noção de leitura e até por já tocar guitarra acho que me viro bem em algumas contruções simples de frases na batera e tal.

Gosto basicamente de rock, hard rock, pop rock e algo de progressivo também. Não sou um profundo conhecedor de outros estilos, mas gosto de fusion, jazz rock e gostaria de um dia poder tocar estes estilos na batera. ;)

Lendo o tópico "Bons métodos" acabei optando pela aquisição do "Ultimate Realistic Rock" do Carmine Appice. O pack vem com 2 DVDs. Peguei ele ontem e assisti boa parte dos DVDs  seguindo com o livro. A idéia era entender o que eu aprenderia por ali.
Vou começar efetivamente o método neste final de semana.

Agora vamos ao que interessa:

O método me parece bem prático e de grande valia para aprendermos vários groves do estilo, mas pouco aborda (ou não aborda) técnicas como paradidles, singles, doubles, rudimentos em geral....

Vc acham que ir estudando basicamente por este método pode ser ruim? Algum outro método para iniciar os estudos que englobe outros assuntos não abordados pelo Carmine e que seja interessante estudar junto?

Métodos com DVDs me agradam mais pois eu teria como ver como é feita a execução dos exercícios.

Como meu atual professor usa moeller eu perquisei e achei uma aula do Weckl que parece interessante e tb uma do Jojo Mayer (secret weapons). A dúvida é se elas me serviriam ou se estão acima do meu nível de assimilação.

Agradeço a todos!

Links Patrocinados

Alessandro S. Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 08/02/09
Pontos: 649
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro S. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/11 as 17:20
Olá Noez, tranquilo ? Seja bem vindo.

Vamos ao assunto, em todos os níveis é muito importante o estudo de rudimentos, acredito que o método do Carmine (que eu ainda não vi) está focado nos ritmos e como executá-los, pelo que vc descreve, que também é importante, pra não se encher de vícios e aprender a técnica certinha.

Se vc tem tempo pra se dedicar, seria interessante estudar tbm os rudimentos, se não me engano tem um DVD da Vera Figueiredo, que aborda em detalhes o assunto.

Tbm to precisando de um bom professor !! hasuhasuhuah

Vlw irmão, grande abraço.
Talento é DOM, disciplina é Sabedoria !
Felk Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 20/09/03
Pontos: 6078
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/11 as 19:39
Recomendo o next level do jeff queen pra pegar essa abordagem de rudimentos. a estrutura do livro/dvd são bem tranquilos!
Abs

Maykel Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 13/06/08
Pontos: 4203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maykel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/11 as 20:39
Unico requisito é dedicação. O resto é consequência! Se você tem isso, conseguirá ir longe!
misael rossi Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 23/07/09
Pontos: 316
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misael rossi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/11 as 20:58
Noez , é sempre importante mesmo ter um professor como voce memso disse , ainda mais que voce fez aulas por pouco tempo para ter uma bagagem suficiente para seguir sozinho , mas como voce também citou , no momento é inviável voce continuar fazendo aulas , cara os metodos sao interpretativos , pricipalmente os que abordam temas como rudimentos e  tecnicas de caixa  , por exemplo o metodo PROGRESSIVE STEPS TO SYNCOPATION FOR THE MODERN DRUMMER ,  eu acho esse metodo exelente !! mas cara se você pega-lo para estudar vai apenas ver um monte de notas escritas para se aplicar na caixa , sendo que a ideia do metodo vai muito mais alem do que isso , nesse caso seria bom voce conversar com pessoas que ja estudaram ele , seria legal nesse periodo voce priorizar as coisas basicas da bateria tais como :  chimbau , caixa e bumbo - GROOVE  que é o nosso alicerce , e para isso o metodo do carminne appice e muito bom , eu aplico  algumas partes dele com os meus alunos e funciona muito bem , e ao poucos você vai adicionando os metodos mais complexos , cara nunca deixe de usar o beat  e de tocar muito em cima de musicas isso melhorará muito sua percepção na batera , é isso ae espero ter contribuido e boa sorte nessa nova jornada !

http://www.youtube.com/misarossi
http://www.twitter.com/@misa_rossi 
"Got Djent"
marcio azevedo Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 17/03/10
Pontos: 372
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcio azevedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/11 as 21:22
Estude o método stick control
pratique bem devagar prestando bem atenção nos movimentos,
como: angulo do braço, posição do gripe a dinâmica das mãos, provavelmente
vc tera problema com a mão mais fraca.

Nunca mude a sua abordagem c vc n dominou
pesquise bem na net
preste mt atenção nos movimentos d quem ta tocando
ou executando um assunto específico.

E acima d td, tenha paciência!!
O FATOR MOMENTO É MT IMPORTANTE!!
noez Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar noez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/05/11 as 23:16
Valeu pelas dicas.
Vou dar uma olhada com calma nesse do Jeff Queen que parece bacana e tb procurar os outros citados.

@Misael
Concordo com o que você escreveu. Lógico que não vai substituir um professor que vai poder corrigir meus movimentos, mas tendo alguma opção em DVD eu pelo menos conseguirei visualizar a forma de execução do exercício segundo aquele aquele batera.
Pelo pouco que aprendi nestes meses ficou claro para mim que vc pode tocar de várias formas diferentes, cada uma com seus prós e contras.
Concordo que o do Carmine é fantástico pq vai me dar a possibilidade de criar um grande 'vocabulário'. Só não quero deixar a técnica totalmente de lado.
Tb me parece que um pouco de técnica vc vai ganhar automaticamente seguindo um método tipo o do Carmine pois conforme os groves vão ficando mais complexo e vc vai aumentando a velocidade instintivamente vc vai ajustando sua movimentação.

Outra coisa que vc citou e gosto muito é de tocar em cima de músicas e play alongs.

Aguardo mais dicas!

Abs.

anadorex Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 11/09/10
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar anadorex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/06/11 as 21:58

rapaz eu to aprendendo sozinho e nem tenho bateria! (Ainda!), eu toco em estudio, igreja, etc mas em casa eu treino rudimentos, pegadas na baqueta (tradicional, etc), moeller...

um site bom que tem bastante rudimentos é do douglas las casas, esse :
la explica bem os rudimentos e tem alguns workshops
deoliveira Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/05/11
Pontos: 7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar deoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/06/11 as 06:00
Não tem erro, vai de Ultimate Realistic Rock e Stick Control. Presta atenção na postura e procura tocar sem tensão, mirando o centro do tambor e tentando tirar o msmo som com as duas mãos. Eu recomendo German Grip pra quem tá começando. Metrônomo é de lei.
Leva um tempo pra desenvolver controle, vc q toca guitarra há tanto tempo já sabe.

toninhomachado Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/06/11
Pontos: 73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar toninhomachado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/06/11 as 17:40
Rapaz, a galera daki sabe tudo mesmo e já te deu dicas muito legais. Mas eu recomendo na medida do possivel procurar sim um professor. Eu comecei como autodidata, porém nas minhas rotinas de estudos nessa época, não saia da "zona de conforto". O que era desafio eu fugia e voltava para akilo que saia bem... hehehe...
Qdo eu comecei a estudar vi que só nas dificuldades apresentadas pelo professor que eu progredia.
Bem, indico a vc rudimentos diariamente (O dvd da Vera Figueiredo "OS 40 Rudimentos" é bem legal), exercicios simples de caixa e bumbo para começar a desenvolver os pés tbm. E aproveita em cima disso e estuda o método do Carmine, excelente. Lembre-se sempre da palavra "aplicação". Aplicar aquilo que vc estuda é bem importante. Se questione, PQ ESTOU ESTUDANDO ISSO, COMO APLICAR MEU ESTUDO e QDO APLICA-LO.
Na música, até o silêncio tem ritmo.
Rafael Cormack Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/04/11
Pontos: 668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Cormack Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/06/11 as 20:22
Concordo com o Toninho.

" Eu comecei como autodidata, porém nas minhas rotinas de estudos nessa época, não saia da "zona de conforto"

Acho que a grande dificuldade de estudar sozinho, é quando chegamos num momento que empacamos, ou estamos com algum problema na hora de executar alguma coisa.

É necessário muita força de vontade pra não desisitir, ou pelo menos deixar o exercício difícil de lado.

Já com um professor vc acaba se forçando, pois sabe q será cobrado. Ou então, ele te mostra um caminho mais fácil, ou te ajuda a superar aquela dificuldade...
noez Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar noez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/06/11 as 16:57
Valeu!
Com certeza ótimas dicas. Site do Douglas é muito legal e concordo sobre a zona de conforto que vcs citaram.

Peguei o vídeo do Jojo Mayer e realmente achei fantástico. Vou fazendo ele aos poucos juntamente com o do Carmine.

Comecei o do Carmine e ainda estou na dúvida de como estudá-lo.
Comecei com os grooves fazendo as marcações no chimbal (qdo conduzindo no ride) conforme ele sugere (em semínima, cocheia e semínima no contra). Até aí sem grandes problemas.

Estudar o backwards (conduzindo com a esquerda eu estou deixando de lado por enqto). Acham importante já estudar desta forma ou é algo que pode ser feito depois?

Abs
Victor Trancoso Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 04/03/11
Pontos: 672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Victor Trancoso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/06/11 as 17:37
Cara, eu procuro sempre, sempre, pegar rudimentos que eu não sei, grooves de musicas, treinar devagar no começo, sempre com metronomo,
e outra...vc tem que ter disciplina, se não vc vai sair do que está treinando e começa a fazer que sabe, eu por exemplo no começo observava a questão da postura, como pegar na baqueta, maneiras de pisar no pedal, daí eu comecei a estudar sobre Stick control, finger tecnic, pivot com os dois pés, e independencia, hj pego bastante groove, estou sempre querendo pegar algo que não sei, e estou treinando bastante grooves que o Mike Portnoy faz, que são exelentes, não gosto de professor, pois eu gosto de batera como hoob, e gosto de aprender as coisas sozinho tambem, mas se vc tem dificudade, procura um professor, mas...espero ter te ajudado em alguma cosia...abraço
toninhomachado Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/06/11
Pontos: 73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar toninhomachado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/06/11 as 15:20
Bróder, espere um pouco mais antes de se aventurar na condução aberta. Continue estudando os exercicios propostos para seu nivel, sempre em um andamento mais lento, confortavel para a execução perfeita, não esquecendo dos rudimentos diariamente, estudos de pés e os métodos por vc já citados. Qdo estiver seguro, mude a condução. De inicio vc vai sentir um pouco de dificuldade. A mão direita, "viciada em conduzir",  vai querer se meter no meio de sua condução com a esquerda... mas isso passa... hehe... E sempre estudando com o metronomo, pois vc vai percebendo sua evolução. Algo que nesta semana vc faz a 60 bpm e na semana seguinte consegue fazer a 80, já é uma evolução. Abração!!!!
Na música, até o silêncio tem ritmo.
Felipee Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 02/02/10
Pontos: 962
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Felipee Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/06/11 as 17:10
Bom, não tenho grandes contribuições, mas uma coisa que faço de vez em quando é estudar o stick control, esse não tem erro para mim, até exercícios que fazia com tranquilidade, as vezes fico travado, preciso de uns minutos pra desenvolver de novo, rsrs.

Seja bem vindo !
Sonor Force 3007 Autum Fade

Zildjian A Custom´s -

Hi-hat 14.Crash 16-18. Ride 20

Zildjian K Custon Fast Crash

15" 18" e K EFX 18"
juniorcosta Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 20/07/10
Pontos: 287
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juniorcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/06/11 as 10:10
1° aula no gogó:
se tá sem grana convida algum colega que toca pra ver tua bateria e ai pede pra ele te passar alguma coisa ou até pra estudar junto de vez em quando hahaha... funciona mesmo.
2° treino supervisionado:
deixe eu dar um exemplo: o cara ta aprendendo o papa-mama  d-d-e-e-d-d-e-e-d-d-e-e ai vai logo querendo fazer rápido e acaba fazendo todo sujo e totalmente descaracterizado. quem vai dizer que ele está executando errado? um baterista que saiba!
então a dica é treinar o que for e mostra pra algum batera pedindo alguma dica. não paga nada e anda melhora.

vlw!

Editado por juniorcosta - 11/06/11 as 10:10
Deus é bom d +++
noez Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar noez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/06/11 as 01:40
Agradeço novamente pelas contribuições. 
noez Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar noez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/06/11 as 01:53
Dámaso, agradeço pelo seu post.
Dei uma olhada no seu blog e com ctz é um ótimo método que vc apresenta.
Entendo o q vc propõe e que na vdd deveria ser uma forma de estudar qualquer 'matéria'. Pesquisar, questionar, desenvolver suas idéias. Infelizmente somos pouco pesquisadores (me incluo aqui) muito tb por culpa da forma como aprendemos a estudar lá no ensino fundamental.

Acho que utilizar métodos consagrados tb ajuda bastante, pricipalmente qdo o tempo para 'pesquisa' é mais escasso. No meu caso, que toco apenas por hobby, tenho família, filhos, trabalho, etc, etc... talvez o tempo para pesquisa seja um pouco menor, mas o farei e utilizarei suas idéias em conjunto com outros métodos aqui citados.

Grande abraço.
Dámaso Cerruti Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 17/09/06
Pontos: 698
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dámaso Cerruti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/06/11 as 21:02

Que bom que vc assume o estudo como um hobby. Não conheço a ninguém que tenha um hobby e não associe esta palavra com a palavra amor, com dedicação a uma parte de seu mundo. Outra palavra interessante é amador, "quem ama".

Observa que antes de ler livros literários, aprendemos a ser alfabetizados. Não estou em desacordo com os livros importados de USA, que são consagrados com enorme divulgação dentro de um estilo, porém, até esses livros devem-se estudar com certa sabedoria pedagógica.

Estou de acordo que é muito mais fácil copiar um livro ou tirar cópias de exercícios. O que temos que vislumbrar é o futuro, o que fica, o que nos faz ricos ou pobres. É um investimento de um presente para um futuro. É um tempo, muitas das vezes, um mesmo tempo.

Como utilizamos esse tempo, o futuro nos responderá.

Existe um tempo de escrever, de analisar e outro de executar, de praticar. Eu penso que você pode alternar ambos e tomar o estudo com alegria, colocando cada tijolo em seu tempo e com firmeza. Pense que para construir uma casa necessita primeiro dos planos e uma boa base, logo vem o demais.

Um abraço e fico feliz de encontrar no fórum pessoas como você.

Adiante!

Editado por Dámaso Cerruti - 21/06/11 as 21:03
t1000 Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/02/09
Pontos: 3553
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar t1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/06/11 as 21:11
Dámaso mandou bem , é por aí ...
Bruno S.G. Ver Drop Down
Experts
Experts
Guru dos Pedais

Cadastrado em: 04/06/09
Pontos: 6925
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno S.G. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/06/11 as 21:15
eita vontade de expor meu pensamento e vontades aqui neste tópico. Mas é melhor deixar quieto. huaehuaehuae...
- @brunoskull
Ñ RESPONDO DÚVIDAS POR MP!!!
My Kits
Pardal Ver Drop Down
Administradores
Administradores

Cadastrado em: 13/10/03
Pontos: 9043
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pardal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/06/11 as 21:35
PELA ÚLTIMA VEZ AVISO:

É proibido anúnciar no fórum. Tal pratica está sujeita à penalidades por parte da moderação. O forum tem regras e estas devem ser cumpridas.

Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.125 segundos.