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Figuras rítmicas, e o básico sobre compassos!

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Eric Spagnuolo Ver Drop Down
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    Postado: 09/02/15 as 14:42
Em um compasso 4/4 contamos 4 tempos de semínima para formar um compasso, então pelo que eu entendi a gente conta até 4 o tempo, para formar um compasso

Acredito que não tenha um macete secreto, é questão de saber qual tempo que está mesmo, talvez lendo a partitura fique bem mais fácil, ou com um metrônomo contar nas acentuações, aí é só contar até 16 haha

Na minha cabeça música é conta, não adianta, sempre vai ter que contar
Ezekiel diz:
Resultado: fui obrigado a usar o matched durante o ensaio todo.


Campanhas: #EzekielVemProMatched - #Matched4life - #Matched>Traditional
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Eng. aeronáutico Ver Drop Down
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Olá...estou com uma dúvida, talvez elementar demais...mas vamos lá....em músicas 4/4, e que tenha, por exemplo 16 compassos em uma parte dela, como saber que estou no compasso 16??? Vou contando até 16 os compassos? Porque normalmente contamos 4 compassos, e voltamos a contar 1 até o quarto compasso. Tem algum macete que não conheço???
Agradeço a ajuda!!!
Abs.
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Eng. aeronáutico Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eng. aeronáutico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/02/15 as 21:50
Olá...estou com uma dúvida, talvez elementar demais...mas vamos lá....em músicas 4/4, e que tenha, por exemplo 16 compassos em uma parte dela, como saber que estou no compasso 16??? Vou contando até 16 os compassos? Porque normalmente contamos 4 compassos, e voltamos a contar 1 até o quarto compasso. Tem algum macete que não conheço???
Agradeço a ajuda!!!
Abs.
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viniciusnunez Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusnunez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/11/13 as 06:38
Muito bom!
Vinicius Núñez. Prof. de Bateria na Z/L de São Paulo e pelo Skype (viniciusnunez).
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decoteixeira Ver Drop Down
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Originalmente postado por t1000 t1000 escreveu:

Eu misturo a budega toda : Contagem de compassos , tipos de figuras ritmicas e Compassos , nem sei por onde começar a consertar isso ... :)

Tem como consertar sim!

Começa primeiro revendo o conceito de tempo e compasso! Fixa bem isso na sua cabeça! O conceito de fórmula de compasso é essencial pra esse estudo seguir adiante.

Quanto a duração de figuras rítmicas, você tem que pensar em uma progressão geométrica. Colocando por exemplo a semínima valendo um tempo:

Semínima = 1 ; Colcheia = 1/2 ; Semicolcheia = 1/4 ; Mínima = 2 (E assim por diante..)

Pra praticar legal sua leitura rítmica, sugiro que você estude o Pozzoli. Faça com calma e devagar, procurando entender com clareza cada figura e sua respectiva duração!

Espero ter ajudado em algo!
Abs!
André Teixeira
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decoteixeira Ver Drop Down
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Originalmente postado por BaterinhaChurch BaterinhaChurch escreveu:

Quialtra ( em uma explicação bem diferente segundo um professor meu) é quando você está em casa e faz comida para você e sua esposa, e de repente o vizinho vem para uma visita...

Espaço para 2 pessoas e você ganha um entrometido de brinde kkkk

Curti a definição! hahahahaha

Quiálteras nada mais são do que agrupamentos de notas cuja duração não pertence a divisão natural do compasso!

Se pegarmos por exemplo um compasso 4/4, podemos encaixar uma semínima a cada tempo, duas colcheias, quatro semicolcheias, e assim vai.

E se eu quiser encaixar três colcheias? Ferrou-se? NÃO!!! 
É ai que entram as quiálteras!

Só não podemos esquecer de indicar isso na partitura! Agrupamos as três, cinco, sete (sei lá) colcheias ou outras figuras e indicamos abrindo um colchete deitado da primeira a última e escrevendo o número total de notas dentro desse agrupamento!
André Teixeira
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Originalmente postado por Blackstorm Blackstorm escreveu:

Olá
Gostaria de saber onde encontro ensino de partitura bateria com alguns arquivos MIDIs.
Estou tentando aprender sozinho, sei q seria mto mais fácil com a ajuda de um professor mas nao tenho condições no momento, então tento aprender a ler as figuras mas tenho mtas vezes dificuldades por falta de um arquivo de áudio para confirmar se o q eu interpretei na leitura esta realmente certo e tirar duvidas com relação a prática da partitura. Na seção "estudos" do site achei poucas lições com arquivo em áudio para ouvir os exercícios e exemplos.
Desculpem, não sei se esse seria o tópico certo mas se puderem me ajudar agradeço mto.

Vlw

Olá meu amigo,

Se você já domina a leitura em outras claves, não há grande diferença para bateria, a não ser que, na leitura da clave de percussão, não estaremos tratando de alturas definidas, e sim de "partes" da batera a serem tocadas!

Me envie um email solicitando exatamente o que você quer, e encaminho uma resposta com todas as informações necessárias ao seu estudo!

Grande Abraço!
André Teixeira
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Amigos,

Criei um tópico relacionado somente a estudo de teorias musicais! Me coloco a disposição de todos para esclarecermos dúvidas juntos!

Abraços!


Editado por decoteixeira - 10/08/13 as 22:20
André Teixeira
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Olá amigo.

Respondendo sua pergunta, a questão de identificarmos compassos simples e compostos se resolve unicamente na subdivisão rítmica de cada um deles.

Se formos analisar o compasso 2/4, teremos um compasso de dois tempos onde a semínima é a unidade de tempo. Ou seja, se nos utilizarmos só de colcheias para preenchermos este compasso, o preencheremos com quatro colcheias, duas a cada tempo.

Já no compasso composto, devemos levar em conta que a figura que irá mandar no tempo é a semínima pontuada! Ou seja, seu valor equivale a três colcheias! Portanto, para preenchermos um compasso 6/8, necessitaremos de dois grupos de três colcheias!

Um exemplo na prática é ouvir o nosso querido samba, que na sua grande maioria é tocado em 2/4, e o Blues, que em sua grande maioria também, é tocado em 6/8 ou 12/8!

Espero ter contribuído!
Abs!
André Teixeira
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Blackstorm Ver Drop Down
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Olá
Gostaria de saber onde encontro ensino de partitura bateria com alguns arquivos MIDIs.
Estou tentando aprender sozinho, sei q seria mto mais fácil com a ajuda de um professor mas nao tenho condições no momento, então tento aprender a ler as figuras mas tenho mtas vezes dificuldades por falta de um arquivo de áudio para confirmar se o q eu interpretei na leitura esta realmente certo e tirar duvidas com relação a prática da partitura. Na seção "estudos" do site achei poucas lições com arquivo em áudio para ouvir os exercícios e exemplos.
Desculpem, não sei se esse seria o tópico certo mas se puderem me ajudar agradeço mto.

Vlw
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Matheus Santana Ver Drop Down
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Originalmente postado por t1000 t1000 escreveu:

Eu misturo a budega toda : Contagem de compassos , tipos de figuras ritmicas e Compassos , nem sei por onde começar a consertar isso ... :)

Num tem essa de consertar... Ou você aprendeu ou não.

Oque você tem que fazer é ler tudo de novo com calma e pondo em pratica.

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t1000 Ver Drop Down
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Eu misturo a budega toda : Contagem de compassos , tipos de figuras ritmicas e Compassos , nem sei por onde começar a consertar isso ... :)
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phzin Ver Drop Down
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Há algum tempo atrás, fiz um tópico aqui só sobre quiálteras, procurei aqui e achei! quem tiver uma dúvida, pode perguntar por lá! 


P.H Barcellos

Endorsee:

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deaguiar Ver Drop Down
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Pra quem não conhece, a música é essa:


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deaguiar Ver Drop Down
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Parabéns, pelo tópico. Bem didático e simples!

Indo na vibe dos compassos complexos, encontrei esse vídeo do Mike Portnoy, ex-batera do Dream Theater, mostrando a contagem de um dos trechos de Dance of Eternity, uma das músicas da banda. Compassos bizarros:





Editado por deaguiar - 15/03/12 as 10:01
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Eloyundersound Ver Drop Down
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KKKKKKK LEGAL!!!
Existem três tipos de pessoas: as que não sabem contar e as que sabem.
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BaterinhaChurch Ver Drop Down
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Quialtra ( em uma explicação bem diferente segundo um professor meu) é quando você está em casa e faz comida para você e sua esposa, e de repente o vizinho vem para uma visita...

Espaço para 2 pessoas e você ganha um entrometido de brinde kkkk
Soldado de Cristo
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GNOMO Ver Drop Down
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Muito bom! gostei pra caramba dessa explicação, PARABÉNS! você conseguiu explicar muito melhor do que muitos professores de bateria!
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FelipeAlmeida Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeAlmeida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/10/11 as 14:32
QUIÁLTERA, apesar de parecer redundante, é tudo o que seria "impossível" escrever pela teoria, mas que na prática é possível tocar. Ou seja, tudo 'que altera' o tempo, torna-se uma quiáltera.

Num compasso quaternário, por exemplo, podemos tocar três notas por tempo, porém se fossemos tentar escrever com as figuras existentes, não daria certo, matematicamente falando. Para isso, temos as quiálteras.

Da mesma forma, se estamos tocando um 6/8, 12/8, ou qualquer compasso composto (vamos tirar por base o Blues), também é possível tocar uma colcheia como se fosse num compasso simples, dessa forma, criam-se as quiálteras de colcheia, ou "duínas", como citado acima.

Sim, é bem mais difícil encontrar delas, mas existem, assim como as quiálteras de semicolcheia.

Um livro interessantíssimo que explica e trabalha todo tipo de compasso e figuras é o MÉTODO PARA CAIXA CLARA do percussionista brasileiro NEY ROSAURO. Não tenho ele digitalizado, mas quem puder comprar, é uma ótima aquisição!




Editado por FelipeAlmeida - 09/10/11 as 14:33
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Virgil Donati Ver Drop Down
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Originalmente postado por Lucas Cantuária Lucas Cantuária escreveu:

Seria bom adicionar as QUIÁLTERAS(tercina, duína, sextina, quintina, etc)  nesse tópico. MUUUUUUUUUUITA gente tem duvida quanto a isso...

Eu sinceramente tenho grandes dúvidas sobre o que são DUÍNAS apesar de eu nunca ter visto em uma partitura.


Bom, eu aprendi que duína é uma quiáltera de compasso composto. Por exemplo, uma duína em um compasso 6/8 seria duas colcheias tocadas com duração de uma semínima pontuada (ou 3 colcheias).


E ao autor, parabéns pelo tópico. Com certeza ajudou/ajudará muita gente.
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Nilo Henrique Ver Drop Down
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Eu tbm aprendi partitura quando tive aulas de teclado e isso me ajudou bastante, quando aprendi bateria facilitou muita coisa, só sentia dificuldades pra executar quintinas. É incrível como assimilamos facilmente a tercina mas a quintina demora um pouco em se tratando das quiálteras ímpares.
Mas eu encontrei um meio próprio de executar quintinas num tempo 4/4: contava cinco seminimas bem lento, na primeira seminima desse conjunto de 5 contava mentalmente como o 1° tempo do compasso e assim sucessivamente até finalizar o 4° tempo, então essa minha contagem deixava o compasso beeeem longo rsrsrs.
Acreditem foi mais fácil para eu entender assim. Eu e minha cabeça kkk, vai entender!?!?
O tópico tá bem explicado, só está precisando ser mais frequentado pela galera do forum.

Abração bateras e bom tempo aí pra vcs. :-)


<a href="http://imageshack.us" re
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erikamartinz Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar erikamartinz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/06/11 as 13:43
o conteúdo do fórum vale mais q mil apostilas... :)
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Lucas Cantuária Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Cantuária Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/05/11 as 19:07
Seria bom adicionar as QUIÁLTERAS(tercina, duína, sextina, quintina, etc)  nesse tópico. MUUUUUUUUUUITA gente tem duvida quanto a isso...

Eu sinceramente tenho grandes dúvidas sobre o que são DUÍNAS apesar de eu nunca ter visto em uma partitura.
Porque parar na décima tentativa se a décima primeira pode te dar o resultado?
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WagnerNeves Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WagnerNeves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17/05/11 as 03:45
Minha contribuição:
Dave Weckl - Magic Island (compasso em 7/8)



A música é o barulho que pensa. (Victor Hugo)
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WagnerNeves Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23/10/10
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Precisamos de mais áudios para facilitar a interpretação dos compassos. Seria bom postar instrumentais de alguns bateras conceituados. Excelente tópico! Indispensável para qualquer baterista. Se eu achar algum, posto aqui, deixando minha contribuição. Valeu pela iniciativa!  
A música é o barulho que pensa. (Victor Hugo)
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Giuliano Kolling Ver Drop Down
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Parabéns pela iniciativa brother e por colaborar aí no fórum!
Explicou legal!Um abraço e fica com Deus!
Eu vou insistir em Te acompanhar,haja o que houver, acredite quem quiser,

mesmo tropeçando eu tô aprendendo,tô descobrindo

que pra tudo existe um tempo!
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Brunovalverde Ver Drop Down
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Parabéns está bem legal.
Explicação bem prática.

Abraço
Bruno Valverde
www.brunovalverde.com
www.myspace.com
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WagnerNeves Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WagnerNeves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/11/10 as 23:55
Achava que seria difícil entender partituras de bateria. Com a ajuda dessa galera está muito simples. A teoria musical para bateristas também é muito importante, principalmente na construção de grooves. Desde já agradeço a iniciativa!

Editado por WagnerNeves - 04/11/10 as 04:39
A música é o barulho que pensa. (Victor Hugo)
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Gui Loures Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Loures Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/11/10 as 21:37
Bom pessoal a minha contribuição vai ser exemplificar alguns compassos diferentes.
Vou começar com a música do Deep Purple - Perfect Stranger.
Essa música é bem conhecida pela metrica que ela possui.
4/4 - 5/4 - 4/4 - 5/4 - 4/4 - 5/4 - 4/4 -4/4-5/4
Pra galera que tem dificuldade, eu vou colocar o link abaixo.
O trecho que eu falei começa em: 2:25

O segundo exemplo que eu vou contribuir é uma música do Foo Fighter chamada Times like these.
Essa é uma música que possui frases em 7/8

O terceiro exemplo a ser dado da música Stairway to heaven do Led Zeppelin 
o trecho em questão é o seguinte
3/4 - 4/4 - 5/4 - 5/4 - 4/4 - 3/4 
na música esse trecho é em 5:38

Bom é isso, separei alguns que eu achei mais interessantes, se alguem lembrar dos mais conhecidos postem ai!
Valeu!!!

Guilherme Zarranz
Guilherme Zarranz
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guiamericano Ver Drop Down
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noooossa, velho! foi mal a demora!
vi agora que tinham postado aqui, e não vi o email com esse tópico notoficado!
então cara, não vou te responder com muita certeza, mas tenho quase absoluta dela, que é antes do sinal Thumbs Up
eu lembro de fazer algum exercício assim!

Abs. e qualquer coisa pode falar, que a gnt responde rapidinho!
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Dalisson Ver Drop Down
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valeu cara eu peguei uma apostila mto boa q ensinava essas paradas todas
mais ainda tive duvidas e com sua explicação saquei 
keria saber uma coisa

tipo o sinal de % sei que quer dizer repetir

mais repete que parte do groove a ultima parte antes do sinal ? penultima primeira
isso que eu queria saber
vlw pela atenção!!

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Luis Pérez Ver Drop Down
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Originalmente postado por guiamericano guiamericano escreveu:

exatamente!
isso vem com o tempo, cada vez vai ficando mais natural, vc consegue determinar os compasso pelo "feeling"!
existem várias músicas com compassos mais diferentes! separei alguns aqui!

essa do all time low é 5/4 no começo, depois fica 6/8, e tem até 4/4 é só identificar! (apesar de ser um pouco emo, eles tem um compasso 5/4 ahahha) mas o mais legal mesmo, é o riff inicial, que é 5/4 Wink

dá uma checada!



esse vídeo do marco minnemann ele brinca muito com os compassos, e ele vai falando a métrica, é BEEEEMMM legal!

tem compasso 9/8 , por 16 é lindo lindo [o vídeo]! ahahaha



poxa, eu tinha um monte, mas não tô conseguindo lembrar...
mas quando for pegando mais aqui, eu boto!

Abs.
Esse video do Marco Minneman não conhecia....didático e divertido...rs
Aulas de Bateria c/ Luis Pérez
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carlosedu Ver Drop Down
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concordo ,pois este é o cara dos tempos loucos kkkkkkkkkkkkkkkkhehehehe.
carlosEdu
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guiamericano Ver Drop Down
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exatamente!
isso vem com o tempo, cada vez vai ficando mais natural, vc consegue determinar os compasso pelo "feeling"!
existem várias músicas com compassos mais diferentes! separei alguns aqui!

essa do all time low é 5/4 no começo, depois fica 6/8, e tem até 4/4 é só identificar! (apesar de ser um pouco emo, eles tem um compasso 5/4 ahahha) mas o mais legal mesmo, é o riff inicial, que é 5/4 Wink

dá uma checada!



esse vídeo do marco minnemann ele brinca muito com os compassos, e ele vai falando a métrica, é BEEEEMMM legal!

tem compasso 9/8 , por 16 é lindo lindo [o vídeo]! ahahaha



poxa, eu tinha um monte, mas não tô conseguindo lembrar...
mas quando for pegando mais aqui, eu boto!

Abs.
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Bocao Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bocao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/07/10 as 05:54
Com certeza Guiamericano. Também com o tempo nós vamos acostumando a saber aonde é a cabeça do tempo mesmo sem acentuação pois vamos pegando a "manha" No Rock fica um pouco mais fácil (de uma maneira geral), Se vcs souberem algumas músicas em que fuja do padrão 4/4 e que considerem interessante para exercitarmos a nossa compreensão dos ritmos e compassos, seria bem legal. Muito Obrigado.
Abraço Grande. Afonso Bocão
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guiamericano Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guiamericano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18/07/10 as 02:08
Originalmente postado por Bocao Bocao escreveu:

Entendi a explicação legal. Na prática dá prá pegar. A minha dúvida é na hora de escrever. Quando estou fazendo exercício com o bumbo, meu professor sempre me orienta a tentar manter o mesmo som, sem acentuar. Em relação ao tempo forte (na partitura exatamente) do samba, para quem não conhece o ritmo direito, a colocação do acento nesses tempos se faria necessária? 
então!
seu professor está certíssimo! é sempre legal, fazer as notas na mesma intensidade e dinâmica! digamos que seria "errado acentuar" (apesar de não existir certo e errado nesse aspecto espero que entenda o que quis dizer), porém, quando eu estava no começo, eu procurava acentuar algumas notas pra pegar o exercício mais rápido, e pra descobrir o tempo, mas depois disso procurava não acentuar mais, e manter sempre a mesma dinâmica/som sacou?

respondendo sua pergunta diretamente, a colocação de acentos, pra vc determinar um compasso 8/4 ou 4/4 e os outros citados aqui, se fazem necessária, uma vez que seja para descobrir a métrica correta! mas sempre, SEEEMPRE procure manter as mesmas dinâmicas com as mãos e pés, um exercício legal, é vc fechar os olhos, e tentar fazer como se tudo fosse realizado por uma só mão [ou pé] como se parecesse um exercício "homogêneo" sabe?

hehe, acho que viajei um pouco, mas espero que tenha entendido!

abração!
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Bocao Ver Drop Down
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Entendi a explicação legal. Na prática dá prá pegar. A minha dúvida é na hora de escrever. Quando estou fazendo exercício com o bumbo, meu professor sempre me orienta a tentar manter o mesmo som, sem acentuar. Em relação ao tempo forte (na partitura exatamente) do samba, para quem não conhece o ritmo direito, a colocação do acento nesses tempos se faria necessária? 
Abraço Grande. Afonso Bocão
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Paulinho Sorriso Ver Drop Down
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Vale sempre lembrar que musica é linguagem, envolve mais do que a penas dizer se é essa ou aquela formula de compasso, pra entender melhor é muito importante tbm ter um pouco de conecimento sobre a história, evolução do ritmo, pois estes conceitos é que ajudam a definir a forma de interpretação e por consequencia a formula de compasso, e é por essa razão q a maioria dos ritmos brasileiros são escritos em 2/4 e tem com célula fundamental a semicolcheia...
Pode conferir!!!!
 
Abraço a todos!!


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guiamericano Ver Drop Down
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exataaaamente isso que o nando falou Thumbs Up
isso funciona também nos compassos 6/8; 3/8; 8/4 e 4/4 também! o negócio é vc identificar o tempo forte, e sentir a música, e o beat! mas não é errado pra alguém falar que um compasso de samba é 4/4 Wink sacou? a questão é identificar o tempo mais forte mesmo!

abração!
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Nando Rondelli Ver Drop Down
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Originalmente postado por Nandrummer Nandrummer escreveu:

Então, o 2/4 no samba é por causa dos tempos fortes. Imagine a marcação dos surdos, por exemplo. É um tempo forte e um tempo fraco
Dá pra escrever samba em 4/4 com certeza, mas pensando nos tempos fortes, se escreve em 2/4.
Pega por exemplo, uma levada de  funk rock  e acompanha com a mão, ou até com o corpo todo mesmo, qualquer coisa que faça você não só contar os tempos, mas sentir o groove . Repare como é natural acentuar o "1" a cada 4 tempos

Agora um samba, faça a mesma coisa, e repare como você vai acabar acentuando 1 a cada 2 tempos, ou seja 2/4.


Curtindo cada batida imperfeita

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