Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sugestões para samba
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico FechadoSugestões para samba

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Shock-punk Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 22/11/03
Status: Desconectado
Pontos: 915
Link direto para este Post Tópico: Sugestões para samba
    Postado: 17/01/09 as 01:25
Oi,

gostaria de sugestões de música para se começar a tocar samba. O que os mais experientes indicam?
http://www.clipestesia.com.br

http://gehspace.com/reviewsquadrinhos
Links Patrocinados

Denis Negrini Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/11/08
Pontos: 1815
Link direto para este Post Postado: 19/01/09 as 15:42
na minha humilde opinião... se tu já tem a base do ritmo, eu aconselho os sambas mais de raiz... do tipo escola de samba mesmo .... pra mim estes são os mais completos...  explorando estes , tu vai poder improvisar sobre outros " sambas " ... se é que me entende ... tambem lembro que to longe de ser "mais experintes", mas vou ficar esperto nos toques da rapazeada que manja mesmo ... espero ter ajudado

abraço meu velho
Raphael:-) Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 12/08/08
Pontos: 1224
Link direto para este Post Postado: 19/01/09 as 15:53
Olha cara, não sou experiente no samba e em nenhum outro rítmo, mas posso dar meu pitaco...
Dá uma olhadinha no youtube, vê uns bateras executando o Ritmo e tenta fazer igual. procura por "Groove de samba", pode ter certeza que vai encontrar alguma coisa!

Abração
..::Eu levo a vida com música::..
Shock-punk Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 19/01/09 as 20:02
Então Fera, justamente isso, eu não tenho a base.

Vlw pela dica Raphael

Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 19/01/09 as 21:12
Cara, você sabe ler partituras? Tenta baixar algumas e acompanhar junto à música, isso ajuda demais também!!!
Leo Minhoni Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 20/10/05
Pontos: 241
Link direto para este Post Postado: 19/01/09 as 23:45

Acredito que primeiramente vc deva ouvir muito samba, e assim como no rock que temos hard rock, rock pop, rock n' roll, metal, death....... no samba existem escola de samba,  partido alto, samba de breque, samba rock, samba funk....... eu não sou profundo conhecedor, mas acredito que tenhamos que ouvir as coisas boas do estilo desejado, e tocar samba não é fácil. Ouça Wilson das Neves, Escola de Samba, Alcione, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Dudu Nobre.......e também masis pra linha samba rock, samba funk como Tim Maia e Jorge Ben Jor

Abraço
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 20/01/09 as 15:56
Originalmente postado por Shock-punk Shock-punk escreveu:

Então Fera, justamente isso, eu não tenho a base.

Vlw pela dica Raphael

então raphael ... vai um pequeno toque ae , comece só com as pernas
coloca o metronomo em 60 bpm (click)
use chimbal e bumbo ....

Tum     ti      tum   Tum        ti      tum   Tum        ti       tum    Tum  ................
      click                       click                         click                           click

Tum ... toque forte
tum .... toque fraco
ti ........ contra tempo chimbal  ........  ,  desculpe pela escrita( acho que essa é nova...hehe) , num sei como colocar a partitura ae ... mas vou aprender isso logo ... por que assim dói né..nunca tinha escrito nada parecido...
então velho... isso é básico mesmo... quando pegar a base, começa a explorar o resto da batera........... tomara que ajude voce

abraço velho .... eu mesmo vou olhar algumas coisas no youtube como o amigo já falou e escutar muito samba também .... de todos os "gêneros"

Furlan Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 21/10/03
Pontos: 358
Link direto para este Post Postado: 20/01/09 as 17:15
 Esse toque aí do fera é fera mesmo. Sem duvida é o basicao do samba, mas acho que do jeito que está escrito pode te induzir a fazer uma tercina onde o correto seria uma semicolcheia (a nao ser que a intenção do fera era mesmo colocar uma tercina).
 Pra facilitar vou tentar escrever de um outro jeito mas seguindo o mesmo esquema

D      E     D      E       D      E     D      E        D       E     D      E       D
Tum         ti      tum   Tum         ti      tum    Tum          ti      tum   Tum

Desse modo ao inves de usar só chimbal e bumbo vc toca junto a caixa em semicolcheias (D E D E), o click cai sempre no bumbo azul, mas acho que voce devia treinar sem metronomo até pegar o jeito. Aí é só reparar que uma mao esquerda sempre fica sozinha, e que por isso existem 4 toques por tempo.
 Depois que dominar a frase comece a fazer acentuaçoes nas maos (o começo do livro Accents and Rebounds é perfeito pra isso), distribuir os toques da caixa nos outros tambores, variar os acentos no bumbo, colocar paradiddles no lugar do DEDE, etc.... Da pra simular uma escola de samba e fazer muuuita coisa legal só usando esse toque, sao infinitas as possibilidades.

Abraco!!!

Editado por Furlan - 20/01/09 as 17:18
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 20/01/09 as 17:35
Galera, na realidade quem esta precisando desses grooves é o Shock-punk
Mas de qulquer maneira eles são muito válidos!!!

Abração
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 20/01/09 as 19:14
Originalmente postado por Furlan Furlan escreveu:

Esse toque aí do fera é fera mesmo. Sem duvida é o basicao do samba, mas acho que do jeito que está escrito pode te induzir a fazer uma tercina onde o correto seria uma semicolcheia (a nao ser que a intenção do fera era mesmo colocar uma tercina).
 Pra facilitar vou tentar escrever de um outro jeito mas seguindo o mesmo esquema

D      E     D      E       D      E     D      E        D       E     D      E       D
Tum         ti      tum   Tum         ti      tum    Tum          ti      tum   Tum

grande furlan.... com certeza é isso que vc falou ae ... é em SEMICOLCHEIA sim ... sendo o click a seminima ....

VALEU...... abraço

Shock-punk Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 00:15
Obrigado Fera e Furlan! Sexta feira vou treinar esse ritmo.

Mas me digam, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho estão em qual ramo do samba? Poderiam citar também o nome de alguns bateristas famosos de samba?

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 23/07/08
Pontos: 46
Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 01:25
Cara tem o livro do Nenê que é muito foda.. tem poucas páginas, mas garanto que vc vai ficar um bom tempo tentando fazer o que ele propõe (pelo menos eu penei e peno pra caramba para fazer ele)...

Também tem o livro do bolão que é mais completo e mais didático (minha opinião). Na primeira parte ele traz os instrumentos de percussão (pandeiro, tamborim, surdo, agogo e etc..) com algumas células ritmicas padrão de cada um.. na segunda parte ele traz alguns tipos de samba (partido alto, samba cruzado...) adaptado para a batera, seguindo e respeitando as células ritmicas da primeira parte.. é bem massa

To estudando samba também e meio que apanhando também hehehe , o duro é internalizar o que  estuda.. para na hora que vc tocar saia natural.. por mais que estudemos, como foi dito acima, temos que estar sempre ouvindo este genero(ou estilo?) conhecer os bateras que são referências no samba e criar sua propria identidade dentro do estilo.

Abraço
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 15:01
[QUOTE=guibenassi]Cara tem o livro do Nenê que é muito foda.. tem poucas páginas, mas garanto que vc vai ficar um bom tempo tentando fazer o que ele propõe (pelo menos eu penei e peno pra caramba para fazer ele)...

fala velho .... será que tu consegueria disponibilizar algo deste livro pra rapazeada !!!

valeu !! 

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 15:28
Então Fera.. eu não tenho como "scanear" pq não tenho uma... o que poderia fazer seria escrever no finale alguns ritmos que ele propõe no livro e colar ai no fórum como figura...

Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 15:52
Boas dicas ein???
Vou dar uma pesquisada!!!
Sabe informar valores???

Ps.: Se você puder compartilhar os exercícios seria demais!!!!

Abração e valeu pelas informações!
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 17:51
Então os dois exemplos que segue é do livro "Ritmos do Brasil para Bateria" de Nenê que foram ritmos adptados por ele. Acredito que cada linha de uma peça da batera, esteja representando um instrumento tradicional do samba. Eu gosto de pensar deste jeito , com a independencia de cada peça, porque além de vc definir melhor o som, entendemos melhor ao fazer outras variações, respeitando a célula ritmica de cada instrumento. Por exemplo, na primeira figura o bumbo está marcando o tempo em semínimas, mas nada impede de vc mudar isso  colocando uma pausa no primeiro tempo e duas colcheias no segundo. Ai vc pode ir la no livro do bolão "batuqe é um privilégio" é ver algumas sugestões que ele dá para o surdo para ter mais variações.... A mesma coisa com a caixa, com os tons e etc...
A possibilidade explorativa é enorme...
Bom.. vou parar de escrever e colocar logo o ritmo..

-----------------
O primeiro exemplo (ficou meio grande LOL) ele sugere toque simples na caixa, bumbo e chimbal marcando o tempo só que no segundo tempo o chimbal é aberto. Prestem atenção nos acentos. e alinha de cima refere-se ao tom 1 e a de baixo o surdo. Este ritmo foi só um recorte, mais pro final ele muda acentuação, colocando só na cabeça de cada tempo (tom 1 e surdo)

Este exemplo ele já faz algumas mudanças, a mão direita é para tocar na borda da caixa para obter um som proximo do tamborim, a esquerda (acredito) que é para ficar meio que fazendo ghost notes, a não ser que ela tenha acento. é muito importante este acento da mão direita. O Bumbo também mudou (mas para começar da para fazer o bumbo do primeiro exemplo, até pegar as manhas).

No livro do bolão ele fala do som aberto e fechado do bumbo (feitos com calcanhar no chão e levantado, respectivamente). o Som aberto, geralmente, é feito no segundo tempo. Outra coisa legal de treinar...

Abraços ai

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 17:56
Vixi saiu duas vezes o primeiro exemplo...eita.. um dia eu aprendo a usar o forum certinho..
nem vou tentar tirar pq ja foi um scrificio conseguir postar uhahuahua.. vai que ferra tudo..
Shock-punk Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 18:01
Mão direita na borda da caixa? Não seria a esquerda não?

Outra coisa, essa borda da caixa não seria o aro? Ou é o cantinho da pele mesmo?

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 18:30
então no livro ele fala "tocar a mão direita na borda da caixa para obter um som próximo do tamborim" (é o segundo exemplo do samba batucada)..

Eu acredito que borda da caixa seja o rim shot,

Editado por guibenassi - 21/01/09 as 18:31
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 18:34
Ah.. o primeiro compasso dos ritmos é só como introdução, o ostinato mesmo é no segundo compasso para frente
imeradrums Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 09/10/08
Pontos: 3473
Link direto para este Post Postado: 21/01/09 as 22:03
Galera, no tópico do Carlos Bala de Site com Play-Alongs, tem um dos links que dão acesso a esse método: Ritmos Brasileiros
Eu analisei esse método e ele vem com vários exercícios para Samba e variações. Ainda vem com o CD ilustrando o exercício!!!!

Esse link é do método:

Flw
Shock-punk Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 23/01/09 as 23:50
Me tira umas dúvidas: A mão direita (D) toca no contratempo? E a esquerda (E) na caixa ou no aro? E esse "ti" eu não entendi o que é Cry

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 24/01/09 as 01:05
Então cara.. as duas mãos na caixa.. o que o Nenê sugere é que vc toque a mão direita na borda da caixa (acredito que tipo rim shot) e a esquerda vc toca no centro mas com menos intensidade...

Ti? não sei tb....

Saiu só um exemplo né? eu postei duas figuras... que mancada...
chegando em casa eu posto de novo e depois coloco outros ritmos..

Abraço

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 24/01/09 as 06:00
To postando aqui o outro ritmo que deveria ter saido junto com aquele outro.. vamos ver se vai desta vez...

É tudo com toque simples

Editado por guibenassi - 24/01/09 as 06:01
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 03/02/09 as 21:58
GRANDE GUIBENASSI ... VALEU AE PELA CONTRIBUIÇÃO ... VOU ESTUDAR ISSO TMBEM E MAIS ESTE OUTRO QUE NÃO ROLOU AINDA ...hehe

abraço
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 05/02/09 as 18:33
Grande Fera..

Mals ai em demorar pra responder.. segue ai novamente o ritmo.. rrsss (se não der entre em  http://lherme-gui.blogspot.com/2009/02/hospedagem-de-foto-2.html , é onde hospedo as fotos).

Lembrando que  alinha do meio é caixa e de cima é tom 1 e a de baixo é surdo. o bumbo e chimbal ficam marcando o tempo, sendo que no segundo tempo o chimbal levanta. Isto é feito com toque simples

vou postar mais um ritmo.. Samba batucada do livro do Nenê.

A voz de cima é a mão esquerda tocando T1 e surdo
A do meio é a caixa imitando o tamborim
a de baixo é bumbo e chimbal marcando o tempo, sendo que o chimbal levanta no segundo tempo e fecha no primeiro

Em seguida segue algumas variações para os pés

Se ficar ruim a vizualização entra lá no meu blog e clica na imagem para ampliá-la
Grande abraço ai Brother
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 05/02/09 as 18:44
Correções dos exemplos que postei

a segunda figura, na terceira voz o chimbal acompanha o bumbo todas as vezes, e não só na segunda vez como ta escrito

a terceira figura variações dos pés o primeiro exemplo é a célula ritmica do baião, a segunda é o samba, e a terceira é o bumbo em samba(só tocando os tempos fortes, mas nada impede de fazer a levada tradicional) e o chimbal em baião.

----------
o Livro do Nenê só traz ritmos prontos, que por sinal são bem legais, ótimos para desenvolver a mão esquerda, pensando em vozes separadas (onde cada membro é reponsavel por uma ou duas vozes), desenvolve a ambidestria, cordenação e etc...

Só que ele não desenvolve a criatividade, como por exemplo do bolão que tem 1001 possibilidades. Nenê deixa claro que foi uma adaptação que ele fez. Então eu aconselho a saber o que cada voz esta fazendo (se é tamborim, surdo, tarol, chocalho....) e criar outras células ritmicas para eles...

Editado por guibenassi - 05/02/09 as 18:49
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.109 segundos.