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Guia Sobre Home Studio

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Larry Mullen Ver Drop Down
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    Postado: 15/01/11 as 08:40

Introdução


Hoje em dia, muitos músicos ensaiam em casa e aproveitam para montar o chamado home studio. O home studio é, geralmente, um estúdio de gravação simples, com pouco ou nenhum tratamento sonoro, e equipamentos mais baratos que os usados nos estúdios profissionais, mas nem por isso menos funcionais ou com resultados piores. 

Com a facilidade da tecnologia, a melhoria econômica do Brasil e a crise da indústria fonográfica, os home studios tornaram-se maioria entre os álbuns de bandas iniciantes. No caso dos artistas consagrados, os home studios muitas vezes são usados para gravação de instrumentos como guitarra, baixo e teclado, afim de baratear os custos de produção, pagando estúdios profissionais apenas para gravação de bateria e voz. 

Focando na importância dos Home Studios, decidi escrever este mini artigo explicando os componentes de um Home Studio e tudo o que você precisa para gravar! Aperte o Rec!



Sala


A parte mais crítica de um Home Studio é a sala. Em estúdios profissionais as salas recebem todo um tratamento para deixar o som perfeito, flat e é claro que Home Studios não disponhem de verba para isso. A preparação da sala de gravação é muito importante para gravações envolvendo bateria, piano, violão e voz, pois a característica deles muda conforme a sala. Não que para guitarra, contra-baixo e teclado a sala não influencie no som, mas menos que nos instrumentos acústicos. 

Uma sala com paredes lisas terá muita reflexão sonora. O som bate na parede e vai para todos os lados, sendo captado várias vezes por diferentes microfones, o que pode ser muito ruim. 

O piso também é importante. Pisos "frios" refletem o som, enquanto que pisos de madeira absorvem e "secam" o som. E claro a quantidade de coisas dentro da sala também ajuda a secar ou não o som.

Se a sua sala de gravação emite microfonia facilmente, é uma boa indicação de que o som está refletindo muito. Tente colocar um tapete no chão e espumas especiais nas paredes, mas não coloque em todas, pois poderá abafar demais e "matar" som. Uma solução de baixo custo é usar uma placa de borracha E.V.A. na metade da parede atrás da bateria, assim o som bate na parede e não é refletido de volta. 

Estúdios profissionais usam "armadilhas" de madeira removíveis que são colocadas de acordo com o som medido.

Existem as armadilhas de graves, colocadas nos cantos das paredes, pois as frequências graves refletem muito através dos cantos.

O tamanho da sala também influencia no som. Tetos baixos tendem a refletir muito agudos e quanto menor o tamanho da sala, mais seco é o som. Daí aquelas histórias de gravar a bateria no banheiro, pois geralmente são lugares com pouca reflexão sonora.





Microfones


A cadeia começa com o microfone, que irá captar o som da fonte e transformá-lo em ondas. Por motivos práticos, deixarei de lado os aspectos físicos do som e dos microfones, pois há vários livros no mercado para uma leitura mais detalhada.

A regra geral é apontar o microfone par ao centro da pele para ter mais ataque e menos harmônicos e apontá-lo para as bordas para captar mais overtones. Quanto mais próximo à pele, menos vazamento.

As marcas mais famosas e caras incluem Shure, Sennheiser, AKG, Audio Technica, Neumann, etc. Lembrando que essas marcas possuem modelos mais baratos e que existem outras marcas não tão caras com produtos excelentes, como Samson, MXL, CAD, dentre outras.

Existem alguns tipos de microfones: Dinâmicos, condensadores, de fita, etc. Explicarei mais detalhadamente os dois primeiros, visto que os de fita são caros e raros nos Home Studios.


    Dinâmicos


Os microfones dinâmicos são os menos sensíveis, mas isso não é ruim, depende da aplicação. São muito utilizados para microfonar os tambores da bateria e, em casos mais raros, os pratos. Também são empregados na captação de amplificadores e vozes em geral.

    Alguns exemplos: 




   Condensadores


Já os condensadores são muito empregados em pratos de bateria, pianos e também em vozes.

Eles necessitam, devido à sua característica física, de uma alimentação externa, que pode  vir de pilhas inseridas no microfone ou do chamado Phantom Power, este sendo enviado pela mesa de som ou por uma fonte externa.

Exemplos:




Observem que os microfones dinâmicos e condensadores são muito parecidos, não há diferença externa entre eles. 

Independente de serem microfones dinâmicos ou condensadores, existem os microfones de cápsula grande e os de cápsula pequena.

Os microfones de cápsula são empregados na captação de fones graves, como contra-baixo e bumbo de bateria. Como as ondas graves são ondas longas, uma cápsula grande ajuda em uma melhor percepção do som pelo microfone. 

  Já os de cápsula pequena são muito usados para microfonar pratos, pois estes emitem basicamente ondas pequenas, agudas. 

Microfones de cápsula pequena são mais direcionais, captam basicamente a sua fonte, ao passo que os de cápsula grande são mais gerais, sendo muito usados como over de bateria e ambiência.


Padrão Polar


Um assunto muito importante na hora de escolher os microfones é quanto ao padrão polar de cada um. Esse parâmetro representa o raio de atuação do microfone, ou seja, a sensibilidade direcional, se é mais focado ou mais amplo. Como disse, microfones de cápsula grande normalmente captam mais "vazamentos", mas a quantidade de vazamento depende do padrão polar. Existem cinco tipos: Cardióide, SuperCardióide, HiperCardióide, Bidirecional (figure 8) ou Omnidirecional. O mais comum é o cardióide, esse nome devido à sua forma de um coração, ele capta muito a fonte diretamente à sua frente e bem pouco da fonte imediatamente atrás do microfone. Por isso, é largamente utilizado em shows, pois pode-se posicionar os monitores atrás do microfone e evitar a tão temida microfonia. Abaixo está uma tabela com os diferentes tipos de padrões polares: 


Padrão Polar


  Outro fator importante na escolha do microfone é a sua resposta de frequência. Cada microfone tem o seu pico de resposta em uma determinada frequência, quando ele irá captar o máximo de volume possível. Microfones de bumbo não precisam captar além de 700hz, pois não há nada de bumbo acima desta faixa, assim como não há porque o microfone do hi hat captar alguma coisa abaixo de 1 kHz.  Por essa razão que não se deve comprar qualquer microfone, enfiá-lo dentro do bumbo e depois reclamar que não tem grave. Em sites de fabricantes, é muito comum encontrar um tabela como esta:

O microfone acima é mais indicado para fontes graves, pois seu pico está em torno dos 200hz.

É necessário escolher bem o posicionamento dos microfones para não ter problemas de fase (explicada abaixo), pois a bateria é uma união de sons, e naturalmente o som da caixa é captado não apenas pelo microfone da caixa, mas também pelo do hi hat, os overs, etc. Uma regra simples muito usada é a 3:1. Ela significa que a distância do microfone principal da fonte para outro tem que ser  três vezes maior que a distância do primeiro até a fonte. Ou seja, se a distância do microfone da caixa até a pele é de 2cm, a distância entre este microfone e o do tom, por exemplo, tem que ser de no mínimo 2x3= 6cm para não haver problemas de fase.



Cabos


O elemento mais ignorado de um home studio, os cabos possuem uma grande importância em gravações, pois cabos baratos tendem a adicionar ruído ao som. Não adianta ter um super microfone escolhido à dedo e plugar nele um cabo ruim.

Existem cabos balanceados e desbalanceados. Os primeiros possuem uma blindagem contra ruídos externos, como frequências de celular ou rádios piratas Já os desbalanceados não possuem essa blindagem, sendo mais sujeitos a ruídos que podem atrapalhar a gravação.

O cabo balanceado consiste, na verdade, de dois cabos responsáveis por transmitir o mesmo sinal mas com polaridade invertida. Quando chegam ao final, a polaridade é novamente invertida, "unindo" os dois sons em apenas um. Qualquer ruído que tenha chegado no caminho também sofrerá inversão de polaridade (ou fase) e será anulado. Isso é a blindagem.

Para melhor compreensão, observem a imagem abaixo. No exemplo à esquerda, as duas ondas sonoras em "1" estão com a mesma polaridade e o resultado é uma onda com as duas somadas. Já no exemplo à direita, as duas ondas em "1" estão com a polaridade (ou fase) invertida  e se anulam, logo não há som, representado pela reta em "2".

  Se alguma peça do kit tem um som ruim na gravação, pode ser porque há algum microfone fora de fase, resultando em anulação de freqüências do tambor. Experimente mudar a posição, afastando ou aproximando da pele, tente gravar com os outros microfones

mudos ou inverta  a fase de algum microfone no próprio programa.

Lembrando que na caixa, o microfone da esteira deve sempre ter a sua fase invertida para não ocorrer cancelamento de fase com o microfone da batedeira.


Conectores


Existem alguns tipos de conectores, os mais comuns são os XLR, P10, RCA, P2 e MIDI. Em ordem:







No caso dos conectores P10 e P2, a regra é: um anel preto -> desbalanceado

        dois anéis pretos -> balanceado

Os conectores XLR são, em geral, balanceados e os RCA, desbalanceados.

É importante dizer que os conectores XLR, P10, RCA e P2 transmitem sinal de áudio, enquanto que os conectores MIDI transmitem apenas dados. Cabos MIDI são muitos empregados na gravação de teclados, pois só transmitem as notas tocadas e não o efeito. Após a gravação, pode-se escolher o som que quiser no computador através de plugins VSTi. Isso também ocorre em gravações com baterias eletrônicas.




Direct Box ou DI


Um direct box tem a função de converter um sinal desbalanceado em um balanceado. Existem DIs ativos e passivos. Os primeiros utilizam energia elétrica, seja ela fornecida por pilhas ou tomada. Eles também amplificam o sinal, sendo ideais para uso com contra-baixos passivos. Já os direct box passivos não amplificam o som, apenas convertem o sinal, sendo recomendados para contra-baixos ativos (que necessitam de um bateria 9 volts) e teclados. 

Os DIs possuem uma entrada e duas saídas. Uma, desbalanceada com conector P10, vai para o amplificador, a outra, balanceada com conector XLR, vai para a mesa de som ou interface.




Mesa de som


Mesas de som estão perdendo cada vez mais espaço em home studios. Esse fenômeno ocorre devido a popularização dos programas de computador, que ficaram mais poderosos e eficientes com os anos, e hoje muitos donos de home studios optam por não ter uma mesa de som, mas um programa poderoso. Isso tem explicação. Um programa top de linha custa em torno de R$1500 a R$2000, enquanto que uma mesa de som top de linha pode chegar a R$200.000,00! 

A principal função de uma mesa de som em um estúdio de gravação é amplificar o som que chega com baixo volume dos microfones e equalização. Pode-se comprar apenas os amplificadores, chamados pré-amplificaodres, e a equalização é feita diretamente no computador.




Pré-amplificador


O pré-amplificador tem o trabalho de amplificar o sinal que chega nele e o exporta para a interface. Os mais comuns em home studios são os da Behringer, Presonus e Focusrite.

Um bom pré-amplificador aumentar o sinal gerando o mínimo do ruído.




Interface


A interface converte o sinal analógico, o som, para o digital, a linguagem binária dos computadores. Logo, é de extrema importância em um home studio, pois é ela que irá se conectar ao computador.

Atualmente, existem interfaces com pré-amplificadores em um único aparelho e estas são febre em Home Studios, pois evitam problemas com cabos e gastos extras com dois aparelhos. 

Existem inclusive mesas de som, pré-amplificadores e interfaces em um único lugar, facilitando mais ainda a vida dos Home Studios. Contudo, deve-se ter cuidado com estas últimas, pois nem todas irão enviar cada canal separadamente para o computador, apenas todos juntos (Bus), o que impede qualquer mixagem de um canal depois, pois todos estão juntos. 

As conexões com o computador ocorrem via USB ou Firewire.

Abaixo estão dois exemplos do trio mesa + pré-amp + interface:



A seguir, interfaces diversas:





Computador


Qual a configuração um computador deve ter para podermos gravar sossegados?

A resposta depende de quantos canais pretendemos gravar simultaneamente e quantos plugins iremos utilizar de uma vez. Quanto mais canais e plugins, mais a gravação exige poder de processamento e claro, espaço em HD para guardar as trilhas gravadas. 

No geral, um computador com processador de 2,5ghz, HD com 500gb e 4gb de memória RAM já é mais do que suficiente para gravar 32 canais de uma vez, o que poucos home studios fazem. Uma bateria comum precisa, em média, de 10 canais. Esses 10 canais são distribuídos em 1 para o bumbo, 2 para a caixa (batedeira e esteira), 1 para cada tom e surdo, 1 para o hi hat, 2 overs e 1 para ambiência. Lembrando que isso não é uma regra.



DAW



O DAW, ou Digital Audio Workstation, é o programa que utilizamos para registrar as gravações. Ele contém plugins de efeitos, instrumentos virtuais (VSTi) para trilhas MIDI, além de  organizar as trilhas e permitir a sua mixagem, como volume, pan, equalização, etc. É no DAW onde passamos toda a duração de uma gravação.

É importante não deixar os sinais de entrada chegarem ao nível vermelho (clip), pois nesse nível eles distorcem e estragam a gravação, ficando um som estranho. Abaixe o volume.

O DAW contém compressores, que diminuem os picos de som, tornando-o mais uniforme. Por exemplo, ninguém toca o bumbo com a mesma intensidade, o compressor diminui o volume das batidas que ultrapassam o limiar (treshold), igualando o volume das batidas.

No programa também encontramos limiters, que são parecidos com compressores, só que os limiters cortam as batidas que ultrapassam o limiar em vez de diminuir o volume. O limiter é como se fosse um teto. 

Há também gates. Estes são responsáveis por cortar o som abaixo de um nível de decibéis mínimo. Isso é usado para diminuir o vazamento de um canal em outro. Usa-se muito nos tons, pois o gate corta o som quando o tambor não é tocado, abrindo quando tocamos. Deve-se regular com muito cuidado o gate, pois se o seu treshold for muito alto, podemos cortar inclusive as batidas no tom.

Existem vários DAWs de diferentes fabricantes, cada um com suas vantagens e desvantagens e cada engenheiro prefere o seu, por isso use vários até gostar de um em especial. O DAW mais famoso, odiado, amado e usado é o Pro Tools, da Digidesign (agora AVID). Cuidado, até a versão 8, o Pro Tools só pode ser utilizado em conjunto com uma interface do mesmo fabricante ou de parceiros como a M-Audio. A versão mais recente, Pro Tools 9, acabou com isso. Fora isso, o Sonar só funciona em sistema Windows e o Logic apenas em sistemas Mac.

Outros exemplos são Cubase, Nuendo, Studio One, Ableton, etc.

Através do DAW podemos mixar os canais, uni-los e exportar como uma música em MP3, Wav...

Antes de gravar, devemos escolher os bits e o Sample Rate da gravação.

Bits refere-se ao número de níveis que um som pode ser repartido em um dado momento. em 16 bits, tem-se 65,536 níveis possíveis. Em 24 bits, tem-se 16,777,216 níveis. Isso em um momento congelado.

Já Sample Rate significa quantas vezes o áudio é repartido por segundo. Em um sample rate de 44.1 kHz, por exemplo, o computador recorta 44.100 amostras (samples) de áudio por segundo. O padrão para CDs é de 44.1 kHz em 16 bits, ou seja, 44.100 pedaços por segundo, cada um contendo 65.536 níveis. Em dvds utiliza-se 48 kHz em 24 bits e em Blu-rays o padrão é de 92 kHz em 24 ou 32 bits. Há alguns Blu-rays novos que utilizam 192 kHz em 32 bits. Apenas o Pro tools HD grava neste padrão. Quanto maior o sample rate e os bits, maior a qualidade sonora, mas também maior fica o arquivo. Há engenheiros que defendem que o ouvido humano não distingue nada acima de 48 kHz e que, portanto, qualquer sample rate acima disso é pura propaganda. A tabela abaixo mostra o tamanho comum de uma música de 3 minutos em diferentes bits e sample rates:


Bit Depth

Sample Rate

Bit Rate

File Size of one stereo minute

File size of a three minute song

16

44,100

1.35 Mbit/sec

10.1 megabytes

30.3 megabytes

16

48,000

1.46 Mbit/sec

11.0 megabytes

33 megabytes

24

96,000

4.39 Mbit/sec

33.0 megabytes

99 megabytes

mp3 file

128 k/bit rate

0.13 Mbit/Sec

0.94 megabytes

2.82 megabytes



Devemos escolher as taxas de acordo com o resultado desejado. O recomendado é de

48 kHz em 24 bits, mas nada impede você mixar em 192 kHz ou mesmo em 44.1 kHz, afinal, ninguém acha a qualidade de um CD ruim, ou acha?



Mixagem



Após a gravação é hora de mixar. Já falamos sobre ela anteriormente, dosar os volumes, pan, equalização, efeitos, etc. 

É muito importante ouvirmos a mixagem em caixas de som de boa qualidade e que já estamos habituados a ouvir. Pode ser um par de headphones ou monitores de milhares de reais, o importante é ter confiança no que está ouvindo, por isso as caixas devem ser conhecidas. Antes de começar a mixagem, ouça uma música conhecida nas caixas. Tem que ser uma música que você já tenha ouvido muitas vezes, assim vai saber a característica das caixas de som; se elas tem pouco ou muito grave, se "colorem" os agudos, etc. Existem monitores para estúdio, alguns muito caros, outros nem tanto. Os mais caros garantem um som flat, ou seja, não adicionam nada ao som recebido. Isso não necessariamente é o ideal. E não significa que um par de monitores baratos altere o som, daí a importância de ouvir uma música bem conhecida antes da mixagem. Alguns exemplos de monitores de estúdio:



Masterização



Após a mixagem, chegou a hora da masterização. Ela significa "polir" a mixagem, retirando possíveis falhas, nivelar o volume geral e depois armazenar todas as trilhas da mixagem juntas em um dispositivo chamado master, a partir da qual todas as cópias serão produzidas. A master mais comum é o CD. 

Até pouco tempo, masterização só podia ser feita em estúdios específicos para tal, com equipamentos caríssimos. Hoje em dia, os DAWs contém plugins de masterização, mas não espere ter o mesmo resultado de um profissional.



Conclusão


Ufa! Partimos da sala até a masterização, agora é só gravar e lançar o seu álbum! Boa sorte!



Consulta Bibliográfica


Wikipedia

Guia de Equipamentos para Gravação em Home Studio - Fórum Batera

Live Sound Reinforcement

Basic Live Sound

ProSoundWeb.com



Editado por Larry Mullen - 16/01/11 as 03:34
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Régis- Reativa Ver Drop Down
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Muito bom Larry, muito bom mesmo.
Valeu aí por ter tido esse trabalho. Com certeza vai ajudar muita gente, inclusive a mim.
 
Abraços.
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FernandoHSilva Ver Drop Down
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Muuuiiito Obrigado!!!

irei acompanhar esse Tuto no meu Primeiro Home Studio!

Very Thanks :)
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diegogds Ver Drop Down
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Tenho duas dúvidas um pouco chatas..
"Salas pequenas = som mais seco" Devido a quê, fisicamente falando ?
"Banheiro = pouca reflexão sonora" O banheiro não é cheio de reverberação?
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Larry Mullen Ver Drop Down
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Originalmente postado por diegogds diegogds escreveu:

Tenho duas dúvidas um pouco chatas..
"Salas pequenas = som mais seco" Devido a quê, fisicamente falando ?
"Banheiro = pouca reflexão sonora" O banheiro não é cheio de reverberação?

Em salas pequenas o som é mais seco porque tem menos espaço físico pro som refletir. 
Compare o eco em uma catedral com o eco do seu quarto. Lugares maiores tendem a expandir o som.

Depende do banheiro. O que eu usei como exemplo na foto, é bem pequeno, mas aqueles comuns, grandes e cheios de azulejos, esses sim irão ter muita reverberação.
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JoJoDrum Ver Drop Down
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Muitoo bomm, muito bom msm, ta de parabens cara. Clap
Otimo TOPICO, so tende a deixar o FORUM, melhor ainda, com Topicos assim.


http://www.youtube.com/JojooDrum
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Matheus Santana Ver Drop Down
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Muito bom, muito bom!

Obrigado pela aula.

Parabéns!

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Manolow Ver Drop Down
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Muito Bom!
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ótimo tópico!me ajudou a tirar várias dúvidas!valeu!
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METALDRUMMER Ver Drop Down
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...e eu não tinha visto ainda...

Muito bom, profº Larry. heheheh
 
Stay Heavy!!!

"A Prática é o critério da Verdade." Karl Marx
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jonatass Ver Drop Down
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q isso Larry...show de aula vc deu ai.......incrivel mesmo....tem que ser SUPER FIXO AI....me tirou vária dúvidas meu amigo....só um detalhe....como é quando temos que mixar a bateria ao vivo....não tem mixagem nem nada....o que usamos nesses casos para conseguir o melhor som????.....Abração
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Larry Mullen Ver Drop Down
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Valeu pessoal! Fico feliz que vocês tenham gostado!
Jonatass, não entendi a sua dúvida, mixar a bateria ao vivo, sem mixagem?

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Puts, passei só para deixas os parabéns!!!
Forte candidato a tópico do ano!!!
ClapClapClapClapClapClapClapClapClapClap
Abraço.

BRuNo!
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jonatass Ver Drop Down
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seguinte....se eu quiser microfonar a batera, não pra gravar, mas ao vivo saca.....o que se usa fora os mics.....tipo para se ter uma boa qualidade no "ao vivo"........
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Larry Mullen Ver Drop Down
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Ao vivo depende. Se o som do lugar for bom, não precisa de muita coisa.
Normalmente eu uso gate nos tons e surdos, só pra cortar aquele excesso de vazamento. No bumbo eu gosto de usar um compressor e gate pra conseguir aquele som sem muitos harmônicos, o compressor deixa o som mais uniforme.
Fora isso, um pouco de reverb na caixa e muita equalização, abusando dos high pass filters.
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Maykel Ver Drop Down
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Candidato a melhor tópico de 2011, já no começo! heheh! Quem dera eu ter visto isso antes... quero começar a pensar em um home studio lá em casa... espaço não falta, só administrar direito!
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jonatass Ver Drop Down
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Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Ao vivo depende. Se o som do lugar for bom, não precisa de muita coisa.
Normalmente eu uso gate nos tons e surdos, só pra cortar aquele excesso de vazamento. No bumbo eu gosto de usar um compressor e gate pra conseguir aquele som sem muitos harmônicos, o compressor deixa o som mais uniforme.
Fora isso, um pouco de reverb na caixa e muita equalização, abusando dos high pass filters.


Valeu Larry....show demais....cara, quais aparelhos ou aparelho que vc usa/recomenda para dar esses efeitos???  Vc usa mesa ou algum programa de PC?  Abração cara!
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Larry Mullen Ver Drop Down
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Originalmente postado por jonatass jonatass escreveu:


Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Ao vivo depende. Se o som do lugar for bom, não precisa de muita coisa.
Normalmente eu uso gate nos tons e surdos, só pra cortar aquele excesso de vazamento. No bumbo eu gosto de usar um compressor e gate pra conseguir aquele som sem muitos harmônicos, o compressor deixa o som mais uniforme.
Fora isso, um pouco de reverb na caixa e muita equalização, abusando dos high pass filters.
Valeu Larry....show demais....cara, quais aparelhos ou aparelho que vc usa/recomenda para dar esses efeitos???  Vc usa mesa ou algum programa de PC?  Abração cara!


Quando eu trabalhava no mundo analógico, eu usava um tc electronics m350 e um Behringer Virtualizer pros efeitos, não usava gate. Agora que estou no mundo digital com a Ls9, uso tudo onboard. Gates, comoressores, efeitos, tudo dentro da mesa.[SIZE]
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Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Originalmente postado por jonatass jonatass escreveu:


Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Ao vivo depende. Se o som do lugar for bom, não precisa de muita coisa.
Normalmente eu uso gate nos tons e surdos, só pra cortar aquele excesso de vazamento. No bumbo eu gosto de usar um compressor e gate pra conseguir aquele som sem muitos harmônicos, o compressor deixa o som mais uniforme.
Fora isso, um pouco de reverb na caixa e muita equalização, abusando dos high pass filters.
Valeu Larry....show demais....cara, quais aparelhos ou aparelho que vc usa/recomenda para dar esses efeitos???  Vc usa mesa ou algum programa de PC?  Abração cara!


Quando eu trabalhava no mundo analógico, eu usava um tc electronics m350 e um Behringer Virtualizer pros efeitos, não usava gate. Agora que estou no mundo digital com a Ls9, uso tudo onboard. Gates, comoressores, efeitos, tudo dentro da mesa.[SIZE]


vixe.....ai vc arrebenda com uma mesa de 30 pau....um carro....rsrsrsrsrsrs.....cara, sabe me dizer se a mesa 01v96vcm tem esses efeitos tdos + compressor/gate separados por canais? e sab se ela tem uma interface compatível com protools? Abração
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A 01v tem todos os gates, compressores, de-essers e tudo mais em cada canal. Fora as 4 máquinas de efeitos.
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Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

A 01v tem todos os gates, compressores, de-essers e tudo mais em cada canal. Fora as 4 máquinas de efeitos.


cara brigadão mesmo.....acho que compensa mais do que uma parafernalha de mesa+um monte coisa....sabe me dizer se ela funciona como interface tb? qntos canais ela tem?

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Muito obrigado, isso vai ajudar muito,

Abraço.
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Originalmente postado por jonatass jonatass escreveu:

Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

A 01v tem todos os gates, compressores, de-essers e tudo mais em cada canal. Fora as 4 máquinas de efeitos.


cara brigadão mesmo.....acho que compensa mais do que uma parafernalha de mesa+um monte coisa....sabe me dizer se ela funciona como interface tb? qntos canais ela tem?



Ela não funciona como interface, mas você pode controlar o seu daw com ela. Ela tem 16 canais, 12 com pré-amp. Ainda tem uma entrada adat, que aceita mais 8 canais com auxílio de um pré-amp externo.
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Originalmente postado por victor_mike victor_mike escreveu:

Muito obrigado, isso vai ajudar muito,

Abraço.


Que bom, foi pra isso que eu fiz!
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Valeu Larry....vou ver se trago uma dessas dos EUA pra mim.....q show.....acho que 12 canais da pra fazer a batera numa boa.....
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Originalmente postado por jonatass jonatass escreveu:

Valeu Larry....vou ver se trago uma dessas dos EUA pra mim.....q show.....acho que 12 canais da pra fazer a batera numa boa.....


Eu só não comprei essa mesa porque ela tem apenas 4 auxiliares, o que é pouco pra mim.
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Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Originalmente postado por jonatass jonatass escreveu:

Valeu Larry....vou ver se trago uma dessas dos EUA pra mim.....q show.....acho que 12 canais da pra fazer a batera numa boa.....


Eu só não comprei essa mesa porque ela tem apenas 4 auxiliares, o que é pouco pra mim.

desculpe a falta de conhecimento Larry, mas para que vc usa esses auxiliares????


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Originalmente postado por jonatass jonatass escreveu:

Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Originalmente postado por jonatass jonatass escreveu:

Valeu Larry....vou ver se trago uma dessas dos EUA pra mim.....q show.....acho que 12 canais da pra fazer a batera numa boa.....


Eu só não comprei essa mesa porque ela tem apenas 4 auxiliares, o que é pouco pra mim.

desculpe a falta de conhecimento Larry, mas para que vc usa esses auxiliares????




São outputs seprados do main. Você pode mandar qualquer canal para eles com volume independente do main. São muito usados para retorno de palco e retorno de efeitos.
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Exelente tópico mesmo, uma pena eu não entender tudo que foi escrito, kkk....
 
Larry, consigo fazer uma gravação "caseira" com Mics+mesa de som+progama no pc de mixagem ?
 
tipo pra gravar playalongs caseiros mesmo, saca ?
 
tem como ficar legalzinho ?
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Originalmente postado por Felipee Felipee escreveu:

Exelente tópico mesmo, uma pena eu não entender tudo que foi escrito, kkk....
 
Larry, consigo fazer uma gravação "caseira" com Mics+mesa de som+progama no pc de mixagem ?
 
tipo pra gravar playalongs caseiros mesmo, saca ?
 
tem como ficar legalzinho ?


Consegue, mas falta uma interface nessa sua equação.
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Larry, então com a equação que citei eu só conseguiria uma gravação "analógica" ?
 
Mesmo que de qualidade bem inferior, eu conseguiria então, não ?
 
Você sabe o preço de um Home studio básicão, com mesa e interface mais os monitores ?
 
eu estava vendo aqui, talvez pra brincar com uns playalongs e algumas gravações de brincadeira com a a banda talvez não compense o investimento ! né ?
 
 
 
achei que intendia um pouquinho sobre isso, mais fiquei muito confuso com seu tópico, rsrs !
 
 
editei a msg !
 
 
 


Editado por Felipee - 31/03/11 as 23:03
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Você nāo consegue gravação nenhuma! Pra uma gravação analógica, falta um gravador e pra uma digital falta a interface. Pra gravar só o L&R, sem poder editar voluke ou eq depois, uma mesa de som simples já resolve. Não posso te indicar porque não sei quantos mics você usa na sua bateria. A imterface custa entre R$400 e R$800. Um par de monitores baratos sai por R$1200. Fala com o Michael_Nsc, ele tem uma loja no blog dele com vários equipamentos baratos.
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larry..o som fica mais alta em lugares grandes..abertos..ou lugares pequenos ?

se um local as paredes forem feitas apenas de concreto..e o chão for dakeles vermelhos..nao sei falar o nome...

o som sairia muito mais alta do que em um lugar grande com escadae parede lisa?
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Bom, em lugares grandes e abertos o som escapa mais facilmente, logo, a pressão sonora é menor, o que indica um volume menor. Se o lugar for grande, o volume tende a ser menor.
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Valeu a todos pelas dicas!!!

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haha gostei dessa foto do cara tocando bateria no toilette rsrs
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Muito bom mesmo , mais o que fode é que eu não sei nada disso ainda :/
Porque ainda estou em aula mais ja copiei esse post do Larry e guardei em meu PC para não perder ! heheeh , muito bom mesmo Larry  , você está de parabéns !
Abração


Editado por wagnerbocchi - 24/06/11 as 14:06
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Obrigado! Que bom que gostou!
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só para completar vcs conhecem esse fórum?
http://audiolist.org/forum/index.php

vc falou muito sobre o equipamento mas não falou do espaço, isolamento e tratamento em si...tem um livro do sólon do vale (q é muito recomendado pelo edu silva nesse fórum) q vale muito a pena ler (estou lendo ele..):

http://www.litec.com.br/manual-pratico-de-acustica.html

eu fiz até um apanhado geral nos tópicos que consegui ler..se quiser posto aqui..não sei se é permitido...

sobre isolamento (paredes, portas, teto e chão) até tratamento acústicos (tamanho do quarto, bass traps, posicionamento,...)
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Larry, o que vc acha de usar como DAW o Sound Fourge Pro 10???
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