Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos! |
Responder ![]() |
Página <123 |
Autor | |
phzin ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Visitar página dos Membros
Adicionar para Lista de Amigos
Avançados ![]() ![]() Cadastrado em: 05/07/05 Localização: Brazil Status: Desconectado Pontos: 320 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Há algum tempo atrás, fiz um tópico aqui só sobre quiálteras, procurei aqui e achei! quem tiver uma dúvida, pode perguntar por lá!
|
|
![]() |
|
Links Patrocinados | |
![]() |
|
t1000 ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Experts ![]() ![]() Cadastrado em: 15/02/09 Localização: RJ Status: Desconectado Pontos: 3552 |
Eu misturo a budega toda : Contagem de compassos , tipos de figuras ritmicas e Compassos , nem sei por onde começar a consertar isso ... :)
|
|
![]() |
|
Matheus Santana ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Experts ![]() ![]() Cadastrado em: 23/03/10 Localização: Vitória Status: Desconectado Pontos: 3315 |
Num tem essa de consertar... Ou você aprendeu ou não. Oque você tem que fazer é ler tudo de novo com calma e pondo em pratica. |
|
![]() |
|
Blackstorm ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Iniciantes ![]() ![]() Cadastrado em: 19/06/11 Localização: Guarulhos Status: Desconectado Pontos: 8 |
Olá Gostaria de saber onde encontro ensino de partitura bateria com alguns arquivos MIDIs. Estou tentando aprender sozinho, sei q seria mto mais fácil com a ajuda de um professor mas nao tenho condições no momento, então tento aprender a ler as figuras mas tenho mtas vezes dificuldades por falta de um arquivo de áudio para confirmar se o q eu interpretei na leitura esta realmente certo e tirar duvidas com relação a prática da partitura. Na seção "estudos" do site achei poucas lições com arquivo em áudio para ouvir os exercícios e exemplos. Desculpem, não sei se esse seria o tópico certo mas se puderem me ajudar agradeço mto. Vlw
|
|
![]() |
|
decoteixeira ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Iniciantes ![]() ![]() Cadastrado em: 07/08/13 Localização: Santos Status: Desconectado Pontos: 17 |
Olá amigo.
Respondendo sua pergunta, a questão de identificarmos compassos simples e compostos se resolve unicamente na subdivisão rítmica de cada um deles. Se formos analisar o compasso 2/4, teremos um compasso de dois tempos onde a semínima é a unidade de tempo. Ou seja, se nos utilizarmos só de colcheias para preenchermos este compasso, o preencheremos com quatro colcheias, duas a cada tempo. Já no compasso composto, devemos levar em conta que a figura que irá mandar no tempo é a semínima pontuada! Ou seja, seu valor equivale a três colcheias! Portanto, para preenchermos um compasso 6/8, necessitaremos de dois grupos de três colcheias! Um exemplo na prática é ouvir o nosso querido samba, que na sua grande maioria é tocado em 2/4, e o Blues, que em sua grande maioria também, é tocado em 6/8 ou 12/8! Espero ter contribuído! Abs!
|
|
André Teixeira
Músico Profissional e Professor contato@decoteixeira.com www.deco-teixeira.com |
|
![]() |
|
Enviar Mensagem Privada
Iniciantes ![]() ![]() Cadastrado em: 07/08/13 Localização: Santos Status: Desconectado Pontos: 17 |
Amigos,
Criei um tópico relacionado somente a estudo de teorias musicais! Me coloco a disposição de todos para esclarecermos dúvidas juntos! Abraços! Editado por decoteixeira - 10/08/13 as 22:20 |
|
André Teixeira
Músico Profissional e Professor contato@decoteixeira.com www.deco-teixeira.com |
|
![]() |
|
Enviar Mensagem Privada
Olá meu amigo,
Se você já domina a leitura em outras claves, não há grande diferença para bateria, a não ser que, na leitura da clave de percussão, não estaremos tratando de alturas definidas, e sim de "partes" da batera a serem tocadas! Me envie um email solicitando exatamente o que você quer, e encaminho uma resposta com todas as informações necessárias ao seu estudo! Grande Abraço! |
|
André Teixeira
|
![]() |
|
Enviar Mensagem Privada
Curti a definição! hahahahaha Quiálteras nada mais são do que agrupamentos de notas cuja duração não pertence a divisão natural do compasso! Se pegarmos por exemplo um compasso 4/4, podemos encaixar uma semínima a cada tempo, duas colcheias, quatro semicolcheias, e assim vai. E se eu quiser encaixar três colcheias? Ferrou-se? NÃO!!! É ai que entram as quiálteras! Só não podemos esquecer de indicar isso na partitura! Agrupamos as três, cinco, sete (sei lá) colcheias ou outras figuras e indicamos abrindo um colchete deitado da primeira a última e escrevendo o número total de notas dentro desse agrupamento!
|
|
André Teixeira
|
![]() |
|
Enviar Mensagem Privada
Tem como consertar sim! Começa primeiro revendo o conceito de tempo e compasso! Fixa bem isso na sua cabeça! O conceito de fórmula de compasso é essencial pra esse estudo seguir adiante. Quanto a duração de figuras rítmicas, você tem que pensar em uma progressão geométrica. Colocando por exemplo a semínima valendo um tempo: Semínima = 1 ; Colcheia = 1/2 ; Semicolcheia = 1/4 ; Mínima = 2 (E assim por diante..) Pra praticar legal sua leitura rítmica, sugiro que você estude o Pozzoli. Faça com calma e devagar, procurando entender com clareza cada figura e sua respectiva duração! Espero ter ajudado em algo! Abs!
|
|
André Teixeira
|
![]() |
|
viniciusnunez ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Iniciantes ![]() Cadastrado em: 26/12/10 Localização: br Status: Desconectado Pontos: 97 |
Muito bom!
|
|
Vinicius Núñez. Prof. de Bateria na Z/L de São Paulo e pelo Skype (viniciusnunez).
|
|
![]() |
|
Eng. aeronáutico ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Iniciantes ![]() Cadastrado em: 27/08/14 Status: Desconectado Pontos: 11 |
Olá...estou com uma dúvida, talvez elementar demais...mas vamos lá....em músicas 4/4, e que tenha, por exemplo 16 compassos em uma parte dela, como saber que estou no compasso 16??? Vou contando até 16 os compassos? Porque normalmente contamos 4 compassos, e voltamos a contar 1 até o quarto compasso. Tem algum macete que não conheço???
Agradeço a ajuda!!! Abs.
|
|
![]() |
|
Eng. aeronáutico ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Iniciantes ![]() Cadastrado em: 27/08/14 Status: Desconectado Pontos: 11 |
Olá...estou com uma dúvida, talvez elementar demais...mas vamos lá....em músicas 4/4, e que tenha, por exemplo 16 compassos em uma parte dela, como saber que estou no compasso 16??? Vou contando até 16 os compassos? Porque normalmente contamos 4 compassos, e voltamos a contar 1 até o quarto compasso. Tem algum macete que não conheço???
Agradeço a ajuda!!! Abs.
|
|
![]() |
|
Eric Spagnuolo ![]() Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Avançados ![]() ![]() Cadastrado em: 12/02/14 Localização: São Caetano do Status: Desconectado Pontos: 220 |
Em um compasso 4/4 contamos 4 tempos de semínima para formar um compasso, então pelo que eu entendi a gente conta até 4 o tempo, para formar um compasso
Acredito que não tenha um macete secreto, é questão de saber qual tempo que está mesmo, talvez lendo a partitura fique bem mais fácil, ou com um metrônomo contar nas acentuações, aí é só contar até 16 haha Na minha cabeça música é conta, não adianta, sempre vai ter que contar
|
|
Ezekiel diz:
Resultado: fui obrigado a usar o matched durante o ensaio todo. Campanhas: #EzekielVemProMatched - #Matched4life - #Matched>Traditional |
|
![]() |
Responder ![]() |
Página <123 |
Tweet
|
Ir para o Fórum | Permissões do Fórum ![]() Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |