Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Produtos e Marcas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - ISOLAMENTO ACÚSTICO (Como calcular)
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico FechadoISOLAMENTO ACÚSTICO (Como calcular)

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JAZZed Ver Drop Down
Avançados
Avançados
Avatar

Cadastrado em: 24/05/08
Status: Desconectado
Pontos: 264
Link direto para este Post Tópico: ISOLAMENTO ACÚSTICO (Como calcular)
    Postado: 03/09/08 as 23:56
Mais um "Utilidades Públicas"....hehehehehe
 
Cálculo do isolamento acústico:
 
Cálculo de isolamento acústico para uma parede de alvenaria com tijolo de 8 furos e revestida com cerâmica na parte interna e externa, em alguns materiais se usa a lei de massa para esse cálculo, sendo necessária a densidade superficial dos materiais (que eu não tenho, e ninguém deve ter...) porém, outros trabalhos falam do uso apenas da massa do material. Afinal, para calcular o isolamento, eu uso a massa ou a densidade? e qual a fórmula mais adequada: 20*log(mf)-47,4 ou 19*log(densidade superficial)?

Ps.: tenho a massa de cada material, como cálculo a densidade posso somar a massa de cada material para obter a densidade da parede?

Não. O cálculo é bem mais complexo, e deve considerar as áreas de cada componente que define a parede ou divisória, o grau de isolamento (STC) de cada componente por bandas de oitavas e o isolamento global por bandas de oitavas.

STC:
 
STC    Acústica / Física

Sound Transmission Class (Classe de Transmissão de Som) - O termo STC se refere à classe de tansmissão de som pertendente a um determinado material de construção, geralmente uma parede ou divisória, mas também aplicável a janelas e portas. Também conhecido como SRI (Sound Reduction Index. Padrões de medição e classificação seguem as normas ISO 140 (partes 1 a 14), ISO 717 (partes 1 e 2) ou ASTM E 90 e ASTM E 413.

Quanto maior o valor do STC em decibéis (dB), maior o isolamento proporcionado pela barreira na faixa de frequências estabelecida (normalmente entre 125 e 4000 Hertz).

Os números não são cumulativos, isto é, o STC total de uma divisória consistindo de (por exemplo) uma camada de blocos maciços, uma camada de reboco e uma de vermiculita não será a soma de seus STCs individuais. Assim, para se determinar a classe desta parede, ela terá de ser construída e medida, pois o acréscimo de um determinado material sobre outro pode afetar suas características acústicas. Como exemplo, uma camada de espuma rígida de poliuretano em spray aplicada diretamente sobre uma parede de gesso, além de acrescentar suas próprias características de isolamento, contribui para amortecer vibrações no gesso e veda frestas entre chapas, resultando num STC global superior ao dos materiais isolados.

Obs: o termo STC às vezes é utlizado para designar o coeficiente de transmissão sonora (sound transmission coefficient), que é uma relação matemática que depende da frequência do som analisado. Usa-se para determinar a perda de transmissão (transmisson loss) e daí, a classe de transmissão de som (STC).

Apêndice: Valores de STC para Componentes Construtivos (valores em dB)

                                        frequência(Hz)

componente                       125  250  500   1K   2K   4K
-------------------------------------------------------------
alvenaria ou concreto, densidade
entre 1600 e 2000 Kg/15cm         35   36   40   46   52   58

bloco concreto vazado 15cm        33   34   35   39   45   51

gesso 12 mm                       21   26   27   28   29   30

madeira 6 mm                       5   11   15   17   19   20

chapa de aço 1.5 mm               25   31   37   42   46   49

vidro monolítico 3 mm             12   17   22   26   27   28

vidro monolítico 6 mm             17   23   25   26   27   28

janela vidro 4 mm duplo
com câmara de ar 150 mm           38   35   40   52   48   38
 
Leia mais sobre Sound Transmission Class na Wikipédia
A quem quer se aprofundar mais (artigos científicos*  *Acadêmicos):
 
 
 
 
A solução mais precisa é medir o STC, depois de construída. Ou procurar o índice da estrutura (parede) numa tabela, caso o local ainda esteja na fase de projeto.

Repetindo: Não adianta saber o STC do material isolado, pois ele não trabalhará sozinho. Numa janela acústica (como em qualquer outra barreira semelhante) a forma de construção influi decisivamente no STC.

Por exemplo, uma chapa de vidro presa no caixilho por meio de uma gaxeta de borracha apresenta desempenho superior à mesma chapa se presa diretamente na madeira.

Uma janela fixa com determinado tipo e espessura de vidro mostra um STC 3 ou 4 dB superior a uma janela móvel de alta qualidade, ou até 12 dB se comparada a uma janela móvel mal vedada, mas com os mesmos vidros.

Também o fato de ter vidros simples ou duplos muda tudo. A separação entre as chapas e sua espessura ditam o STC, mais que o material de que são feitas. Mesmo sabendo-se o STC teórico individual de cada uma, o simples fato de estarem separadas por X centímetros ou por Y centímetros nos dará diferentes números para a janela.

Portanto, como já disse antes, para saber o quanto sua janela atenua, ou você mede depois de construída, ou consulta uma tabela mostrando o modelo desejado. Mas é preciso construir exatamente como descrito, ou os números serão diferentes. 

Posso afirmar que vidros laminados lhe darão um isolamento bem superior as temperados, mantendo iguais as demais variáveis. A película plástica em seu interior contribui para o melhor amortecimento das chapas, minimizando a transmissão de vibrações de uma face para a outra. Para uso em estúdios e afins, onde um STC superior a 40 dB é esperado, vidros laminados não indispensáveis.

 
Aqui, JAZZ...
By JAZZed
Voltar ao Topo
smooth_ Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Avatar

Cadastrado em: 19/09/04
Localização: Brazil
Status: Desconectado
Pontos: 1164
Link direto para este Post Postado: 04/09/08 as 00:40
cara, pelo que eu tenho visto na aula
na parte da acustica, tu tem que te preocupar bem mais com as dimensões da sala, do que com o material usado nas paredes
alem disso, meu professor nos deu como dica, de usar telas de pintura, ou então fazer estruturas na parede, e colocar aqueles panos baratos, pois isso diminui legal a sobra dos graves, ao contrario do sonex, que só mata os agudos e os graves continuam sobrando sempre
mas nao to sabendo te dizer nada de muito especifico na verdade, quanto ao isolamento, e o tratamento
no isolamento é interessante fazer uma sala dentro da sala, com espaços entre as duas paredes, e os dois tetos, alem de, uma borracha em baixo da sala de dentro
esses espaços seriam com 10 ou 20cm entre uma parede e outra
alem disso o pé direito da sala(altura do chão ate o teto), de preferencia deve ter mais de 3 metros
de preferencia, 4 5 ou 6 metros de altura
o que sei te dizer mais ou menos é isso
espero ter ajudado em alguma questõa
abraços
Descobri a felicidade em um bumbo de 24"
Voltar ao Topo
JAZZed Ver Drop Down
Avançados
Avançados
Avatar

Cadastrado em: 24/05/08
Status: Desconectado
Pontos: 264
Link direto para este Post Postado: 04/09/08 as 02:12
Fala Smooth, não sou especialista, o lance é dar um help...
 
Mas sobre estas questões levantadas por você, dê uma olhada neste outro post meu:
 
 
[  ] 's!
Aqui, JAZZ...
By JAZZed
Voltar ao Topo
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down



Esta página foi carregada em 0.047 segundos.