Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Bem Vindo(a)!
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Glossário - Partes e Peças
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Glossário - Partes e Peças

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ViniFeliciano Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 09/02/09
Status: Desconectado
Pontos: 5660
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ViniFeliciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Glossário - Partes e Peças
    Postado: 01/02/10 as 00:39
Então galera, uma coisa chata pra quem está começando é decorar e entender alguns termos usados pelos bateristas. Publicamos abaixo alguns desses termos:

Partes e Peças da Bateria

Tambores

Bumbo: O maior tambor do Kit. É tocado com o pé (ou pés) através do pedal. Seu diâmetro varia habitualmente entre 16" e 26" e a profundidade entre 14" e 22".
Caixa:  O principal tambor da bateria, junto com bumbo. Normalmente a caixa tem o diâmetro de 14" mas pode variar entre 8" a 16" e ter profundidade de 3" a 12". Sua principal característica é a existência de uma esteira sobre a pele de resposta, acionada por um mecanismo que permite a regulagem de tensão e controla o contato com a pele.
Toms:  Tambores de diâmetro entre 6" e 14" montados à frente do kit. Utilizados mais freqüentemente nas viradas.
Surdo:  Tambores de diâmetro entre 14" e 18"montados no chão ao lado do baterista. Complementam os tons com sons mais graves. Os surdos suspensos são idênticos aos tontons e são seguros por estantes. Os surdos de chão possuem pés e são apoiados diretamente no solo.

Tambores Exóticos

Octobans:  Tambores com diâmetro sempre de 6" e profundidade que vária entre 12" a 24". São tambores com som mais agudo que os toms e não possuem pele de resposta.
Gong Bass:  Básicamente um bumbo sem pele de resposta e abafamento tocado com a baqueta. Presença de graves fortes, variando de 20" a 28" é normalmente posicionado junto com surdos.

Pratos

Chimbal:  É o conjunto de dois pratos contrapostos, montados em uma estante que permite o acionamento com os pés. Geralmente são usados pratos de menores dimensões, entre 7" e 15". Os pares de qualidade são formados de pratos de características diferentes, normalmente com o prato inferior mais pesado. É o prato mais versátil do kit, que permite ser tocado com os pés , com as mãos ou ambos.
Crash:  Prato de ataque. Utilizado para executar acentos de alto volume. As dimensões mais utilizadas estão entre 14" e 20".
Ride:  Prato de condução. Geralmente o prato de maior diâmetro do kit, utilizado para marcar a condução do tempo, do mesmo modo que o chimbal. As medidas variam entre 18" e 24". A medida mais utilizada é de 20".
Splash:  Prato rápido de ataque. Utilizado da mesma maneira que o Crash, com acentos de menor volume. Os diâmetros vão de 8" a 12". Os mais utilizados tem 10".
China:  Prato de efeito caracterizado pela borda "invertida" e cúpula achatada. O som lembra gongos orientais, daí o nome. Normalmente é montado invertido, com a cúpula para baixo. Os diâmetros mais utilizados vão de 16 a 24", mas existem os Minichinas que variam de 8" a 14".
Stacks: Conjunto formado por 2 pratos normalmente um splash e um minichina, tem como característica som rápido e sujo. Não a "regras" para a montagem ou tamanho de um stack.

Ferragens

Pedal:  Mecanismo que converte o movimento do pé em um toque no bumbo com um batedor. Destaque para o "Pedal Duplo" que recria o som de 2 bumbos em 1 só.
Máquina de chimbal:  Estante especial para posicionamento do chimbal. Possui um pedal que na posição de repouso mantém os pratos afastados. Ao ser acionado, o pedal aproxima os pratos até se tocarem. Algumas máquinas são remotas, acionadas por cabo.
Estante:  Estrutura metálica geralmente apoiada em tripés que servem para montagem das peças de percussão no kit. Também pode ser utilizada para prender tambores através de Holders.
Rack:  Estrutura metálica opcional onde se podem fixar as peças do kit de bateria, ao invés de usar tripés e estantes individuais.
Aro:  Anel que tensiona a pele contra o casco do tambor.
Tom Holder:  Peça que fixa o tom à uma estante, rack ou sobre o bumbo.
Canoa:  Peças fixadas no casco que servem como ponto de fixação dos parafusos de afinação. Quanto menor a massa das canoas, melhor a ressonância do casco.
Sistema de Supensão:  Sistema que prende o tom ao Tom holder. Destaque para os sistemas que possuem o menor ou não possuem contato com o casco do tambor.

Diversos

Pele Batedeira (ou de ataque): Pele superior. A pele onde se bate com a baqueta.
Pele de Resposta: Pele que vai na parte inferior do tambor com finalidade de aumentar o volume e a ressonância do tambor.
Casco: É o corpo do tambor. É o principal determinante sonorico do tambor.
Automático: É o mecanismo que acina a esteira. Ver caixa.

Fonte:
Glossário da Bateria
Agradecemos ao Amok por permitir a reprodução do artigo em nosso fórum. Clap

Editado por ViniFeliciano - 01/02/10 as 01:14
Ex-Moderador: Nov. 2009/Fev. 2012
Links Patrocinados

denismiranda Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 18/01/09
Pontos: 6477
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denismiranda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/02/10 as 19:24
Na bateria:

DENIS MIRANDA
CANSADO
Matheus Santana Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/03/10
Pontos: 3315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Santana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/04/10 as 01:28
Muito bom, cara.
Pedro Mercier Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 25/11/06
Pontos: 376
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Mercier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/04/10 as 01:45
Ótima iniciativa! A galera iniciante sempre se perde nisso. Parabéns ;D

Abração!!
Diego Bueno Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/02/09
Pontos: 8263
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/04/10 as 16:23
Muito bom Vini, esclarece bastante coisa :)

PS: A proposito:

Casco: É o corpo do tambor. É o principal determinante sonorico(?) do tambor.

Não seria apenas "sonoro"? rsrsrs
dwdwdw Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 12/09/09
Pontos: 1995
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwdwdw Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/04/10 as 23:58
canoa não pode ser chamada também de castanha
procura-se alguem que tenha interesse em trocas-estou interessado em: pads simmons , módulos simmons ,simmons mtm, ensoniq fizmo rack , tama techstar, yamaha dtx multi 12 ,suporte para roland spd-s
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denismiranda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/04/10 as 01:16
Originalmente postado por dwdwdw dwdwdw escreveu:

Perfeitamente!

Editado por denismiranda - 05/04/10 as 02:08
DENIS MIRANDA
CANSADO
Pardal Ver Drop Down
Administradores
Administradores

Cadastrado em: 13/10/03
Pontos: 9043
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pardal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/04/10 as 02:05
Originalmente postado por denismiranda denismiranda escreveu:

Sim. E daí?
Pô vei, vamo pegar mais leve tb né?

tá certo q o dwdw da suas erratas por ae, mas essa me pareceu uma duvida simples...

www.facebook.com/Pardal.ID
Ao adicionar, envie uma mensagem se identificando.
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denismiranda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/04/10 as 02:09
Originalmente postado por Pardal Pardal escreveu:

Originalmente postado por denismiranda denismiranda escreveu:

Perfeitamente!
Pô vei, vamo pegar mais leve tb né?

tá certo q o dwdw da suas erratas por ae, mas essa me pareceu uma duvida simples...

Wacko
Malz!
DENIS MIRANDA
CANSADO
rbaltazar Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 17/06/10
Pontos: 26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbaltazar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27/09/10 as 15:32
Ae galera estou com uma dúvida/problema não sei se é aqui o local correto mas vamos lá, minha maquina de Hi Hat tem algum problema ou não estou conseguindo colocar direito, a parte que fica abaixo do Bottom tem alguma coisa errada tipo, 

Uploaded with ImageShack.us

tem uma parte como um canudo mais em baixo e a partezinha preta que acho que é para encaixar os dois, mas não consigo colocar dentro e não forço para não quebrar, não sei se me entenderam, por isso o Hi Hat fia meio que penso/torto, alguem pode me explicar? minha maquina de chimbal é original da Michael e so pretendo comprar outra em dezembro, vlw.
pedreiradrummer Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 10/09/10
Pontos: 62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedreiradrummer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19/10/10 as 22:33
sonorico lembra seu creysson    hauahuaha
Você toca assim? Eu as vezes.
jrdrumgospel Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 21/07/11
Pontos: 272
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jrdrumgospel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/07/11 as 02:20
A estante pode ser chamada de pedestal também.
Alguém aí se habilita a descrever a anatomia do pedal duplo?
Confesso que viajei com alguns termos usados no guia de pedais...rsrs
só sei sapata, pirulito e base....rsrs

Gilson Jr.

tio_alex Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 13/01/12
Pontos: 264
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tio_alex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/02/12 as 01:11
Octobans

Ta aí uma coisa que há 25 ANOS eu vejo, acho super bacana e até hoje ainda não sabia o nome...Ermm

Sempre há algo novo para aprender...LOL

Rontonton

Já vi alguns bateras que usam isso...São uns tons com uma pele montada numa armação metálica sem corpo... creio que faltou este item no tópico...

Editado por tio_alex - 02/02/12 as 07:02
Tio_alex usa:
O equipamento que comprou com o próprio dinheiro..
e não recebe NADA para fazer Jabá na internet

Conheça e curta a página da minha banda:
www.facebook.com/shamatar
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.125 segundos.