Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Aula - Quanto Cobrar ??!
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico FechadoAula - Quanto Cobrar ??!

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Paulinhu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 27/05/09
Status: Desconectado
Pontos: 138
Link direto para este Post Tópico: Aula - Quanto Cobrar ??!
    Postado: 26/07/09 as 12:12
E aí pessoal, tudo certo ??!

Então, ontem a noite uma amiga me fez a proposta de dar aulas de bateria pra ela!
Achei a idéia um tanto desafiadora, visto que nunca tive aulas de bateria...

Bom, eu aceitei a proposta de fazermos uma experiência e na prática veremos se será proveitoso!!
Mas daí não faço a mínima idéia de quanto cobrar pelas aulas! Gostaria de formar um preço mensal, baseado na média dos preços praticados Basil afora... vocês podem me dar uma força ??!

Outra questão seria o que dar nas primeiras aulas, visto que é uma pessoa totalmente leiga na batera... qual seria uma boa aula de introdução ao instrumento ??! Poderiam me sugerir algumas vídeo aulas boas pra iniciantes ??!

Desde já agradeço a ajuda... Thumbs Up
igolas_batera Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 12/10/08
Pontos: 358
Link direto para este Post Postado: 26/07/09 as 14:28
FALA BROTHER !

BOM...MTO BOA ESSA TUA INICIATIVA !! TODO PROFESSOR TEM Q TER UM MATERIAL DIDÁTICO EM SUAS MÃOS PARA PODER PASSAR PARA O ALUNO , PQ SE NAUM A AULA FICA PERDIDA SEM UM RUMO A SER TRAÇADO . BOM EU DOU AULAS DE NÍVEL BÁSICO EM MINHA REGIÃO, E USO UMA METODOLOGIA PRÓPRIA E ALÉM DISSO UM MÉTODO DE NÍVEL BÁSICO , FEITO PELO ANDERSON FACCIOLI , É UM ÓTIMO MÉTODO Q EH SIMPLES E OBJETIVO, AKI ABAIXO ESTÁ O LINK SE CASO VC QUEIRA BAIXA-LÔ PARA FAZER A IMPRESSÃO DELE ! EH MTO BOM RECOMENDO !

ABRASS !! ESPERO TER AJUDADO !!

IGOR DRUMMER .
www.myspace.com/igordrummer

@igordrummerr

www.youtube.com/igordrummerr
adrianodrums Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 26/08/05
Pontos: 2748
Link direto para este Post Postado: 26/07/09 as 15:19
Ah cara..
acho legal cobrar uns 40,50 reais..no maximo..

Sobre metodos, indico o do dino verdade que é EXCELENTE!
abçs
AMEDIA CYMBALS
Hats D-Rock 14
Crash Ahmed Legend 17
Splash Vigor Rock Shiny 10
Crash Thrace 19
Ride Vintage 22
China Raw Rock 17

www.youtube.com/adrianodrummerf
Paulinhu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 26/07/09 as 15:59
Originalmente postado por igolas_batera igolas_batera escreveu:

FALA BROTHER !

BOM...MTO BOA ESSA TUA INICIATIVA !! TODO PROFESSOR TEM Q TER UM MATERIAL DIDÁTICO EM SUAS MÃOS PARA PODER PASSAR PARA O ALUNO , PQ SE NAUM A AULA FICA PERDIDA SEM UM RUMO A SER TRAÇADO . BOM EU DOU AULAS DE NÍVEL BÁSICO EM MINHA REGIÃO, E USO UMA METODOLOGIA PRÓPRIA E ALÉM DISSO UM MÉTODO DE NÍVEL BÁSICO , FEITO PELO ANDERSON FACCIOLI , É UM ÓTIMO MÉTODO Q EH SIMPLES E OBJETIVO, AKI ABAIXO ESTÁ O LINK SE CASO VC QUEIRA BAIXA-LÔ PARA FAZER A IMPRESSÃO DELE ! EH MTO BOM RECOMENDO !

ABRASS !! ESPERO TER AJUDADO !!

IGOR DRUMMER .
Me ajudou bastante, Igor!!

Se não for pedir demais... pode me dizer quanto você cobra ??!

Abração!

Originalmente postado por adrianodrums adrianodrums escreveu:

Ah cara..
acho legal cobrar uns 40,50 reais..no maximo..

Sobre metodos, indico o do dino verdade que é EXCELENTE!
abçs
Onde consigo esse método, Adriano ??!
Essa faixa de preço mensal, né ?!

Valeu a força...
IgorCG Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/03/09
Pontos: 103
Link direto para este Post Postado: 26/07/09 as 16:13
Cara, eu não dou aulas, mais aqui na minha cidade tem um professor otimo, ele cobra R$ 50,00 mensais, sendo duas aulas por semana...
Flws e boa sorte xD
adrianodrums Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 26/08/05
Pontos: 2748
Link direto para este Post Postado: 26/07/09 as 17:30
Ah cara, deve ter na net --> GOOGLE:)

isso ai
faz 1 aula por semana, durante 1 hora q ta bao demais:)
abçs
AMEDIA CYMBALS
Hats D-Rock 14
Crash Ahmed Legend 17
Splash Vigor Rock Shiny 10
Crash Thrace 19
Ride Vintage 22
China Raw Rock 17

www.youtube.com/adrianodrummerf
Dámaso Cerruti Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/09/06
Pontos: 698
Link direto para este Post Postado: 26/07/09 as 20:14

Paulinhu, fique preocupado com você. Olha sua frase:

"visto que nunca tive aulas de bateria..."

Não seria correto primeiro  estudar  e logo compartir sua formação? Sua amiga falará para todos que está estudando com um Professor e segúm parece, pedagogicamente, não chega nem a Instrutor.
Dar aula é um compromisso enorme por trabalhar com seres humanos que necessitam e desejam crescer dentro de uma especialidade.
Sua primeira preocupação é quanto cobrar e sua "segunda" é: "Outra questão seria o que dar nas primeiras aulas."
Se você entrar em meu blog (www.dcdrums.blogspot.com) pode aproveitar uma metodologia, primeiro para estudar e logo para dar aula e por ultimo para cobrar seu trabalho.
O que está vendendo se ainda não trabalho em sua formação?
Incentivo sempre a dar aula, porque é uma maneira de exponer-se, porém, é fundamental ter uma mínima preparação pedagógica e esta começa na própria formação.
Sucesso e pode contar comigo neste largo caminho do ensino.

Procurando formarme e formar ao Musico Baterista Latinomericano, que tambem tem muito a dizer.
igolas_batera Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Pontos: 358
Link direto para este Post Postado: 26/07/09 as 22:37
Ohhh brother !! eu cobro 50 !!!

Eh um preço legal !!
www.myspace.com/igordrummer

@igordrummerr

www.youtube.com/igordrummerr
DaniloS Ver Drop Down
Experts
Experts
"Melhor Vídeo - 2010"

Cadastrado em: 30/08/08
Pontos: 5137
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 09:04
isso mesmo.. 50 reais por mês tah loko d bão!rsrs... 1 hora por semana e deu... e esse mini-curso aqui: http://www.mvhp.com.br/bateria1.htm é bem legal... tenho certeza q vai ajudar.... isso aew.. abrass
Ricardo Voodoo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 19/05/06
Pontos: 1405
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 12:19
Originalmente postado por Dámaso Cerruti Dámaso Cerruti escreveu:

Paulinhu, fique preocupado com você. Olha sua frase:

"visto que nunca tive aulas de bateria..."

Não seria correto primeiro  estudar  e logo compartir sua formação? Sua amiga falará para todos que está estudando com um Professor e segúm parece, pedagogicamente, não chega nem a Instrutor.
Dar aula é um compromisso enorme por trabalhar com seres humanos que necessitam e desejam crescer dentro de uma especialidade.
Sua primeira preocupação é quanto cobrar e sua "segunda" é: "Outra questão seria o que dar nas primeiras aulas."
Se você entrar em meu blog (www.dcdrums.blogspot.com) pode aproveitar uma metodologia, primeiro para estudar e logo para dar aula e por ultimo para cobrar seu trabalho.
O que está vendendo se ainda não trabalho em sua formação?
Incentivo sempre a dar aula, porque é uma maneira de exponer-se, porém, é fundamental ter uma mínima preparação pedagógica e esta começa na própria formação.
Sucesso e pode contar comigo neste largo caminho do ensino.

Concordo com o Dámaso...seria bem importante estudar primeiro pra si, para depois ensinar a outros...é seríssimo dar aula a alguém...pense se a pessoa tiver um talento extraordinário para bateria e vc, por não estar bem preparado, fizer com que ela desista de tocar...isso seria bem trágico...e já vi acontecer muito aqui na minha cidade...qualquer ensino é importantíssimo e influencia em várias coisas na vida da pessoa...
Paulinhu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 12:56
Tô com umas opiniões bem divergentes, vejam só...

Um amigo me disse ontem de um professor que dá aulas aqui na cidade e cobra R$200,00!
Por outro lado vocês falam em R$50,00... que foi + ou - o preço em que pensei!

E por hora aula, tem alguma média de preço ??!

Thumbs Up
-Feijão- Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Pontos: 902
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 13:12
Sei lá acho que uns 15 reais por hora de aula(60 reais mensais) tá legal. Aqui na miha cidade os preços variam de 50 a 200 reais depende muito do lugar da aula e tal...se é num estúdio e tem ar condicionado claro que vai ser mais caro e tal...

Luis Pérez Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 15/09/04
Pontos: 233
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 14:38
Olha, concordo plenamente com o Dámaso.

Eu acho que vc não deveria cobrar nada, pois mesmo assim estará aprendendo também (visto que vc não teve aulas...), inclusive acho que devemos ser honesto com os alunos, no caso acho que deveria falar para sua colega que vc nunca teve um professor e vai ajuda-la com a noção que vc aprendeu sozinho.

Reflita um pouco sobre  que disse e no que na opiniao do Dámaso.

Aulas de Bateria c/ Luis Pérez
São Paulo - Zona Sul - Site: www.luisperez.com.br
Denis Negrini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/11/08
Pontos: 1815
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 14:40
hum... complicado o fato d dar aulas tendo pouco conhecimento, acho que todos aqui poderiam dar "aulas" caso fosse preciso. acho que voce deve cobrar conforme teu conhecimento , mas nao conheço tua sabedoria pra colocar preço em tal...., talvez fosse melhor  voce dar apenas dicas , em troca peça um par de baquetas, alguma pele, mas dar aulas teóricas e ser um professor, nao acho boa ideia e  te digo , eu quando fiz algumas aulas com "chamados professores" só me arrependi, coloquei dinheiro fora... é a mesma coisa o cara achar que pagar 200 pilas pra fazer  aulas com Kiko freitas por mes é caro, se o joão das freitas da 4 aulas por 50 pila ao mes .... o barato sai caro !!!
quem sai ganhando ?
quem sai perdendo ?
pense nisso

abraço

Paulinhu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 17:11
Originalmente postado por Luis Pérez Luis Pérez escreveu:

Eu acho que vc não deveria cobrar nada, pois mesmo assim estará aprendendo também (visto que vc não teve aulas...), inclusive acho que devemos ser honesto com os alunos, no caso acho que deveria falar para sua colega que vc nunca teve um professor e vai ajuda-la com a noção que vc aprendeu sozinho.

Se você puder me mostrar onde eu escrevi que ela não sabe que nunca tive aulas de bateria, eu agradeço!! Thumbs Up

Originalmente postado por fera fera escreveu:

hum... complicado o fato d dar aulas tendo pouco conhecimento, acho que todos aqui poderiam dar "aulas" caso fosse preciso. acho que voce deve cobrar conforme teu conhecimento , mas nao conheço tua sabedoria pra colocar preço em tal...., talvez fosse melhor  voce dar apenas dicas , em troca peça um par de baquetas, alguma pele, mas dar aulas teóricas e ser um professor, nao acho boa ideia e  te digo , eu quando fiz algumas aulas com "chamados professores" só me arrependi, coloquei dinheiro fora... é a mesma coisa o cara achar que pagar 200 pilas pra fazer  aulas com Kiko freitas por mes é caro, se o joão das freitas da 4 aulas por 50 pila ao mes .... o barato sai caro !!!
quem sai ganhando ?
quem sai perdendo ?
pense nisso

abraço

Vamos descartar as primeiras frases do teu post, onde você se contradiz e fala que é complicado dar aulas sem conhecimento e depois diz que não conhece a minha sabedoria no assunto!!

Bom, eu sou multi-instrumentista!! Aprendi teoria musical no Conservatório de Música de Sergipe quando estudei piano, aprendi a ler partitura e toodo o resto! Tenho em casa um irmão formado em piano no Conservatório de Música Santa Catarina, mas que também é multi-instrumentista de mão cheia, toca todos os intrumentos básicos e mais alguns de orquestra, fora sanfona e por aí vai.....
Toco bateria há quase 10 anos, e sempre fui um músico elogiado em tudo que toco! Não à toa recebi um convite de um produtor que garimpa músicos pra TV Record, pra tocar num projeto dele em parceria com a SBT local daqui do estado. Não à toa acabei de ser eleito pra tocar num evento da cidade que vai reunir os melhores músicos do meio evangélico, e quem mora por aqui sabe que tem muita gente boa...

Bom, a modéstia sempre foi muito bem vinda por mim... mas vamos nos atentar as duas perguntas [ bem simples, por sinal ] do post inicial, em todo o resto eu me garanto!!

Não adianta o melhor professor, as melhores técnicas, os melhores equipamentos... sem talento, feeling... sem dom!!
Não à toa, em meio a outros dois bateristas com mais tempo 'de estrada' que eu, ela convidou a mim pra lhe dar aulas!!

Abraços!  Thumbs Up
Bertoli Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 10/10/03
Pontos: 900
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 18:24
Você tem a opinião de dois caras que admiro nesse tópico, que é o Luis Perez e o prof. Damaso... Reflita sobre isso!
AdrianoHM Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 14/05/09
Pontos: 366
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 18:44
Originalmente postado por Bertoli Bertoli escreveu:

Você tem a opinião de dois caras que admiro nesse tópico, que é o Luis Perez e o prof. Damaso... Reflita sobre isso!

(2).
fmassulo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/10/07
Pontos: 1290
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 18:55
Man... aproveite essa amiga pra vc estruturar uma aula, uma metodologia, fortalecer osconhecimentos, não cobre nada, aproveite para amadurecer tudo que vc conhece daí pra frente vc estará mais seguro e então passará a cobrar
God My God

Ricardo Voodoo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 19/05/06
Pontos: 1405
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 19:51
Originalmente postado por Paulinhu Paulinhu escreveu:

Se você puder me mostrar onde eu escrevi que ela não sabe que nunca tive aulas de bateria, eu agradeço!! Thumbs Up

quem sai ganhando ?
quem sai perdendo ?
pense nisso

abraço

Vamos descartar as primeiras frases do teu post, onde você se contradiz e fala que é complicado dar aulas sem conhecimento e depois diz que não conhece a minha sabedoria no assunto!!

Bom, eu sou multi-instrumentista!! Aprendi teoria musical no Conservatório de Música de Sergipe quando estudei piano, aprendi a ler partitura e toodo o resto! Tenho em casa um irmão formado em piano no Conservatório de Música Santa Catarina, mas que também é multi-instrumentista de mão cheia, toca todos os intrumentos básicos e mais alguns de orquestra, fora sanfona e por aí vai.....
Toco bateria há quase 10 anos, e sempre fui um músico elogiado em tudo que toco! Não à toa recebi um convite de um produtor que garimpa músicos pra TV Record, pra tocar num projeto dele em parceria com a SBT local daqui do estado. Não à toa acabei de ser eleito pra tocar num evento da cidade que vai reunir os melhores músicos do meio evangélico, e quem mora por aqui sabe que tem muita gente boa...

Bom, a modéstia sempre foi muito bem vinda por mim... mas vamos nos atentar as duas perguntas [ bem simples, por sinal ] do post inicial, em todo o resto eu me garanto!!

Não adianta o melhor professor, as melhores técnicas, os melhores equipamentos... sem talento, feeling... sem dom!!
Não à toa, em meio a outros dois bateristas com mais tempo 'de estrada' que eu, ela convidou a mim pra lhe dar aulas!!

Abraços!  Thumbs Up

Então cara, já que vc tem toda essa segurança que vc demonstrou aí nesse último post, não tem porque perguntar o que vc perguntou aqui...não concorda? Faz teu preço e ensina o que vc tem pra ensinar...pronto.

Editado por Ricardo Voodoo - 27/07/09 as 19:52
betoxm Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/01/09
Pontos: 69
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 21:16
Aí Pessoal, o que aconteçe na minha opinião, é que julgaram precipitadamente o Paulinhu só porquê ele mencionou ser auto didata, acho que ninguem em sã consciencia pensaria em dar aulas de um instrumento musical se não tivesse uma boa noção geral e um bom domínio, cito exemplos de auto didatas famosos que ainda por cima são do tempo que não tinhamos todo essa tecnologia disponivel, são alguns deles: Phill Colins e Serginho Herval do Roupa Nova, alguem não gostaria de fazer aulas com eles? Lembrando também  que a aluna deve ter visto o eventual professor tocando e deve ter gostado muito o que seria comum em um aspirante a músico, só acho que ele mesmo tem que ter noção de quanto deve cobrar e de que forma ira planejar as aulas, se não fica complicado, abraços!!!!
Nunca peça a Deus cargas mais leves e sim ombros mais fortes!!!
Paulinhu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 22:25
Originalmente postado por fmassulo fmassulo escreveu:

Man... aproveite essa amiga pra vc estruturar uma aula, uma metodologia, fortalecer osconhecimentos, não cobre nada, aproveite para amadurecer tudo que vc conhece daí pra frente vc estará mais seguro e então passará a cobrar
Rapaz, ótimo post esse teu!!
Agregou informação ao tópico, respondeu as duas perguntas de certa forma, e não falou nada baseado em achismos!!

Essa idéia eu vou comprar... não vou cobrar nada mesmo, vamos aprender juntos!! Thumbs Up

Originalmente postado por Ricardo Voodoo Ricardo Voodoo escreveu:

quem sai ganhando ?
quem sai perdendo ?
pense nisso

abraço

Abraços!  Thumbs Up

Então cara, já que vc tem toda essa segurança que vc demonstrou aí nesse último post, não tem porque perguntar o que vc perguntou aqui...não concorda? Faz teu preço e ensina o que vc tem pra ensinar...pronto.
Não concordo!!! E nem teria como, visto que a resposta pra sua pergunta é bem óbvia, veja bem.:

1º - Perguntei quanto seria correto cobrar!
Deixei bem claro que sou auto didata, sendo assim nunca tive aulas, sendo assim não sei quanto elas custam!!

2º - Perguntei qual seria uma boa aula de introdução ao instrumento!
Mais uma vez, aprendi a tocar olhando o batera da finada banda do meu irmão, compreende-se assim que aprendi tudo na prática... nunca tive uma 'aula' de introdução a bateria, etc e tal!

Não confunda bife de caçarolinha com rifle de caçar rolinha!! Wink

Originalmente postado por betoxm betoxm escreveu:

Aí Pessoal, o que aconteçe na minha opinião, é que julgaram precipitadamente o Paulinhu só porquê ele mencionou ser auto didata, acho que ninguem em sã consciencia pensaria em dar aulas de um instrumento musical se não tivesse uma boa noção geral e um bom domínio, cito exemplos de auto didatas famosos que ainda por cima são do tempo que não tinhamos todo essa tecnologia disponivel, são alguns deles: Phill Colins e Serginho Herval do Roupa Nova, alguem não gostaria de fazer aulas com eles? Lembrando também  que a aluna deve ter visto o eventual professor tocando e deve ter gostado muito o que seria comum em um aspirante a músico, só acho que ele mesmo tem que ter noção de quanto deve cobrar e de que forma ira planejar as aulas, se não fica complicado, abraços!!!!
Então Beto, é justamente o que você disse no início do post! Clap

Sobre cobrar e planejar as aulas, expliquei um pouco aí acima... mas até concordo contigo!

E sim, ela já me viu tocar vááárias vezes... o marido dela já cantou numa banda que eu tocava!!

Thumbs Up 
AdrianoHM Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 14/05/09
Pontos: 366
Link direto para este Post Postado: 27/07/09 as 23:28
Professor: ser ou não ser? eis a questão!

Douglas Las Casas

"E aí galera da música brasuca, belezinha?

Desta vez, vou falar de um assunto delicado: a arte de ministrar aulas. Nestes últimos 11 anos, venho dando aulas particulares e em conservatórios e tenho percebido que, a cada anos, temos mais músicos (tanto iniciantes quanto profissionais) descobrindo que devem estudar, estudar e estudar. E isso é muito bom, pois ser músico é estudar para a vida toda. Até ai tudo bem, certo? Mas tenho percebido, também, que as páginas de classificados das revistas especializadas têm aumentado sensivelmente com nomes de pessoas que pagam um anúncio e já se intitulam professores. Isso tem me preocupado muito. Como poderemos avaliar esses profissionais?

Didática é a palavra chave

Conheço músicos que arrastam os móveis da sala, puxam a televisão de lado, pedem licença para a vovó que está sentada no sofá, montam uma batera qualquer e pronto: é só esperar o aluno chegar. Conheço outros que até têm uma pequena estrutura de equipamentos de ponta, mas isto não basta. Nunca devemos nos esquecer que uma pessoa quando quer ter aulas é porque ela está buscando algo que não vai encontrar apenas vasculhando métodos que podem ser comprados em qualquer loja. Elas procuram exatamente algo que seja particular deste ou daquele professor. Ou seja, normalmente, o aluno quer aprender com determinado músico que ele já deve ter visto tocar e foi isso que o agradou.

Se pensarmos bem, veremos que essa atual "febre" de dar aulas é o resultado da falta de lugar para se tocar. Estas pessoas gostariam de ganhar dinheiro sendo músicos profissionais, tocando ao vivo ou em estúdio. Mas dar aulas não deve ser visto como uma fonte a mais de renda, pois a "grana" é uma conseqüência do trabalho de um professor de música. É ai que entra a metodologia. Didática é a palavra chave. É necessário ter um método de ensino, preparar as aulas para cada aluno, pois cada um tem uma necessidade, uma dificuldade. As aulas devem ser personalizadas e apontar um caminho a ser seguido. Não podemos esquecer, em momento algum, que quando damos aulas, estamos colocando novos profissionais no mercado e que eles vão carregar o nome do professor por toda a carreira, sendo esse professor bom ou ruim.

Todo estudante de música deve ter 3 perguntas na cabeça:

1 - Porque estou estudando música?
2 - Onde vou aplicar este estudo?
3 - Como vou aplicar este estudo?

É muito comum vermos alunos estudando a mesma coisa por vários anos, sem sair do lugar. Isso acontece devido à falta de questionamento. É por isso que estas 3 perguntas devem ser uma constante na cabeça do aluno em relação ao seu professor. Só assim o aluno verá que existe um caminho que deve ser traçado e que exige muitas horas de estudo, muita dedicação e persistência. Quero deixar claro que não existe professor no mundo que faça alguém virar músico. O professor apenas irá mostrar os caminhos mais curtos a serem traçados. O que realmente fará o aluno se tornar um profissional é ele próprio.

Estudar um instrumento é educar a paciência."

Esse artigo está hospedado aqui nos artigos do site.Wink
Abs.
Luis Pérez Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 28/07/09 as 00:05

[QUOTE=Luis Pérez]Olha, concordo plenamente com o Dámaso.

"inclusive acho que devemos ser honesto com os alunos, no caso acho que deveria falar para sua colega que vc nunca teve um professor e vai ajuda-la com a noção que vc aprendeu sozinho." - > Você me interpretou errado, não afirmei o que vc disse e sim quis dizer como uma forma de te "dar um toque" referente a esse assunto.

Luis Pérez Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 28/07/09 as 00:16
Originalmente postado por betoxm betoxm escreveu:

Aí Pessoal, o que aconteçe na minha opinião, é que julgaram precipitadamente o Paulinhu só porquê ele mencionou ser auto didata, acho que ninguem em sã consciencia pensaria em dar aulas de um instrumento musical se não tivesse uma boa noção geral e um bom domínio (1), cito exemplos de auto didatas famosos que ainda por cima são do tempo que não tinhamos todo essa tecnologia disponivel, são alguns deles: Phill Colins e Serginho Herval do Roupa Nova, alguem não gostaria de fazer aulas com eles? Lembrando também  que a aluna deve ter visto o eventual professor tocando e deve ter gostado muito o que seria comum em um aspirante a músico, só acho que ele mesmo tem que ter noção de quanto deve cobrar e de que forma ira planejar as aulas, se não fica complicado, abraços!!!!

1 - Infelizmente ainda há muitas pessoas que fazem isso.

2 - Adoro esses dois bateristas, são excelentes !!! mas as aulas que eles me ofereceram foi as gravações que eles deixaram, pelo que eu saiba não são professores.

Paulinhu Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 28/07/09 as 00:26

[QUOTE=Luis Pérez]Olha, concordo plenamente com o Dámaso.

"inclusive acho que devemos ser honesto com os alunos, no caso acho que deveria falar para sua colega que vc nunca teve um professor e vai ajuda-la com a noção que vc aprendeu sozinho." - > Você me interpretou errado, não afirmei o que vc disse e sim quis dizer como uma forma de te "dar um toque" referente a esse assunto.

Então vá perdoando a rispidez... é que odeio quem tira conclusões precipitadas baseadas em achismos!

Mas então, ela sabe desse detalhe... e com certeza não deixarei de reafirmar sempre! Thumbs Up
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 28/07/09 as 16:58

Achei a idéia um tanto desafiadora, visto que nunca tive aulas de bateria...

Mas daí não faço a mínima idéia de quanto cobrar pelas aulas!

Outra questão seria o que dar nas primeiras aulas, visto que é uma pessoa totalmente leiga na batera... qual seria uma boa aula de introdução ao instrumento ??! Poderiam me sugerir algumas vídeo aulas boas pra iniciantes ??!

Bom, eu sou multi-instrumentista!! Aprendi teoria musical no Conservatório de Música de Sergipe quando estudei piano, aprendi a ler partitura e toodo o resto

ENTÃO !!! ACIMA SEUS COMENTARIOS PAULINHU !!! PEÇO DESCULPAS CASO MINHA HUMILDE OPINIÃO TENHA LHE CAUSADO INCOMODO, ALEM DISSO , COMO EU DISSE, NAO CONHEÇO SEU TALENTO NEM SEU CONHECIMENTO E POR ISSO NAO POSSO AFIRMAR QUE VOCE NAO DEVE DAR AULAS, ACHO QUE QUALQUER UM PODE DAR AULAS , APENAS SUGERI QUE FIZESSE UMA TROCA DE VALORES COM SUA ALUNA, OU ATÉ MESMO NEM COBRASSE POR ISSO, JA QUE TUDO IRIA SERVIR DE EXPERIENCIA PRA VOCE .....

SINTA-SE A VONTADE , COM TANTO "PEDIGREE" QUE POSSUI VOCE DEVERIA SABER QUANTO COBRAR, NAO É MESMO, LOGO SUA PERGUNTA NAO CORRESPONDE A SUA GRADUAÇÃO ...... E ISTO É UM FORUM, VOCE PERGUNTA E AS PESSOAS EXPOEM SUAS OPINIÕES .

PERCEBI QUE NAO SIMPATIZASTE COM ALGUMAS OPINIÕES , E AS OPINIÕES VEM SEMPRE PRA SOMAR, SENDO ELAS POSITIVAS OU NEGATIVAS.SEJA ENTAO MAIS INTELIGENTE COM SUAS PERGUNTAS , PARA QUE POSSAMOS RESPONDER ADEQUADAMENTE, AFINAL, VOCE ME PARECIA UM INICANTE ATRAVES DA SUA PERGUNTA, POR QUE ESSA GEROU POLEMICA, ALGO DESNECESSARIO.
SUCESSO PRA VOCE !!!!

William_Kambau Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 30/08/05
Pontos: 3364
Link direto para este Post Postado: 28/07/09 as 21:48
Só acho q vc deveria cobrar um valor um pouco abaixo do praticado por professores experientes, por se tratar de uma experiencia (que pode dar certo, claro). Usaria essa aluna como "cobaia" (ela sabendo de tudo). Focaria não só no aprendizado dela, mas tb no seu aprendizado como professor.

E se prepararia no lado didatico e pedagogico (nesse sentido, iria além do ambito musical, inclusive).....o q mais tem por ai é gente q sabe tudo de uma coisa, mas não tem competencia pra ensinar o q aprendeu, inclusive (principalmente...hehehehe) em universidades...

como o Damasso disse, ensinar os outros não uma coisa tão simples... além de seguir um método e ser um bom instrumentista, tem muita coisa a ser considerada. 
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 29/07/09 as 10:44

segue uma dica inicial :  trabalhe (esqueça video aulas )

1. introdução a musica / conhecendo o instrumento /montagens
2. figuras / valores / metronomo / solfejos( principio de leitura musical)
3. rudimentos basicos / como pegar corretamente baqueta/movimentos pulso, dedos, ante braço/postura/ pad estudo / metronomo
4. estudos bumbo / tecnicas pedal
5. estudos de ritmos variados / basicos
6. estudos de rulos
7. rudimentos / rebote controlado / bounce / acentos / ghost notes
8. independencia basica
9. improvisos baseados em play along / improvisos de solos e grooves / criação propria
10. programas de estudos diários que visem evolução e apuração das técnicas aplicadas

* voce pode montar uma pequena didática e agregar algo a mais, tendo conteudo pra dar uma sequencia de estudos ao aluno, sendo assim voce pode mostrar ao aluno o conteudo que irá passar a ele, logo depende da capacidade de cada um em absorver e entender a teoria e tambem a pratica......

bateria = dedicação + persistencia

lembre-se que quando voce ensina, voce aprende tambem !!!! pois automaticamente terá mais interesse pelo assunto "como ensinar"..

abraço
Gasperini Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 25/08/09
Pontos: 5
Link direto para este Post Postado: 25/08/09 as 19:55

Pô...o fera mandou super bem aí no post acima!

É muito interessante primeiro você fazer um rascunho com os assuntos que DEVEM ser abordados nas suas aulas (introdução á bateria/montagem/postura/leitura ritmica/rudimentos/grooves/uso do metronomo), e fazê-los como padrão,já que são necessários para qualquer baterista.

O interessante Paulinho,se você visa ter mais alunos,é primeiro entrevistar a pessoa,pra saber o que ela pretende com a bateria. Se é como hobby,distração, se quer aprender apenas os ritmos que gosta, ou se realmente quer entrar de cabeça no mundo do instrumento,ser profissional.

Falo isso,pois é importante você saber o que aplicar para cada aluno,pois é bom pra ele e pra você também!.

Eu pretendo dar aulas também,mas há alguns meses venho revisando meus pontos fracos e aprendendo alguns ritmos que não estou acostumado...acho importante antes você ter ao menos um conhecimento básico de estilos diferentes do que você toca...você nunca sabe o que o seu aluno curte.

Abraços!.

Flavio Gasperini

www.myspace.com/flaviogasperiniofficial
Necio Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 04/10/09
Pontos: 1
Link direto para este Post Postado: 04/10/09 as 04:16
Olá amigo, moro em Aracaju e tenho interesse em pegar aulas de bateria com você. Como faço para combinarmos? Tenho interesse nos ritmos: samba, mpb e rock pop. Já estudei 2 meses de bateria e sei muito pouco. Meu telefone é: 079-9950-1461. Abraço. Nécio. necioafranio@hotmail.com
CarlinhosWebber Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 08/04/08
Pontos: 2170
Link direto para este Post Postado: 04/10/09 as 10:47
Só digo uma coisa:
 Não é porque um cara toca bem que ele é um bom professor!

Na boa Paulinhu você é malinha velho!Dead Seu irmão poderia ter estudado em Bearkle, mas onde tu se encontra nessa informação? Quem vai dar aulas é você e não ele! 
CarlinhosWebber
Ronnytrials Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 28/04/09
Pontos: 68
Link direto para este Post Postado: 05/10/09 as 01:45
Acho q se vc tivesse adicionado essas suas características e experiências no inicio do post teria tido uma resposta mais direta logo no segundo post, pois realmente passou uma impressão de vc tbm ser um iniciante, mas achei estranho vc tocar batera há 10 anos e não saber nem a noção do quanto cobram as aulas.
 Mas eu tbm aconselharia a vc iniciar ela nos estudos, passar o que vc sabe de modo simplificado para nao gerar desânimo por parte dela no início, logo depois q ela se acostumar aí vc introduz o restante, e passa a cobrar dela, aí vc já terá umanoção do interesse dela, se não é fogo de palha ou interesse genuíno.
a proposito aquela cronologia de estudos passados pelo amigo alguns posts acima é muito esclarescedora, tbm vou começar a ministrar aulas de bateria tbm e por isso estou reunindo informações, estudos, dinâmicas e principalmente fazer das aulas uma coisa agradável para quem está aprendendo, mesmo sabendo q eles acharão muito chato os exercícios introdutórios (Ainda não sabem o valor deles).
Mas força e sucesso aí, ensine aprendendo cada dia mais.
Bons estudos.
God´s Leading My Hands...
Carfi Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 16/10/07
Pontos: 816
Link direto para este Post Postado: 05/10/09 as 08:44
Já me pediram pra dar aulas..várias pessoas..

Eu sempre digo.."NÃO"..
Falo isto de o simples fato de eu não ser músico por profissão. Tem vários bateristas pr aí que dependem da grana das aulas. Eu não dependo, tenho uma outra profissão.. aí, sempre indico alguem para eles!

Mapex VX

Evans G2

Octagon

Sabian

Double bass Janus

TWITTER.COM/DANILOCARFICBH
-Luís-Henrique- Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/05/09
Pontos: 115
Link direto para este Post Postado: 09/10/09 as 12:04
Sobre o preço das aulas, eu acho que você deveria analisar o ambiente onde você mora, a cidade onde você mora. Por exemplo: Se você for abrir um comércio em um bairro nobre, você pode colocar os produtos para vender mais caro, mas se for abrir um comércio em um bairro mais humilde, se você quiser vender algo, terá que vender a um preço bem mais barato. Analise também a concorrência. Existe mais gente que dá aulas de batera perto de onde você mora? Tudo depende, pois tem gente que acha que uma aula de bateria a R$20,00 reais está muito cara, como também tem gente que gasta todo o salário com a bateria, ou os pais pagam tudo e gastam cerca de R$200,00 reais com uma aula de bateria.

E sobre você ser auto didata, tome muito cuidado com isso, pois se você não souber aplicar uma boa metodologia, mais tarde quando seus alunos começarem a se aprofundar mais no instrumento, vão perceber que você não estava preparado para dar aula de batera e deu. Você tem quem tomar cuidado para não ficar "queimado" e acima de tudo isso que eu disse, seja sincero consigo mesmo, ou seja, se você perceber que não está apto para dar aulas, não as dê, mas se você se vê apto para lecionar, vá em frente e boa sorte! Você estudaria com um professor que nunca teve aulas de batera, mas toca muito? Pense nisso.
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.086 segundos.