Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos! |
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Postado: 09/02/10 as 08:15 |
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então galera, eu vi a necessidade de um tópico que falasse bem sobre esse assunto...
procurei aqui no fórum e não achei, e como acho que a teoria musical faz uma BOA parte do conceito da bateria, aqui vai... a gnt tava discutindo isso num tópico, mas como o tópico era meio antigo, e tava meio sem acesso, achei interessante criar um aqui pra galera ir aprendendo... vou pegar as principais idéias e vou acrescentando algumas coisas; o que são figuras rítmicas? semínima, mínima e etc? bom, toda nota tem que ter uma intensidade concordam? por exemplo, uma nota tem que durar um certo tempo, pra uma outra ser tocada. e pra essas durações foram criadas figuram rítmicas que vão determinar o tempo que essas notas vão durar! existem 7 figuras rítmicas com diferentes tempos de duração! a figura rítmica que durava mais tempo era a breve, que foi futuramentes extinta por ser de tempo muito extenso... e então se tem as figuras: - semibreve - mínima - semínima - colcheia - semicolcheia - fusa - semifusa essas figuras vão ter um tempo de duração em relação a semibreve, que é a figura que tem o maior tempo de duração o que são aqueles númerozinhos do lado de fora do compasso? 5/4, 6/8, 4/4? então, esses númerozinhos x/y que a gnt nunca entende nada, tem uma explicação! num compasso x/y por exemplo. o x: vai determinar o número de tempos que vai se ter no compasso, por exemplo, num compasso 4/4 vc vai ter 4 tempos! o y: vai determinar a figura rítmica que vai "comandar" os tempos que são tocados; por exemplo, num compasso 4/4 quem vai comandar vai ser a semínima, que equivale a 1/4 da semibreve, que é a maior nota de duração! porque vai tudo sendo dividido! (é a maneira mais fácil e interativa que eu descobri até hoje para se entender essa história) por exemplo: em relação a semibreve, as figuras vão valer: a mínima 1/2 (da semibreve) a semínima 1/4 (da semibreve); a colcheia 1/8(da semibreve); a semicolcheia 1/16(da semibreve); a fusa 1/32(da semibreve); e a semifusa 1/64(da semibreve). então esse é o macete! e decidi trazer isso aqui pra vcs; o número de cima vai ser o número de tempos, e o de baixo a figura que vai comandar os tempos! por exemplo, se fosse um compasso (popular) 4/4, que figura comandaria? a semínima! só olhar aqui em cima! ela não vale 1/4 da semibreve? então, vc vê o 4, já lembra de 1/4, e 1/4 é semínima! se fosse um compasso 5/8, qual comandaria? a colcheia! olha lá em cima, ela não vale 1/8 do valor da semibreve? então, 8 aí vc já lembra! que é 1/8, e 1/8 é a colcheia! as vezes isso pode ser relativo, por exemplo, em compassos compostos, o x/8 não vai ser EXCLUSIVAMENTE a colcheia que vai comandar, por exemplo: num compasso 6/8, quem vai comandar o tempo vai ser uma semínima pontuada, ou seja... quando uma nota é pontuada, é ela mais metade de seu valor, por exemplo aqui em baixo, é uma semínima pontuada que vai comandar o tempo, vai ser ela mais metade do valor dela que é uma colcheia: ![]() pode se afirmar também (não é errado) que a colcheia vai comandar os 6 tempos também! mas como 3 colcheias são uma semínima pontuada, então dá no mesmo ![]() pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo: 2 x3 = 6 4 x2 = 8 logo o compasso que duas semínimas pontuadas completam o tempo vai ser de 6/8. pra passar um "composto pro simples" e conferir se o compasso é composto, basta realizar o contrário (tempos dividido por 3 e unidade dividida por 2. Se der certo, é composto. Se não, é simples). se levarmos em conta as notas que o compõem podemos dividi-los em simples e compostos. Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser binários, ternários, quaternários. * Os Compassos simples são aqueles em que cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração de 1/4 (uma semínima) cada. * Os Compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em colcheias) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias(2 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima pontuada). acho que essa é a principal diferença! mas pra saber "matematicamente" essa diferença, nós fazemos a conta já explicada lá em cima! agora, os compassos, binários, terciários, e quaternários: Compasso binárioCélula rítmica formada por dois tempos. O pulso é forte - fraco, ou seja, o primeiro tempo do compasso é forte e o segundo é fraco. Um ritmo binário pode ser simples ou composto. Exemplos de binários simples são os compassos 2/8, 2/4, 2/2. Alguns exemplos de binário composto são 6/4 6/8, 6/16, desde que haja divisão binária; Compasso ternárioMétrica formada por três tempos. Também o ternário pode ser simples (por exemplo 3/4, 3/2) ou composto (como 9/8, 9/16, sempre em divisão ternária); Compasso quaternárioCompõe-se de quatro tempos. Pode ser formada pela aglomeração de dois binários, simples ou compostos. A aglomeração pode ser notada quando o primeiro tempo é acentuado, segundo e quarto são fracos e o terceiro tem intensidade intermediária. São alguns exemplos de compasso quaternário simples 4/2, 4/4, 4/8, 4/16. De quaternários compostos, podemos citar 12/4, 12/8, 12/16. bom, é isso aí galera! quis criar o tópico pra ajudar a galera que tem um pouco de dificuldade nesse assunto, e se tiverem dúvidas, podem perguntar, que se não for eu, a galera do fórum vai ajudar também! aqui vai um quadro com as figura rítmicas pra entenderem melhor ![]() com as pausas! (que é o valor negativo, ou seja quando a nota não for tocada) ![]() contribuições: - denismiranda: que discutiu (pacificamente) comigo no outro tópico, e me fez acrescentar aqui a idéias dos compassos compostos e simples(inclusive, algumas idéias de compasso composto e simples aqui são dele); - nandrummer: que me lembrou da mínima que eu tinha esquecido de citar no outro tópico, e provavelmente ia esquecer de citar aqui também ![]() Abração bateras! e se algum modera ou adm achar o tópico útil, e quiser fixar, sintam-se a vontade ![]() se eu tiver esquecido de citar algo, e alguém acrescentar aqui, podem falar que eu edito aqui rapidinho! Abs. Editado por guiamericano - 26/02/10 as 01:31 |
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muito bacana esse seu estudo
manero gostei pude aprender muito valeu!!
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denismiranda ![]() Perfil do Membro
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Yeah! Tá ali a figurinha que eu fiz! HAHA
Mas com os devidos créditos! Eu sou meio prego, mas tento ajudar na medida do possível! Abraço!
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DENIS MIRANDA
CANSADO |
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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opa cara, que bom que gostou! valeu! abração! boas batucadas
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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aahahaha, exaaato! não é prego não cara, dá pra aturar ![]() to zuando Abs.
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Joey Bida ![]() Perfil do Membro
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Cara, eu sei ler uma partitura, mas não sei essa parada de compasso 4/4 por exemplo...
Tem uma coisa que eu queria saber uma coisa... Tipo... No primeiro 4 é o número de tempos que tem no compasso, e no segundo 4 é o número de notas que eu vou bater por tempo ? Eu tenho uma revista que explica tudo certinho, menos essa parte... Isso foi o que eu entendi, to perguntando aqui pra ter certeza. MUITO BOM O TÓPICO, PARABÉNS PELA INICIATIVA !
Editado por Joey Bida - 09/02/10 as 22:09 |
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Nando Rondelli ![]() Perfil do Membro
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Então Joey, é assim:
O denominador (nº de baixo), determina em quantas partes vc deve dividir a semibreve (figura de maior duração), para obter a unidade de tempo.
Então um compasso "x"/4, terá como unidade de tempo a semínima, que vale 1/4 de uma semibreve.
Compasso "x"/2, terá como unidade de tempo a mínima que vale metade de uma semibreve... e por aí vai
O nº de cima indica justamente quantos tempos terá o compasso.
Então um compasso 4/4 terá 4 semínimas, um compasso 5/4 terá semínimas, um 7/8 terá 7 colcheias, um 19/16 terá 19 semicolcheias... assim por diante.
A fórmula de compasso não indica o "nº de notas que eu irei bater por tempo", ela indica qual a unidade de tempo e a duração do compasso (baseado nessa unidade)
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Joey Bida ![]() Perfil do Membro
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Puta merda, valew, cara ! Agora entendi certinho ! Brigadão mesmo !
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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opa cara! primeiramente valeu ![]() então esse negócio de bater 4 vezes quando o número for quatro, bater oito vezes quando for 8, é muuuuuito relativo, e muitos professores de escolas particulares tão explicando isso, mas é errado! e bom... eu tava escrevendo aqui, mas como eu recebi o email, e o nandrummer já respondeu, então tá ok ![]() abração joey, valeu aí!
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Nando Rondelli ![]() Perfil do Membro
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Nossa, como assim, aonde estão explicando isso? Dizer quantas notas se deve tocar, baseado na fórmula de compasso?? Isso não existe, a fórmula de compasso nada mais é do que uma orientação para a leitura da partitura... então tudo que eu escrever em 4/4, tenho que tocar 4 notas??
![]() Se for desse jeito que eu entendi... caso alguém aqui ouça isso do professor, abra a porta e corra imediatamente sem olhar para trás... ![]() Editado por Nandrummer - 09/02/10 as 22:30 |
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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cara, EXATAMENTE! na verdade, eles meio que dizem tipo, se for tipo, semínima, vou tocar uma nota, se for colcheia, duas, semicolcheia 4... eu discuti isso com meu professor de batera! que os professores de escola particular, tão ensinando isso! e quando eu vi, o meu professor da minha escola, tava falando isso!! e aí eu comecei a discutir com ele, e ele viu que tava errado ![]() sacou? fiquei indignado também! ![]() Editado por guiamericano - 09/02/10 as 22:38 |
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William_Kambau ![]() Perfil do Membro
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Boa iniciativa cara!
... só acho q o título do tópico poderia ser menos especifico para ser mais acessado pelos os q não sabem ler partituras... e acho q faltou lá no começo, explicar o que é o compasso em si, a nota e o tempo. Talvez a tabela com figura/pausa/nome/unidade devesse ficar mais proxima daquela parte que fala das relações com a semibreve. (Oq vcs acham?) Outra coisa q sinto falta quando procuro material para entender partituras é q nunca falam das possíveis formas "abreviadas" de se apresentar os compassos com as figuras... ai vc ve um troço diferente de como vc aprendeu e fica mais dificil de entender (uma vez eu vi umas coisas no site da vickfirth q nao entendi anda...to procurando aqui, mas ainda não achei novamente). Editado por William_Kambau - 13/02/10 as 18:24 |
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Bocao ![]() Perfil do Membro
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Valeu meu irmão! Dificilmente encontramos a explicação certinha como foi feita. Muitos bateras tem dificuldade em explicar. Esse tópico tirou minhas dúvidas. Vou copiar para o meu caderno de música. Parabéns e obrigado!
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Abraço Grande. Afonso Bocão
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Daniel Ortiz ![]() Perfil do Membro
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Grande Gui!!!!!!!
Pode crer meu velho, eu nunca vi uma explicação tão simples e objetiva com relação ao compassos e subdivisões. Pra ficar melhor, só faltou um vídeo demonstrando com um metronomo a duração de cada figura, pra galera mais nova entender melhor. Ficou muito bom. Parabéns e valeu pela contribuição. Abração |
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Humildade é a palavra que nos faz ir mais longe!
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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fala cara! então, é que isso já é um pouquinho mais avançado sacou? então, não teria muita lógica botar o que é nota, compasso, porque pro cara entender tudo isso que tá falando lá em cima, é tipo "pré-requisito" saber essas coisinhas básicas, sacou? mas sei lá, se a galera quiser eu boto isso lá em cima ![]() e que título vc sugere? porque eu tentei pensar e não achei um melhor... mas valeu aí cara! abração!
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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opa cara! brigadão velho! ![]() fico feliz que tenha te ajudado! qualquer coisa tamo aí! abração!! valeu mesmo!
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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ooopa parcero!! valeu cara ![]() que bom que vc curtiu cara! que bom mesmo! vou ver se consigo providenciar esse vídeo aí! brigadão aí velho! abração!!
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Bal ![]() Perfil do Membro
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Parabéns Guiamaricano, tópico excelente. Bem claro na sua explicação. O Nandrumer deu uma boa colaboração também.
Agora galera, me tirem uma dúvida: alguns de vocês comentaram sobre professores que dizem ser necessário x quantidade de notas em x compasso. Mas, não é necessário que, por exemplo, no hi-hat, ou no bumbo, a soma das figuras postas devam corresponder o compasso que está sendo utilizado? Certo...isso não quer dizer tocar a mesma quantidade de notas, mas as figuras utilizadas devem ser somadas de modo a corresponder ao compasso utilizado, certo ou errado? Abraço galera, e novamente parabéns pelo tópico. BAL |
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Mais um nordestino: Conceição do Coité, Bahia.
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William_Kambau ![]() Perfil do Membro
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hehehee...boa pergunta cara...hehehe...to rachando a kbça pra pensar em algo aqui, mas tá dificil... o q acha de "O básico sobre partituras e leitura rítimica"...hehehe.. se eu pensar em algo melhor eu posto depois.... esse tópico ta bom pra fixar, o q acham? Editado por William_Kambau - 14/02/10 as 19:17 |
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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primeiramente valeu pelos elogios Bal_Drummest! brigadão mesmo; então cara, não sei se entendi bem sua pergunta... mas olha, no compasso, as notas deveram durar um certo tempo, que a figura que comanda o tempo vai "permitir" sacou? tipo, quando vc soma, o valor das notas, ela tem que dar, por exemplo, as 5 colcheias do que o compasso 5/8 ", oferece" sacou? não pode nem sobrar, e nem passar esse limite! ![]() é isso mesmo que vc perguntou? qualquer coisa grita aê! ![]() abração!
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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hummm, pode ser! vou tentar pensar também num nome! e se a gnt não achar um melhor, a gnt bota esse aí! e pô eu pilho de fixar também ![]() o problema, é algum modera aparecer aqui por estas bandas
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Bocao ![]() Perfil do Membro
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Também acho que é um tópico super interessante e deveria ser fixo. Porém não sei se seria possível. Vamos continuar a conversar e tirar as dúvidas pois é difícil encontrar algum lugar em que possamos ver diversas opiniões sobre o assunto. Boa iniciativa. Valeu.
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Abraço Grande. Afonso Bocão
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Larry Mullen ![]() Perfil do Membro
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pra passar de um compasso simples pro composto basta multiplicar o tempo por 3, e a unidade por 2, tipo: 2 x3 = 6 4 x2 = 8 logo o compasso que duas semínimas completam o tempo vai ser de 6/8. Peraí, 2/4 é igual a 6/8?? |
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U2 theknutz.com
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denismiranda ![]() Perfil do Membro
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NÃÃÃO! Pera lá! Pra calcular o composto, fazemos isso. Ok, calculamos o composto. Mas o Gui esqueceu de falar que a figura do composto é a semínima Pontuada! Aí pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, tem essa conta louca aí, sacou? Logo, no 2/4 são 2 semínimas, enquanto no 6/8 são duas semínimas pontuadas (1 semínima e meia, digamos). Abraço!
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DENIS MIRANDA
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Larry Mullen ![]() Perfil do Membro
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Ah sim! Eu já ia pular da janela, meu mundo caiu! Me assustei quando li isso. |
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denismiranda ![]() Perfil do Membro
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Caramba, nota-se que você é uma pessoa com muita auto-estima! HAHAHAHAHAHAHAHAHA
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DENIS MIRANDA
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Uehaueuauahh!! Claro que é zuação po! Mas assustou mesmo! |
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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EDITADO
![]() LARRY DESESPERADO? ![]() RACHEI AQUI! Abs.
Editado por guiamericano - 20/02/10 as 07:49 |
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pô valeu cara! eu acho que se a gnt der uma pilhadinha, eles fixam ![]() mas aí a galera tem que mostrar um interesse e tal, eu acho.. eu também acho que devia ser fixo, não falo isso por ser um tópico meu, e sim por ser útil aqui na área de aulas e estudos, pra galera que quiser tirar dúvidas sobre esse assunto! é isso aê! Abs.
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Boooa iniciativa, realmente estava faltando algo parecido no site... Alô moderadores, rsrs
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opa cara ![]() valeu aê! brigadão! vamo vê se os moderas fixam aí! tomara que fizem pra galera vir tirar dúvida aqui e tal! abração!
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Fixado!
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Ex-Moderador: Nov. 2009/Fev. 2012
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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aêêê!
valeu vini ![]() agora a galera vai poder tirar as dúvidas por aqui!
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Edybatera ![]() Perfil do Membro
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Muito bom, obrigado por atender nosso pedido, e que tal agora a gente ver uns videozinhos na prática como é heim??
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Bocao ![]() Perfil do Membro
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Uma coisa que eu ainda não entendi(dentre várias rsrsrs): Qual a importância em definirmos os compassos em simples e compostos e quando está indicado fazer a conversão entre eles como foi mostrado anteriormente?
Afonso Bocão
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Abraço Grande. Afonso Bocão
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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pois é cara, eu tô voltando pro Brasil hoje! vou ver se me arranjo com esses vídeos lá! por enquanto, vou ver se acho alguns no youtube mesmo, que já faciita pra galera! é iso aê, valeu pela sugestão edybatera! ABRAÇÃO!
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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fala bocão, beleza cara? então, não sei se entendi tão bem sua pergunta, mas vou tentar explicar... é importante a gnt definir os compassos em simples e compostos pra saber quando o compasso "x/8" valerá "x" tempos ou de colcheia ou de semínima pontuada, pra quando a gnt for escrever, e estudar algumas pausas, se ocorrerem no compasso, sabemos qual pausa usar, qual tempo fica cada nota e etc... e quanto mais profundo sabermos sobre teoria musical, melhor músicos seremos! nós podemos organizar os compassos de duas formas... se levarmos em conta as notas que o compõem podemos dividi-los em simples e compostos. Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser binários, ternários, quaternários ou complexos. mas isso é um pouco mais pra frente! os compassos simples são aqueles em que cada unidade de tempo corresponde à duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração de 1/4 (uma semínima) cada. os compassos compostos são aqueles em que cada unidade de tempo é subdividida em três notas, cuja duração é definida pelo denominador da fórmula de compasso. Por exemplo, no compasso 6/8, o denominador indica que uma semibreve foi dividida em 8 partes (em colcheias) e o numerador indica quantas figuras preenchem o compasso, ou seja, o compasso é formado por 6 colcheias(2 semínimas pontuadas). Por isso cada unidade de tempo não é uma colcheia, mas sim um grupo de três colcheias (ou uma semínima pontuada). acho que essa é a principal diferença! mas pra saber "matematicamente" essa diferença, nós fazemos a conta já explicada lá em cima! ou seja, além de mais um recurso que vc tem, vc pode se "organizar" musicalmente, também! e poder sempre diferenciar os compassos simples dos compostos! não existe uma importância propriamente dita, entende? a importância está em saber a estrutura deles, e saber diferenciá-los... não vou conseguir explicar a importância tão bem, não vou conseguir me expressar, mas talvez alguém por aqui consiga fazer vc entender isso melhor! ah! está indicado vc fazer a conversão, quando vc estiver em dúvida se o compasso é simples ou composto ![]() Abs. ps.: se eu tiver esquecido de citar alguma coisa, ou tiver me expressado mal em alguma parte, podem corrigir pelos posts mesmo!
Editado por guiamericano - 26/02/10 as 01:29 |
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guiamericano ![]() Perfil do Membro
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aí galera!
dei umas editadas, e acrescentei, compassos binários, terciários e quaternários, pra poder o mudar o título pra: "Figuras rítmicas e o básico sobre compassos", gostaram desse título? ou preferiam o outro? acrescentei mais umas coisinhas também ![]() dêem uma olhada lá! @bocao dá mais uma lida agora cara! que acho que vc vai conseguir entender melhor sobre a importância dos compassos simples e compostos ![]() Abs.
Editado por guiamericano - 18/07/10 as 06:52 |
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denismiranda ![]() Perfil do Membro
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É isso aí mesmo! Só acredito que o gui se equivocou ali onde eu destaquei em vermelho: Ali deveria estar escrito "DUAS semínimas pontuadas", porque: 1 semínima pontuada = 1 semínima + ½ semínima (ou 1 colcheia), logo 3 colcheias, sacou? Abraço!
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DENIS MIRANDA
CANSADO |
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Bocao ![]() Perfil do Membro
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Valeu pela explicação! Só conseguimos entender mesmo com muita conversa. Uma das coisas que pega prá mim é definir os compassos de uma música apenas ouvindo (eu sei que estou no início). Dá a impressão que todas as músicas são 4/4. O que eu quis perguntar anteriormente sobre a importância em definir os compassos foi em relação à definição no ato de compor ( a particularidade de cada compasso em relação ao andamento da música - se tem relação com a quantidade de notas naquele trecho, daí vc muda a fórmula durante a música. Não sei se me fiz entender. Valeu!
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Abraço Grande. Afonso Bocão
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