Batera.com.br
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Públicos > Variedades (Off-Topic)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Obrigatoriedade Música Ensino Básico
  FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Eventos   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Tópico FechadoObrigatoriedade Música Ensino Básico

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fmassulo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/10/07
Status: Desconectado
Pontos: 1301
Link direto para este Post Tópico: Obrigatoriedade Música Ensino Básico
    Postado: 26/06/08 as 14:40

Será que a coisa vai agora????Shocked

Câmara aprova obrigatoriedade da música no ensino básico

Da Redação*
Em São Paulo
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados, aprovou na manhã desta quarta-feira (25) o projeto de lei que inclui a música como conteúdo obrigatório do ensino de artes na educação básica.

A proposta, do Senado, estabelece que as aulas deverão ser ministradas por professores com formação específica na área. O projeto 2732/08, da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), agora seguirá para sanção presidencial.

A proposta altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que já determina o aprendizado de arte nos ensinos fundamental e médio, mas sem especificar o conteúdo.

Segundo o relator do texto na CCJ, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), "o projeto está em consonância com os princípios constitucionais relativos à educação, à família, à criança e ao adolescente".
God My God

Links Patrocinados

duka_schonardie Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/11/06
Pontos: 2724
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 15:20
Ah, agora já sai da escola...
hehehe
Juliano Corrêa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/10/06
Pontos: 574
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 15:45
Finalmente... quem sabe assim os Créus da vida não façam tanto sucesso...

Alguém sabe dizer qual será a formação necessária pra dar aula nas escolas?
Faculdade de Música ou só a Carteira de Músico Teórico da OMB já vai servir??

Reads Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 04/03/06
Pontos: 761
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 16:09
Que ótimo, pena que demorou.
Metalrio Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 05/01/07
Pontos: 1483
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 16:22
Juliano, creio q isso vá depender das instituições, pros colégios mais caros devem exigir faculdade, mas nos colégios de classe média e baixa creio e só com a carteirinha vc pode dar as aulas, mas isso é só chutômetro!!!
Juliano Corrêa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 23/10/06
Pontos: 574
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 16:31
Metalrio

minha dúvida é porque, pelo que entendi, a lei se aplica à todas as escolas. Ou seja, quem for dar aula de música na escola municipal do meu bairro, vai ser funcionário publico. E por isso me pergunto qual a formação que será exigida. Porque se for só a carteirinha da OMB já vou me preparar pra mudar de classe (tenho a de músico prático), pq eu amo a idéia de dar aula em escola, pra crianças/adolescentes... imagina poder dar aula de música...
little Boy Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/02/08
Pontos: 762
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 17:56
ha, estudo em escola publica, e sonho para que isso realmente se aplique (de preferencia aqui no espirito santo xD) mas eu duvido que isso chegue aqui =/ seria bom de mais..
TchucK Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 29/05/06
Pontos: 1478
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 18:07
eu tive música obrigatória no jardim (não sei o nome certo, tive aula de musica no jardim 2 e 3, eu chamo assim, huahuauha)

ai tive música no ensino fundamental por opção
a escola tinha uma banda marcial e quem quisesse entrava, os instrumentos era emprestados para voce (levava pra casa e tudo mais) e talz, tinha apresentações entre escolas, competiçoes e talz, era mtoooo legal
fiz 4 anos e poco dela, fikei na parte de sopros(trompete, tuba, trombone, mais meu principal era trompete) mais tinha leitura, percussão e talz que eram obrigatorio participar

mais agora nao vejo mais nada disso infelizmente =(
nessa epoca os colegios mais tradicionalistas tinham essas bandas marciais e talz, hoje em dia nao tem mais nada
mais espero que de certo essa lei ai

abrasssss

zeharo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 24/01/05
Pontos: 1488
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 18:09
Acho uma bobagem sem tamanho.
Utopia de pseudo-intelectual.
Nossas escolas públicas não ensinam português, matemática, história, geografia, enfim, não ensinam porra nenhuma.
Consertem o que já existe, coloquem pra funcionar DIREITO e depois adicionem isso ou aquilo ao curriculo, da forma que está vai ser apenas uma matéria a mais onde ninguém vai aprender bosta nenhuma.
TER CIUMES DE MULHER FEIA É COMO COLOCAR ALARME EM FIAT 147.....
bractus Ver Drop Down
Avançados
Avançados

Cadastrado em: 19/04/07
Pontos: 232
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 19:06
Originalmente postado por zeharo zeharo escreveu:

Nossas escolas públicas não ensinam português, matemática, história, geografia, enfim, não ensinam porra nenhuma.
Consertem o que já existe, coloquem pra funcionar DIREITO e depois adicionem isso ou aquilo ao curriculo, da forma que está vai ser apenas uma matéria a mais onde ninguém vai aprender bosta nenhuma.

E assim como tem alguns alunos de escola publica que se esforçam e chegam em algum lugar mesmo com os poucos recursos, alguns poucos alunos podem se destacar na área da musica...
jubadrums Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 02/01/05
Pontos: 193
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 19:55
zeharo acho que andes de fala isso você devia ver essa materia,e ver como a musica pode mudar a vida das pessoas
http://meujc.uol.com.br/canais/noticias/2008/06/17/projeto_orquestra_crianca_cidada__1704.php

e o video deles no youtube:http://www.youtube.com/watch?v=iSs9Fm9DZAc
http://www.youtube.com/watch?v=iSs9Fm9DZAc
mapex mars series
8,10,12,13,16,18,22
thin crash sabian 15
hihat-sabian aax stage hats 14
china-zildjian boy high 18
zildjian avedis ping ride-20
splash 8,10
rock crash zildjian avedis 18
wilario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 24/10/04
Pontos: 2094
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 20:17
Originalmente postado por bractus bractus escreveu:

Originalmente postado por zeharo zeharo escreveu:

E assim como tem alguns alunos de escola publica que se esforçam e chegam em algum lugar mesmo com os poucos recursos, alguns poucos alunos podem se destacar na área da musica...

Que a escola pública está falida há anos, não se discute. Mas as aulas de música podem ter uma contribuição mais imediata do que matemática e português, por exemplo, porque as crianças/jovens podem se expressar de uma outra forma através da música.
Por outro lado num sistema educacional viciado, talvez essa decisão não produza o efeito desejado em todo o país. Melhor esperar para ver como ela estará sendo posta em prática.
wilario Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 24/10/04
Pontos: 2094
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 20:24
Ah... Segundo a notícia, o projeto da senadora Roseana Sarney determina que as aulas sejam lecionadas por pessoas com formação específica.
zeharo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 20:27
Meus amigos.
Não contra o estudo musical nas escolas, sou completamente a favor.
O que eu acho é que o ensino público no Brasil, assim como a saude pública, a previdência e tudo que depende dos governos são uma verdadeira booooooooooooooosta, uma retumbante meeeeeeeeeeeeeeeeeerda.
Logo, eu tenho absoluta certeza, que nosso legisladores tem coisa muito mais importante para tratar do que isso aí.
A Porcaria da senadora que apresentou o projeto, vem do estado que possui um dos piores níveis de ensino no pais.
O pior é que todas essas bobagens sempre aparecem em periodos próximos as eleições.
MAS SEU CANDIDATO, O NÍVEL DO ENSINO NA SUA REGIÃO SÓ CAI?
NÃO É VERDADE, HOJE EM DIA ENSINAMOS TEORIA MUSICAL, NOSSO ALUNOS SABEM QUE FOI CHOPIN.....
Mas não sabem ao menos escrever.
Lógico que meia dúzia de alunos interessados se beneficiariam, mas acho que a coletividade ia continuar empacada no mesmo lugar.
Enfim, acredito que depois das escolas oferecem um nível aceitável de ensino, torço realmente para que incluam as aulas de música, artes plásticas e qualquer manifesfação artística.

Douglas Trigo Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 23/09/07
Pontos: 6929
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 23:17
Originalmente postado por Reads Reads escreveu:

Que ótimo, pena que demorou.

Realmente..
little Boy Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 11/02/08
Pontos: 762
Link direto para este Post Postado: 26/06/08 as 23:33
pode até ser uma grande bobagem, mas eu prefiro ter algum recurso do que continuar na mesmice..
acho que eu entendi o que o zeharo queria dizer, mas as coisas são assim, e não vão mudar tão rapido, e esse projeto poderia ser um passo pra mudar o ensinio público que realmente é algo mediocre..
porem no primeiro post ele parecia ser totalmente contra esse projeto..
zeharo Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Link direto para este Post Postado: 27/06/08 as 01:07
eu sofro de diogomainardice.
Fico puto muito mais de quem vem o projeto do que da idéia em si.
Claro que é melhor escola de meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerda com aulas de musica do que escolas de meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerda sem aulas de música.
Mas um negócio é foda, a senadora roseana, tem tanto para explicar e tanto para fazer pelo maranhão que esse papo de musica na escola parece pegadinha do mallandro.
Bal Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 13/05/07
Pontos: 2831
Link direto para este Post Postado: 27/06/08 as 04:35
O projeto é "lindo, bonito e maravilhoso" tem uma função de grande importância, afinal, música está em todo lugar, nos movimentos revolucionários (Revolução Francesa), reflete características sociais de determinado local, etc.

O "X" da questão é como fazer valer o curso. Nas escolas públicas da Bahia aulas de Filosofia, Sociologia e Relações Humanas está mais para aulas de produção textual do que trabalhar assuntos da matéria.

A deficiência existente nas outras matérias todos sabem não é nem preciso relatar nada sobre.

Para vocês terem noção a matéria REDAÇÃO estava para sair da grade curricular das escolas estaduais baianas. Nosso país tem uma deficiência enorme na área e não ter aulas de produção textual é pegar o atestado de burrice concomitante ao de alienação, de cortesia o estado de encabrestado e aguardar o retorno do coronelismo (em minha cidade ainda vivo o coronelismo!).

Se em um estado que pensa-se em cometer uma chacina ao pensamento humano, como essas aulas de música serão ministradas? Quão qualificados são os professores? Boa parcela é corrompida por rítmos da moda.

Agora só nos resta torcer para que funcione, não sendo mais uma matéria icólume entre as outras.
Mais um nordestino: Conceição do Coité, Bahia.
Sérgio Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 20/09/03
Pontos: 5196
Link direto para este Post Postado: 27/06/08 as 13:00
Acho válido.
Zezo Maltez Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 07/06/06
Pontos: 739
Link direto para este Post Postado: 27/06/08 as 14:44

Sou absolutamente a favor do ensino de música nas escolas, mas tenho q concordar em partes com o Zeharo.

A educação pública brasileira é uma negação sem fim. Acontecem absurdos. Coisas q chegam a ser inacreditáveis!

Quero q a lei seja sancionada, mas tenho certeza q infelizmente ela não vai chegar p todos, aliás, vai chegar p muuuuito poucos!

Escolas públicas q não tem livros (quem dirá uma biblioteca), carteiras e mesas em boa qualidade, merenda escolar, professores mal remunerados... vão adquirir instrumentos musicais??? Ou será apenas teoria e canto coral? Uma piada né.!?

Creio ser mais uma lei fadada a não sair do papel. Mas sou a favor.
Botando no caminho...
MaTuSqUeLa Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 12/08/04
Pontos: 2479
Link direto para este Post Postado: 27/06/08 as 19:02
Acho mais importante aprender bossa nova, samba, do que realismo, romantismo...blehh!

Devia ser ensinado meditação e artes-marciais nas escolas tbm...
Lembre-se: Seu enfoque faz a sua realidade. Não pense, sinta.
Fábio Henrique Ver Drop Down
Iniciantes
Iniciantes

Cadastrado em: 23/04/08
Pontos: 29
Link direto para este Post Postado: 28/06/08 as 00:33
ACHO MUITO VÁLIDO!
ENTENDO QUE A MÚSICA É UMA FONTE MUITO IMPORTANTE DE CONHECIMENTO E APRENDIZADO! É PRECISO UM CERTO COMPORTAMENTO RIGIDO PRA SE OBTER RESULTADO.
SERIA VÁLIDO BUSCAR IDÉIAS DE COMO SE APLICAR EM ESCOLA PUBLICA, ATRAVES DE ALGUNS EXEMPLOS...TIPO...JÁ VI NO PROGRAMA DO JÔ, UM MAESTRO QUE BUSCOU FORMAR MUSICOS NUMA PERIFERIA E HJ ELES O ACOMPANHA, TOCANDO MUSICA CLASSICA.
PESSOAS QUE NUNCA MEXERAM NUM INSTRUMENTO E NUNCA TERIAM UMA VISÃO CRITICA SOBRE ALGUMAS COISAS, PODEM APRENDER COM A MUSICA.
SERIA LEGAL CONTACTAR ESSE TIPO DE GENTE QUE JÁ TRABALHA COM ESSAS DIFICULDADES E MOSTRAM SE SAIR BEM.

TEMOS QUE NOS ESPELHAR EM BONS EXEMPLOS, PARA QUE ISSO REALMENTE FUNCIONE.

ABS!
NevesBtu Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 19/06/07
Pontos: 1661
Link direto para este Post Postado: 28/06/08 as 02:11
Apoiado!

Sei que algumas pessoas jah citaram isso, mas as aulas de música não ensinarão apenas a música em si, mas sim a concentração, a cultura e talz..
NevesBtu Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 19/06/07
Pontos: 1661
Link direto para este Post Postado: 28/06/08 as 02:11
Apoiado!

Sei que algumas pessoas jah citaram isso, mas vale afirma.As aulas de música não ensinarão apenas a música em si, mas sim a concentração, a cultura e talz..
Victor Coelho Ver Drop Down
Seniors
Seniors
Adm do Home Poker

Cadastrado em: 02/12/05
Pontos: 528
Link direto para este Post Postado: 28/06/08 as 05:50
Acho que tenho propriedade pra falar sobre o assunto, porquê estou no 4º período de música pela UEMG, justamente na habilitação em educação musical escolar. Essa lei é fruto de luta nossa desde 96, ano passado passou pelo senado, e agora só falta o Lula assinar, o que deve ser questão de tempo. Ou seja: É a lei que garante meu emprego, hehehe!!!

Mas falando sério agora, a idéia é exatamente isso aqui: Um professor que vai ensinar música pros guris. Esqueçam instrumentos musicais em escola pública, e talvez até na particular, isso não é necessário. Pensem fora da caixa: Precisa mandar os alunos pra Londres pra aprender inglês? Precisa de um laboratório pra ensinar Física?

Não queremos formar instrumentistas, queremos ensinar música para trabalhar a percepção, a cultura, integração, etc... tudo aquilo que todas as outras matérias deveriam fazer. Não queremos que nossos alunos sejam Einsteins por estudar física, não queremos Machados de Assis por estudarem português, então não há porquê esperar Neil Pearts por causa dessas aulas. Mas pense assim: Quantos engenheiros bem sucedidos existem no Brasil por causa da facilidade que desenvolveram quando estudantes do ensino regular para as exatas? De certa forma, a música na escola é uma forma de despertar as habilidades e o interesse dos alunos, dando acesso a um universo que não imaginariam existir sem essa disciplina na escola, por razões diversas (falta de interesse dos pais, falta de grana mesmo pra pagar aulas particulares, etc).

Você estudou matemática, e não precisa ser Bhaskara. Estudou história, e não precisa ser Gilberto Freire, mas precisa saber trigonometria no triângulo retângulo, e tem que saber quem descobriu o Brasil. Então, você não precisa ser Mozart, mas tem que saber que uma mínima vale duas semínimas, ou 4 colcheias, ou 2 colcheias e uma semínima, ou uma semínima pontuada e 4 semicolcheias. Precisa saber trabalhar em conjunto, precisa saber que uma tuba é diferente de um contrabaixo, que uma escala maior é formada por 8 notas, 5 segundas maiores e 2 menores. Porém, não precisa saber contraponto, estruturação melódica, não precisa tocar o capricho nº 5 de Paganini, da mesma forma que não tem que saber fazer um reator nuclear só porque teve aulas de física.

Sem contar em como as artes, em especial a música, desenvolvem o senso crítico, a subjetividade, e a percepção das pessoas, especialmente em fase de aprendizagem. Acredite, é importante. É diferente uma pessoa que teve contato com isso a vida toda e quem não teve. Ajuda a abrir a cabeça.

Deu pra entender um pouco da proposta?

Ah, moçada, vocês são músicos, não vamos ridicularizar a parada... claro que precisa de uma formação superior, como QUALQUER outra disciplina. Senão, qualquer um dá aula (já viu os critérios da OMB pra dar uma carteira?). Coisa boa. Na hungria, terra de Bartok, Kodaly e Brahms, até lixeiro sabe ler partitura. Mas são lixeiros.

Dúvidas, estou a disposição.
... mas pode me chamar de Victor.
Zezo Maltez Ver Drop Down
Seniors
Seniors

Cadastrado em: 07/06/06
Pontos: 739
Link direto para este Post Postado: 28/06/08 as 15:11
Tá aí Wishmaster, falou bonito. A proposta é muito boa e vc explorou a idéia muito bem. Eu tb concordo. Aliás, concordei e participei do abaixo-assinado na net logo q soube. E quero q o Lula sancione logo a lei! 

Não sou pessimista, mas volto a dizer q infelizmente a lei não chegará a todos por um bom tempo. É  realidade da educação pública Brasileira. Mas espero me surpreender! Quero q o meu filho, q entrará na escola no ano q vem, tenha aulas de iniciação musical. Ele já demonstra gostar de música e de instrumentos e tenho certeza q será de grande valia cultural, mesmo se ele não vier a ser um músico.

Inclusive, um dos motivos q não chegará p todos será a quantidade de professores com formação adequada insuficiente.

Desejo boa sorte p vc em sua carreira e q cumpra com o compromisso de levar cultura musical e geral p toda uma nova geração de estudantes.

Abrz.
Botando no caminho...
RDrummer Ver Drop Down
Experts
Experts

Cadastrado em: 15/12/05
Pontos: 3250
Link direto para este Post Postado: 28/06/08 as 20:53
Espero que funcione,e crie raízes,frutos..!
Sou Nordestino com orgulho! São Luís - MA.
 Responder Responder
  Compartilhar Tópico   

Ir para o Fórum Permissões do Fórum Ver Drop Down

Esta página foi carregada em 0.125 segundos.