Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos!
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos!

Responder Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 05/07/05
Status: Desconectado
Pontos: 320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phzin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/07/12 as 03:22
Há algum tempo atrás, fiz um tópico aqui só sobre quiálteras, procurei aqui e achei! quem tiver uma dúvida, pode perguntar por lá! 

P.H Barcellos

Endorsee:

Links Patrocinados

t1000 Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/02/09
Pontos: 3553
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar t1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/11/12 as 14:11
Eu misturo a budega toda : Contagem de compassos , tipos de figuras ritmicas e Compassos , nem sei por onde começar a consertar isso ... :)
Matheus Santana Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/03/10
Pontos: 3315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Santana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/11/12 as 17:30

Originalmente postado por t1000 t1000 escreveu:

Eu misturo a budega toda : Contagem de compassos , tipos de figuras ritmicas e Compassos , nem sei por onde começar a consertar isso ... :)

Num tem essa de consertar... Ou você aprendeu ou não.

Oque você tem que fazer é ler tudo de novo com calma e pondo em pratica.

Blackstorm Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 19/06/11
Pontos: 8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Blackstorm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/11/12 as 19:22
Olá
Gostaria de saber onde encontro ensino de partitura bateria com alguns arquivos MIDIs.
Estou tentando aprender sozinho, sei q seria mto mais fácil com a ajuda de um professor mas nao tenho condições no momento, então tento aprender a ler as figuras mas tenho mtas vezes dificuldades por falta de um arquivo de áudio para confirmar se o q eu interpretei na leitura esta realmente certo e tirar duvidas com relação a prática da partitura. Na seção "estudos" do site achei poucas lições com arquivo em áudio para ouvir os exercícios e exemplos.
Desculpem, não sei se esse seria o tópico certo mas se puderem me ajudar agradeço mto.

Vlw
decoteixeira Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 07/08/13
Pontos: 17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/08/13 as 22:16
Olá amigo.

Respondendo sua pergunta, a questão de identificarmos compassos simples e compostos se resolve unicamente na subdivisão rítmica de cada um deles.

Se formos analisar o compasso 2/4, teremos um compasso de dois tempos onde a semínima é a unidade de tempo. Ou seja, se nos utilizarmos só de colcheias para preenchermos este compasso, o preencheremos com quatro colcheias, duas a cada tempo.

Já no compasso composto, devemos levar em conta que a figura que irá mandar no tempo é a semínima pontuada! Ou seja, seu valor equivale a três colcheias! Portanto, para preenchermos um compasso 6/8, necessitaremos de dois grupos de três colcheias!

Um exemplo na prática é ouvir o nosso querido samba, que na sua grande maioria é tocado em 2/4, e o Blues, que em sua grande maioria também, é tocado em 6/8 ou 12/8!

Espero ter contribuído!
Abs!
André Teixeira
Músico Profissional e Professor
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/08/13 as 22:18
Amigos,

Criei um tópico relacionado somente a estudo de teorias musicais! Me coloco a disposição de todos para esclarecermos dúvidas juntos!

Abraços!

Editado por decoteixeira - 10/08/13 as 22:20
André Teixeira
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/08/13 as 22:19
Originalmente postado por Blackstorm Blackstorm escreveu:

Olá
Gostaria de saber onde encontro ensino de partitura bateria com alguns arquivos MIDIs.
Estou tentando aprender sozinho, sei q seria mto mais fácil com a ajuda de um professor mas nao tenho condições no momento, então tento aprender a ler as figuras mas tenho mtas vezes dificuldades por falta de um arquivo de áudio para confirmar se o q eu interpretei na leitura esta realmente certo e tirar duvidas com relação a prática da partitura. Na seção "estudos" do site achei poucas lições com arquivo em áudio para ouvir os exercícios e exemplos.
Desculpem, não sei se esse seria o tópico certo mas se puderem me ajudar agradeço mto.

Vlw

Olá meu amigo,

Se você já domina a leitura em outras claves, não há grande diferença para bateria, a não ser que, na leitura da clave de percussão, não estaremos tratando de alturas definidas, e sim de "partes" da batera a serem tocadas!

Me envie um email solicitando exatamente o que você quer, e encaminho uma resposta com todas as informações necessárias ao seu estudo!

Grande Abraço!
André Teixeira
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/08/13 as 22:23
Originalmente postado por BaterinhaChurch BaterinhaChurch escreveu:

Quialtra ( em uma explicação bem diferente segundo um professor meu) é quando você está em casa e faz comida para você e sua esposa, e de repente o vizinho vem para uma visita...

Espaço para 2 pessoas e você ganha um entrometido de brinde kkkk

Curti a definição! hahahahaha

Quiálteras nada mais são do que agrupamentos de notas cuja duração não pertence a divisão natural do compasso!

Se pegarmos por exemplo um compasso 4/4, podemos encaixar uma semínima a cada tempo, duas colcheias, quatro semicolcheias, e assim vai.

E se eu quiser encaixar três colcheias? Ferrou-se? NÃO!!! 
É ai que entram as quiálteras!

Só não podemos esquecer de indicar isso na partitura! Agrupamos as três, cinco, sete (sei lá) colcheias ou outras figuras e indicamos abrindo um colchete deitado da primeira a última e escrevendo o número total de notas dentro desse agrupamento!
André Teixeira
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com
Iniciantes
Iniciantes

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/08/13 as 22:27
Originalmente postado por t1000 t1000 escreveu:

Tem como consertar sim!

Começa primeiro revendo o conceito de tempo e compasso! Fixa bem isso na sua cabeça! O conceito de fórmula de compasso é essencial pra esse estudo seguir adiante.

Quanto a duração de figuras rítmicas, você tem que pensar em uma progressão geométrica. Colocando por exemplo a semínima valendo um tempo:

Semínima = 1 ; Colcheia = 1/2 ; Semicolcheia = 1/4 ; Mínima = 2 (E assim por diante..)

Pra praticar legal sua leitura rítmica, sugiro que você estude o Pozzoli. Faça com calma e devagar, procurando entender com clareza cada figura e sua respectiva duração!

Espero ter ajudado em algo!
Abs!
André Teixeira
contato@decoteixeira.com
www.deco-teixeira.com
viniciusnunez Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 26/12/10
Pontos: 97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusnunez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/11/13 as 06:38
Muito bom!
Vinicius Núñez. Prof. de Bateria na Z/L de São Paulo e pelo Skype (viniciusnunez).
Eng. aeronáutico Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 27/08/14
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eng. aeronáutico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/02/15 as 21:50
Olá...estou com uma dúvida, talvez elementar demais...mas vamos lá....em músicas 4/4, e que tenha, por exemplo 16 compassos em uma parte dela, como saber que estou no compasso 16??? Vou contando até 16 os compassos? Porque normalmente contamos 4 compassos, e voltamos a contar 1 até o quarto compasso. Tem algum macete que não conheço???
Agradeço a ajuda!!!
Abs.
Eng. aeronáutico Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 27/08/14
Pontos: 11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eng. aeronáutico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/02/15 as 21:51
Olá...estou com uma dúvida, talvez elementar demais...mas vamos lá....em músicas 4/4, e que tenha, por exemplo 16 compassos em uma parte dela, como saber que estou no compasso 16??? Vou contando até 16 os compassos? Porque normalmente contamos 4 compassos, e voltamos a contar 1 até o quarto compasso. Tem algum macete que não conheço???
Agradeço a ajuda!!!
Abs.
Eric Spagnuolo Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 12/02/14
Pontos: 209
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eric Spagnuolo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/02/15 as 14:42
Em um compasso 4/4 contamos 4 tempos de semínima para formar um compasso, então pelo que eu entendi a gente conta até 4 o tempo, para formar um compasso

Acredito que não tenha um macete secreto, é questão de saber qual tempo que está mesmo, talvez lendo a partitura fique bem mais fácil, ou com um metrônomo contar nas acentuações, aí é só contar até 16 haha

Na minha cabeça música é conta, não adianta, sempre vai ter que contar
Ezekiel diz:
Resultado: fui obrigado a usar o matched durante o ensaio todo.

Campanhas: #EzekielVemProMatched - #Matched4life - #Matched>Traditional
 Responder Responder Página  <123
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.062 segundos.