Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Afinação e microfonacão
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guia de Equipamentos para Gravação em Home Studio
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Guia de Equipamentos para Gravação em Home Studio

 Responder Responder Página  123 187>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 3 Votos, Média 5.00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guia de Equipamentos para Gravação em Home Studio
    Postado: 03/07/09 as 03:36

Pessoal,

 

Atendendo a pedidos, principalmente daqueles que estão ingressando agora no universal da gravação e produção musical, criei um pequeno guia de equipamentos para Home Studio, no qual a proposta é somente falar um pouco sobre os equipamentos necessários para se fazer uma boa gravação em casa e abordando alguns fundamentos técnicos relevantes na escolha dos seus equipamentos.

Esse pequeno guia foi atualizado em 16/03/2012, considerando que o texto inicial se mostrou defasado, em decorrência da atualização das tecnologias disponíveis no mercado de equipamentos e softwares de produção musical.
 

1 - O DAW (Software de Gravação - Digital Audio Workstation)

 

A primeira coisa que deve ser definida ao montar uma Workstation de gravação é em qual DAW você vai gravar. É importante que você escolha um software com recursos profissionais suficientes para uma boa mixagem e edição. O mercado oferece muitas opções profissionais, mas tome cuidado com softwares que não apresentam ferramentas mínimas para uma boa produção.

 

Antes é importante esclarecer: Não é o DAW que define a qualidade do áudio, mas sim os equipamentos, e principalmente os conversores, que no caso são a interface. Isso é para derrubar o mito de que: "o Pro Tools é que tem som profissional". Isso não existe, na verdade o Pro Tools (como qualquer outro DAW) não tem som de nada, ele apenas registra o som recebido pelos seus conversores (placa de som) no seu HD.

 

A única etapa do processo em que a qualidade do áudio sofre interferência de software é no processamento do sinal, através de plugins e sintetizadores. Sim, nesse caso, plugins e synths mal escolhidos podem prejudicar o seu material final.

Escolha bem sua interface, ela é vital para

 

Vou citar somente os 4 DAW's mais populares, e mais recomendados do mercado, embora não sejam os únicos viáveis para basear seu home studio:

 

- Pro Tools

O DAW mais famoso do mundo, em razão de ser o mais utilizado em estúdios de grande porte. A grande vantagem dele é a qualidade dos plug-ins disponíveis, pois alguns dos melhores plug-ins só existem para Pro Tools, embora isso já tenha mudado muito. A desvantagem é o preço (o mais caro de todas as opções), além disso, muitas pessoas apresentam dificuldades na operação. O Pro Tools exige um pouco mais de técnica que o Sonar X1 por exemplo.

Inicialmente, o Pro Tools era restrito apenas para uso com as interfaces fabricada pela Digidesign/Avid. Posteriormente, o DAW foi aberto para interfaces M-audio e Mackie. Hoje, seguindo tendência do mercado e para não perder a oportunidade de fazer novos clientes, a Avid abriu o Pro Tools para trabalhar com qualquer interface que aceite drivers ASIO ou Core Audio. 

- Cakewalk Sonar

O DAW mais utilizado em home studios e mais popular já desenvolvido. Sim, não é o Pro Tools que tem o maior número de usuários, embora seja o mais famoso. A grande vantagem no meu ponto de vista é a facilidade de utilização. Sua desvantagem se mostra na estabilidade, em relação aos concorrentes. Utilizei o Sonar por alguns anos, e pude constatar que mesmo com todo o investimento feito pela Roland, a estabilidade do sistema apresenta alguns problemas mesmo na versão X1.

 
- Cubase ou Nuendo

Embora a Steinberg não goste de colocar dessa forma, o Nuendo é uma espécie de evolução do Cubase. Eles competem de igual com os outros dois DAW's citados e são muito populares, principalmente, na Europa. A vantagem é a leveza do software e eficiência com sequenciamento MIDI. A desvantagem é que esses programas possuem configurações mais complexas e, consequentemente, exigem um pouco mais de conhecimento em informática.

 

- Studio One
Lançado pela Presonus em 2011, esse é o mais recente DAW que teve boa aceitação no mercado. As críticas do mercado e publicações especializadas fizeram do Studio One um dos melhores DAW's do mercado em menos de 1 anos, o que é um grande feito.

2 - IntefacesEsse é o ponto crucial. O equipamento mais importante! É o responsável por transformar o sinal analógico em sinal digital e o envia para o seu computador. Bons conversores geram grandes gravações e conversores ruins geram gravações equivalentes.

 

Existe a possibilidade de se começar a gravar utilizando uma placa de áudio comum não profissional, como essas on board. Porém, é preciso tomar alguns cuidados:

 

Os equipamentos profissionais (mesas, prés e interfaces) em regra trabalham com sinal balanceado, enquanto os equipamentos domésticos utilizam sinal simples.

 
O sinal balanceado é aquele dividido em duas vias, sendo uma das vias com a fase invertida. Esse processo tem a finalidade de assegurar um sinal de melhor qualidade e livre de ruídos.

 

Quando o sinal balanceado é enviado para um input não balanceado o resultado costuma ser desastroso! Mas isso pode ser corrigido através de um editor de áudio, como o SoundForge ou outro similar. Basta eliminar um dos canais e, se for o caso, inverter a fase do canal aproveitado.

 

Mas, voltando às interfaces profissionais, atualmente, os grandes fabricantes estão tendendo a lançar interfaces multitracks com mesas ou prés integrados. Isso é uma grande vantagem. O raciocínio é simples. Quando a sua mesa ou seus prés estão integrados na interface existe menos interferência no sinal e isso reduz consideravelmente o risco de ruídos e perda de qualidade do sinal. Essas interfaces são extremamente recomendadas para Home Studios.

 

Outro fator de extrema relevância, principalmente para bateristas, é o número de canais disponíveis na interface. Considerando que para gravar uma bateria em alta qualidade é recomendado microfonar cada um dos tambores utilizando um mic e um canal independente para cada peça, vamos tratar das placas de 8 ou + canais.

 

Outra opção, para quem não pretende adquirir uma placa tão cara, é trabalhar com uma placa de 2 canais e gravar a bateria toda com 1 ou 2 mic's, ocasião em que recomenda-se escolher um mic de grande sensibilidade (condensador), flat e com larga resposta de freqüência (vide tópico dos microfones). Esse processo vai limitar sua gravação e você não conseguir produzir nada muito profissional, mas muitos usuários procuram apenas uma forma de registrar execuções sem grandes ambições de comercializar ou divulgar seu material.

 

Além disso, existem outros parâmetros a serem considerados na hora de escolher sua placa. Verifique os drivers compatíveis, se possuem processadores DSP (digital signal processor), que auxiliam o seu CPU para processar plug-ins. 

 

P.S. Sempre verifique no site dos fabricantes a compatibilidade das interfaces com sistemas operacionais e DAW's antes de comprar.

 

Existem muitas interfaces de alto nível disponíveis no mercado por preços bem atraentes. Embora eu conheça profissionais que tenham sistema Pro Tools HD e Apogee em casa, essa possibilidade não é viável, nem necessária, para 99% dos home studios. Então vou citar alguns modelos de interfaces mais razoáveis para quem pretende investir em equipamento de gravação. Os preços médios citados são em dólares americanos, e no mercado norte americano. No Brasil, esse preços serão bem mais altos.

Alguns modelos e marcas de interfaces:

 

- Digidesign Digi 003

 

Interface externa perfeita para quem quer trabalhar com Pro Tools, pois tudo é integrado. Contém conversores e prés de altíssima qualidade e até faders motorizados. Porém, isso tudo custa muito caro! A desvantagem é a incompatibilidade com outros DWS's.

 

 

- M-Audio Delta 1010LT

 

Interface PCI básica e bastante popular de 8 canais de entrada por 8 de saída. Ela possui apenas 2 prés, de modo que você vai precisar de uma mesa com saídas line out ou de mais 6 prés para utilizar todos os canais com microfones simultaneamente. O custo da mesa pode fazer com que a placa deixe de ser interessante.

 

 

- M-Audio Fastrack Ultra 8R USB

 

Esse modelo da M-Audio revolucionou os sistemas de Home Studio, pois possui 8 prés de alta qualidade integrados, embora não tenha todos os recursos de uma mesa. Isso reduziu muito o custo final da interface e a tornou extremamente compacta e imune a ruídos externos e perda de sinal. A grande vantagem dessa interface é a compatibilidade com o Pro Tools e com praticamente todos os outros DAW's conhecidos no mercado. É importante frisar que a M-Audio é a única interface não fabricada pela Digidesign que é compatível com Pro Tools.

 

 

- Line 6 Toneport UX8 USB

 

Inspirada na M-Audio Fastrack Ultra 8, a Line 6 Toneport UX8 USB é outra grande opção. Muito semelhante ao modelo citado acima da M-Audio. É mais uma alternativa.

 

 

- Alesis Multimix 16 USB

 

Acredito que seja o melhor custo benefício do mercado, pelo o que li sobre ele. Ainda não tive a oportunidade de gravar com essa placa. Por praticamente o mesmo preço da M-Audio Fastrack Ultra 8R USB pode-se adquirir uma interface de 16 canais analógicos, com 8 prés e com todos os recursos de uma mesa de som convencional.

 

 

 

3 - Mesas de Som

 

Se você optou por adquirir uma placa/interface com mixer ou prés integrados, pule este tópico. Mas, caso você tenha comprado uma interface mais simples, está na hora de escolher sua mesa ou seus prés.

 

O fundamental para que uma mesa possa ser utilizada em uma gravação multitrack é que a mesa possua entradas XLR (3 pinos - para microfones) e saídas direct out em cada um dos canais. Essas saídas é que permitem enviar o sinal dos canais de forma separada para cada um dos canais da placa ou interface. Sem isso não é possível transmitir os canais de forma individualizada. 

 

Repare nas saídas direct out localizadas na vista traseira da mesa Phonic.

 

 

 

 

Até mesmo pela dificuldade em se encontrar mesas pequenas com saídas direct out em todos os canais, a interface com prés integrados se mostra mais eficiente e econômica para Home Studios.

 

Alguns Modelos de Mesas e Prés indicados para Home Studios:

 

- Behringer

 

Conhecida como a responsável pela engenharia reversa dos produtos Mackie, a Behringer produz ótimos mixers com preços acessíveis.

 

 

- Phonic

 

Assim como a Behringer, ganhou muito mercado pela reputação de qualidade com baixo custo.

 

- Mackie

 

Uma mesa clássica, de altíssima qualidade e cara. Para poucos sortudos!

 

Mesa Phonic

 

 

4 - Microfones

 

Como a proposta é gravação em Home Studio, vou poupar de falar sobre os micofones clássicos (muuito caros) e focar em mics que apresentam boa relação custo x benefício, o que é mais adequado para o conceito de Home Studio.

 

Antes de adentrar ao modelos e marcas, é importante saber como escolher um microfone antes de comprar.

 

Pois bem, primeiramente, é necessário separar os microfones em dois grupos Dinâmicos (menos sensíveis) e Condensadores (mais sensíveis).

 

A partir daí, define-se a aplicabilidade de cada coisa. Por exemplo, como estou escrevendo para bateristas, vamos supor uma gravação de batera, onde seria aconselhável utiliza um ou dois mics condensadores na posição de overalls, mais um condensador no hi-hat e mics dinâmicos nos tambores. Isso porque nos pratos e no ambiente se espera uma sensibilidade maior na captura das frequências.

 

Outro parâmetro importante para a escolhe de um microfone é o padrão polar, que pode ser: Cadióide, SuperCardióide, HiperCardióide, Bidirecional (figure 8) ou Omnidirecional. Esse parâmetro representa o raio de atuação do microfone, ou seja, a sensibilidade direcional, se é mais focado ou mais amplo.

 

Padrões Polares

 
 
 
Exemplo de padrão polar aplicado no microfone
 

 

Alguns microfones, como clássico AKG C-414 possui diversos padrões polares, podendo o usuário selecionar o mais adequado para cada ocasião.

 

MIC AKG C-414

 

 

 

Um exemplo prático, para os tons, mics dinâmicos cardióides são bons, pois normalmente não se espera que esse mic capture muito além do som dos tons. Já para capturar a ambiência, na posição overall, o HiperCardióide é bastante recomendado, por ter um raio de captura mais amplo. 

 

Por fim, deve-se sempre atentar para a resposta de freqüência do microfone, o que normalmente pode ser encontrado nos sites dos frabricantes, que é um gráfico que demonstra a sensibilidade do microfone nas diversas regiões de frequências (baixas, médias e altas). Por exemplo, para o bumbo, espera-se um microfone com alta sensibilidade de freqüências baixas.

 

Gráfico de Resposta de Frequência:

 
 

 

Mas, falando dos equipamentos, selecionei algumas marcas e modelos indicados para Home Studio, por aliarem preço baixo e qualidade.

 

- Marshall

 

A Marshall MXL basicamente só produz microfones condensadores. Alguns modelos:

 

 

 

 

 

- CAD

 

A CAD é uma marca reconhecida internacionalmente como profissional, e produz microfones de custo moderado que podem ser encontrados em Home Studios e ao mesmo tempo em grandes estúdios. Alguns modelos:

 

O clássico EQ 100

 

 

 

Kit de mics para bateria

 

 

- Samson

 

Embora a Samson não tenha grande tradição no desenvolvimento de microfones, ultimamente vem produzindo excelentes mics com baixo custo final. Alguns modelos:

 

C01 

 

 

Kit de mics para bateria

 

 

- Audio-Technica

 

A referência da Audio-Technica é a mesma da CAD.

 

Exemplo de mic condensador com freqüência de resposta destacada nas altas, muito indicado para captação de pratos ou overall. Behringer C-2

 

 

5 - Monitores  

 

Os monitores são os responsáveis por proporcionar uma boa mixagem e permitir que se ouça com fidelidade o que é gravado.

 

Existem basicamente dois tipos de monitores: os ativos e os passivos.

 

Os ativos, mais comuns atualmente, possuem amplificador interno, enquanto os passivos necessitam de um amplificador para seu funcionamento. Até aí não temos nenhuma diferença muito relevante entre um tipo e outro, exceto o custo e espaço físico ocupado pelo equipamento.

 

Em relação à potência, os monitores de 2 x 20 watts rms (20 por canal) atendem perfeitamente as necessidades de um Home Studio, mais que 30 watts rms por canal seria exagero. Amplificadores menos potentes que isso podem não reproduzir adequadamente as frequências mais baixas, pois essas demandam mais potência.

 

Observação: Cuidado com os headphones, pois por melhor que sejam eles sempre maqueiam o som e nunca substituem a função dos monitores. Até mesmo pela engenharia envolvida na construção de um headphone e na caixa acústica que se forma com o encaixe do phone na orelha. O headphone é muito útil quando aliado a um par de monitores.

 

Mas é claro que nada deve ser encarado com radicalismo. Enquanto não se puder comprar um bom monitor, o headphone é um excelente paleativo.

 

Existem monitores e monitores. Hoje em dia, parece que virou moda em estúdios trabalhar com monitores que embelezam o som. Isso se deve ao que chamamos de curva de loundness, que é uma compensação das freqüências baixas e altas em relação às médias. Esse efeito é extremamente agradável aos ouvidos, mas não traduz com fidelidade o som real. Que saudade dos monitores Yamaha NS-10.

 

Yamaha NS-10

 

Alguns modelos de Monitores indicados para Home Studio:

 

- M-Audio AV40

 

Bastante popular pela forma flat com que reproduz o som, potência moderada, e custo médio.

 

 

 

- Samson Resolv e StudioDock

 

Boa opçao e a mais econômica de todas.

StudioDock

 

 

 

- Behringer Truth Monitor

 

É um excelente monitor, mas tenho algumas reservas pessoais, pois acho que ele embeleza o som. Isso é apenas um ponto de vista, mas o produto é muito respeitado no mercado.

 

 

 

Tudo o que foi colocado aqui não deve ser encarado como regra absoluta ou dogmas, pois a produção musical é feita, antes de qualquer coisa, de criatividade e inovação.

 

Se você ainda não pode comprar esses equipamentos, não desanime, grave até com MP3 player. Assim, quando você puder ter esse equipamento você vai se utilizar de muitas dessas informações para produzir algo fantástico.

 

Vamos discutir o assunto! Gostaria de ouvir as experiências de todos.

 

Gostaria de saber de vocês o que eu poderia incluir no post para continuar atualizando-o. 

 

Abs!

 

Marcelo Pizza



Editado por PIZZA - 16/03/12 as 15:02
Voltar ao Topo
Links Patrocinados


Voltar ao Topo
Douglas Trigo Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 23/09/07
Localização: Paulínia/SP
Status: Desconectado
Pontos: 6927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Douglas Trigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 04:15
 Caramba mestre, que aula em! É sempre bom ter gente por aqui que realmente entende e sabe do que fala! Parabéns por esse "Hand Book".
 
 Gostei pra caramba das dicas que você deu aí. Consultarei você antes de qualquer aquisição eheheh! Sobre os monitores de áudio USB, o que você acha? Eu vi um da Alesis e adorei! Pelo fato dele ser USB, é sinônimo de qualidade?
 
 Fugindo um pouco de equipamentos, quais dicas de afinação e posionamento dos mics você sugere na gravação de batera?
 
 Parabéns pelo tópico! Moderação, FIXAR!
 
 Grande abraço, Douglas Trigo.


Editado por douglas_t - 03/07/09 as 04:20
Voltar ao Topo
apLuck Ver Drop Down
Moderadores
Moderadores
Avatar

Cadastrado em: 15/01/09
Localização: POA, RS
Status: Desconectado
Pontos: 3736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apLuck Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 04:18
Nossa, tópico top! Muito bom mesmo. Eu que não entendo nada, achei de mais, uma aula!
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 04:21
Grande Douglas,
 
O fato do monitor possuir conexão digital via USB é bom, mas não acho que isso seja tão importate. É uma boa função e pode evitar interferência de ruídos causados pelos outros cabos de energia elétrica.
 
Eu não usaria esse critério para escolher um monitor.
 
P.S. Os monitores da Alesis são muito bons! Usei muito o Monitor One MK II.
 
Vou inserir alguma coisa no tópico sobre posicionamento dos mics.
 
Abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
ViniFeliciano Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 09/02/09
Localização: Brasília, DF
Status: Desconectado
Pontos: 5660
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ViniFeliciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 04:51
Mestre Pizza!

Eu dei uma sujestão e você transforma numa aula dessas!
ueheuheuheuheuheuhe

Parabéns pelo grande trabalho!
Vo continuar pesquisando sobre o assunto e qualquer dúvida venho aqui.

MODERADORES: STICKY AQUI!

Abs.
Ex-Moderador: Nov. 2009/Fev. 2012
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 05:08
Consegui colocar as fotos!
Voltar ao Topo
Michael_Nsc Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Produtor Musical

Cadastrado em: 15/04/07
Localização: Brasil
Status: Desconectado
Pontos: 4579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Michael_Nsc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 06:54
Pizza!! Grande tópico!!

Vc se importaria se eu colocar um link no meu blog??


Vou ler tudo denovo com mais calma, e vou tentar aplicar o que vc explica!!!

Abçs!
Voltar ao Topo
adrianodrums Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 27/08/05
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 2756
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianodrums Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 07:10
Mto legal mano,Parabéns..
e só pra saber, oq vc acha dos samsons usbs?
abraço
AMEDIA CYMBALS
Hats D-Rock 14
Crash Ahmed Legend 17
Splash Vigor Rock Shiny 10
Crash Thrace 19
Ride Vintage 22
China Raw Rock 17

www.youtube.com/adrianodrummerf
Voltar ao Topo
DaniloS Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
"Melhor Vídeo - 2010"

Cadastrado em: 30/08/08
Localização: RS
Status: Desconectado
Pontos: 5137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaniloS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 13:53
nossa q massa!!! eu tb ñ entendia muita coisa.... agora abriu a mente! vlw!
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 16:47
Originalmente postado por Michael_Nsc Michael_Nsc escreveu:

Pizza!! Grande tópico!!

Vc se importaria se eu colocar um link no meu blog??


Vou ler tudo denovo com mais calma, e vou tentar aplicar o que vc explica!!!

Abçs!
 
Pode colocar brother!
 
Fico feliz que tenham gostado.
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03/07/09 as 16:50
Originalmente postado por adrianodrums adrianodrums escreveu:

Mto legal mano,Parabéns..
e só pra saber, oq vc acha dos samsons usbs?
abraço
 
Acredito que você esteja falando dos mics USB, é isso?
 
Se for, acho legal mas a aplicabilidade deles é muito restrita. Você não vai conseguir usar esses mics se não for direto na porta USB do computador.
 
A vantagem é que o sinal é convertido para digital dentro do próprio mic, o que preserva muito a integridade do som.
 
Esse é o caminho para o futuro.. mas, infelizmente ainda não existem mesas de som que aceitem esses microfones. Esse que é o ponto negativo.
 
Abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/07/09 as 18:39
Pessoal,
 
Algumas imagens de suma importância não estavam aparecendo (padrão polar e gráfico de resposta de frequência). Acho que consegui corrigir. Conseguiram ver?
Voltar ao Topo
Pardal Ver Drop Down
Administradores
Administradores
Avatar

Cadastrado em: 13/10/03
Localização: Guarulhos/SP
Status: Desconectado
Pontos: 9043
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pardal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/07/09 as 21:22
Originalmente postado por PIZZA PIZZA escreveu:

Pessoal,
 
Algumas imagens de suma importância não estavam aparecendo (padrão polar e gráfico de resposta de frequência). Acho que consegui corrigir. Conseguiram ver?
é camarada, to vendo q isso ainda vai dar um trabalhinho hehehe aki ainda faltam umas imagens (as mesmas dakele dia)
www.facebook.com/Pardal.ID
Ao adicionar, envie uma mensagem se identificando.
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07/07/09 as 16:31
Bom,
 
Acho que corrigi uma parte! Alguém me diz se estão aparecendo os gráficos de resposta de frequência e padrões polares?
 
Abs,
Voltar ao Topo
Raniery Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 24/11/07
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 556
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Raniery Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/07/09 as 03:06

Este tópico precisa ser fixado!

De novo:

ESTE TÓPICO PRECISA SER FIXADO !!!

Valeu Pizza!

Voltar ao Topo
Douglas Trigo Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 23/09/07
Localização: Paulínia/SP
Status: Desconectado
Pontos: 6927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Douglas Trigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/07/09 as 03:52
 Pizza, o salvado da pátria ehehehe! Cara, andei colocando no papel o seguinte: Qual o melhor custo benfício para se trabalhar com canais separados?
 
 Andei vendo as 2 opções que você citou:
 
 Delta 1010LT + Mesa com Direct Out
 M-AUDIO Fasttrack
 
 Não futuro não tão distante pretendo adquiri algum desses 2. Porém, qual você acha que compensaria pegar dessas 2 citadas? Quais seriam seus pontos positivos e negativos? No caso de pegar a Fasttrack... Faria muita falta uma mesa de som no home studio?
 
 PS: A Alesis Multimix trabalha com canais separados?
 
 Valeu pela ajuda amigão, você é 10!
 
 
 Abração, Douglas Trigo
 


Editado por douglas_t - 13/07/09 as 04:01
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/07/09 as 04:55

Raniery,

Fico feliz que tenha gostado. O Pardal havia fixado, mas não sei porque não está mais.
 
Favor, se puder, dê alguma sugestão ou postem dúvidas para que agente possa abrir a discussão e me ajudar a atualizar o post.
 
Vou fazer um UP falando sobre captação e posicionamento de mics.
 
Abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
ghustavus Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 26/12/06
Localização: Ouro Preto - MG
Status: Desconectado
Pontos: 1142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghustavus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/07/09 as 05:04
kra
que aula que tu deu agora, muito bom mesmo, sensacional
eu nem sabia que existiam monitores que maqueiam o som.
alias, não sabia de muita coisa que vc pos ae, quando tiver grana pra montar um Home Studio com certesa vou rever isso...

I just fell... the sound is all.
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/07/09 as 05:23
Originalmente postado por douglas_t douglas_t escreveu:

 Pizza, o salvado da pátria ehehehe! Cara, andei colocando no papel o seguinte: Qual o melhor custo benfício para se trabalhar com canais separados?
 
 Andei vendo as 2 opções que você citou:
 
 Delta 1010LT + Mesa com Direct Out
 M-AUDIO Fasttrack
 
 Não futuro não tão distante pretendo adquiri algum desses 2. Porém, qual você acha que compensaria pegar dessas 2 citadas? Quais seriam seus pontos positivos e negativos? No caso de pegar a Fasttrack... Faria muita falta uma mesa de som no home studio?
 
 PS: A Alesis Multimix trabalha com canais separados?
 
 Valeu pela ajuda amigão, você é 10!
 
 
 Abração, Douglas Trigo
 
 
Obrigado Douglas,
 
Sem rasgação de seda, mas tu manda super bem! Tenho ouvido tuas gravações e você está arrebentando, ainda mais pelos poucos recurso disponíveis... por enquanto!
 
Então, eu também estou nessa dúvida, pois estou comprando um equipamento novo de gravação. Como eu vendi quase meu home studio todo, estou recomprando tudo.
 
1 - A Alesis Multimix trabalha com canais separados. Confirmei essa informação em foruns gringos, uma vez que eu nunca gravei com a Multimix.
 
2 - Delta1010 ou Fastrack:
 
Eu acho que não compraria uma Delta 1010, a não ser que fosse por um preço de irmão! Ela é uma placa boa mas ultrapassada. As fastrack possuem uma tecnologia muito mais avançada do que as Delta1010.
 
Outras vantagens importantes:
 
Se vc optar pela 1010, acredito que o custo inicial seja um pouco maior porque vc terá de comprar a mesa também. Por outro lado, a mesa vai te proporcionar fazer outras coisas, como uso ao vivo.
 
As vantagens da linha Fastrack (a de 4 ou 8 canais) são:
 
1 - Integração total e economia de espaço.
2 - USB ou Firewire. O que te permite usar no PC e no Notebook (pra mim isso é fundamental, pois comprei notebook só para usar como workstation).
3 - Os prés são de muito boa qualidade, e por serem integrados é praticamente 100% livre de ruídos e intefrências.
 
Pesando essas coisas eu fico com a Fastrack Ultra8R.
 
Tem outra coisa fundamental. Caso vc pretenda usar o ProTools um dias, só existem duas placas que trabalham com ProTools: Digidesign e M-Audio.
 
Agora, tem outras coisas maravilhosas aí no mercado. Conhece a Tascam???
 
Essa placa é boa demais!!! Eu estava doido para comprá-la. São 16 canais analógicos com 8 prés! Sem contar na qualidade da Tascam, indiscutível!
 
TascamUS1641
 
 
Mas acho que não vou cair nessa tentação pq tenho receio de não encontrar serviço técnico especializado se precisar. No caso da M-Audio Fastrack é fácil e ainda tem a opção de trabalho com ProTools. Embora o Sonar Producer me atenda bem, é muito bom ter a opção do Pro Tools.
 
Bom, é isso!
 
Abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/07/09 as 05:26
Originalmente postado por ghustavus ghustavus escreveu:

kra
que aula que tu deu agora, muito bom mesmo, sensacional
eu nem sabia que existiam monitores que maqueiam o som.
alias, não sabia de muita coisa que vc pos ae, quando tiver grana pra montar um Home Studio com certesa vou rever isso...

 
Obrigado!
 
É lógico que o batera que pretende ter um home studio não precisa ser um expert para fazer boas produções. Mas acho que estou conseguindo sintetizar o mínimo para ajudar o pessoal a pelo menos escolher os equipamentos!
 
Comprar errado é uma merda! hehehehe....
 
Abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
Douglas Trigo Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 23/09/07
Localização: Paulínia/SP
Status: Desconectado
Pontos: 6927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Douglas Trigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/07/09 as 15:03
 Pizza,
 
 Eu estava com dúvida se a Alesis trabalhava ou não em faixas separadas, em cada lugar eu lia uma coisa diferente. Mais agora que você confirmou, as coisas já mudam eeheheh! O preço dessa Alesis (8 canais) é de 1,100 Cruzeiros. A Delta 1010 + Mesa com Direct Out, vai passar os 2,000 Cruzeiros e por último, a Fastrack USB esta 2,000.
 
 A Alesis é a mais barata, sem dúvida. Acho que em termos de qualidade ela não perde nada né? Ainda tenho a vantagem de ter um mixer com interface embutida, correto? E ainda se for comprar, pegarei no eBay, onde esta 230 Dolares.
 
 A marca Tascam eu conheço de nome só. O preço dessa placa é 400 Dolares, que também é o mesmo preço da Fasttrack.
 
 Pro Tools é uma coisa que eu nunca vo querer usar ehehehe! Todos dizem ser a única salvação ehehehe, to nem aí eheh! É uma batalha trabalhar com aquilo! Além do mais, comprar um Hadware especifico pra trabalhar com ele é tenso.
 
 Resumindo, pro meu uso, a Alesis Multimix 8 está ganhando por enquanto Big smile
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13/07/09 as 17:24
Originalmente postado por douglas_t douglas_t escreveu:

 Pizza,
 
 Eu estava com dúvida se a Alesis trabalhava ou não em faixas separadas, em cada lugar eu lia uma coisa diferente. Mais agora que você confirmou, as coisas já mudam eeheheh! O preço dessa Alesis (8 canais) é de 1,100 Cruzeiros. A Delta 1010 + Mesa com Direct Out, vai passar os 2,000 Cruzeiros e por último, a Fastrack USB esta 2,000.
 
 A Alesis é a mais barata, sem dúvida. Acho que em termos de qualidade ela não perde nada né? Ainda tenho a vantagem de ter um mixer com interface embutida, correto? E ainda se for comprar, pegarei no eBay, onde esta 230 Dolares.
 
 A marca Tascam eu conheço de nome só. O preço dessa placa é 400 Dolares, que também é o mesmo preço da Fasttrack.
 
 Pro Tools é uma coisa que eu nunca vo querer usar ehehehe! Todos dizem ser a única salvação ehehehe, to nem aí eheh! É uma batalha trabalhar com aquilo! Além do mais, comprar um Hadware especifico pra trabalhar com ele é tenso.
 
 Resumindo, pro meu uso, a Alesis Multimix 8 está ganhando por enquanto Big smile
 
Douglas,
 
No meu caso, estou cogitando pegar a Multimix16 (com 8 prés), já a Multimix8 só tem 4 prés. Para gravar a minha batera do jeito que eu quero, vou precisar de pelo menos 8 prés, sendo que ao todo vou ter + 8 lines disponíveis.
 
Com a Multimix8, certamente você vai acabar comprando os prés separadas para poder usar os 8 canais... Tem que ver se vale a pena esse custo. Um pré simples da Behringer custa uns R$ 250,00 x 4 = R$ 1.000,00.
 
Fiquei surpreso com o preço da Tascam, isso nos EUA, né? Aqui eu encontrei por R$ 2.900,00. Mas Tascam é foda...
 
Já viu Alesis IO26? Tem 8 prés + 16 canais digitais + 2 Midi ?
 
 
Fiquei um pouco tentado nessa placa também...
 
De verdade, estou quase decidido a pegar a Fastrack Ultra8R. A possibilidade de ter o ProTools me agrada bastante. Eu trabalhei com ProTools (tive uma Digidesign MBox) e gosto muito de mixar nele. Hoje estou usando o SonarProducer, que eu também gosto muito, mas o ProTools tem uns plug-ins absurdos.
 
Nem é difícil assim usar o ProTools. Tranquilo... Lembrando, as placas da M-Audio trabalham com qualquer DAW.
 
Abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
AndreKarssa Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes
Avatar

Cadastrado em: 23/11/08
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKarssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14/07/09 as 16:54
Clap parabéns Pizza, muito bom este guia... todos irão aproveitar
 
abraço
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/07/09 as 04:27
Pessoal,
 
Como sei que a maioria dos interessados neste tópico pretendem montar um bom home studio, assim como eu, achei prudente tecer os seguintes comentários.
 
Por favor, se alguém tiver alguma informação diferente, me corrijam!
 
Eu comcei a trabalhar com isso numa época mais remota... hehehe... embora não seja tão velho. Eu trabalhei mesmo em estúdio só com placas Digidesign e MOTU, além de gravadores Yamaha, Tascam e Alesis, pelo que me lembro. Então, eu também tenho inúmeras dúvidas quanto a escolha da interface que eu vou comprar.
 
Bom, fiquei super empolgado quando encontrei interfaces da Presonus e Tascam à venda aqui no rio de janeiro. Até porque eu já operei diversos equipamentos dessas marcas que na época em que eu estava em estúdio essas marcas eram fodas (TOPS)!!!
 
Beleza, aí resolvi pesquisar em forums gringos como estava a performance dessas placas. Puta que pariu! Só vi nego falando mal, que deu um monte de bug, driver com falha, travas, tela azul e etc.. estou decepcionado e conclui que o mercado mudou muito. Em contrapartida, tenho lido vários elogios rasgados às M-Audio, Alesis e Line6.
 
Enfim, estou querendo comprar essa porcaria dessa placa agora e fiquei meio inseguro, mas estou entre a M-Audio e a Line6. Alguém tem alguma sugestão?
 
De qualquer maneira, fica aí uma sugestão: Tomem cuidado com as Tascam e Presonus!
 
Abs,
 
Pizza
 
 
Voltar ao Topo
Pardal Ver Drop Down
Administradores
Administradores
Avatar

Cadastrado em: 13/10/03
Localização: Guarulhos/SP
Status: Desconectado
Pontos: 9043
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pardal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16/07/09 as 04:39
Originalmente postado por PIZZA PIZZA escreveu:

....O Pardal havia fixado, mas não sei porque não está mais...

Então rapaz, o tópico desce sempre que se edita o post inicial, mas ae é soh dar um toque pra qualquer moderador q ele fixa
www.facebook.com/Pardal.ID
Ao adicionar, envie uma mensagem se identificando.
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19/07/09 as 15:40
Pessoal,
 
Queria dividir a alegria com vc's em primeira mão, até porque sei que vc's são os mais interessados no assunto e me auxiliaram nessas discussões sobre montagem de home studio.
 
Bom, depois de muito pesquisar, comprei a parafernalha toda ontem. Acho que vc's vão ficar surpresos, pq acabei escolhendo uma interface da qual nem havia comentado antes HELIX BOARD 18 UNIVERSAL da Phonic.
 
No final das contas, todas as marcas são boas e tem seu valor, cada uma com seus prós e contras, mas no final das contas, a Phonic foi a que mais me ofereceu recursos por um preço ótimo, como é o foco deles. Além disso, quando trabalhei com P.A eu tive uma mesa da Phonic por alguns anos, isso pelos idos de 2000, e era uma baita mesa. Eu até fiz algumas gravações com ela. A confiança na marca acabou me ajudando na hora de escolher.  
 
Em relação aos mics, comprei um jogo da CAD (os TOPS), porque eu consegui um preço muito bom neles. São 5 TSM 411 + 1 KBM 412 + 1 Samson C01 (que eu já tinha). Ainda está faltando um mic para o hi-hat, que eu vou comprar depois.
 
Estou montando a parafernalha toda, vou gravar alguma coisa e fazer um post dando maiores detalhes!
 
Seguem as imagens!
 
 
 
 
Obrigado pela ajuda e apoio de todos!
 
Abs,
 
Pizza
 
Voltar ao Topo
AndreKarssa Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes
Avatar

Cadastrado em: 23/11/08
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKarssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19/07/09 as 20:52
até já tinha visto essa marca, mas essa mesa nunca vi... Onde você encontrou?

um abraço e parabéns pelas aquisições
Mtas batucadas hwhehe
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19/07/09 as 22:27

André,

Eu comprei na Disconildo do centro da cidade, no Rio de Janeiro. Nessa loja eles tem um cara especialista em equipamentos de gravação chamado Marcelus, que me deu uma baita consultoria na hora de comprar.
 
A Phonic é uma fabricante de equipamentos de áudio profissional low cost, assim como a Behringer e a Alesis. Ela não é tão conhecida no Brasil porque seu representante é pequeno.
 
Eu já uso Phonic há 10 anos, época em que comprei uma mesa que era usada na minha empresa que fazia aluguel de P.A. Eu também utilizei essa mesa em algumas gravações e só tenho boas lembranças dela.
 
Essa interface que eu comprei é muito semelhante à Alesis Multimix 16 USB2.0. Mas a Phonic ainda tem a vantagem de ser a única no mercado que trabalha com Firewire e USB 2.0. Ela tem as duas conexões e você pode escolher qual usar.
 
De início minha preferência era pela Tascam ou pela Presonus, por causa da qualidade dos prés... Mas, esse que eu comprei está me surpreendendo em outros aspéctos. Ainda estou fazendo testes, mas tudo tá rolando tranquilo...
 
Abs,
 
Pizza
 
Voltar ao Topo
raspers7 Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes
Avatar

Cadastrado em: 19/12/08
Status: Desconectado
Pontos: 7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raspers7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/07/09 as 11:30
ola,
pizza, entao vc achou q essa phonic compensa mais do q a alesis ? quais as diferenças? a phoniv é superior?

obrigado

abrass
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23/07/09 as 18:12
Então véio,
 
Essas marcas (Phonic, Behringer, Alesis etc.. ) são equivalentes, pois são low cost de boa qualidade. Partindo desse princípio, em termos de qualidade de som, não acredito que alguém possa perceber diferença entre uma e outra. Assim, não acho que uma seja superior a outra.
 
Vou destacar os pontos positivos da Phonic Helix 18 Universal, que foi o que me levou a comprá-la:
 
1 - 14 canais com 8 prés. Ligando mais 6 prés dá para gravar 14 mics simultâneos;
2 - Única no mercado com conexão USB 2.0 e Firewire;
3 - Driver Asio;
4 - Compatível com XP, Vista e MAC (32 e 64 bits);
5 - Compatível com qualquer DAW (exceto Pro Tools);
6 - Conversão de 24 bits com sample rate de 44.1 a 96K;
7 - Mixer de fácil operação e completo;
8 - Simples instalação e configuração (levou 2 minutos); e
9 - O driver é leve e o hardware ágil, aguentou bem gravar na minha máquina com 10 canais simultâneos, mesmo com um HD de 5.400.
 
Por enquanto não tenho nenhum ponto negativo, exceto quanto ao driver original que estava apresentando alguns erros, mas depois de atualizar o driver no site da Phonic ficou beleza!
 
É um excelente equipamento... Ainda estou fazendo testes.
 
Abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
Maurício Mallmann Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 11/03/06
Localização: Lajeado
Status: Desconectado
Pontos: 1023
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maurício Mallmann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/07/09 as 02:47
Pizza,

Já usaste alguma coisa da ZOOM?
Recebi um e-mail da Samash, com a propaganda de um 'multifuncional' da ZOOM,
A ZOOM R16 Recorder Interface Control Surface... uffa... nome grande da p****...



Será que a bixinha 'quebraria o galho'?
Qual a tua opinião sobre ela?



Editado por mäumäu - 29/07/09 as 02:59
:)
Voltar ao Topo
Douglas Trigo Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 23/09/07
Localização: Paulínia/SP
Status: Desconectado
Pontos: 6927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Douglas Trigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/07/09 as 02:55
 Grande Pizza! Esta bem servido agora em! Não conheçia essa marca. Só pela foto, já pra ver que é um baita equipamento! Aguardo as gravaçãoes amigão! Parabéns pelos investimentos!
 
 Abração, Douglas Trigo ;
 
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/07/09 as 04:04
Maumau,
 
A Zoom é uma grande, a qual tenho grande respeito, mas nunca usei equipamentos dela em estúdio, exceto pedaleiras de guitarra. A Zoom pertence ao grupo Samson. Por isso mesmo achei estranho esse equipamento, pois a Samson costuma lançar equipamentos de áudio sob a marca Samson, mas nesse caso colocaram o nome da Zoom mesmo.
 
Outra coisa engraçada, quando vi essa foto tive um dejavu! Na década de 90, quando a gravação ainda em computador ainda não era tão comum, existiam vários gravadores digitais, e um deles que era muito comum de se encontrar por aí era o Fostex FD. Eu quase comprei um desse. Impressionante a semelhança, né? Bateu uma certa nostalgia.
 
 
 
Bom, mas eu dei uma olhada no link, e pelo o que eu entendi ele funciona como um gravador stand alone (sem computador), assim como interface para gravação em computador.
 
Esse equipamento me deixou com algumas dúvidas cara....
 
Desculpe não poder ajudar muito!
 
É o que vc falou, pela descrição parece uma multifuncional da HP... heheheh.... Teria que ler mais sobre o produto para entendê-lo bem.
 
Abs,
 
Pizza 
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/07/09 as 04:09
Originalmente postado por douglas_t douglas_t escreveu:

 Grande Pizza! Esta bem servido agora em! Não conheçia essa marca. Só pela foto, já pra ver que é um baita equipamento! Aguardo as gravaçãoes amigão! Parabéns pelos investimentos!
 
 Abração, Douglas Trigo ;
 
 
Grande Douglas,
 
Obrigado cara! Sei que você também é entusiasta do áudio e fico feliz pelo também pelo resultado do seu trabalho que está cada vez melhor!
 
Então, tanto a placa quanto os mics são ótimos. Pois é, estou com um baita estúdio em casa. Agora só falta tirar a ferrugem e tocar direito... hehehehe.. Mas, falando sério:
 
Estou fazendo vários testes e a placa está se saindo super bem, já gravei tanto no USB quanto no Firewire e o resultado foi ótimo!
 
Vou tentar tocar algo direito esse fim de semana para postar o review!
 
abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
jonathanfb Ver Drop Down
Avançados
Avançados
Avatar

Cadastrado em: 24/12/07
Status: Desconectado
Pontos: 331
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jonathanfb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/07/09 as 18:04
cara, to fazendo meu studio aqui, ja to fazendo testes de gravação com minha mesa e mics, o bumbo ta show, mas ainda nao chegou no resultado que quero , quero um pouco mais parecido com aqueles bumbos bem metal mesmo, bem sequinho.. e tipo, to deixando a batedeira bem solta e a pele de resposta apertada, mas vou fazer mais uns testes aqui pra ve se consigo chegar num resultado bacana... me da umas dicas ai pra microfonacao do bumbo...
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29/07/09 as 19:30
Jonathan,
 
Para você chegar nesse som de bumbo, tem 4 coisas importantes que você tem que fazer.
 
Furar a pele do bumbo, enfiar um travesseiro ou cobertor dentro do bumbo colado na pele batedeira, usar uma afinação baixa e posicionar o microfone dentro do bumbo.
 
No meu caso, por exemplo, minha batera é o inverso, pois meu bumbo é fechado e não tem nenhum abafador dentro, então tenho um som cheio de grave e praticamente sem som da macetada.
 
Se você não quiser furar a pele do bumbo e meter um travesseiro dentro... o jeito vai ser microfonar o bumbo pela batedeira, com o mic apontado bem para o centro da pele, onde acontece a macetada. Mas, para o resultado que você quer, o ideal memso é a primeira opção.
 
Pode fazer ir que te garanto que vai dar certo.
 
Depois conta o resultado ou posta um áudio para que agente possa ver o resultado.
 
Abs,
 
Pizza
Voltar ao Topo
Rafael Souza Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 15/07/09
Localização: Iguape-SP
Status: Desconectado
Pontos: 653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael Souza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/08/09 as 01:19
Valeu pizza! Belo tópico.

Sempre fui apaixonado por áudio, msm antes de começar a tocar. Cresci cercado por amplis, subs, mesas de som... Amo o mundo do áudio. 
Ainda vou me realizar montando um Home-studio pra mim. =)

Abraço.

Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01/08/09 as 16:43
Originalmente postado por Rafael Souza Rafael Souza escreveu:

Valeu pizza! Belo tópico.

Sempre fui apaixonado por áudio, msm antes de começar a tocar. Cresci cercado por amplis, subs, mesas de som... Amo o mundo do áudio. 
Ainda vou me realizar montando um Home-studio pra mim. =)

Abraço.
 
Rafael,
 
Obrigado! Então nós somos 2 apaixonados pelo assunto. Se quiser lançar alguma dúvida, sugestão ou crítica, fique à vontade!
Abs,
 
Pizza
 
 
Voltar ao Topo
Douglas Trigo Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar

Cadastrado em: 23/09/07
Localização: Paulínia/SP
Status: Desconectado
Pontos: 6927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Douglas Trigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/08/09 as 00:12
 Olha eu batendo cartão aqui de novo ehehehe!
 
 Pizza, o que você acha da M-AUDIO 2496?
 
 
 
 Me tire umas dúvidas que sempre tive sobre essa placa:
 
 Dá pra ligar a minha Mesa Behringer nela correto? Quantos canais separados da pra trabalhar com essa placa, ou vem tudo em linha também? A qualidade da gravação melhora drasticamente?
 
 Abração amigo!
Voltar ao Topo
PIZZA Ver Drop Down
Experts
Experts
Avatar
Record Master

Cadastrado em: 20/10/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 3085
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PIZZA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04/08/09 as 15:59

Meu Velho! Ainda bem que você está aí para fomentar nossos estudos!

A 2496 é da família da Delta, mas não é uma placa recomendada para o seu propósito, que é gravar batera. Isso porque ela é uma placa de 2 canais. Dá para ligar a sua mesa behringer nela, mas ainda assim, o máximo que você vai poder gravar separado é o bumbo e a caixa, ou o conjunto todo em estéreo.
 
Esquece essa placa, pois ela não vai te oferecer nada além do que você já consegue fazer atualmente com uma placa de som on board. A qualidade é superior, mas também não chega a ser um "state of art", de modo que acredito que você não vai perceber nenhuma diferença.
 
Você consegue fazer algo muito difícil que é gravar tudo em dois canais e soar bem. Para melhorar, a única coisa que você pode fazer é pegar uma placa com pelo menos 8 canais independentes. Aí sim você vai para outro patamar de gravação, que é de padrões profissionais.
 
As soluções de melho custo benefício para você seriam:
 
1 - Phonic HelixBoard18Universal (que é a minha!), mixer e interface integrado de 16 canais independentes com 8 prés, USB2 e Firewire. Eu paguei R$ 2.500,00, o que é muito barato para o que ela oferece;
 
 
2 - M-Audio Delta 1010, com 10 canais, que você consegue comprar por uns R$ 1.200,00. Porém minha crítica a essa placa é que você vai precisar comprar os prés ou um mixer com 8 saídas direct out. Isso vai fazer com que ela saia mais caro que a primeira opção;
 
 
3 - Ou então uma Presonus Firepod FP 10, similar a Delta1010, porém com 8 prés embutidos. Estão vendendo ela por aí na faixa de R$ 2.000,00. Minha ressalva é a seguinte. Deixei de comprar essa placa porque vi na internet vários relatos de problemas referentes a incompatibilidades com outros hardwares.
 
 
É a única coisa que falta para tu deixar as suas gravações no nível dos estúdios profissionais da vida. Aí tu consegue até fazer um dinheiro alugando a tua sala pros outros gravarem.
 
Abs,
 
Pizza
 
Voltar ao Topo
 Responder Responder Página  123 187>
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down



Esta página foi carregada em 0.438 segundos.