Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Produtos e Marcas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - DÚVIDA - Show + Sample = ?
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico FechadoDÚVIDA - Show + Sample = ?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Maurício Mallmann Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/03/06
Status: Desconectado
Pontos: 1023
Link direto para este Post Tópico: DÚVIDA - Show + Sample = ?
    Postado: 30/08/10 as 19:47
Pessoal, preciso de umas dicas.

A situação é a seguinte:

A banda pretende usar uns samples em algumas músicas/abertura de show/etc, utilizando como fonte um notebook.

O detalhe é que, pra evitar perrengues, decidimos por adquirir e carregar sempre com a gente "todo o sistema",
Ou seja, notebook + mesa/amplificador + caixas acústicas... e qualquer outra coisa que vocês possam sugerir.

E as dúvidas são:

• Aonde ligar o notebook?
  • Quais amplificadores utilizar?
  • Caixas acústicas?

PS.: Os shows, normalmente, são em pequenos locais, não necessitando de algo "ultra powerfull".

Confesso que estou bem perdido, e precisaria de sugestões de marcas e modelos.

Obrigado por quem puder me auxiliar.

Editado por mäumäu - 30/08/10 as 19:51
:)
Links Patrocinados

Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/09/03
Pontos: 2193
Link direto para este Post Postado: 30/08/10 as 20:09
Opa, tudo bom?

Acho que posso te ajudar, toco ao vivo com sequencer desde 2003 e já passei por tudo.

De 2003 até ano retrasado usava um aparelho de MD, gravava em stereo, no L iam os tracks de teclado e samplers e no R ia o beat, ligada o R numa mesinha Behringer UB502 e um fone Shure E2 ou Koss PortaPro pra vir o metronomo pra mim. Num outro canal da mesa puxava uma via da mesa de som para ouvir o resto (bateria e retornos em geral)

Ano passado toquei com o computador, mesmo esquema, L com tracks direto na mesa de som, ligando em direct box e o R passou a vir prum amplificador do tipo Powerclick pra mim, com 2 inputs, um deles pro beat e outro pro retorno, puxando da mesa com cabo XLR-P10

Esse ano estou economizando, estou levando um IPOD Apple, no mesmo esquema de ligação e o amplificador de fones Voxman.

O notebook é uma boa opção pois tem a bateria em caso de queda de energia ou qualquer coisa assim e vc pode usar pra mais coisas ao mesmo tempo, colocar programas de metronomo pra musicas que nao usem os sequencers ou etc....

Ainda tem opções mais caras, como placas de 4 outs, que vc pode enviar 3 saídas pra mesa de som, dividir 1 canal pra loops, outro pra vocais e outro pros teclados, somente um exemplo, e o quarto canal novamente seria o beat vindo diretamente pra vc.

No sequencer sempre monto com 8 batidas de click pra entrar, 4 só pra mim e as outras 4 conto pra banda.

Espero que tenha entendido, qualquer coisa pergunte de novo.

Abs

Rogério

Ah, no meu youtube tem videos onde toco com sequencer:

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/xkJX3fvajAY?fs=1&amp;hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/xkJX3fvajAY?fs=1&amp;hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Lucas Batera Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 18/04/05
Pontos: 133
Link direto para este Post Postado: 31/08/10 as 00:37
Aproveitando o tópico, queria perguntar como os caras fazem pra deixar os samplers e o metronomo no mesmo tempo certinho???

As vezes vejo em shows os caras usam um monte de efeitos de samplers, disparam no meio da música e casa certinho com o tempo...

Agora, imagino eu que deve haver um metronomo apenas para os múscos ou pro batera,
e os dois (metronomo e slamplers) configurado no mesmo bps.

Alguém pode explicar melhor ?/

valeuu
jefter Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 04/07/09
Pontos: 2307
Link direto para este Post Postado: 31/08/10 as 00:49
Originalmente postado por Lucas Batera Lucas Batera escreveu:

Aproveitando o tópico, queria perguntar como os caras fazem pra deixar os samplers e o metronomo no mesmo tempo certinho???

As vezes vejo em shows os caras usam um monte de efeitos de samplers, disparam no meio da música e casa certinho com o tempo...

Agora, imagino eu que deve haver um metronomo apenas para os múscos ou pro batera,
e os dois (metronomo e slamplers) configurado no mesmo bps.

Alguém pode explicar melhor ?/

valeuu

Olha cara, eu acredito que seja assim:
primeiro vc grava o metronomo no proprio .wav do samples e faz dois waves, um com metronomo que passa pela mesa e vai para o seu fone de ouvido e outro que vai para o PA sem o metronomo, e depois é só tocar cara!!
Obs: Para fazer isso vc tem que ter dois players.
http://twitter.com/jeftercardoso

http://fb.com/jeftermoreira
Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 31/08/10 as 03:53
Opa, nada de 2 players, isso só era usado uns 15 anos atrás, mas eram ADAT, cada um podia gravar 8 pistas, em uma pista vc grava o metronomo, e manda pra mesa de som e distribui pra quem precisar, as outras pistas ficam com teclados, vozes, loops, percussão e etc.
Ainda podem ser usados 2 ADAT linkados e disparando a partir de um deles.

Se fosse usar 2 players, como iria sincronizar?? Teria que aperar os 2 plays ao mesmo tempo????

As grandes mesas de som tem saídas de retornos para até 24 músicos ou 12 músicos usand em stereo, então nessas saídas podemos colocar quanto cada um quer de metronomo.
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 31/08/10 as 05:52
Nô,

Cara, muito obrigado pela resposta!

Ficou um pouco nebuloso a parte que tu falou do MD e das divisões de canais...
Mas a parte que realmente me interessou, foi quando citaste o uso do iPod!

Se puderes me explicar mais detalhadamente essa parte, que ao meu ver, é bem o que necessito...

Tenho uma fonte sonora, preciso amplificar ela de algum jeito... e empurrar para caixas acústicas...
E pelo que eu consegui pegar dessa tua idéia com o iPod, é bem nesse caminho mesmo!

Como fazes com o iPod? Quais amplificadores usa/recomenda?
Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 31/08/10 as 15:34
Originalmente postado por mäumäu mäumäu escreveu:

Nô,

Se puderes me explicar mais detalhadamente essa parte, que ao meu ver, é bem o que necessito...

Tenho uma fonte sonora, preciso amplificar ela de algum jeito... e empurrar para caixas acústicas...
E pelo que eu consegui pegar dessa tua idéia com o iPod, é bem nesse caminho mesmo!

Mau Mau, vamos por partes.
O lance que falei dos canais do MD é o seguinte, um canal é o ouvido direito, o outro o esquerdo, já ligou um video cassete atrás? Saem 2 cabos, um pro L e um pro R, quando vc tem uma MP3 ou WAV aberta em programa de edição aparecem 2 linhas, uma em cima e uma embaixo, a de baixo é o lado R de Right e a de cima é o L de Left.
Se vc usar um cabo P2 (conexão de fone de ouvido) e do outro lado 2 RCA, vc manda um RCA pra mesa de som e outro pro beat, seu sequencer tem que estar feito desse jeito.

Existem WAV de 8 canais também, assim se tivessemos uma placa de som com 8 saídas podemos configurar para cada um desses 8 canais sair numa saída, aí vc liga a saída do metronomo direto no seu amplificador de fones de ouvido e o resto vai pra mesa de som.

Quanto as caixas, os bares onde toco e estúdio onde ensaiamos já tem o som onde se liga a voz, o teclado é ligado no mesmo lugar.

Sua banda tem vocal? Se não tem, aí sim precisa de um sistema pro sequencer, e isso depende muito do tamanho do local onde vão tocar e etc.
O legal seriam 2 caixas amplificadas do tipo TAPCO, RCF ou algo assim, que dá pra vcs usarem pra mais coisas, como ligar vozes, violão...
2 Caixas dessa acompanham uma bateria sem estar microfonada + amps de baixo e guitarra.

Vcs precisariam de uma mesa de som, pode ser uma Behringer dessas UFX ou UB, de uns 6 canais e 2 caixas de som amplificadas, pq dá menos trabalho, só ligar o cabo da mesa nelas e as caixas na tomada.

De onde vc é? O ideal é arrumar uma ajuda profissional para não comprar nada errado, pois quem compra errado compra duas vezes, uma a errada e depois a certa.

Se precisar me add no MSN e tento explicar ou ajudar melhor, pode me ligar tb se quiser.
(12) 7898-4888 ou ID 45*1158, rsfeliciano @ uol.com.br é o msn.

Abs
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 31/08/10 as 18:49
Originalmente postado por NÔ NÔ escreveu:

Originalmente postado por mäumäu mäumäu escreveu:

Nô,

Mau Mau, vamos por partes.
O lance que falei dos canais do MD é o seguinte, um canal é o ouvido direito, o outro o esquerdo, já ligou um video cassete atrás? Saem 2 cabos, um pro L e um pro R, quando vc tem uma MP3 ou WAV aberta em programa de edição aparecem 2 linhas, uma em cima e uma embaixo, a de baixo é o lado R de Right e a de cima é o L de Left.
Se vc usar um cabo P2 (conexão de fone de ouvido) e do outro lado 2 RCA, vc manda um RCA pra mesa de som e outro pro beat, seu sequencer tem que estar feito desse jeito.

Existem WAV de 8 canais também, assim se tivessemos uma placa de som com 8 saídas podemos configurar para cada um desses 8 canais sair numa saída, aí vc liga a saída do metronomo direto no seu amplificador de fones de ouvido e o resto vai pra mesa de som.

Quanto as caixas, os bares onde toco e estúdio onde ensaiamos já tem o som onde se liga a voz, o teclado é ligado no mesmo lugar.

Sua banda tem vocal? Se não tem, aí sim precisa de um sistema pro sequencer, e isso depende muito do tamanho do local onde vão tocar e etc.
O legal seriam 2 caixas amplificadas do tipo TAPCO, RCF ou algo assim, que dá pra vcs usarem pra mais coisas, como ligar vozes, violão...
2 Caixas dessa acompanham uma bateria sem estar microfonada + amps de baixo e guitarra.

Vcs precisariam de uma mesa de som, pode ser uma Behringer dessas UFX ou UB, de uns 6 canais e 2 caixas de som amplificadas, pq dá menos trabalho, só ligar o cabo da mesa nelas e as caixas na tomada.

De onde vc é? O ideal é arrumar uma ajuda profissional para não comprar nada errado, pois quem compra errado compra duas vezes, uma a errada e depois a certa.

Se precisar me add no MSN e tento explicar ou ajudar melhor, pode me ligar tb se quiser.
(12) 7898-4888 ou ID 45*1158, rsfeliciano @ uol.com.br é o msn.

Abs

Poxa, muito obrigado, mesmo, pela ajuda NÔ!

Agora sim, eu saquei o esquema do L e R... e a distribuição dos canais.
Ficou bem clara a explicação! Big smile

E tu matou a charada ali, pro meu problema, quando falou da mesa + caixas amplificadas...
Independente de usarmos um notebook, ou um iPod...
É só jogar o sinal na mesa, e da mesa para as caixas amplificadas.

Temos vocal e os shows são em locais pequenos, barzinhos...
Mas acredito que 2 caixas sejam mais que suficientes.

Obrigado, de novo, NÔ!
Me ajudou pra caralho!
Clap
Lucas Batera Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 18/04/05
Pontos: 133
Link direto para este Post Postado: 01/09/10 as 14:06
Então o que eu preciso é montar meu som em duas pistas;
em uma linha as batidas efeitos etc.
e na outra  o click do metronomo  

e ter esse cabo com uma das pontas (2 RCA) para o cara na mesa poder separar e não soltar o metronomo no PA

correto ????

DanielSpiker Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 07/11/04
Pontos: 628
Link direto para este Post Postado: 14/09/10 as 13:36
Nô, me diz aih como eh que vc ta usando atualmente o iPod e esse amplificador voxman, e qual o eskema pra usar menos tralha possivel.

Eu utilizo um MP3 player normal da Philips com as faixas divididas no Left os detalhes q sao sampleados (guitarras extras, teclados e efeitos) e no Right o click com um pouco de playback pra guiar.
Esse MP3 entra numa mesinha q eu levo, e da mesinha eu ligo o fone, e sai apenas o Left para os PA's.
Assim meu equipo eh Um MP3 player, um phone e uma mesinha de som.

Será que da pra usar menos equipamento que isso? Acho que preciso de um amplicficador de fone, pois sempre fica faltando volume na hora do show.
Daniel Marques[Spiker] usa:

Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.