Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Bem Vindo(a)!
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guia de Madeiras
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Guia de Madeiras

Responder Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Carlos Bala Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 06/02/07
Status: Desconectado
Pontos: 2854
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos Bala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guia de Madeiras
    Postado: 05/08/09 as 15:43
Galera ví este tópico na NET e achei interessante e resolví colocar em meu blog e compartilhar com vocês !!

O que você sabe sobre madeiras de bateria?

Olá, amigos ritmistas! Hoje eu lhes trago uma pergunta (que espero ter algumas respostas, hehehe): O quanto você sabe sobre a madeira da sua bateria? Você saberia diferenciar uma bateria de Maple (Plátano) de uma de Mogno? Saberia dizer qual madeira é boa pra qual ocasião? Deveria saber, pois nosso instrumento é singular nesse sentido. O corpo da bateria e a sua composição ditam a sonoridade total a ser conquistada. Madeira com densidade alta, madeiras boas para se obter grave melodioso; tudo isso deveria ser pesquisado por nós, bateristas, já que somos apaixonados por esse instrumento. Se você tem interesse em comçar tal pesquisa, aqui seria um bom local para começá-la. Vamos à uma breve lista de madeiras comumente utilizadas em baterias:
  • Bétula (Birch)
  • Plátano (Maple)
  • Mogno
  • Bapeva
  • Cedro Rosa
  • Copaíba
  • Poplar
  • Tília (Basswood)

Enquanto todas essas madeiras (e muitas outras, já que essas apresentadas são as mais comuns) tem características próprias, muitos concordam que dois tipos de madeira se destacam por serem perfeitas no uso de baterias, tanto de estúdio quanto para apresentações. Essa madeiras são o Birch e o Maple. Graves controlados, harmônicos sutis e doces, afinação clara e precisa sempre. Esses dois tipos de madeiras são consideradas perfeitas por serem... perfeitas, o que mais poderia ser? hehehe O Birch é conhecido mundialmente como a bateria para gravações. Ficou muito popular na época das baterias "Recording Custom" da Yamaha, no final dos anos 80 e começo dos 90. Todos os bateristas renomados de Estúdio concordariam que um Recording Custom resolve qualquer problema sonoro em uma sessão de gravação. As peles podem ser postas em qualquer afinação, a bateria vem pronta para tocar.

O Birch é uma madeira levemente mais suave que o Maple, resultando em um som mais pesado e com menos harmônicos. Sobre o Maple; é uma madeira muito densa e bastante reverberante. O resultado é uma bateria brilhante, presente e perfeita tanto para gravações quanto para apresentações. Ao meu ver, o Maple é a madeira dos bateristas; por ser eclética e ter sonoridade para todas as ocasiões, sem contar a facilidade de afinação.

O Mogno é uma madeira com propriedades parecidas com o Maple. Bastante densa e brilhante, porém com uma reverberação menor. Resultando em uma bateria excessivamente brilhante e de afinação mais complicada. Uma pele com abafadores seria indicada para baterias de Mogno. Ainda é uma madeira muito boa para baterias, ganhando em beleza, harmônicos bonitos e por ser robusta o suficiente para ser posta na estrada, em turnês.

As madeiras mais comuns a baterias de nível iniciante e intermediário, seriam o Basswood e o Poplar. Duas madeiras com caracteristicas quase idênticas, a maior diferença é a caracteristica profunda do Basswood, deixando o som da bateria grave ao ponto de um tom de 12" poder ser comparado a um surdo de 14"! Tenha sempre em mente que graves melodiosos e graves absurdos NÃO são a mesma coisa! O Poplar tem uma caracteristica básica e sem muitos atrativos.

Nossas madeiras também fazem bonito, e não perdem em nada para madeiras gringas. Nosso arsenal conta com as madeiras Bapeva, Cedro Rosa e Copaíba. Três madeiras bastante utilizadas por fabricantes da nossa terra.

A Bapeva é mais conhecida por ser utilizada nas baterias RMV Concept. Essa madeira foi uma ótima surpresa quando gravei com uma dessas. Assim como fora dito pela RMV, a Bapeva fica entre o Birch e o Maple, sendo chamado de Brazilian Maple lá fora. Se você procura uma bateria com o melhor do Maple e ótimas caracteristicas do Birch, compre uma bateria de Bapeva.

Copaíba é uma madeira surpreendente, em vários sentidos. A incidência de graves é controlada, e seu brilho chega a ser quase etéreo. É uma madeira de utilização espeficica, gigs de baixo volume e tibres complexos.

O Cedro Rosa foi implementado recentemente na linha de baterias Classic Wood Exotic da Adah. Eu possuo uma caixa de Cedro Rosa da Adah.  Escolha sua bateria com sabedoria. Pesquise sobre a madeira implementada no kit que você possue ou que pensa em comprar. Afinal, é SEU som! Tenha total controle e certeza do que você precisa e irá tirar do instrumento. A bateria vai muito além de tocar a baqueta na pele e fazer "TUM". Lembrem-se disso.

Abraços e boa diversão!

Jrnarciso
Links Patrocinados

Rafael Souza Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 15/07/09
Pontos: 653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Souza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/08/09 as 16:08
Ah, já tinha lido isso no Blog...rsrs
Gostei do texto, parabéns pela iniciativa.

Abraço.

DaniloS Ver Drop Down
Experts
Experts
"Melhor Vídeo - 2010"

Cadastrado em: 30/08/08
Pontos: 5137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaniloS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/08/09 as 16:16
muito bom!! eu tenho uma matéria em uma MD lá em ksa... sobre madeiras.. ñ me lembro qual é a edição... mas é muito bom tb... vlw por postar!!
vcruvinel Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 06/04/09
Pontos: 600
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vcruvinel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/08/09 as 16:50
é um artigo bom de ser lido e pra galera compreender melhor o esquema de madeiras..um abraço
Ricardo Voodoo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/05/06
Pontos: 1405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/08/09 as 16:58
Tem certeza que o Maple no Brasil é Plátano? Será que o plátano é o mesmo que Bordo? Sempre vi Maple traduzido como Bordo...

Plátano tem aqui na minha região...já esse Bordo, se for outra madeira, nunca vi...

Só comentando sobre os sons das madeiras, eu tive uma RMV Street que tinha na composição do casco Cedro...não sei se era todo de cedro, mas tinha no lado de dentro do tambor. O som era mais grave que a Concept de bapeva que eu peguei depois. Gostava bastante do som da Street, apesar de que na época, não tinha muita experiência para avaliar. Eu tocava também numa Pearl Export antiga na época dessa Street, que eu acredito que era de Mahogany...não sei. Eu gostava mais do som da RMV, mas mais pelo lance dos tons serem menores e mais finos, cantavam mais que na Pearl. O volume da Pearl era absurdo...até onde entendo, quando mais grosso o casco, mais volume dá. Então se explicava em parte por isso...

Agora estou com a Mapex Orion que é em maple, e não posso deixar de comparar com a RMV Concept em Bapeva. Foi colocado ali que a Bapeva tem o melhor do Maple com o controle do Birch...sobre o Birch, não posso dizer, pois nunca toquei numa bateria de Birch, mas em termos de graves, não tem como comparar o timbre do maple com o timbre da bapeva. O Maple tem um grave requintado, musical e muito agradável de se ouvir. Eu ainda uso quando saio tocar, uma Concept, e como em casa tô tocando sempre com a Orion, a primeira coisa que sinto falta na Concept é aquele grave cheio e macio do bumbo da Orion. É outro nível bem diferente...o som da Concept não tem o mesmo peso e o timbre é bem mais pobre e menos requintado.

Editado por Ricardo Voodoo - 05/08/09 as 17:12
Denis Negrini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/11/08
Pontos: 1815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Denis Negrini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/08/09 as 20:23
MADEIRA ?????????

SÓ CONHEÇO COMPENSADO E A LENHA QUE USO NA LAREIRA...HEHEH, BRINCADEIRAS A PARTE, MUITO BOM O TOPICO E O TEXTO, ESTAVA LENDO ALGO A RESPEITO, POIS PRETENDO FAZER UMA CAIXA E ME INDICARAM A MADEIRA "TECA" SE NAO ME ENGANO ..... MINHA BATERA É UMA RMV ROAD, ACHO SER DE CEDRO,OU PARTE DELA, GOSTO DO SOM DELA, MAS CONFESSO NAO SABER MUITO A RSPEITO DE OUTROS TIMBRES DE "MADEIRA"

ABRAÇO A TODOS

Denis Negrini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/11/08
Pontos: 1815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Denis Negrini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05/08/09 as 20:28
ESQUECI DE COMENTAR QUE TENHO UMA "TURBO" QUE USO DE VEZ EM QUANDO, MAS O SOM NAO É BOM NÃO, COLOQUEI UMAS PELES MUDAS E TAL E USO SÓ PRA ESTUDO MESMO, E FIQUEI CURIOSO PRA SABER QUAL A MADEIRA DA MESMA .......ALGUEM SABE ?

É PRECISO ENTENDER DE MADEIRA PARA SABER IDENTIFICAR O TIPO A OLHO NU...

ERA ISSO....
Dámaso Cerruti Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 17/09/06
Pontos: 698
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dámaso Cerruti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/08/09 as 22:07
Carlos, vejo que voce pesquisou sobre as madeiras, diria que está preparado para a lutheria rssss Tambem estive olhando seu blog, muito bonito e interessante.

Gostaria saber sua opiniao sobre que madeira seria a mais apropriada para obter musicalidade e que marca está trabalhando essa madeira, considerando que a performance é realizada com um som natural.

Abracos!
Procurando formarme e formar ao Musico Baterista Latinomericano, que tambem tem muito a dizer.
Carlos Bala Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 06/02/07
Pontos: 2854
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos Bala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06/08/09 as 22:24
Originalmente postado por Dámaso Cerruti Dámaso Cerruti escreveu:

Carlos, vejo que voce pesquisou sobre as madeiras, diria que está preparado para a lutheria rssss Tambem estive olhando seu blog, muito bonito e interessante.

Gostaria saber sua opiniao sobre que madeira seria a mais apropriada para obter musicalidade e que marca está trabalhando essa madeira, considerando que a performance é realizada com um som natural.

Abracos!

Caro Dámaso, conforme no início do tópico ví esta matéria em um site e achei interessante postá-la. Não foi eu que escrevi tudo isso não. Quem dera !!!

Abraços !
Jrnarciso
Nilo Henrique Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 09/05/09
Pontos: 188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nilo Henrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/08/09 as 00:40
ClapPow cara muito legal. Esqueceu de falar do Marfim, que nem sei se é uma madeira originária do Brasil porém, segundo pesquisei, ela é a madeira de baterias feita aqui no Brasil que mais se assemelha ao maple sendo um pouco mais controlada que "a madeira dos bateristas".
Já a bapeva tem a fama de ter um boa definição da nota fundamental, um som bem kickado, grave e chegando a ser controlado como o birch. As baterias feitas em bapeva tem um bom som.
A araucária, madeira usada na fabricação de algumas de suas baterias aqui no Brasil, esteja ela sozinha ou em um mix com alguma outra madeira, não oferece tantos atrativos sonoros. Sendo, como foi dito sobre o Poplar, básica, tem um som limpo, controlado e com suas frequências sonoras (agudo, médio e grave) muito próximas das outras.

Contem o que sabem, para enriquecer o conhecimento dos bateristas brasileiros.

Valeu galera!

Editado por Nilo Henrique - 29/08/09 as 00:47
igolas_batera Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 12/10/08
Pontos: 358
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igolas_batera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/08/09 as 17:15
Grande Brother !!!

Parabéns mais uma vez !!! Clap !!! Já tinha vito essa coluna no tu BLOG !!!

Aprendi mto awe !!! Parabéns !!! Continue postando assuntos como este !!! É de muita ajuda para tds !!!  Thumbs Up

Abrass !

Igor Drummer !
www.myspace.com/igordrummer

@igordrummerr

www.youtube.com/igordrummerr
Dámaso Cerruti Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 17/09/06
Pontos: 698
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dámaso Cerruti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/08/09 as 00:38
Quando realizei o Encontro Nacional do Baterista Criativo (PR-RJ), tive uma palestra dada por um Dr em Física Ardolino Sermiani  e comentou sobre as madeiras brancas e madeiras escuras.

As madeiras brancas são mais leves e as escuras mais pesadas. Enquanto as madeiras brancas abafam o som, as escuras são mais ressonantes e de como exemplo as castanholas, propagando o som com maior facilidade.

Meus tomtons são Colombo, de 40 anos de vida e de madeira escuras. Sua sonoridade é enorme. Me permite trabalhar o tambor com maior possibilidades timbricas,ou seja, expressivas.

A maioria das baterias são construída com madeiras brancas, motivados pela falta do golpe do baterista. O golpe estalado, introduzido numa madeira branca que apaga os harmónicos, produz um efeito sonoro justo, pois numa madeira escuras seria um som infernal.

Editado por Dámaso Cerruti - 12/08/09 as 00:46
Procurando formarme e formar ao Musico Baterista Latinomericano, que tambem tem muito a dizer.
Helton turcheto Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 19/05/09
Pontos: 2456
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Helton turcheto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/08/09 as 04:43
Belo topico ...
muito bom.....
dessa da madeira escura e branca suspeitava já disso..

abraços
Helton Turcheto
delap Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/06/05
Pontos: 1633
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar delap Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/08/09 as 19:22
Legal, mas não concordo quanto a descrição sobre o mogno. Pelo que sei o mogno tende pra as frequenências mais graves. Vide alguns tambores maiores das MasterWorks...
O debate é válido.
A única atividade em que se começa por cima é abrir buracos.
Zezo Maltez Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 07/06/06
Pontos: 739
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zezo Maltez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/08/09 as 14:37

Muito interessante falar sobre as madeiras. Não entendo o bastante para comentar, mas não falaram sobre a mais clássica das madeiras brasileiras na produção de tambores de bateria: o Pinho. Quem puder comentar um pouco sobre suas qualidades... ficaremos agradecidos tb. 

Botando no caminho...
Ricardo Voodoo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/05/06
Pontos: 1405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/08/09 as 17:26
Originalmente postado por Zezo Maltez Zezo Maltez escreveu:

Muito interessante falar sobre as madeiras. Não entendo o bastante para comentar, mas não falaram sobre a mais clássica das madeiras brasileiras na produção de tambores de bateria: o Pinho. Quem puder comentar um pouco sobre suas qualidades... ficaremos agradecidos tb. 

Araucária, pinho e pinheiro são a mesma madeira...
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts
Melhor Tópico 2009/Batera + Bonita 2010

Cadastrado em: 26/08/04
Pontos: 5666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alayr Jr. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/08/09 as 00:49
Alguns cuidados só, o Mogno, ou Mahogany tem duas fontes: O africano e filipino. O filipino é normalmente usado em baterias mais baratas, junto com o Poplar. É uma madeira leve e de fácil manuseio, o som é simples e depende basicamente de uma boa pele para conseguir alguma qualidade. Já o africano, tem uma qualidade e um preço muito mais alto, é uma madeira escura, densa e extremamente grave. Gera muitos harmônicos, mas não tem a suavidade do Maple por exemplo. A Pearl usa muito nos tambores mais graves.

A Araucária, Pinho, Pinheiro e afins, é a madeira mais utilizada por aqui, desde as antigas Gopes e Pinguins até as atuais Oderys. É uma madeira clara com alguma abundância no sul do pais e hoje é já possível obtê-la com controle de qualidade e de origem, sem a necessidade de piratear madeira. A árvore é um primo distante do maple, só que por características de solo e temperatura do Brasil, ela cresce muito mais rápido, e com isso, o tronco é mais "macio" que o maple. Isso faz com que o som seja quente e tenha belos harmônicos, mas ainda não tem o foco e a consitência do Maple.

O Marfim, utilizado pela Maxter e Adah, é uma madeira mais dura, e menos rugosa, o som é mais agudo e alto e é mais difícil de se trabalhar para conseguir moldar as folhas. Apesar do pessoal chamar de Brazilian Maple (qualquer madeira clara aqui virou isso), não dá para comparar. Tem a sua beleza, acho que é um achado nosso, e se bem trabalhada provém belos tambores. E tem o Cedro Rosa, muito usado pelo Tibério nas Luthiers, algumas Pinguins chegaram a sair com esta madeira, e hoje a Maxter também a usa. É uma madeira escura, porém leve, é muito rugosa e tem que ter muito cuidado para colar as folhas e não quebrá-la. Tem timbre mais grave e aveludado.
Diego Bueno Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/02/09
Pontos: 8263
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/08/09 as 02:06
Originalmente postado por Dámaso Cerruti Dámaso Cerruti escreveu:

As madeiras brancas são mais leves e as escuras mais pesadas. Enquanto as madeiras brancas abafam o som, as escuras são mais ressonantes.

Isso é completamente verdadeiro. Sobre madeiras para bateria não tenho muito conhecimento, mas alem de baterista eu tbm sou guitarrista, e essa diferença de madeiras pude comprovar em minhas guitarras. Tenho duas guitarras: uma com o braço em Maple e escala em Rosewood (madeira escura). E outra guitarra com o braço e a escala todo em Maple.

Com a guitarra em Rosewood consigo timbres mais "quentes", estalados, tipicos da Fender americana utilizado por Steve Ray Vaughan, caracteristicos de Blues mesmo. As notas quando tocadas tem um excelente  "sustain" (sustentação).

Jah com a guitarra de Maple obtenho timbres mais "aveludados", macios, não muito estalado, morno. Tanto com som limpo ou utilizando efeito de distorção o som não tem muito "sustain".

Aproveitando o ensejo do topico, e o conhecimento dos mais experientes aqui do fórum, quero tirar uma duvida que me ocorreu: Minha batera é em Basswood. Se acaso eu "adicionar" uma folha (lamina) de Birch ou Maple no interior do tambor, isso poderá "melhorar" o som dele????  Ou isso depende de TODAS as laminas de madeira utilizadas para construir um tambor????

Editado por Diego_lbc1 - 15/08/09 as 02:10
gustavoteixeira Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 19/03/06
Pontos: 4120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoteixeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24/08/09 as 14:52

Só discordo com uma coia que disse cima!

O maple não é fácil de afinar não, que não tem experiencia com afinações de bateria vai achar o mple uma droga! poque reverbera muito, não tem o memso controle que o birch tem por exemplo! ele tem grave demais e é mutio cheio de harmônicos lémd e ter muito decay e um sstain muit alto!

Mas se o baterista estiver prearado paraer uma bateria de maple ela teráo som desejado facmente!

O birch que é uito fácil de afinar, apesar de não ter muito gravee ter muitos méios, por isso qu a Tama usa baswwod na upestar par ter mais grave, poi o basswood gera graves parecidos com o mogno, mas o mogno é mai nobre, e a Tama tem as Starclassic Performer que tem birch e bubinga para ter mais grave!

só que se colocassem bubinga na superstr qum iria comprar Starclassic? hehehehe

Editado por gustavoteixeira - 24/08/09 as 14:56

Uploaded with <a href="http://imageshack.us"
-Feijão- Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 12/10/08
Pontos: 902
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar -Feijão- Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 02:29
E pinho como é o som? Eu sei que a fischer usa essa madeira.

Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 02:41
A Pinguim tbm utiliza Pinho. Até onde entendi o que foi dito neste topico, Araucária, Pinho e Pinheiro são a mesma madeira e, até onde sei, essa madeira é provinda de reflorestamento (na maioria das vezes).

Sobre caracteristicas, veja o post do Alayr Jr.

Originalmente postado por Alayr Jr Alayr Jr escreveu:

A árvore é um primo distante do maple, só que por características de solo e temperatura do Brasil, ela cresce muito mais rápido, e com isso, o tronco é mais "macio" que o maple. Isso faz com que o som seja quente e tenha belos harmônicos, mas ainda não tem o foco e a consitência do Maple

Editado por Diego_lbc1 - 02/09/09 as 02:43
Experts
Experts

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Bueno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 16:28
A  proposito, uma pergunta que fiz anteriormente mas ninguem respondeu:

Minha batera é em Basswood, e jah vi que em muitos casos as baterias são fabricadas a "estrutura" dos tambores com um tipo de madeira e depois colocam folhas internas/externas de outra madeira (por exemplo TAMA).

No meu caso, com batera em basswood, se forem aplicadas folhas internas de outra madeira nos tambores, ela ficaria com um pouco das caracteristicas das folhas aplicadas???

Por exemplo, se eu aplicasse uma folha interna de Maple, a minha batera ficaria com um som caracteristico de Maple ou melhoraria o timbre da batera pelo menos??
imeradrums Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 09/10/08
Pontos: 3473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar imeradrums Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02/09/09 as 19:08
Nunca tinha parado para ler esse tópico!!!!
Muito bom e com informações importantes das madeiras!!!!!
Flws
rsiebiger Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 08/08/08
Pontos: 49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsiebiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/09/09 as 16:36
Olá!

Então, pessoal, atualizando a primeira lista de madeiras, de acordo com o que já foi postado:

Bétula (Birch)
    Plátano (Maple)
    Mogno
    Bapeva
    Cedro Rosa
    Copaíba
    Poplar
    Tília (Basswood)
    Pinho (Araucária ou Pinheiro)
    Marfim

Tem ainda (que eu me lembre) duas madeiras que não foram citadas:
    Falkata
    Teca

O que sei sobre a falkata é que ela fazia parte da composição de madeiras das Yamaha Stage Custom Japonesas que vieram pro Brasil no fim da década de 90 (eu tive uma dessas). Essa informação eu obtive em uma edição da Modern Drummer brasileira, mencionando que os tambores eram feitos com três tipos de madeira: uma folha externa de falkata, as folhas do meio em Mahogany (mogno) e uma folha interna de birch. Será que essa informação procede mesmo? Eu nunca ouvi falar dessa madeira (falkata), a não ser por essa reportagem da MD que analisou a Stage Custom. Alguém tem mais alguma informação a respeito?

E com relação à Teca, ainda não conheci (pessoalmente) baterias feitas com essa madeira (sei que a Odery faz tambores de teca). Pelo que conheço da madeira, pois ela é plantada também na região onde moro (quilômetros e quilômetros de cultivo), é uma madeira legalizada e utilizada principalmente para artesanato, móveis de pequeno porte e para exportação (inclusive eu tenho um porta-canetas feito de teca). As árvores de Teca são bem finas e crescem bem rápido (de 6 a 8 anos de idade já são extraídas), sendo utilizadas em pequenos blocos que são colados um no outro (o meu porta-canetas é feito assim). É uma madeira bem maleável, leve e com pouca densidade. Visualmente ela é muito bonita, mas não conheço suas propriedades acústicas. Alguém poderia comentar a respeito das propriedades da teca na fabricação de tambores?

Valeu!

Editado por rsiebiger - 04/09/09 as 16:38
rsiebiger Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 08/08/08
Pontos: 49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsiebiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/09/09 as 16:48
E aí, galera.
Acredito que chegamos num nível de construção de baterias em que atualmente encontramos muitas opções com ótimas madeiras (sejam 'puras' ou combinações), resultado em uma grande variedade de instrumentos de nível semelhante. Essa infinidade de opções, que possibilita atender os mais variados gostos pessoais, também provoca uma série de dúvidas com relação ao efeito sonoro que cada instrumento produz.

Assim, proponho fazermos uma espécie de 'tabela' ou 'escala' de madeiras, considerando alguns quesitos, no intuito de nós mesmos nos ajudarmos e ajudar os demais colegas a clarear melhor esse assunto que diz respeito às madeiras, o que vocês acham?

Para a 'análise', proponho os seguintes quesitos:
(1)    Densidade
(2)    Ressonância (sustain)
(3)    Profundidade (preenchimento do som)
(4)    Brilho
(5)    Harmônicos
(6)    Facilidade de afinação
(7)    Amplitude de Afinação (possibilidade de se afinar em várias notas)

Proponho também uma escala que vai de 0 (mínimo) a 5 (máximo) em cada quesito, para nos ajudar a ter uma referência.

Vou começar 'preenchendo' a tabela com as informações que, na minha humilde experiência, tenho com relação às madeiras (e, principalmente, me corrijam por favor!!! Hehehe!). O que eu não conheço, deixei em branco, ok?

Fiquem à vontade para incluir outras madeiras e outros quesitos que acharem interessantes! É apenas uma aproximação, uma tentativa, um exercício para nos ajudar a esclarecer melhor esse assunto! Valeu!

Densid.   Resson.   Profund.   Brilho   Harmôn.   Fac. Af.   Amp. Af.
Maple                 5            5              4             5           4              3            5
Birch                   5            4              5             3           3              5            4
Mogno                4            3              3             3           3              4            3
Bapeva               4            3              3             3           3              4            3
Poplar                 3            3              3             2           3              4            3
Basswood           4            4              5             4           3              4            4
Pinho                  2            3              3             3           4              3            3
Cedro Rosa                            
Copaíba                            
Marfim                           
Teca                           
Outras???                           

Ah, e temos que incluir também as madeiras combinadas!

Densid.    Resson.    Profund.    Brilho    Harmôn.    Fac. Af.    Amp. Af.
Birch + Mogno               4              3               4              3            3              4              3
Birch + Basswood                           
Maple + Bubinga                           
Pinho + Cedro Rosa                           
Outras???                           

Valeu!

GustavoBatera Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 05/08/09
Pontos: 175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GustavoBatera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09/09/09 as 03:03
mogno é extremamente grave
Gustavo (Cachaça) usa e recomenda:

rafbatera10 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 11/04/08
Pontos: 36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafbatera10 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/09/09 as 15:09
alguem me poderia falar das madeiras da Concept VRX nela é usada Tauari com folha de Copaíba, a copaiba conheço mas essa Tauari nunca vi....

Bateraaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....
Black Nails Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/01/08
Pontos: 2325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Nails Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/09/09 as 16:20
No texto primeiro do Carlos Bala foi colocado que a "Copaíba é uma madeira surpreendente, em vários sentidos. A incidência de graves é controlada, e seu brilho chega a ser quase etéreo. É uma madeira de utilização espeficica, gigs de baixo volume e tibres complexos. "

Alguém poderia explicitar a informação relativa a "gigs de baixo volume". Qual é a explicação para isso? Eu realmente não entendi.

Valews...
VENDO PEDAL DUPLO DW 9000 CANHOTO!!!!
Matheus HPX Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/07/09
Pontos: 555
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus HPX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/09/09 as 02:54
otimo topico
www.actionvirtual.com
TiagoTrindade Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 05/11/08
Pontos: 101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TiagoTrindade Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/09/09 as 15:25
Olá pessoal!
Sou novo no forum porém já acompanho a algum tempo.
Muito bom tópico gente! Conhecimento nunca é demais!
Minha caixa da pinguim tá chegando sexta-feira, ela foi feita em Pinho.
Vou testá-la e depois deixo um comentário sobre o que eu achei do som dela além das fotos.
Abraço galera.
Jesus abençoe aew.
Ezequiel 3:3
E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.
Jeff Dias Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 01/10/08
Pontos: 217
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jeff Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/09/09 as 16:41
Muito legal o Tópico, lembrando agora da Odery...
nas bateras custom vc tem a opção de fazer 50% araucaria e 50% teca, como ainda ninguem disse um pouco das propriedades da madeira Teca, rola bastante duvida no som que sairia de uma batera assim 50/50

se algume souber, ou tiver uma ideia eu agradeço...

Abraço
Never heard a man speaks like this man before !
João Paulo Reis Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/11/08
Pontos: 548
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Paulo Reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30/09/09 as 17:43
Muito bom o tópico...
Essas informações ajudam bastante não hora de montar o seu som...
vc compra sabendo o que esperar...
Parabens..
Ouçam Cells Of Seth (Metalcore/Deathcore/Djent)
Facebook
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus HPX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08/11/09 as 17:49
a mistura de maple com birch e uma boa saida para controlar a afinação?
www.actionvirtual.com
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus HPX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/11/09 as 00:42
bom tem outra coisa a qlalidade da madeira mesmo sendo maple, precisa ver sua qualidade e tambem o numero de folhas usada para contruir os tambores.
www.actionvirtual.com
ChronoCrusher Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 21/10/09
Pontos: 1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ChronoCrusher Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/11/09 as 04:29
Uma dúvida minha é quanto à procedência da madeira. Por exemplo, o birch  nas Sonor force 2007 (montadas na china) é o mesmo daquelas groovin em birch? A Sonor tem um modelo fabricado com Birch da escandinávia. Tem também o mogno filipino (Tama swingstar) e o mogno africano, como outro exemplo, qual a diferença ???
Alayr Jr. Ver Drop Down
Experts
Experts
Melhor Tópico 2009/Batera + Bonita 2010

Cadastrado em: 26/08/04
Pontos: 5666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alayr Jr. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/11/09 as 16:32
Hoje em dia é relativamente fácil de conseguir madeiras como Birch e Maple, só que são árvores que crescem em regiões mais quentes e úmidas, o que faz com elas cresçam rápido mas sem muita consistência, e são naturalmente mais baratas. As árvores que crescem no frio como na Escandinávia (Suécia, Noruega, Dinamarca e Islandia) ou no Canadá como tem muito mais dificuldade para crescer, ficam mais fortes e naturalmente mais consistentes para trabalhar. As baterias mais simples que usam estas madeiras como as Sonor's chinesas, Mapex (não as Orion), Pearl Vision, Basix, Groovin, Tama, etc... usam as madeiras mais baratas, mas são de boa qualidade, só não dá para comparar com as top's de verdade.
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus HPX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10/11/09 as 17:18
é muito complicado mesmo alguem sabe das madeiras usadas na pr1me europe?
www.actionvirtual.com
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus HPX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11/11/09 as 18:52
eu que não gosto de muito harmonicos a madeira ideal para mim seria birch?
www.actionvirtual.com
ChronoCrusher Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 21/10/09
Pontos: 1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ChronoCrusher Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12/11/09 as 03:16
para mim, depois da explicação do Alayr (ótima explicação), fica claro que as pr1me Europe também são em birch, mas, dessas regiões quentes e úmidas, não sendo tão boas quanto a das regiões frias...

Birch tem como característica uma das características um som mais seco mesmo, sem tantos harmônicos... Não sei quanto ao escandinavo rsrs
Seniors
Seniors

Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus HPX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15/11/09 as 01:10
qual melhor madeira:
Poplar ou Basswood   ? ? ? ? ? ? ? ? ?   
www.actionvirtual.com
 Responder Responder Página  123 4>
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.094 segundos.