Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Produtos e Marcas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O que é Bapeva, Que madeira é essa.
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico FechadoO que é Bapeva, Que madeira é essa.

Responder Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 20/07/09
Status: Desconectado
Pontos: 93
Link direto para este Post Tópico: O que é Bapeva, Que madeira é essa.
    Postado: 02/09/09 as 15:57
Ouvi dizer que Bapeva nada mais é do que goiabeira, isso mesmo, Pé de Goiaba, alguem sabe se isso é verdade?
mauro gpp
Links Patrocinados

Diego Bueno Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/02/09
Pontos: 8261
Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 16:13
Acredito que esse seja o topico ideal para postar sua duvida:

zeharo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 24/01/05
Pontos: 1488
Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 17:21
Não é goiabeira de pé de goiaba.
A madeira se chama goiabão, é uma arvore bem grande, que apesar do nome, não tem nada com a goiaba.
TER CIUMES DE MULHER FEIA É COMO COLOCAR ALARME EM FIAT 147.....
mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 17:23
Diego, obrigado, uso uma batera de Birch, tenho outra de Maple mas prefiro a de Birc é mas controlada, toquei em uma RMV de um amigo que endorser da marca, acho que era de copaíba, achei razoável, quando me falaram da estoria da bapeva ser goiabeira achei estranho, mas quem me disse foi um lutier com muita experiencia, então dei crédito, o site que vc me indicou é legal, mas não tira a minha dúvida, é que depois que sai do Rio e vim morar aqui no interior e fiquei "caipira" descobri que o melhor da goiabeira é a goiaba, mas se tão fazendo bateria com a arvore, e se estão falando bem, que venham as goiabeiras.
mauro gpp
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts
Melhor Tópico 2009/Batera + Bonita 2010

Cadastrado em: 26/08/04
Pontos: 5666
Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 17:26

Não, certamente não é. De qualquer forma, aqui não é o lugar certo para postar.....

mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 17:26
Ha! goiabão eu já ouvi falar, parece com o "Pau marfim". Pensando bem, tinham que inventar um nome mesmo, pois ficaria engraçado o batera falar que tinha uma bateria de goiabão rsrsrsrsr.
mauro gpp
mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 17:31
Achei a arvore Goiabão, tá no link abaixo, o mistério está desfeito.

mauro gpp
Nilo Henrique Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 09/05/09
Pontos: 188
Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 17:38

Luthier com MUITA experiência hein? LOLClap

Sabe qual será a próxima resposta desse luthier, à pergunta que fizeres a ele?

RONALDO!

(huahuahuahuahuaahussssahuahuahua)
mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 18:03
Nilo cuidado, o cara tem mais de 30 anos de profissão, trabalhou nas maiores fábricas de instrumentos do brasil e agora fabrica em são paulo um cavaquinho que custa R$ 3.500,00 e tem fila pra comprar. portanto antes de desfazer dos outros saiba de quem e com quem está falando pois vc pode passar uma vergonha danada.
mauro gpp
Nilo Henrique Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 09/05/09
Pontos: 188
Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 20:01
Desculpa aí Mauro, não quis ofender, cara. Não estou questionando o profissionalismo do Luthier, mas sim a informação que lhe passaram a respeito da bapeva, cara.

Só quis fazer uma brincadeira, mas pelo que me parece foi de muito mal gosto.

Desculpa aí.Tongue
mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 20:06
Valeu Nilo, a informação tava errada mesmo, mas o cara é bom.
mauro gpp
CarlinhosWebber Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 08/04/08
Pontos: 2201
Link direto para este Post Postado: 03/09/09 as 01:18
 Realmente.. Nunca ouvi falar em bapeva fora da RMV! Estranho.. Será um nome fictício?
CarlinhosWebber|DrumTech
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 03/09/09 as 01:29
Originalmente postado por Karlinos... Karlinos... escreveu:

Realmente.. Nunca ouvi falar em bapeva fora da RMV! Estranho.. Será um nome fictício?

Ou será que só a RMV utiliza essa madeira????
mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 03/09/09 as 04:53
Karlinos é Goiabão com um nome que inventaram, veja o link que postei acima é específico de plantas em nenhum lugar se vê o nome bapeva. Acho que se a RMV falasse Goiabão não vendia uma bateria sequer, mas isso não que dizer que ela é ruim, toquei em uma de um amigo e achei o som razoável, já as ferragens (plástico ABS)...
mauro gpp
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 03/09/09 as 19:18
Isso tem voz do Tibério... hehehe 

Ele odeia tudo que não é dele, em especial a Odery e a RMV.  É um cara do bem e faz baterias boas, e falando em madeiras estranhas, que o conhecer, pergunte a ele das baterias de "pau-bosta" que ele fazia......

Mas como disse antes, não creio que este tópico esteja no lugar certo, não me parece uma reclamação...
mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 03/09/09 as 22:11
Quem é Tibério???
mauro gpp
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 04/09/09 as 00:39
Tibério é luthier. Inclusive tenho amigos que possuem baterias feitas por ele.

Editado por Diego_lbc1 - 04/09/09 as 00:40
mauro Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 04/09/09 as 01:51
Não conheço, ele é de São Paulo? As bateras dele são boas?
mauro gpp
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 04/09/09 as 02:05
Acho que é de São Paulo sim.

Fui tocar com minha banda numa Feijoada num clube aqui proximo. Havia um outro grupo lá tbm, o Samba de Responsa, e o batera deles tava usando uma batera do Tibério. Eu só descobri isso pq não "reconheci" a batera e tive a cara de pau de ir perguntar que batera era aquela.

Sinceramente, paguei um pau pra batera, tanto visualmente quanto em sonoridade ela impõe respeito. A unica coisa que não consegui descobrir foi qual a madeira utilizada naquela batera, mas o som me impressionou.
apLuck Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores

Cadastrado em: 15/01/09
Pontos: 3736
Link direto para este Post Postado: 04/09/09 as 03:16
O Dani do Nxzero usava usava uma batera do Tibério também. Ele chamava o Tibério de véio, muito engraçado :D
RMV**Marketing** Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 21/08/09
Pontos: 139
Link direto para este Post Postado: 04/09/09 as 23:30
Só pra ajudar... veja esse link.. ou coloque no google bapeva -rmv

obrigado

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 04/09/09 as 23:34
Vlw aeh RMV =)
Pelo que percebi, o Goiabão e a Bapeva sao da mesma familia (Sapotaceae, eu acho). Porem as caracteristicas de uma para outra sãoa bem distintas. Vlw aeh por compartilhar e ajudar na resolução dessa dúvida =)

Editado por Diego_lbc1 - 04/09/09 as 23:37
Ringo Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/09/09
Pontos: 46
Link direto para este Post Postado: 08/09/09 as 22:48
A discussão foi bastante elucidativa e bem demonstra que uma dúvida que de início classificada como "postada indevidamente no local" acaba gerando frutos e conhecimento para todos, inclusive para os "críticos".
Substitute you for my mom,
at least I'll get my washing done.
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 08/09/09 as 22:55
E seu post em nada acrescenta, tanto para quem tem duvidas quanto para quem é "crítico".

Como vc mesmodisse, vc toca por Hobbie. E essa é a 2ª ou 3ª vez que vc posta alguma coisa para "alfinetar"...
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 08/09/09 as 23:01
Originalmente postado por Ringo Ringo escreveu:

A discussão foi bastante elucidativa e bem demonstra que uma dúvida que de início classificada como "postada indevidamente no local" acaba gerando frutos e conhecimento para todos, inclusive para os "críticos".

Cara, o ponto não é o tópico em sí. É muito legal colocar em discussão o feitio das baterias, assim como a qualidade de cada madeira. Eu sou fã incondicional de tudo quanto é madeira de boa qualidade.

O que foi falado no começo, e eu continuo a bater nesta tecla, é que aqui é um lugar para se reclamar de algo, e não discutir se a madeixa "X" é boa ou ruim. A impressão que passa é que o tópico foi criado só para gerar polêmica, por isso foi postado nesta sessão.

Se não foi esta a intensão, na próxima vez, é só postar no lugar certo, ou avisar um moderador para que ele mude.

É isso aí....
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 08/09/09 as 23:19
O foda Alayr, é que fazemos uma critica construtiva, utiliza-se de boa vontade indicando o topico certo para esse tipo de duvida, e tem neguinho que se acha no direito de questionar as regras.

O que vc acabou de dizer eu jah tentei explicar em outro topico (tbm emlocal errado), mas tem gente que se faz de desentendido e fica tacando lenha na fogueira...
jboca Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 29/01/09
Pontos: 54
Link direto para este Post Postado: 16/02/10 as 15:30
ESSE TÓPICO JÁ TÁ MEIO PARADO, MAS ANDANDO PELO FORUM NÃO PUDE DEIXAR DE NOTAR AS INFORMAÇÕES AQ CONTIDAS E ME SINTO NA OBRIGAÇÃO DE DAR UMA JUDA AÊ PRA GURIZADA...
ANTES DE MAIS NADA, NÃO QUERO CAUSAR INTRIGAS E NEM CRITICAR O QUE O LUTHIER FALOU...
SOU ENGENHEIRO FLORESTAL E ATÉ ACREDITO QUE ELE POSSA ESTAR FAZENDO CAVAQUINHO DE "GOIABEIRA", DEVIDO AS DIMENSÕES DO INTRUMENTO SER MENOR DO QUE DE UMA BATERA E DEVIDO TBM A EVOLUÇÃO DA COLAGEM DA MADEIRA, FAZENDO PAINÉIS DAS MAIS VARIADAS E ESPECÍFICAS MEDIDAS.

PORÉM, A BAPEVA USADA PELA RMV CAUSA MUITA POLÊMICA, POIS EU PARTICULARMENTE E EM CONVERSA COM OUTROS ENG. FTAL. NUNCA TÍNHAMOS OUVIDO FALAR NELA, SEM PROBLEMA POIS O NOME VULGAR DAS ESPÉCIES ARBÓREAS VARIA DE REGIÃO PARA REGIÃO, SE A BAPEVA FOR MESMO O GOIABÃO QUE TEMOS AQUI (MORO EM JURUENA-MT, CIDADE LOCALIZADA DENTRO DA BACIA AMAZÔNICA), A GENTE CONHECE ELE COMO ABIÚ OU GOIABÃO, E NOME VULGAR VC PODE USAR OQUE VC QUISER, O QUE VALE MESMO É O NOME CIENTÍFICO, ESSE SIM É RECONHECIDO MUNDIALMENTE, É PADRÃO...

SEGUE ESSE LINK SENDO A FONTE: IBAMA (http://www.balbinomadeiras.com.br/program/goiabao.html)

E NATURALMENTE QUE TODOS SABEM QUE O SOM DAS CONCEPT EXCLUSIVE É PROFISSIONAL, TEM QUALIDADE MESMO, ENTÃO, DE REPENTE A RMV GUARDA ESSE SEGREDO USANDO UM OUTRO NOME PARA MADEIRA QUE USA.

HJ EM DIA TODOS FALAM DE BIRCH E MAPLE SEREM OS TOPS, CONCORDO QUE SÃO MUITO BONS. PORÉM, NOSSO BRASIL É MUITO RICO EM ESPÉCIES ARBÓREAS DAS MAIS DIVERSAS QUALIDADES E UM DIA A MADEIRA MAIS FALADA VAI SAIR DAQUI.
 A MÍDIA E A FORÇA QUE OS GRINGOS TÊM TBM DÁ UMA AJUDA A ESSAS MADEIRAS, E FORA O FATO DE MUITO BRASILEIRO ACHAR QUE O QUE É IMPORTADO SER MELHOR, PURA HIPOCRISIA.

SEMPRE QUE COMEÇO A TC ME EMPOLGO, VCS TEM Q VER CONVERSANDO.. RSRS
ESPERO TER AJUDADO.
goedert Ver Drop Down
Experts
Experts
bateraclube.com.br

Cadastrado em: 20/09/03
Pontos: 40734
Link direto para este Post Postado: 17/02/10 as 00:54
O nome BAPEVA foi um apelido mais polido para o nome GOIABÃO que é o conhecido no mercado das madeireiras...essa mesma madeira tb já ouvi dizer que se chama PAU DE DAR EM DOIDO... risos... de tão dura que é!... Bom, o nome científico deve ser outro, não sei o nome, mas é outro, claro! O nome Goiabão é totalmente pejorativo, terrível, porém de fato é uma madeira muito legal pra construção de tambores, Alessandro Bisetto (atual gerente da Pearl Latin America), é o grande pesquisador e descobridor dessa madeira, o cara que meteu a cara e botou os negos pra testar a madeira... sucesso total! 
RMV**Marketing** Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 21/08/09
Pontos: 139
Link direto para este Post Postado: 17/02/10 as 03:09
Originalmente postado por RMV**Marketing** RMV**Marketing** escreveu:

Só pra ajudar... veja esse link.. ou coloque no google bapeva -rmv

obrigado

Novamente...,  foi atravéz do site da refrima (link acima) que descrobimos o nome Bapeva, um dos nomes popular da madeira Abiu, escolhemos esse nome por ser fácil de ser pronunciado em inglês, foi simplemente isso.

Sobre a escolha da madeira ela realmente foi escolhida pelo  Alessandro que procurava uma madeira mais sonora que o Maple, mas há muitas com as mesmas caracteristicas no Brasil, o som é em muitos aspectos melhor que as tradicionais americanas, mas não são utilizadas pelas marcas mundiais pela dificuldade de colagem, lixamento e usinabilidade. 

A Yamaha recentemente começou a utilizar o nosso famoso Jatobá em sua linha mais Top, esperamos que as marcas mundiais aceitem a dificulade de trabalhar com nossas madeiras em pról da inovação e melhor sonoridade.

Obrigado.

jboca Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 17/02/10 as 14:50
QUE MASSA!

AGORA ESCLARECEU PRA MIM, SOBRE A BAPEVA...
MUITO BOM, A MADEIRA É MUITO BOA, DURA E DENSA.

A MINHA CONCEPT EXCLUSIVE DEVE TER CHEGO HJ, NÃO VEJO A HORA DE MONTAR A GAROTA...

Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 17/02/10 as 15:35

Assim como a macaxeira/mandioca, cada região tem o conhecimento dessa madeira por nomes diferentes. Algumas pessoas acharam que Pé de Goiaba e Goiabão se tratavam da mesma arvore, mas não é.... E a Bapeva existe sim, coloquei até fotos dela logo abaixo heheheLOL Em Maranhão conhecem como Goiabão, jah em Santa Catarina é conhecida como Guapeva ou Bapeva.

Talves por isso os proprios tecnico do Ibama desconheça como Bapeva. Tanto que um técnico Analista Ambiental disse desconhecer a Bapeva, alegando que Bapeva poderia ser um erro de pronuncia ou grafia:

Originalmente postado por PIZZA PIZZA escreveu:

Aliás, um baterista em outro forum, se arriscou a dizer que Bapeva não existe, com base nesse e-mail abaixo. O e-mail é a resposta de uma analista florestal do IBAMA que diz desconhecer essa madeira.

"Temos em nosso catálogo de árvores diversas espécies conhecidas como
Bapeba sendo a maioria delas é da familia Sapotaceae. As madeiras do
genero Pouteria são as mais conhecidas com este nome. Para saber de que
espécie se trata é necessário ter um pedaço de madeira para fazer a
análise. O nome bapeva deve ser um erro de grafia ou de pronúncia.
Atenciosamente,
Vera Rauber Coradin
Analista Ambiental LPF"

http://www.ibama.gov.br/lpf/madeira/caracteristicas.php?ID=207&caracteristica=148

http://www.balbinomadeiras.com.br/program/goiabao.html

http://www.refrima.com/pag/abiu-pitomba.html

Nome vulgar: ABIU-PITOMBA

Nomes comerciais: abiu-casca-grossa, abiurana, abiurana-amarela, abiurana-goiaba

OUTROS NOMES COMUNS:  Abiu-casca-grossa, Abiurana, Abiurana-amarela, Abiurana-goiaba, Bolão, Goiabão, Perotinga

Nome científico: Pouteria pachycarpa Pires = Planchonella pachycarpa Pires Sapotaceae

Família: Sapotaceae

ZONAS DE MAIOR OCORRÊNCIA

O gênero Pouteria é representado na Amazônia e nas demais matas do País por um grande número de espécies arbóreas. Na Amazônia, a maioria das espécies são conhecidas por ABIU ou ABIURANA, ou, ainda, por AJARA, GUAJARÁ-PEDRA, ROSADINHO e, eventualmente, por CUTITE, CUTIUBA e MACUCU. Na região sudeste, desde o sul do Estado da Bahia e norte do Estado do Espírito Santo, alcançando a faixa litorânea até o Estado de Santa Catarina, os nomes GUAPEVA ou BAPEVA são peculiares a todas as espécies desse gênero, que ocorrem nessa região.

CARACTERES GERAIS

Madeira muito pesada; cerne vernelho-pardacento, escurecendo para castanho-escuro uniforme; alburno diferenciado, bege-amarelado; textura fina; grã irregular, superfície lisa ao tato e sem brilho; cheiro e gosto imperceptíveis.

CARACTERES ANATÔMICOS

Parênquima axial, apotraqueal em linhas onduladas, irregularmente espaçadas, com 1 a 3 células de largura; seriado, com 5 a 13 células por série. as células se apresentam esclerosadas; óleo-resina presente. Poros/Vasos de secção ligeiramente ovalada e circular; solitários e geminados predominantes (90%), múltiplos de 3 (10%); pouco numerosos, média de 7 poros por mm2; médios, média de 123 µm de diâmetro tangencial; tilos esclerosados abundantes; óleo-resina presente; placa de perfuração simples, horizontal a inclinada; elementos vasculares longos, média de 670 µm de comprimento; pontuações intervasculares ovaladas a circulares, abertura horizontal, médias, com diâmetro tangencial médio de 8 µm. Raios visíveis só sob lente nas faces transversal e longitudinal tangencial, na radial o espelhado dos raios é pouco contrastado; heterocelulares, bisseriados predominantes (88%), unisseriados (10%) e localmente bisseriados (2%); extremamente baixos, média de 0,46 mm de altura e media de 19 células de altura; muito numerosos, média de 13 raios por mm; pontuações radiovasculares semelhantes às intervasculares, pequenas, média de 7 µm de diâmetro tangencial; óleo-resina e sílica em grandes quantidades; células individuais esclerosadas. Fibras libriformes; estreitas, média de 19 µm de largura; curtas, média de 1,37 mm de comprimento e de paredes muito espessas. Camadas de crescimento indistintas.

DURABILIDADE NATURAL

A madeira de ABIU-PITOMBA, com base em observações práticas, a respeito de sua utilização, é considerada resistente ao ataque de organismos xilófagos.

PS 1: Muitas das informações que coloquei aqui foram retiradas dos links postados (IBAMA, Balbino Madeiras e Refrima). Apesar da "informação repetida", vale como "consulta rápida" para aqueles que não clicaram nos links para ler essas informações. E mesmo sendo "informação repetida", fiz esse post para auxiliar na concentração de informações, agilizando a consulta à elas.

PS 2: Essa mesma discussão foi tratada neste topico:
http://batera.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=54669

Árvore:

Casca:

Corte Transversal:

Tora:

Corte Radial ("folha", como são utilizadas na fabricação de tambores)

Ganz Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 31/10/05
Pontos: 6165
Link direto para este Post Postado: 18/02/10 as 00:09
cara, muuuuito legal esse tópico!

coisas que só existem no brasil, baterias de bapeva, araucária, imbuia....

só não entendi uma coisa, porque raios chamam goiabão de bapeva? porque pesquiso bapeva e só encontro referencias á cascos de bateria.
k-boom

denismiranda Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 18/01/09
Pontos: 6477
Link direto para este Post Postado: 18/02/10 as 00:12
Originalmente postado por Gaz Gaz escreveu:

só não entendi uma coisa, porque raios chamam goiabão de bapeva? 

Bom, eu pelo menos acho bem mais estiloso o nome "bapeva" hahahahaha 
DENIS MIRANDA
CANSADO
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 18/02/10 as 01:16
Originalmente postado por Gaz Gaz escreveu:

cara, muuuuito legal esse tópico!

coisas que só existem no brasil, baterias de bapeva, araucária, imbuia....

só não entendi uma coisa, porque raios chamam goiabão de bapeva? porque pesquiso bapeva e só encontro referencias á cascos de bateria.

Gaz, vou tentar resumir utilizando 2 citações, uma minha e outra da RMV.

No meu post está explicado o pq de muitos chamarem o Goiabão de Bapeva:

Originalmente postado por Diego_Costa Diego_Costa escreveu:

Assim como a macaxeira/mandioca, cada região tem o conhecimento dessa madeira por nomes diferentes. Algumas pessoas acharam que Pé de Goiaba e Goiabão se tratavam da mesma arvore, mas não é....  Em Maranhão conhecem como Goiabão, jah em Santa Catarina é conhecida como Guapeva ou Bapeva.

Jah no post da RMV explica o pq deles terem escolhido o nome Bapeva como "nome principal" para essa madeira.

Originalmente postado por RMV**Marketing** RMV**Marketing** escreveu:

Novamente...,  foi atravéz do site da refrima (link acima) que descobrimos o nome Bapeva, um dos nomes popular da madeira Abiu, escolhemos esse nome por ser fácil de ser pronunciado em inglês
Ganz Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 31/10/05
Pontos: 6165
Link direto para este Post Postado: 18/02/10 as 01:29
AAAAAAAAAAAAAAH SIM, agora entendi....
acho o nome bapeva bonito sim, só não tinha entendido o significado....
morro de vontade de ter uma rmv!
k-boom

akpc Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 19/09/04
Pontos: 1626
Link direto para este Post Postado: 19/02/10 as 02:17
como já disseram por aí, bapeva = brazilian maple LOLLOL

É goiabão e pronto,s em frescuras!!
Experts
Experts

Link direto para este Post Postado: 19/02/10 as 05:51
Originalmente postado por akpc akpc escreveu:

É goiabão e prontos em frescuras!!

Não acredito ser frescura, e sim uma questão de se criar uma identidade. Se cada um chamasse de um, jeito iria virar festa, e aeh sim iria confundir.

Hoje os gringos "conhecem a bapeva", assim como nos conhecemos o Maple Canadense. O bom no Maple, não é o fato de ser simplesmente "Maple Canadense", tem todo um historico nisso, pois as arvores nascidas no Canadá ter certas caracteristicas diferente do Maple Estadunidense. Pequeno adendo: Quando falamos Maple Canadense jah vem em mente baterias DW, jah quando falamos em Maple Estadunidense vem em mente que é o tal "Maple da Mapex", por exemplo.

A quem prefira um, e quem prefira o outro, mas há uma identidade atrelada a sonoridade e, por consequencia, as caracteristicas que formam essa sonoridade. O fato de ser escolhido o nome Bapeva não foi em vão. Como jah citado acima, é um nome mais facil de ser pronunciado em ingles, e se falarmos BAPEVA (tanto aqui como no exterior) a primeira coisa que vem em mente é RMV, visto que a RMV tem ganhado fama lá fora e é a unica fábrica que trabalha com essa madeira.

Resumindo: com o nome Bapeva fez-se a Identidade da RMV...

PS: A RMV trabalha com Tauari nas Roads, VRX e VRX-S, e Bapeva nas XR7 e XR5-S. Jah na Exclusive Custom temos Bapeva, Purple Heart, e Maple Canadense....  Se citarmos qualquer uma dessas madeiras, qual te fará lembrar imediatamente da RMV???  Pode ser que falando em Tauari alguns se lembrem da RMV, mas falando em Bapeva isso se torna "unanimidade", todos irão se lembrar da RMV.

PS 2: Essa historia de Brazilian Maple surgiu dos gringos. Diga-se de passagem que é um "apelido" que os gringos atrelaram à Bapeva, por conta das semelhanças sonoras com o Maple (não que a bapeva seja "igual" ao Maple, mas a Bapeva tem algumas caracteristicas sonoras e mecanicas semelhantes ao Maple)
Douglão Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/08/07
Pontos: 2968
Link direto para este Post Postado: 19/02/10 as 09:00

huahauhuahuahauhuahuah Goiabão foi ótima!!!

Bapeva soa bem mais comercial, não??? rsrsrsrs...

Vendo Paiste Dimensions Medium Cool Ride 20" zerado, sem nem marcas de baqueta!!! - Envie MP!!!
jboca Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 19/02/10 as 14:19
ESSA COMPARAÇÃO DA BAPEVA COM O MAPLE É QUE AJUDA A DISTINGUI-LA DAS DEMAIS MADEIRAS, POIS A COMPARA COM UMAS DAS MELHORES MADEIRAS DO MUNDO USADA PARA CONFECÇÃO DE CASCOS DE BATERIA...

COM CERTEZA ISSO SE SOMA POSITIVO PARA RMV...

E POR FAVOR, NÃO LIGUEM O NOME GOIABÃO COM PÉ-DE-GOIABA, JÁ FALAMOS DISSO ANTES, MAS VOU FALAR DE NOVO, NÃO TEM NDA A VER... RS

goedert Ver Drop Down
Experts
Experts
bateraclube.com.br

Cadastrado em: 20/09/03
Pontos: 40734
Link direto para este Post Postado: 19/02/10 as 14:36
Originalmente postado por Diego_Costa Diego_Costa escreveu:

Originalmente postado por akpc akpc escreveu:

É goiabão e prontos em frescuras!!

Não acredito ser frescura, e sim uma questão de se criar uma identidade. Se cada um chamasse de um, jeito iria virar festa, e aeh sim iria confundir.

Hoje os gringos "conhecem a bapeva", assim como nos conhecemos o Maple Canadense. O bom no Maple, não é o fato de ser simplesmente "Maple Canadense", tem todo um historico nisso, pois as arvores nascidas no Canadá ter certas caracteristicas diferente do Maple Estadunidense. Pequeno adendo: Quando falamos Maple Canadense jah vem em mente baterias DW, jah quando falamos em Maple Estadunidense vem em mente que é o tal "Maple da Mapex", por exemplo.

A quem prefira um, e quem prefira o outro, mas há uma identidade atrelada a sonoridade e, por consequencia, as caracteristicas que formam essa sonoridade. O fato de ser escolhido o nome Bapeva não foi em vão. Como jah citado acima, é um nome mais facil de ser pronunciado em ingles, e se falarmos BAPEVA (tanto aqui como no exterior) a primeira coisa que vem em mente é RMV, visto que a RMV tem ganhado fama lá fora e é a unica fábrica que trabalha com essa madeira.

Resumindo: com o nome Bapeva fez-se a Identidade da RMV...

PS 2: Essa historia de Brazilian Maple surgiu dos gringos. Diga-se de passagem que é um "apelido" que os gringos atrelaram à Bapeva, por conta das semelhanças sonoras com o Maple (não que a bapeva seja "igual" ao Maple, mas a Bapeva tem algumas caracteristicas sonoras e mecanicas semelhantes ao Maple)

Velho, sinceramente bapeva não tem NADA HAVER com o som do MAPLE, nada... é outra coisa, outra tudo... desde a aparência qto o som, característica sonora, etc... não tem nada haver com o Maple. Isso é papo furado sem a mínima necessidade. O gringo não deu apelido a nada, quem deu foi a RMV mesmo e o Alessandro que inventou esse papo, mas não pra dizer "OLHA, A BAPEVA É IGUAL AO MAPLE NO SOM, SÓ QUE BRASILEIRO" e sim pra simplesmente chamar a atenção  para uma madeira de característica muito própria. A Bapeva tem qualidades próprias, ela não precisa se esconder atrás de nada pra tentar pegar o rabo do cometa, ela é boa sendo ela mesma e não precisa pegar carona no Maple.

Se existe uma madeira pra parecer com o Maple no Brasil, pelo que eu conheço, é o Marfim pela característica sonora e a Araucária pelos veios e coloração, mas só, mesmo assim não é tão parecido...para por aí, mesmo assim o Maple é muito próprio, muito peculiar, assim como é o Birch, Bapeva, Bubinga, Mogno, são madeiras com uma cara bem própria.

abraço!

Responder Responder Página  12>
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.109 segundos.