Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Luthieria, Manutenção e Limpeza
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bateria com cupim sendo reformada
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico FechadoBateria com cupim sendo reformada

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Scott26 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 20/01/11
Status: Desconectado
Pontos: 4
Link direto para este Post Tópico: Bateria com cupim sendo reformada
    Postado: 20/01/11 as 16:32

Eae galera!!!!

Sou novo por aqui e se eu postar algo errado peço a todos que me corrijam.
A uma semana atrás, ganhei uma bateria que estava parada de um amigo meu, o estado dela não era dos melhores, mas como dizem cavalo dado não se olha os dentes...rsrsrsrs, então comecei o processo de reforma da mesma, desmontei todas as peças tirei um vinil que a revestia e estava indo tudo bem, mas quando comecei a desmontar o bumbo e tirei o revestimento la estavam eles, cupins, o tambor possuia 2 pequenos furos e tinha uma colonia deles na superficie da madeira, fiz uma limpeza na madeira e hoje quero iniciar o processo de eliminação deles, estou reformando ela com um amigo que é luthier de guitarra e baixo, levei o bumbo para ele avaliar a madeira ele disse que pelo fato dos tambores serem feitos com folhas de madeira e essas folhas possuirem cola nas junções a madeira não foi tão danificada, ainda a tempo de recuperar, eu pude perceber que realmente a colonia que estava na superficie havia conseguido comer só a primeira folha da madeira.
Contrui esse tópico para esclarecer minhas dúvidas sobre a reforma que estou fazendo com a supervisão do meu amigo luthier, também para alertar sobre essa questão.
percebi que esse fato acorreu porque a batéra não estava sendo  utilizada e estava guardada em local inadequado com muita umidade e que o revestimento de vinil foi colocado de qualquer jeito deixando folgas para que a madeira recebesse mais umidade permitindo o alojamento dessas pragas.
Meu amigo luthier, não pode indicar qual o produto de exterminação, pois ele falou que nunca pegou um caso assim, mas que aparentemente a madeira ainda não foi tão danificada.

Dúvidas;

Fazendo algumas pesquisas no forum percebi que o pessoal fala bastande do Jimo Cupim, um rapaz aqui do forum que é luthier indicou o thiner pois o jimo cupim pode ressecar a cola entre as folhas da madeira, isso me trouxe uma dúvida sobre qual o produto de exterminação que devo usar, alguem pode me esclarecer qual o produto mais indicado?

Abraço 

Nunca é tarde para aprender
Links Patrocinados

Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts
Melhor Tópico 2009/Batera + Bonita 2010

Cadastrado em: 26/08/04
Pontos: 5666
Link direto para este Post Postado: 20/01/11 as 17:00
O Jimo Cupim para estes casos é a melhor opção mesmo. Para casos extremos de móveis, casas ou pisos, aí não rola. Mas como no seu caso é um caso isolado, manda bala. Mas lembre-se de só voltar a revestir ou pintar os tambores depois de ter certeza de ter matado todos os focos de cupim.

E cuidado também com os parafusos que eventualmente estiverem enferrujados, eles podem danificar a madeira também.

Boa sorte, seja bem vindo ao fórum e mostre a evolução da bateria.
Scott26 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 20/01/11 as 18:45
Muito obrigado pela resposta Alayr Jr.!!!

Eu vou comprar o jimo cupim agora mesmo, mas existe alguma forma de saber de saber realmente se consegui eliminar todos eles?  o ideal é eu aplicar o produto mais de uma vez?
como devo proceder?

abraço

Editado por Scott26 - 20/01/11 as 18:46
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 20/01/11 as 20:05
Retirado do site www.jimo.com.br :

"Modo de usar:

Localizar os orifícios da madeira que indicam a presença de cupins. Introduzir a agulha com cuidado, colocar a superfície de contato do tubo flexível sobre a madeira e pressionar a válvula do aerossol. Se necessário, aumentar o diâmetro do orifício com um prego para que a agulha possa penetrar livremente. Caso os orifícios estejam vedados pelos próprios cupins com substância da cor da madeira, remover esta vedação antes de aplicar o aerossol, para evitar entupimento ou quebra da agulha. Através de pequenas batidas, localizar a área oca no interior da madeira destruída pelos cupins. Perfurar um ponto nesta área. Introduzir a agulha e comprimir a válvula durante cinco segundos ou até que o inseticida apareça em algum ponto da madeira. Inspecionar após seis meses para assegurar-se da eliminação total da colônia."

Eu duvido que vc tenha paciência de esperar 6 meses, mas acho que o que vc pode fazer é deixar a madeira só encerada por um tempo, e daqui uns 2 ou 3 meses faz uma revisão, e aí se quiser reveste ou pinta....
Scott26 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 21/01/11 as 14:49

Eae kra blz!!!!!

Ontem eu comprei o remédio para cupim, ja fiz as aplicações necessárias, mas eu vou esperar um bom tempo com ela sem encerar mesmo só pretendo utiliza-la quando estiver realmente pronta para uso não vou aguardar 6 meses, mais vou aguardar pelo menos metade desse tempo, ela não sera pintada e sim invernizada vai fcar no estilo braço da guitarra rosewood, mas pra quem não tinha bateria esperar um pouco mais não é tanto sofrimento assim, até la vou utilizando a da igreja (yamaha stage custom), então ficar sem tocar não vou...rsrsrsr.

Agora gostaria de esclarecer mais algumas dúvidas, gostaria de cromar novamente as canoas e o aro isso é viavel?

Eu gostaria muito de deixa-la com esse visual mas com outra cor.

Não consigo colocar a imagem por isso estou colocando o link

Editado por Scott26 - 21/01/11 as 15:16
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 21/01/11 as 15:55

Cara, antes de cromar as peças vc tem que ver se elas não estão enferrujadas. Se estiverem com muita ferrugem, vc vai cromar, e daqui um tempo a ferrugem vai comer de novo, pois é um material "vivo". Uma solução para vc caso a ferrugem não esteja tão alastrada é o seguinte, limpe bem todas as peças com Bombril e álcool até sair a parte grossa da ferrugem e os descascados. Pode passar WD-40 para ver se descola mais alguma coisa. Depois de bem seco, passe um produto que se chama FERROX (www.ferrox.com.br), ele transforma a ferrugem num material inerte que não vai mais se expandir. Mas fica meio feio, meio escuro. No dia seguinte, repita a operação. Como eu disse, se a ferrugem for superficial, depois disso vc pode cromar, mas se a ferrugem já tiver aprofundada, não tem jeito, qualquer solução vai ser temporária.

Scott26 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 21/01/11 as 16:30

Blz!!!

Vou iniciar esse processo da forma que vc me instruiu, mas se caso eu precisar comprar canoas novas voce acha que eu pagarei um valor muito auto o que vc indicaria?

Obs: a bateria é uma minami
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.