Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Aulas e Estudos
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sobre as Quiálteras
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico FechadoSobre as Quiálteras

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 05/07/05
Status: Desconectado
Pontos: 320
Link direto para este Post Tópico: Sobre as Quiálteras
    Postado: 19/11/08 as 16:24
Fala, galera!

Bom, nas longas madrugadas vagando pelas lanchonetes de Fortaleza Fuckin City, e o baterista Adriano Azevedo, local daqui, andamos conversando sobre as quiálteras e sobre seu uso. Percebemos que ela é pouco difundida, há não ser seus clichês, e por longas conversas, viamos várias possibilidades de variações, e desde então o assunto me pertubou. Resolvi pesquisar e estudar sobre e descobri um mundo e vou dividir com vocês por onde comecei. Desculpe os erros, foi a madrugada inteira, e não sou bom com os editores gráficos! Espero que gostem. falô!

Quiáltera

Quiáltera - São grupos de notas empregados com maior ou menor valor do que realmente representam;

- são grupos de valores que aparecem modificando a proporção estabelecida pela subdivisão de valores.

Exemplo: Três quiálteras (ou tercina) é o conjunto de três valores iguais que valem por dois da mesma espécie.

As quiálteras são indicas por meio de um número escrito em cima ou em baixo do grupos de notas.

As quiálteras podem ser formadas por valores positivos e negativos. Seus valores podem ser subdivididos, e se qualificam em regular (valores iguais. Ex1) e irregular (valores desiguais. Ex2).

As quiálteras podem ser formadas nos tempos, nas partes de tempo e preenchendo o compasso inteiro. 

Fonte: Bohumil Med - Teoria da Música

Quiáltera de três - Comecemos por algumas combinações de tercinas que é uma das quiálteras mais comuns. São várias as possibilidades de acentuá-la, mas vamos por uma mais básica que consiste em acentuar figura sim, figura não.

Quiáltera de cinco - Essa quiáltera é um pouco desconhecida e às vezes até desprezada, mas bem tocada, soa bacana. Vamos do começo.

Comece pela manulação sugerida e quando estiver confortável com a sonoridade, sinta-se livre pra passear pelos Stroke Rolls, Diddles e Cia.
Note na semicolcheia, que cada tempo se inicia com uma mão diferente, enquanto não se sentir totalmente confortável, se guie dessa forma, acentuando se necessário.

Continuando a seqüência de acentuações, mas agora em quiálteras de cinco.

Lembrando que essa é só uma sugestão, use a imaginação e acentue de todas as formas possíveis usando todas as manulações de acordo com seu conhecimento. Use também todas as famílias de rudimentos com a criatividade, a bateria é um universo de combinações, com criatividade e vontade se cria um mundo.

Obs: Em todos os exercícios, procure manter na cabeça todos os tempos do compasso, e se possível contando em voz alta ou marcando com o pé, isso o ajudará a não se perder.

Editado por phzin - 19/11/08 as 16:35
P.H Barcellos

Endorsee:

Links Patrocinados

Ricardo Voodoo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/05/06
Pontos: 1405
Link direto para este Post Postado: 20/11/08 as 21:30
Muito bom o tópico!!!!

Vou aproveitar pra tirar umas dúvidas...

Ali no exemplo 2 da segunda figura...como que fica a execução daquele compasso? Fiquei bem em dúvida nesse lance da quiáltera irregular...

E como que podem ser de valores negativos? Não entendi isso também...

E na terceira figura, no segundo compasso, o colchetes da quiáltera não deveria abranger somente as 3 semicolcheias? Porque ali seria uma colcheia, ou duas semicolcheias...como foram colocadas 3, ficou uma quiáltera...mas seria somente referente ao "e" do tempo 2 não seria?

Parabéns pelo tópico!

Editado por Ricardo Voodoo - 20/11/08 as 21:31
cliveburr Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 01/12/07
Pontos: 47
Link direto para este Post Postado: 20/11/08 as 22:39
Muito bom mesmo!
ClapClapClap

Porem tambem fiquei com duvidas nessas quialteras irregularesOuch

phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 21/11/08 as 01:25
Fala aê!

Ali no exemplo 2 da segunda figura...como que fica a execução daquele compasso? Fiquei bem em dúvida nesse lance da quiáltera irregular...
Sobre os compassos regulares e irregulares. No terceiro exemplo tem uma quiáltera de 3, sendo uma colcheia, uma pausa de colcheia e outra colcheia, certo? No outro compasso tem uma pausa de colcheia e 4 semicolcheias, ela é irregular pelo fato de ter dois tipos de figura (no caso pausa) dentro da quiáltera de 6, entendeu?

E como que podem ser de valores negativos? Não entendi isso também...

Os valores positivos são as figuras, e os negativos as pausas, isso foi o que ele quis dizer.

E na terceira figura, no segundo compasso, o colchetes da quiáltera não deveria abranger somente as 3 semicolcheias? Porque ali seria uma colcheia, ou duas semicolcheias...como foram colocadas 3, ficou uma quiáltera...mas seria somente referente ao "e" do tempo 2 não seria?

Pois é, esse é o lance da quiáltera irregular. Uma colcheia equivale a 2 semicolcheias, certo? Se tratando de quiálteras, como no caso, ela equivale a 3, sacou?

boa sorte! Big%20smile

Editado por phzin - 21/11/08 as 01:28
P.H Barcellos

Endorsee:

manero Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 27/10/08
Pontos: 33
Link direto para este Post Postado: 28/11/08 as 19:54
ei ph

tu é o ph que tocou numa gretsch ali naquele "altas horas" na washington soares?
Chico_Loko Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 15/01/04
Pontos: 139
Link direto para este Post Postado: 30/11/08 as 04:56
Caraca... aquele exemplo com as quintinas é muito foda!

Alias, quintinas são fodas!
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez...
phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 03/12/08 as 19:45
Fui eu que toquei sim, manero! Tava lá é? 
P.H Barcellos

Endorsee:

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 23/07/08
Pontos: 46
Link direto para este Post Postado: 03/12/08 as 21:05
Cara sabe como eu pensei que veio as quialteras é assim.
um compasso simples tem uma divisão binária, por exemplo, um compasso 2/4 o pulso (seminima) pode ser divido em 2 (colcheia).

Em um compasso composto a divisão é ternária, por exemplo, em um 6/8 o pulso é a semínima pontuada e a subdivisão deste pulso são 3 colcheias.

Até aqui nenhuma novidade, mas o que eu pensei como quialtera é um pulso de um compasso simples (2/4, por exemplo) em vez de ter um divisão binária ter uma ternária. E vice versa, um 6/8 ter um divisão binária em vez da ternária.

Falei isto para meu professor e ele disse que nada a vê... mas eu não convenci muito e decidn postar aqui para debatermos, porque é muito curioso a origem dela... vou pesquisar sobre isto mais para frente
< ="-" ="text/; =utf-8">< name="ProgId" ="Word.">< name="Generator" ="Microsoft Word 11">< name="Originator" ="Microsoft Word 11"><>

Abraços e parabens pelo post é um belo tema este

Editado por guibenassi - 03/12/08 as 21:10
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 03/12/08 as 21:12
Cara desculpa estes links que sairam nem sei por que ta saindo isto.. sou novo aqui no forum e não sei mecher direito aqui.. ia até colocar umas figuras para exemplificar mas não consegui....
Mals ai cara sou meio BIOS ainda....
phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 03/12/08 as 22:18
Os links não sairam, porque você fez o esboço no Microsoft Word , ai a formatação do texto fica diferente. Faz o esboço em outra lugar que dá certo.

Sobre a origem das quiálteras, eu não sei, é um bom assunto. MAs talvez explicando melhor ai, eu entenda o que tu quer dizer!

Faloo!
P.H Barcellos

Endorsee:

manero Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 04/12/08 as 05:20
Originalmente postado por phzin phzin escreveu:

Fui eu que toquei sim, manero! Tava lá é? 

tava demais

tava com dois amigos meus lá, outros dois músicos (um baterista e um baixista)

como eu tou aprendendo a tocar bateria agora obviamente foi em ti que eu prestei atenção e meus parabéns, você toca muito :)

fortaleza é um ovo... de codorna...
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 04/12/08 as 16:43
Então cara ainda não aprendi a hospedar as fotos, estou procurando o tópico que fala sobre isto....
Mas postei tudo no meu blog pessoal (que não tem nada a ver com batera). foi uma medida imedita só para eu consegui expor minha linha de racicionio..

Vlw ai... abraçaum..

manero Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 05/12/08 as 05:38
cara, se você tem o endereço da foto, usa as tags "img".

por exemplo, se você hospedou as fotos no seu blog,

a) e usa firefox, pode clicar com o botão direito nela e ir em copiar endereço da imagem. aí ele vai salvar o endereço da imagem na área de transferência...

b) ou usa internet explorer, pode clicar com o botão direito na imagem e vai em propriedades. na janela que aparecer, vai ter o endereço da imagem, você copia e depois na caixa de texto onde escreve o post...

... você digita [img] e ctrl +v (ele vai colar o endereço) e digita [/img]. assim: fica assim [img]http://3.bp.blogspot.com/_GpHdnBWnhyI/STfVnqh7XjI/AAAAAAAAAGw/3KCTfCtjLWE/s200/simples.JPG[/img]

aí aparece a imagem! :)

note que a opção "Enable BBcodes to format post" deve estar selecionada; eu desabilitei e por isso não apareceu a imagem, apareceu só o texto que exibiria a imagem :)
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 05/12/08 as 17:52
Segue o que postei no meu Blog

Origem das quialteras

Eu estava pensando estes dias da onde veio as quialteras, já que ela tem uma caracteristica irregular dentro de um compasso.... Dai eu vi o tópico la no site batera sobre as quialteras e achei muito interessante.. e decidi acrescentar minha ideia para que através de discussões rAtifique ou rEtifique minhas idéias, para que possamos chegar numa conclusão.

Existe o compasso simples e composto , o primeiro tem a subdivisão do pulso em duas notas e o segundo em três. No exemplo abaixo (um binário simples e  um composto) a voz de cima corresponde ao pulso e a de baixo a subdivisão . Repare que no 6/8 o pulso é semínima pontuada.

O que pensei é que se pegássemos o 6/8 e colocássemos no 2/4 teríamos segundo minhas reflexões as quialteras, ou seja, para o pulso de um compasso 2/4 (por exemplo) eu vou ter uma subdivisão ternária.

Tanto é que se você executasse só quialteras no compasso 2/4 teriamos a impressão que é um 6/8.

O interessante da quialtera é contrastar com a subdivisão normal do pulso.

Ou contrastar a divisão em dois com a três, causando certa indeterminação se é simples ou composto.

Podemos também fazer as subdivisões com as quialteras (repare que estas subdivisões das quialteras são em dois, ou seja, uma semínima tercinada subdivide em duas colcheias tercinadas).

Porém falei isso (o que eu expus agora sobre a origem da tercina) para meu professor, ele disse que viajei.. uhahuuahuhahuah.. Mas eu acredito que não foi tanto, e que a coisa é mais ou menos por ai, vou pesquisar mais sobre a origem.. mas gostaria de compartilhar com vocês ai do fórum....

Forte abraço

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 05/12/08 as 17:55
Manero

Muito obrigado por me ajudar ai vei.... tava me sentindo perdido ai...Clap
Eita inclusão digital... rrsss.. mas aprendi agora

Vlw mesmo..

falo

phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 06/12/08 as 00:02
Aaah, pode crer!

Pois é, bicho, um compasso composto  é resultado da múltiplicação de um compasso simples. O fator multiplicador é o 3/2, segundo a teoria francesa de compasso, correto? No primeiro exemplo, o compasso 6/8 é correspondente ao 2/4. O compasso simples, a unidade de tempo é uma figura simples. Em um compasso composto, a unidade de tempo é uma figura pontuada.

Compasso simples X 3/2 = compasso composto

Bom, no caso que você usou, as tercinas de colcheia  do 2/4 soariam igual as colcheias naturais do 6/8. Não soam não. No caso do 6/8, as colcheias representam todos os tempos. Então nós podemos toca-los como se fosse um compasso 4/4 + 2 seminimas, correto? O que acontece que nós somos já acostumados com esse compassos ternário, mas com apenas dois pulsos, soando como se fossem tercinas, entendeu?

Inclusive essa teoria de compassos francesa é contestada pela teoria alemã.

Experimente pegar um metronomo e tocar o 6/8 com todos os tempos na mesma intensidade.

P.H Barcellos

Endorsee:

manero Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 06/12/08 as 02:21
eu entendo de computador e voce de bateria, eu acho que a troca e' justa :)
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 06/12/08 as 03:58
opa e ai Phzin..

Concordo com vc que a colcheia tercinada (que exemplifiquei) do compasso 2/4 difere da colcheia do comapsso composto, quando contrastados...
O que quiz dizer é que se vc ficar repetindo um compasso 2/4 só com tercina marcando o tempo 1 e 2 (figura três do meu exemplo na voz de baixo)  e não executar mais nada ele soará como um 6/8. Exeperimente tocar este compasso, e logo em seguida, depois de ficar um tempo em pausa,  marcar todas as colcheias do 6/8.
Acontece que neste exemplo tanto no compasso simples quanto no composto a relação é de três notas para um pulso...
-----------------
eu não entendi quando vc diz "Então nós podemos toca-los como se fosse um compasso 4/4 + 2 seminimas".. Neste caso ficaria um compasso 6/4 (4 seminimas+ 2 seminimas) né?

E concordo quando vc diz "O que acontece que nós somos já acostumados com esse compassos ternário, mas com apenas dois pulsos, soando como se fossem tercinas". pelo o que entendi é que estasmos acostumados com organização em grupo de 3 das colcheias no 6/8 né?
------------
Eu li/ouvi, não lembro onde, que no começo da sitematização da notação gráfica, a divisão perfeita era em 3 (por causa da Santíssima Trindade) e divisão imperfeita era em dois..
---------------

Cara eu to meio por fora da  teoria francesa e da alemã... rrrssss... não sei nada sobre isto...
Vc poderia passar algum link onde acho isto?
-----
Obrigado

Forte abraço

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 06/12/08 as 04:05
E ai Manero....

eu acho que o forum é um espaço democrático onde se trocam inumeras experiencias.. e através dele percebemos o quanto falta para podemos afirmar com autoridade que dominamos por completo um assunto. Na minha opinião é um processo que nunca tem fim, porque vc nunca vai deixar de aprender.
Cada pessoa pode contribuir para construir uma rede  de conhecimentos muito rica, porque nela estarão conhecimentos de diversas fontes, de diversos autores.. e tudo isso organizado em um espaço comum, formalizado, que com certeza beneficia todos....

Eu aprendi e to aprendendo bastante coisa aqui no forum, apesar de só agora estar me manifestando....uma delas, foi hoje, que é o lance de postar as fotos.. rrsssssss...

abraços

Editado por guibenassi - 06/12/08 as 04:10
phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 06/12/08 as 08:07
É, bicho, eu entendi o que você quis dizer, e você entendeu o que eu quis dizer. Foda é que eu nunca consigo dizer o que quero, embolo tudo! hahahahah!

Mas o lance de dividir um compasso binário composto, de 3 em 3 unidades te tempo é mania de baterista. Mas é questão de pulsação, que eu quero dizer, entende? É tirar esse vicio da cabeça, de acentuar de 3 em 3, independente de ser uma tercina num compasso binário, ou as colcheias de um 6/8, sacou? Até mesmo porque o baterista vai sentir isso muito com a composição, com a melodia que é ouvida e já tem uma pulsação intrinseca, mas o baterista tem que descobrir a formula do compasso pra poder compor a levada, não é?

Presta atenção nesse tema e sua pulsação.

http://br.youtube.com/watch?v=Pq4Jwsdbgaw

Bom, a primeira vez que ouvi, pensei que fosse duas vezes um 6/8 e duas vezes um 5/8. Então pensei denovo que poderia ser um 12/8 logo seguido de um 10/8. E discuti com alguns amigos meus sobre isso.

Que inclusive essa banda é uma banda brasileira muito boa. Mas quando ouvi essa composição, lembrei de um disco do Duke Ellington chamado Money Jungle, que é com o Mingus e Roach, que usa muito essas pulsações. Mas não tem nenhum video no youtube.

Me diga ai o que você acha sobre, pra chegarmos há um ponto! hahaha

Abraço

Editado por phzin - 06/12/08 as 08:09
P.H Barcellos

Endorsee:

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 06/12/08 as 19:41
Muito massa a música.. a banda é boa.. não conecia eles

Minha audição foi

Na música me guiei pela linha do baixo até aos 1 min e 37 seg (já que depois deste tempo é uma outra parte com outra métrica).
Tentei trancrever a linha do baixo para exemplificar melhor

A primeira contagem tive como pulso a semínima (dai ficaria 1 de 6/4 com um 5/4)
A segunda é a colcheia como pulso (ficando dois de 6/8 e dois de 5/8 ou 1 de 12/8 e outro de 10/8)

Esta foi a minha opinião

Abraços
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 06/12/08 as 19:44

Axo que ficou pequena a imagem..

para postar aqui hopsedei ela la no meu blog, e la ficou pequena tb.. só que ao clicar nela lá da pra ver certim... se quiser ver de lá  http://lherme-gui.blogspot.com/..

Abraços

Ricardo Voodoo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 20/05/06
Pontos: 1405
Link direto para este Post Postado: 07/12/08 as 00:25
Tô caindo de pára-quedas, mas não tem tb o lance da acentuação natural do compasso que difere um 2/4 de tercinas com um 6/8?
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 09/12/08 as 04:32
Fala Ricardo, blz?

Então cara eu penso assim:

Quando se tem apenas um instrumento, por exemplo, uma batera... e ela fica uns 15 compassos de 4/4 (exagero.. rrrsss) só executando tercina, o pulso que é um semínima vai estar subdividido em três.... vc continuará ouvindo os 4 tempos (segundo este exemplo) só que coma sensação de que é um compasso composto "12/8"... (12/8 que tem 4 tempos com 3 colcheias cada um)...
lógico que se vc tocar um seguido do outro (por exemplo o 4/4 e depois o 12/8 vai haver diferença, porque a colcheia do 4/4 estará tercinada, enquanto a do 12/8 vai ser natural).
Acontece que o Phzin falou um lance que eu concordo, que exitem outras maneiras de se organizar um 12/8 sem ser aquele de tres colcheias para cada tempo... mas esta maneira é a mais difundida, a mais cliche...

Agora se além da batera vc tiver mais intrumentos ai sim vc tem a noção, segundo a minha visão, de que é um quialtera. Por exmplo a batera fica executando só tercina(quialtera) enquanto os outros instrumentos ficam fazendo a divisão simples...

a música Sina  ao vivo do Djavan, na parte que ele  fala "...a luz de um grande prazer..." o Balla, em contraponto rítmico com a melodia, faz um solo só com tercinas.... e vc claramente percebe que é um quialtera e não um compasso de 12/8 por exemplo....só que ao meu ver, isto é pelo fato de que os outros instrumentos deixam percepitivel que se trata de um compasso simples de 4/4....

Abraços..

Ps:. to fuçando la no site da sua banda Voodoobees... =D
guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 09/12/08 as 15:17
Então..

Uma vez tinha visto na revista batera, não me lembro qual, que Douglas las Casas mostrava algumas maneiras de trabalhar com tercinas de forma criativa, e de forma que desestabilizasse o pulso... este exercício se o batera dominar bem o pulso, e a banda também, fica muito massa aplicado na prática musical.

Reapare que o primeiro é um compasso 4/4 normal, o segundo mantendo a mesma caracteristica do primeiro  (duas notas para o bumbo, e duas para a caixa), faz isto na tercina.... o interessante é marcar cada cabeça de tempo no chimbal (escrito em baixo, no segundo compasso) ai vc sente que o segundo ritmo desestabilizou..

ourto lance legal também e bastante utilizado é este..

Neste segundo exemplo não usa nenhuma quialtera, mas configura outra forma o 12/8. por exemplo, o primeiro é um quaternário composto (são quatro tempos com três colcheias cada um).
O segundo, levando em conta que cada ataque (bumbo e caixa) seja a cabeça de um tempo, fica 6/4 (ou seja seis tempos com divisão binária)....

Este segundo exemplo é muito utilizado pelos bateras para dar mais movimento quando a música é em 12/8... tem uma música da Maria Rita, que não me lembro qual, que o batera utiliza isto...
Depois eu procuro..

Abraçaum 
Zezo Maltez Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 07/06/06
Pontos: 739
Link direto para este Post Postado: 15/12/08 as 04:48
Pois é guibenassi, esse primeiro ex q vc deu é bem interessante. As quiálteras dão um tempero muito massa quando vc coloca elas em certas partes de uma música, dá a impressão q acelera o andamento. Mais radical do q usar tercinas é usar sextinas!!! Colocar 6 notas onde só "caberiam" 4. Tem uma revista modern drummer bem recente q tem uma lição muito boa sobre isso. Vou procurar aqui e depois digo de q mês é. Eu tenho explorado essas figuras e esses artifícios. Recomendo...
Botando no caminho...
phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 15/12/08 as 08:31
Esse primeiro exemplo eu acho mais comum. Agora, esse segundo eu acho muito bom, sendo bem aplicado! 
P.H Barcellos

Endorsee:

guibenassi Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Link direto para este Post Postado: 16/12/08 as 15:54
Opa e ai Zezo

Este primeiro exemplo que coloquei eu vi faz um tempão, dai quando eu fui tocar sem o metronomo falei assim "ué... mas não tem diferença.." dai coloquei o metronomo e vi... muito massa.... parece que o pulso acelera mesmo

então Phzin o segundo exemplo eu não vi em nenhhum lugar, na verdade eu ouvi e ficou meio que na minha cabeça, dai agora eu tou com uma banda de MPB e tem uma música em 12/8 que apliquei isso, e deu uma movimentada massa no ritmo...

Zezo tem como vc postar os exercicios ai da revista??
Eu vou ver se posto depois um paradidlle em tercina que o Balla passou quando veio ao festival de música de londrina..
miniscott Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 04/02/05
Pontos: 881
Link direto para este Post Postado: 16/12/08 as 18:31
galera uma dica legal também que eu venho fazendo é mudar a formula dos rudimentos... tipo flams, drags, ler eles em semínima, colcheia, tercina, semicolcheia e se possivel sextina... fica muito legal e da uma liberdade a mais na hora de improvisar! vlw, espero ter ajudado

msn: fabriciofsombrio@hotmail.com
youtube: http://www.youtube.com/fabriciosombrio
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 17/12/08 as 03:59

Broder, os exercícios q eu citei estão na revista moder drummer de outubro e eles são bem legais p q, diferente destes, em q os compassos são formados por tempos e figuras q se repentem, os exemplos da revista tem uma combinação diferente de figuras em cada tempo. É muito louco!!! Mas é daí q vc poderá enchergar como usar as sextinas no meio de um contexto diferente. Infelizmente não tenho como mostrar aqui, mas é só buscar a revista.

Vlw.
Botando no caminho...
phzin Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Link direto para este Post Postado: 17/12/08 as 07:32
Opa, Zezo! Me interessei  nesses exercicios! Copia os exercicios pro guitar pró e manda pra gente! 
P.H Barcellos

Endorsee:

Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 17/12/08 as 08:03
Vou ver se baixo o guitar pro aqui p passar os ex..., mas não garanto.
Tô ocupado bagarai...
Vlw.
Botando no caminho...
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.125 segundos.