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Método Murray Spivack

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coyens Ver Drop Down
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    Postado: 16/03/10 as 18:29
Boa tarde galera, escrevo para quem se interessar em estudar técnica de bateria no Rio de Janeiro. Morei em Los Angeles de 1983 a '87 e ali estudei com grandes bateras como Vinnie Colaiuta, David Garibaldi, Casey Scheurell, Marc Craney e Alex Acuña, mas o grande barato foi estudar com um senhor de 83 anos de idade chamado Murray Spivack que na época era o professor de técnica do Vinnie!! Com ele mergulhei em conceitos avançados de bateria como o rebote triplo, controle do fulcro, toque de subida e muitos outros atalhos técnicos maravilhosos. Desde o meu retorno pro Brasil toquei com artistas como Cazuza, Lulu Santos, Marina Lima, Nico Assumpção e Márcio Montarroyos. Hoje em dia me dedico a dar aula, produzir discos e claro tocar! Alguns alunos que passaram pelo meu estúdio: Marcelo Costa, Élcio Cáfaro e Jongui, entre outros. Quem tiver alguma dúvida sobre o método pode me perguntar por aqui, em breve pretendo postar uns vídeos no YouTube demonstrando alguns destes conceitos também. Quem tiver interesse pelas aulas pode me escrever no email: chris.oyens@gmail.com

Parabéns a todos por este maravilhoso fórum! Pra mim foi um achado.

Chris


Editado por Bolacha - 20/02/11 as 17:17
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onivoro Ver Drop Down
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só trabalhamos com fotos...



brincadeira, seja bem vindo e... bom, eu deixo o resto pro Denis!
Escrevi e saí correndo...
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Nando Rondelli Ver Drop Down
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Cara, seja muito bem vindo, e que privilégio deve ter sido estudar com esses monstros hein.
 Anúncio das aulas tem que ser nos Classificados, tem a seção "Aulas e Serviços" lá. 
 
Mas permaneça por aqui pelo Fórum também, compartilhando seu conhecimento e experiências, que não devem ter sido poucas,  com a galera daqui.
 
Abraço
Curtindo cada batida imperfeita

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Raniery Ver Drop Down
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Originalmente postado por coyens coyens escreveu:

Boa tarde galera, escrevo para quem se interessar em estudar técnica de bateria no Rio de Janeiro. Morei em Los Angeles de 1983 a '87 e ali estudei com grandes bateras como Vinnie Colaiuta, David Garibaldi, Casey Scheurell, Marc Craney e Alex Acuña, mas o grande barato foi estudar com um senhor de 83 anos de idade chamado Murray Spivack que na época era o professor de técnica do Vinnie!! 

Teve uma reportagem recente na MD Brasil que falava das experiências do Chuck Silverman tendo aulas com o Spivack. Muito legal!

Que pena que não moro mais no Rio, senão ía te procura, ehehehe

Abraços e bem vindo ao forum. Contribua!

Raniery

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Bolacha Ver Drop Down
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Cola em Campinas q eu faço aula com você hehehe
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coyens Ver Drop Down
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Desculpem se postei aqui sobre as aulas e nao nos classificados, mas tambem ha de se convir que o que tenho pra oferecer apos estudar com estes mestres tem um diferencial, nao? Especialmente o Spivack. Sei que ele nao é conhecido aqui, mas garanto que é um dos 5 melhores professores de tecnica de bateria americanos. Po, ele foi o professor de tecnica do Louie Bellson!! Quer melhor currículo do que esse?

O Chuck Silverman estudou com o Murray realmente, cheguei a cruzar com ele várias vezes na sala de espera no estúdio do Murray. É um grande batera com muito conhecimento e a gente vem conversando pela Web pra ver se podemos fazer um workshop juntos sobre técnica de bateria aqui no Brasil.

Abraços para todos,

Chris

Agradeço todos que me dao as boas vindas e COM CERTEZA pretendo contribuir aqui no Forum e muito!
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Carfi Ver Drop Down
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SE EU MORASSE NO RIO... JÁ ESTARIA BATENDO EM SUA PORTA!!!!!
Mapex VX

Evans G2

Octagon

Sabian

Double bass Janus



TWITTER.COM/DANILOCARFICBH
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DaniloS Ver Drop Down
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muito legal hein kra! so do RS.. beeem longe.. mas seria bacana ter umas aulas com vc sim!
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Nando Rondelli Ver Drop Down
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Cara, o que é isso? Em 5 minutos te vi tocando uns 5 instrumentos diferentes, e só com monstros da música brasileira

Clap
Curtindo cada batida imperfeita

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coyens Ver Drop Down
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Hahahaha, valeu Nando! Realmente sou multi-instrumentista, mas a batera é o principal instrumento e a principal paixão!! Os que forem de outros estados podem escrever pra mim no chris.oyens@gmail.com ou mandem uma mensagem particular aqui no site que eu guardo o contato e quando eu for pras cidades de vcs entro em contato. A gente combina uma aula ou entao a gente troca umas ideias durante a passagem de som!
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Felk Ver Drop Down
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Valeu pela participação Chris!
Torcemos que possa nos dar auxilio nos estudos aqui no forum! Um abraço

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chrisoyens Ver Drop Down
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Galera, criei um novo usuário, agora sim com assinatura, email e tal. Não tinha cadastrado o meu email no usuário coyens. Vivendo e aprendendo!
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Tiih Ver Drop Down
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-

seja bem vindo cara! Espero que possa nos ajudar aqui no fórum
também com sua experiência e conhecimento sobre o nosso glorioso
instrumento!

Abraços.
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chrisoyens Ver Drop Down
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Obrigado a todos pela recepção! Agora, po ninguém se habilita a fazer uma pergunta sobre técnica de batera? Estou às ordens para responder da melhor forma que puder!
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wilario Ver Drop Down
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Originalmente postado por Bolacha Bolacha escreveu:

Cola em Campinas q eu faço aula com você hehehe


São Paulo não seria mais perto?
LOLLOLLOL
LOL
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FDieder Ver Drop Down
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Chrisoyens, com a tua experiência... passa umas dicas legais de afinação e gravação... como tirar um som bacana em estúdio, pegada na hora de gravar, afinação... podia abrir uns tópicos sobre esses dois temas.

A propósito: tem uma música da Marina que eu sempre achei a batera muito bem gravada, com relação a timbres, groove e frases... e acho que foi você quem gravou. O nome é "À meia voz".
Abraços.
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chrisoyens Ver Drop Down
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Obrigado aos que querem que eu migre pra São Paulo e Campinas, mas sou surfista também, onde vou pegar onda nesses lugares? Só de pensar no trânsito pra sair de Sampa nos finais de semana e chegar em Ubatuba ou Santos já fico nervoso! rsrsrs

FDieder, À meia voz é um disco não uma canção, mas realmente sou eu no disco todo, portanto valeu a moral! Esse negócio de afinação e tirar um bom som do instrumento não são coisas que gosto de falar muito, pois depende de tantos fatores como peles novas, bons microfones e prés, um bom técnico de gravação, etc... Afinação é um troço que vou mexendo e mexendo até me soar bem de acordo com o ambiênte, a sala, etc...

Agora a parte sobre uma boa pegada, ae sim posso contribuir!! Thumbs Up Isso é algo que realmente quero postar aqui e conversar a respeito, pois pelas experiências com meus alunos, vejo que grande parte dos professores de batera aqui não tem idéia do que ensinam, nem por quê que ensinam dessa maneira ou aquela! Vou até usar o exemplo do bom som no estúdio. Todo mundo que trabalha em estúdio sabe que o grande desafio na captação são a batera e a voz. Sei disso como produtor de discos. Muito bem. Então como é que se explica que quando aparece uma cantora como Zélia Duncan a voz fica foda nem que seja num SM58 fuleiro da vida?! Porque o segredo está na fonte! Ela canta bem e ponto, se não tem algum técnico irresponsável que estrague, a voz dela já vem pronta. Não sou professor de canto, portanto não sei explicar o fenômeno de uma boa voz, mas entendo sobre técnica de bateria e sei o que é necessário para uma pegada funcionar.

Veja que não estou falando sobre ESTILO, o estilo quente hoje, amanha será banal. Falo sobre controle, sobre uma pegada firme porém maleável, uma pegada em que a baqueta tenha resonância. Evidentemente que isto implica numa série de fatores, mas se eu tivesse que escolher um, diria que o principal é o aperfeiçoamento dos chamados pontos de transição. Do toque de pulso pro rebote pro toque de dedo pro pulso, etc... Este deve ser o foco técnico de um professor de batera. Portanto, não se pode ensinar um paradiddle para um aluno tendo seu terceiro ou quarto mes de aula só porque aparentemente ele é uma configuração de toques simples e duplos. O paradiddle só pode entrar no léxico de técnicas de um aluno quando ele tiver dominado os toques de rebote, o flam e os drags, senão vc estará contribuíndo para travar o sujeito. O paradiddle é um rudimento ultra sofisticado com uso de rebotes, toques de subida, pulsos e dedos. Meu ponto aqui é que há com toda certeza um processo correto de continuidade se vc quiser otimizar o aprendizado do seu aluno e a maioria dos professores nem conhecem isto por falta de critério ou aprofundamento em seus próprios métodos. O foco da maioria dos professores é em cima de levadas, viradas e ritmos e isso é ESTILO. Eu não desejo que o meu aluno aprenda estilos comigo!! Tenho 45 anos! Meu estilo amanhã será considerado careta, ou sei lá o que. rsrsrs Eu quero dar as ferramentas pro meu aluno criar o SEU estilo e só posso fazer isto se ele estiver sob controle do instrumento, completamente relaxado e com seus pontos de transição dominados.
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Ricardo Voodoo Ver Drop Down
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Que beleza achar esse post seu aqui Chris...sou fã declarado! Não só de vc baterista, como também tocando weissenborn...aliás, olha que FODA esse vídeo:



O disco solo do Cazuza "O Tempo não pára" é uma aula de bateria...arranjos totalmente fodásticos...quem tocando bateria? Chris Oyens...

Espero ainda poder ver vc tocando pessoalmente e talvez até combinar uma aula ou algo do tipo...moro perto de Joinville e Curitiba...então quem sabe...

Bem-vindo ao fórum!!!

Abração!
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Rafael Dolinski Ver Drop Down
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Representante Pearl

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Mark Craney!
Brother to Brother é um absurdo com ele. O que ele passou pra você estudar? 
http://www.rafaeldolinski.com
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onivoro Ver Drop Down
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O Virgil Donatti tmbm teve aulas com o  Murray Spivack...
Escrevi e saí correndo...
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@moreirabatera Ver Drop Down
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cara, faça um review das aulas que vc teve....kkkkk bem vindo e eu tbm se tivesse no rio estaria na fila para ter aulas...abraço
Na dúvida, fale mal! =]
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chrisoyens Ver Drop Down
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Virgil Donati teve muito poucas aulas com o Murray e na sua entrevista que eu lí na Modern Drummer, ele critica o método do Spivack! Como eu não acho ele nem aos pés (NEM ÀS UNHAS DOS PÉS!!) do Colaiuta ou Bellson, Carlos Vega ou até Chad Wackerman (um dos bateras mais subestimados que conheço), todos ex-alunos do Spivack, não dou muita bola pra ele não. Muita, muita independência e pouca musicalidade, na minha opinião.

Mark Craney foi um cara que me deu uma força incrível, pois tive aulas com ele no meu primeiro final de semana em LA. Ele me fez um preço super especial e me incentivou muito, pois realmente cheguei muito verde como batera ali. Ele me levou para ver e ouvir muita música bacana e me apresentou ao Colaiuta que em '83 estava recém saído da banda do Zappa e estava tentando se firmar como batera de estúdio. Fui assistir com o Craney uma banda de ex-membros do Zappa chamada Dog Cheese, os caras tocavam só em métricas muito estranhas e quando eu vi o Vinnie tocar comecei a chorar! Era como um Buddy Rich moderno com idéias e frases absurdas, parecia fazer o que lhe desse na telha! Foi irado mesmo!! Musicalidade de primeira, técnica perfeita, ousadia e uma criatividade absurdamente transgressora, enfim, todas as qualidades que eu vinha procurando num batera.

Mark tinha duas bateras montadas na garagem de sua casa que ele dividia com Myron Grombacher, batera na época da Pat Benatar que era uma cantora popular de New Wave (é galera, eu sou um pouco velho!! rsrs). Craney era canhoto e eu sentei na batera normal para dextros e fui humilhado!! rsrs Ele começou a tocar um monte de ritmos difíceis de funk e eu correndo atrás para tentar pegar. Não sei se era um método tão eficiênte de dar aulas (depois com o Colaiuta eu sofri muito mais, pois tudo tinha o DOBRO de velocidade!!), mas ajudou a me estimular e me fazer querer melhorar muito. Craney era MUITO, muito sincero e me disse que eu não tava dominando os andamentos de forma adequada e pra viver e dormir com um metrônomo, coisa que eu fiz! Ele sofria já naquela época muito com diabete, tomava muita insulina e era bastante debilitado, mas que batera incrível, que suíngue!! Uma no depois quando ele foi internado, ajudei a organizar um show beneficente para arrecadar fundos para sua enorme conta de hospital e me orgulho em dizer que liguei pro Vinnie e ele como o cara gente fina, solidário que é, topou participar. Lamentei muito quando soube de sua morte prematura em 2005 e lamentei ter perdido contato com ele. Craney também foi responsável pelas minhas aulas com o David Garibaldi, historia que contarei em um outro momento. Abs, galera!
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Bolacha Ver Drop Down
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Originalmente postado por wilario wilario escreveu:

Originalmente postado por Bolacha Bolacha escreveu:

Cola em Campinas q eu faço aula com você hehehe


São Paulo não seria mais perto?
LOLLOLLOL
LOL

Não, heuhaeueaueauhea.

Moro em Americana/SP e estudo em Campinas, 40 min um do outro.. Sampa ja seria 1h30 um do outro (sendo MUITO otimista) =D

----

Ao Chris, cara, não tinha nem noção com quem estou falando através do forum! Você é daqueles que tem q sugar todo seu conhecimento hehehe, assim como você fez com os outros mestres absolutos dos tambores!!! Fiquei muito instigado em ter aula com você, mas por uma simples questão de distancia, não dá =/!!

Dá pra você surfar no rio de Piracicaba? não rola?

eahueahuehaeuaeuahuehaueauhueahuehauea!!

Grande abraço!!!


Editado por Bolacha - 19/03/10 as 20:35
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chrisoyens Ver Drop Down
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Acho que vc ta confundindo surf com jet ski, não? Rsrsrs
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Bolacha Ver Drop Down
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Originalmente postado por chrisoyens chrisoyens escreveu:

Acho que vc ta confundindo surf com jet ski, não? Rsrsrs

Hehehe, na verdade só to formulando hipoteses desesperadas pra vc largar mão do Rio e vir pra cá =D eaehauheah
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chrisoyens Ver Drop Down
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Estou tentando fechar alguma coisa com um patrocinador em São Paulo para fazer seminários sobre o método Spivack. Se alguém tiver alguma dica de como eu possa agilizar isto, serei grato. Assim terei como conhecer todos os que vivem em Sampa também e a gente troca uma idéia.
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onivoro Ver Drop Down
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esse site é seu ??

http://www.christiaanoyens.com.br/

esse é vc?
http://www.youtube.com/watch?v=08tiU7Bjm3E
http://www.youtube.com/watch?v=IScD7cCRxhA


Locura hein, muito bom :D
Escrevi e saí correndo...
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chrisoyens Ver Drop Down
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Sim, sim e sim! LOL

Já há alguns anos venho me dedicando a minha segunda vertente que é o meu trabalho com o violão de colo havaiano. Tenho o meu trabalho solo divulgado no meu site com o meu disco "Adeus Paraíso" e também uma banda chamada El Niño, fundada por mim com o bi-campeão mundial se surf e compositor Teco Padaratz. Também irei fazer uma nova turné em Agosto com o famoso compositor de kirtan, Krishna Das.

Mas galera o que espero contribuir por aqui são os meus conhecimentos de técnica de batera! Vou instigar um pouco isso então. Quem estiver lendo isso agora: pegue um par de baquetas e uma caixa e faça um rulo de toques duplos numa velocidade ridiculamente lenta. Tudo executado com os pulsos apenas. Vá acelerando MUITO gradativamente, vai haver um ponto em que vc terá que começar a usar o rebote, ne? Este é o chamado ponto de transição. O som dos toques duplos mudou de alguma maneira? Ficaram mais frouxos? Com menos volume? A mudança do som dos pulsos pro rebote mudou? Pois nada disso deveria acontecer!!! Se vc não trabalhar isto corretamente são nessas mudanças (que ocorrem na batera o tempo inteiro!) que irão te delatar quanto a tua deficiência técnica. Em resumo, não se deve dar foco nos toques lentos de pulso, nem em tocar ultra-rápido com rebotes (como todo mundo faz!), mas em trabalhar o rebote ultra-lento e as viradas de pulsos rápidas e relaxadas!
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onivoro Ver Drop Down
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Muito bom cara... bom mesmo!

vai viajar pelo Brasil em turne??
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Black Nails Ver Drop Down
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...se vier para BH avisa hein...
VENDO PEDAL DUPLO DW 9000 CANHOTO!!!!
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chrisoyens Ver Drop Down
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Estou em turne no momento com o cantor e saxofonista Milton Guedes. Final de semana que vem estaremos em Brasília para 2 shows.
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meleu Ver Drop Down
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chris,
 
que tal comentar um pouco sobre a técninca do spivack?
 
dei uma pesquisada rápida na net e vi nuns fórums aí fora que o "grip" é basicamente focado no indicador, polegar e dedo médio. o mindinho e o anelar não são usados.
 
você confirma essas informações? poderia comentar um pouco sobre essa pegada do spivack?
 
 
valeu!
meleu
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onivoro Ver Drop Down
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é verdade, conta um pouco pra gente!
Escrevi e saí correndo...
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chrisoyens Ver Drop Down
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Boa ideia. 2a feira chego de viagem, vou ver se defino os fundamentos basicos desta filosofia pra vcs. Fico feliz que exista este interesse. Abs, chris
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meleu Ver Drop Down
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po chris,

continuei lendo o fórum no drummerworld.com e me parece que você é o cara que mais tira dúvidas sobre a "murray spivack technique" na web. ;-)

acho que se você traduzir algumas daquelas coisas que disse lá já vai clarear algumas coisas a respeito desse coroinha esperto. :-)

e pra descontrair um pouco que tal comentar um pouco sobre aquela história de estudar o stick control INTEIRINHO a 80 bpm?

obrigado.
meleu
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Rafael Dolinski Ver Drop Down
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Originalmente postado por chrisoyens chrisoyens escreveu:

Virgil Donati teve muito poucas aulas com o Murray e na sua entrevista que eu lí na Modern Drummer, ele critica o método do Spivack! Como eu não acho ele nem aos pés (NEM ÀS UNHAS DOS PÉS!!) do Colaiuta ou Bellson, Carlos Vega ou até Chad Wackerman (um dos bateras mais subestimados que conheço), todos ex-alunos do Spivack, não dou muita bola pra ele não. Muita, muita independência e pouca musicalidade, na minha opinião.

Mark Craney foi um cara que me deu uma força incrível, pois tive aulas com ele no meu primeiro final de semana em LA. Ele me fez um preço super especial e me incentivou muito, pois realmente cheguei muito verde como batera ali. Ele me levou para ver e ouvir muita música bacana e me apresentou ao Colaiuta que em '83 estava recém saído da banda do Zappa e estava tentando se firmar como batera de estúdio. Fui assistir com o Craney uma banda de ex-membros do Zappa chamada Dog Cheese, os caras tocavam só em métricas muito estranhas e quando eu vi o Vinnie tocar comecei a chorar! Era como um Buddy Rich moderno com idéias e frases absurdas, parecia fazer o que lhe desse na telha! Foi irado mesmo!! Musicalidade de primeira, técnica perfeita, ousadia e uma criatividade absurdamente transgressora, enfim, todas as qualidades que eu vinha procurando num batera.

Mark tinha duas bateras montadas na garagem de sua casa que ele dividia com Myron Grombacher, batera na época da Pat Benatar que era uma cantora popular de New Wave (é galera, eu sou um pouco velho!! rsrs). Craney era canhoto e eu sentei na batera normal para dextros e fui humilhado!! rsrs Ele começou a tocar um monte de ritmos difíceis de funk e eu correndo atrás para tentar pegar. Não sei se era um método tão eficiênte de dar aulas (depois com o Colaiuta eu sofri muito mais, pois tudo tinha o DOBRO de velocidade!!), mas ajudou a me estimular e me fazer querer melhorar muito. Craney era MUITO, muito sincero e me disse que eu não tava dominando os andamentos de forma adequada e pra viver e dormir com um metrônomo, coisa que eu fiz! Ele sofria já naquela época muito com diabete, tomava muita insulina e era bastante debilitado, mas que batera incrível, que suíngue!! Uma no depois quando ele foi internado, ajudei a organizar um show beneficente para arrecadar fundos para sua enorme conta de hospital e me orgulho em dizer que liguei pro Vinnie e ele como o cara gente fina, solidário que é, topou participar. Lamentei muito quando soube de sua morte prematura em 2005 e lamentei ter perdido contato com ele. Craney também foi responsável pelas minhas aulas com o David Garibaldi, historia que contarei em um outro momento. Abs, galera!

Muito legal! Acho que aqui no forum poucos conhecem o Mark mas recomendo a todos que pesquisem sobre ele, ele era demais.





E com o Vinnie? Como foram os estudos? 

Chris, está dando aulas em São Paulo?


Editado por 1982rafael - 29/03/10 as 06:21
http://www.rafaeldolinski.com
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chrisoyens Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/03/10 as 22:25
A pedidos então, vou falar um pouco sobre o método Spivack. Aqui vão as principais premissas de sua filosofia sobre técnica das mãos.

Existem apenas três tipos de toques para um baterista executar: O toque simples, o toque duplo e o flam. TUDO que tocarmos na bateria será em cima destes três tipos de toques, de uma forma ou outra.

Existem mais 4 execuções técnicas básicas que nos auxiliam a executar a combinação de toques que mencionei acima: o toque de pulso, o toque de dedo, o toque de subida e o toque de descida. Portanto, denominamos tudo que fazemos em termos técnicos na batera em 7 movimentos básicos:
1. O toque de pulso
2. O toque de dedo
3. O toque simples
4. O toque duplo (rebote)
5. O toque de subida (up stroke em inglês)
6. O toque de descida
7. O flam

As aulas focam em 3 questões principais:
1. Controle e velocidade através do aprimoramento dos pontos de transição (calma, já irei explicar! rsrs). Isto ocorre em duas fases. A primeira estudando os rulos simples e duplos e depois num estágio avançado, com o livro Stick Control do George L. Stone.
2. O aprendizado e memorização das nossas escalas - Rudimentos.
3. Leitura de caixa do básico ao avançado com livros como Podemski, Louie Bellson "4/4 Reading Text" e "Odd Time Reading Text", Anthony Cirone "Portraits in Rhythm" (livro absurdamente difícil!) e C. Wilcoxin "Rudimental Swing Solos".

A Filosofia Spivack:

Existe SIM um modo certo ou errado de se tocar bateria. Para se tocar certo o baterista deve ter pleno domínio de sua pegada e respeitar algumas leis extremamente básicas de física, pois a baqueta nada mais é do que uma manivela e nossas mãos uma alavanca onde ela gira, pivota e quica. Murray aceitava e ensinava qualquer uma destas 3 técnicas:
1. A pegada tradicional (Traditional grip)
2. O matched German grip (palmas das mãos apontadas para baixo)
3. O matched French ou Timpani grip (polegares apontados para cima)

Qualquer uma destas 3 pegadas vão ter dois focos principais: a pinça e o fulcro. A pinça é o ponto entre dois dedos em que iremos aplicar a pressão adequada para controlar a direção de giro da baqueta e o fulcro é o ponto de giro e rebote da baqueta.

( Se vcs estão achando a filosofia acima extrema ou radical, lembrem-se que o Hélio Gracie criou uma filosofia parecida em relação às artes marciais e mudou o curso da história das lutas competitivas com isso. )

Os pontos de transição são referências cruciais, pois neles mudamos da velocidade do pulso pro rebote. O aluno aos poucos vai diminuindo seu 'ponto crítico' que nada mais é do que o ponto entre a velocidade mais rápida do pulso e a mais lenta do rebote. Ou seja, é relativamente fácil tocar rebotes rápidos ou toques de pulso lentos. Então o foco das aulas é de trabalhar a virada de pulso rápida e o rebote muito mais lento do que outros professores se preocupam em ensinar. Desta forma, o baterista em pouco tempo chega num nível ultra avançado de técnica, pois é nos pontos de transição que ele se entrega! É ali que ele demonstra sua inexperiência em termos de controle e agilidade no instrumento.

Após alguns meses de estudo quando o aluno já dominar bem os 7 básicos, podemos passar pro Stick Control e há apenas dois andamentos possiveis para se estudar o livro (depois do término do curso se o aluno quiser estudar o livro em andamentos rápidos sozinho, ele terá plenas condições de faze-lo). Se o aluno tiver a tendência de uma pegada um pouco tensa ou apertada na pinça, o andamento do livro será a mínima = 80. Já se o aluno tiver uma pegada frouxa em que a baqueta as vezes fica caíndo da mão, etc... o andamento trabalhado no livro todo aumentará para a mínima = 108 ou 112. Murray chamava o Stick Control de "o grande condicionador". Este incrível livro com um bom professor, como o próprio título sugere, ensina como dominarmos a baqueta em qualquer circunstância!

Os rudimentos com o Spivack eram SEMPRE aprendidos numa única e exclusiva ordem. Ele chamava este método de "continuity of the strokes", ou seja, continuidade dos toques. Desta forma vc aprende os rudimentos numa maneira gradativa. Um rudimento naturalmente vai levando ao outro, numa sequência lógica seguindo os conceitos acima sobre básicos. Então não se ensina um paradiddle antes do aluno dominar um flam-tap ou ratamacue, pois o paradiddle é um rudimento muito mais sofisticado (mesmo que nele não exista um único flam ou drag!). Nele por exemplo, aplicamos todos os movimentos básicos mencionados acima com a exceção do flam, é claro.

O aluno não deve levar mais de 2 ou 3 anos para aprender tudo. Se neste tempo o aluno não aprendeu a culpa é do professor! Apenas uma vez me atrevi a chegar despreparado para uma aula com o Murray, ele repetiu TUDO da aula prévia e tomei um esporro tão grande que isto NUNCA mais se repetiu. Ele me disse que não havia desculpas, que se eu não estudasse, nada ia acontecer ali e que ele tinha uma lista de espera enorme de alunos prontos para entrarem no meu lugar! Eu trabalhava em LA para me sustentar e minha vida não era fácil, mas aprendi uma lição enorme ali com o Murray. Se não estamos prontos para darmos 110% ali, não vamos nos tornar músicos competitivos num mercado tão difícil! Mesmo que eu tivesse que virar duas noites seguidas antes das aulas, eu nunca mais cheguei despreparado no estúdio do Spivack.

Além de ser o melhor professor que já conheci, Murray era um gentleman. Uma pessoa atenciosa, educada e sempre carregada de ânimo e vitalidade. Sinto muita falta de sua amizade e dos nossos papos sobre os mais variados assuntos. Que Deus o tenha!



Editado por chrisoyens - 30/03/10 as 19:38
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Poxa cara, altamente instrutivo isso que vc contou!

vc pode explicar um pouco mais sobre " os pontos de transição" e a tal "ordem natural dos rudimentos?



Escrevi e saí correndo...
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chrisoyens Ver Drop Down
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Sim claro. Transition points, como o nome sugere, são os pontos em que vc passa do pulso pro rebote e/ou vice e versa. Vou tentar elucidar: quando tocamos temos que tomar decisões inconscientes sobre a nossa técnica. Às vezes, um rebote bem lento é a melhor opçao para dois ghost notes em sequencia, mas os executamos com dois toques de pulso, por medo de arriscar um rebote lento que irá sair mais ou menos. Trabalhar os pontos de transição então significa trabalhar os pontos fracos da nossa técnica: rebotes lentos ou movimentos rápidos com o pulso. Faça um teste vc mesmo: Execute um rulo de cinco toques (5 stroke roll) alternando as mãos, ne? Faça do ultra-lento ao ultra-rápido, se for preciso grave em áudio o que vc está fazendo. Vc verá que quando vc começa a acelerar este rudimento vai acontecer um momento em que ele muda de som - é o ponto de transição! É esta velocidade que vc tem que trabalhar para que o som não mude passando do pulso pro rebote! Assim que eu tenha condições de me filmar, vou postar um vídeo no YouTube demonstrando isto melhor.

A lista de rudimentos eu não passo. Não adianta nada sem um professor familiarizado com o método do Spivack. Porém, quando eu tiver uma filmadora, posso demonstrar o método de continuidade, ok?


Editado por chrisoyens - 30/03/10 as 19:41
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tranquilo... Thumbs Up no problem!
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