Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Método Murray Spivack
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Método Murray Spivack

Responder Responder Página  <1 34567 14>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5.00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
William_Kambau Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 30/08/05
Status: Desconectado
Pontos: 3680
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26/03/11 as 19:53

Opa Chris! Vc poderia falar mais sobre esse movimentos básicos? dar uma detalhada maior sobre eles e como se relacionam?

Fica claro q no método spivack rola uma relação ou combinação entre esses movimentos pra se executar coisas mais complexas... A principio esse termos são familiares... wrist stroke, finger, double, down, up, etc... tb tem outros q se vê por ai como tap, free, full, push pull... é ai q fica a dúvida, pois é até facil se encontrar referencias sobre isso e dos mais variados métodos e interpretações (até já coloquei umas pra vc comentar... hehehe)... mas não se vê muito na "visão" spivack e seus respectivos detalhamentos... mas pode ser q estejamos falando das mesmas coisas... e se não forem as mesmas coisas, seria interessante vc dar uma detalhada nessas diferenças...

é bom lembrar tb q trata-se de um método, uma proposta... e existem outras... acredito q não se trata de uma "oposição" a essa ou aquela maneira de tocar... vejo como uma abertura de mais possibilidades pra se tocar o instrumento com eficiencia...

Editado por William_Kambau - 26/03/11 as 20:01
Links Patrocinados

chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 17/03/10
Pontos: 509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26/03/11 as 23:29
Bom William, o Murray era um cara MUITO prático. O que não funcionava ele pedia pra vc descartar imediatamente. Ele falava que tocar bateria não é sobre velocidade, é sobre controle. 

Controle da direção da baqueta

Controle do volume ao tocar com a baqueta

Controle da força exercida pela baqueta

Controle de andamento

Vc vê pelos chamados toques "básicos" Spivack que citei acima na minha resposta anterior, como a questão toda é muito pragmática e objetiva. Murray considerava termos como "push" e "pull" uma nomenclatura enganosa. Ambos os termos sugerem força, uma para aplicar e outra para extrair. Claro que sou parcial a esta visão, se não eu não iria adotar este método como a minha filosofia de ensino, né? Vejo o toque de descida e toque de subida algo muito mais econômico em termos de movimentos para o aluno do que push ou pull. É a minha visão, mas CLARO, vc tem razão, respeito outros métodos e formas de ensino, apenas não necessariamente representam a filosofia Spivack que para mim é uma filosofia clara, lógica e concisa. Não tinha NENHUM outro professor de técnica em Los Angeles naquela época que liberava o aluno num estágio avançado tecnicamente após dois anos de ensino. Os outros eram eficientes também, mas vi vários alunos que estavam com eles ha 8, 10, 12 anos. Pra mim a questão brilhante no método Spivack é o uso de continuidade. Como um toque vai levando naturalmente ao outro, numa sequência lógica e muito bem explicada. Há muitos caminhos para se chegar ao Monte Fuji, né? Eu apenas defendo que o do método Spivack é coberto de atalhos! Wink
Aulas por Skype: chris.oyens@gmail.com
brunocelestyne Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 21/03/11
Pontos: 732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocelestyne Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/03/11 as 03:55
boa noite, estou alucinado c td que acabei de ler sobre essa tecnica que ate entao nunca tinha ouvido falar, se possivel vc poderia me mandar por e-mail detalhes para se fazer aulas online c vc? abçs...... brunosiriri@hotmail.com
Consultor de Vendas da Empresa Ritmos da Terra.
A Deus seja dado td louvor e honra para sempre.
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/03/11 as 18:58
Oi Bruno, escreva por favor pro meu email que está em letras bem grandes nos meus posts. A idéia deste tópico, com certeza não é de ficar respondendo a pedidos de aulas por aqui. Isso seria maçante para as pessoas interessadas aqui em lerem a respeito da filosofia Spivack de técnica de bateria. Abs
jazzbrazuca Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 06/09/04
Pontos: 1437
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jazzbrazuca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/04/11 as 19:53
Amigo gostei bastante do que li neste post. A mim não vai interressar porque estudo uma metodologia similar e com algumas coisas a mais que não cabe eu ficar comentando. Mas indico a todos tem muita coisa boa a aprender com o Cris, com certeza !
Aulas Particulares para Iniciantes e Intermediarios Araraquara e Região - drmaca@live.com
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/04/11 as 19:55
Ao contrário jazzbrazuca! Gostaria muito de ouvir o que vc estuda e como difere do que descrevo aqui como o método Spivack! Seria interessante compararmos as similaridades e contrastes entre os métodos.
Remy18 Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 28/06/10
Pontos: 240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Remy18 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/04/11 as 00:45
Achei linda a homenagem que você fez no vídeo ao Murray Spivack.
O cara é um Mestre, um génio..
Queria saber
Chris Oyens se ele te passou algum truque sobre afinação..
Abração!

Estudos mostram que o brasileiro caminha 1.440 Km por ano e bebe 86 L de cerveja.
Isso quer dizer que ele faz 16,7 Km por litro!

hugo_stos Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/07/05
Pontos: 2876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugo_stos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/04/11 as 22:54
Originalmente postado por jazzbrazuca jazzbrazuca escreveu:

Amigo gostei bastante do que li neste post. A mim não vai interressar porque estudo uma metodologia similar e com algumas coisas a mais que não cabe eu ficar comentando. Mas indico a todos tem muita coisa boa a aprender com o Cris, com certeza !

Agora fiquei curioso...compartilhe com a gente!
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/05/11 as 16:41
Originalmente postado por Remy18 Remy18 escreveu:

Achei linda a homenagem que você fez no vídeo ao Murray Spivack. Queria saber Chris Oyens se ele te passou algum truque sobre afinação..

Não, Remy18. O Murray tinha 83 anos de idade quando fui estudar com ele. Ele era o primeiro a admitir que em termos de estilo, levadas, viradas, afinação, etc... ele estava muito ultrapassado em relação ao que era considerado como moderno ou inovador na época. Essa humildade não se estendia à parte técnica do instrumento é claro. Sobre isso ele dizia que todos os outros professores ficavam devendo, pois seu método era baseado em lógica e os outros em coisas pré-estabelecidas, em argumentos infundados (com algumas exceções, é claro). Ele tinha um pequeno kit de bateria em seu estúdio, mas eu nunca sentei atrás do kit com ele. Todas as aulas foram no pad e ele nunca conversou comigo sobre afinação. O importante de ressaltar é que por se tratar sempre de uma pegada triangular (apenas 3 dedos em contato com a baqueta), o som dos que adotam a pegada Spivack é muito aberto, bonito, cheio de transientes e harmônicos.

A minha "aula" favorita de afinação, foi quando o saudoso Jeff Porcaro visitou a minha escola em Los Angeles (ele era filho de um dos sócios da escola, o professor Joe Porcaro). Perguntaram pra ele num workshop como ele fazia para afinar sua batera. Ele respondeu, "fico girando a chave de afinar aqui e ali até soar bem!"

Jefferson Merida Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 07/04/10
Pontos: 3299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jefferson Merida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/05/11 as 19:56
Originalmente postado por chrisoyens chrisoyens escreveu:

A minha "aula" favorita de afinação, foi quando o saudoso Jeff Porcaro visitou a minha escola em Los Angeles (ele era filho de um dos sócios da escola, o professor Joe Porcaro). Perguntaram pra ele num workshop como ele fazia para afinar sua batera. Ele respondeu, "fico girando a chave de afinar aqui e ali até soar bem!"

Você estudou na L. A. M. A.??
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez". Jean Cocteau, artista francês
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/05/11 as 20:20
Originalmente postado por Jefferson Merida Jefferson Merida escreveu:

Você estudou na L. A. M. A.??

Acho que depois os sócios Joe Porcaro e Ralph Humphrey acabaram criando essa nova escola, mas na minha época era o P.I.T -- Percussion Institute of Technology.
Virgil Donati Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 19/06/10
Pontos: 77
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Virgil Donati Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/05/11 as 02:08
Fala Chris!

Tenho uma dúvida quanto a esse método. É possível estudá-lo usando uma pegada diferente da passada pelo Spivack(transferindo o fulcro pro dedo médio) ou ele é totalmente dependente dela?

Abraços.

ps. Peço desculpas se alguém já tiver feito essa pergunta. Não lí o tópico todo.
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/05/11 as 08:40
É dependente do fulcro na primeira falange do terceiro dedo, sim. Com esta pegada triangular vc tem menos contato com a baqueta do que outras pegadas, já que quando o "power fulcrum" é usado, normalmente o baterista acaba usando todos os dedos no contato com a baqueta. Na pegada Spivack os dois últimos dedos não fazem contato com a baqueta. Isto proporciona um som muito aberto e repleto de harmônicos e transientes. Sem dúvida é um dos segredos da pegada Spivack, sim. 
Denis Negrini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/11/08
Pontos: 1814
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Denis Negrini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/05/11 as 13:36
grandeeeeee crysoyens !!!!

vem pro sul , fazemos uma aula e depois pegamos umas ondas !!!

ótimo tópico !!!!! parabens !!!
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/05/11 as 17:16
Demorô, demorô Denis! Em Agosto estarei por aí fazendo show com o Krishna Das! Abs
Denis Negrini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/11/08
Pontos: 1814
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Denis Negrini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/05/11 as 18:22
OPA, ANOTA AÍ E ME AVISA A DATA E LOCAL ... BLZ !
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/06/11 as 16:54
Lendo uma LONGA entrevista com o grande Louie Bellson no site do Smithsonian Jazz (http://www.smithsonianjazz.org/oral_histories/pdf/joh_LouieBellson.pdf), encontrei uma pergunta sobre seus estudos com o Murray Spivack. Traduzi a resposta para todos aqui, espero que gostem.

Pergunta: Fale um pouco sobre os seus estudos com o grande Murray Spivack.

Bellson:  Sim. Murray Spivack me passou aquele livro inteiro (Stick Control). Eu achava que era um bom baterista antes de ir estudar com o Murray Spivack. Um amigo me mandou procura-lo. Fui vê-lo em North Hollywood. Ele me disse, "ok, eu quero que você toque para mim no pad de borracha". Ele disse, "toque pra mim um rulo de toques simples. Execute ele bem aberto e depois fechado. Toque pra mim um rulo de 5 toques. De 7 toques. Toque um flam. Flam accent." Isto continuou durante uma meia hora. Aí ele disse, "tá vendo aquela cadeira ali, vá sentar nela". Ele continuou, "quando eu retirar as ' tábuas '  que estão pesando as suas mãos, encontrarei um grande baterista em você, espero".  Eu pensei, puxa eu estava procurando por alguém assim há muito tempo! Eu achava que tocava bem, mas ele realmente me exigiu. Estudei com ele durante alguns anos com eventuais paradas nos nossos estudos. Mantive uma forte amizade com ele até o seu falecimento. Foi um grande professor, um grande músico. Vocês já viram aquele vídeo em que ele me dá uma aula? Uma foto grande na capa do DVD, escrito "Murray Spivack dá Uma Aula Para Louie Bellson. Pois foi o que ele fez! Ele me levou de volta aos básicos. Ele me disse ali logo no início, "execute um toque". Então eu fiz isso. Executei um toque de subida e um de descida. Ele disse, "não, não, não, não, não tá certo! Apenas execute um toque com cada mão". Ele me deu uma bronca e eu fiz questão de deixar na edição final do vídeo. Eu disse, "deixem isso no vídeo, é para simular uma aula afinal de contas". David Garibaldi aparece no vídeo também. pois ele também estudou com o Murray. Quando eu era jovem, os rudimentos me deixavam perplexo. Eu era a favor deles porque tinha ido durante três anos seguidos para Battle Creek, Michigan, e vencido as competições de rudimentos tocando em caixas com esteiras de tripa. Portanto, eu conhecia os rudimentos, mas decorá-los sempre foi complexo até eu conhecer o Murray. Ele realmente me botou nos trinques. 

Editado por chrisoyens - 21/06/11 as 21:20
Rubankatze Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 27/11/09
Pontos: 165
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rubankatze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/06/11 as 21:16
Fantástico!!!Realmente inspirador o Murray e seu método!!!Fé em Deus estarei ai no Rio ano q vem Oyens para pegarmos aquelas aulas!!!

Hugs!!!
Bertoli Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/10/03
Pontos: 911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bertoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/11 as 23:18
Muito boa essa resposta do Louie Bellson.
Tive a oportunidade de morar em LA por 3 meses, mas infelizmente não sabia do método Spivack na época, assim que for para o Rio entro em contato para fazer umas aulas com você caso seja possível.
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/07/11 as 03:11
Originalmente postado por Bertoli Bertoli escreveu:

Tive a oportunidade de morar em LA por 3 meses, mas infelizmente não sabia do método Spivack na época, assim que for para o Rio entro em contato para fazer umas aulas com você caso seja possível.

Quando foi que vc morou em LA? O Murray faleceu em '94 com 91 anos de idade. Eu soube que ele continuou dando aulas até dois meses antes da sua morte! Um fora de série, mesmo!!
Bertoli Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/10/03
Pontos: 911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bertoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/07/11 as 05:39
Originalmente postado por chrisoyens chrisoyens escreveu:

Originalmente postado por Bertoli Bertoli escreveu:

Quando foi que vc morou em LA? O Murray faleceu em '94 com 91 anos de idade. Eu soube que ele continuou dando aulas até dois meses antes da sua morte! Um fora de série, mesmo!!

Infelizmente acabei indo morar lá somente entre 2008/2009, uma cidade fantástica, com um universal musical sem comparação. Infelizmente peguei um pouco da última crise o que acabou impossibilitando eu concretizar alguns planos, como ter aulas com o pessoal do MI e do LAMA.
Alef Oliveira Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 10/01/10
Pontos: 298
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alef Oliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/08/11 as 23:36
E ae Chris,beleza?? Po ,tá sumido, cara!! hehehe Volta ae pra ensinar mais pra gente. Você tem muito a nos ensinar. Some não. 
Abraços.
Estudando eu chego lá!!!
Viniciusmatos Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 15/09/06
Pontos: 382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Viniciusmatos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/08/11 as 00:38
Originalmente postado por Alef Oliveira Alef Oliveira escreveu:

E ae Chris,beleza?? Po ,tá sumido, cara!! hehehe Volta ae pra ensinar mais pra gente. Você tem muito a nos ensinar. Some não. 
Abraços.

Faço das palavras do Alef as minhas...Torcendo pela volta do Chris para compartilhar mais de seu profundo conhecimento nesse que é, para mim, o melhor tópico do fórum!

Pena que a galera é muito mais ligada nos produtos do que nos estudos...
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/08/11 as 03:54
pois é, faz tempo q ele não aparece... ainda tô na expectativa (esperança... hehehe) dele postar uma "aula introdutória" mais detalhada sobre o método e filosofia Spivack... a pegada os toques e tal...

tem alguns membros do fórum q fazem aula com ele, talvez saibam algo...

Editado por William_Kambau - 11/08/11 as 04:15
brunocelestyne Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 21/03/11
Pontos: 732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocelestyne Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/08/11 as 03:59
Originalmente postado por William_Kambau William_Kambau escreveu:

pois é, faz tempo q ele não aparece... ainda tô na expectativa (esperança... hehehe) dele postar uma "aula introdutória" mais detalhada sobre o método e filosofia Spivack... a pegada os toques e tal...

tem alguns membros do fórum q fazem aula com ele, talvez postem algo....
tb estou nessa expectativa....fiquei mt curioso sobre essa tecnica..ate cheguei a mandar um e-mail p ele perguntando sobre as aulas mas no momento to se condiçoes $$$...kkk
Consultor de Vendas da Empresa Ritmos da Terra.
A Deus seja dado td louvor e honra para sempre.
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/08/11 as 04:08
pois é tb tenho vontade de ter aulas com ele, nem q fosse online mesmo... mas ainda tb não tôpodeno... falta tempo, dinheiro... hehehe.. mas organizando melhor as coisas, vou ver se rola no futuro...

Editado por William_Kambau - 11/08/11 as 04:10
Buu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 26/07/11
Pontos: 82
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Buu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/08/11 as 06:35
 Comecei a pesquisar e executar já vi resultados no meu Single stroke roll...

Esse metodo poupa muita energia
Clap

Vai ratificar um problema que tenho com a condução em andamentos rapidos...

Editado por Buu - 11/08/11 as 08:30

ARTUR_DRUMS Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/04/11
Pontos: 1194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARTUR_DRUMS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/08/11 as 11:09
Volte com este tópico que me fez abrir os olhos e me reconhecer após 6 anos de estudo... Minha técnica é quase esta, meu professor me passou algo muito parecido mas não idêntico, apesar de eu ter desenvolvido uma pegada própria e não seguir a risca o que ele me passou, vou rever meus conceitos!!! Abração e muitos aguardam seu retorno!!

Ps: Não tinha visto o tópico ainda (acreditam?!) depois que li a primeira página não conseguir parar e li tudo nessa madrugada toda!! 3 horas (mais ou menos) lendo o tópico todo e vendo alguns vídeos!! To impressionado com o Murray!! Que absurdo!!Shocked   Clap
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/09/11 as 20:11
Resolvi que vou traduzir pro Português a entrevista com o Murray Spivack (1985) que postei aqui da Modern Drummer americana. Acho que isto irá a ajudar quem ainda tiver alguma dúvida de como o método Spivack ajudou tantos bateras. Assim que eu tiver traduzido a entrevista eu coloco por aqui.
lionlucas Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 30/12/08
Pontos: 49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lionlucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/09/11 as 16:38
boaa chris, to no aguardo :)
t1000 Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/02/09
Pontos: 3552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar t1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/09/11 as 16:48
tamo no aguardo ...
chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/09/11 as 00:53

Eis a minha tradução para a entrevista feita pela Modern Drummer americana com o meu professor, Murray Spivack em 1985. Com esta tradução, inauguro o meu blog com informações e dicas sobre o método Spivack. 

http://maosemforma.blogspot.com/2011/09/materia-com-murray-spivack-na-modern.html

Editado por chrisoyens - 29/09/11 as 17:22
lionlucas Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 30/12/08
Pontos: 49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lionlucas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/09/11 as 02:42
legal chris, parabens e obrigado por nos passar essa informação traduzida!
Viniciusmatos Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 15/09/06
Pontos: 382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Viniciusmatos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/09/11 as 03:45
ClapClapClap

Excepcional a matéria, Chris. Dá pra entender, perfeitamente, o seu orgulho de ter estudado com esse Mestre!

Um dos meus sonhos é recomeçar do zero e ir aprendendo os básicos passo a passo... Com essas suas aulas Online vai ser questão de tempo (e dinheiro!!rs) até botar isso em prática...

Enquanto isso, a paixão pelo instrumento me mantém brincando com ele (ou maltradando-o, dependendo do ponto de vista!LOL)!!

Mais uma vez obrigado pela tradução e pelos ensinamentos passados aqui no fórum!

abraço!
Alef Oliveira Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 10/01/10
Pontos: 298
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alef Oliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/09/11 as 05:42
Cara,você realmente é um felizardo de estudar com o Murray. Ele foi um mestre. Manjava muito.
Se Deus quiser e tudo der certo, eu farei aula com você e aprenderei dessa filosofia.
Estudando eu chego lá!!!
Buu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 26/07/11
Pontos: 82
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Buu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/09/11 as 08:22
To com inveja branca do chrisoyens

Guibt Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 11/01/11
Pontos: 237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guibt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20/09/11 as 14:34
Parabéns Chris

Muito legal o post, fiquei curioso para conhecer esta metodologia, confesso que estou precisando muito melhorar minha postura ao tocar, quando tiver grana quem sabe eu não pegue umas aulas!!!

Por acaso não tem nenhum vídeo demonstrando a "transição", "virada de pulso" e a forma que Murray acredita ser melhor de segurar a baqueta?

Vlw por traduzir a entrevista
Abs

chrisoyens Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar chrisoyens Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/09/11 as 17:43
Pois é Guibt, eu lamento, pois já prometi umas duas ou três vezes aqui no Fórum de fazer um vídeo explicando a técnica Spivack. Confesso que já fiz algumas tentativas e não gostei do resultado. Por que? Porque cada aluno é de um jeito, não dá pra generalizar, como também pra cada exercício ou demonstração existem 3 técnicas possíveis! A tradicional, a técnica francesa (ou de tímpano, como eu prefiro chamar) e a alemã (ou de sobremão, como eu prefiro chamar). Cada aluno me apresenta um novo desafio e uma nova forma de explicar a técnica. Alguns tem mãos pequenas, outros tem uma mão que mais se aproxima ao tamanho do meu pé! 

Tem esse ex-aluno do Murray que explica na Web a filosofia Spivack http://youtu.be/h9EfrvNBcgk mas pro meu gosto, não serve. Ele dá até uma razoável apresentação (isto é, se vc não se incomodar com seu sotaque em Inglês meio bizarro da Croácia, ou sei lá de onde o cara é!) de como funciona o fulcro na mão direita, mas logo depois pro meu espanto, ele estraga tudo ao não respeitar uma sobra de baqueta que deveria existir atrás da mão. Portanto, ele está demonstrando um fulcro (ponto de giro da baqueta) sem o peso adequado para a baqueta girar ali!! Não quero cometer esse tipo de gafe. Por isso prefiro explicar cada pergunta que aparecer aqui sem a necessidade de demonstrar. Infelizmente, a demonstração tem que vir no ambiente formal de uma aula, pois cada aluno é de um jeito e a técnica tem que adequar a ele, não o contrário!

Como o Murray disse na entrevista; os pontos de transição são os momentos tocando em que vc passa do pulso para o rebote (e vice versa) na MESMA VELOCIDADE. A forma que ele encontrou para preparar seus alunos para esta situação corriqueira é de ESTICAR bem a velocidade de pulso para algumas aulas depois, voltar atrás no metrônomo e trabalhar a velocidade LENTA do rebote. Em termos práticos, isto significa que no caso específico dos toques duplos (executados como semicolcheias) eu tenho de 72 até 138 (na semínima, como marca de metrônomo) para transitar entre o pulso e o rebote confortavelmente. Isto quer dizer que a pessoa (mesmo sentada ao meu lado) não irá sentir ou ouvir qualquer diferença no meu som enquanto eu fizer essa transição.

A virada de pulso, como o próprio nome indica é um movimento de pulso para executar o toque. A virada de pulso neste método indica que vc irá PARTIR E PARAR numa posição BAIXA. Não existe nada parecido com o chamado "free stroke" na filosofia Spivack, pois se vc for parar lá no alto, vc vai criar um vício que te impossibilita o uso de atalhos como os toques de subida e rebote.

Editado por chrisoyens - 21/09/11 as 17:49
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21/09/11 as 20:54
entendo sua preocupação Chris... lendo todo topico, acredito q vc já deu uma ideia de como funciona a metodologia... acho q uns videos funcionariam mais como um recurso visual para o entendimento (e tb pq tem gente q tem preguiça de ler... hahaha)... vc até fez isso com os videos q colocou como do wackerman, do buddy rich e o bellson...

o q vc talvez possa fazer é dar uma revisada no tópico todo e compilar em alguns posts (talvez uma serie de x partes) o "conteúdo" de forma mais organizada para o entendimento e acrescentando na estrutura do conteúdo os comentários posteriores q sugiram a partir das duvidas colocadas no tópico ou das q vc ja ouviu nas suas experiencias ensinando... 

uma coisa legal q tem no video do jojo mayer é ele tenta mostrar os erros mais comuns..aquele "não faca isso" e "pq de fazer ou não fazer" ajuda muito pra entendimento do q se esta explicando...  esse conceito é bacana pra video aula...

acho q talvez vc poderia fazer é apresentar aquilo q não muda independente das variáveis e focar naquilo q englobe mais possibilidades ao tocar bateria...

mas, no geral de tudo q foi falado no topico.... eu vejo q tem 3 temas  q poderiam ser abordados com videos:

a pegada q seria a tradicional (pq propoe q em cada mão tem um jeito de segurar baqueta.. não sei, mas acredito q numa pegada simétrica seria só repetir o se faz com a mão virada pra baixo.. talvez complicaria um pouco ao falar de flams usando a tradicional, mas ai vc vê ai um jeito... hehehe... talvez mostrando numa pegada simétrica tb)  e a francesa (q acredito q tenha tenha alguams diferenças)... ou só a alemã mesmo q acredito é a mais comum, eu acho...

e depois a apresentação dos toques (acredito q seja o duplo, o simples e o flam)   e os 7 movimentos basicos q vc citou anteriormente (melhor se forem comentados)... 

e uma ideia da conceito de continuidade (o pq q não se aprende alguma coisa antes da outra)...  

imagino q seria mais ou menos oq vc apresentaria em um workshop... e a partir disso acho até q poderiam o fixar tópico...

e ai se vc quiser apresentar alguns exercicios e tal... hehehe... seria otimo tb, mas ai é com vc se acha q é uma boa... eu acho q o importante como introdução e apresentação seria mais a metodologia sendo explicada mesclando pratica e teoria... até pq, a partir de uma metodologia de qq coisa naturalmente surgem variações de entendimento, visões, adaptações, métodos, tecnicas e isso não tem como ter muito controle... (o croata lá é bom exemplo disso q eu quero dizer, alias, acho até q tem um video q ele mostra uma mistura de moeller com spivack...).. acho q o vc pode fazer é deixar a sua, baseada no vc aprendeu com o próprio Murray Spivack...

Editado por William_Kambau - 21/09/11 as 21:11
Thalles Drums Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 17/11/09
Pontos: 834
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Thalles Drums Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22/09/11 as 03:09
Po Chris, adorei poder conhecer um pouco mais!

Estou muito curioso com mais coisas a respeito dessa metodologia, um dia quando tiver $ pretendo pegar aulas ctg!

Obrigado por compartilhar!

Abraços,

Thalles
 Responder Responder Página  <1 34567 14>
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 15.223 segundos.