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Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos!

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guiamericano Ver Drop Down
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    Postado: 09/02/10 as 08:15
então galera, eu vi a necessidade de um tópico que falasse bem sobre esse assunto...
procurei aqui no fórum e não achei, e como acho que a teoria musical faz uma BOA parte do conceito da bateria, aqui vai...
a gnt tava discutindo isso num tópico, mas como o tópico era meio antigo, e tava meio sem acesso, achei interessante criar um aqui pra galera ir aprendendo... vou pegar as principais idéias e vou acrescentando algumas coisas;

o que são figuras rítmicas? semínima, mínima e etc?
bom, toda nota tem que ter uma intensidade concordam? por exemplo, uma nota tem que durar um certo tempo, pra uma outra ser tocada. e pra essas durações foram criadas figuram rítmicas que vão determinar o tempo que essas notas vão durar!
existem 7 figuras rítmicas com diferentes tempos de duração!
a figura rítmica que durava mais tempo era a breve, que foi futuramentes extinta por ser de tempo muito extenso...
e então se tem as figuras:
- semibreve
- mínima
- semínima
- colcheia
- semicolcheia
- fusa
- semifusa
essas figuras vão ter um tempo de duração em relação a semibreve, que é a figura que tem o maior tempo de duração

o que são aqueles númerozinhos do lado de fora do compasso? 5/4, 6/8, 4/4?
então, esses númerozinhos x/y que a gnt nunca entende nada, tem uma explicação!
num compasso x/y por exemplo.
x: vai determinar o número de tempos que vai se ter no compasso, por exemplo, num compasso 4/4 vc vai ter 4 tempos!
y: vai determinar a figura rítmica que vai "comandar" os tempos que são tocados; por exemplo, num compasso 4/4 quem vai comandar vai ser a semínima, que equivale a 1/4 da semibreve, que é a maior nota de duração! porque vai tudo sendo dividido!
(é a maneira mais fácil e interativa que eu descobri até hoje para se entender essa história)
por exemplo:
em relação a semibreve, as figuras vão valer:

a mínima 1/2 (da semibreve)
a semínima 1/4 (da semibreve);
a colcheia 1/8(da semibreve);
a semicolcheia 1/16(da semibreve);
a fusa 1/32(da semibreve); 
e a semifusa 1/64(da semibreve).

então esse é o macete! e decidi trazer isso aqui pra vcs;
o número de cima vai ser o número de tempos, e o de baixo a figura que vai comandar os tempos!
por exemplo, se fosse um compasso (popular) 4/4, que figura comandaria?
a semínima! só olhar aqui em cima! ela não vale 1/4 da semibreve? então, vc vê o 4, já lembra de 1/4, e 1/4 é semínima!
se fosse um compasso 5/8, qual comandaria?
a colcheia! olha lá em cima, ela não vale 1/8 do valor da semibreve? então, aí vc já lembra! que é 1/8, e 1/8 é a colcheia!
as vezes isso pode ser relativo, por exemplo, em compassos compostos, o x/8 não vai ser EXCLUSIVAMENTE a colcheia que vai comandar, por exemplo:
num compasso 6/8, quem vai comandar o tempo vai ser uma semínima pontuada, ou seja... quando uma nota é pontuada, é ela mais metade de seu valor, por exemplo aqui em baixo, é uma semínima pontuada que vai comandar o tempo, vai ser ela mais metade do valor dela que é uma colcheia:
pode se afirmar também (não é errado) que a colcheia vai comandar os 6 tempos também!
mas como 3 colcheias são uma semínima pontuada, então dá no mesmo Thumbs Up

pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo:


 2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

logo o compasso que duas semínimas pontuadas completam o tempo vai ser de 6/8.
pra passar um "composto pro simples" e conferir se o compasso é composto, basta realizar o contrário (tempos dividido por 3 e unidade dividida por 2. Se der certo, é composto. Se não, é simples).

se levarmos em conta as notas que o compõem podemos dividi-los em simples e compostos. Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser bináriosternáriosquaternários.

* Os Compassos simples são aqueles em que cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração de 1/4 (uma semínima) cada.

* Os Compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em colcheias) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias(2 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima pontuada). acho que essa é a principal diferença! mas pra saber "matematicamente" essa diferença, nós fazemos a conta já explicada lá em cima!

agora, os compassos, binários, terciários, e quaternários:

Compasso binário

Célula rítmica formada por dois tempos. O pulso é forte - fraco, ou seja, o primeiro tempo do compasso é forte e o segundo é fraco. Um ritmo binário pode ser simples ou composto. Exemplos de binários simples são os compassos 2/8, 2/4, 2/2. Alguns exemplos de binário composto são 6/4 6/8, 6/16, desde que haja divisão binária;


Compasso ternário

Métrica formada por três tempos. Também o ternário pode ser simples (por exemplo 3/4, 3/2) ou composto (como 9/8, 9/16, sempre em divisão ternária);


Compasso quaternário

Compõe-se de quatro tempos. Pode ser formada pela aglomeração de dois binários, simples ou compostos. A aglomeração pode ser notada quando o primeiro tempo é acentuado, segundo e quarto são fracos e o terceiro tem intensidade intermediária.

São alguns exemplos de compasso quaternário simples 4/2, 4/4, 4/8, 4/16. De quaternários compostos, podemos citar 12/4, 12/8, 12/16.


bom, é isso aí galera! quis criar o tópico pra ajudar a galera que tem um pouco de dificuldade nesse assunto, e se tiverem dúvidas, podem perguntar, que se não for eu, a galera do fórum vai ajudar também!

aqui vai um quadro com as figura rítmicas pra entenderem melhor Wink
com as pausas! (que é o valor negativo, ou seja quando a nota não for tocada)

contribuições:
- denismiranda: que discutiu (pacificamente) comigo no outro tópico, e me fez acrescentar aqui a idéias dos compassos compostos e simples(inclusive, algumas idéias de compasso composto e simples aqui são dele);
- nandrummer: que me lembrou da mínima que eu tinha esquecido de citar no outro tópico, e provavelmente ia esquecer de citar aqui também LOL

Abração bateras! e se algum modera ou adm achar o tópico útil, e quiser fixar, sintam-se a vontade Wink
se eu tiver esquecido de citar algo, e alguém acrescentar aqui, podem falar que eu edito aqui rapidinho!

Abs.


Editado por guiamericano - 26/02/10 as 01:31
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Ronailton Ver Drop Down
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muito bacana esse seu estudo
manero gostei pude aprender muito valeu!!
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denismiranda Ver Drop Down
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Yeah! Tá ali a figurinha que eu fiz! HAHA
Mas com os devidos créditos!
Eu sou meio prego, mas tento ajudar na medida do possível!

Abraço!
DENIS MIRANDA
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guiamericano Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ronailton Ronailton escreveu:

muito bacana esse seu estudo
manero gostei pude aprender muito valeu!!
opa cara, que bom que gostou!
valeu!
abração! boas batucadas
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guiamericano Ver Drop Down
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Originalmente postado por denismiranda denismiranda escreveu:

Yeah! Tá ali a figurinha que eu fiz! HAHA
Mas com os devidos créditos!
Eu sou meio prego, mas tento ajudar na medida do possível!

Abraço!
aahahaha, exaaato!
não é prego não cara, dá pra aturar LOL
to zuando

Abs.
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Joey Bida Ver Drop Down
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Cara, eu sei ler uma partitura, mas não sei essa parada de compasso 4/4 por exemplo...
Tem uma coisa que eu queria saber uma coisa... Tipo... No primeiro 4 é o número de tempos que tem no compasso, e no segundo 4 é o número de notas que eu vou bater por tempo ?
Eu tenho uma revista que explica tudo certinho, menos essa parte... Isso foi o que eu entendi, to perguntando aqui pra ter certeza.

MUITO BOM O TÓPICO, PARABÉNS PELA INICIATIVA !


Editado por Joey Bida - 09/02/10 as 22:09


@JoeyBida - Follow me...
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Nando Rondelli Ver Drop Down
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Então Joey, é assim:
O denominador (nº de baixo), determina em quantas partes vc deve dividir a semibreve (figura de maior duração), para obter a unidade de tempo.
Então um compasso "x"/4, terá como unidade de tempo a semínima, que vale 1/4 de uma semibreve.
Compasso "x"/2, terá como unidade de tempo a mínima que vale metade de uma semibreve... e por aí vai
O nº de cima indica justamente quantos tempos terá o compasso.
Então um compasso 4/4 terá 4 semínimas, um compasso 5/4 terá semínimas, um 7/8 terá 7 colcheias, um 19/16 terá 19 semicolcheias... assim por diante.
 
A fórmula de compasso não indica o "nº de notas que eu irei bater por tempo", ela indica qual a unidade de tempo e a duração do compasso (baseado nessa unidade)
Wink
Curtindo cada batida imperfeita

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Joey Bida Ver Drop Down
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Originalmente postado por Nandrummer Nandrummer escreveu:

Então Joey, é assim:
O denominador (nº de baixo), determina em quantas partes vc deve dividir a semibreve (figura de maior duração), para obter a unidade de tempo.
Então um compasso "x"/4, terá como unidade de tempo a semínima, que vale 1/4 de uma semibreve.
Compasso "x"/2, terá como unidade de tempo a mínima que vale metade de uma semibreve... e por aí vai
O nº de cima indica justamente quantos tempos terá o compasso.
Então um compasso 4/4 terá 4 semínimas, um compasso 5/4 terá semínimas, um 7/8 terá 7 colcheias, um 19/16 terá 19 semicolcheias... assim por diante.
 
A fórmula de compasso não indica o "nº de notas que eu irei bater por tempo", ela indica qual a unidade de tempo e a duração do compasso (baseado nessa unidade)
Wink

Puta merda, valew, cara ! Agora entendi certinho !

Brigadão mesmo !


@JoeyBida - Follow me...
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guiamericano Ver Drop Down
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Originalmente postado por Joey Bida Joey Bida escreveu:

Cara, eu sei ler uma partitura, mas não sei essa parada de compasso 4/4 por exemplo...
Tem uma coisa que eu queria saber uma coisa... Tipo... No primeiro 4 é o número de tempos que tem no compasso, e no segundo 4 é o número de notas que eu vou bater por tempo ?
Eu tenho uma revista que explica tudo certinho, menos essa parte... Isso foi o que eu entendi, to perguntando aqui pra ter certeza.

MUITO BOM O TÓPICO, PARABÉNS PELA INICIATIVA !
opa cara! primeiramente valeu Thumbs Up
então esse negócio de bater 4 vezes quando o número for quatro, bater oito vezes quando for 8, é muuuuuito relativo, e muitos professores de escolas particulares tão explicando isso, mas é errado!
e bom... eu tava escrevendo aqui, mas como eu recebi o email, e o nandrummer já respondeu, então tá ok Thumbs Up e é isso mesmo, o número não vai ser o número de vezes que vc vai tocar por tempo, e sim a figura rítmica que tá comandando a duração de cada tempo, como os exemplos que o nandrummer deu aí!
abração joey, valeu aí!
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Nando Rondelli Ver Drop Down
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Originalmente postado por guiamericano guiamericano escreveu:

bater 4 vezes quando o número for quatro, bater oito vezes quando for 8, é muuuuuito relativo, e muitos professores de escolas particulares tão explicando isso, mas é errado!
 
 
Nossa, como assim, aonde estão explicando isso? Dizer quantas notas se deve tocar, baseado na fórmula de compasso?? Isso não existe, a fórmula de compasso nada mais é do que uma orientação para a leitura da partitura... então tudo que eu escrever em 4/4, tenho que tocar 4 notas?? Ouch
Se for desse jeito que eu entendi... caso alguém aqui ouça isso do professor, abra a porta e corra imediatamente sem olhar para trás...LOL


Editado por Nandrummer - 09/02/10 as 22:30
Curtindo cada batida imperfeita

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guiamericano Ver Drop Down
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Originalmente postado por Nandrummer Nandrummer escreveu:

Originalmente postado por guiamericano guiamericano escreveu:

bater 4 vezes quando o número for quatro, bater oito vezes quando for 8, é muuuuuito relativo, e muitos professores de escolas particulares tão explicando isso, mas é errado!
 
 
Nossa, como assim, aonde estão explicando isso? Dizer quantas notas se deve tocar, baseado na fórmula de compasso?? Isso não existe, a fórmula de compasso nada mais é do que uma orientação para a leitura da partitura... então tudo que eu escrever em 4/4, tenho que tocar 4 notas?? Ouch
Se for desse jeito que eu entendi... caso alguém aqui ouça isso do professor, abra a porta e corra imediatamente sem olhar para trás...LOL
cara, EXATAMENTE! na verdade, eles meio que dizem tipo, se for tipo, semínima, vou tocar uma nota, se for colcheia, duas, semicolcheia 4...
eu discuti isso com meu professor de batera! que os professores de escola particular, tão ensinando isso! e quando eu vi, o meu professor da minha escola, tava falando isso!! e aí eu comecei a discutir com ele, e ele viu que tava errado Wink ÔÔÔ SENSAÇÃO BOA!!
sacou? fiquei indignado também!
LOL


Editado por guiamericano - 09/02/10 as 22:38
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William_Kambau Ver Drop Down
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Boa iniciativa cara!

... só acho q o título do tópico poderia ser menos especifico para ser mais acessado pelos os q não sabem ler partituras... e acho q faltou lá no começo, explicar o que é o compasso em si, a nota e o tempo. Talvez a tabela com figura/pausa/nome/unidade devesse ficar mais proxima daquela parte que fala das relações com a semibreve. (Oq vcs acham?)



Outra coisa q sinto falta quando procuro material para entender partituras é q nunca falam das possíveis formas "abreviadas" de se apresentar os compassos com as figuras... ai vc ve um troço diferente de como vc aprendeu e fica mais dificil de entender (uma vez eu vi umas coisas no site da vickfirth q nao entendi anda...to procurando aqui, mas ainda não achei novamente).


Editado por William_Kambau - 13/02/10 as 18:24
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Bocao Ver Drop Down
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Valeu meu irmão! Dificilmente encontramos a explicação certinha como foi feita. Muitos bateras tem dificuldade em explicar. Esse tópico tirou minhas dúvidas. Vou copiar para o meu caderno de música. Parabéns e obrigado!
Abraço Grande. Afonso Bocão
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Grande Gui!!!!!!!
Pode crer meu velho, eu nunca vi uma explicação tão simples e objetiva com relação ao compassos e subdivisões.

Pra ficar melhor, só faltou um vídeo demonstrando com um metronomo a duração de cada figura, pra galera mais nova entender melhor.

Ficou muito bom. Parabéns e valeu pela contribuição.

Abração
Humildade é a palavra que nos faz ir mais longe!
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Originalmente postado por William_Kambau William_Kambau escreveu:

Boa iniciativa cara!

... só acho q o título do tópico poderia ser menos especifico para ser mais acessado pelos os q não sabem ler partituras... e acho q faltou lá no começo, explicar o que é o compasso em si, a nota e o tempo. Talvez a tabela com figura/pausa/nome/unidade devesse ficar mais proxima daquela parte que fala das relações com a semibreve. (Oq vcs acham?)



Outra coisa q sinto falta quando procuro material para entender partituras é q nunca falam das possíveis formas "abreviadas" de se apresentar os compassos com as figuras... ai vc ve um troço diferente de como vc aprendeu e fica mais dificil de entender (uma vez eu vi umas coisas no site da vickfirth q nao entendi anda...to procurando aqui, mas ainda não achei novamente).
fala cara!
então, é que isso já é um pouquinho mais avançado sacou? então, não teria muita lógica botar o que é nota, compasso, porque pro cara entender tudo isso que tá falando lá em cima, é tipo "pré-requisito" saber essas coisinhas básicas, sacou? mas sei lá, se a galera quiser eu boto isso lá em cima Wink
e que título vc sugere? porque eu tentei pensar e não achei um melhor...
mas valeu aí cara!

abração!
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Originalmente postado por Bocao Bocao escreveu:

Valeu meu irmão! Dificilmente encontramos a explicação certinha como foi feita. Muitos bateras tem dificuldade em explicar. Esse tópico tirou minhas dúvidas. Vou copiar para o meu caderno de música. Parabéns e obrigado!
opa cara! brigadão velho! Thumbs Up
fico feliz que tenha te ajudado! qualquer coisa tamo aí!
abração!! valeu mesmo!
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guiamericano Ver Drop Down
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Originalmente postado por Daniel Ortiz Daniel Ortiz escreveu:

Grande Gui!!!!!!!
Pode crer meu velho, eu nunca vi uma explicação tão simples e objetiva com relação ao compassos e subdivisões.

Pra ficar melhor, só faltou um vídeo demonstrando com um metronomo a duração de cada figura, pra galera mais nova entender melhor.

Ficou muito bom. Parabéns e valeu pela contribuição.

Abração
ooopa parcero!! valeu cara Thumbs Up
que bom que vc curtiu cara! que bom mesmo!
vou ver se consigo providenciar esse vídeo aí!
brigadão aí velho!

abração!!
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Parabéns Guiamaricano, tópico excelente. Bem claro na sua explicação. O Nandrumer deu uma boa colaboração também.

Agora galera, me tirem uma dúvida: alguns de vocês comentaram sobre professores que dizem ser necessário x quantidade de notas em x compasso. Mas, não é necessário que, por exemplo, no hi-hat, ou no bumbo, a soma das figuras postas devam corresponder o compasso que está sendo utilizado?

Certo...isso não quer dizer tocar a mesma quantidade de notas, mas as figuras utilizadas devem ser somadas de modo a corresponder ao compasso utilizado, certo ou errado?

Abraço galera, e novamente parabéns pelo tópico.
BAL
Mais um nordestino: Conceição do Coité, Bahia.
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William_Kambau Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar William_Kambau Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/02/10 as 19:17
Originalmente postado por guiamericano guiamericano escreveu:

Originalmente postado por William_Kambau William_Kambau escreveu:

Boa iniciativa cara!

... só acho q o título do tópico poderia ser menos especifico para ser mais acessado pelos os q não sabem ler partituras... e acho q faltou lá no começo, explicar o que é o compasso em si, a nota e o tempo. Talvez a tabela com figura/pausa/nome/unidade devesse ficar mais proxima daquela parte que fala das relações com a semibreve. (Oq vcs acham?)



Outra coisa q sinto falta quando procuro material para entender partituras é q nunca falam das possíveis formas "abreviadas" de se apresentar os compassos com as figuras... ai vc ve um troço diferente de como vc aprendeu e fica mais dificil de entender (uma vez eu vi umas coisas no site da vickfirth q nao entendi anda...to procurando aqui, mas ainda não achei novamente).
fala cara!
então, é que isso já é um pouquinho mais avançado sacou? então, não teria muita lógica botar o que é nota, compasso, porque pro cara entender tudo isso que tá falando lá em cima, é tipo "pré-requisito" saber essas coisinhas básicas, sacou? mas sei lá, se a galera quiser eu boto isso lá em cima Wink
e que título vc sugere? porque eu tentei pensar e não achei um melhor...
mas valeu aí cara!

abração!


hehehee...boa pergunta cara...hehehe...to rachando a kbça pra pensar em algo aqui, mas tá dificil... o q acha de "O básico sobre partituras e leitura rítimica"...hehehe.. se eu pensar em algo melhor eu posto depois....

esse tópico ta bom pra fixar, o q acham?


Editado por William_Kambau - 14/02/10 as 19:17
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Originalmente postado por Bal_Drummest Bal_Drummest escreveu:

Parabéns Guiamaricano, tópico excelente. Bem claro na sua explicação. O Nandrumer deu uma boa colaboração também.

Agora galera, me tirem uma dúvida: alguns de vocês comentaram sobre professores que dizem ser necessário x quantidade de notas em x compasso. Mas, não é necessário que, por exemplo, no hi-hat, ou no bumbo, a soma das figuras postas devam corresponder o compasso que está sendo utilizado?

Certo...isso não quer dizer tocar a mesma quantidade de notas, mas as figuras utilizadas devem ser somadas de modo a corresponder ao compasso utilizado, certo ou errado?

Abraço galera, e novamente parabéns pelo tópico.
BAL
primeiramente valeu pelos elogios Bal_Drummest! brigadão mesmo;
então cara, não sei se entendi bem sua pergunta...
mas olha, no compasso, as notas deveram durar um certo tempo, que a figura que comanda o tempo vai "permitir" sacou? tipo, quando vc soma, o valor das notas, ela tem que dar, por exemplo, as 5 colcheias do que o compasso 5/8 ", oferece" sacou? não pode nem sobrar, e nem passar esse limite! Wink
é isso mesmo que vc perguntou?
qualquer coisa grita aê! LOL
abração!
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guiamericano Ver Drop Down
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Originalmente postado por William_Kambau William_Kambau escreveu:

Originalmente postado por guiamericano guiamericano escreveu:

Originalmente postado por William_Kambau William_Kambau escreveu:

Boa iniciativa cara!

... só acho q o título do tópico poderia ser menos especifico para ser mais acessado pelos os q não sabem ler partituras... e acho q faltou lá no começo, explicar o que é o compasso em si, a nota e o tempo. Talvez a tabela com figura/pausa/nome/unidade devesse ficar mais proxima daquela parte que fala das relações com a semibreve. (Oq vcs acham?)



Outra coisa q sinto falta quando procuro material para entender partituras é q nunca falam das possíveis formas "abreviadas" de se apresentar os compassos com as figuras... ai vc ve um troço diferente de como vc aprendeu e fica mais dificil de entender (uma vez eu vi umas coisas no site da vickfirth q nao entendi anda...to procurando aqui, mas ainda não achei novamente).
fala cara!
então, é que isso já é um pouquinho mais avançado sacou? então, não teria muita lógica botar o que é nota, compasso, porque pro cara entender tudo isso que tá falando lá em cima, é tipo "pré-requisito" saber essas coisinhas básicas, sacou? mas sei lá, se a galera quiser eu boto isso lá em cima Wink
e que título vc sugere? porque eu tentei pensar e não achei um melhor...
mas valeu aí cara!

abração!


hehehee...boa pergunta cara...hehehe...to rachando a kbça pra pensar em algo aqui, mas tá dificil... o q acha de "O básico sobre partituras e leitura rítimica"...hehehe.. se eu pensar em algo melhor eu posto depois....

esse tópico ta bom pra fixar, o q acham?
hummm, pode ser!
vou tentar pensar também num nome! e se a gnt não achar um melhor, a gnt bota esse aí!
e pô eu pilho de fixar também Thumbs Up
o problema, é algum modera aparecer aqui por estas bandas LOL
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Também acho que é um tópico super interessante e deveria ser fixo. Porém não sei se seria possível. Vamos continuar a conversar e tirar as dúvidas pois é difícil encontrar algum lugar em que possamos ver diversas opiniões sobre o assunto. Boa iniciativa. Valeu.
Abraço Grande. Afonso Bocão
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pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo:


 2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

logo o compasso que duas semínimas completam o tempo vai ser de 6/8.

Peraí, 2/4 é igual a 6/8??
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Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo:


 2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

logo o compasso que duas semínimas completam o tempo vai ser de 6/8.

Peraí, 2/4 é igual a 6/8??
NÃÃÃO!
Pera lá!
Pra calcular o composto, fazemos isso. Ok, calculamos o composto.
Mas o Gui esqueceu de falar que a figura do composto é a semínima Pontuada!
Aí pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, tem essa conta louca aí, sacou?
Logo, no 2/4 são 2 semínimas, enquanto no 6/8 são duas semínimas pontuadas (1 semínima e meia, digamos).

Abraço!
DENIS MIRANDA
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Originalmente postado por denismiranda denismiranda escreveu:

Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo:


 2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

logo o compasso que duas semínimas completam o tempo vai ser de 6/8.

Peraí, 2/4 é igual a 6/8??
NÃÃÃO!
Pera lá!
Pra calcular o composto, fazemos isso. Ok, calculamos o composto.
Mas o Gui esqueceu de falar que a figura do composto é a semínima Pontuada!
Aí pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, tem essa conta louca aí, sacou?
Logo, no 2/4 são 2 semínimas, enquanto no 6/8 são duas semínimas pontuadas (1 semínima e meia, digamos).

Abraço!


Ah sim! Eu já ia pular da janela, meu mundo caiu! Me assustei quando li isso.
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Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Originalmente postado por denismiranda denismiranda escreveu:

Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo:


 2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

logo o compasso que duas semínimas completam o tempo vai ser de 6/8.

Peraí, 2/4 é igual a 6/8??
NÃÃÃO!
Pera lá!
Pra calcular o composto, fazemos isso. Ok, calculamos o composto.
Mas o Gui esqueceu de falar que a figura do composto é a semínima Pontuada!
Aí pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, tem essa conta louca aí, sacou?
Logo, no 2/4 são 2 semínimas, enquanto no 6/8 são duas semínimas pontuadas (1 semínima e meia, digamos).

Abraço!


Ah sim! Eu já ia pular da janela, meu mundo caiu! Me assustei quando li isso.

Caramba, nota-se que você é uma pessoa com muita auto-estima!
HAHAHAHAHAHAHAHAHA
DENIS MIRANDA
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Originalmente postado por denismiranda denismiranda escreveu:

Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

Originalmente postado por denismiranda denismiranda escreveu:

Originalmente postado por Larry Mullen Larry Mullen escreveu:

pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo:


 2   x3 = 6 
 4   x2 = 8

logo o compasso que duas semínimas completam o tempo vai ser de 6/8.

Peraí, 2/4 é igual a 6/8??
NÃÃÃO!
Pera lá!
Pra calcular o composto, fazemos isso. Ok, calculamos o composto.
Mas o Gui esqueceu de falar que a figura do composto é a semínima Pontuada!
Aí pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, tem essa conta louca aí, sacou?
Logo, no 2/4 são 2 semínimas, enquanto no 6/8 são duas semínimas pontuadas (1 semínima e meia, digamos).

Abraço!


Ah sim! Eu já ia pular da janela, meu mundo caiu! Me assustei quando li isso.

Caramba, nota-se que você é uma pessoa com muita auto-estima!
HAHAHAHAHAHAHAHAHA


Uehaueuauahh!! Claro que é zuação po! Mas assustou mesmo!
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EDITADO Thumbs Up realmente, esqueci de botar lá!

LARRY DESESPERADO? LOL calma larry! eahoiehoaiheoiaei
RACHEI AQUI!

Abs.


Editado por guiamericano - 20/02/10 as 07:49
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Originalmente postado por Bocao Bocao escreveu:

Também acho que é um tópico super interessante e deveria ser fixo. Porém não sei se seria possível. Vamos continuar a conversar e tirar as dúvidas pois é difícil encontrar algum lugar em que possamos ver diversas opiniões sobre o assunto. Boa iniciativa. Valeu.
pô valeu cara!

eu acho que se a gnt der uma pilhadinha, eles fixam Thumbs Up
mas aí a galera tem que mostrar um interesse e tal, eu acho..
eu também acho que devia ser fixo, não falo isso por ser um tópico meu, e sim por ser útil aqui na área de aulas e estudos, pra galera que quiser tirar dúvidas sobre esse assunto!
é isso aê!

Abs. 
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Boooa iniciativa, realmente estava faltando algo parecido no site... Alô moderadores, rsrs
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Originalmente postado por Edybatera Edybatera escreveu:

Boooa iniciativa, realmente estava faltando algo parecido no site... Alô moderadores, rsrs
opa cara Big smile
valeu aê! brigadão!
vamo vê se os moderas fixam aí! tomara que fizem pra galera vir tirar dúvida aqui e tal!

abração!
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Fixado! Wink
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aêêê!
valeu vini Thumbs Up
agora a galera vai poder tirar as dúvidas por aqui!
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Muito bom, obrigado por atender nosso pedido, e que tal agora a gente ver uns videozinhos na prática como é heim??
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Bocao Ver Drop Down
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Uma coisa que eu ainda não entendi(dentre várias rsrsrs): Qual a importância em definirmos os compassos em simples e compostos e quando está indicado fazer a conversão entre eles como foi mostrado anteriormente?

Afonso Bocão
Abraço Grande. Afonso Bocão
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Originalmente postado por Edybatera Edybatera escreveu:

Muito bom, obrigado por atender nosso pedido, e que tal agora a gente ver uns videozinhos na prática como é heim??
pois é cara, eu tô voltando pro Brasil hoje!
vou ver se me arranjo com esses vídeos lá! por enquanto, vou ver se acho alguns no youtube mesmo, que já faciita pra galera!
é iso aê, valeu pela sugestão edybatera!
ABRAÇÃO!
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Originalmente postado por Bocao Bocao escreveu:

Uma coisa que eu ainda não entendi(dentre várias rsrsrs): Qual a importância em definirmos os compassos em simples e compostos e quando está indicado fazer a conversão entre eles como foi mostrado anteriormente?

Afonso Bocão
fala bocão, beleza cara?
então, não sei se entendi tão bem sua pergunta, mas vou tentar explicar...

é importante a gnt definir os compassos em simples e compostos pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, pra quando a gnt for escrever, e estudar algumas pausas, se ocorrerem no compasso, sabemos qual pausa usar, qual tempo fica cada nota e etc...
e quanto mais profundo sabermos sobre teoria musical, melhor músicos seremos!
nós podemos organizar os compassos de duas formas...
se levarmos em conta as notas que o compõem podemos dividi-los em simples e compostos. Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser bináriosternáriosquaternários ou complexos. mas isso é um pouco mais pra frente!
 os compassos simples são aqueles em que cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração de 1/4 (uma semínima) cada.
 os compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em colcheias) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias(2 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima pontuada). acho que essa é a principal diferença! mas pra saber "matematicamente" essa diferença, nós fazemos a conta já explicada lá em cima!
ou seja, além de mais um recurso que vc tem, vc pode se "organizar" musicalmente, também! e poder sempre diferenciar os compassos simples dos compostos!
não existe uma importância propriamente dita, entende? a importância está em saber a estrutura deles, e saber diferenciá-los... não vou conseguir explicar a importância tão bem, não vou conseguir me expressar, mas talvez alguém por aqui consiga fazer vc entender isso melhor!

ah! está indicado vc fazer a conversão, quando vc estiver em dúvida se o compasso é simples ou composto Thumbs Up

Abs.

ps.: se eu tiver esquecido de citar alguma coisa, ou tiver me expressado mal em alguma parte, podem corrigir pelos posts mesmo!


Editado por guiamericano - 26/02/10 as 01:29
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aí galera!
dei umas editadas, e acrescentei, compassos binários, terciários e quaternários, pra poder o mudar o título pra:
"Figuras rítmicas e o básico sobre compassos", gostaram desse título? ou preferiam o outro?
acrescentei mais umas coisinhas também Thumbs Up
dêem uma olhada lá!

@bocao
dá mais uma lida agora cara! que acho que vc vai conseguir entender melhor sobre a importância dos compassos simples e compostos Wink

Abs.


Editado por guiamericano - 18/07/10 as 06:52
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Originalmente postado por guiamericano guiamericano escreveu:

Originalmente postado por Bocao Bocao escreveu:

Uma coisa que eu ainda não entendi(dentre várias rsrsrs): Qual a importância em definirmos os compassos em simples e compostos e quando está indicado fazer a conversão entre eles como foi mostrado anteriormente?

Afonso Bocão
 os compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em colcheias) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias (4 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima pontuada). 

É isso aí mesmo!
Só acredito que o  gui se equivocou  ali onde eu destaquei em vermelho: Ali deveria estar escrito "DUAS semínimas pontuadas", porque:
1 semínima pontuada = 1 semínima + ½ semínima (ou 1 colcheia), logo 3 colcheias, sacou?
Abraço!
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Valeu pela explicação! Só conseguimos entender mesmo com muita conversa. Uma das coisas que pega prá mim é definir os compassos de uma música apenas ouvindo (eu sei que estou no início). Dá a impressão que todas as músicas são 4/4. O que eu quis perguntar anteriormente sobre a importância em definir os compassos foi em relação à definição no ato de compor ( a particularidade de cada compasso em relação ao andamento da música - se tem relação com a quantidade de notas naquele trecho, daí vc muda a fórmula durante a música. Não sei se me fiz entender. Valeu!
Abraço Grande. Afonso Bocão
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